Valen
14/08/2012, 23:07
Boa noite pessoal.
O motivo deste post é apenas para ficarmos atentos e exigirmos nossos direitos caso um de nossos Jeeps forem afetados pelo problema descrito abaixo.
Em dois fóruns americanos, JKOwners.com e Jeep Wrangler Forum, há várias páginas com os tópicos relacionados a um barulho no lado esquerdo do motor. Eles chamam de "TICK". Até aí tudo bem, poderia ser apenas uma característica dos motores, porém, comecei a me preocupar quando várias pessoas tiveram os cabeçotes do lado esquerdo trocados na garantia pelas concessionárias.
A princípio eles foram trocados por um com as letras AA no número de série, porém, as últimas trocas foram realizadas por um com as letras AB. Este último seria uma versão "Reforçada".
Um dos usuários inclusive postou dois vídeos, antes e depois, onde é possível perceber a diferença após a troca. Update on ticking Pentastar..new head... - Page 14 - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/update-on-ticking-pentastar-new-head-137608-14.html)
Entre os usuários que tiveram o cabeçote esquerdo trocado, alguns, além do barulho, tiveram a luz indicativa de mau funcionamento no motor (MIL) acesa. Nestes casos, a primeira visita à css lhes foram dito que o barulho era normal, e ressetaram o computador (MIL). Os códigos apresentados eram o p300, p306, p304 e p302, que indicam falhas nos cilindros. Os códigos podem ser consultados aqui: Jeep Parts, Jeep Accessories & Jeep Soft Tops From The Jeep Parts Experts - Quadratec (http://www.quadratec.com/jeep_knowledgebase/article-139.htm). Passados alguns dias e milhas, a luz (MIL) voltou a acender, e nestes casos os técnicos contataram a chrysler, e foram instruídos a trocar o cabeçote esquerdo.
Uma dica, para ver se há algum código armazenado no Jeep, basta girar a chave entre off e on durante três vezes rapidamente e parar em on(off->onn, off->on e off->on). No odômetro vai aparecer uma seguência de traços, e se não houver nenhum código, após certo tempo aparece a descrição "--done--". As intruções podem ser seguidas aqui: Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Diagnostic Trouble Codes DTC How to Check Them (http://project-jk.com/jeep-jk-write-ups/jeep-jk-wrangler-diagnostic-trouble-codes-dtc-how-to-check-them-what-they-mean)
Já entre os usuários que só detectaram o barulho, a troca do cabeçote foi mais penosa, uma vez que as css só queriam efetuar a troca após a (MIL) estar acesa.
Um dos usuários do fórum JKOwners, organizou uma planilha para compilar os dados de forma sintética:
Link do fórum:possible problems with some 3.6 pentastar engines - Page 69 (http://www.jk-forum.com/stock-jk-tech-12/possible-problems-some-3-6-pentastar-engines-227770/page69/)
Link da planilha (Google Docs): https://docs.google.com/spreadsheet/...Ep4dXBmb3ZKeFE (https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjXD41kGK5mndERFUjIwRGtYRDdWbEp4dXBmb3ZKe FE)
Até houve uma tentativa de identificar os jeeps afetados através da data de fabricação, porém até os Jeeps mais novos, produzidos neste ano, estão apresentando o problema.
Abaixo segue a imagem do adesivo fixado na porta do motorista, onde é possível identificar a data de fabricação (Date Of MFR 8-11 x) Agosto de 2011 no meu caso, bem como o MDH - Month, Day e hour, no meu caso, 081918, ou seja, dia 19 de agosto, às 18Hs.
Esses campos estão marcados em vermelho:
364602
O que mais preocupa ainda é o artigo publicado no último dia 13 onde a chrysler começa a se posicionar: http://www.autonews.com/article/20120813/RETAIL07/308139957/1147
A Chrysler não quer que o problema seja divulgado, pois apostou tudo neste motor.
O problema existe e é real. Ainda não há uma forma de identificar quais motores foram atingidos, pois não há recalls e nem mesmo TSBs (technical service bulletins) relacionadas ao assunto.
Andei pesquisando em uma css e também com o atendimento da Jeep. Na css, um consultor disse que "já ouviu ou leu alguma coisa, mas que na américa do sul não havia relatos do problema". No atendimento da Jeep, não há recalls. Aí é que mora o perigo, nem os americanos tem o recall, porém estão sendo atendidos.
O meu apelo aqui é para todos que tenham o JK com este novo motor fiquem atentos, pois, se um de nós precisar de um reparo destes aqui, acredito que teremos muita dor de cabeça. Vamos nos manter informados.
Pessoal, sem desespero. Descobri tudo isso porque tenho o hábito de ler os fóruns americanos. Isso tudo é a título de informação.
Isto não muda em nada a minha relação com o JKU. Cada Kilômetro rodado é uma nova alegria. Realmente este mundo off-road é um estilo de vida, e me pegou pra valer, mesmo que eu seja trilheiro de shopping :P
O motivo deste post é apenas para ficarmos atentos e exigirmos nossos direitos caso um de nossos Jeeps forem afetados pelo problema descrito abaixo.
Em dois fóruns americanos, JKOwners.com e Jeep Wrangler Forum, há várias páginas com os tópicos relacionados a um barulho no lado esquerdo do motor. Eles chamam de "TICK". Até aí tudo bem, poderia ser apenas uma característica dos motores, porém, comecei a me preocupar quando várias pessoas tiveram os cabeçotes do lado esquerdo trocados na garantia pelas concessionárias.
A princípio eles foram trocados por um com as letras AA no número de série, porém, as últimas trocas foram realizadas por um com as letras AB. Este último seria uma versão "Reforçada".
Um dos usuários inclusive postou dois vídeos, antes e depois, onde é possível perceber a diferença após a troca. Update on ticking Pentastar..new head... - Page 14 - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/update-on-ticking-pentastar-new-head-137608-14.html)
Entre os usuários que tiveram o cabeçote esquerdo trocado, alguns, além do barulho, tiveram a luz indicativa de mau funcionamento no motor (MIL) acesa. Nestes casos, a primeira visita à css lhes foram dito que o barulho era normal, e ressetaram o computador (MIL). Os códigos apresentados eram o p300, p306, p304 e p302, que indicam falhas nos cilindros. Os códigos podem ser consultados aqui: Jeep Parts, Jeep Accessories & Jeep Soft Tops From The Jeep Parts Experts - Quadratec (http://www.quadratec.com/jeep_knowledgebase/article-139.htm). Passados alguns dias e milhas, a luz (MIL) voltou a acender, e nestes casos os técnicos contataram a chrysler, e foram instruídos a trocar o cabeçote esquerdo.
Uma dica, para ver se há algum código armazenado no Jeep, basta girar a chave entre off e on durante três vezes rapidamente e parar em on(off->onn, off->on e off->on). No odômetro vai aparecer uma seguência de traços, e se não houver nenhum código, após certo tempo aparece a descrição "--done--". As intruções podem ser seguidas aqui: Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Diagnostic Trouble Codes DTC How to Check Them (http://project-jk.com/jeep-jk-write-ups/jeep-jk-wrangler-diagnostic-trouble-codes-dtc-how-to-check-them-what-they-mean)
Já entre os usuários que só detectaram o barulho, a troca do cabeçote foi mais penosa, uma vez que as css só queriam efetuar a troca após a (MIL) estar acesa.
Um dos usuários do fórum JKOwners, organizou uma planilha para compilar os dados de forma sintética:
Link do fórum:possible problems with some 3.6 pentastar engines - Page 69 (http://www.jk-forum.com/stock-jk-tech-12/possible-problems-some-3-6-pentastar-engines-227770/page69/)
Link da planilha (Google Docs): https://docs.google.com/spreadsheet/...Ep4dXBmb3ZKeFE (https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjXD41kGK5mndERFUjIwRGtYRDdWbEp4dXBmb3ZKe FE)
Até houve uma tentativa de identificar os jeeps afetados através da data de fabricação, porém até os Jeeps mais novos, produzidos neste ano, estão apresentando o problema.
Abaixo segue a imagem do adesivo fixado na porta do motorista, onde é possível identificar a data de fabricação (Date Of MFR 8-11 x) Agosto de 2011 no meu caso, bem como o MDH - Month, Day e hour, no meu caso, 081918, ou seja, dia 19 de agosto, às 18Hs.
Esses campos estão marcados em vermelho:
364602
O que mais preocupa ainda é o artigo publicado no último dia 13 onde a chrysler começa a se posicionar: http://www.autonews.com/article/20120813/RETAIL07/308139957/1147
A Chrysler não quer que o problema seja divulgado, pois apostou tudo neste motor.
O problema existe e é real. Ainda não há uma forma de identificar quais motores foram atingidos, pois não há recalls e nem mesmo TSBs (technical service bulletins) relacionadas ao assunto.
Andei pesquisando em uma css e também com o atendimento da Jeep. Na css, um consultor disse que "já ouviu ou leu alguma coisa, mas que na américa do sul não havia relatos do problema". No atendimento da Jeep, não há recalls. Aí é que mora o perigo, nem os americanos tem o recall, porém estão sendo atendidos.
O meu apelo aqui é para todos que tenham o JK com este novo motor fiquem atentos, pois, se um de nós precisar de um reparo destes aqui, acredito que teremos muita dor de cabeça. Vamos nos manter informados.
Pessoal, sem desespero. Descobri tudo isso porque tenho o hábito de ler os fóruns americanos. Isso tudo é a título de informação.
Isto não muda em nada a minha relação com o JKU. Cada Kilômetro rodado é uma nova alegria. Realmente este mundo off-road é um estilo de vida, e me pegou pra valer, mesmo que eu seja trilheiro de shopping :P