PDA

Ver Versão Completa : SHIMMY NA BAND



wilson ghetti
12/08/2005, 21:12
Boas à todos, um amigo está com o problema descrito, vamos lá, a Toy dele é curta capota de aço ano 99- 70.000 Kms. originais, estava com pneus e rodas aro 16(235x85x16), e ele substitui por 33" aro 15, tala 8", pois bem, ele já verificou os rolamentos, os terminais de direção, amortecedor de direção, alinhamento,balanceamento e o danado do SHIMMY continua, será que alguns de vcs. pode ajudar a decifrar esse problema, há, os pneus são General e as rodas são Mangels, todas zeradas, fico no aguardo de suas sugestões, um grande abraço à todos, e agradeço antecipadamente.....

cristiano
12/08/2005, 21:51
Folga no volante ? Jumelos originais ?

Essa maquinas de alinhamento normais nao verificam, ao menos por aqui, mas no alinhamento otico eu verifiquei que minha Band tinha uma roda mais adiantada que a outra, no mesmo eixo... mandei numa loja especializada e o problema resolveu.

wilson ghetti
12/08/2005, 22:10
Olá Cristiano, os jumelos são mais altos, e a caixa de direção é nova sem folga, amanhã ele vai levar para inverter as rodas e tbem verificar o alinhamento nessas maquinas óticas, valeu, depois eu passo o novo relato, obrigad e fico no aguardo de mais sugestões...

cristiano
13/08/2005, 21:33
Verifique se foi colocada cunhas no feixe de mola, por causa do jumelo mais alto, porque a sua configuração é a mesma da minha, coloquei as cunhas e consegui acertar o cáster, mas está no limite... segundo o alinhador.

wilson ghetti
14/08/2005, 10:56
Vou verificar mais essa sua dica, mais uma vez muito obrigado...

Nando
14/08/2005, 17:02
Pode ser tb o balanceamento do cardan, se estiver fora treme tudo.

wilson ghetti
14/08/2005, 22:35
O Nando obrigado pela dica, mas com os pneus originais nada ocorria, somente com os 33, mesmo assim muito obrigado...

Nando
15/08/2005, 10:36
Quando vc coloca os Jumelos maiores o angulo que o cardan trabalha é significamente alterado, principalmente nas Bands Curtas que tem um cardan que parece um cotoco. Isso pode acarretar em muita vibração em diferentes velocidades. A que velocidade vc percebe a vibração? Ela é restrita as rodas da frente ou no carro inteiro?

wilson ghetti
15/08/2005, 20:17
Fernando,

Ela vibra entre 70 e 80 Kms/h, e somente nas rodas dianteiras, tô no aguardo, obrigado...

Nando
16/08/2005, 17:18
Pelo que vc diz me parece realmente que é balanceamento de pneus. Esses pneus MT precisam de muito chumbo e as vezes quem balanceia não está muito acostumado.

julianor
16/08/2005, 20:15
Fernando,

Ela vibra entre 70 e 80 Kms/h, e somente nas rodas dianteiras, tô no aguardo, obrigado...

Wilson:

Quando vc trocou os pneus, mexeu no angulo do diferencial ?

Em caso positivo pode ser este o problema.

Em caso negativo continuamos a pensar... :pensativo:

Diego Durigon
16/08/2005, 20:41
Pelo que vc diz me parece realmente que é balanceamento de pneus. Esses pneus MT precisam de muito chumbo e as vezes quem balanceia não está muito acostumado.

Que eu saiba, esse problema de balanceamento acontece em pneus diagonais...


Isso parece ser caster... :pensativo: Wilson dá uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=469&
Embora a band possua jumelos maiores, não apresentou nada...

Juliano sua band tem high steer? E a tremedeira :lol:, tem junta CV?
Aliás, parabéns :palmas:

[]'s

julianor
17/08/2005, 11:20
Pelo que vc diz me parece realmente que é balanceamento de pneus. Esses pneus MT precisam de muito chumbo e as vezes quem balanceia não está muito acostumado.

Que eu saiba, esse problema de balanceamento acontece em pneus diagonais...


Isso parece ser caster... :pensativo: Wilson dá uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=469&
Embora a band possua jumelos maiores, não apresentou nada...

Juliano sua band tem high steer? E a tremedeira :lol:, tem junta CV?
Aliás, parabéns :palmas:

[]'s

Diego:

Não tem high steer. Porém não treme nada.

Estamos trocando o cardan dela por outro..mas ainda não optamos pela junta CV por não achar necessário até o momento.

Só que usamos ela apenas em trilhas. Sendo assim não rodamos com velocidades altas e muito menos no asfalto (também pelo pneus e bloqueio do diferencial).

Marcelo R. A. da Cunha
10/05/2006, 16:38
Alguem sabe qual é o caster correto da Toyota Band??