Ver Versão Completa : marchas não entrando (não é embragem)!
andre_belem
10/08/2012, 18:55
prezados,
de um tempo para cá tinha dificuldade de engatar a primeira. O estranho é que entrava sempre terceira e quando eu movia a alavanca bem rapidamente a primeira entrava "de primeira". De ontem para hoje primeira e segunda começaram a dar problemas de engate e agora a pouco perdi por completo a primeira marcha.
Não é embreagem pois foi trocada a pouco...Já pensei no trambulador mas olhei e não é.
Alguém já passou por problema parecido ? queria ter mais detalhes antes de mandar abrir.
Abraços
andre_belem
10/08/2012, 21:22
bom...pra quem chegou a agora, passei a última hora deitado debaixo do carro tentando entender o que poderia ser o problema. Curiosamente, acionando a marcha por baixo do carro ele engata a primeira e a segunda. Portanto, pensei primeiro que poderia ser o pequeno acionador (que não é o trambulador, e sim a haste de intercâmbio - que aciona o conjunto 1-2, 3-4, 5-?ré?). Estava meio frouxo. Apertei os dois conjuntos um pouco e parece que começou a entrar mais fácil. Só para garantir, ajustei também o parafuso da embreagem.
Liguei o carro, e ele engatou sem problemas as marchas (mais curioso ainda !!). não acredito que só esse ajuste seria o responsável por isso. Pode ?!
joão k. chikui
15/08/2012, 20:23
André , se ajustou a folga do trambulador . Tente ver se ligado é dificil entrar re e 1ª se desligado fica facil . Se for é pedal de embreagem baixo
andre_belem
15/08/2012, 20:43
João...era um pouco das duas coisas...existem dois trambuladores no Jota. Um aciona o cambio (duas posições, para frente e para tras) e um outro que aciona a chave seletora da guia mestre (1, 2 ou 3 guia). O problema era um pouco de tudo...folga nos dois trambuladores + folga no pedal. Agora está tudo ajustado. Mas preciso ver se troco os trambuladores...estão já bem esgarçados.
andre_belem
25/08/2012, 10:07
Prezados - acabei descobrindo também que parte da "desregulagem" cronica do meu câmbio vem dos coxins que seguram a caixa. Estão só na arruela com alguma coisa no meio que "parece" borracha podre, ou seja, já eram. Um caco ! Com a vibração os "trambolhadores" (como o Getúlio chama) estão se desregulando - além do meu pedal baixo como de costume.
Alguém sabe o modelo desses coxins ou similar ? estou com uma baita dificuldade de encontrar. Os que são parecidos são altos demais. Os da medida certa não passam o parafuso.
Alguma idéia de número ?
abraços