Ver Versão Completa : suzuki sidekick
marcelo cassino
18/08/2012, 22:42
Olá , esta semana comprei um sidekick 93 automático, um pouco no escuro mas em sentido geral parece estar bem conservado, gostaria saber detalhes e se possível algumas dicas de conservação e manutenção.
E por favor aluém me diga para que serve aquela chave de dois estágios, que fica ao lado da palanca do câmbio, quando ligada aciona uma luz no painel com a palavra "power".
Obrigado, e boas postagens.
Rainer 89
19/08/2012, 02:35
Marcelo,
Bem vindo ao fórum e parabéns pela aquisição.
Tenho um Sidekick "igualzinho", 93 automático... É um veiculo sensacional!!!
A manutenção e conservação do veiculo não é muito diferente de um carro comum, tendo em mente que já é um carro com quase 20 anos. Verificar sempre óleo, fluidos, filtros, velas, etc. Sendo um veiculo 4x4 é importante de tempos em tempos utilizar a tração e a reduzida, e verificar o óleo dos diferenciais e da caixa de redução. Uma particularidade do veiculo é estar sempre atento ao sistema de arrefecimento, pois se este não estiver funcionando perfeitamente o motor super aquece.
Como vc está com o veiculo a pouco tempo sugiro trocar os filtros e óleo e se possível limpar o radiador e o sistema, tem uns produtos para isso, e trocar o fluído/água colocando um "radcul" de uma boa marca.
Respondendo sua pergunta sobre o "power"... É um recurso da caixa automática, quando este está ligado (luz acesa no painel) as marchas são trocadas em um giro mais alto, alonga as marchas, com isso o carro ganha maior desempenho em subidas e ultrapassagens. Faz bastante diferença. Tem um outro dado sobre este recurso q pouca gente sabe. Se ligar o power e colocar a alavanca de cambio na posição 2 o carro ja arranca em 2ª marcha.
Outro recurso deste cambio automático é o Over drive (OD). Este cambio tem 4 marchas sendo a 4ª oq chamam de Over Drive é uma sobre marcha, que seria uma marcha para economia de combustível. O "OD" pode ser desligado ou ligado num botão que fica na alavanca do cambio ao lado do botão da trava da mudança de marchas. Esse "OD" pode ser desligado para rodar em transito travado, estradas de terra e trilhas, força menos o cambio e melhora a relação de marcha para estas situações.
Espero ter sido útil...
marcelo cassino
19/08/2012, 19:58
Obrigado pela resposta ajudou muito, como eu disse antes, eu ainda não sei nada sobre o sidekick, muito menos sobre um 4x4, era apenas apaixonado e smpre com vontade de ter um.Mas poderia tirar mais algumas dúvidas :
As trocas de óleo das caixas eu faço em postos de gasolina ou casas de troca de óleo, ou tem que ser através de mecânico ?
O fluido do radiador está um pouco baixo, e ontem depois de rodar uns 15 km, abro o capô e percebi o motor muito quente, mas como tinha rodado bastante achei natural, mas vou trocar e fazer a limpeza aconselhada.
obrigado pela ajuda novamente.
Rainer 89
21/08/2012, 01:14
Marcelo,
A ideia do fórum é essa mesmo tirar duvidas... Sempre que surgir alguma da uma procurada na busca do fórum que sempre surge alguma coisa útil. Se não aparecer vai perguntando.
O óleo do diferencial da pra trocar em casas de óleo ou até mesmo num posto de gasolina, dês que a pessoa que for realizar o serviço tenha boa vontade. Mas é muito importante seguir a especificação do óleo do manual, não é bom colocar um óleo qualquer que pode estragar os diferenciais. O óleo da "caixa de tração" é melhor procurar um mecânico e da caixa automática um mecânico especializado em transmissões auto.
Seu carro tem o manual? Da um bom auxilio em especificações de óleo etc. O do meu carro desapareceu, e não lembro as especificações dos óleos de caixa e diferencial.
Sobre o motor do Sidekick, este trabalha em temperatura bem alta mesmo, mas verifica sempre o nível do radiador, sempre complete, não deixa ficar baixo não. Se o fluido estiver baixando muito rápido fique atento a algum problema.
DJJulioPaz
28/11/2012, 14:01
Olá camaradas, Estou chegando hoje e entrei aqui para fazer pesquisas, atualmente estou namorando dois veículos, uma grand sportage 2001 e um suzuki sidekick 94.
Ambos bem conservado, claro que a diferença de valor é grande e com isso o sidekick leva grande vantagem, mas ainda estou com medo, lí alguns relatos ruins sobre o carro e gostaria de tirar dúvida com vocês, sobre como escolher o carro para a compra.