Ver Versão Completa : Ranger 2005 - manutenção do 4x4: mamão com açúcar ou pimenta malagueta?
Pessoal,
Eu sou novo no fórum aqui, e talvez um futuro 4x4. Sou muito curioso e fução, se eu não conhecer meu carro, pra mim eu não tenho carro; e conhecer significa entender bem como ele funciona, e até fazer algumas manutenções.
Bom, chega de blá blá blá. 4x4. Estou olhando uma ranger 2005 XLS 3.0. Ela é 4x4 mas o sistema não é ativado há mais de um ano. Pode ser um fio solto ou o motor elétrico.
Pelo que entendi lendo posts daqui do fórum, não pode ser o cardã pois este fica sempre em movimento mesmo o 4x4 estando desativado ele fica em movimento quando o carro se move (não é sistema 'roda-livre').
Pergunto: quanto eu posso gastar no pior caso pra reparar o 4x4? E no caso mais habitual dada a situação de 4x4 que não ativa há um ano? No melhor caso eu entendo que seja só ligar um fio solto e talvez jogar um WD (anticorrosivo) no motor pra arrancar o ferrugem.
A princípio, até onde eu sei (e eu não sei quase nada!), no pior caso eu teria que trocar o motor elétrico e ponto (sim, ele está no lugar, eu vi). Mas tem mais alguma peça de desgaste natural ou móvel que, com o 4x4 parado por tanto tempo, tenha alto potencial de ter se atrofiado e precise ser trocada?
E disso, surgem duas indagações: 1) no pior caso, quanto eu gastaria? 2) as chances de isso virar crônico (sempre dar de novo já que foi mexido) são grandes?
Desde já eu agradeço o pessoal que sei que vai colaborar aqui! :P Acho que o tópico do engate 4x4 seria um ótimo tópico para a lista de coisas úteis a se saber sobre uma ranger. :)
p.s./offtopic: a viatura também está com o sistema de a/c parado há mais de um ano; mas eu entendo que o compressor (as partes físicas) tenham sempre funcionado já que o carro está com todas as correias no lugar; pelo que entendi nos tópicos, de ar condicionado, eu vou gastar no máximo 100 pra recarregar o gás, 200 para reparar vazamentos, e 1000 reais (sim, arredondando tudo BEM pra cima pra incluir mão de obra) para trocar o compressor; fez sentido minha conclusão do a/c?
Paulista VM
18/08/2012, 22:39
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/97103-tracao-4x4-da-ranger.html
Tem bastante coisa aí, vê se te ajuda!
bom 4x4 geralmente estraga por falta de uso, se for só o motor um easytraction soluciona definitivamente , quanto ao ar condicionado pode gastar R$100,00 ate R$4000,00 a minha por exemplo não tem vazamento mas não gela, uma oficina condenou o compressor a outra de cara ja condenou o compressor o filtro secador e a evaporadora, isso sem nem abrir pra ver, estou sem tempo pra levar numa oficina que confio mais...
já que não comprou ainda te aconselho a procurar uma ranger de preferencia modelo 08 pra cima, tem algumas melhorias, quanto ta saindo essa ranger que ta olhando?
@paulista VM: putz kra, que vergonha, eu coloquei busca com quase todas as palavras chave desse post que você linkou (ranger 4x4), só faltei 'tração'... o tópico é muito legal, tá dando esperança de até reviver a rangerzinha...
@dudu83: é, na verdade eu não sei se consigo manter ainda uma mais nova que 2006 a princípio por causa do IPVA que já é salgadão! hehe então de certo modo eu estou procurando mesmo uma mais velhinha, mas não quero "rabo de foguete" também (que viva dando problema, fominha de mecânica) e meu orçamento pra compra é 40 mil. a que achei na fipe é 47 mil e o moço tá querendo 44 com esses dois problemas principais
na verdade eu queria estimar no pior caso os gastos pra deixar a ranger "redonda" e fazer uma contra-proposta pro atual proprietário
detalhes do carro vou mandar por MP pois o carro ainda não é meu, fica meio chato comentar aqui né :)
@paulista VM: putz kra, que vergonha, eu coloquei busca com quase todas as palavras chave desse post que você linkou (ranger 4x4), só faltei 'tração'... o tópico é muito legal, tá dando esperança de até reviver a rangerzinha...
@dudu83: é, na verdade eu não sei se consigo manter ainda uma mais nova que 2006 a princípio por causa do IPVA que já é salgadão! hehe então de certo modo eu estou procurando mesmo uma mais velhinha, mas não quero "rabo de foguete" também (que viva dando problema, fominha de mecânica) e meu orçamento pra compra é 40 mil. a que achei na fipe é 47 mil e o moço tá querendo 44 com esses dois problemas principais
na verdade eu queria estimar no pior caso os gastos pra deixar a ranger "redonda" e fazer uma contra-proposta pro atual proprietário
detalhes do carro vou mandar por MP pois o carro ainda não é meu, fica meio chato comentar aqui né :)
não consigo editar meus posts então vai por citação...
EDIT: não posso mandar MP até somar 50 posts. haha. em resumo, o carro tem alguns detalhes cosméticos que desanimam bastante um comprador emocionado com sua possível primeira ranger (afinal de contas, desfilar com ela na rua no final de semana também faz parte do show!!!!!)
=]
aproveitando a editaiada: puta tópico porreta de bom do treco da tração heim? arriegua! dá pra tirar de letra ela, acho que posso eliminar a tração da lista de problemas e eu mesmo resolver desse jeito (se for só o atuadorzinho, é claro)
Paulista VM
19/08/2012, 00:54
Eu particularmente gostei do tópico tb. Achava a tração da ranger o trem mais ruim do mundo, mas mudei de idéia kkkk
BRAVOECONOVEMBER
19/08/2012, 09:39
Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.
off-topic
Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.
Se você tá falando de injeção mecânica, é errado eu pensar em um carro de antes de 1995? Pelo menos em carro pequeno, em 95 talvez todos já eram injeção eletrônica... Ou nesses a díesel (a exemplo a Ranger) tem carburado até mais recente (algo como 2002-2003 onde a faixa de preço é abaixo dos 40k)?
back-to-topic
Eu tava pensando... o tópico da tração 4x4 trata bastante do atuador do 4x4 mas não tem a resposta específica da minha dúvida: no pior caso, o que eu troco pra ajustar a 4x4, e quanto seria o investimento? Até agora eu sei que tem o atuador, o cardã (que na verdade mesmo na 4x2 ele funciona então se tivesse problema eu já teria ouvido ao ligar o carro) e um módulo eletrônico que dá problema em 1% dos casos -- e que por ser eletrônico, o desuso mesmo em 1 ano não é determinante de deterioração.
Se tu encontrares uma Ranger diesel com carburador, compra duas.Quero uma pra mim!
:)
Se tu encontrares uma Ranger diesel com carburador, compra duas.Quero uma pra mim!
:)
quando usei 'carburador' eu fazia uma referência cruzada aos veículos pequenos que têm versão injeção eletrônica e versão carburada, ou seja me referia à injeção mecânica... Eu sou bebê ainda no mundo 4x4 diesel. :oops:
É o caso por exemplo, do meu fiestinha mk3 que tem o motor HCS, mesmo do MK2, só que tirado o carburador e colocado injeção (mk2 carburado original de fábrica, mk3 injeção original de fábrica; mk2 não foi comercializado no brasil).
back-to topic :p
Bom, outra informação que eu juntei é que também tem óleo na caixa te transmissão; mas não sei ainda com que frequencia eu teria que trocar ele...
rafaelport
19/08/2012, 12:17
Meu pai é fascinado pela ranger, mas ela me passa uma sensação de ser um bocado mais frágil do que as outras!
BRAVOECONOVEMBER
19/08/2012, 14:50
entao esclarecendo: bomba injetora vai até a 2.8 ps.Na minha opinião humilde a melhor opção cede picape mais antiga pra comprar (desse tamanho lógico). 3.0 ngd e injeção eletrônica a partir de 2005 acho que elas surgiram, me corrijam se eu estiver errado.
entao esclarecendo: bomba injetora vai até a 2.8 ps.Na minha opinião humilde a melhor opção cede picape mais antiga pra comprar (desse tamanho lógico). 3.0 ngd e injeção eletrônica a partir de 2005 acho que elas surgiram, me corrijam se eu estiver errado.
Alguém corrige o BRAVOECONOVEMBER se ele tiver errado que eu quero saber!!! hehehehe
Então de acordo com o que me disse, uma 2004 2.8 seja XL XLS XLT, é BI (bomba injetora) e não IE (injeção eletrônica).
Me parece que ela mudou de "cara" de 2004 pra 2005 ou de 2005 pra 2006.
BRAVOECONOVEMBER
19/08/2012, 23:24
Só acrescentando, as 2.8 xlt vinham com turbo tgv, todas as outras com wasregate.
Imperador!
20/08/2012, 08:33
A mudança de frente da Ranger foi na 2004/2005, mantendo o mesmo motor 2.8. A partir do modelo 2005/2005, começou a vir o NGD 3.0E, que se manteve até a 11/12, com injeção eletrônico common rail.
Só um adendo acima:
No ano 2002, todas as 2.8 eram TGV independente do modelo. A partir de 2003/2003, somente vinham com TGV as XLT e Ltd.
Imperador!
20/08/2012, 08:37
back-to-topic
Eu tava pensando... o tópico da tração 4x4 trata bastante do atuador do 4x4 mas não tem a resposta específica da minha dúvida: no pior caso, o que eu troco pra ajustar a 4x4, e quanto seria o investimento? Até agora eu sei que tem o atuador, o cardã (que na verdade mesmo na 4x2 ele funciona então se tivesse problema eu já teria ouvido ao ligar o carro) e um módulo eletrônico que dá problema em 1% dos casos -- e que por ser eletrônico, o desuso mesmo em 1 ano não é determinante de deterioração.
No pior caso, como você tem o diferencial, cardã, etc, se tiver que trocar o motor de acionamento, deve gastar uns 2 mil reais.
O que, sinceramente, seria melhor substituir por um Easy Traction (eliminando também o módulo GEM).
Bom, outra informação que eu juntei é que também tem óleo na caixa te transmissão; mas não sei ainda com que frequencia eu teria que trocar ele...
Em uso moderado, pode trocar a cada 80.000 ou 100.000km, desde que não acha contaminação.
Em uso pesado, no máximo a cada 50.000km, sem contaminação.
Henrique B
20/08/2012, 20:15
Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.
Concordo com o "BRAVO".
Compra uma 2.8 mecânica (manutenção mais simples), com TGV, e seja feliz...
Anda pra ca#$%#$ kkkkkkkk
E ainda vai ter uma grana pra uma eventual manutenção, e de quebra, reduzir no custo do IPVA, como você mesmo disse.
Hum bom! Vou levar à risca essas orientações, descartando as outras e me focando na 2.8 e que venha com turbo TGV.
Realmente, vou correr da fria de pegar um carro com 4x4 já ferrado "de brinde". :)
Henrique B
20/08/2012, 21:57
Hum bom! Vou levar à risca essas orientações, descartando as outras e me focando na 2.8 e que venha com turbo TGV.
Realmente, vou correr da fria de pegar um carro com 4x4 já ferrado "de brinde". :)
Meu amigo, não que a 3.0 seja uma mal escolha, mas é que nela, é mais difícil de encontrar problemas, possui uma eletrônica muito complexa, etc.
Caso vá comprar uma 3.0, tem que ser uma conhecida, de um amigo, ou familiar por exemplo, e que você saiba que só vai pra oficina por prevenção.
Agora com a 2.8, mesmo que compre uma, e que possa lhe trazer alguns problemas, ela tem manutenção maia simples.
Mas como diz o velho ditado, carro é procedência, então, compre de alguém de confiança, e seja feliz com a aquisição.
PauloLimited
21/08/2012, 00:49
Meu amigo, não que a 3.0 seja uma mal escolha, mas é que nela, é mais difícil de encontrar problemas, possui uma eletrônica muito complexa, etc.
Caso vá comprar uma 3.0, tem que ser uma conhecida, de um amigo, ou familiar por exemplo, e que você saiba que só vai pra oficina por prevenção.
Agora com a 2.8, mesmo que compre uma, e que possa lhe trazer alguns problemas, ela tem manutenção maia simples.
Mas como diz o velho ditado, carro é procedência, então, compre de alguém de confiança, e seja feliz com a aquisição.
x2, a 3.0 é melhor, mas eu so pegava ela se tivese na garantia de fábrica e pouco rodada.
A 2.8 no Brasil pra comprar usada é melhor, mais fácil de mecher e peças mais baratas.
Fernando roberto donato
30/11/2013, 07:21
carro amigos to trocando um palio wekkend 2009 1.4 tekk para pegar uma range 4x4 xl 2001 foi do estado um amigo meu compro de leilão vo da meu carro a ele por essa range ela ta sem o ar ea tração 4x4 n ta pegando mas de motor ta file a pintura ta mas o menos nada q um bom banho n resolva gostaria da opinião de vcs pos ano passado tive um acidente de moto aq perto de casa q ta mi proibindo de trabalhar por um bom tempo um binitinho coloco de um lado para outro da rua uma linha de cerol pego no meu pescoço e perdi parte do nervos do braço esquerdo vai fazer quase um ano eu n posso pegar pesso vo pegar esse carro para tentar pegar fret para n faltar as cisas dentro de casa por que ja ta faltando tudo e tenho 3 filhos escola tudo para pagar atrasado mas do graças por te sobrevivido obg gostaria de uma ajuda de vc sobe isso.
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