Ver Versão Completa : OVER DRIVE OFF X MARCHA 2 no TR4 AUTOMATICO 4X4
Marcio Bandeira de Mello
19/08/2012, 12:50
Pessoal, tenho uma duvida na utilização da Segunda Marcha X Overdrive Off no cambio automatico... no manual está escrito isso:
SECOND: Essa posição é para força extra, para subir moderadamente uma ladeira e para uso do freio motor para descer moderadamente uma ladeira
Obs: Usa a primeira e a segunda marcha, velocidade até 85 km/h
OVERDRIVE OFF: quando vc precisar de uma aceleração rápida, ou quando precisar do freio motor quando estiver descendo uma ladeira íngreme ou quando estiver em uma subida longa
Obs: elimina a quarta marcha e teoricamente a terceira marcha pode ser esticada até 120 Km/h
mas na prática, quando usar um ou outro? Alguem tem essa experiencia?
Obrigado,
NoStress
20/08/2012, 12:54
Na prática você tem que se esquentar menos a cabeça com isso. Me explico: ;)
90% do tempo você vai andar com o overdrive ON (ou seja, usando as 4 marchas). Senão, o dono do posto de gasolina vai ficar muito, mas muito seu amigo.
Vai subir uma ladeira? Tasca o câmbio no 2. Voltou pra algo mais ou menos plano? Volta pra D.
Caminho de terra? 4x4 on, e marcha 2, não passar dos 50/60km/h.
Na estrada, sempre com overdrive ON (isso vai te dar +/- 3500RPM aos 120km/h). Só em caso de subida longa e íngreme (você vai perceber que o carro tá perdendo velocidade), você desliga o overdrive e reduz pra uns 90/100km/h. Estrada plana, e você quer reduzir o consumo? Não deixe os RPM passar de 3000. E aprecie a paisagem!
Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!
O overdrive OFF numa descida pra mim não serve, só se for em estrada numa descida longa, a uns 80km/h. Em cidade, posso até usar o 2 dependendo da ladeira, mas vai ser o freio mesmo quem vai segurar o carro pra valer.
Essa é minha experiência com esse câmbio automático da TR4, se alguém acha que falei alguma bobagem, sintam-se à vontade para corrigir! ;)
E boa sorte! ;)
danielgab
07/09/2012, 22:43
L - transmissão só opera na 1a. marcha.
2 - transmissão opera na 1a. e 2a. selecionando a marcha conforme a necessidade de torque e pressão no pedal do acelerador.
Overdrive OFF - "desabilita" a 4a. marcha. A transmissão vai operar entre a 1a. e 3a.
Eu tenho uma 2010 AT e na minha opinião o cambio em D funciona bem e seleciona a marcha mais adequada. Vc acaba controlando pela pressão no pedal (kick down). Uso o L ou 2 quando quero selecionar a marcha que considero mais adequada, independente do controle de torque e condição de tração, em subidas ou descidas de terra.
Essas seleções são mais úteis em descida, quando vc quer usar o freio motor.
O over OFF também uso na subida de serra, por exemplo, pois às vezes o cambio oscila entre 3a. e 4a. e subindo em 3a. vc tem resposta mais rápida se precisar. Mas como o colega falou, consome mais porque vc mantem o carro em giro mais alto por mais tempo.
Daniel
Olha, ja estou na minha segunda TR4 aut e ja tive carros de passeio automáticos. Esqueça o botão do Overdrive no dia a dia.
Quando utiliza-lo: Está na estrada, vai ultapassar alguém, aperte o botão (Overdrive OFF) e pise fundo, após ultapassagem, aperte o botão novamente. E veja vc mesmo se é necessário em outras ultrapassagens realizar esse procedimento.
O cambio da tr4 são 4 marchas, desligando o Overdrive (O/D OFF), ele fica com 3 marchas, até que vc volta a liga-lo.
Uso a Tr4 em dunas e lama. Alterno entre D, 2 e 1 conforme a necessidade, nunca achei necessário deligar o Overdrive.
Sem Loção
08/09/2012, 22:55
Na prática você tem que se esquentar menos a cabeça com isso. Me explico: ;)
90% do tempo você vai andar com o overdrive ON (ou seja, usando as 4 marchas). Senão, o dono do posto de gasolina vai ficar muito, mas muito seu amigo.
Vai subir uma ladeira? Tasca o câmbio no 2. Voltou pra algo mais ou menos plano? Volta pra D.
Caminho de terra? 4x4 on, e marcha 2, não passar dos 50/60km/h.
Na estrada, sempre com overdrive ON (isso vai te dar +/- 3500RPM aos 120km/h). Só em caso de subida longa e íngreme (você vai perceber que o carro tá perdendo velocidade), você desliga o overdrive e reduz pra uns 90/100km/h. Estrada plana, e você quer reduzir o consumo? Não deixe os RPM passar de 3000. E aprecie a paisagem!
Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!
O overdrive OFF numa descida pra mim não serve, só se for em estrada numa descida longa, a uns 80km/h. Em cidade, posso até usar o 2 dependendo da ladeira, mas vai ser o freio mesmo quem vai segurar o carro pra valer.
Essa é minha experiência com esse câmbio automático da TR4, se alguém acha que falei alguma bobagem, sintam-se à vontade para corrigir! ;)
E boa sorte! ;)
Boa explicação!
Temos que lembrar que um câmbio AT como o da TR4, que tem várias opções, te libera do USO DO PEDAL DA EMBREAGEM, mas não do Cãmbio... ;)
99% do tempo uso com OD ligado, oui seja, todas as 4 marchas...
Terra -> 4x4 High + câmbio em D (se for estradão bão) ou 2 (se for estradinha mais agarrada)
trilha -> Reduzida + câmbio em 2.. vai passar um obstáculo cabuloso -> Reduzida + câmbio em L
às vezes desligo o OD para uma ultrapassagem ou numa looooooonga descida de estrada com pista dupla e pouco sinuosa, só pra poupar os freios mesmo...
OBS: Uso muito mais o 2 e L como freio motor na cidade, principalmente no meu bairro que tem muita ladeira, ajuda a poupar o conjunto e os freios... OD sempre ligado...
NoStress
09/09/2012, 11:32
Sem Loção, obrigado, e a tua explicação tá muito boa também! ;)
"Temos que lembrar que um câmbio AT como o da TR4, que tem várias opções, te libera do USO DO PEDAL DA EMBREAGEM, mas não do Câmbio..."
Era o que eu estava tentando explicar para o meu pai outro dia, que ficava criticando o fato d'eu ficar mexendo no câmbio: "Mas isso não é automático?"... sim, mas ele não adivinha que você vai subir uma ladeira íngreme... ;)
Bluetauro
10/09/2012, 10:45
Olha, ja estou na minha segunda TR4 aut e ja tive carros de passeio automáticos. Esqueça o botão do Overdrive no dia a dia.
Quando utiliza-lo: Está na estrada, vai ultapassar alguém, aperte o botão (Overdrive OFF) e pise fundo, após ultapassagem, aperte o botão novamente. E veja vc mesmo se é necessário em outras ultrapassagens realizar esse procedimento.
O cambio da tr4 são 4 marchas, desligando o Overdrive (O/D OFF), ele fica com 3 marchas, até que vc volta a liga-lo.
Uso a Tr4 em dunas e lama. Alterno entre D, 2 e 1 conforme a necessidade, nunca achei necessário deligar o Overdrive.
Usar o botão ODD para ultrapassagem não é o correto.
O correto é como o colega falou acima
<b>Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!</b>
O manual é bem claro nessa parte.
Usando o botão ODD ele vai limitar o câmbio que têm só 4 marchas em apenas 3, vai ter muita força nas não vai desenvolver
uma velocidade muito alta, vai é dificultar a ultrapassagem. Se usar ("kickdown") será muito mais tranquilo.
Já ví vários proprietários reclamarem que a TR4 AT anda pouco, creio que em muitos casos é por uso incorreto do câmbio. Viajo seguidamente de SLS a Poa e tenho que me controlar muito para andar na faixa de 120 km, quando me descuido um pouco já to a 140 km, o que acho muito para um veículo tão alto e curto como a TR4.
Outro ponto, outra falou que coloca o câmbio na posição "2" para andar em estradas de chão. Cada caso é um caso. Fiz esses tempos uma viagem entre jaguarão e aceguá, quase todo o trajeto em estrada de chão com muita pedra, andei sempre com o câmbio em "D" e com o 4x4 H acionado, entre 75/90km/hr. Para andar na posição "L" ou "2" somente se for uma trilha, lugar com buracos, onde se deseja uma velocidade bem reduzida.
Abraços
saulo_borges
10/09/2012, 21:08
Deixe eu explicar de uma maneira bem simplista:
OD ON - Marchas 1-2-3-4
OD OFF - Marchas 1-2-3
2 - Marchas 1-2
L - Marcha 1 somente
Leonardo Correia
02/11/2012, 21:23
Pessoal, estou com uma duvida em relação ao cambio AT da tr4 2010.
Eu posso realizar a troca da posição do cambio com o carro em movimento? Como por exemplo uma reduzida do"D" para do "2" ou "L"?
Abraços
cézão_MTB
03/11/2012, 18:40
sobremarcha = overdrive = 4ª marcha.
OD Off então é igual a engates de 1ª a 3ª marchas.
comprei o carro semana passada e ainda estou estudando esse câmbio, complicado!
Alessandro,
03/11/2012, 21:19
Leonardo, vc pode mudar as marchas em movimento. Mas preste atenção que não faz sentido vc estar a 80 km/h e acionar a alavanca de D para 2 ou L!
Deve-se ter bom senso e se aproximando de uma ladeira, melhor reduzir a velocidade, tipo para uns 40-50 km/h e então reduzir a marcha.
Roberto B J
17/11/2014, 11:18
Bom dia.
Recentemente minha esposa comprou uma TR4. Neste fim de semana fomos a Monte Verde (MG). Antes de viajarmos li o site e a dica de vcs. Na estrada entre Camanducaia e Monteverde tem uma serrinha. Nesta pista não dá para desenvolver muito o carro. Em uma subida longa colocamos na posição 2, mas teve uma hora que o carro começou a abaixar a rotação para menos de 3000. Tentamos dar o kick off e nada. Em outra subida colocamos em D (com overdrive desligado), mas não melhorou muito. Qual seria a solução quando vc sai de uma curva fechada com uma subida de serra a frente? Vai para "L" e depois para "2"? Ou não tem mágica e é a limitação do carro mesmo? Desde já obrigado.
Edilson_ce
17/11/2014, 13:04
Bom dia.
Recentemente minha esposa comprou uma TR4. Neste fim de semana fomos a Monte Verde (MG). Antes de viajarmos li o site e a dica de vcs. Na estrada entre Camanducaia e Monteverde tem uma serrinha. Nesta pista não dá para desenvolver muito o carro. Em uma subida longa colocamos na posição 2, mas teve uma hora que o carro começou a abaixar a rotação para menos de 3000. Tentamos dar o kick off e nada. Em outra subida colocamos em D (com overdrive desligado), mas não melhorou muito. Qual seria a solução quando vc sai de uma curva fechada com uma subida de serra a frente? Vai para "L" e depois para "2"? Ou não tem mágica e é a limitação do carro mesmo? Desde já obrigado.
Volta pro L para da um folego pro motor, depois passa pra 2.