PDA

Ver Versão Completa : saveiro 4x4

juliocv
17/08/2012, 00:00
Ai galera, estou querendo querendo montar algo fora do seu normal, uma saveiro de rua 4x4, tipo a vituro, auguem poderia me ajudar, estou pensando em usar o original dela timo motor e caixa, acresentando cardâ e diferencial! mas como e de que? de chevete? me ajudem!!

Angelo Jr
17/08/2012, 00:46
se quer legalizar, não esquece de por 4x4 e reduzida ( a menos, q a saveiro aguente 1000 kg de carga bruta, aí não precisa de 4x4 e reduzida)

mvs1978
19/08/2012, 17:21
Amigo no cambio voce alonga o eixo piloto para fora da caixa faz um entalhado para cardao na ponta atras coloca um cambio igual da frente para engatar a tracao voce so tera que engatar a 4 marcha do cambio traseiro voce nao tera que mecher a documentacao

DieselPower
26/08/2012, 21:40
se quer legalizar, não esquece de por 4x4 e reduzida ( a menos, q a saveiro aguente 1000 kg de carga bruta, aí não precisa de 4x4 e reduzida)

Isso se ele quisesse utilizar motor diesel, mas pelo que parece ele vai manter o motor gasolina.

Angelo Jr
26/08/2012, 22:11
verdade, pequena confusão minha, mas não era a saveiro q tinha uma versão diesel antigamente??

Frederico Mendes
16/10/2012, 07:56
Ai galera, estou querendo querendo montar algo fora do seu normal, uma saveiro de rua 4x4, tipo a vituro, auguem poderia me ajudar, estou pensando em usar o original dela timo motor e caixa, acresentando cardâ e diferencial! mas como e de que? de chevete? me ajudem!!

Julio, bom dia!
Acho que voce está se referindo a uma chevy 500 amarela com boléia alongada.
Até onde sei, o dono dela, montou o chassi em cima de uma Hilux, porem manteve a documentação como Chevy.
O que facilitou muito o serviço.
Procure no Google, e aqui no forum 'chevy 500 4x4'.
Penso que a diga sirva como ponto de partida para o seu projeto.

DieselPower
18/11/2012, 11:25
Julio, bom dia!
Acho que voce está se referindo a uma chevy 500 amarela com boléia alongada.
Até onde sei, o dono dela, montou o chassi em cima de uma Hilux, porem manteve a documentação como Chevy.
O que facilitou muito o serviço.
Procure no Google, e aqui no forum 'chevy 500 4x4'.
Penso que a diga sirva como ponto de partida para o seu projeto.

Fala Frederico,
Esta Saveiro que o Julio fala é uma utilizada em competições de arrancada e é equipada com motor AP Turbo. Se não me engano é de um argentino.
Abraço.

Mafu 03
22/06/2015, 15:47
Bom pessoal, como o próprio título diz, eu gostaria de saber se esse tipo de adaptação é possível.

Para isso eu pensei em usar uma Saveiro tipo caixote, com motor longitudinal, e adaptar caixa e transmissão do Chevette.

Isso é viável e os custos de adaptação não vão compensar?

Para quem estiver perguntando porque diabos eu quero colocar tração traseira na Saveiro, eu explico: a viatura vai ser usada em resgate na subida de estradas, geralmente de terra, com peso e rebocando alguma carga. As pickups de tração dianteira não conseguem subir bem nessas condições, principalmente se molhar um pouco.

Também não quero uma caminhonete maior porque a subida é forçada e desgasta muito o carro. Num carro menor vou ter uma redução nos custos de manutenção.

Um amigo tinha uma Chevy 500 e ela funcionava que era uma beleza nessas condições. Mas como é difícil encontrar uma em condições pelo menos mediana, pensei em adaptar uma Saveiro.

Já vi alguns Gols em vídeos adaptados para demonstrações de drift e achei que poderia fazer o mesmo.

Alguém tem conhecimento sobre isso?

Obrigado.

Troller-a-vista
22/06/2015, 16:00
Bom pessoal, como o próprio título diz, eu gostaria de saber se esse tipo de adaptação é possível.
Possível é, se vc deve fazer? Não. a saveiro nao tem estrutura pra isso, a chevy é montada sobre chassi o que facilita muito, e um chassi bem forte, o da saveiro é monobloco e bem fraquinho. Costuma rachar sem grandes esforços.

Para isso eu pensei em usar uma Saveiro tipo caixote, com motor longitudinal, e adaptar caixa e transmissão do Chevette
Vc ate pode fazer isso, mas vai custar muito, ter lanternagem pesada o que aumentam mais ainda os custos, depois vai ter que refazer o cardan o que vai aumentar mais ainda, traduzindo, compra uma chevvy, tem boas por ai sim, revisa e seja feliz, no mais, manda reformar que ficara bem melhor q essa coisa que quer fazer.

Isso é viável e os custos de adaptação não vão compensar?
Vc é rico? tem grana sobrando? entao esquece.

Para quem estiver perguntando porque diabos eu quero colocar tração traseira na Saveiro, eu explico: a viatura vai ser usada em resgate na subida de estradas, geralmente de terra, com peso e rebocando alguma carga. As pickups de tração dianteira não conseguem subir bem nessas condições, principalmente se molhar um pouco
alem da chevy, tem a pampa 4x4 que pode te ajudar, as picapes strada se dao muito bem nessa situacao mesmo tracao dianteira e vai ficar mais barata comprar uma strada ,trocar pneus e levantar que fazer essa adaptacao.

Também não quero uma caminhonete maior porque a subida é forçada e desgasta muito o carro. Num carro menor vou ter uma redução nos custos de manutenção.carros pqnos tem custo maior que carros grandes, em se tratando de picape, reveja seu conceito. tb um carro tipo s10 ou ranger forca muito menos, esta mais adaptado para essas situacoes e vai te economizar MUITO na hora da manutencao, pense nas antigas d20 f1000 ira diminuir ainda mais os custos , estamos falando de mais de 1/5 do preco inicial. em se falando de carro original, se for essa gambiarra q qr fazer, pode aumentar os custos de manutencao no minimo umas 3x heheheh simplesmente adaptacao nunca funciona igual, sempre tera algo pra fazer.

Um amigo tinha uma Chevy 500 e ela funcionava que era uma beleza nessas condições. Mas como é difícil encontrar uma em condições pelo menos mediana, pensei em adaptar uma Saveiro..ta ceheio de chevy boa no mercado, basta ter calma e ter ciencia q alguma coisa vai ter q arrumar, mas sao carros muito parrudos, uma chevy funciona bem pq nao eh gambiarra, poe um belo par de pneu lameiro nela, um peso atras e ela vai longe, o motor com 2 mil vc deixa bem interessante tb. Esquece a saveiro, vai te custar uns 10 mil facil essa adaptacao, isso fazendo em mecanico barateiro, em mecanico bom, pode por nuns 13 mil tranquilo sem contar a repintura.

Já vi alguns Gols em vídeos adaptados para demonstrações de drift e achei que poderia fazer o mesmo.
na grande maioria carros baixados no detran, totalmete modificados e com pecas importadas para isso, custo alto para um hobby sério, outro mundo.

Alguém tem conhecimento sobre isso?elogo aparecera quem pode te ajudar, mas duvido q alguem tenha feito.

Obrigado.

td respondido em vermelho.

Mafu 03
22/06/2015, 16:11
Obrigado pela resposta.

Acho que vou realmente tentar uma Chevy para reformar.

Quanto às pickups maiores, realmente algumas tentativas já foram feitas e elas apresentam desgaste rapidamente por trabalhar com peso, estradas ruins e quase sempre de primeira marcha. Além disso, na hora de descer no molhado, uma D20 por exemplo vira um elefante na loja de cristais.

A Fiat Strada não funciona bem assim como outras de tração dianteira. Se molhar, um pouco que seja, elas não sobem com peso.

No caso da Chevy, se chover, quanto mais pesada melhor.

Múcio Luiz
22/06/2015, 17:06
TODAS as picapes derivadas de carro de passeio, INCLUSIVE a Chevy 500 são monobloco.

Dê uma boa procurada em uma em bom estado. Aqui em Campos do Jordão tem um cara que usa uma F-75 original pra fazer esse trabalho de resgate. É uma ótima opção.

[]s!

Gerson 666
22/06/2015, 18:10
Mafu, não sei qual tipo de ladeira vc quer encarar, mas vi uma adaptação num Kadete velho que subia até parede rrssrsrs. O cara colocou uma espécie de alongador nos cubos dianteiros, para ser possível a colocação de rodas e pneus daqueles tratores pequenos (tobatas). O pneu ficou fora do para lama, e com aquelas garras enormes, não tinha tempo ruim pra ele. Eu acho bem mais tranquilo subir ladeira com lama com tração dianteira, pode patinar o que for que vc consegue manter um alinhamento. Tração traseira, depois que começa patinar e dançar, salve-se quem puder.

Mafu 03
22/06/2015, 18:36
Gerson trata-se de uma questão muito específica.

Não é só o carro subir, mas ele vai carregar peso e com tração dianteira simplesmente não funciona porque perde tração.

Também não será o caso de subir com lama, porque aí precisaria de um carro com tração. Seria mais subir com chão molhado, onde a tração dianteira arrastando peso não dá nem pro começo da conversa.

A melhor opção seria mesmo uma pickup pequena com tração traseira ou uma gaiola com a montagem de uma carroceria.

Fui dar uma pesquisada nos preços de Chevy e ví desde (lixo) de 3k a arrumadinhas de 20k.

Aí eu pergunto, como o cara espera vender uma Chevy ano 1993 por 20 mil reais???

Gerson 666
22/06/2015, 18:43
Se for pra gastar mais de 10 mil, com 14 vc pega s10 96~97, um par de corrente nos pneus traseiros e vc faz miséria tbm rsrsr. Mais de 7mil numa chevy é muito amor. Eu ainda dou crédito a tração dianteira, dependendo da distribuição do peso, vc consegue aumentar aderência na tração dianteira tbm. Essa foto do meu avatar é uma situação onde eu estou na saída de Marabá-PA, peguei 180 km com estrada de chão molhado e não atolei, mas já fiquei atolado com essa "configuração" rsrsr, em estrada de terra em acesso a sítio, e terra seca tbm, onde vc não conseguia pegar embalo.
Por ter poucas chevy no mercado, n vai ser fácil achar um vendedor realista rsrsrs.

Troller-a-vista
22/06/2015, 20:09
chevy hj eh moda... por isso tem coisas caras..

quais terrenos sao esses?qto peso vai carregar? o que vai carregar?> q tipo de resgate eh esse?

Mafu 03
22/06/2015, 20:11
Não rola usar correntes porque tem trechos de calçamento também.

Pela tabela FIPE o preço máximo de uma Chevy seria em torno dos 6 mil.

Acontece que por esse preço só se encontra anúncios de Chevys bem antigas e castigadas de tudo.

Como diz o pessoal aqui, é mosca branca de olhos azuis...

Gerson 666
22/06/2015, 20:23
Vc tem a opção de uma Kombi, mas geralmente são furgões. Fazer essa modificação numa saveiro, vai custar o valor da chevy gourmet e vc vai passar a vida tentando documentar e talvez não consiga. Pensando em um valor baixo de aquisição e mnt, outras opções são as D10 ou F100, rodam até morrer o dono.

Múcio Luiz
22/06/2015, 20:42
Ainda fico com a F-75. Se não precisar de caçamba, um CJ ou um Samurai. Até um Niva em bom estado te atenderia.

Simples assim! :safari-rig:

[]s!

Mafu 03
22/06/2015, 21:20
O terreno é variado com trechos de terra e trechos de calçamento, mas algumas partes são bem íngremes.

É resgate para o pessoal do downhill e são carregadas bicicletas e gente.

Muitas vezes a gente puxa alguns na corda.

Se você colocar em pesos aproximados, pode colocar um média de 90 kg por cada conjunto atleta/bike. Normalmente sobem cerca de 8 atletas, mais o motorista.

Dá algo em torno de 500 e poucos kg de carga sobre o carro e mais 280 a reboque.

Isso no calçamento molhado, não tem tração dianteira que dê solução.

Funciona mais ou menos assim: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-9/10269383_649856748454519_7325023909715988321_n.jpg ?oh=c3de0089325eb717abf312ba5dd57775&oe=56253385&__gda__=1441589082_7569a59bbf91746639edb2ad5795ef5 5

Mafu 03
22/06/2015, 21:39
Vc tem a opção de uma Kombi, mas geralmente são furgões. Fazer essa modificação numa saveiro, vai custar o valor da chevy gourmet e vc vai passar a vida tentando documentar e talvez não consiga. Pensando em um valor baixo de aquisição e mnt, outras opções são as D10 ou F100, rodam até morrer o dono.

Kombis não funcionam bem por serem fechadas. Uma pickup Kombi vai ser ainda mais difícil que uma Chevy.

D10 e F100 desgastam muito as partes de transmissão e freio devido à inclinação. Além disso, por serem pesadas, não são seguras se o piso estiver molhado.

Mafu 03
22/06/2015, 21:49
Ainda fico com a F-75. Se não precisar de caçamba, um CJ ou um Samurai. Até um Niva em bom estado te atenderia.

Simples assim! :safari-rig:

[]s!

Com certeza precisa de caçamba, mas é uma situação onde motor, transmissão, refrigeração e freios são muito castigados.

Ficaria difícil confiar numa F75 a menos que ela tenha uma mecânica muito superior à original, o que retorna à questão do custo.

Só pra ter uma ideia, sobe 414 metros em 3 km e não tem como subir no embalo.

Gerson 666
22/06/2015, 21:54
Kombi com rack de teto, bike em cima e a galera dentro. A Kombi com peso vai "suave" morro acima. Na chevy vc não vai conseguir levar mais que 5 pessoas e bikes.

Mafu 03
22/06/2015, 22:12
Kombi com rack não rola. Seria extremamente trabalhoso para subir e prender as bikes além da altura que pegaria em árvores e galhos.

A Chevy já subiu com 5 bikes e respectivos pilotos em cima mais 4 bikes puxadas na corda e o motorista.

Total de 10 pessoas e 9 bikes sem reclamar.

Fiat Strada 1.8 com locker não consegue subir com mais que 7 e mesmo assim se estiver totalmente seco. Patina e acaba parando.

Troller-a-vista
22/06/2015, 23:58
existe a kombi picape... tem um cara aqui no forum, nao faz 3 meses que comprou uma chevy deu um trato e esta fazendo exatamente isso... troque ideia com ele.

chevy eh pra 500kg embora normalmente o povo extrapole isso.

mvcmartins
23/06/2015, 05:16
Esse é o carro perfeito para você na minha opinião.Ford Pampa tem varias no mercado livre e é 4x4 vai subir tranquilamente,com 15mil você compra e é melhor para as suas necessidades.

Mafu 03
23/06/2015, 08:41
Esse é o carro perfeito para você na minha opinião.Ford Pampa tem varias no mercado livre e é 4x4 vai subir tranquilamente,com 15mil você compra e é melhor para as suas necessidades.

Esse valor supera um pouco o que eu espero gastar, mas ainda assim, não acho que a transmissão da Pampa aguentaria o tranco.

Sem falar que uma Pampa 4x4 em boas condições deve ser algo quase impossível de se achar.

Troller-a-vista
23/06/2015, 08:46
hmmmpeloq ue estou sentindo, nem um helicoptero russo vai te ajudar, soh a saveiro tracao traseira da chevy...e ainda vai ser mais barato, dessa forma, vai fundo :)

Moipessoa
23/06/2015, 10:11
O terreno é variado com trechos de terra e trechos de calçamento, mas algumas partes são bem íngremes.

É resgate para o pessoal do downhill e são carregadas bicicletas e gente.

Muitas vezes a gente puxa alguns na corda.

Se você colocar em pesos aproximados, pode colocar um média de 90 kg por cada conjunto atleta/bike. Normalmente sobem cerca de 8 atletas, mais o motorista.

Dá algo em torno de 500 e poucos kg de carga sobre o carro e mais 280 a reboque.

Isso no calçamento molhado, não tem tração dianteira que dê solução.

Funciona mais ou menos assim: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-9/10269383_649856748454519_7325023909715988321_n.jpg ?oh=c3de0089325eb717abf312ba5dd57775&oe=56253385&__gda__=1441589082_7569a59bbf91746639edb2ad5795ef5 5

essa foto está com cara de ser do morro do rato, acho que a segunda torre (faz tempo que fui lá).
tenho um cunhado que estava pulando de para-painte da segunda torre, e ele comprou um fusca pra fazer as subidas. colocou pneu lameiro e foi só festa. manutenção é merreca.
como seu caso parece ser pra transportar bike pra turma descer pela "pista" de down hill (tb já desci, rsrsrsrs), pense ai num fusca com bagageiro de travessa pra colocar as magrelas em cima, ou subir puxando um reboquinho.
esse fusca foi vendido por R$12 mil, e não tinha nada pra fazer. motor 1600 dupla carburação.

Mafu 03
23/06/2015, 11:11
Obrigado a todos que opinaram.

Já descartei a Saveiro por questão de custos.

Pelo que vi minhas melhores possibilidades são uma gaiola adaptada ou uma Chevy mesmo.

Vou ver o que consigo.

Valeu.

Mafu 03
03/08/2015, 13:56
Apenas aproveitando o tópico, descobri uma Pampa 4x4 por um pechincha, mas já fiquei sabendo de antemão que a tração já era.

Como acredito que deve ficar caro para consertar e na verdade não preciso do 4x4, gostaria de saber se alguém sabe se é possível deixá-la apenas com tração traseira, já que já tem cardã e diferencial, com um custo baixo?

Caso positivo, qual seria a caixa de marchas ideal? a do Chevette?

TCHEIGOR
03/08/2015, 16:11
Apenas aproveitando o tópico, descobri uma Pampa 4x4 por um pechincha, mas já fiquei sabendo de antemão que a tração já era.

Como acredito que deve ficar caro para consertar e na verdade não preciso do 4x4, gostaria de saber se alguém sabe se é possível deixá-la apenas com tração traseira, já que já tem cardã e diferencial, com um custo baixo?

Caso positivo, qual seria a caixa de marchas ideal? a do Chevette?

A pampa 4x4 que eu conheci tinha sido colocada roda livre no eixo traseiro e em 4x2 puxava na na dianteira. Se todas forem assim (não tenho certeza) acho que não vai resolver muito pra ti pois pra tracionar atrás só com o 4x4 engatado, aí entra aquele fato de não poder andar em terrenos com aderência maior por falta de diferencial central.
Vc tem que ver o que estragou na tração (se foi na caixa ou diferencial ou sei lá) pra saber se ainda vale a pena recuperar e tentar deixar só tração traseira.
abraço

Mafu 03
03/08/2015, 16:48
Vou ver se consigo a informação.

Obrigado.

lfschmitz
03/08/2015, 19:18
Seria interessante definir quanto pretende gastar, pois podem surgir sugestões mais adequadas.

Para esse uso uma Bandeirante seria interessante. Não é um carro caro de manter e é razoavelmente ágil em terrenos ruins.

O uso de qualquer picape derivada de automóvel pequeno é seriamente limitado por questões de projeto. Se a ideia é baixo custo de aquisição e manutenção, uma Kombi picape (vulgo "tamanco") seria algo a considerar, pois tem muito mais capacidade de carga e usando pneus offroad (fáceis de achar) sobe a maioria das perambeiras.

ALVARO ANGELO
03/08/2015, 20:03
Esse valor supera um pouco o que eu espero gastar, mas ainda assim, não acho que a transmissão da Pampa aguentaria o tranco.

Sem falar que uma Pampa 4x4 em boas condições deve ser algo quase impossível de se achar.

Já tive Pampa 4x4 .
O motor é fraco. (se não me esqueci é 1.4)
A transmissão não aguenta.
Se usar 4x4 que não seja no barro, ela estoura.
Queima muito a embreagem com peso.
Se não tem o 4x4 é porque está com a transmissão dianteira.
Comprei nova e me desfiz logo do carro.

Alvaro Angelo

Mafu 03
03/08/2015, 21:40
Seria interessante definir quanto pretende gastar, pois podem surgir sugestões mais adequadas.

Para esse uso uma Bandeirante seria interessante. Não é um carro caro de manter e é razoavelmente ágil em terrenos ruins.

O uso de qualquer picape derivada de automóvel pequeno é seriamente limitado por questões de projeto. Se a ideia é baixo custo de aquisição e manutenção, uma Kombi picape (vulgo "tamanco") seria algo a considerar, pois tem muito mais capacidade de carga e usando pneus offroad (fáceis de achar) sobe a maioria das perambeiras.

Eu queria gastar no máximo uns 8 mil na pickup e isso descarta qualquer bandeirante.

Eu já pensei nessa Kombi pickup, mas elas são bem difíceis de se achar em estado pelo menos razoável nessa faixa de preço.

Em relação à Pampa, se fosse possível adaptar para ter só tração traseira, eu poderia melhorar depois a questão do motor. O original é o CHT 1.6 da Ford que realmente é fraco.

A Chevy, que seria o carro ideal, quem tem uma em bom estado pede um absurdo por ela.

Leonardo Dic
03/08/2015, 22:39
Se quer pampa com tração traseira acho o q é mais facil e robusto, é pegar uma com o diferencial traseiro e meter um AP com cambio de chevette (tem mts flanges prontas)e fazer o carda.

lfschmitz
04/08/2015, 13:13
Para esse uso, subir estradas de terra que não tenham erosões muito severas nem pedras carregando gente e bicicletas, um bom custo-benefício seria uma Opala Caravan com carretinha.

Peças baratas, carro barato (não necessariamente muito inteiro, mas rodando bem), cabe mais gente dentro do que numa Chevy ou Pampa e a carretinha - não necessariamente específica para bikes; basta um modelo bem simples, leve, compacto e relativamente barato.

O ângulo de saída é bem ruim, pois o balanço traseiro é longo. Isso pode ser melhorado usando molas para GNV com calço. Se o terreno permitir, seria mais uma opção.

Adaptar transmissão de Chevette numa Pampa ou Saveiro é perfeitamente viável, mas para ficar bom não será muito barato, pois depende de um mecânico habilidoso. Certamente o teto de R$8mil será ultrapassado.

Mafu 03
04/08/2015, 15:27
Eu chegue a pensar numa Caravan, mas usar carreta está fora de questão por causa de espaço para guardar.

Só seria viável se a Caravan fosse cortada e transformada numa pickup, mas aí eu acho que os custos seriam imprevisíveis.

lfschmitz
05/08/2015, 06:59
É uma equação difícil, pois não são muitas as opções com boa capacidade de carga, tração traseira e a um custo convidativo. Não seria viável guardar a carretinha em pé? Um modelo destinado a transportar bicicletas teria apenas uma plataforma com perfilados em U de 2,5" onde os pneus seriam encaixados, e pequenas alças de ferro para prender os tirantes. Seria bem baixa, ocupando basicamente a altura de um pneu X sua largura quando encostada numa parede; não ocupa uma área maior do que um armário de três portas. Meu voto. Obtinha pela Caravan, que carrega os mesmos 500kg da Chevy, é mais barata de adquirir e não é mais cara de manter.

a ideia de uma gaiola, citada anteriormente, esbarra em duas questões: custo e impedimento para trafegar em via pública.

lfschmitz
05/08/2015, 07:02
Ou uma Chevette Marajó. É mais compacta que a Caravan, mas bem amontoados cabem oito ocupantes por trechos curtos (e nunca em via pública, pois é multa certa...)

Troller-a-vista
05/08/2015, 07:27
eu confio no padre quevedo: Non ecxisten milagres !

lfschmitz
05/08/2015, 22:12
O negócio é garimpar. Pesquisando, encontra-se, por menos de dez mil, sim, Kombi picape e F-75 6cil 4x2 (são bem menos valorizadas que as 4x4 e atendem a necessidade nesse caso). Não será filé, claro, mas ainda me parece mais adequado do que montar uma gambitech.

http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/kombi/1-6-mi-pick-up-cs-8v-gasolina-2p-manual/2-portas/1989/14530739

http://rs.olx.com.br/regioes-de-caxias-do-sul-e-passo-fundo/veiculos/carros/ford-f-75-4x2-caixa-4-marcha-cor-laranja-35698770?xtmc=F-75&xtnp=4&xtcr=7

http://pr.olx.com.br/regiao-de-ponta-grossa-e-guarapuava/veiculos/carros/ford-f-75-4x2-64-101449666?xtmc=F-75&xtnp=4&xtcr=18

Madcow
07/02/2016, 17:38
Bom senhores,Estou planejando começar esse projeto para transformar uma misera saveiro quadrada em um carro para andar na fazenda
-caixa de chevette 5 marchas
-diferencial de chevette
-fabricar uma suspenção semi-independente do tipo duplo A ou algo do tipo (aceito sugestões)
-erguer a suspençao e por pneus maiores
-aumentar a refrigeração

alguém ai tem medidas da saveiro (ainda n possuo)
-largura do eixo
-da caixa ao eixo traseiro

preciso da ajudas de vcs

laramie
07/02/2016, 22:01
Compra uma amarok, paga 60mil a mais de uma saveiro e teras no final, uma saveiro diesel com traçao integral.

rfdex
07/02/2016, 22:37
Compra uma Chevy. Ja vem quase pronta. Dai poe um motor VW AP!

Madcow
08/02/2016, 10:50
assim caras quero desenvolver esse projeto pra aumentar meu conhecimento sobre carros aprender a soldar e uma chevy em um estado +/- sai muito caro
mas alguem ai tem a largura do diferencial do chevette? é parecido com o eixo traseiro da saveiro?

Madcow
08/02/2016, 10:53
e alguma sugestão para erguer ela?

rfdex
08/02/2016, 11:41
Cara, soldar lataria de automóvel não é algo indicado para quem não tem experiência. Sugiro que comece com um jipe ou algo assim. Por isso falei que pegar uma Chevy e alterá-la seja um primeiro passo para alguém que não tenha tanta experiência no ramo. O eixo do chevette deve ser compatível sim com a saveiro. Abraço

Madcow
08/02/2016, 12:06
vlw cara mas sera q com a caixa do chevette ela vai ter força pra puxar uns 500 kg

Madcow
08/02/2016, 12:22
https://www.youtube.com/watch?v=f4SxeRxoTy4 o cara ai fez

rfdex
08/02/2016, 14:29
vlw cara mas sera q com a caixa do chevette ela vai ter força pra puxar uns 500 kg

Com certeza mais que isso! Abraço

sallespickup
10/02/2016, 08:12
esse video matou a curiosidade do colega, esta com cambio do chevette com flange pra casas com o motor, e diferencial do chevete, alem de um angulo perfeito pra ver rsrsrsr

Madcow
10/02/2016, 19:00
é quase tudo plug and play so colocar a flange ap x caixa chevette e arrumar um geito de fazer um suporte para o 3 link do chevette e ver oq fazer com molas e amortecedores

Imperador!
10/02/2016, 20:28
Você já botou na ponta do lápis o quanto vai gastar nesse projeto? E incluindo a mão de obra?
Dificilmente irá compensar.

Em primeiro lugar que você falou que quer um carro pra andar na fazenda. Digo logo, se for so colocar a tração pra traseira e não colocar o 4x4 certamente vai ficar pior que original e vai atolar em qualquer canto.
Erguer a suspensão e colocar pneus maiores? Erguer a suspensão elimina a POUCA estabilidade que esse carro com projeto super atrasado tem. E colocar pneus maiores vai sacrificar tanto desempenho como aumentar o consumo, sem falar que vai forçar todo o conjunto de rolamentos, cardã, homocinéticas...
Acho que a única coisa realista no seu projeto é melhorar o ar condicionado, se é isso que quis dizer com melhorar a refrigeração...

Compra uma S10 4x4 diesel 2011 por uns 40.000 e pode fazer tudo isso que você quer. Sai mais fácil, mais barato (incluindo a manutenção extra) e o melhor NÃO QUEBRA.

Madcow
10/02/2016, 21:38
Cara assim meu vizinho tem uma saveiro bem antiga parace ser bx(tomara que não) ele quer uma mereca pois ta meio ruimzinha de lata mas vai apenas uma flange que sai uns 200 reais no ferro velho acho um diferencial e uma caixa por uns 500 ai so a mao de obra e mais umas coizinhas n sai tao caro n

rfdex
10/02/2016, 22:50
Mete bronca, abre um topico aqui e poe as fotos da empreitada!

Madcow
11/02/2016, 08:16
aqui vou pagar uns 80 numa s10 dessas, e n preciso de estabilidade pq é apenas pra andar na beira do mato com pneus grandes vai sacrificar o desempenho mas vai melhorar a aderência e patinando menos n atola

obs: bela Ranger

Arildo MT
11/02/2016, 11:42
Eu não faria, o resultado pode ser oposto ao que espera, mas se esta afim e pode fazer, mete bronca, a decisão é sua o dinheiro tambem.

Múcio Luiz
11/02/2016, 16:13
Você já botou na ponta do lápis o quanto vai gastar nesse projeto? E incluindo a mão de obra?
Dificilmente irá compensar.

Rapaz, não querendo te desencorajar, mas tentando colocar teus pés no chão, por 14 pila vc pega s10 1995-1998 +/- inteira e muito mais confiável que essa Saveiro frankstein. E se vc colocar uns pneus recapados (vj 910 talvez) já ajuda bastante.

Por exemplo:

http://rs.olx.com.br/regioes-de-santa-maria-uruguaiana-e-cruz-alta/veiculos/carros/gm-chevrolet-s10-153271173

http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-734946003-chevrolet-s10-1998-_JM

[]s!

EduQxQ
02/03/2016, 16:54
aqui vou pagar uns 80 numa s10 dessas, e n preciso de estabilidade pq é apenas pra andar na beira do mato com pneus grandes vai sacrificar o desempenho mas vai melhorar a aderência e patinando menos n atola

obs: bela Ranger

MadCow,
Gostei do teu projeto.
Negócio é por as mãos na graxa e ver o resultado.
Se não ficar 100%, ótimo, vais poder fuçar muito ainda na Saveiro.
Uma dica, aproveita e deixa a tração dianteira também, ficando com uma Saveiro 4x4.
Mete bronca e seja feliz!

Um abraço,
Edu

djjoinville
10/08/2018, 00:41
Ola pessoal, estou vendo o post, e tambem estou querendo dicas , tenho uma saveiro um frankstein ... saveiro 2011 transformada em uma cross 2018 e estou colocando tração traseira, para uso em ´´drift e manobras´´ ..vou precisar de dicas ..logo posto fotos ..qual seria a melhor opção para fazer, aproveitando o motor original, seria colocar o cambio do chevente adaptado com com flange no motor 1.6 é isso...chevete por 1500 reais aqui tem de monte

willslaq
25/10/2024, 11:30
Fala pessoal, sou novo no fórum, me desculpem se o tópico for errado, ainda estou aprendendo a mexer aqui.

Eu possuo uma saveiro G6 e gostaria de tentar adaptar um 4x4 nela, se puderem me dar ideias e dicas de como prosseguir, o que eu comecei pensando é se seria possível adaptar o 4x4 da Pampa.