Ver Versão Completa : Debate: Filtro de ar lavável economiza dinheiro. Você é contra ou a favor? E porque?
haas.hugo
17/08/2012, 13:59
Debate: Filtro de ar lavável economiza dinheiro. Você é contra ou a favor? E porque?
Você já utilizou ou pensa em utilizar um desses em seu 4x4, conte sua experiência!
maxdelta
19/08/2012, 08:09
Já usei um daqueles esportivos laváveis, vou te dizer q um pedaço de pano em cima do carburador é mais vantajoso! Não filtra! Comprei novo! Lavei quando vi o carburador sujo, na outra semana, eu vi o carburador sujo novamente e desisti! Voltei a usar o original de papel!
Pedro Eduardo Patussi
19/08/2012, 09:09
Nunca usei...pq sempre pego estrada de terra...mas sempre ouvi dizer de pessoas q usaram...q não filtra muito não...
tds acabaram voltando para o original...
pra qm pega estrada de terra então...imagina td a areia sendo sugada pra dentro do motor...vai dar uma kaka gigante...
Desnickadu
19/08/2012, 14:24
Filtros laváveis hoje eu só conheço os esportivos.
Por isso, pra quem anda na terra não é uma boa escolha não.
Os fabricantes dizem que esses filtros de papel seguram particulas de até meio micron [o que eu não acredito muito] e nenhum desses filtros esportivos diz qual a porosidade de sua espuma.
Por isso eles são mais usados em carros de rua, porque não tem tanta poeira fina. Eles restringem menos a passagem do ar e por isso deixam o motor com melhor resposta ao acelerador, e novamente, num carro de rua a perda de durabilidade por particulas é praticamente nula.
lmaimone
19/08/2012, 15:25
Eu comprei um k&N Apollo
K&N Apollo Universal Closed Air Intake Systems (http://www.knfilters.com/universal/apollo.htm)
Espero que seja melhor que o original.
fgonelli
20/08/2012, 08:00
O original da toyota sw4 (apesar de ser de papel) é lavavel e no manual diz que dura 100 000 km. Mas mesmo lavando não uso por mais de 50 000km.
Não economiza muito pois é bem caro!
Elmer_Jeep
21/08/2012, 17:44
O filtro original do meu Jeep está na hora de trocar e to pensando em usar esse modelo esportivo da K&N
RE-0880 - K&N Universal Air Filters, Universal Rubber Filter (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=RE-0880)
Mas pretendo instalar dentro da carcaça do filtro original que é da F250. Não sei se vai dar certo a montagem mas a maior preocupação é com a eficiencia da filtragem, alguém ja usa esse ??
[]'s
elmestizo
21/08/2012, 18:29
Um ponto importante. O que filtro num filtro lavavel,não é o pano/papel, é o oleo aplicado. NOrmalmente nego compra o filtro, nunca lava, e qdo lava, não reaplica o oleo especificado pelo fabricante.
Olá pessoal!
Acabei de pedir hoje um K&N, para O Jim Street (ref
33-2162 - Filtro de ar K&N- Suzuki Jimny).Acho que viatura e filtro, devem chegar no mesmo dia. Estou aguardando por ambos, ao longo desta semana.
A experiência que tenho com o K&N é muitíssimo boa, embora o tenha utilizado apenas numa motocicleta de 800 cc, com o qual rodei quase 60 mil km, somente em asfalto bom, já que se tratava de uma Cruiser.
A resposta melhora bastante, principalmente se dermos uma ligeira chipada na injeção. Como entra mais ar, pode acontecer da ECU não acompanhar a "vibe" e a mistura ficar meio pobre.
O cuidado tem que ser na hora de limpar. O manual de instrução deste tema, parece uma bíblia de tanta página. E a gente fica se perguntando se tem que ser com aquela frescura toda.........a resposta é sim!
Confesso que só na terceira tentativa, consegui fazer a limpeza como recomendado e obtive o mesmo resultado de quando filtro chegou novo.
O problema é que a gente sempre acha, que deve colocar um pouco mais de spray do óleo filtrante e o resultado é que satura e o filtro fica sujo - de óleo filtrante. O kit de limpeza, trás o spray limpador e o spray de óleo.
Meu uso será bem mais on que off-road, daí a questão da poeira não me preocupar a princípio. Mas para ambientes radicais, não tenho parâmetro nenhum para opinar.
O que posso dizer é que, em 60 mil km limpei o filtro três vezes, sempre soltou um caldo preto na lavagem e o motor sempre esteve saudável e sem ruídos.
Vamos ver como se comporta no Jim. Minha intenção é ganhar um pouco mais de torque e fôlego em rotações mais baixas
É isso!
:???:
.
Eu prefiro investir o $ em um pré filtro!
Uma das vantagens que vejo de um filtro lavável é evitar carregar um filtro extra em expedições. Economiza espaço dentro da viatura. Por outro lado existe alguns expedicionários que questionam a real eficiência (capacidade de retenção de partículas) deles.
Eu uso filtro original e pré-filtro. Troco a cada 10 mil km ou menos, dependendo do uso e aspecto dele.
Abs.
Eu comprei um k&N Apollo
K&N Apollo Universal Closed Air Intake Systems (http://www.knfilters.com/universal/apollo.htm)
Espero que seja melhor que o original.
Leonardo,
Sabe me informar a vazão desse sistema?
De repente é o conjunto que preciso para minha Camper.
Abs.
Edsontroller
30/09/2012, 11:23
Partindo do principio que o filtro de ar é para garantir a integridade interna do motor, em minha opinião, depende muito do uso da viatura. Em cidades asfaltadas , até acredito que o lavavel possa ser utilizado. Porem em uso rural e de locais com bastante carga de particulas o de papel é o que dá maior garantia/confiabilidade.
Por inclivel que pareça quanto mais usado o filtro de papel, mais eficiente ele fica em reter os tamanhos de particulas, por outro lado passa cada vez menos quantidade de ar para o motor.
No projeto das industrias, elas precisa encontrar um papel que atenda tanto o volume de ar necessario para o funcionamento do motor como para prolongar sua vida...
Eu não arriscaria ter de fazer um motor diesel(que é sempre bem $$$$), em troca de usar um filtro que dependa da habilidade do usuario colocar ou não a quantidade certa de oleo.
A minha opção é por filtro de papel...
Edson
O que eu sei é que quem tem snorkel bem instalado tem um aumento significativo na vida util do seu filtro de ar original. Eu nao tenho na ranger, mas comparo com meus amigso de troller e o da ranger nao guentam 20 Mkim eqto troller tão zero km...
roberto_nascimento
10/10/2012, 18:57
Esses filtros são uma porqueira para quem trafega em estrada de terra ou em areia. Não filtram como os de papel! É um crime colocar isso em uma picape ou jipe que trafega nessas condições. Pra cidade, serve sim.
JEFFCATUNDA
10/10/2012, 19:12
Existem sim filtros laváveis sem ser os esportivos, iguais aos de papel mas acho que de nylon ou alguma coisa parecida... Usei na minha SW4 por um bom tempo sem problemas, cheguei a lavar por duas x... Esses lavaveis ai não usam óleo como nos esportivos porque a malha deles é pequena, igual aos de papel, a diferença é que suportam serem lavados... A principio, acho que duram 2 ou 3 x mais que um convencional, e com a possibilidade de se lavar ele quando necessário...
Giu Bernardon
17/10/2012, 20:33
Fiquei preocupado quando vi que o filtro de ar da minha Tracker (marca Wix) deixou passar poeira quando de uma viagem por uma região super poeirenta (talco) do Pantanal. Então pesquisei muito na internet sobre os filtros K&N e outras opções, mas encontrei diversos testes demonstrando que os bons filtros de papel são muito mais eficientes na retenção de partículas que os esportivos laváveis.
Vale à pena dar uma olhada no link abaixo:
K&N air filter or OEM, why OEM is better (http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html)
Aviso aos proprietários de Tracker / Gran Vitara: os filtros de ar MANN são MUITO SUPERIORES aos outros existentes no mercado, a começar pela vedação...