Ver Versão Completa : Motor Opala 4cil com pedaleiras originais da F75 alguem já fez
matheus86
13/08/2012, 12:17
Tenho uma F 75 acabei de colocar o motor 4cil do opala com a caixa original 4m e a embreagem do opala mas gostaria de saber se alguem pode me dar uma luz como posso fazer o acionamento da embreagem sabendo que minhas pedaleiras sao originais nao queria trocar pois se eu colocasse suspensa teria que trocar minha coluna de direçao obrigado aguardo respostas e fotos se alguem puder me ajudar
Marco-Maga
13/08/2012, 12:35
Tenho uma F 75 acabei de colocar o motor 4cil do opala com a caixa original 4m e a embreagem do opala mas gostaria de saber se alguem pode me dar uma luz como posso fazer o acionamento da embreagem sabendo que minhas pedaleiras sao originais nao queria trocar pois se eu colocasse suspensa teria que trocar minha coluna de direçao obrigado aguardo respostas e fotos se alguem puder me ajudar
Matheus,
Até agora só vi motor de opala com pedaleira suspensa..
Mas pq vc diz que se colocar a pedaleira suspensa tem que trocar a coluna de direção?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.. pode trocar as pedaleiras sem precisar trocar a coluna caso não queira...
matheus86
13/08/2012, 13:26
Matheus,
Até agora só vi motor de opala com pedaleira suspensa..
Mas pq vc diz que se colocar a pedaleira suspensa tem que trocar a coluna de direção?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.. pode trocar as pedaleiras sem precisar trocar a coluna caso não queira...
Mas é que minha coluna de direçao fiz ela bm inclinada nao ia ficar bom com as pedaleiras entende e outra minha caixa de fusiveis tá bm atras da tal coluna onde iria as pedaleiras no caso e tbm gosto das pedaleiras originais kkkkkkk mesmo sendo loucura mas nao gostaria de mexer entende
Helindolfo
13/08/2012, 13:30
A minha quando peguei estava com esta configuração.
e depois eu retirei e coloquei a pedaleira suspensa, mas continua com a coluna original.
matheus86
13/08/2012, 14:51
A minha quando peguei estava com esta configuração.
e depois eu retirei e coloquei a pedaleira suspensa, mas continua com a coluna original.
poderia postar algumas fotos como ficaram as pedaleiras dentro com relaçao a coluna obrigado
vamos lá,
para poder fazer isto vc vai ter que soldar uma orelha la onde ia o ferro do pedal que esta para baixo tem que ficar para cima,
tem que usar outro ferro para substituir o cabo poiis tem que empurrar o garfo de embreagem.
não sei se expliquei direito mas qualquer coisa da um toque que tento te explicar melhor.
Junior
Helindolfo
13/08/2012, 18:38
364307364308
Bom estas fotos não são diretamente das pedaleiras mas espero que te ajude a ver como ficaram.
Eu procurei aqui as fotos das pedaleiras antigas mas não encontrei.
matheus86
13/08/2012, 21:24
vamos lá,
para poder fazer isto vc vai ter que soldar uma orelha la onde ia o ferro do pedal que esta para baixo tem que ficar para cima,
tem que usar outro ferro para substituir o cabo poiis tem que empurrar o garfo de embreagem.
não sei se expliquei direito mas qualquer coisa da um toque que tento te explicar melhor.
Junior
Junior olhando as pedaleiras originais entendi kkkk oque quis dizer dá certo mesmo só tenho medo que o ferro vai ter que ser meio robusto para acionar o garfo pela força exercida nao é mesmo?
vc já viu isso funcionando? e funciona mesmo será desculpe as perguntas, e muito obrigado por sua idéia
matheus86
13/08/2012, 21:25
364307364308
Bom estas fotos não são diretamente das pedaleiras mas espero que te ajude a ver como ficaram.
Eu procurei aqui as fotos das pedaleiras antigas mas não encontrei.
boa idéia fico show parabens e muito obrigado vou estudar mais ainda eu queria as originais kkkkkkkk tenho um pouco de alemao teimoso hihihihiih
antonio umino
14/08/2012, 08:22
Matheus... Já que vc quer deixar o pedal original.
Em baixo no sistema original tem um eixo de controle da embreagem. por um lado nas Rurais e Pick-up, é preso no chassis e do outro lado na caixa de cambio ou reduzida. onde o pedal aciona este eixo por baixo e tem no lado da caixa de cambio uma outra aba que puxa o garfo da embreagem atraves de cabo.......
No caso do motor opala com a caixa seca dela o sistema de embreagem ao contrário dos Willys, é puxado para a frente ( no willys é puxado para traz). Como vc vai deixar a pedaleira original, vai ter que atraves deste eixo, fazer um novo suporte para o cabo original do opala fixado no chassis de tal maneira que este eixo puxe o cabo que está no lugar original do opala.
Vc vendo o cabo original do opala que sai do corta fogo e vai na caixa seca e daí para o garfo. Vc muda o cabo, acho que vai ficar comprido (do opala) achar um cabo mais curto para fazer a ligação do eixo de controle da embreagem de maneira tal que este se ajuste ao cabo da embreagem.
Ok. até mais.
a minha é uma 76 toda original usei o cabo de embreagem do chevete 74 que é mais comprido e encaixa perfeitamente no conjunto garfo caixa seca do opala , a outra ponta é um furo quadrado de 7mm , fiz um furo nessa medida na haste do pedal de embreagem original 1/3 pra cima do eixo de apoio do mesmo ,por ser mais longo o cabo da a volta por tras do pedal passando pelo lado de fora do chassi por tras do calço da carroceria ,soldei um tubo pra encaixar a capa do cabo (onde vai a trava meia lua pra regulagem) do lado de dentro do chassi acima da travessa de cambio alinhado com o pedal , uni a ponta do cabo ao furo com um parafuso 7mm .
matheus86
14/08/2012, 08:59
a minha é uma 76 toda original usei o cabo de embreagem do chevete 74 que é mais comprido e encaixa perfeitamente no conjunto garfo caixa seca do opala , a outra ponta é um furo quadrado de 7mm , fiz um furo nessa medida na haste do pedal de embreagem original 1/3 pra cima do eixo de apoio do mesmo ,por ser mais longo o cabo da a volta por tras do pedal passando pelo lado de fora do chassi por tras do calço da carroceria ,soldei um tubo pra encaixar a capa do cabo (onde vai a trava meia lua pra regulagem) do lado de dentro do chassi acima da travessa de cambio alinhado com o pedal , uni a ponta do cabo ao furo com um parafuso 7mm .
Bom dia muito obrigado pela dica entao eu teria que fazer o cabo ligado no pedal fazendo a volta por fora do chaci e encaixando novamente no garfo da caixa é isso ele sairia pra tras e teria que fazer a volta pra frente é mais ou menos isso? se puder amigao poderia postar umas fotos pra mim ter uma idéia melhor desde já agradeço sua compreensao
georgevalle
14/08/2012, 09:00
Antonio e jecão as duas opções são excelentes mas sugiro ao Matheus a usar a ideia do rural 65 pois cabo é fria principalmente se está preparando para trilha mais ainda que o cabo iria ficar com as duas extremidades em baixo do carro (no barro) o melhor acionamento é por hastes pois não correm o risco de estourar o cabo (a não ser como ja aconteceu comigo no jeep que escapou do birrô quando quase tombei o jeep) ou ficar pesado por sujeira.
Matheu não precisa ser tão forte fiz na minha rural mas e caixa de c10 e pedaleira de omega totalmente diferente, mas no jeep do meu irmão tinha um destes que vc quer fazer fica muito macio o pedal.
vc vai ter que cortar a orelha que esta do lado do chassi e soldar para cima mas continua com o ferro do pedal, do outro lado perto da caixa vc so vai fazer um ferro ( pode ser barra roscada) para poder empurrar o garfo.
Junior
Bom dia muito obrigado pela dica entao eu teria que fazer o cabo ligado no pedal fazendo a volta por fora do chaci e encaixando novamente no garfo da caixa é isso ele sairia pra tras e teria que fazer a volta pra frente é mais ou menos isso? se puder amigao poderia postar umas fotos pra mim ter uma idéia melhor desde já agradeço sua compreensao
isso , sai por tras e entra pela frente dando a volta por fora , vo faze a faxina pra pode tira as foto .
antonio umino
14/08/2012, 13:15
Matheu não precisa ser tão forte fiz na minha rural mas e caixa de c10 e pedaleira de omega totalmente diferente, mas no jeep do meu irmão tinha um destes que vc quer fazer fica muito macio o pedal.
vc vai ter que cortar a orelha que esta do lado do chassi e soldar para cima mas continua com o ferro do pedal, do outro lado perto da caixa vc so vai fazer um ferro ( pode ser barra roscada) para poder empurrar o garfo.
Junior
Matheus.... Esta da Rural 65 é a melhor opção.... O sistema de embreagem original da Rural. tem uma haste no pedal (entre o pedal e o eixo de controle), pois esta haste está ligada na parte de baixo (puxando). Coloca esta aba para cima. e continua puxando só que pelo lado de cima. e a outra aba vai trabalhar empurrando, tal qual no opala.
Desta aba do lado do garfo da embreagem faz uma haste que encaixe na aba e que tenha uma ponta e uma bolinha para encaixar no garfo.. nesta haste tem que fazer um sistema de rosca para fazer a regulagem da embreagem.. Assim deve ficar muito bom.....
é isto aí.. até mais.
matheus86
14/08/2012, 14:17
Pode deixar entao vo me empenhar em fazer agora nesse momento tou longe do meu nene(picape F75) mas qndo eu puder vou fazer a idéia e posto aqui pra vcs as fotos pra verem como ficou e se aprovam ou nao kkkkkkkkkkk muito obrigado a todos que deram idéias e seus pareceres...