PDA

Ver Versão Completa : CHEROKEE BI COMBUSTÍVEL - VALE A PENA?



CLAUDIOCARVALHO
12/08/2005, 18:42
E aí WALLACE? bLZ?
V - 8 - Limited - Bi combustível (alcool - Gazolina ) Vale a pena , já que em Brasília não tem GNV para veículos?

Wallace
13/08/2005, 14:02
Eu não rodaria nunca com alcool num veiculo a gasolina.
Para algum esperto que falar que na gasolona tem alcool, o alcool que tem na gasolina não tem agua.
O alcool do carro a alcool tem agua.
Depois não vejo vantagem em qualquer transformação ou troca de motor por outro combustivel.
A não ser quando o motor original foi para o espaço.

Edintruder
13/08/2005, 18:14
No meu ponto de vista compensa pelo R$ do Km rodado, que reduz bastante. Aqui na minha cidade a gasolina custa abusivos R$ 2,78 o litro e o álcool custa R$ 1,77 o litro junto com o Diesel. Como aqui a diferença é bem grande até vale a pena, mas se e Brasilia não for tanta diferença, daí não mexe. O serviço de transformação tem que ser bem estudado para não pôr nada a perder.
Como essa diferença de valor supera facilmente os 30%, até vale no bolso andar a álcool. Porém EU faria isso num Monza, Santana, Vectra ou qualquer nacional de médio valor, não num importado!

CLAUDIOCARVALHO
15/08/2005, 12:38
Mais uma vez agradeço à moçada das CHEROKEE'S. É importante saber a opinião dos mais experientes. Talvez não vale a pena a transformação para um combustível mais barato, podendo ocasionar perda de potência ou qualquer outro prejuízo (vida útil) do motor. Vamos aguardar, quem sabe um dia, o GNV em Brasília, aí vou perguntá-los se o GNV é uma boa opção para os V - 8. Um abraço e estamos à disposição em Brasília. :palmas:

Luiz Carlos Moreira
20/08/2008, 23:58
Transformei minha Cheroka 5.2 para alcool e estou satisfeito !
Claro que, antes pesquisei muito a respeito de futuros danos !
O máximo que pode acontecer é o escapamento ter uma durabilidade menor ! Internamente no motor não acontece nada.
O consumo ficou em média de 4,5 km/l na cidade e 9,5 a 10 km/l na estrada, sem AC ligado.
Bem, to sentindo no bolso a diferença, pois para encher o tanque da danada na gasosa era uns 230 paus, e com o alcool não chega a 100$$. Só coloco junto uns R$ 20 paus de gasolina para melhorar a 1º partida de manhã, pois não instalei o reservatório de gasolina, além de melhorar a lubrificação dos bicos.
Anda a mesma coisa, não perdeu rendimento e nem arrancada.:-P

mramos
21/08/2008, 08:53
Muito bom esse tópico!!!!!! eu tbm gostaria de opniões de quem realmente
entende da coisa.. ou seja, explicar tecnicamente o pq faz mal ou pq nao faz!!
pq sempre tem os mitos ne? .... tipo.. CD pirata danifica aparelho de CDROM ....

botando mais fogo na lenha :) :
aqui mesmo acho q li isso.. q carros americanos a partir de uma data de 1990+
foram peprarados para andar com metanol pois era iminente uma crise no petroleo....
alias sempre foi e vai continuar sendo! agora se eh verdade eu nao sei!!

Teve um cara q eu fui ver uma grand cherokee e ele me falou q conhecia um sujeito
que tinha uma central sei la das quantas, da chrysler, e ele reprogramava a central
de processamento do carro e colocava o programa pra rodar com alcool!! que era um
processo até que simples ... e nao custava muito ...

agora aqui pensando com meus botoes... a gasolina suja muito um motor.. nao sei
se ja viram um motor a gasolina aberto ??? o a alcool eh limpinho ... a pergunta q fica
é ... qdo o cara transforma ele em alcool .. essa sujeira aos poucos vai sendo 'lavada'!
certo???
e pra onde vai isso??? sera q nao entope tudo????

Outro detalhe eh q .. precisa trocar a bomba de gasolina... pq ela nao eh blindada ..
e a de alcool sim.. entao precisa adaptar uma ..se nao vai corroer a original !!!

Um colega meu transformou um dodge magnum a alcool pra vir de sinope, onde
ele morava, até são paulo .... ja ele comentou q o carro ficou meio xoxo... mas
a economia valeu a pena!!!! ... gastou só 700 reais de alcool .. hahahaha :P

por favor corrijam-me se eu estiver enganado.. pq nao sou mecanico.. :)
mas vamos continuar pesquisando e saber se realmente isso eh mito ou realidade !!!
:):):)

Ronaldo B.
21/08/2008, 10:43
Eu rodei por 4 meses com um modulo flex instalado em uma Blazer 2.4. O que eu senti foi que ela ficou mais esperta, acelerava melhor, a marcha lenta ficou mais estável. O consumo na gasolina era em média de 6,5 a 7 km/l na cidade rodando originalmente a gasolina, com o módulo flex fazia 5 a 5,5 km/l no álcool, abastecendo 1/2 a 1/2 fazia a mesma coisa que só na gasolina. Não tive problemas nesses 4 meses, mas quando instalei o módulo já troquei a bomba de combustível, o filtro de combustivel, óleo e filtro de óleo.

O problema com a bomba acontece mesmo se ela for para gasolina e estiver rodando 100% no álcool, mas hj já tem opções de bombas "flex" prá quase todos os carros, na bomba da Blazer paguei R$ 265,00 , tinha atpe mais barato, mas preferi pegar uma Bosh.

Quando vendi a Blazer retirei o módulo, tenho ele em casa até hoje, ainda está na garantia, serve em vários carros mas tem que ser 4 cilindros, então não serve na XJ.

O módulo que usei é da marca FullFlex Gold www.fullflex.com.br , recomendo.

[]´s

MPonte
21/08/2008, 21:43
Transformei minha Cheroka 5.2 para alcool e estou satisfeito !
Claro que, antes pesquisei muito a respeito de futuros danos !
O máximo que pode acontecer é o escapamento ter uma durabilidade menor ! Internamente no motor não acontece nada.
O consumo ficou em média de 4,5 km/l na cidade e 9,5 a 10 km/l na estrada, sem AC ligado.
Bem, to sentindo no bolso a diferença, pois para encher o tanque da danada na gasosa era uns 230 paus, e com o alcool não chega a 100$$. Só coloco junto uns R$ 20 paus de gasolina para melhorar a 1º partida de manhã, pois não instalei o reservatório de gasolina, além de melhorar a lubrificação dos bicos.
Anda a mesma coisa, não perdeu rendimento e nem arrancada.:-P

Mano, beleza:concordo:!! Onde vc converteu o baguio? Quantas latas pagou? ...tô indo a falencia com a Cheroka:parede:. Um grande abraço

Luiz Carlos Moreira
22/08/2008, 08:57
Não tive a mesma sorte do amigo ! Minha esposa tem um pálio 1.6 com o aparelho full flex e não ficou muito bom , além de consumir muito ! E tbem tinha instalado esse aparelho em um Taurus V6 que eu tinha e acabei tendo 03 bicos queimados e a luz de injeção não apagava.
O que coloquei na Cherokee se chama alcoflex, a fábrica fica em Sto Andre e o módulo é preparado para não ascender a luz de injeção e tem várias regulagens de porcentagem de injeção.
São duas caixinhas ( por caisa que eles não fabricam para 8 cilindros ) vc instala nos bicos e no negativo da bateria e pronto !
No meu caso eu cloco alguns litros no tanque de gasolina.
Ainda não troquei a bomba, e talvez nem precise, pois é só não deixar a bomba exposta dentro do tanque ( tanque vazio ) pois é isso que estraga a bomba, pois ela oxida e resseca ! Ela tem que ficar sempre mergulhada totalmente dentro do alcool, e as vezes colocar um pouco de gasolna ou a cada 3 tanques e alcool colocar 02 latas de querosene Jacaré !

esx
25/08/2008, 12:47
Pessoal,

to pegando uma cheroka sport 97.
Estava pensando em colocar GNV e para mim acabei vendo q n conpensa.
Rodo 700km/mês apenas ...
A oficina me cobrou 4350,00 pelo KIT 21m3 Terceira geração.

Então estou começando a pensar em colocar estes kits flex.
Existe um para 6 cilindros chamado Dualflex, ele n tem aquela chavinha pra selecionar se esta rodando na gasosa ou alcool .. entao pode misturar q ele "detecta"... o cara cobra 399,00 + 100,00 de instalação em oficina propria.

Vale a pena ?
A oficina garante a qualidade do serviço ... mas ...

Abraços,

Luiz Carlos Moreira
26/08/2008, 09:51
Amigo, acho que vale a pena sim, mas esse aparelho dualflex eu não conheço ! Pesquise alguma coisa sobre esse aparelho antes de instalar.

acosta
26/08/2008, 14:34
"Então estou começando a pensar em colocar estes kits flex.
Existe um para 6 cilindros chamado Dualflex, ele n tem aquela chavinha pra selecionar se esta rodando na gasosa ou alcool .. entao pode misturar q ele "detecta"... o cara cobra 399,00 + 100,00 de instalação em oficina propria..."


ESX,
Você conheçe alguem que já tenha colocado este módulo na Cherokee Sport? Qual o local que você viu neste preço?

esx
28/08/2008, 08:45
não conheço ... mas vi no ML
Você pode entrar no site do fabricante e pedir uma loja mais proxima...
De acordo com a explicacao que o cara fez, você pode até dar entrada no pedido de mudança do doc do carro para FLEX :shock:

http://www.letaflex.com.br/representantes.asp

Abraços,
Patrick

Gilmar Cherokee
02/09/2008, 19:17
olá galera como vai ?????? como estão nossas cherokees?????

bom tenho uma ZJ V8 5.2 e tenho um amigo que tem uma 98 tbem, ele começou a por alcool na vtr dele sem mesmo trocar os módulos nem nada......e ela roda até hoje normalmente...ai eu comecei tbem e não tive problemas, a unica coisa é que ela não roda no alcool puro tem sempre que misturar tipo 20 gasosa e 60 alcool vai tranquilo e não perde nenhuma potencia, estou satisfeito com ela, e sem problemas!!!!!!!!!!!

apenas informei o meu caso,

abração pro 6

Cesar (ºlllº)
05/09/2008, 10:16
Mais uma vez agradeço à moçada das CHEROKEE'S. É importante saber a opinião dos mais experientes. Talvez não vale a pena a transformação para um combustível mais barato, podendo ocasionar perda de potência ou qualquer outro prejuízo (vida útil) do motor. Vamos aguardar, quem sabe um dia, o GNV em Brasília, aí vou perguntá-los se o GNV é uma boa opção para os V - 8. Um abraço e estamos à disposição em Brasília. :palmas:

Claudião, não sou mecânico, porém posso te afirmar que se o trabalho for bem executado você não terá problemas com perda de potência, pelo contrário, o Alcool tem mais poder de explosão, logo ele proporciona mais torque, você terá problemas com a bomba, mas isso todos nós temos, a bomba normalmente não passa de 50.000 km. Estou estudando a possibilidade de colocar em meu TJ/00. Valeu.

Luiz Carlos Moreira
06/09/2008, 09:18
Estou rodano com minha cheroka no alcool a 01 mes ! Não troquei a bomba, apenas coloco uns 20 paus de gasolina quando encho o tanque ( 01 vez sim outra não ). Esta fazendo em média uns 4 km/l

adrianofoto
11/11/2008, 08:46
Oi Claudio. vc transformou a sua para Bi combustível aqui em Brasília ?

esx
11/11/2008, 08:53
bom ... eu comprei e instalei na minha pathfinder ... funciona 100% .. infelizmente eles n tem o conector do meu carro, entao tive q adaptar.

Não da pra rodar 100% no alcool ... n fica muito bom o carro ... mas toda vez q vou encher o tanque eu coloco 10litros de gasolina .. fica perfeito.
To fazendo em media de 4 a 5L/KM ... depende do meu humor .. :twisted::twisted:

ESX

BlackJeff
12/11/2008, 11:47
olá galera como vai ?????? como estão nossas cherokees?????

bom tenho uma ZJ V8 5.2 e tenho um amigo que tem uma 98 tbem, ele começou a por alcool na vtr dele sem mesmo trocar os módulos nem nada......e ela roda até hoje normalmente...ai eu comecei tbem e não tive problemas, a unica coisa é que ela não roda no alcool puro tem sempre que misturar tipo 20 gasosa e 60 alcool vai tranquilo e não perde nenhuma potencia, estou satisfeito com ela, e sem problemas!!!!!!!!!!!

apenas informei o meu caso,

abração pro 6

É isso aí:dance:, certa vez em um consultório, enquanto esperava a minha vez, li na 4 rodas uma experiência que eles fizeram. Pegaram um carro a gasolina e foram rodando e a cada abastecida aumentando o percentual de alcool. Conclusão: Tudo beleza, roda na boa sem mudar nada (carros com injeção multiponto), unica recomendação é colocar um pouco de gasolina para pegar a frio. Naquela época eu tinha um Omega 93 que deixei alcolatra, não troquei nada e mandei ver por 4 anos. Nem a bomba deu pau. Na minha Cherokee ainda não tive coragem:putz:... hehehe. to no gnv 5ª geração.:palmas:

esx
12/11/2008, 13:22
olha ... tava rodando sem mudar nada no inicio .. 30% gasolina e 60% alcool ... o famoso rabo de galo ... inclusive ele estava economizando mais que com o modulo flex .. mas os problemas:
1 - De manha tinha que esquentar o carro no minimo 5min .. ele simplesmente não andava ... ficava empacado ...
2 - Mesmo depois de quente .. quando ficava parado, o carro vibrava muito .. vc sentia que estava injetando pouco combustivel.

Depois que coloquei o flex, os 2 problemas acabaram.

ESX

raven
12/11/2008, 13:30
olha ... tava rodando sem mudar nada no inicio .. 30% gasolina e 60% alcool ... o famoso rabo de galo ... inclusive ele estava economizando mais que com o modulo flex .. mas os problemas:
1 - De manha tinha que esquentar o carro no minimo 5min .. ele simplesmente não andava ... ficava empacado ...
2 - Mesmo depois de quente .. quando ficava parado, o carro vibrava muito .. vc sentia que estava injetando pouco combustivel.

Depois que coloquei o flex, os 2 problemas acabaram.

ESX

E o consumo depois do "flex" como ficou?????

esx
12/11/2008, 13:33
To fazendo em media de 4 a 5Km/L ... depende do meu humor :twisted:
Rodo 50% estrada e 50% cidade

No rabo de galo era no minimo 5 ... mas tinha os 2 problemas citados.
Lembrando ... eu tenho uma Pathfinder 3.3 98

ESX

raven
12/11/2008, 14:53
To fazendo em media de 4 a 5Km/L ... depende do meu humor :twisted:
Rodo 50% estrada e 50% cidade

No rabo de galo era no minimo 5 ... mas tinha os 2 problemas citados.
Lembrando ... eu tenho uma Pathfinder 3.3 98

ESX

Esx qual era o consumo do seu carro quando você rodava só na gasolina com humor igual ao do consumo a álcool ?

esx
12/11/2008, 15:01
media de 5.5 a 6.5

ESX

Luiz Carlos Moreira
12/11/2008, 15:11
Pessoal, tudo bem ?

Tirei minhas caixinhas de conversão alcool, porque deu problema acho que em auma delas. A luz de injeção começo a ascender e o carro falhava muito. Tirei e estou andando no Rabo de Galo , media de R$ 30 mandos de alcool e R$ 30 de gasosa.
Sem problemas, o carr esta andando normal, sem falhas , pega legal de manha, como na gasosa, não precisa esquentar de manhã e esta mais econômico. Acho que é por ser um motor 5.2

esx
12/11/2008, 15:26
bom ..o meu foi kit flex (sem chave) ... liga na sonda lambda ...
ainda n tive nenhum problema ... ja tem aproximadamente 2 meses.

raven
12/11/2008, 15:27
[quote=Luiz Carlos Moreira;739298]Pessoal, tudo bem ?

Tirei minhas caixinhas de conversão alcool, porque deu problema acho que em auma delas. A luz de injeção começo a ascender e o carro falhava muito. Tirei e estou andando no Rabo de Galo , media de R$ 30 mandos de alcool e R$ 30 de gasosa.
Sem problemas, o carr esta andando normal, sem falhas , pega legal de manha, como na gasosa, não precisa esquentar de manhã e esta mais econômico. Acho que é por ser um motor 5.2[/quot

Se precisar acelerar de uma vez ela responde igual na gasolina?

Nessa sua mistura, se ela andar a mesma distância com o consumo = a de gasolina pura a economia será aproximadamente de 25%. Seu carro é o primeiro que escuto dizer que é mais econômico no álcool doque na gasosa. Deveria beber mais, já que no motor a gasolina a taxa de compressão é menor e você está usando uma % maior de alcool.
Abs

righi
12/11/2008, 18:17
minha cheroka XJ ta ha 5 meses no bi combustivel, troquei bomba de gasolina só, tanque de plastico, regulador de pressao é de laumninio, se quiserem mais informações to no 11 99008340

Marco Dente
12/11/2008, 18:37
minha cheroka XJ ta ha 5 meses no bi combustivel, troquei bomba de gasolina só, tanque de plastico, regulador de pressao é de laumninio, se quiserem mais informações to no 11 99008340

Righi, blz?
Qual bomba que vc está usando?
O filtro de combustível vc não trocou?

Valeu
[]s

schio
12/11/2008, 20:23
Eu não rodaria nunca com alcool num veiculo a gasolina.
Para algum esperto que falar que na gasolona tem alcool, o alcool que tem na gasolina não tem agua.
O alcool do carro a alcool tem agua.
Depois não vejo vantagem em qualquer transformação ou troca de motor por outro combustivel.
A não ser quando o motor original foi para o espaço.

Estou contigo !!!!

Ronaldo B.
13/11/2008, 00:16
A diferença é que o álcool adicionado a gasolina é o álcool anidro, enquanto que o álcool a venda nos postos é o álcool hidratado.

Uma das principais, senão a principal diferença entre o álcool anidro e o hidratado, é o nível de pureza, que no álcool anidro é bem superior. Outro ponto importante é que no álcool anidro o pecentual de água é de no máximo 1%, por isso o nome anidro.

[]´s

roberto carlos e.
13/11/2008, 18:27
Nao Poi Alcool E Fria Nao Fuciona Direito

righi
14/11/2008, 11:24
botei o refil da bomba de comb da blazer, eu acho...paguei 120 ou 150 nao lembro, nao troquei o filtro nao...o pre filtro veio com o refil da bomba

Marco Dente
14/11/2008, 15:17
botei o refil da bomba de comb da blazer, eu acho...paguei 120 ou 150 nao lembro, nao troquei o filtro nao...o pre filtro veio com o refil da bomba


Righi
Obrigado pelas informações
E continua a dúvida, alguns usam e estão satisfeitos, outros dizem que é furada pois vai estragar alguma coisa.

Continuo pesquisando

[]s

fabricio hammer
14/11/2008, 22:55
Tenho uma ram 5.9 1500 slt laramie 4x4 e instalei dois módulos (um pra cada 4 cil), perdeu um pouco de torque de saída, mas qdo abre anda mais do que na gasosa.
A economia é muita, afora gasto R$130 pra encher, antes era 300.
Ela é também gnv há 5 anos, o que falarem mal de conversão flex ou gnv é lenda.
Pelo menos eu só tive alegrias com os dois na minha v8.
Abraços.

raven
14/11/2008, 23:16
Fabricio, qual a marca dos módulos que você instalou? Teve alguma alteração na parte de injeção ou foi só conectar e começar a rodar?
Qual a média que fazia antes na gasolina e agora no alcool?

Abraços

Afonso Carlos
14/11/2008, 23:34
Tenho uma cheroka 91 e outra 98 ambas Sport, as duas rodo no alcool a mais de 3 anos.

Abração.

raven
15/11/2008, 11:01
Tenho uma cheroka 91 e outra 98 ambas Sport, as duas rodo no alcool a mais de 3 anos.

Abração.

Oi Afonso, mas com módulo flex ou não. Se sim , qual a marca? Teve algum problema?

Abs

Riocosta
27/12/2008, 11:21
E aí WALLACE? bLZ?
V - 8 - Limited - Bi combustível (alcool - Gazolina ) Vale a pena , já que em Brasília não tem GNV para veículos?
Uso meio a meio e sem problemas há muito tempo. Como a gasolina já vem batizada com 25% de alcool vc simplesmente abastece em litros para facilitar colocando sempre o alcool numa quantidade 25% inferior ao volume da gasolina. Portanto de forma prática : 40 lt. de gaso para 30 lt de alc; 2o lt de gas para 15 lts de alc. Obs.: não muda em nd. o desempenho.

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 19:00
eu faria da seguinte forma: rebaixar os cabeçoter em meio milímetro, instalar um módulos de injeção e ignição fueltech, filtro de ar esportivo, cabos de vela de silicone com núcleo de cobre e bobinas bosch individuais como no marea 5 cilindros...

Afonso Carlos
18/01/2009, 14:56
Oi Afonso, mas com módulo flex ou não. Se sim , qual a marca? Teve algum problema?

Abs

OK, com modulo Flex, a marca não lembro mas posso ver, nunca tive problema algun, nunca mesmo, mas quando passei para alcool, de cara já troquei a bomba por uma externa do GTI, + Filtro, e fiz uma limpeza nos bicos, cara fica show de bola
Aqui em Bauru tenho hoje uns 10 ou 12 clientes no alcool com cheroka, tanto a V8 quanto a 6.

Abração.

RAFAEL KIPPER
25/01/2009, 00:59
Oi!
Gostaria que os colegas que falam que é fria e nao presta transformar para alcool citacem tecnicamente os problemas que tiveram.:pipoca:

Obrigado