Ver Versão Completa : Motor Iveco 2.8 Turbo
Anderson BH LOCAÇÃO
11/08/2012, 11:59
Esto colocando motor Iveco 2.8 Turbo no J, com caixa Peugeot e eixos Carraros 8x43.....este motor tem praticamente as mesmas dimensões do Opala 4cc.... e 29kg de torque.
Vou rodar com esta configuração e aos poucos fazendo adequação de caixa e diferenciais.
O valor do motor foi um fator bem determinante para a compra, R$ 4.800,00 quase completo, só não veio o arranque, este custou R$560,00 novo, mas veio saída da descraga, que custa mais de R$ 250,00, turbo, capa seca e volante de Ducato, e pra melhorar funcionamos o motor antes da compra, pois ele estava no chassi do caminhão, ainda trouxe muitas miudezas como cabeçote do filtro de diesel, conexão da DH sem custo.
No motor, no cárter teve que ser retirado uma lateral pois ficou bem debaixo do cardã, e com isso sua capacidade foi diminuida em 800ml, e o alternador teve que ser colocado do lado direito e para cima.
No chassi os suportes foram recuados em 9cm (no MWM são 15cm) ficando uma boa distância do pivotão para a polia do vira.
Na suspensão ainda não alterei nada, vamos rodar primeiro pra ver o que será necessário.
A carroceria foi suspensa em 9cm com novos suportes.
No arrefecimento tô usando radiador original do J com fluxo cruzado e vaso de expansão do Tempra, cebolão 76º/86º, com ventuinhas do Stilo.
Acho que semana que vem já dá para rodar em teste.
363966363967363968363970363969363971
Shol de bola em Anderson, a adaptação está ficando muito bacana. Esse motor é esperto demais, acredito que vai ficar muito bom o desempenho, talvez será necessário a adoção de C&P 41/9.
Pode ser que essa alteração no carter prejudique um pouco a temperatura do motor, mas é rodar pra ver.
Caro amigo!
Excelente escolha no motor!
Mais já te aconselhando em algumas coisas.
A relação 8x43, é muito curta para um motor diesel, que prima o torque em baixa rotação.
Uma 9x44 seria o ponto inicial para seus testes, isso imaginando que usa pneus normais.
Também sei que seus eixos são carraro, que é um complicante.
Pense nisso, para não se decepcionar ao andar com seu jipe.
Sobre o cebolão, está frio, motores diesel trabalham na faixa de 88~95 graus.
Como eu sei?
Coloquei ventuinha no meu jipe, que é cummins, e fooi problemático acertar isso, fiz uma ampla pesquisa, e em média, a válvula termostática dos motores a diesel, começam a abrir entre 86 a 88 graus e tem sua abertura total a 95 graus.
A do seu motor é 92 - 97 graus.
O cebolão que melhor se encaixa é do vectra importado, que se dá a ligação a 88 e desliga a 83.
Bem, essas são minhas considerações, de que já sofreu bastante, e hoje roda com uma 13x46, sonhando com uma 13x43 e pneus 37"!
Tenho uns catálogos que te auxiliariam em muito, sobre Válvulas e interruptores de radiador, se a temperatura do cebolão for menor, a ventoinha não desligará, se for maior, terá superaquecimento do motor.
Me mande um e-mail, que te enviarei, não há possibilidades de anexar, devido ao tamanho.
kimcavazin@gmail.com
Abraços.
Kim.
Anderson BH LOCAÇÃO
11/08/2012, 14:08
Wander, este motor usa 6lts de óleo, então ficará 5,2lts, na Segunda verei qual a capcidade do cárter da Ducato e comparar com a capcida do Iveco alterado..quanto a temperatur você que trará algum malefício?
Anderson BH LOCAÇÃO
11/08/2012, 14:17
Kim, com certeza farei muitas adequações ainda, mas este motor só vi adpatdo em um Engesa (Tubica 09/11 p2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Fz6meSJfl8k&feature=player_embedded)), a relação para p carraro será 9x41, mas não quero me precipitar....pq tem a opção de usar eixos hibrídos (bola Dana 44 x carraro), aí terei mais opções de relações, meu pneu e Genius me parece que a medida é bem próxiam de 31".
Quanto a temperatura, tô usando mais baixo para ir subindo conforme necessário, ainda tei o detalhe do cárter que pode alterar a temperatura do motor devido a diminuiação de óleo lubrificante, e a rotação da ventuinhas....não estou usando termostática...
Anderson BH LOCAÇÃO
12/08/2012, 09:29
Recebido, obrigado!!!
netto mietto
12/08/2012, 17:47
vou acompanhar muito bom o topico.
lucciano amaral
12/08/2012, 21:15
Anderson em desmanche vc comprou esse motor por esse preço maravilhoso? foi ai em BH, sou de varginha se possivel mande o contato, pode ser por mp.
Anderson BH LOCAÇÃO
12/08/2012, 21:51
Anderson em desmanche vc comprou esse motor por esse preço maravilhoso? foi ai em BH, sou de varginha se possivel mande o contato, pode ser por mp.
Olá luciano!
Foi por aqui msm...DIRMAP (31) 3423-1015 - Dirmap (http://www.dirmap.com.br/), fale com o Rogério e diga que indicação do Anderson da BH locação, diga que vc tá interessado em adptar este motor num jipe.....ou se preferir me liga que vejo o que consigo pra você, mas já adianto, que muitas das coisas que ganhei (capa seca, descarga....) não fazem parte do motor, ele me deu pq sou cliente a muito tempo sem contar o interesse que dê certo e aparecam mais interessados.
anderson@bhlocacao.com.br
Rodolfo Caldeira
13/08/2012, 11:24
Opa
Anderson parabéns pela empreeitada.
Estou a companhando torcendo para que dê tudo certo.
Esperando para num futuro próximo adaptar na minha Path .
lucciano amaral
13/08/2012, 21:50
Olá luciano!
Foi por aqui msm...DIRMAP (31) 3423-1015 - Dirmap (http://www.dirmap.com.br/), fale com o Rogério e diga que indicação do Anderson da BH locação, diga que vc tá interessado em adptar este motor num jipe.....ou se preferir me liga que vejo o que consigo pra você, mas já adianto, que muitas das coisas que ganhei (capa seca, descarga....) não fazem parte do motor, ele me deu pq sou cliente a muito tempo sem contar o interesse que dê certo e aparecam mais interessados.
anderson@bhlocacao.com.br
Anderson, vamos la, eu tenho uma l200 2004 que comprei com o motor todo desmaontado, preciso de um motor bom para ela, acredito ter achado a solução.
ainda preciso de um motor para um engesa que vou montar do zero, que sera acoplado num cambio eaton fso2405 da frontier com sua reduzida.
Assim, preciso de dois motores em curto tempo, primeiro vou instalar na l200 e se der tudocerto corro para o engesa,
meu email luccianoamaral@gmail.com
porfavor veja com seu amigo se ele teria um motor desse ai a pronta entrega, se tiver vou ai conhecer vc e ver o motor.
ah vc sabe se esse motor é o mesmo da ducato 2.8?
troque uma ideia com seu amigo ai sobre a instalação desse motor na l200 gl 2004.
valeuwww ai boa vontade
lucciano
joão k. chikui
14/08/2012, 06:42
Anderson , bom dia
Não deve trabalhar com temperatura muito baixa e sem termostática , isso acelera demais o desgaste de aneis e ovalização dos cilindros .
Sei que isso é fruto do tempo de XUD , mas , não é parametro para qq mtr diesel bom .
Quanto a temperatura, tô usando mais baixo para ir subindo conforme necessário, ainda tei o detalhe do cárter que pode alterar a temperatura do motor devido a diminuiação de óleo lubrificante, e a rotação da ventuinhas....não estou usando termostática...[/QUOTE]
Léo_Babiski
14/08/2012, 09:12
João, está sem termostática porque o mtr já veio sem. Inclusive estava com a polia viscosa da hélice travada. O Anderson é chato com essas coisas... Como o cárter perdeu 1L de óleo e o radiador será o original jpx (bem menor), ele vai rodar sem a válvula apenas para testar. No meu J quando usava a relação 8x43, o mwm não esquentava nem a pau, mesmo usando um radiador de jpx todo podre.
Lucciano, o mtr iveco e ducato é basicamente o mesmo, existem pequenas diferenças de capa seca, volante do mtr, embreagem, entrada e saída de água, carter e outras. Para os 2.8 é tudo intercambiável, ainda dá para usar muitas peças do 2.5 no 2.8, o que facilita bem a adaptação.
No mais estou acompanhando a adaptação no Jiveco do Anderson e ele está de parabéns.
Anderson BH LOCAÇÃO
18/08/2012, 00:11
365268365269365270365271365272
A notícia é boa...............................hoje o J'Iveco já veio passear em casa.
Hoje terminamos a adptação propiamente dita, agora vamos para os ajustes, na primeira volta no quarteirão já passou confiança, sendo assim arrisquei vir embora com ele. Minha precupação era com a embreagem, mas somente o colar que ta cantando, não patinou. Amanha vou tentar fazer a descarga e Segunda uns poucos detalhes de elétrica, parece que e só aterramento. Terça volta para resolver o problema do colar e trocar todas as buchas da supensão.
netto mietto
18/08/2012, 21:21
anderson..................me fala o que achou do motor mesmo dando uma voltinha no quarterao
Casa da transmissão4x4
19/08/2012, 14:01
365268365269365270365271365272
A notícia é boa...............................hoje o J'Iveco já veio passear em casa.
Hoje terminamos a adptação propiamente dita, agora vamos para os ajustes, na primeira volta no quarteirão já passou confiança, sendo assim arrisquei vir embora com ele. Minha precupação era com a embreagem, mas somente o colar que ta cantando, não patinou. Amanha vou tentar fazer a descarga e Segunda uns poucos detalhes de elétrica, parece que e só aterramento. Terça volta para resolver o problema do colar e trocar todas as buchas da supensão.
Grande Anderson, ficou legal heim !
Esse da foto e você ou o Vinicius ?
Abraço.
lucciano amaral
19/08/2012, 18:01
Anderson, recebi seu email, mas precisei viajar. Vou te ligar inclusive para ir a BH encontrar com vc, verr seu jota rodando e o motor iveco e ja ver os motores.
Ah esse motor é eletronico?
Anderson BH LOCAÇÃO
19/08/2012, 22:15
É Vera Verão (Vinício)
Anderson BH LOCAÇÃO
19/08/2012, 22:17
Mecânico...estou aguardando!
Anderson, recebi seu email, mas precisei viajar. Vou te ligar inclusive para ir a BH encontrar com vc, verr seu jota rodando e o motor iveco e ja ver os motores.
Ah esse motor é eletronico?
Anderson BH LOCAÇÃO
19/08/2012, 22:25
Rodei uns 60km com ele, mas como já era sabido, a embreagem precisará de alguma adequação, a suspensão não arriou muito, acho que nçao será necssário fazer nada.....o motor é muito forte, mas isso eu já sabia, pois tenho 2 Ducatos que usa o mesmo motor...o próximo passa que será alongar os eixos, ou coloco relação intermediária no Carraro ou faço hibrido (carraro bolas do Dana 44) e mudo as pontas dos eixos dianteiros para receber a homocinética similar a do J, mas que se ache nas casas de peças comuns, sendo a segunda opção que mais me interessa, inclusive já estou em contato comDanilo da Casa da Transmissão 4x4 que foi muito bem indicado.
anderson..................me fala o que achou do motor mesmo dando uma voltinha no quarterao
Rodolfo Caldeira
05/09/2012, 14:30
E aí Anderson como está o carro??
Arrumou a embreagem???
lucciano amaral
05/09/2012, 15:31
Anderson, desculpe me ainda nao ter te ligado, estou muito ocupado no serviço e sem tempo em dar andamento na l200 e no jeep. Como esta o funcionamento do seu motor? esta agradando a vc? e o consumo como ficou? abraços
Anderson BH LOCAÇÃO
11/09/2012, 20:43
Agora já posso afirmar que realmente ficou muito bom esse motor no J.......rodei no fds com ele e adorei, atendeu todas asminhas expectativas...agora tô na fase dos ajustes....já coloquei pneus Dunlop Mud 31", amanhão já vou ao Detran cadastrar nº do motor.
Hoje comprei um caixa de Chevette JR 1.0, Clarck 2205F para usar com relação 10x41, agora vamos trabalhar no chão essa adptação, já tenho câmbio e a redução do J na oficina, amanhã vou levar o motor e partir p nova empreitada.
Agora já posso afirmar que realmente ficou muito bom esse motor no J.......rodei no fds com ele e adorei, atendeu todas asminhas expectativas...agora tô na fase dos ajustes....já coloquei pneus Dunlop Mud 31", amanhão já vou ao Detran cadastrar nº do motor.
Hoje comprei um caixa de Chevette JR 1.0, Clarck 2205F para usar com relação 10x41, agora vamos trabalhar no chão essa adptação, já tenho câmbio e a redução do J na oficina, amanhã vou levar o motor e partir p nova empreitada.
Essa caixa para qual motor????
Diesel, acho que não aguenta...
lucciano amaral
12/09/2012, 07:19
Anderson, compensa mesmo usar esse cambio do chevete?
Edgar Caldeira
12/09/2012, 16:16
Tive o prazer de receber uma ligação do Anderson.
O cara é muito gente boa e entende bastante.
Muita sorte com o jotinha!
E quanto a minha relação 10x41 fica tranquilo que ta guardada, deixa só ajeitar o cascudo que agente faz a troca.
Abraços
Anderson BH LOCAÇÃO
12/09/2012, 18:35
Kim e Luciano, não é mais recomendade, o ideal seria o Clarck 2215 (C20), mas preciso de uma realção das matchas mais fortes bem curtas e só a Chevette Junior tem.....agora só usando pra saber o quanto vai durar...mas tem uma vantagem, não importa onde esteja, mas vc sempre encontrara um Chvette no meio do mato....
Edgar, fica tranquilo e vamos nos falando.
Anderson BH LOCAÇÃO
21/10/2012, 22:00
Agora que alguns detalhes foram resolvidos, estou andando bastante de J.
O cabo de embreagem parou de quebrar (agora tô usando cabo da F1000 e retrabalhamos o pedal de embreagem), o arranque foi reposicionado, freio confiável.
Posso afirmar que este motor é muito forte e devido as suas dimensões o J continuou bem equilibrado e confortável....se der próximo final de semana passo pro teste na trilha.
Valeu cada centavo gasto nele, hoje me delicei passeando sem medo de quebras, com um motor forte e econômico.
Falta alongar a relação (estou aguardando um companheiro de SP para trocar as relações), o câmbio de Chevette já foi comprado, mas não sei quando vou trocar, pois meu Peugeot tá indo bem (até quando aguentar, kkkk).
Anderson BH LOCAÇÃO
01/11/2012, 05:39
Querem saber como ficou o motor Iveco no J?
Hoje vou usar o velho ditado "uma imagem vale mais que mil palavras"
378466378467378468378469
lucciano amaral
01/11/2012, 08:51
Anderson, coloca ai um videozinho do j em ação
Léo_Babiski
01/11/2012, 09:22
:twisted: Realmente, uma imagem....
378478
kkkkk, sacanagem em Léo. Disso ele não fala.
Casa da transmissão4x4
07/01/2013, 14:55
:twisted: Realmente, uma imagem....
378478
Realmente uma imagem vale mais que mil palavras............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ..............................sacanagem viu Léo.....rs.....
zegotinhacpv
09/01/2013, 19:48
Anderson,mandei um email para os caras onde vc comprou este motor e eles me pediram 8 mil no motor parcial e na base de troca !!Vc pagou um valor realmente ótimo no seu !A propósito,pq vc não colocou o câmbio do iveco tambem que é de fácil adaptação a reduzida do jota?flwae.
Anderson BH LOCAÇÃO
16/06/2013, 23:22
Desculpe não tre respondido, a muito tempo não entro fórum...o câmbio do Iveco é muito caro...mas a caixa Peugeot tá indo, o J ta muito fino, fui ao encontro de JPX com ele, tá muito confiável....agora só farei alteração de caixa e eixoas quando quebrarem.
zegotinhacpv
07/08/2013, 21:52
Blz.mas eu acabei desencanando de por motor diesel de novo no meu jota !Vou partia para um GM 2.2 ou 2.4 mesmo.....
zegotinhacpv
12/11/2013, 13:27
Como anda o seu jota com motor iveco !Tem dado algum problema?Arrumei um motor agora e devo colocar no meu com os eixos originais e cambio peugeot !!será que vou sofrer muito?flwae.
Anderson BH LOCAÇÃO
04/02/2014, 20:46
Fala Zé....meu J é só alegria.....muito confiável, confortável, motor redondo.....vou GOL DE PLACA esse motor....muita gente acha que é original...rssss Lógico que nunca deve ter visto um j de capo aberto.
Recomendo muito este motor......
Anderson,
Vai manter a relação original 43/8? Não está achando o jota muito reduzido?
abs.
Anderson BH LOCAÇÃO
28/02/2014, 10:34
Anderson,
Vai manter a relação original 43/8? Não está achando o jota muito reduzido?
abs.
è reduzido, mas tá satisfazendo...rodou a 90km com 2800RPM, tá bom...
Augusto Braga
23/04/2014, 12:24
Anderson,
Tenho um Amigo com um Jota sem motor querendo maiores informações sobre a adaptação do Motor Iveco , tem como disponibilizar um contato? Te conheci em SR jacutinga, Eu tinha um Jota Bege .
Abrs