Ver Versão Completa : Instalação de radio em CJ 63
elias flato
13/08/2005, 15:58
Salva, Salve Jipeiros de plantão!
Estou instalando um radio PX e fiquei sabendo que a instalação pode ser feita por qualquer pessoa (vixe...até eu :shock:! ) tendo cuidado com a antena não pegar na lataria do carro (irei isola-la com mangueira de gasolina) e a distancia e tamanho do fio radio-antena. A unica coisa que eu ficarei devendo seia a ondas estacionárias que esperarei a ajuda de algum expert de Sao Paulo medir para mim(já que o meu será mata rato e não um 148 Cobra :roll: ). Mas tenho uma seria duvida: Como deve ser feita a instalação eletrica. Alguem aqui da capital esta disposto a me ajudar passo a passo ( esquema) ou pessoalmente? Minha latinhas acabaram portanto tenho que fazer eu mesmo...
Abraços :dance:
eskema elétrico? simples e fácil.. um fio negativo outro fio positivo.. naum tem erro..
Vermelho = positivo
Preto = negativo
wilson ghetti
13/08/2005, 18:24
Boas Elias, como o xará disse acima é simples, porém a estacionária da antena e regulada pelo extenção do cabo, pois ela é regulada pela antena, então não corte o cabo se ele for mais comprido, enrola ele e fixa em algum lugar, se o cabo ja foi cortado, aí vc vai precisar de um instalador de px(maioria dos postos de gasolina de estrada(regis, dutra, fernão dias ou castelo) possui, pra ele regular a antena( eu acho mais barato comprar uma antena nova(ela ja vem regulada), espero ter ajudado, um abraço...Wilson
Boas Elias, como o xará disse acima é simples, porém a estacionária da antena e regulada pelo extenção do cabo, pois ela é regulada pela antena, então não corte o cabo se ele for mais comprido, enrola ele e fixa em algum lugar, se o cabo ja foi cortado, aí vc vai precisar de um instalador de px(maioria dos postos de gasolina de estrada(regis, dutra, fernão dias ou castelo) possui, pra ele regular a antena( eu acho mais barato comprar uma antena nova(ela ja vem regulada), espero ter ajudado, um abraço...Wilson
Fala Wilsão chará.. kra tem 1 ponto q vc ta enganado.. não pode enrolar o excesso de cabo não.. vc acaba criando outra bobina interferindo na estacionária tbm.. o ideal é ficar dando voltar pela carroceria até o kbo chegar no local onde está o radio !!!
:concordo:
wilson ghetti
13/08/2005, 18:42
Boa xará, obrigado pela dica, vou desfazer o meu para ver se melhora, mas ele funciona bem, eu achava que a própria blindagem do cabo eliminaria esse efeito de bobina, mas valeu...um forte abraço....
as ordens.. no meu cj.. fiz um zigue zague pela parte traseira por baixo do "carpete" q tem lá.. e corri pela lateral do banco, chegou onde ta o px na medida.. ficou bom !!! aparentemente o radio ta funcionando bem.. naum tive oportunidade de medir estacionária ainda..
elias flato
13/08/2005, 22:53
Pessoal calma!!! Eu ainda vo comprar um fio que se aproxime da distancia entre o radio e a antena para que eu não precise dar voltas pelo jipe! :wink: . Mas e o esquema? Alguem pode me ensinar passo a passo, como descascar tal fio para que eu possa ligar o radio sem acionar a bateria como e onde e colocar um fisivel entre a ligação...
PS: Alguem sabe onde vende aqueles botões de caça
Elmer_Jeep
14/08/2005, 02:26
elias flato, Procura maiores informações sobre rádios com nosso companheiro Marcelino.
Ele sempre tá lá pelos tópicos de COMUNICAÇÃO VIA RÁDIO.
[]'s
elias flato
14/08/2005, 12:00
Valeu pessoal vou dar uma olhada...
Elias.. lá em cima no começo do topico vc diz saber q o cabo precisa ter um certo tamanho, intaum naum vai adiantar vc comprar um tamanho menor ou maior só pra ele ficar digamos q na medida certa entre a antena/radio.. ai sim q não vai funcionar nada..
marcelino
14/08/2005, 18:28
Pessoal
A chave citada é dita de SEGURANÇA, é utilizada para a injeção de NITRO..., achei com esse pessoal de TUNING mas o preço desanimou...R$90,00 CADA....E olha que a chave não é lá estas coisas é da MARGIRIUS e custa no maximo R$12,00 na Santa...
Estou pensando em adotar um esquema que o pessoal da NASA utiliza, consiste numa chave normal instalada e na frente um pedaço de perfil U de aluminio, evita o acionamento não intensional e fica bonito...
Quem tiver outra ideia...
elias flato
14/08/2005, 22:38
Obrigado pelas respostas, mas agora surgiu uma outra duvida: Se o cabo não deve ser adaptavel para o radio-antena (na medida certa para não sobrar nem faltar), um radio px cobra, por exemplo, tem o seu "exclusivo cabo" ou algo semelhante? Se estiver falando besteira, desculpe-me.
[]'s
wilson ghetti
14/08/2005, 22:49
Meu amigo Luis, conforme eu relatei acima, é mais fácil comprar uma antena nova(o cabo dessa antena ja vem na medida pra ela) entendeu????Toda as antenas(marca:aquarios ou outras...)JA VEM COM O CABO REGULADO PRA ELA e e´só conectar no radio e falar...falar....falar.....valeu.....tenha uma ótima noite.......abraços....
Boa noite Elias;
Possuo um Super Star na minha viatura ! Esse negócio de cabo no tamanho exato é lenda !!!! Não interfere !!!! reinstalei o meu a 1 mês atráz e o local que fiz o serviço (especializada em Radios-comunicação aqui em Curitiba) me provou através de instrumentos que isto não interfere, refiz o meu no tamanho exato que necessitava e tá funcionando que é uma maravilha !
um radio px cobra, por exemplo, tem o seu "exclusivo cabo" ou algo semelhante?
Não, Salvo alguns rádios muuuuiiiito especiais, é tudo padrão !! Só tens que verificar o tipo do encaixe no seu rádio (que deve estar junto) . Na antena são dois pontos que vão parafusados, um no parafuso que fixa a antena da lataria (negativo) e outro na extremidade da base da antena (positivo)!
O meu está instalado com a fiação direta na bateria com um fusível simples. Este fio de força eu comprei pronto (vermelho-preto com fusível) em uma loja de acessórios para caminhão! Sem segredo ! Pode fazer em casa que é moleza ! Só levei em uma especializada pra medir a tal "estacionária" mas sem segredo nenhum !
Abraços,
marcelino
15/08/2005, 07:52
Pessoal
Somente para enriquecer mais o comprimento do cabo pode ser alterado, porém não recomendo já que tem uma medida padrão que deve ser obdecida e é muito complicado pois deve-se levar em consideração o conector, soldar o conector etc ....
O melhor é comprar um cabo pronto de medidas padrão com o conector já soldado e facilitar tudo.... vale a dica do pessoal, procure medir o percurso do rádio até a antena e comprar o cabo pronto o mais justo possível, se sobra não enrole, distribua pelo veículo para não interferir no rendimento...
A ROE DEVE SER MEDIDA AANTES DE TRANSMITIR COM O RÁDIO. Não deve faltar um amigo PX que possa ajudar....
Um abraço,
O melhor é comprar um cabo pronto de medidas padrão com o conector já soldado e facilitar tudo....
Isto com certeza eliminará qualquer risco de "pequenos equívocos" :concordo: já que na maioria das vezes as soldas dos conectores são feitas em casa ou por pessoal não muito especializado ! :putz: com certeza é muito melhor comprar o cabo pronto !
Abraços,
elias flato
15/08/2005, 22:47
Pessoal, amanha vou pegar o meu bob esponja (willys amarelo 63 ) e quarta vou comprar radinho que já está arrumado... quando eu for instalar eu irei postar para falar como ficou...
Uma coisa mais:
O meu está instalado com a fiação direta na bateria com um fusível simples. Este fio de força eu comprei pronto (vermelho-preto com fusível) em uma loja de acessórios para caminhão!
Abraços,
Posso colocar uma caixinha de fusiveis para futuras instalações (como luz interna)?
Uma bateria de 60A aquenta uma boa a corrente, né? É só não exagerar...
[]'s para todos
Boa noite Elias;
A minha bateria fica no lado direito do jipe, e o rádio eu instalei dentro do porta luvas,ou seja a poucos centímetros da bateria por isso optei em colocar este cabinho direto da bateria e não da minha caixa de fusíveis que fica do lado esquerdo.
Pelo jeito você ainda não tem caixa de fusíveis !! Pode colocar sim, é claro !! mas não deixe de colocar com fusível seja lá onde for, peça orientação (de acordo com o tipo e potência do rádio) a um eletrecista para saber a capacidade do fusível que colocará !!!
A bateria aguenta sim tranquilo !! É só não encher de faróis auxiliares que não tem problemas não !!! A minha (exagero) é de 112A.
Abraços,
A medida é de 5,75 com algumas variações. Tenho um 148 gtl que funciona a uns 23 anos aproximandamente. Antigamente usava bastante (não tinha internet)... a medida do cabo se não for respeitada pode ser conferido o resultado medindo a estacionária.
O resultado ideal seria 0, porém, se a medida do cabo não for respeitada essa medida vai mudar, pouco mais vai mudar. Diria até que chegando a 1,5 não vai causar grandes danos, simplesmente o sinal não vai sair 100%, ou seja, de 5w o radio vai mandar pela ponta da antena 4,7w
Ah! Tem bastante material pela internet, agora dinassauros são poucos. Sugiro o Lafayette na Sta. Ifigenia (era do meu tempo).
[]´s
kiko ribeiro
16/08/2005, 15:47
se não me engano este site tem tudo de radios px/ py/ etc...
http://www.py2mok.tripod.com/IDIOMAS.htm
site do pessoal dos radio amadores
elias flato
17/08/2005, 00:15
Valeu pela atenção, mas
Sei que é pedir muito mas um mero mortal, porém jipeiro implora: Alguem pode DESENHAR (isso mesmo, eu sou um idiota) um esquema de fios vindo da bateria passando pela nova caixa de fusíveis (no lado direito) e um deles indo para o radinho (que por sinal adquiri hoje por apenas 80 latas...).
Alcione ou outro entendido no assunto elétrica:
Qual a caixa que eu devo comprar? Colocarei brevemente uma luz de iluminação interna que sairá também dessa caixa. Isso será possivel com aquelas lampadas que costumam ser usadas para iluminação auxiliar traseira (não me lempro a potencia...)
Obrigado
:concordo:
Sei não... :pensativo:
Se vc não tem noção de como se faz essa instalação é melhor nem arriscar. Esses rádios são chatos e queimam mesmo. Pague L$15 pra um eletricista de autos que ele liga isso pra vc.`
Se a informação ajudar, blz... é positivo com positivo e negativo com negativo (vermelho com vermelho e preto com preto). Um fusivel em série com o positivo e já era. É só copiar da instalação do seu rádio no carro.
Bom dia Elias;
Este desenho do Ronairy é perfeiro para o que v. precisa !!! É simples assim mesmo :concordo: :concordo: O meu está instalado exatamente desta maneira !!
Se vc não tem noção de como se faz essa instalação é melhor nem arriscar. Esses rádios são chatos e queimam mesmo. Pague L$15 pra um eletricista de autos que ele liga isso pra vc.`
Concordo plenamente !!!!
E não tente funcionar o rádio sem que a antena esteja conectada !!! Pode queimar a saida também !!!
Neste tópico tem bastante ajuda sobre instalação a elétrica que v. precisa !
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8145&postdays=0&postorder=asc&highlight=fus%EDvel&start=20
Abraços,
elias flato
18/08/2005, 00:20
Pessoal agora tah tudo entendido! :concordo: Vocês foram dez e apesar do desenho ser simples e direto (isto é, o melhor!) e eu ser burrinho :pensativo: vou concordar com vcs e ter a ajuda e acompanhamento de um eletricista para não pintar incovenientes depois...
[]'s extremamente agradecido :mrgreen:
PS: A caixa de fusivel pode substituir este unico fusivel no esquema? De que carro pegar? Opala ou chevette? Preço?
Valeu pessoal
A caixa pode substituir este único fusível. Eu uso caixa do chevette e me custou 18,00 em janeiro.
marcelino
18/08/2005, 13:15
Senhores,
A indicação da ligação direta à Bateria não é por motivo da falta de caixa de fusiveis e sim por uma questão de evitar-se a queda de tensão quando alimentamos vários equipamentos em um só local. A instalação excluiva e com fio de bitola adequada direto da bateria garante que a tensão de trabalho do rádio não varie. Logicamente temos como condição um instalação elétrica adequada e uma bateria de boa qualidade devidamente instalada (inclui-se ai o alternador adequado, lógico)..
Um abraço,
Ligar direto da bateria não ajuda a ter menos ruidos de outros equipamentos eletricos?
Isso porque o meu não esta ligado direto na bateria (ainda) e eu escuto o limpador de parabrisas!
elias flato
19/08/2005, 00:46
Mas a instalação de varios fios direto na bateria não poderia ser prejudicial, pois futuramente iria colocar uma iluminação interna saindo por essa caixinha nova...
cristiano
19/08/2005, 08:37
Ligar direto da bateria não ajuda a ter menos ruidos de outros equipamentos eletricos?
Isso porque o meu não esta ligado direto na bateria (ainda) e eu escuto o limpador de parabrisas!
Eu também, mas eu liguei num fio grosso que sai da caixa de fusíveis, antes de ir para qualquer lugar...
marcelino
19/08/2005, 11:41
Pessoal
A ligação EXCLUSIVA para o rádio é para evitamos queda de tensão ou sobre-carga na caixa de fusível. A MOTOROLA assim o recomenda nas instalações de rádios profissionais com os quais trabalho. Ruidos podem ser amenizados com a ligação direta ou verificar-se se o motor do limpador precisa de manutenção.. pois os que utilizam escovas, quando gastas, tendem a produzir fagulhas grandes e gerar ruido....Se o motor estiver em ordem restam filtros que devem ser ligados em série com o fio positivo de alimentação. Tive um caso aqui que o giroflex de uma *(&&(*&¨&$%@*&)()& de uma viatura de bombeiros que gerava um ruido imenso no rádio quando ligada, trocamos o motor do girofles e foi só alegria (mesmo com o fio positivo direto da bateria....)
Um abraço
Ao meu ver esse lance de instalação precisa ver no manual do fabricante. Um px como o meu por exemplo (cobra 148 gtl +108 -79 11w no AM, USB e LSB não lembro), não usa mais de 5A. No meu caso eu liguei da caixa de fusivel pq a instalação esta bem dimensionada e não tenho problema mesmo com tudo ligado. Obvio que não devemos dar a partida no veiculo com px, CD etc pq o risco de dar pau é grande (pico de energia, retorno, curto, sei lá), já fiz isso N vezes na trilha e nunca me deu problema, mas...
Problema com ruído é crítico nesses equipamentos arcaicos, minimiza com blindagem, circuitos independentes e filtros como disse o nosso amigo Marcelino.
[]´s (com cabo de vela normal) Haja ruído :putz:
elias flato
21/08/2005, 11:07
Fala pessoal...
O fusivel pode ser de 5 A? É que eu não estou conseguindo achara caixa de fusivel do chevete. Fui lá na santa ifigênia e só achei o fio com fusivel em UMA loja. Não comprei pois não sabia quantos amperes deveria ser o maldito fio :putz: !
Outra coisa: não achei em lugar nenhum (a não ser na net com um preço pra lá de salgado :discordo:) esse brinquedinho aí em baixo... quem souber exatamente onde tem pra vender...
[]'s com a antena em ordem!
PS: na Sta. ifigênia, procure e pesquise bastante... a antena da aquarius eu paguei 80 latas novinha enquanto no balcão do lado tava 110 latas... :x absurdo, né? Mais caro que meu radio!
elias flato
21/08/2005, 13:34
Esqueci de mostrar o tal do brinquedinho...
elias flato
22/08/2005, 20:36
Uma pergunta mais? O fio com fusível deve ser grosso :oops: ? mais ou menos quantos mm ou cm?
Fui aconselhado a colocar um fusível de 5 A. Confere?
Obridado
Para saber o fusivel o ideal seria consultar o manual do aparelho, se vc quiser arriscar um palpite eu diria que 5A ta bom.
Esse fio com fusivel tem medida padrao, acho que de 1,5 mm.
Este fio completo, com fusível e plug de encaixe no rádio, tem para vender em lojas de acessórios para caminhão, já vem dimensionado corretamente para este fim !!! Já fazem 2 meses que coloquei no meu jipe, se não me engano paguei R$ 14,00 por ele ! Vem prontinho ! Acredito que vale a pena !
Abraços,
elias flato
24/08/2005, 00:30
Valeu pelas dicas, mas fica aquela pergunta: Em São Paulo, aonde tem lojas para caminhão? Na Duque de Caxias? Onde mais?
[]'s agradecidos e perdidos :parede:
elias flato
24/08/2005, 20:25
Pessoal,
Comprei aquele fio com porta fusivel mais um fusivel com 5 amperes. Gostaria de saber se alguem tem algo parecedo e se poderia mandar fotos da instalação, tanto na bateria como a ligação do fio aterrado.
Obrigado