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Ver Versão Completa : Possível problema no cabeçote dos motores Pentastar 3.6 (Ticking Pentastar Head Issue



Valen
14/08/2012, 23:07
Boa noite pessoal.
O motivo deste post é apenas para ficarmos atentos e exigirmos nossos direitos caso um de nossos Jeeps forem afetados pelo problema descrito abaixo.

Em dois fóruns americanos, JKOwners.com e Jeep Wrangler Forum, há várias páginas com os tópicos relacionados a um barulho no lado esquerdo do motor. Eles chamam de "TICK". Até aí tudo bem, poderia ser apenas uma característica dos motores, porém, comecei a me preocupar quando várias pessoas tiveram os cabeçotes do lado esquerdo trocados na garantia pelas concessionárias.

A princípio eles foram trocados por um com as letras AA no número de série, porém, as últimas trocas foram realizadas por um com as letras AB. Este último seria uma versão "Reforçada".

Um dos usuários inclusive postou dois vídeos, antes e depois, onde é possível perceber a diferença após a troca. Update on ticking Pentastar..new head... - Page 14 - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/update-on-ticking-pentastar-new-head-137608-14.html)

Entre os usuários que tiveram o cabeçote esquerdo trocado, alguns, além do barulho, tiveram a luz indicativa de mau funcionamento no motor (MIL) acesa. Nestes casos, a primeira visita à css lhes foram dito que o barulho era normal, e ressetaram o computador (MIL). Os códigos apresentados eram o p300, p306, p304 e p302, que indicam falhas nos cilindros. Os códigos podem ser consultados aqui: Jeep Parts, Jeep Accessories & Jeep Soft Tops From The Jeep Parts Experts - Quadratec (http://www.quadratec.com/jeep_knowledgebase/article-139.htm). Passados alguns dias e milhas, a luz (MIL) voltou a acender, e nestes casos os técnicos contataram a chrysler, e foram instruídos a trocar o cabeçote esquerdo.

Uma dica, para ver se há algum código armazenado no Jeep, basta girar a chave entre off e on durante três vezes rapidamente e parar em on(off->onn, off->on e off->on). No odômetro vai aparecer uma seguência de traços, e se não houver nenhum código, após certo tempo aparece a descrição "--done--". As intruções podem ser seguidas aqui: Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Diagnostic Trouble Codes DTC How to Check Them (http://project-jk.com/jeep-jk-write-ups/jeep-jk-wrangler-diagnostic-trouble-codes-dtc-how-to-check-them-what-they-mean)

Já entre os usuários que só detectaram o barulho, a troca do cabeçote foi mais penosa, uma vez que as css só queriam efetuar a troca após a (MIL) estar acesa.

Um dos usuários do fórum JKOwners, organizou uma planilha para compilar os dados de forma sintética:
Link do fórum:possible problems with some 3.6 pentastar engines - Page 69 (http://www.jk-forum.com/stock-jk-tech-12/possible-problems-some-3-6-pentastar-engines-227770/page69/)
Link da planilha (Google Docs): https://docs.google.com/spreadsheet/...Ep4dXBmb3ZKeFE (https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjXD41kGK5mndERFUjIwRGtYRDdWbEp4dXBmb3ZKe FE)

Até houve uma tentativa de identificar os jeeps afetados através da data de fabricação, porém até os Jeeps mais novos, produzidos neste ano, estão apresentando o problema.

Abaixo segue a imagem do adesivo fixado na porta do motorista, onde é possível identificar a data de fabricação (Date Of MFR 8-11 x) Agosto de 2011 no meu caso, bem como o MDH - Month, Day e hour, no meu caso, 081918, ou seja, dia 19 de agosto, às 18Hs.

Esses campos estão marcados em vermelho:

364602

O que mais preocupa ainda é o artigo publicado no último dia 13 onde a chrysler começa a se posicionar: http://www.autonews.com/article/20120813/RETAIL07/308139957/1147

A Chrysler não quer que o problema seja divulgado, pois apostou tudo neste motor.
O problema existe e é real. Ainda não há uma forma de identificar quais motores foram atingidos, pois não há recalls e nem mesmo TSBs (technical service bulletins) relacionadas ao assunto.

Andei pesquisando em uma css e também com o atendimento da Jeep. Na css, um consultor disse que "já ouviu ou leu alguma coisa, mas que na américa do sul não havia relatos do problema". No atendimento da Jeep, não há recalls. Aí é que mora o perigo, nem os americanos tem o recall, porém estão sendo atendidos.

O meu apelo aqui é para todos que tenham o JK com este novo motor fiquem atentos, pois, se um de nós precisar de um reparo destes aqui, acredito que teremos muita dor de cabeça. Vamos nos manter informados.

Pessoal, sem desespero. Descobri tudo isso porque tenho o hábito de ler os fóruns americanos. Isso tudo é a título de informação.

Isto não muda em nada a minha relação com o JKU. Cada Kilômetro rodado é uma nova alegria. Realmente este mundo off-road é um estilo de vida, e me pegou pra valer, mesmo que eu seja trilheiro de shopping :P

R.Becker
14/08/2012, 23:48
Mas esse problema tem aparecido em outros veículos da família com esse 3.6 pentastar?

pcrescenti
15/08/2012, 10:19
Vou hoje mesmo abrir o capo, e ver se noto algum barulho parecido!

quero nem ver aqui no BR como vai ser a posicao das css em relacao a isso....

Valen
15/08/2012, 23:14
Fala Becker,

tem sim, porém, como no Jeep o motor é mais esforçado, talvez seja aí a razão de aparecer primeiro nele. Mas lá fora já tem relatos de outros carros equipados com este motor.


Mas esse problema tem aparecido em outros veículos da família com esse 3.6 pentastar?

Valen
15/08/2012, 23:15
Fala Pedro, tudo bem?

não se desespera não... Este artigo é só para ficarmos atualizados. Afinal de contas temos nossa garantia de 3 anos... hehehe


Vou hoje mesmo abrir o capo, e ver se noto algum barulho parecido!

quero nem ver aqui no BR como vai ser a posicao das css em relacao a isso....

desativado
09/06/2015, 22:16
Amigo tenho um JK 2012 e está apresentando exatamente este problema.
Barulho anormal ainda não tem mais a luz de mau funcionamento está acesa direto.
Apareceu inicialmente com 25 mil Km e na css deram o reset.
Agora com 26 mil Km voltou a ascender novamente.
Estou levando o carro lá e posto a posição da css para vocês.

dudarj
12/06/2015, 12:23
Amigo tenho um JK 2012 e está apresentando exatamente este problema.
Barulho anormal ainda não tem mais a luz de mau funcionamento está acesa direto.
Apareceu inicialmente com 25 mil Km e na css deram o reset.
Agora com 26 mil Km voltou a ascender novamente.
Estou levando o carro lá e posto a posição da css para vocês.


A Jeep Brasil está trocando os cabeçotes que apresentam esse problema aqui também. Alguns do fórum já efetuaram a troca sem custo. Entrar em contato com o SAC pode ajudar.

Giuberto
13/06/2015, 14:40
Sugiro que por precaução façam um grupo no whatsapp ou por email por precaução, como feito com os Trollers 3.2 TGV.
Recorram as revistas especializadas se necessário para dar visibilidade ao caso.

Saulo Peitudo
13/06/2015, 16:37
Depois do meu trauma com o motor 3.2 TGV do troller, não mereço isso. Mexer em cabeçote!?
Valvulas de admissão e escapamento, eixo de comando de válvulas, guias de válvulas, retentores de haste de válvulas, etc, etc


Impossível não ter tido péssimas consequências! Preferia ter trocado ECU, bicos injetores, chicotes, turbinas, mas jamais mexer no cabeçote! Espero que aqui na turma do JEEP não tenha turma dos azedos defendendo essa marca irresponsável!

mvcmartins
19/06/2015, 12:56
Estao tentando ressuscitar um tópico de 2012 sem conhecimento de causa.O que motivou este tópico?Se querem comentar sem fazer gracinha favor leiam as 87paginas do tópico no forum americano,link acima.Essa foi uma falha pontual,nos jeeps de 2012 e nos que tiveram o cabeçote fornecido pelo méxico,alguns alegaram falha de projeto devido ao sistema de refrigeração estar posicionado próximo ao cabeçote como diz no forum gringo.So que nas outras viaturas,como a cherokee,que utiliza o mesmo motor,não houve relatos deste problema.Algumas queixas de abordagem tanto de vendedores como de técnicos geraram polêmica naquela época e todos os cabeçotes defeituosos foram trocados,dentro e fora de garantia,quando se comprovava que era este exato problema pontual restrito as viaturas de 2012.Sem mais.

dudarj
20/06/2015, 09:58
A diferenca da Jeep eh que o problema foi verificado e estao resolvendo. No caso da troller, a solucao eh vender o carro... Lamentavel.

desativado
02/07/2015, 22:03
Obrigado pela dica parceiro, pois a css aqui de Maceió está se negando a resolver o problema na garantia, pois, tinha perdido uma revisão por data.
Estou entrando em contato com o SAC pra resolver, pois o orçamento que me apresentaram foi de 10 milhas.
O diagnóstico realmente foi cabeçote esquerdo e a solução é a substituição do mesmo.
Conto o final da história na próxima postagem.

desativado
30/07/2015, 11:30
Problema resolvido, a Jeep fez o serviço em cortesia e substituiu o cabeçote esquerdo.
Carro com funcionamento normal, agora é rodar e ver se não aparece novamente o problema.

samucace
30/07/2015, 12:20
Problema resolvido, a Jeep fez o serviço em cortesia e substituiu o cabeçote esquerdo.
Carro com funcionamento normal, agora é rodar e ver se não aparece novamente o problema.

Que bom! Boa sorte! Espero que tenha sido resolvido!