Ver Versão Completa : DIY LR, pura diversão!
Caros,
Pura diversão! Estou reformando junto com dois amigos, um 110 que foi comprado por um deles de um leilão da diretoria da PM.
Semi destruído, mas ainda assim muito inteiro, a cada dia o 110 fica mais perfeito. O chassi está novo, a carroceria está inteira e a mecânica perfeita, apesar de ter vazamentos 360˚C; da bomba injetora ao cilindro de embreagem. A pintura foi coberta com um rolo de tinta branca.
Muita coisa para brincar.
Em fim, resolvemos aproveitar o momento para investir a grana da eventual mão de obra em ferramentas de qualidade e assim fazer tudo em casa, com 100% de capricho. Puro Do It Yourself em grupo.
Compramos uma potente chave de impacto pneumática de 1/2" com 60kgf/m, muito moderna e super compacta além de uma catraca pneumática e um bom jogo de soquetes para impacto. Junto foram outras ferramentas que faltavam, soquete 32mm para o pitman, torx 55 para o bujão do câmbio com engate 3/8 e todas as colas e juntas líquidas da Loctite.
Agora o 110 já está quase todo desmontado, com bomba e bicos no bombista, sem correia dentada, com as caixas do lado de fora, radiador na limpeza, todo sistema de arrefecimento em banho-maria e uma tonelada de peças novas em lindas caixinhas esperando para serem instaladas.
Existe coisa mais legal que escolher cada part nr via Microcat, do parafuso às arruelas e porcas, até peças maiores e receber tudo em casa por excelente preço? Nada melhor do que ir montando cada componente com o melhor cuidado possível.
Neste sentido não existe carrro mais legal que o LR. Encontrei TODOS os parafusos e arruelas disponíveis em qualquer uma das conhecidas lojas on-line no UK. TUDO. Parafusos originais, com flange na cabeça, etc...
No distribuidor International compramos novos tubos de injeção e os mordentes de fixação, muito importante, pois a vibração da injeção nos tubos é brava. Além destes itens foram a junta da tampa de válvulas, prisioneiros quebrados parafusos não originais e uma centena de outros cacarecos do motor. Vai ficar tudo novo em folha.
Em resumo, este é um carro que vale investir. Tudo MUITO barato quando comprado nos lugares corretos e feito em casa.
A simplicidade de sua mecânica (motores TDI) é um enorme convite para se aventurar cada vez mais no DIY.
Somente fazendo tudo em casa para ter certeza que tudo ficou realmente bom, bonito e barato.
Moral da história, guardada as exceções (alternador, o-rings e detalhes elétricos), vale a pena investir em peças e cacarecos originais. Dá prazer em ver um LR com o galvanizado dos tubos de injeção e dos parafusos brilhando novamente.
Não deixem seus LRs estragarem, façam a manutenção preventivamente e preferencialmente em casa ou com alguém experiente, porém sem pressa.
Já ia me esquecendo! Nada melhor que dividir o momento com outros malucos que adoram o assunto e uma boa cerveja gelada ao fim do dia. Enquanto isso, as mulheres ficam bravas por termos destruído nossas roupas e sijado a toalha de mesa do almoço com os cotovelos, pois o jato de óleo do câmbio passou reto pelo balde, etc... rsrsr
Abraços
Clemente
Fotos toscas feitas com celular...
363620363619363618363621363622363623
Excelente trabalho!!!
Clemente, tire o máximo de fotos e relatos neste post.
Keep the excellent job!
BrunoRN-RS
10/08/2012, 16:54
Estou cuidando bem da minha, mas não vejo a hora de ter de fazer uma reforma geral bem assim como vcs estão fazendo... desmontar tudo, comprar até os parafusos originais e remontar tudo de novo... por ora, falta grana, know how e um segundo carro pra ficar usando enqto a 90inha fica nas preguiças...rsss
Um abraço, e bom trabalho pra vcs...
Caprichem nas fotos e nos how to!!
Bruno
Fabrício Bastos
10/08/2012, 17:48
:palmas:
Meu sonho é montar uma oficina!rsrsrs(mas falta o capital,tempo e etc! mas ... vai ver um dia sai!)
Com dizem os familiares "Ele sente cheiro de óleo e gasolina a quantos km's???"
Quando juntamos Eu,marcelo e marcos num dia de "disposição para todos"! Alguma coisa vai pro chão!
Parabéns Clemente o "Velho de guerra" merece!rsrs
Continue com as fotos e relatos!
Abraços!
Passando para assinar ...
:concordo:
E vou seguindo a saga. Ô luta boa!!!
Abraço!
:palmas::palmas::palmas: Clemente, vc está de parabéns!! Gostaria de ter tempo e conhecimento, além de espaço para poder me dedicar mais à minha amada 90tinha. Mas tenha certeza que vc inspira muitos aqui no fórum!
Abs! e Vamo q vamo...
Caraca q sonho!!!! nessas horas da ate vontade de morar em sao paulo, chegar na cara de pau perguntando se precisa de ajuda hehehehehe
nossa espero q quando eu tiver mais dinheiro e conhecimento possa comprar uma judiada e fazer o mesmo :concordo:
bom enquanto o dinheiro nao vem, vou aumentando meu conhecimento por aqui com o Clemente e todos os outros do forum!!!
abraço e boa diversao,
Pedro
Caros,
Pura diversão! Estou reformando junto com dois amigos, um 110 que foi comprado por um deles de um leilão da diretoria da PM.
Semi destruído, mas ainda assim muito inteiro, a cada dia o 110 fica mais perfeito. O chassi está novo, a carroceria está inteira e a mecânica perfeita, apesar de ter vazamentos 360˚C; da bomba injetora ao cilindro de embreagem. A pintura foi coberta com um rolo de tinta branca.
Muita coisa para brincar.
Em fim, resolvemos aproveitar o momento para investir a grana da eventual mão de obra em ferramentas de qualidade e assim fazer tudo em casa, com 100% de capricho. Puro Do It Yourself em grupo.
Compramos uma potente chave de impacto pneumática de 1/2" com 60kgf/m, muito moderna e super compacta além de uma catraca pneumática e um bom jogo de soquetes para impacto. Junto foram outras ferramentas que faltavam, soquete 32mm para o pitman, torx 55 para o bujão do câmbio com engate 3/8 e todas as colas e juntas líquidas da Loctite.
Agora o 110 já está quase todo desmontado, com bomba e bicos no bombista, sem correia dentada, com as caixas do lado de fora, radiador na limpeza, todo sistema de arrefecimento em banho-maria e uma tonelada de peças novas em lindas caixinhas esperando para serem instaladas.
Existe coisa mais legal que escolher cada part nr via Microcat, do parafuso às arruelas e porcas, até peças maiores e receber tudo em casa por excelente preço? Nada melhor do que ir montando cada componente com o melhor cuidado possível.
Neste sentido não existe carrro mais legal que o LR. Encontrei TODOS os parafusos e arruelas disponíveis em qualquer uma das conhecidas lojas on-line no UK. TUDO. Parafusos originais, com flange na cabeça, etc...
No distribuidor International compramos novos tubos de injeção e os mordentes de fixação, muito importante, pois a vibração da injeção nos tubos é brava. Além destes itens foram a junta da tampa de válvulas, prisioneiros quebrados parafusos não originais e uma centena de outros cacarecos do motor. Vai ficar tudo novo em folha.
Em resumo, este é um carro que vale investir. Tudo MUITO barato quando comprado nos lugares corretos e feito em casa.
A simplicidade de sua mecânica (motores TDI) é um enorme convite para se aventurar cada vez mais no DIY.
Somente fazendo tudo em casa para ter certeza que tudo ficou realmente bom, bonito e barato.
Moral da história, guardada as exceções (alternador, o-rings e detalhes elétricos), vale a pena investir em peças e cacarecos originais. Dá prazer em ver um LR com o galvanizado dos tubos de injeção e dos parafusos brilhando novamente.
Não deixem seus LRs estragarem, façam a manutenção preventivamente e preferencialmente em casa ou com alguém experiente, porém sem pressa.
Já ia me esquecendo! Nada melhor que dividir o momento com outros malucos que adoram o assunto e uma boa cerveja gelada ao fim do dia. Enquanto isso, as mulheres ficam bravas por termos destruído nossas roupas e sijado a toalha de mesa do almoço com os cotovelos, pois o jato de óleo do câmbio passou reto pelo balde, etc... rsrsr
Abraços
Clemente
Fotos toscas feitas com celular...
363620363619363618363621363622363623
Parabéns Clemente !!!
Tenho um bujão novinho de metal que comprei na Expedition Exchange. Posso fazer a doação se quiser.
Um Abraço a todos! Please, post the pics.
Angelo Jr
12/08/2012, 23:41
isso é um negócio bacana, fazer vc mesmo com certeza é MUITO mais legal do que comprar pronto. Sei disso pois, apesar de não ter carro, montei meu computador todinho eu mesmo, com peças compradas no paraguai e montadas por mim :D
continua o trabalho, e se puder me indicar um livro ou local pra aprender um pouco sobre mecânica diesel, me ajudaria muito, pois quero fazer um DIY num javali :cavalo: e seu deus quiser ainda pego uma 110 300 tdi pra participar de :rally:
Opa gostei muito desse topico, estou pra comprar uma 110 2000/2000 com boa mecanica porem precisando de um dono para rever detalhes e acabamentos.. To com medo de fazer essa loucura porem ferramental, paciencia e amigos mecanicos pra me ajudar tem. heheheheh ta assinado o topico
Camilo JR
13/08/2012, 09:26
showww... vai colocando os processos ai pra gte ir corujando.. ehhehe
Clemente
Bom divertimento, e obrigado por compartilhar mais esta experiência conosco.
Prá variar será mais uma aula para aqueles que como eu não dispõem de grande conhecimento nem de uma oficina em casa, mas tem muita vontade de aprender sobre esta nossa paixão.
Abçs
Oi Clemente,
Que bela diversão, além da certeza de que será feito com muito mais capricho que na esmagadora maioria das oficinas... para quem gosta diversão, para muitos mecânicos, obrigação.
Bom trabalho, ups... diversão para vcs!
Leandro
GuilhermeSA
14/08/2012, 09:14
Clemente,
Isso que vocês estão fazendo é um sonho meu ! Ao ler seu relato foi como vivencia-lo. PARABÉNS !! Só não deixe de postar as novidades e as fotos para irmos curtindo aqui !
Abração
Nicoletti
14/08/2012, 09:20
Bacana Clemente..
Posta muitas fotos e relatos,, ok !!!
abraços
Caros,
o processo anda BEM divertido. Ontem buscamos a bomba injetora e os bicos no posto Bosch "Joaquim Gonçalves", aqui na Barra Funda. Gente muito BOA por lá, rápidos e nos deram um monte de arruelas para montar tudo de volta. Não é sempre que aparece três malucos e uma modelo do mundo da moda para buscar uma bomba injetora... rsrsrs Pegar tudo novinho em folha, com ajustado e limpo é legal.
Tudo ia bem até abrir o comando, onde descobrimos 6 varetas levemente empenadas e um dos prisioneiros do cabeçote faltando, prisioneiro que segura o eixo de balancins. Compramos um novo, mas então descobrimos que a rosca no cabeçote espanou, provavelmente pois algum ex mecânico montou a correia dentada fora do ponto. Agora estamos aguardando a visita de um colega, o Maripa, com seu "macho" :| para abrir uma nova rosca :roll: para um Helicoil ou prisioneiro M10 para M8. Veremos...
Aproveitamos o fim de semana para lavar as peças com água, nada de limpa baú, e também revisar o arranque, e outros detalhes.
Ontem à noite, sacamos o volante, desta vez com a chave de impacto. Caramba, como foi fácil.
No outro 110, 110 do Marcão, quando fizemos o mesmo para dar um passe no volante, foi quase uma hora para soltar os 8 parafusos travados com cola, pois até o último mm de rosca, ofereceram muita resistência. Com a chave de impacto é questão de segundos.
Ao lavar ambas as caixas dos filtros de ar, achamos frestas por onde pode entrar muita água, problema para quem usa o LR na água com snorkel...
O acervo de peças cresce com enorme rapidez, mas infelizmente faltam algumas importantes para podermos começar a montar, ainda estão chegando da Paddock.
Seguem mais fotos. Em breve um vídeo...
Abraços e a turma agradece a audiência!
36447536448636448736448836448936449036449136449236 44933644853644843644763644773644783644793644803644 81364482364483364494
Legal, Clemente.
E o nome do 4º membro da equipe?
lcdalzoc
14/08/2012, 14:03
Eu to aqui que não paro de babar...
:drool:
Parabéns pela diversão!
neilsonhenriques
14/08/2012, 14:12
Patrocinado pela Loctite ! :mrgreen:
Muito legal Clemente. Olhando esse trabalho dá vontade de comprar um playgrou... oops... um Defender.
Vou ficar na arquibancada do tópico.
Miecz,
o pastor/aquita de 14 anos chama-se Alemão. O salsicha pentelho, que marcou seu território sobre as peças novas e minha caixa de ferramentas, chama-se Toddynho.
Estão sempre por perto, até ligar o compressor de ar. Tomaram o maior susto quando ele deu partida enquanto dormiam ao seu lado.... rsrsr
Abs
Clemente
Legal, Clemente.
Angelo Jr
14/08/2012, 14:51
caramba, vai ficar fera essa defender :palmas:
Compra, compra, compra!
O Defender é um LEGO de gente grande e o melhor: dificilmente desvalorizam. Os Defender SW são a melhor pedida e os que melhor mantém o valor.
Abraços
Clemente
Patrocinado pela Loctite ! :mrgreen:
Muito legal Clemente. Olhando esse trabalho dá vontade de comprar um playgrou... oops... um Defender.
Vou ficar na arquibancada do tópico.
henrique wamser
14/08/2012, 15:07
faz um material apostilado, com fotos e tudo, e vende pra gente.
a primeira é minha!!!!!!:brinde:
Angelo Jr
14/08/2012, 15:15
faz um material apostilado, com fotos e tudo, e vende pra gente.
a primeira é minha!!!!!!:brinde:
mandei 2 MP pra ele perguntando se ele tinha alguma reomendação de livro ou site pra começar a aprender mecanica diesel (chato né??), se ele fizer eu quero a segunda :D
Miecz,
o pastor/aquita de 14 anos chama-se Alemão. O salsicha pentelho, que marcou seu território sobre as peças novas e minha caixa de ferramentas, chama-se Toddynho.
Estão sempre por perto, até ligar o compressor de ar. Tomaram o maior susto quando ele deu partida enquanto dormiam ao seu lado.... rsrsr
Abs
Clemente
Não vi o Toddynho nas fotos. Deveria estar lavando as peças rsrsrs.
O Alemão deve ser o chefe...
Abs
neilsonhenriques
14/08/2012, 17:11
Compra, compra, compra!
O Defender é um LEGO de gente grande e o melhor: dificilmente desvalorizam. Os Defender SW são a melhor pedida e os que melhor mantém o valor.
Um Defender de 5 anos atrás é mais valorizado do que uma Discovery 3 HSE V8 de 5 anos atrás. Não precisa dizer mais nada ...
Pode ter certeza que se eu tivesse mais uma vaga de garagem no prédio, seria de um Defender. :cry:
Abraços invejosos ... :brinde:
Neilson
Luis Henrique Pereira
14/08/2012, 17:40
Grande Clemente,tambêm estou nesta saga só que com um serie 2a 88" 1966.Futuramente vou parar o mápinguari(defender 130), para um banho de tinta,gostaria de contar com o seu conhecimento,aqui em RO nas lojas não encontro a referênçia da tinta branca para pintura da mesma,se a mesma e pu,sintetíco ou sei lá o que,os vendedores não conseguem encontrar,parabèns pela saga dá prazer em ler.Luis.
mandei 2 MP pra ele perguntando se ele tinha alguma reomendação de livro ou site pra começar a aprender mecanica diesel (chato né??), se ele fizer eu quero a segunda :D
a minha é a terceira hehehehehe
abraço, Pedro (esperando as proximas noticias e fotos)
Fabrício Bastos
14/08/2012, 23:29
Um amigo de Bh acabou a poucas semanas de desmontar/montar a 110 que acabou de comprar tbm! Saiu motor e tudo do interior para isolar! e uma revisão nos mínimos detalhes(Ele já teve antes dessa 3 def's e 2 Discos) de tudo!
Comprou há uns 3 meses atrás no RS e veio rodando! Uma 98 inteirona!
Da gosto de ver serviços assim!
Alexandre Tietsche
14/08/2012, 23:34
Eu com minhas duas mãos esquerdas ainda não consegui trocar o simples amortecedor de direção. Ao menos elas servem para segurar o celular e discar pra pedir ajuda! :grin:
Vou acompanhar e aprender.
Abraços,
Aos iniciantes no DIY.
Como aprendi fazer quase tudo no LR em casa.
Bom, além de certa iniciação ao assunto mecânico por parte do meu pai, nada muito profundo, apenas algumas velas e filtros de ar que ele trocava em casa e outros caprichos de manutenção, eu na realidade aprendi quase tudo sobre o Defender com os manuais de oficina Land Rover.
Meu pai ensinou como usar e porque devemos investir em ferramentas. Ferramentas nunca ficam obsoletas e sempre existirá algum interessado nelas caso você decida se desfazer. Herda-se ferramentas! Através de seus erros (uma vez espanou a rosca de vela de seu 2CV), ensinou como ter cuidado com a força sobre os parafusos e basicamente como respeitar a razão dos componentes e materiais, a sensibilidade com o tema:
"Cuidado Clê! Não aperta muito, é alumínio! Lembra que uma vez espanei a rosca do meu 2CV....."
"Limpa as marcas de dedo da lâmpada com um pano, pois quando esquenta a gordura da mão vai para o refletor"
"Coloque um pouco de óleo no parafuso antes de rosquear"
"Vamos manobrar os carros agora, o motor está quente".
etc, etc...
Mais tarde também aprendi muito com o Manual de Tecnologia Automotiva Bosch, o atual é 2011, mas o 2005 é excelente.
Você encontra o manual Bosch em livrarias e sebos. Basicamente um gigantesco almanaque de ± 1500 páginas sobre 100% da tecnologia dos carros, do combustível aos parafusos, ABS, injeção, etc... Detalhe, você encontra em português do Brasil.
Os manuais do LR vc encontra em toda a internet, mas eu os reuní em meu site para nossa comodidade: Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)
Uma opção que não recorri ainda, é o Haynes Enthusiast Guide do Defender, encontra-se na Amazon. Muito legal, com boas dicas.
No mais o resto aprendi lendo as mensagens dos colegas daqui, e também dos fóruns mundo afora. Viva o google.
Importante mesmo é compreender a estrutura do assunto que será abordado, através dos manuais, diagramas e afins, para então investir no serviço. Costuma dar sempre certo...
Hoje por ex, ao aplicar uma cola de redução de folgas no eixo da caixa de transferência, a cola terminou por secar antes que conseguisse inserir o eixo totalmente. Puts que drama para retirar o bendito sem danificar nada... Vivendo e aprendendo. Faz parte. Na segunda tentativa estava com todos os itens do lado e não teve erro.
Em resumo, fazer a manutenção do próprio carro nos faz dar mais valor para o que possuímos, além de respeitar e explorar melhor os limites dos nossos veículos. O Defender 30TDI é um dos poucos veículos que vale cuidar para sempre, tudo ainda é de metal e as peças são 100% acessíveis. Nada de radiador de plástico, e eletrônica com MTBF (Mean Time Between Failures) que termina por sucatear o carro após 15-20 anos.
PS: não sou o único que pensa assim, um louco nos EUA concorda...
Why I Hate Plastic Car Parts - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=m5MhzNjYiSo)
Abraçooooo
Clemente
Fabrício Bastos
14/08/2012, 23:51
Eu com minhas duas mãos esquerdas ainda não consegui trocar o simples amortecedor de direção. Ao menos elas servem para segurar o celular e discar pra pedir ajuda! :grin:
Vou acompanhar e aprender.
Abraços,
Alexandre o tanto de coisa que já li por aqui e agarro na prática...
Vou arrumar um bico na Land Minas aqui com o deni e ficar uns tempos mexendo aí vou ver se aprendo um pouco!kkkkkk
Abraços!
Bacana. Comprei a minha 110 a pouco tempo. Veio da PM também, integra de chassis e ótima estrutura de carroceria. Conjunto mecânico muito bom, faltava um dono com carinho. Sou terceiro dono e o antigo até que foi muito zeloso, porém onde comprei ela percebia-se que não se tinha muito recursos de oficinas pintura, eletrica e mecanica. Nesta ultima viagem que fiz, estou fazendo algumas pequenas para ajustar aquilo que quero, comecei a pensar em fazer uma reforma pente fino. Desde a pintura (que não foi feita das melhores), até sanar o pequeno vazamento da caixa transferência que estava aguardando a troca de embreagem para sanar de vez!
Parabens pelo tópico ... vou acompanhar e tomar coragem de começar mais uma reforma aqui em casa! Afinal One Life, Live It!
Alexandre Tietsche
15/08/2012, 10:12
Clemente, ler até dá mas quando você não tem habilidade com as mãos a leitura acaba ficando em segundo plano. Eu precisaria de um "responsável" ao meu lado..rs
Ainda estou meio recioso quanto a compra da Land, porém depois de fazer o download desses manuais e a leitura dos relatos do Clemente a minha vontade e sensação de segurança para efetuar a compra tem aumentado. Pratico motocross e sempre quando compro uma moto baixo todos seus manuais, isso me deixa tranquilo pra fazer as devidas manutenções e me previnir de eventuais sustos.
O problema é que a Land que almejo é uma 110 pick up com valor abaixo do mercado e nitidamente necessitando de um dono cuidadoso, notei muitos detalhes a serem feitos e isso tem me deixado com medo de entrar em um buraco sem fundo.
Alguem aqui chegou a fazer uma planilha de custo mensal com suas lands?
Abraços e grato desde já!
Angelo Jr
15/08/2012, 12:24
bacana o americano explicando, mas fazer oq, carro no brasil já é caro, ainda com peças top e q ninguem dá bola, imagina se ia vender
Novidades!
Estamos quaseee terminando a geral no 110.
Hoje o motor do 110 do Fabio funcionou com total harmonia!
Começamos o dia refazendo a rosca do prisioneiro do eixo de balancins. Foi mole! O Helicoil, uma rosca postiça em inox, é coisa realmente fina. O resultado ficou excelente, pois agora a área de "ancoragem" do prisioneiro é consideravelmente maior, melhor que o original.
O motor também recebeu todo o sistema de injeção de combustível; bicos e bomba revisados, assim como tubos, mordentes dos tubos e filtro de Diesel novos. Ficou bacana! Look de motor novo.
Montamos mais alguns componentes que faltavam, limpamos a enorme sujeira do sedimentador, removemos o ar do sistema, apertamos tudo e VRUM, o motor pegou de primeira. Nem teve graça.
Aproveitamos o dia para também montar o rententor traseiro do motor, volante do motor, embreagem e o braço pitman.
Amanhã completamos a transmissão e pronto podemos sair e comprovar o resultado.
Abraços e divirtam-se com as fotos.
Clemente
36532936533836534036534136534236534336534436534536 53463653373653363653283653273653303653313653323653 33365334365335365347
Mais fotos...
36535136536036536136536236536336536436536536536636 53673653593653583653503653493653523653533653543653 55365356365357365368
As ultimas (primeiras)...
365372365371365370365373365374365375365376
Abraços
Alexandre Tietsche
18/08/2012, 23:09
Show de Bola!
Clemente, me tira duas dúvidas por favor ?
To achando que minha roda traseira direita esta fazendo barulho de rolamento, me disseram que cada roda vai um par de rolamentos, correto ? A exemplo de carros de passeio quando se troca os rolamentos de um lado á troca do outro também ou no Defender é diferente ?
Alexandre,
é um par sim. Troque imediatamente, do contrário você estragará o tubo sobre o qual apoiam-se os cones dos roamentos "stub axle". Este cara custa uma nota!
Não precisa trocar ambos os lados, desde que o lado oposto esteja ok. O mesmo vale para carro de passeio. Se trocaram junto, é comodismo ou coincidência.
Abraços
Clemente
Show de Bola!
Clemente, me tira duas dúvidas por favor ?
To achando que minha roda traseira direita esta fazendo barulho de rolamento, me disseram que cada roda vai um par de rolamentos, correto ? A exemplo de carros de passeio quando se troca os rolamentos de um lado á troca do outro também ou no Defender é diferente ?
Alexandre Tietsche
18/08/2012, 23:56
Obrigado. Você sabe se o número timkem, seria o LM603049/LM603011 (http://www.bearing-king.co.uk/bearing/lm603049-lm603011-timken/3118)? No caso precisaria de 2 sets desse por roda, correto ?
Excelente trabalho. Nada melhor que fazer tudo DIY e no final escutar o som do motor redondo! Parabens!!
Luis Henrique Pereira
19/08/2012, 20:24
Carissímos amigos .Gostaria da ajuda de voçês , estou pensandoem pintar o mapinguari(defender 130 2000) e como falei antes neste post aqui em RO não consigo achar a referênçia da cor branca da mesma,desde já valeu a força abraços Luís Henrique.
Carissímos amigos .Gostaria da ajuda de voçês , estou pensandoem pintar o mapinguari(defender 130 2000) e como falei antes neste post aqui em RO não consigo achar a referênçia da cor branca da mesma,desde já valeu a força abraços Luís Henrique.
Veja se as tabelas deste site ajudam de alguma forma.
none metallic colour (http://www.stephen.hull.btinternet.co.uk/nonmetallic.html)
Abs
Desculpe o fora de tópico.
Respondendo ao Luis Henrique Pereira:
Se for branco Alaska White *Cod. 909 por aqui meu colega da loja de tintas não tem a formulação.
Se for branco Chawton White Cod 603 Lazzuril 83511 ele tem a formulação.
Se servir pode *me contactar, será um prazer ajudar.
Um abraço.
Opa deixa eu aproveitar que foi tocado neste assunto.
Minha d110 foi dos bombeiros e quem a comprou não fez uma pintura como deve ser feita em um jeep. Quero refazer ela quanto antes.
O documento dela é branca. As cores/codigos estão acima eu já ia perguntar em outro lugar.
Quais os codigos e nomes dos verdes das defenders. as antigas tinham um tom e posterior mudou, correto?? Alguem pode me passar estes codigos, pois ainda não decidi se manterei a cor dela ou alterarei. e sempre achei as verdes/teto branco a cara da defender....
mas gosto é gosto!
Parabéns Clemente,
Trabalho realmente de tirar o chapeu.
Abs.,
Greg
Parabéns, Clemente!!!
Ótima iniciativa!!!
E eu estou juntando força$$$ para fazer isso no Série 3 e no Disco 1... talvez consiga restaurar os dois em um ano... :roll:
Legal, Clemente.
Miecz,
Acho eles estão ali inspecionando para evitar que façam "gatos" no serviço...:) :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Boa empreitada!!!
Abs
Tom
Ricardo S. Souza
22/08/2012, 20:01
Gostei de ver, dá até vontade de comprar uma LR para fazer o mesmo, mas por hora tenho que terminar a reforma do meu Vitara
patriciopires
23/08/2012, 21:18
Clemente.
Parabéns pelo tópico. Creio que seja um dos mais interessantes do forum.
Vc poderia informar onde posso adquirir os tubos e mordentes dos ˜bicos˜ é alguma adaptação ou vc comprar o conjunto inteiro para esse fim?
Abraço.
P.P.
Que isso!!
Aí vão os part Nr dos tubos e componentes que compõe os mordentes. Tudo prontamente disponível no distribuidor international/MWM:
Mordentes dos tubos de injeção:
4x 0726260 PARAFUSO
4x 70576100 PORCA
2x 36845114 ALMOFADA (4 tubos)
2x 70180182 PRESILHA (4 tubos)
4x 36516119 ALMOFADA (2 tubos)
4x 70600001 PRESILHA (2 tubos)
Tubos de injeção do LR:
1x 70993286 cilindro 1
1x 70993287 cilindro 2
1x 70993288 cilindro 3
1x 70993289 cilindro 4
Aqui você encontra o catalogo de peças do nosso motor, apenas observe que ele tem todas as variações do 2.5, inclusive a do LR: Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)
Abraços
Clemente
Clemente.
Parabéns pelo tópico. Creio que seja um dos mais interessantes do forum.
Vc poderia informar onde posso adquirir os tubos e mordentes dos ˜bicos˜ é alguma adaptação ou vc comprar o conjunto inteiro para esse fim?
Abraço.
P.P.
patriciopires
24/08/2012, 17:54
Obrigado Clemente.
Vou ficar acompanhando a diversão de vcs.
Abraço.
Caros,
recebemos um presente!
Qual não foi minha surpresa! Ao chegar na casa do meu pai, havia em minha mesa um envelope com um magnífico bujão de latão para o motor de nosso projeto!
Pois bem, temos um vizinho gente boa e também forista aqui do 4x4BR, o Greg!
Greg super obrigado, adoramos o regalo!
Seguem as fotos da surpresa!
Abraços
Clemente
367016367017
Ricardo S. Souza
29/08/2012, 21:27
Achei o Manual de Tecnologia Automotiva edição de 2005 em pdf para download em 52322030 - Manual - Bosch - Tecnologia - Automotiva (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAey4EAF/52322030-manual-bosch-tecnologia-automotiva) e Manual Bosch Tecnologia Automotiva.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/get/KRiw4jNB/Manual_Bosch_Tecnologia_Automo.html)
Angelo Jr
29/08/2012, 21:37
Achei o Manual de Tecnologia Automotiva edição de 2005 em pdf para download em 52322030 - Manual - Bosch - Tecnologia - Automotiva (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAey4EAF/52322030-manual-bosch-tecnologia-automotiva) e Manual Bosch Tecnologia Automotiva.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/get/KRiw4jNB/Manual_Bosch_Tecnologia_Automo.html)
meu herói =D
Que bom que você gostou.
Uma coisa pequena mesmo, mas pode ajudar...
Um grande abraço e parabéns no projeto DIY.
Regards,
Greg
Caros,
recebemos um presente!
Qual não foi minha surpresa! Ao chegar na casa do meu pai, havia em minha mesa um envelope com um magnífico bujão de latão para o motor de nosso projeto!
Pois bem, temos um vizinho gente boa e também forista aqui do 4x4BR, o Greg!
Greg super obrigado, adoramos o regalo!
Seguem as fotos da surpresa!
Abraços
Clemente
367016367017
Perfeito!
Para achar cada coisa no manual, eu perdia horas!!!
Valeuuu
Abs
clemente
Celso Conservatória
30/08/2012, 17:50
Perfeito!
Para achar cada coisa no manual, eu perdia horas!!!
Valeuuu
Abs
clemente
Fala Clemente
Tenho acompanhado tudo e tenho achado ótimo. Parabéns para voces. Adoro mecânica. Quando estou meio estressado aqui na pousada vou para a oficina de um amigo e passo o dia lá ajudando ele, faz um bem danado.
Abraço
Celso
Angelo Jr
02/09/2012, 18:18
gnt, pra quem quer realmente fazer um DIY, vai ter um leilão quarta agora em são paulo, no link a seguir Nosso Leilão - Online e Presencial - Leiloeiro Oficial (http://www.nossoleilao.com.br/?leilao=582&ir=lotes_veiculos_nsl&marca=Land%20Rover)
e já adianto, nenhum desse milenio, e alguns já vem sem um dos faróis, além de precisarem de uma BOA pintura... esse leilào é pra quem realmente quer um DIY
Caros,
a saga do 110 do Fábio não acabou!!
Faltava ainda revisar os cubos de roda. A roda dianteira do lado do passageiro estava com muita folga a ponto de o freio não funcionar mais, pois o disco afastava a pastilha. Ao abrir o cubo surpresa, um dos dos rolamentos, o interno, estava totalmente moído.
Por hora aguardamos as peças para começar a remontar o circo. Mexer com os cubos de roda é bem legal. Por sorte o trabalho sujo, limpar as peças, fica com o Fábio. :)
Tivemos algum trabalho para soltar a porca do cubo do lado do motorista. Terminou por detonar a minha chave, também pudera, nem com uma barra de 2 m e um de nós pendurando-se sobre a barra, a porca abriu. Após tentar todas as opções, a saída foi remover a porca na talhadeira e marreta de 1,5kg. Deu muito certo! Inclusive, caso fosse necessário, poderia ser reutilizada numa emergência. Fica a dica!
Em breve atualizo com o processo de montagem. 8 belíssimos rolamentos Timken nos esperam para por o 110 de volta na estrada.
Seguem as fotos com os rolamentos
Abraços
Clemente
37004337004437004537004637004737004837004937005037 0051
esse final de semana tb fiz esse serviço, o retentor do semi eixo nao tava mais segurando o oleo do diferencial, ai com minha mais nova aquisiçao (chave 52mm feita por um torneiro) com o manual de oficina e muito medo, era minha primeira vez, resolvi enfrentar!!!!
aproveitei pra engraxar rolamentos e munhao, gastei uma manha em apenas uma roda mas tenho certeza q ficou um trabalho excelente,
no munhao usei uma bisnaga de graxa grafitada de homocinetica de 80g, nao lembro a marca, tem alguma marca q vc recomenda???
nos rolamentos usei graxa molycote q vc recomenda
bom tb achei muito legal o job, e a cada DIY q faço fico mais confiante pra fazer coisas mais complicadas graças a vc e outros companheiros aqui do forum
parabens pelo topico
abraço, Pedro
Luis Henrique Pereira
14/09/2012, 12:57
Amigos seguindo os passos do Clemente e amigos,Amanhã vou baixar a caixa para trocar os o`rings por viton e verificar os rolamentos , vou fotografar e tentar postar ,abraços Luis.
Luis,
não se esqueça de limar todos os cantos vivos do pino do lado junto a sua rosca (tem um degrau afiado que cora o oring) e a parede da caixa por onde se insere o pino com o oring maior. Do contrário ambos os o-rings são mordidos.
Mãos a obra!
Abraços
Clemente
Amigos seguindo os passos do Clemente e amigos,Amanhã vou baixar a caixa para trocar os o`rings por viton e verificar os rolamentos , vou fotografar e tentar postar ,abraços Luis.
Luis Henrique Pereira
15/09/2012, 15:33
Valeu pela grande dica,muito obrigado!Luis.
neto-mazaropi
28/09/2012, 16:18
Clemente como vai?
Pertenço ao fórum já a algum tempo, mas nunca tive uma participação muito efetiva. Esse trabalho q vc esta fazendo junto com seus colegas me despertou muito interesse. Tenho uma Defender e tenho muita duvidas a respeito da mecânica dela. Visitei o seu site e notei a sua experiência com os LR e com as expedições. Ja rodei também um pouco por essa America do Sul, e provavelmente temos bastante ideias para trocar. Moro em Sao Paulo, no bairro de Interlagos, gostaria de saber qual vai ser o próximo final de semana q vcs vão se reunir e se eu poço passar lá? Prometo não atrapalhar e ajudar no que for possível.
Grande abraço,
Neto
Luis,
não se esqueça de limar todos os cantos vivos do pino do lado junto a sua rosca (tem um degrau afiado que cora o oring) e a parede da caixa por onde se insere o pino com o oring maior. Do contrário ambos os o-rings são mordidos.
Mãos a obra!
Abraços
Clemente
rodrigoboscardin
01/10/2012, 15:36
Clemente
Clemente, precisava trocar uma ideia com vc sobre um numero de chassis de uma defender... mandei uma MP, mas retornou dizendo que a sua caixa está cheia... vc tem um email para entrar em contato? meu MSN é boscardin@convoy.com.br e meu skype é rodrigoboscardin
Abraço
Rodrigo
Clemente,
Parabéns pela iniciativa, dedicação e espirito de servir a todos nós aqui no fórum. Com certeza, é o combustivel par muitos em fazer os DIY pelas garagens afora deste no imenso Brasil. E foi visitando seu site que me empolguei e fiz o meu primeiro DIY em casa sempre apos as 22h, hora que meus meninos iam para a cama e eu ficava na garagem curtindo um som e mexendo na Land. Forrei com EVA todo assoalho da minha D110/2000 que também foi da policia. Ao todo foram duas semanas. Na reta final os amigos ajudaram. Ainda tem muito a melhorar, nunca ficamos satisfeitos, certo!?!?
Vamos aprendendo dia a dia, realmente é uma deliciosa cachaça...
Abraços e Keep Rovering
Sayegh
Clemente,
Assim como vocês, minha D110 também foi da PM. A quantidade de fios e ligações elétricas são inúmeras, todas isoladas e vai dar um trabalho enerme revisar tudo, sem contar achar um bom eletricista.
Não sei a sua que foi da diretoria, mas a minha tem na parte de trás os rasgos da grade que separava o camburão dos bancos. Você tem alguma ideia de onde encontrar estas peças?
A PM fez muitas coisas nestas viaturas...
Abraço e Keep Rovering
Sayegh
Dinho_BH
23/10/2012, 19:49
...afastava a pastilha. ...
Clemente,
Qual pastilha de freio pretendem comprar?
Preciso trocar as minhas e achei de vários preços, mas acabei comprando as TRW.
Alguma sugestão? Ainda não foram instaladas e tenho a opção de troca-las!
Abraços e parabéns pela brincadeira!!!
Belo Post!!! Excelente trabalho!!! Realmente, dividir uma gelada depois do trabalho é excepcional..!
To vendo que não entendo nada mesmo, valeu parceiros, isto aqui tá cultura com FOTO ainda, hehehehehe!
Abs,
Laba
Pedro,
eu uso a bisnaga para LRs, part nr STC3435 de 370g, ela vem na quantidade exata para cada munhão. Pela urgência, compramos aqui a da Bearmach.
Abraços
Clemente
tem alguma marca q vc recomenda???
nos rolamentos usei graxa molycote q vc recomenda
bom tb achei muito legal o job, e a cada DIY q faço fico mais confiante pra fazer coisas mais complicadas graças a vc e outros companheiros aqui do forum
parabens pelo topico
abraço, Pedro
Caramba, vou limpara a caixa! Meu mail é: cgauer "arroba" gmail com
Abraços
clemente
Clemente, precisava trocar uma ideia com vc sobre um numero de chassis de uma defender... mandei uma MP, mas retornou dizendo que a sua caixa está cheia... vc tem um email para entrar em contato? meu MSN é boscardin@convoy.com.br e meu skype é rodrigoboscardin
Abraço
Rodrigo
Sayegh,
super obrigado por acompanhar o post.
E digo mais! Nosso melhor combustível é o entusiasmo de vocês! ;)
Abraços
Clemente
Clemente,
Parabéns pela iniciativa, dedicação e espirito de servir a todos nós aqui no fórum. Com certeza, é o combustivel par muitos em fazer os DIY pelas garagens afora deste no imenso Brasil. E foi visitando seu site que me empolguei e fiz o meu primeiro DIY em casa sempre apos as 22h, hora que meus meninos iam para a cama e eu ficava na garagem curtindo um som e mexendo na Land. Forrei com EVA todo assoalho da minha D110/2000 que também foi da policia. Ao todo foram duas semanas. Na reta final os amigos ajudaram. Ainda tem muito a melhorar, nunca ficamos satisfeitos, certo!?!?
Vamos aprendendo dia a dia, realmente é uma deliciosa cachaça...
Abraços e Keep Rovering
Sayegh
Sayegh ,
a 110 que estamos trabalhando ainda tem a grade original... Você encontra estas peças com o Donato da Land Center | Oficina Especializada (http://www.landcenter.com.br) ou junto a turma que trabalha com LR acidentada.
Abs
Clemente
Clemente,
Assim como vocês, minha D110 também foi da PM. A quantidade de fios e ligações elétricas são inúmeras, todas isoladas e vai dar um trabalho enerme revisar tudo, sem contar achar um bom eletricista.
Não sei a sua que foi da diretoria, mas a minha tem na parte de trás os rasgos da grade que separava o camburão dos bancos. Você tem alguma ideia de onde encontrar estas peças?
A PM fez muitas coisas nestas viaturas...
Abraço e Keep Rovering
Sayegh
Dinho,
não tenho muita frescura com pastilhas, mas gosto bastante das originais TRW vendidas lá fora. Por sorte minhas pastilhas costumam durar uns 80mil Km. Logo até hoje tive pouca experiência com outras marcas.
Abraços
Clemente
Clemente,
Qual pastilha de freio pretendem comprar?
Preciso trocar as minhas e achei de vários preços, mas acabei comprando as TRW.
Alguma sugestão? Ainda não foram instaladas e tenho a opção de troca-las!
Abraços e parabéns pela brincadeira!!!
Laba,
legal que vc curtiu! Fique tranqüilo, uma hora aprende-se tudo. A turma aqui é fera, todos adoram compartilhar sua experiência, melhorias, etc...
Se não fosse este time, não sei se me aventurava a fazer o que fazemos.
Abs
Clemente
Belo Post!!! Excelente trabalho!!! Realmente, dividir uma gelada depois do trabalho é excepcional..!
To vendo que não entendo nada mesmo, valeu parceiros, isto aqui tá cultura com FOTO ainda, hehehehehe!
Abs,
Laba
Dinho_BH
27/10/2012, 12:24
Dinho,
não tenho muita frescura com pastilhas, mas gosto bastante das originais TRW vendidas lá fora. Por sorte minhas pastilhas costumam durar uns 80mil Km. Logo até hoje tive pouca experiência com outras marcas.
Abraços
Clemente
Clemente,
Obrigado pelo retorno!!
80 mil km um jogo de pastilha??? :shock:
Já notei que as Defender gastam um pouco menos as pastilhas e vou acompanhar agora que coloquei este jogo novo!
Abraços.
hercilio.neto
28/10/2012, 21:57
Belo tópico.
Estou acompanhando.
GLMedina
28/10/2012, 22:24
Clemente, em todos os tópicos que vc participa, pelas suas respostas e dias, ganhou meu respeito. Mas com esse DIY, para mim vc é o cara!!!!
Estou no início do DIY da minha "200tinha", ainda na fase de desmonte e encomenda das peças iniciais (resolvi começar pela suspensão). Mas esse seu tópico me animou mais ainda!
Abs.
Clemente,
Como estão os trabalhos com a 110?
Abs,
Sayegh
George,
mexer no LR é uma delícia! Muito espaço para trabalhar, ferramentas convencionais e peças 100% disponíveis via web assim como sistemas eletrônicos para achar o part nr de cada uma delas, do parafuso da calha do vídro até o motor completo.
O carro é um Lego de gente grande.
A máxima é, quanto mais você desmontar, melhor vai ficar. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. No LR quanto mais tarde você arruma um detalhe, mais caro fica a brincadeira.
Uma bucha de suspensão velha, pode causar danos de reparo bastante caro, como as buchas inferiores dos amortecedores dianteiros. Quando estas ficam folgadas, o eixo do amortecedor pode serrar a base da fixação da mola junto ao eixo... Haja paciência para concertar um dano destes...
Manda ver!
Abs
Clemente
Clemente, em todos os tópicos que vc participa, pelas suas respostas e dias, ganhou meu respeito. Mas com esse DIY, para mim vc é o cara!!!!
Estou no início do DIY da minha "200tinha", ainda na fase de desmonte e encomenda das peças iniciais (resolvi começar pela suspensão). Mas esse seu tópico me animou mais ainda!
Abs.
Sayegh,
o 110 já está na estrada, nas mãos do Fábio. Ele já acumulou bons 3-4mil Km desde o fim da primeira fase da restauração.
Falta ainda: acabamentos do painel, fechaduras, verificar rolamentos do eixo traseiro, geral nas buchas de suspensão do eixo dianteiro e alguns terminais de direção.
A caixa de direção foi refeita, 100% seca, mas foi montada errada, com praticamente nenhum curso para curvas à esquerda (dentes do pistão encaixado errado, aparentemente).
Em resumo, o processo está acontecendo por etapas.
Abraços
Clemente
Clemente,
Como estão os trabalhos com a 110?
Abs,
Sayegh
Dinho_BH
29/10/2012, 12:04
...assim como sistemas eletrônicos para achar o part nr de cada uma delas...
Clemente,
Aproveito vários posts (seus principalmente) que citam a peça e também seu part nr e tenho guardando numa pequena planilha do excel para referência futura. Estou montando um "Nano"cat das peças... rsrsrs... mas tem sido um trabalho de formiguinha ou a "conta gotas".
Poderia indicar algum destes sistemas eletrônicos para acesso ao part nr da peça?
Abraços.
Utilizo este:
Çàï÷àñòè äëÿ Land Rover (http://www.lrparts.ru)
Depois clique no seguinte icone 377835 e então escolha o modelo do seu carro (geralmente é o último da lista, 87-2006).
A outra opção é o Microcat, software para Windows que faz o mesmo serviço. Infelizmente a instalação do Microcat é chata e só se encontrar o software em Torrents...
Abracos
Clemente
Clemente,
Aproveito vários posts (seus principalmente) que citam a peça e também seu part nr e tenho guardando numa pequena planilha do excel para referência futura. Estou montando um "Nano"cat das peças... rsrsrs... mas tem sido um trabalho de formiguinha ou a "conta gotas".
Poderia indicar algum destes sistemas eletrônicos para acesso ao part nr da peça?
Abraços.
Dinho_BH
29/10/2012, 13:10
Clemente,
VALEU!!!
Abraços.
Dinho_BH
02/11/2012, 21:02
Clemente,
Uma dica: como funciona a observação "from"/"to" na janela que se abre?
Exemplo: fui pesquisar o alternador e encontrei alguns modelos. O modelo com código AMR3412E, possui uma observação "to" (V)MA969102. O modelo com código AMR4249E possui observação "from" (V)TA969103.
O "bom senso" (que às vezes falha... rsrsrs...) me diz que isto tem a ver com o número do chassi. Pergunto: esta numeração é "universal", ou seja, vale para o nosso Defender "brasuca"?
Se sim, todos os "from" / "to" possuem, da direita para a esquerda, seis algarismos numéricos e duas letras. Meu chassi possui numeração * * * * * * * * * 4 T * * * * * *. Ou seja, possui um 4T no lugar das letras TA. Como localizar meu chassi nesta numeração?
Estou com receio de fazer alguma compra, não necessariamente do alternador, errada e ter problemas com troca.
Obrigado... DE NOVO!!!
scadufax
02/11/2012, 22:51
Dinho, apesar da pergunta ser para o Clemente vou me intrometer :)
O "to" significa que é para até o final de chassi
O "from" para chassi a partir do chassi
A numeração de chassi é universal, segue um determinado padrão.
Veja post sobre numeração do chassi em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/111907-decifrando-numeracao-do-chassi.html
4T deve significar 4 = ano 2004 T= Brasil (fabricação)
Acontece que no Brasil, diferente da Inglaterra, continuaram a montagem de Defender com motor 300 TDI (entre 1999 a 2006) - lá montaram com TD5, logo, se for peça para motor tome cuidado.
Dinho_BH
02/11/2012, 23:50
Scadufax,
Valeu!!! Obrigado pela "intromissão"... rsrsrs...
Abraços.
Muito bom esse tópico Clemente :palmas::palmas::palmas: .. da gosto acompanhar ..
Legal sua preocupação e paciência na divulgação dos códigos das peças , pode ter certeza que é de grande ajuda !!
Assinando o tópico ,
Abraços
Luciano Valois
13/11/2012, 17:41
Boa tarde Clemente.
Me dá uma ajuda.
Nesse tópico do DIY da DEF de seu amigo vi pelas fotos que vocês colocaram uma correia dentada da Maxion Internatioinal.
Uma vez lembro vc ter comentado sobre a correia dentada dayco para ranger 2.8 POWER STROKE que era mais resistente etc,etc.
Minha dúvida é porque estou para trocar essa correia dentada em minha DEF e queria colocar uma correia boa. Qual seria a melhor recomendada. Posso ir de Maxion Internatioinal mesmo??
A diferença de valor para ambas é muito grande???
Agradeço desde já.
Luciano.
Mais fotos...
36535136536036536136536236536336536436536536536636 53673653593653583653503653493653523653533653543653 55365356365357365368
GLMedina
24/11/2012, 17:36
Fala galera "Landeira"!
Como disse nosso amigo e mestre Clemente, DIY é pura diversão!
Comecei a fuçar na minha 92. Hoje nem estava com saco para mexer nela, mas depois de rodar a manhã toda atrás de mecânico para trocar os rolamentos e sapatas de freio da menina e só achar FDP preguiçoso e com olhar "lá vem carro velho para pertubar" (velho são as PQospariu) :freaking::odedo2: :karate:, resolvi eu mesmo por a mão na massa!
Mas pode ter certeza: É BOM PARA CACETE!!!! :cool:
Vc faz com cuidado, sem pressa, com carinho. Coloquei as rodas reformadas (pretas agora), com os "sapatinhos" novos (Gal. Grabber) e troquei os rolamentos das rodas traseiras e as sapatas de freio que chegaram da Paddock.
Estou me animando até a trocar, eu mesmo, ainda que demore mais, as buchas da suspensão! Não é nenhum bicho de sete cabeças! Só dá trabalho (mais ainda pq não tenho elevador e tenho que fazer no chão, usando os cavaletes). Mas é um trabalho recompensante!
Mas, sem dúvida, ganhei o meu dia hoje, me distrai, abstraindo o stress da semana, só cuidando da minha inglesinha.
Estou cansado e fiquei todo "cagado" de graxa, mas faz parte!
Abs
...é como digo, todo sujo, com as mãos detonadas cheirando a graxa mas... FELIZ eheh!!
tambem faço tudo nas motos que restauro e na minha opinião, nós podemos fazer tudo que os mexanicos fazem SÒ QUE MUITO MELHOR!!
podemos demorar mais, mas sera sempre recompensador e te deixa safo pra entender o carro.
parabens pela coragem de meter a cara e... pelo jeito não tem mais volta, Medina vc está irremediavelmente contaminado!!!
abração
GLMedina
25/11/2012, 09:49
...é como digo, todo sujo, com as mãos detonadas cheirando a graxa mas... FELIZ eheh!!
tambem faço tudo nas motos que restauro e na minha opinião, nós podemos fazer tudo que os mexanicos fazem SÒ QUE MUITO MELHOR!!
podemos demorar mais, mas sera sempre recompensador e te deixa safo pra entender o carro.
parabens pela coragem de meter a cara e... pelo jeito não tem mais volta, Medina vc está irremediavelmente contaminado!!!
abração
...contaminado e ainda com cheiro de graxa entranhado, por mais que lave. Mas que é bom demais é. Também gosto de mexer nas minhas motos e isso ajudou. Estou restaurando uma Suzuki DR 650 RE 1995 aqui em casa.
Abs.
carlosth
17/01/2013, 21:18
Então vamos lá...
Primeiro, marquei aqui pra acompanhar este excelente tópico.
A outra coisa a perguntar para vocês, papas do DIY, o que é que precisamos, digo inicialmente, para começar a ter uma pequena oficina em casa para os famosos "Do it Yourself" para mexer nas viaturas?
Claro que para começar temos que ter ferramentas de boa qualidade.
Cavaletes?
Graxas? Todos os tipos?
O que mais?
Abrasss
Thiago Gontijo
17/01/2013, 22:19
Carlos, Para falar a verdade, com um jogo de chave de boca, soquete, alicate, w40, etc. já é possível começar a fazer muita coisa. Interessante é começar com coisas mais fáceis. O manual da haynes de manutenção do Defender é bem legal, comprei pela Amazon e pedi para entregar no Brasil. Dá muita dica boa e indica o grau de dificuldade de cada serviço e as ferramemtas necessárias. Vale a pena.
GLMedina
18/01/2013, 12:56
Carlos, Para falar a verdade, com um jogo de chave de boca, soquete, alicate, w40, etc. já é possível começar a fazer muita coisa. Interessante é começar com coisas mais fáceis. O manual da haynes de manutenção do Defender é bem legal, comprei pela Amazon e pedi para entregar no Brasil. Dá muita dica boa e indica o grau de dificuldade de cada serviço e as ferramemtas necessárias. Vale a pena.
Eu comprei os dois da Haynes, de restauração e de mecânica. Show de bola.
Sem contar que custou metade do preço e recebi em casa!
carlosth
18/01/2013, 13:23
Eu comprei os dois da Haynes, de restauração e de mecânica. Show de bola.
Sem contar que custou metade do preço e recebi em casa!
Thiago e Medina,
Compra pela Amazon mesmo?
São estes?
http://ecx.images-amazon.com/images/I/51xjVBotrWL._AA160_.jpghttp://ecx.images-amazon.com/images/I/51P2oOdS3oL._AA160_.jpghttp://ecx.images-amazon.com/images/I/61GE97Xf1hL._AA160_.jpg
Salve. Clemente feliz 2013 para voce. abraço do marcio que voce já ajudou.
Alexandre, aonde consigo soldar o semi-eixo da minha defender aqui no Rio? grato
Thiago Gontijo
18/01/2013, 17:44
O manual que eu comprei foi este
Land Rover 90, 110 and Defender Diesel Service and Repair Manual: 1983 to 2007 (Haynes Service and R: Mark Coombs: 9781844256037: Amazon.com: Books (http://www.amazon.com/Defender-Diesel-Service-Repair-Manual/dp/1844256030/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1358538032&sr=8-3&keywords=Haynes+repair+manual+defender)
comprei direto da Amazon, e como é livro não tem imposto. Vale a pena. Existem outros manuais da haynes para defender, este é de manutenção.
GLMedina
20/01/2013, 09:29
Thiago e Medina,
Compra pela Amazon mesmo?
Comprei os dois pela Amazon.