PDA

Ver Versão Completa : Vamos falar sobre elétrica!

MaGao
13/08/2012, 18:57
Senhores,

Procurei e não encontrei em específico..

Instalação Elétrica no ENGESA F1.

Minha instalação ta uma zona! então estou resolvendo eu mesmo fazer a instalação.. visto que profissional que faça da forma que imagino não acho..

Trabalho com informática e tenho alguma noção de elétrica..

Gostaria de fotos de vcs.. de onde instalaram a caixa de fusíveis, relés, etc..

Estou pensando em usar cabos de 2 pares para as lanternas traseiras.. e tentar ao máximo usar cabos revestidos.. acho que fica bastante organizado e sem fio solto!

Abraços,

guilhermeabreu
13/08/2012, 19:27
Senhores,

Minha instalação ta uma zona! então estou resolvendo eu mesmo fazer a instalação.. visto que profissional que faça da forma que imagino não acho..

Estou pensando em usar cabos de 2 pares para as lanternas traseiras.. e tentar ao máximo usar cabos revestidos.. acho que fica bastante organizado e sem fio solto!

Abraços,

ÉHHHHHHHHH MAGAOZINHO

Admiro muito a sua disposição , É O MAIOR NINHO DE GATO O CIRCUITO ELETRICO DE UM CARRO .

No meu foi colcoado uma caixa de fusíveis do KADETT se não me engando em baixo do painel do lado esquerdo do volante , não encontrei uma caixa com tampa , então esta com a fiação toda exposta , falta fazer uma tampa decente alí para esconder a GAMBIARRA de fios que ficam a parecendo , o elétrico usou muitos relês preso na lateral do para lama esquerdo por dentro do cofre do motor .

Qdo fiz a 1ª reforam TROQUEI TODOS S FIOS , e na troca da carroceria TROQUEI TODOS FIOS NOVAMENTE , ou seja chicote todo novo novamente , o ROGERIO NUNES esta semana falou que o chicote do outro eletricista que havia feito a 1ª reforma ficou melhor do que este último .

Mas não aconselho a encarar esta parada pq é bem complicadinho e cheio de mânhas de eletricista de auto , pra vc perder um tempo precioso seu e depois ficar ligando uma coisa e acendendo outra pouco custa , NÃO DESFAZENDO DE SUA CAPACIDADE , LONGE DISTO .

Só pra vc ter uma idéia fiz toda a parte elétrica da minha casa de praia com quadro de distribuição e tudo mais , automático da bomba , foi mole , acentei todas as portas e janelas com dobradiças de fechaduras embutidas , foi mole , fiz toda a parte de água , foi mole , MAS NÃO TERIA CORAGEM DE ENCARAR UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA COMPLETA DE UM CARRO . Olha que não sou de desanimar fácil e nem de fujir da raia .

Mas se esta com coragem PARABENS , NÃO VOU TE DESANIMAR , VOU SÓ APLAUDIR ESTA DISPOSIÇÃO .

ABRAÇÃO

awfvargas
13/08/2012, 19:39
Prezado MaGao!!
Meu nome é Adão, sou do sul e conhecido do Dr., em relação ao esquema elétrico que tu desejas, Fase I, específicamente não possuo, mas tenho algo bem interessante, que terei o maior prazer em te repassar, recebi do amigo Kim, e para tanto peço que me envies teu email, o meu é awfvargas@gmail.com.

Abraço

MaGao
13/08/2012, 19:43
Guilherme,

Entendo sua preocupação.. mais me diga.. se não tem quem faça da forma que planejo.. como que fica? kkkk

Depois que tiver tudo fodido e não conseguir.. eu pago pra alguem... kkkkkk tou funçando na net aprendendo algumas artimanhas.. qualquer coisa procuro o GOOGLE pra tirar as dúvidas.. hehe

To pensando seriamente em fazer um curso no SENAI pra começar a empreitada..

Abraços,

MaGao
13/08/2012, 19:58
Prezado MaGao!!
Meu nome é Adão, sou do sul e conhecido do Dr., em relação ao esquema elétrico que tu desejas, Fase I, específicamente não possuo, mas tenho algo bem interessante, que terei o maior prazer em te repassar, recebi do amigo Kim, e para tanto peço que me envies teu email, o meu é awfvargas@gmail.com.

Abraço

Acabei de enviar o email!!

Abraços!

awfvargas
13/08/2012, 20:16
Já ta viajando em relação a linda Maceió, aproveite após a reforma pra deliciar-se com um rodizio de camarão, por mim, estive ai a dois anos, linda cidade,belo litoral.

Abraços

guilhermeabreu
13/08/2012, 20:37
Guilherme,

Entendo sua preocupação.. mais me diga.. se não tem quem faça da forma que planejo.. como que fica? kkkk

Depois que tiver tudo fodido e não conseguir.. eu pago pra alguem... kkkkkk tou funçando na net aprendendo algumas artimanhas.. qualquer coisa procuro o GOOGLE pra tirar as dúvidas.. hehe

To pensando seriamente em fazer um curso no SENAI pra começar a empreitada..

Abraços,

ESTOU ARREPIADO SÓ DE PENSAR NO QUE VC VAI FAZER , , mas torço para que dê certo .

Parabens pela coragem mais uma vez , AGORA SE VC NÃO TEM NINGUEM AÍ PRA FAZER DIREITO , AÍ É FO!@#$%¨&*()pDA , NÃO TENHO O QUE FALAR , ENTÃO TENHO QUE FICAR " CAAAALAAAADO " !!!!!!!!!!!!!!!

awfvargas
13/08/2012, 20:45
ÉHHHHHHHHH MAGAOZINHO

Admiro muito a sua disposição , É O MAIOR NINHO DE GATO O CIRCUITO ELETRICO DE UM CARRO .

No meu foi colcoado uma caixa de fusíveis do KADETT se não me engando em baixo do painel do lado esquerdo do volante , não encontrei uma caixa com tampa , então esta com a fiação toda exposta , falta fazer uma tampa decente alí para esconder a GAMBIARRA de fios que ficam a parecendo , o elétrico usou muitos relês preso na lateral do para lama esquerdo por dentro do cofre do motor .

Qdo fiz a 1ª reforam TROQUEI TODOS S FIOS , e na troca da carroceria TROQUEI TODOS FIOS NOVAMENTE , ou seja chicote todo novo novamente , o ROGERIO NUNES esta semana falou que o chicote do outro eletricista que havia feito a 1ª reforma ficou melhor do que este último .

Mas não aconselho a encarar esta parada pq é bem complicadinho e cheio de mânhas de eletricista de auto , pra vc perder um tempo precioso seu e depois ficar ligando uma coisa e acendendo outra pouco custa , NÃO DESFAZENDO DE SUA CAPACIDADE , LONGE DISTO .

Só pra vc ter uma idéia fiz toda a parte elétrica da minha casa de praia com quadro de distribuição e tudo mais , automático da bomba , foi mole , acentei todas as portas e janelas com dobradiças de fechaduras embutidas , foi mole , fiz toda a parte de água , foi mole , MAS NÃO TERIA CORAGEM DE ENCARAR UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA COMPLETA DE UM CARRO . Olha que não sou de desanimar fácil e nem de fujir da raia .

Mas se esta com coragem PARABENS , NÃO VOU TE DESANIMAR , VOU SÓ APLAUDIR ESTA DISPOSIÇÃO .

ABRAÇÃO

Caro Dr.

Ninho de gato é pouco, estive olhando o diagrama, é F*#@, mandei o esquema pro MaGao, espero que ele tenha mais juízo que vontade, pois a batalha é longa e complicada!!

Abraços

Guilherme Kyrillos
14/08/2012, 00:53
Num vai no eletricista que lhe indiquei não? Nem pra trocar umas figurinhas com o cara? [ ]s

Eduardo Velo
14/08/2012, 07:49
Aqui tem um site que pdoe te ajudar na compra de material
Pro Auto - Acessórios automotivos ( Carros e pickups ) - Acessorios automotivos para carros e pickups - Diversas Marcas - Atendimento personalizado (http://www.proautosom.com.br/)
Conectores
Pro Auto - Acessórios automotivos ( Carros e pickups ) - Diversos / Diversos (http://www.proautosom.com.br/categoria/diversos-diversos-4.mstp)
Cabos
Pro Auto - Acessórios automotivos ( Carros e pickups ) - Diversos / Cabos (http://www.proautosom.com.br/categoria/cabos.mstp)

da uma fuçada depois vai atras do material , comprei tudo entre a R. Aurora e a Sta Efigenia qdo mexi no meu .

Não é tão complicado , mas é muito trabalhoso e demorado acertar a fiação ...

abs ... Edu

Walter da Camper
14/08/2012, 17:09
O circuito elétrico automotivo, em sí, não é uma coisa complicada. É tudo questão de eletricidade básica (fios, chaves, relês, lâmpadas).
O grande problema é a configuração física da coisa: espaço ruim para se trabalhar, fios que passam em lugares apertados e não dá para ver onde começam e onde terminam, etc...

Há 2 maneiras práticas de se fazer a coisa:

1-Desmontar cuidadosamente anotando onde vai cada fio e fazer um chicote novo copiando exatamente o antigo.
2-Desenhar um esquema elétrico personalizado, de acordo com os equipamentos existentes no carro.

Eu iria pela opção 2.

MaGao
14/08/2012, 17:28
Então..

Guilherme, vou também mais por enquanto não..

Walter, a ideia é fazer tudo zero! pq a minha instalação ta uma bagunça danda..

O willys do Guilherme ficou muitooo bom a elétrica.. vou da um pulo la no rapaz pra conversar.. mais pretendo fazer a eletrica eu mesmo hihihi.

Vou tentar ser organizado!

Abraços,

regisbellini
15/08/2012, 21:03
Magal,

Não tem segredo para quem tem um pouco de conhecimento em elétrica.

Tem que saber o funcionamento dos relês, contatos NF/NA ,dimensionamento de cabos por potência de consumo e etc...

Usar conectores de boa qualidade e fazer um projeto básico com todos os componentes que serão ligado para não ter que puxar fio depois de tudo já passado e fixado.

Em todos os locais onde será necessario retirar um dia para manutenção, coloque conectores.

Outra coisa importante é colocar passadores de fio em locais onde a fiação passara pela lata, para evitar o desgaste da capa e a ocorrência de curto circuito no futuro.

Qualquer coisa é só perguntar, pois já refiz a elétrica do Willys e ajudei a fazer outro de um amigo do zero.

Nada a mais do que já falaram.

Boa sorte.

Regis

Eduardo Velo
16/08/2012, 08:58
Regis , is fazer esse comentário sobre os conectores , por isso passei o link de conectores de 2 a 8 plugs ...
No meu fiz tudo com conectores no painel , qdo preciso sacar o painel solto os parafusos , puxo uns 30 cm e tenho acesso aos conectores , solto os coenctores e o painel sai facinho , deixei conectores exclusivos de aterramento pra não ter que dividir aterramento , está tudo numerado pra facilitar ... como já disse não é complicado , é muito trabalhoso ...
Deixei tb pra parte diant. e tras. 8 fios de sobra , esses fios ainda não estão sendo usados , mas podem servir pra uma futura instalação de resgate de vtr com rabicho e uma madeira com 2 lanternas tras. com seta luz de freio e ré ... ou alguma instalação de faróis auxiliares ... lembrando que o alternador é de 100Ah e a bateria de 105 A , senão nem adianta deixar fiação de sobra ... rs

MaGao
16/08/2012, 11:50
Então,

Exatamente não é díficillll mais é trabalhoso ao extremo.. mais tentarei fazer tudo em base de conectores.. até pra arrancar a carroceria do chassi.. vai daqui a 1 ano vo precisar reformar a carroceria pra ficar "bonito" pq ta somente bruto kkk

Abraços,

Alfredo Fonseca
17/08/2012, 00:20
Magao,

Vou lhe dar uma opnião de amigo, eu já reformei minha ENGESA 3 vezes, e todas as vezes refiz os chicote ainda mais porque ocorreram trocas de motor.
Nesta 3ª e ultima reforma eu fui atrás de uma instalação mais profissional, nesta procura encontrei!!!
São chicotes prontos, completo e com um manual de instalação de 1º mundo, na verdade é importado e revendido aqui no brasil pela 12VoltBoost, é show!!!
Tem 3 versões, a mais completa é pronta para Ar-Condicionado, Vidros e Travas Elétricas, e Injeção Eletronica. Sem dizer que a Caixa de Fusíveis e cabos são nas cores padrões de veículos de serie.

link do chicote que instalei: http://www.12voltboost.com/produtos/imgpop.htm?imagem=%22imagens_produtos/kit_chicote_principal_universal.jpg%22;titulo=%22I magem%20Ampliada%22;legenda=%22%22;imglink=%22%22; bidu=%22z.htm%22

Contato:
12VoltBoost.com - Produtos e prestao de Servios referentes a parte eltrica e eletrnica de carros Antigos, HotRods, de Corrida e Especiais (http://www.12voltboost.com)
Eng. Wladimir Dias
Tel: 11 7869-2581

Agora a melhor parte!!! Paguei a 4 meses atrás +/- R$850,00! Nenhuma alto elétrica faz um chicote atomotivo completo por menos de R$1500,00
E eu mesmo instalei, pois o manual é muito bem feito e detalhado, além do Wladimir dar suporte pelo telefone!!!
Abraços

Senhores,

Abraços,

Eduardo Velo
17/08/2012, 08:43
Alfredo , bela dica ...
Poxa , podia saber disso ano passado , 3 meses com o painel aberto pra montar o chicote interno ... rs , o gasto foi pouco pq tinha muita sobra de qdo montei o chicote externo , mas o tempo de montagem pra deixar tudo facilitado qdo precisar mexer de novo e só qdo tinha folga do trampo foi longo ...
Queria montar um cx de fuzíveis bem simples com indcações igual essa que ele oferece , mas nos desmanches só achei caixas grandes que não ia dar certo onde queria colocar ...
Vc é de SP ???

MaGao
17/08/2012, 20:53
Nossa!!! Acho que vou cair pra dentro desse chicote ai!!! PERFEITO!!!

VLW MESMO!!!!

Abraços,

Alfredo Fonseca
20/08/2012, 10:27
Bom dia Eduardo.

Minha empresa é em São Paulo, mais exatamente no Jaguaré-ZO, Mas eu sou e moro em Jundiaí -SP.

Abraços

Alfredo , bela dica ...
Poxa , podia saber disso ano passado , 3 meses com o painel aberto pra montar o chicote interno ... rs , o gasto foi pouco pq tinha muita sobra de qdo montei o chicote externo , mas o tempo de montagem pra deixar tudo facilitado qdo precisar mexer de novo e só qdo tinha folga do trampo foi longo ...
Queria montar um cx de fuzíveis bem simples com indcações igual essa que ele oferece , mas nos desmanches só achei caixas grandes que não ia dar certo onde queria colocar ...
Vc é de SP ???

Eduardo Velo
21/08/2012, 11:53
Opa Alfredo , está bem prox.
Qdo tiver algum evento por perto avisa , vou te avisar qdo a gente marcar alguma coisa ...
Se forem fazer Japi , estou querendo muito voltar pra lá , só ta faltando oportunidade ...

Magao , pode comprar o chicote completo com cx de fuziveis , não vai se arrepender ... vem tudo mastigado pelo que entendi ..

abs ... Edu

Flugêncio
21/08/2012, 19:31
Estes aqui fazem qualquer chicote, mas parece ser caro.
12VoltBoost.com - Produtos e prestao de Servios referentes a parte eltrica e eletrnica de carros Antigos, HotRods, de Corrida e Especiais (http://www.12voltboost.com.br/)