Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção em T-case F250

k1rafael
13/08/2012, 21:55
Ola amigos,

Tenho uma F-250 4x4, e comecei a perceber um som metálico quando por exemplo saio de uma lombada de 3. Acontece q andando normalmente não noto esse barulho,(lembrando que não e aquela vibração de quem tenta sair com o motor com baixo rpm),

Moro em Mairiporã e levei o carro em duas empresas que trabalham com cardã, na primeira o cara só olhou e deu o diagnostico (580 reais) troca de cruzetas e outras coisinhas, fui em uma outra loja em guarulhos Guaru Cardã e lá eu acho q fui mais bem atendido, ergueram o diferencial traseiro e colocamos o carro para funcionar, o mecânico não notou nenhum problema com o cardã, mais com o carro ainda no alto, saindo de 5 ele percebeu uma vibração e o som metálico vindo da flange da saída do diferencial traseiro da t-case.

Alguém já passou por isso?

Quem indica um mecânico de confiança em SP? (concessionaria eu conheço, mas não confio)

desde já agradeço a ajuda de todos,

um abraço,

dudu83
14/08/2012, 01:00
primeiro troca o óleo da ct... qual a quilometragem da picape?

k1rafael
14/08/2012, 08:27
Posso tentar trocar o oleo, ele tem 120mil km, mas acho q o rolamento q tem na flange esta com folga, gostaria de tentar trocar esse rolamento.

Valeu.

pilotothiago
14/08/2012, 23:11
Posso tentar trocar o oleo, ele tem 120mil km, mas acho q o rolamento q tem na flange esta com folga, gostaria de tentar trocar esse rolamento.

Valeu.

Mas amigo tem 120 mkm e voce nunca trocou o oleo (CT e Diferencial) ??? Ou voce ja comprou a mesma usada ??? Tentar fazer o que o Dudu disse que talvez venha a resolver em partes seu problema...

Alessandro,
15/08/2012, 08:31
Leve a um mecânico e certifique-se se o problema é interno na caixa, como rolamentos.
Sabendo disso, se vc tiver alguma manha com mecânica, faça o trampo!
Eu fiz com ajuda de alguns tópico aqui no forum. É trabalhoso, mas em compensação poupa uma grana. Gastei 280 reais, trocando o filtro da bomba, dois rolamentos, duas travas de polia e os 4 retentores. As travas e retentores foi pra aproveitar que a caixa estava aberta.

dudu83
15/08/2012, 19:13
so acho uma kilometragem muito baixa pra estar mexendo em rolamento...

k1rafael
15/08/2012, 21:12
Bem, hj eu entrei debaixo do carro....kkkk

Soltei o cardã traseiro, desengatei o carro e fiquei procurando folga na t-case, tem alguma folga mas acho muito pouca para ser anormal, a unica coisa q faz barulho e a corrente. Montei tudo e fui testar andando, perto de casa tem uma ladeira suave e lá achei o melhor ponto para tentar achar a forma que o carro faz mas o barulho e notei q quando subo com o carro em 4x4 não faz o barulho.

Gostaria de perguntar aos amigos:
quando o carro esta em 4x2, as rodas dianteiras soltas(roda-livre) e o carro andando, a corrente da t-case fica rodando ou parada?

Pergunto isso pois se ficar rodando eu acho q o barulho vem da corrente, que por estar sem a carga do diferencial dianteiro, e deve estar um pouco mais folgada q a original faz o barulho.

Abraço e muito obrigado a todos...

Ramon Pires
17/08/2012, 16:31
Na minha opinião, pra começar, torque o óleo, se tiver cheio de farelo de aluminio, tem q abrir... se tiver limpo o óleo, o problema nao é na CT. Sera q vc nao tava andando com as rodas livres engatadas, ai todo o sistema fica girando, as vezes alguem pode ter girado a chave e vc nem viu e começou a fazer esse barulho... 120.000 nao é nada pra esse sistema... Deve ser outra coisa.

Edintruder
18/08/2012, 18:29
em 4x2 com as RL desligadas a corrente fica parada. Não vai na pilha de trocar corrente que ela dura tanto quanto qualquer engrenagem. isso ´´e diagnóstico furado de merdânico. Faz o que o Ramon sugeriu, troca o ôleo e vê o estado dele. ède ser muita coisa, mas começa sempre pelas cruzetas mesmo.

k1rafael
21/08/2012, 19:19
Bem, fui a troca de óleo, troquei o óleo da tcase pelos originais, coloquei o óleo velho dentro de uma garrafa de refri e faltou um pouco par os 2 litros, naum tem nada no óleo.

O barulho naum mudou...

preciso de uma indicação de um mecânico que conheça essa t-case.
Muito obrigado a todos,....

pilotothiago
05/09/2012, 14:27
Amigos vi uma coisa ontem que me assustei demais, tenho um amigo que tem uma empresa de Guincho, e ele recebeu um chamado para ir rebocar uma F-250 2007 CS 4x4 que tinha estragado o cambio, mas ao chegar ao local na verdade ela tinha estourado a CT, que a corrente ficou pendurada, detalhe a caminhonete é unico dono, o mesmo estava a 130 km/h e parou imediatamente com ela na posiçao neutra, e o mesmo nao tem costuma de usar a traçao...

Vou postar a foto que tirei e voces veem o que acham...

pilotothiago
05/09/2012, 14:30
368876

Pessoal mandando outro post porque nao dei conta de postar junto com o texto..Olhem a imagem...

Ramon Pires
05/09/2012, 21:36
Tinha que pedi a receita p cara pra sabe como ele fez aquilo!! Deve ter andado ligado em alta ou coisa parecida pra estourar daquele jeito... nao da p ve se arrebentou a corrente mas axo q nao pq ela que quebrou a caixa...

dalmolin
05/09/2012, 21:58
eu vi um caso desses a uns 2 anos , parece que a vibraçao faz entrar 4x4 reduzido com o trem andando....

nao lembro bem , mas era uma coisa assim , entrava 4x4 reduzido com a camionete andando e arrebentava tudo.

Daniel.Shimomoto
05/09/2012, 22:14
Estouro nada mau da T-Case....

Interessante, honestamente nunca tinha ouvido qualquer relato de estouro como esse. Não a ponto de abrir a carcaça.

Abraços

pilotothiago
05/09/2012, 22:36
Vou falar, o sujeito que teve este problema nao é pessoa de esmerilhar carro, ele é um cara de uns 40 anos e nao tem nada de playboy, parece ter sido algo deste jeito citado de vibraçao mesmo, porque ele estava na BR que liga Brasilia a Anapolis...

Esta brincadeira vai ficar carinha $$$$ viu, amanha tenho que ir na Ford pegar um retrovisor da minha brutona que quebrou, e vou dar uma assuntada nesta Bruta que esta la na ford para arrumar...

Daniel.Shimomoto
06/09/2012, 07:57
Vou falar, o sujeito que teve este problema nao é pessoa de esmerilhar carro, ele é um cara de uns 40 anos e nao tem nada de playboy, parece ter sido algo deste jeito citado de vibraçao mesmo, porque ele estava na BR que liga Brasilia a Anapolis...

Esta brincadeira vai ficar carinha $$$$ viu, amanha tenho que ir na Ford pegar um retrovisor da minha brutona que quebrou, e vou dar uma assuntada nesta Bruta que esta la na ford para arrumar...

Thiago;

Conheço a Rodovia Anapolis/Brasilia e sei que é uma rodovia excelente, comparável com as melhores rodovias do estado de São Paulo, e com a vantagem de não ter pedágio.

Deve ser algum tipo de vibração ou mal funcionamento.

Abraços

Ilton007
11/09/2012, 18:35
Aproveitando que o pessoal falou em trocar o óleo... Comprei recentemente uma F250 - 2009 - 4x4 A primeira coisa que fiz foi trocar o óleo do motor e o filtro.

Qual óleo mais tenho que ver pra trocar?

Apesar do antigo dono ter feito a revisão na consecionária (eu duvido muito), eu penso em trocar todosos lubrificantes e filtros pra não ter dor de cabeça.

Obs.: tem 83.000 Km.

abraços
Ilton Filho

paulorl
11/09/2012, 19:28
Aproveitando que o pessoal falou em trocar o óleo... Comprei recentemente uma F250 - 2009 - 4x4 A primeira coisa que fiz foi trocar o óleo do motor e o filtro.

Qual óleo mais tenho que ver pra trocar?

Apesar do antigo dono ter feito a revisão na consecionária (eu duvido muito), eu penso em trocar todosos lubrificantes e filtros pra não ter dor de cabeça.

Obs.: tem 83.000 Km.

abraços
Ilton Filho

Amigo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85141-troca-de-oleos-ranger-topico-definitivo.html

Apesar de ser para ranger, vai servir para sua F250. Em todo caso, consulte o manual do proprietário para verificar a cada quantos Km vc deve trocar, assim vc se programa direitinho e evita problemas!

Abraços!

Ilton007
12/09/2012, 15:57
Valeu pela pelo tópico! Sempre tive uma dificuldade em usar a área de pesquisa aqui do forum...

Valeu mesmo
Abraço
Ilton Filho

Daniel.Shimomoto
13/09/2012, 01:02
Amigo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85141-troca-de-oleos-ranger-topico-definitivo.html

Apesar de ser para ranger, vai servir para sua F250. Em todo caso, consulte o manual do proprietário para verificar a cada quantos Km vc deve trocar, assim vc se programa direitinho e evita problemas!

Abraços!

Valeu pela pelo tópico! Sempre tive uma dificuldade em usar a área de pesquisa aqui do forum...

Valeu mesmo
Abraço
Ilton Filho

Ilton007 e Paulo Lange;

Desculpa questionar a resposta, Paulo, mas Não FAÇA ISSO! Não tome a Ranger por base para saber os lubrificantes da F-250

Não tenho neste exato instante a versão digital do manual da F-250 mas não leve por base a Ranger pois os modelos de transmissão e caixa de transferencia são completamente diferentes.

O uso do lubrificante incorreto pode acabar detonando o cambio e a CT. Por exemplo, não sei se a transmissão da ZF da 250 utiliza lubrificante SAE 90 ou ATF DEXRON III.

Não tome a Ranger por base, ou qualquer outra picape.

Amanhã estarei em casa e ai posto a tabela da 250.

Abraços

Jera
13/09/2012, 16:29
Estouro nada mau da T-Case....

Interessante, honestamente nunca tinha ouvido qualquer relato de estouro como esse. Não a ponto de abrir a carcaça.

Abraços

fala daniel!

eu já ví uma CT da Ranger arrebentada desse mesmo jeito! Partiu a carcaça e até o eixo que tem dentro dela! Ví com meus próprios olhos os pedaços da CT!
o motivo foi que o cara engatou a tração sem querer a mais de 130km/h, estava na pista que vai pra anapolis tb.....o preju ficou em +- 7mil.

Daniel.Shimomoto
14/09/2012, 01:05
Lubrificantes F-250:

Cambio ZF 5S-420 - Lubrificante SAE 80W90 API GL-5 (TOTALMENTE DIFERENTE DA RANGER!!!!! CUIDADO!!!!!)

Caixa de Transferencia - Lubrificante ATF espec. DEXRON III ou superior.

Eixo dianteiro - Lubrificante API GL-5 SAE 85W140 (diferente da Ranger que utiliza SAE 80W90 no máximo)

Eixo Traseiro - Lubrificante API GL-5 SAE 85W140 com aditivo modificador de atrito (no caso - Texaco MultiGear)

Abraços!!!!

Daniel.Shimomoto
14/09/2012, 01:12
fala daniel!

eu já ví uma CT da Ranger arrebentada desse mesmo jeito! Partiu a carcaça e até o eixo que tem dentro dela! Ví com meus próprios olhos os pedaços da CT!
o motivo foi que o cara engatou a tração sem querer a mais de 130km/h, estava na pista que vai pra anapolis tb.....o preju ficou em +- 7mil.

Fala Jera!!!!

Caramba! Não sabia que chegava a partir a caixa dessa maneira. Eu sabia que estragava todas as engrenagens mas partir a caixa assim...fiquei impressionado!

Outra coisa que você comentou e é verdade. A Ranger é tão inteligente mas ao mesmo tempo tão burrinha....

O modulo eletronico enche tanto a paciencia da gente mas permite o engate da tração a qualquer velocidade (coisa que eletronicamente é facilimo programar para não deixar isso ocorrer).

Certa vez por problemas no cardã dianteiro, removi o eixo e enquanto não colocava outro, rodei sem a peça. Testei ligar a tração a 150km/h e o 4x4 Hi acendeu bonitinho no painel. Minha opinião: Um absurdo ter um modulo que comanda e controla tudo e permitir um disparate desses.

Em tempo: O 4x4 Low da minha F-1000, acho que andaram isolando fios e ele entra "na moral", bastanto o Hi estar engatado. Perigoso alguem sair apertando indiscriminadamente com o carro andando.

Abraços!

JRenato
14/09/2012, 08:42
Essas caixas modernas tanto do câmbio como transferência,são bastante fortes , desde que tudo esteja perfeitamente alinhado. Porém elas não suportam nenhum esforço fora do calculado. Devido a precisão na construção, as folgas são mínimas daí a confiança de fazer em alumínho.Basta um pequeno desalinhamento causado por um fragmento entre ou as engrenagens ou folga excessiva e o estouro tá feito. É o preço da modernidade, não que as antigas também não estourassem, mas suportavam mais o imprevisto.

Ilton007
02/10/2012, 16:38
Oh Daniel, brigadu pelas dicas.

Consegui um manual impresso onde consta todos os lubrificantes... são os mesmo que você postou...

Você é de Garça... meu sogro mora em Tupã, um pouco pra frente da sua cidade...

Abraço
Ilton Filho

jander zangeroli
24/04/2013, 18:18
Boa tarde acabei de entrar no forum atraz de noticias sobre f 250 4x4 que comprei agora. Estou escutando um estralo no diferencial trazeiro quando ela é balançada de um lado para outro geralmente em velocidade baixa e na segunda e Terceira marcha e até fazendo contorno em trevos e redondos, se alguem souber de alguma coisa por favor responda essa msg Obrigado.

BrunoDallanora2013
24/04/2013, 20:20
sabe dizer qual o modelo da CT da f250 ? é borg warner ?

pilotothiago
24/04/2013, 21:39
Boa tarde acabei de entrar no forum atraz de noticias sobre f 250 4x4 que comprei agora. Estou escutando um estralo no diferencial trazeiro quando ela é balançada de um lado para outro geralmente em velocidade baixa e na segunda e Terceira marcha e até fazendo contorno em trevos e redondos, se alguem souber de alguma coisa por favor responda essa msg Obrigado.Amigo seu caso e muito simples de se resolver, e so trocar o reparo da tração positiva, já fiz isso uma vez e voce gastara uns 2.200,00 reais comprando tudo original, nao insista em andar deste jeito porque tende a estragar os dentes que compõe o diferencial... So relatando aqui estou no México e aqui as f250 já sao todas dos modelos americano e com motorV8, rapaz chega a dar revolta da ford brasil....

GIDEAO ANDRE
26/04/2013, 13:42
amigo este diferencial e bloqueante..estava com umproblemao desde em minha oficina troquei o jogo de discos do bloqueador e resolvi o problema..tenho no forum uma enquete sobre difenciais coisa que nunca tinha me acontecido. troquei o oleo e o diferencial travou;tirei informaçao sobre tal acontecido me passaram que apartir de 100 nao adianta so trocar o oleo tem que trocar os discos do bloqueador principalmente se tiver o oleo bem ruim.

BrunoDallanora2013
02/06/2013, 22:41
Boa noite ! você mexeu na caixa multipla dela ? sabe dizer qual modelo da caixa ? quero saber pois tenho uma f1000 97 4x4 e e quero saber se não é a mesma caixa ou parecida para colocar o cambio de uma f250 nela para ficar mais longa ?