Ver Versão Completa : Consumo alto vitara 1.6 16v 5p
wagnerdcarneiro
08/08/2012, 21:11
Boa noite a todos, acabei de entrar para a familia 4x4, comprei um vitara sidekick 93, 5p, 1.6, 16v, já fiz a primeira revisão esta tudo ok??, oleo, filtro, cabo vela, etc, gostaria de saber meu vitara esta fazendo 4.8km/l em média na cidade x estrada, este é o consumo normal desse veiculo ou esta consumindo muito, gostaria de receber opiniões e soluções.obrigado
Boa noite a todos, acabei de entrar para a familia 4x4, comprei um vitara sidekick 93, 5p, 1.6, 16v, já fiz a primeira revisão esta tudo ok??, oleo, filtro, cabo vela, etc, gostaria de saber meu vitara esta fazendo 4.8km/l em média na cidade x estrada, este é o consumo normal desse veiculo ou esta consumindo muito, gostaria de receber opiniões e soluções.obrigado
Amigo,
Tive um Sidekick 1.6 16V manual, no inicio quando todo original o consumo médio cidade x estrada era de 9,5Km/l, depois das preparações para trilha o consumo ficou em 7,5Km/l.
Consumo de 4,8Km/l realmente está muito alto, os 1.6 16V são mais econômicos que os vitaras 1.6 8V, continue a procurar o que possa estar errado com a viatura.
Abraço
Marcelo
Tá muito alto mesmo. Busque no mínimo 8km/l na cidade e 10km/l estrada. Isso é o que eu faço com um 8v preparado pra trilha, pneus 30".
P.S.: Bem-vindo ao mundo dos suzukeiros!!!:)
Boa noite a todos, acabei de entrar para a familia 4x4, comprei um vitara sidekick 93, 5p, 1.6, 16v, já fiz a primeira revisão esta tudo ok??, oleo, filtro, cabo vela, etc, gostaria de saber meu vitara esta fazendo 4.8km/l em média na cidade x estrada, este é o consumo normal desse veiculo ou esta consumindo muito, gostaria de receber opiniões e soluções.obrigado
Nossa, tá muito alto esse consumo! Normalmente esta viatura consome em torno de 9km/L no uso misto!
Verifique todos os sensores: sonda lambda, MAF, etc. Verifique também as mangueiras de combustível, pra ver se não há vazamentos!
O funcionamento está normal? A marcha-lenta está ok?
Abraços e boa sorte!
wagnerdcarneiro
09/08/2012, 19:22
Pois éh, os pneus são misto, o funcionamento está normal, marcha lenta está perfeita, troca de marcha automática também, vou leva para o mecanico dar uma olhada nesses sensores..obrigado pela força.
wagnerdcarneiro
09/08/2012, 19:24
ok amigo obrigado pela força
Não tá achando ele meio preso? Verifica se o cabo do freio de mão não está emperrado, já aconteceu isso comigo uma vez!!
Abraço!!
wagnerdcarneiro
09/08/2012, 19:55
vlw, Marcelo, obrigado..abraço
wagnerdcarneiro
09/08/2012, 19:56
Não ta não, ta normal mandei fazer revisão de freio, acho que o problema é mais na parte de injeção mesmo, ok vlw
wagnerdcarneiro
09/08/2012, 19:59
Tá muito alto mesmo. Busque no mínimo 8km/l na cidade e 10km/l estrada. Isso é o que eu faço com um 8v preparado pra trilha, pneus 30".
P.S.: Bem-vindo ao mundo dos suzukeiros!!!:)
Vlw, amigo e o meu ainda nem preparado está, mas vou mandar fazer uma revisão na parte de injeção vamos ver no que dá..abraço
Rainer 89
11/08/2012, 10:02
A quantos giros está a marcha lenta do seu carro, 800 900 rpm???
Se o giro estiver alto acaba camuflando problemas eletronicos... O meu carro está com o sensor de fluxo ar (MAF) ruim. Em rotação baixa o carro falha e morre direto, mas com a rotação um pouco mais alta 1100 rpm ou mais o carro não da sinal de problemas. Por conta desse problema meu carro está com o consumo bem elevado também.
Se a marcha lenta estiver OK, o problema pode ser o catalizador.
wagnerdcarneiro
12/08/2012, 19:56
A quantos giros está a marcha lenta do seu carro, 800 900 rpm???
Se o giro estiver alto acaba camuflando problemas eletronicos... O meu carro está com o sensor de fluxo ar (MAF) ruim. Em rotação baixa o carro falha e morre direto, mas com a rotação um pouco mais alta 1100 rpm ou mais o carro não da sinal de problemas. Por conta desse problema meu carro está com o consumo bem elevado também.
Se a marcha lenta estiver OK, o problema pode ser o catalizador.
Boa noite Rainer, a marcha lenta estava normal até hoje entre 800 e 900 rpm, mas fui fazer um passeio usando o 4x4 e a reduzida, e em detriminado momento caiu para 100 rpm e começou a morrer, por fim não acabei o passeio voltei, será o maf?
Rainer 89
13/08/2012, 12:16
Wagner,
Acho que pode ser o MAF... Mas não é a única causa provável desse consumo alto não.
Vc pode fazer dois procedimento pra testar o MAF.
O primeiro e mais simples é desconectar o sensor com o carro ligado e ver se há uma diferença de comportamento do motor (para pior). O sensor fica junto com o filtro de ar. É um "tubo com uma caixinha encima". Entra um conector nessa caixinha, q vc deve desconectar pra fazer o teste.
Outro teste é fazer o que chamam de check engine ou self diagnose. O link que explica o procedimento: Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/chek%20engine.htm)
Se ficar alguma duvida tento explicar melhor.
Esse problema pode ser bico injetor sujo, ou filtro de ar ou combustível com restrição.
Se vc pegou o carro a pouco tempo vale a pena limpar os bicos.
Tem que ir eliminando as possíveis causas do problema até encontrar a responsável.
wagnerdcarneiro
14/08/2012, 16:46
Nossa, tá muito alto esse consumo! Normalmente esta viatura consome em torno de 9km/L no uso misto!
Verifique todos os sensores: sonda lambda, MAF, etc. Verifique também as mangueiras de combustível, pra ver se não há vazamentos!
O funcionamento está normal? A marcha-lenta está ok?
Abraços e boa sorte!
Boa tarde Nanito, peguei minha viatura no oficina, fez a checagem de todos os itens, sonda lambda, maf, mangueiras, catalizador, vela, cabo de vela, etc..está tudo funiconando perfeito, mas o consumo continua o mesmo 4,8km/l, estava olhando o forum e percebi que ai no sul, tem muita gente que tem este tipo de viatura sidekick 1.6, 16v, será que você teria algum amigo com essa viatura para dar maiores detalhes...obrigado
wagnerdcarneiro
14/08/2012, 16:50
Wagner,
Acho que pode ser o MAF... Mas não é a única causa provável desse consumo alto não.
Vc pode fazer dois procedimento pra testar o MAF.
O primeiro e mais simples é desconectar o sensor com o carro ligado e ver se há uma diferença de comportamento do motor (para pior). O sensor fica junto com o filtro de ar. É um "tubo com uma caixinha encima". Entra um conector nessa caixinha, q vc deve desconectar pra fazer o teste.
Outro teste é fazer o que chamam de check engine ou self diagnose. O link que explica o procedimento: Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/chek%20engine.htm)
Se ficar alguma duvida tento explicar melhor.
Esse problema pode ser bico injetor sujo, ou filtro de ar ou combustível com restrição.
Se vc pegou o carro a pouco tempo vale a pena limpar os bicos.
Tem que ir eliminando as possíveis causas do problema até encontrar a responsável.
Boa tarde Rainer, peguei minha viatura no oficina, fez a checagem de todos os itens, sonda lambda, maf, bico injetor, filtro de ar e combustivel, mangueiras, catalizador, vela, cabo de vela, etc..está tudo funiconando perfeito, mas o consumo continua o mesmo 4,8km/l, voce conhece alguem que tem este tipo de viatura sidekick 1.6, 16v, será que você teria algum amigo com essa viatura para dar maiores detalhes...obrigado
Boa tarde Nanito, peguei minha viatura no oficina, fez a checagem de todos os itens, sonda lambda, maf, mangueiras, catalizador, vela, cabo de vela, etc..está tudo funiconando perfeito, mas o consumo continua o mesmo 4,8km/l, estava olhando o forum e percebi que ai no sul, tem muita gente que tem este tipo de viatura sidekick 1.6, 16v, será que você teria algum amigo com essa viatura para dar maiores detalhes...obrigado
Olá amigo. Eu tenho um desses! Só que o meu é Vitara mesmo, Sidekick era o nome até 95. O meu é 98! Hehehe!
Mas o motor é o mesmo, logo o consumo é similar. O meu fez 10km/L na última viagem que fiz à serra daqui do Sul!
Esse consumo tá muito alto mesmo, suspeito de vazamento de combustível em alguma parte do motor. É difícil detectar o vazamento pois a gasolina evapora. Tente sentir cheiro de gasolina em algum lugar do motor. Pode ser algum retentor na TBI que esteja desgastado.
Outra coisa, se tiver certa habilidade, desmonta o painel do velocimetro e vê se não tem "gato" na tua luz de check engine. Muita gente faz "gato" na luzinha quando não consegue descobrir o problema da injeção.
Pergunta: como tu estás calculando o consumo de combustível? Tem algum amassado no tanque? Já completou os 55 litros alguma vez?
Abraços!
Rainer 89
15/08/2012, 18:16
Boa tarde Rainer, peguei minha viatura no oficina, fez a checagem de todos os itens, sonda lambda, maf, bico injetor, filtro de ar e combustivel, mangueiras, catalizador, vela, cabo de vela, etc..está tudo funiconando perfeito, mas o consumo continua o mesmo 4,8km/l, voce conhece alguem que tem este tipo de viatura sidekick 1.6, 16v, será que você teria algum amigo com essa viatura para dar maiores detalhes...obrigado
Minha viatura é um Sidekick 1.6 16v, automático, 1993.
Meu carro já chegou a fazer 4,8 Km/L também. Mas com problemas na injeção eletronica, MAF e sensor de temperatura ruins.
Se seu carro está com a ignição, filtros e injeção OK. Esse consumo está MUITO acima do normal.
O problema só pode ser um vasamento de combustível, catalizador entupido ou o velocimetro/odometro não está medindo certo.
Uma pergunta seu mecânico é de confiança, tem experiencia com Suzukis???
Boa Sorte!
wagnerdcarneiro
16/08/2012, 17:33
Olá amigo. Eu tenho um desses! Só que o meu é Vitara mesmo, Sidekick era o nome até 95. O meu é 98! Hehehe!
Mas o motor é o mesmo, logo o consumo é similar. O meu fez 10km/L na última viagem que fiz à serra daqui do Sul!
Esse consumo tá muito alto mesmo, suspeito de vazamento de combustível em alguma parte do motor. É difícil detectar o vazamento pois a gasolina evapora. Tente sentir cheiro de gasolina em algum lugar do motor. Pode ser algum retentor na TBI que esteja desgastado.
Outra coisa, se tiver certa habilidade, desmonta o painel do velocimetro e vê se não tem "gato" na tua luz de check engine. Muita gente faz "gato" na luzinha quando não consegue descobrir o problema da injeção.
Pergunta: como tu estás calculando o consumo de combustível? Tem algum amassado no tanque? Já completou os 55 litros alguma vez?
Abraços!
Vou dar uma olhada nisso Nanito, a luz de check engine no painel, estou cauculando da seguinte forma: completo o tanque X km rodado, o tanque não tem nenhum amassado, inclusive coloquei protetor de tanque.
As mangueiras de combustivel e filtros foi colocado tudo novo, mas vou dar uma olhada no painel...abraço.
wagnerdcarneiro
16/08/2012, 17:39
Minha viatura é um Sidekick 1.6 16v, automático, 1993.
Meu carro já chegou a fazer 4,8 Km/L também. Mas com problemas na injeção eletronica, MAF e sensor de temperatura ruins.
Se seu carro está com a ignição, filtros e injeção OK. Esse consumo está MUITO acima do normal.
O problema só pode ser um vasamento de combustível, catalizador entupido ou o velocimetro/odometro não está medindo certo.
Uma pergunta seu mecânico é de confiança, tem experiencia com Suzukis???
Boa Sorte!
Rainer, foi checado todos esses iten: injeção, maf, sonda lambda, biso injetores, velas, cabo de vela, mangueiras de combustivel, filtros, catalisador...etc...esta tudo normal. Agora só uma dúvida amigo, o sensor de temperatura de sua viatura que é a mesma da minha qual é???? porque isso eu não vi...meu mecanico é de confiança ele não é especializado em suzuki, mas é de confiação e tem todo equipamento de medidas e checanguem dos itens citados acima...abraço e obrigado.
Rainer 89
19/08/2012, 02:55
Não acredito que seja o sensor de temperatura o responsável por este consumo. Mas "quem sabe" vale a pena testar...
Onde tem a entrada no motor da mangueira superior do radiador (onde fica a válvula termostatica) tem 3 sensores de temperatura 2 destes tem apenas um "borne","jacare" simples estes são um da ventoinha elétrica e o outro do termometro do painel. O sensor de temperatura da injeção é o que tem um "borne" mais sofisticado com dois pinos.
Wagner,
Se possível levanta o carro e verifica se todas as rodas estão girando sem grande resistência. Pode ser algum problema de freio, rolamento, algum componente da tração gerando resistência ou a tração está ligada "permanete". Verifica se os pneus estão OK calibŕagem e medidas. Acho q só falta veificar isso mesmo nesse veiculo.
Tem feito novas médias? Ainda ta dando esse resultado?
wagnerdcarneiro
20/08/2012, 18:35
Não acredito que seja o sensor de temperatura o responsável por este consumo. Mas "quem sabe" vale a pena testar...
Onde tem a entrada no motor da mangueira superior do radiador (onde fica a válvula termostatica) tem 3 sensores de temperatura 2 destes tem apenas um "borne","jacare" simples estes são um da ventoinha elétrica e o outro do termometro do painel. O sensor de temperatura da injeção é o que tem um "borne" mais sofisticado com dois pinos.
Wagner,
Se possível levanta o carro e verifica se todas as rodas estão girando sem grande resistência. Pode ser algum problema de freio, rolamento, algum componente da tração gerando resistência ou a tração está ligada "permanete". Verifica se os pneus estão OK calibŕagem e medidas. Acho q só falta veificar isso mesmo nesse veiculo.
Tem feito novas médias? Ainda ta dando esse resultado?
Ranier, boa noite, amigo nada com os sensores de temperatura, tá difícil, fiz nova média somente em estrada e deu 6,8km/l, vou mandar ver a tração, mas não sinto o carro preso ele anda normal na estrada, mas vou mandar ver..obrigado...abraço
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