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Ver Versão Completa : Óleo da caixa de transmissão mecânica dos veículos Suzuki



Morel
07/08/2012, 10:28
Eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário dos veículos Suzuki, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki (novos e antigos) pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.

Morel


http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/progress.gif http://www.4x4brasil.com.br/forum/clear.gif Responder com Citação (http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=1750103)

rogeriomasih
11/08/2012, 20:51
existem óleos que prometem atender tanto às exigências de GL4 como de GL5.

de acordo com o fabricante, MOBIL, esse é o caso do óleo supracitado:

Mobilube 1 SHC 75W-90 meets or exceeds the requirements of the API Service MT-1/GL-4/GL-5 gear oil service classifications.

FONTE:Mobilube 1 SHC 75W-90 (http://www.mobil.com/UK-English/Lubes/PDS/GLXXENCVLMOMobilube_1_SHC_75W-90.aspx)

Na minha opinião, pode usar sem medo. Acho somente que deve ser um óleo caro.

rogeriomasih
11/08/2012, 20:57
Já apresentei essa informação em outros tópicos, mas vou repetir aqui para ficar registrado:

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5, entre outros.
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

FONTE: Cartão Petrobras - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/cartaopetrobras/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83Ay M_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)

Rainer 89
13/08/2012, 12:39
Morel,

Na hora q vc for fazer a revisão na concessionária, se o óleo especificado no manual é GL-4 "os caras" vão ter q dar um jeito e colocar o especificado no manual. Como consumidor vc tem direito de exigir que a especificação seja cumprida e a concessionária tem a obrigação de atender.

thix4
13/08/2012, 13:03
O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5. O Wolf Gauer postou essas informações no tópico Suzuki SX4. Engraçado que na concessionária eles garantem que é GL-4. Se alguém conseguir mais informações ou ainda puder indicar onde comprar um API 75W90 GL-4 de marca boa postem, por favor...

abss

Thiago


existem óleos que prometem atender tanto às exigências de GL4 como de GL5.

de acordo com o fabricante, MOBIL, esse é o caso do óleo supracitado:

Mobilube 1 SHC 75W-90 meets or exceeds the requirements of the API Service MT-1/GL-4/GL-5 gear oil service classifications.

FONTE:Mobilube 1 SHC 75W-90 (http://www.mobil.com/UK-English/Lubes/PDS/GLXXENCVLMOMobilube_1_SHC_75W-90.aspx)

Na minha opinião, pode usar sem medo. Acho somente que deve ser um óleo caro.

mas.marco
13/08/2012, 18:20
O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5. O Wolf Gauer postou essas informações no tópico Suzuki SX4. Engraçado que na concessionária eles garantem que é GL-4. Se alguém conseguir mais informações ou ainda puder indicar onde comprar um API 75W90 GL-4 de marca boa postem, por favor...

abss

Thiago


Sempre compro os meus GL-4 no posto Ipiranga. Único lugar que achei.

Óleo dos diferenciais NÃO é o mesmo da Caixa.

thix4
14/08/2012, 16:45
O óleo que eles usam na concessionária é esse aqui:

Mobilube 1 SHC 75W-90 1 (http://mobil1.kiev.ua/products/Mobilube-1-SHC-75W-90)

Mobilube 1 SHC 75W-90 (http://www.mobil.com/UK-English/Lubes/PDS/GLXXENCVLMOMobilube_1_SHC_75W-90.aspx)

A especificação dele é para engrenagens e transmissões, para aplicação GL-4/GL-5.

O Morel tá certo. Eu iria atrás de um GL-4 sem aditivos para substituir o da transmissão...



Sempre compro os meus GL-4 no posto Ipiranga. Único lugar que achei.

Óleo dos diferenciais NÃO é o mesmo da Caixa.

rogeriomasih
14/08/2012, 18:15
O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5.

nunca ouvi falar sobre isso...não estou dizendo que não é verdade, apenas que nunca ouvi falar.

quem metal é essa que é atacado por aditivos do óleo?

thix4
14/08/2012, 18:29
Se é amarelo tem cobre. Pode ser uma liga de cobre e zinco, tipo latão. Pode ser que seja bronze também (liga-leve). Também não sabia. Foi o Wolf Gauer que postou essas informações no tópico SX4. Conversei com o distribuidor de óleos para minha região e ele também me confirmou que o GL-5 vai atacar os anéis rapidinho. Nós vamos saber no futuro qual será o resultado... Eu perguntei pra ele desse óleo 75w90 GL-4 e falou que dificilmente acharemos aqui no Brasil. Talvez para motocicletas... Parece que a Texaco tem um 80w90 GL-4 que poderia ser usado. Mas estamos precisando de informações mais precisas... Alguém?

O que o Wolf postou é corroborado também por este artigo que achei na net (em inglês) que diz insistentemente para não usar GL-5 ou GL-4/GL-5 se o manual pede GL-4, mostrando inclusive fotos dos anéis sincronizadores de transmissões.

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CFcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.widman.biz%2Fuploads%2FTransa xle_oil.pdf&ei=icUqUJrqKMur0AHRpoGIDQ&usg=AFQjCNGvhgO1tsBXM6FGRNGcLx3cL-U9Eg&cad=rja


nunca ouvi falar sobre isso...não estou dizendo que não é verdade, apenas que nunca ouvi falar.

quem metal é essa que é atacado por aditivos do óleo?

mas.marco
14/08/2012, 19:13
Se é amarelo tem cobre. Pode ser uma liga de cobre e zinco, tipo latão. Pode ser que seja bronze também (liga-leve). Também não sabia. Foi o Wolf Gauer que postou essas informações no tópico SX4. Conversei com o distribuidor de óleos para minha região e ele também me confirmou que o GL-5 vai atacar os anéis rapidinho. Nós vamos saber no futuro qual será o resultado... Eu perguntei pra ele desse óleo 75w90 GL-4 e falou que dificilmente acharemos aqui no Brasil. Talvez para motocicletas... Parece que a Texaco tem um 80w90 GL-4 que poderia ser usado. Mas estamos precisando de informações mais precisas... Alguém?

O que o Wolf postou é corroborado também por este artigo que achei na net (em inglês) que diz insistentemente para não usar GL-5 ou GL-4/GL-5 se o manual pede GL-4, mostrando inclusive fotos dos anéis sincronizadores de transmissões.

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CFcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.widman.biz%2Fuploads%2FTransa xle_oil.pdf&ei=icUqUJrqKMur0AHRpoGIDQ&usg=AFQjCNGvhgO1tsBXM6FGRNGcLx3cL-U9Eg&cad=rja


Amigos, ratifico: GL 4 75w90 é vendido nos postos Ipiranga. Peça ao frentista para abrir o catálogo. O catálogo o redirecionará à prateleira correta.

Não adianta chegar e perguntar se tem.... o cara nem vai olhar no armário (justamente por quase ninguém pedir).

thix4
14/08/2012, 20:40
Show Marco!

Vou procurar... Se for 100% sintético melhor ainda. Outro dia eu vi um cara esgotando o óleo do motor pra trocar. Era óleo mineral. Incrível porque fica vazando um tempão aquele fio de óleo. Como uso sintético, o meu esvazia muito mais rápido e pinga pequenas gotas no final. Ou seja, muito mais fino. E o preço pode ser o dobro, mas dura o dobro também com um óleo melhor.

absss


Amigos, ratifico: GL 4 75w90 é vendido nos postos Ipiranga. Peça ao frentista para abrir o catálogo. O catálogo o redirecionará à prateleira correta.

Não adianta chegar e perguntar se tem.... o cara nem vai olhar no armário (justamente por quase ninguém pedir).

mas.marco
15/08/2012, 09:25
Show Marco!

Vou procurar... Se for 100% sintético melhor ainda. Outro dia eu vi um cara esgotando o óleo do motor pra trocar. Era óleo mineral. Incrível porque fica vazando um tempão aquele fio de óleo. Como uso sintético, o meu esvazia muito mais rápido e pinga pequenas gotas no final. Ou seja, muito mais fino. E o preço pode ser o dobro, mas dura o dobro também com um óleo melhor.

absss


O meu mecânico (ex-Suzuki-concessionária) afirmou que foram inúmeros casos de carros com problemas nos diferenciais (barulhos, marchas arranhando [no caso das caixas] pelo uso do GL-4).

Ele recomenda o sintético e, segundo a própria Suzuki [outra informação passada por ele, quando trabalhou na empresa], mesmo constando no manual, colocam o sintético GL-5 para 'corrigirem' esse 'problema' que descobriram. E, ainda, que isso tinha resolvido essas questões de barulhos e marchas com dificuldade de engate.

Moral da história: o mecânico recomenda SIM, o GL-5 sintético em todas as litragens (caixas + diferenciais).

Valor do litro: R$ 75,00
Quantidade (no caso, Grand Vitara 1.6): 7 litros

Mesmo com essa recomendação dele, estou usando o GL-4 [caixas] e o GL-5 [diferenciais] pois quando ele me falou, eu tinha acabado de trocar os óleos.

Na próxima troca, vou usar o GL-5 sintético em todas as litragens pra ver e sentir o funcionamento (recomendado por ele).
Se eu perceber qualquer alteração [pra pior], volto com o GL-4 (caixa + tração).

O que vai doer serão os R$ 525,00 só de óleos....

mas.marco
15/08/2012, 09:27
Só lembrando que SEMPRE sigo o que está no manual.
Essa do óleo GL-5 no lugar do GL-4 é informação passada pelo mecânico.

Tiagobel
15/08/2012, 09:57
Se for pra colocar óleo GL5 no câmbio e t-case, tem que ser um que atenda também GL4 (existem vários óleos GL4/5, um deles é o lubrax gold). Esses não têm os aditivos que atacam metais amarelos. Óleos apenas GL5 NÃO devem ser utilizados.

rogeriomasih
15/08/2012, 10:41
Oi, Tiago.

como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?

Tiagobel
15/08/2012, 11:02
Oi, Tiago.

como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?

Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.

thix4
17/08/2012, 20:02
Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

Como devemos proceder?

absss



Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.

Morel
18/08/2012, 08:33
Talvez uma consulta formal ao representante da marca no Brasil. Eu venho insistindo na obtenção de uma resposta por intermédio da concessionária, porém sem resultado até hoje.

Morel


Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

Como devemos proceder?

absss

blenio
20/08/2012, 20:08
Semana passada levei minha tracker no mecânico, e ele colocou óleo Lubrax OH 50 TA na caixa de transmissão. No site da petrobrás, a indicação desse óleo é para transmissão automática. Será que tem alguma desvantagem ou vantagem do uso desse óleo?

rogeriomasih
20/08/2012, 23:34
se o teu cambio foi manual, acho que está completamente fora da especificação.

LUBRAX ATF TA
Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, atendendo à especificação
GM Tipo A Sufixo A (TASA).
LUBRAX ATF TA evita o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas, e sua aditivação lhe garante ainda baixa oxidação.
LUBRAX ATF TA possui ainda corante vermelho para evitar seu uso indevido e
identificar vazamentos.
LUBRAX ATF TA é recomendado para lubrificação de transmissões automáticas,
sistemas hidráulicos e redutores.
LUBRAX ATF TA pode também ser usado em direções hidráulicas e garfos de
motocicletas.
LUBRAX ATF TA atende à especificação GM Tipo A Sufixo A e é qualificado pela
MERCEDES BENZ para uso em equipamentos que não aceitem óleos com nível de
desempenho API GL-4 ou GL-5.
Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antiferrugem, antioxidante,
dispersante, abaixador do ponto de fluidez, melhorador do índice de
viscosidade e corante vermelho.
ANÁLISES TÍPICAS
*
GRAU 50
Densidade @ 20/4oC 0,8815
Ponto de Fulgor (VA) (
oC) 198
Ponto de Fluidez (
oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 35,7
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,08
Índice de Viscosidade 165

rogeriomasih
20/08/2012, 23:36
aproveita para trocar o óleo e o mecânico.

olha a viscosidade do GL4 80w-90:

GRAU SAE 80W 90
Densidade @ 20/4oC
0,8860 0,893
Ponto de Fulgor (VA)
(oC) 216 260
Ponto de Fluidez
(oC)
-27 -24
Viscosidade @ 40oC
(cSt) 80,6 157,1
Viscosidade @ 100oC
(cSt) 9,69 15,01
Índice de Viscosidade 98 95
Corr. em Lâm. de Cobre @ 3Hs e 100oC
1b 1b

Tiagobel
21/08/2012, 06:34
Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

Como devemos proceder?

absss

Acredito que nenhum fabricante de óleos, peças, pneus, combustíveis ou qualquer outro componente vai recomendar o uso de um produto que não foi homologado pelo fabricante sob pena de ter que responder pela garantia e outros problemas legais. Ainda mais no caso de produtos que teoricamente podem causar danos ao veículo.

De qualquer maneira, óleos GL4 multiviscosos são raros no Brasil. Aqui em Brasília só consigo encontrar Ipiranga Ipirgerol 75w90, Tutela Epyx 80w90.

O que tem de sobra são os GL4 80, 90, 140 e GL4/5.



Semana passada levei minha tracker no mecânico, e ele colocou óleo Lubrax OH 50 TA na caixa de transmissão. No site da petrobrás, a indicação desse óleo é para transmissão automática. Será que tem alguma desvantagem ou vantagem do uso desse óleo?

Rapaz, esse "mecânico" merecia levar uma surra de chicote. Óleo de transmissão automática não serve em transmissão manual. As características de funcionamento são completamente diferentes.
Troque esse óleo o quanto antes e evite usar o carro enquanto não trocá-lo.

thix4
21/08/2012, 11:08
Única opção até agora é o Ipirgerol mesmo. Encontrei após a dica do mas.marco! Pena que não é sintético. Mas melhor que o GL-4/GL-5 usado pelo Suzuki. aliás, se a viatura ainda estivesse na garantia, eu iria brigar com eles!

Eu recebi a resposta da Mobil e esta pode sim ser usada judicialmente. Vem até uma nota no e-mail autorizando. Não é brincadeira não. Escrevam e confiram.

absss



Acredito que nenhum fabricante de óleos, peças, pneus, combustíveis ou qualquer outro componente vai recomendar o uso de um produto que não foi homologado pelo fabricante sob pena de ter que responder pela garantia e outros problemas legais. Ainda mais no caso de produtos que teoricamente podem causar danos ao veículo.

De qualquer maneira, óleos GL4 multiviscosos são raros no Brasil. Aqui em Brasília só consigo encontrar Ipiranga Ipirgerol 75w90, Tutela Epyx 80w90.

O que tem de sobra são os GL4 80, 90, 140 e GL4/5.




Rapaz, esse "mecânico" merecia levar uma surra de chicote. Óleo de transmissão automática não serve em transmissão manual. As características de funcionamento são completamente diferentes.
Troque esse óleo o quanto antes e evite usar o carro enquanto não trocá-lo.

Wolf Gauer
09/09/2012, 15:33
Única opção até agora é o Ipirgerol mesmo. Encontrei após a dica do mas.marco! Pena que não é sintético. Mas melhor que o GL-4/GL-5 usado pelo Suzuki. aliás, se a viatura ainda estivesse na garantia, eu iria brigar com eles!

Eu recebi a resposta da Mobil e esta pode sim ser usada judicialmente. Vem até uma nota no e-mail autorizando. Não é brincadeira não. Escrevam e confiram.

absss


Companheiros de São Paulo,


acabei de comprar o oleo de cambio 75W90 GL4 (Ipigerol) na oficina do jipeiro Emerson que atende carro 4x4 (mecânica, pneus, oleos).
(O litro custa R$ 28,00).


Endereço: Garage 4WD Off Road
Av. Roque Petroni Jr., 170 (100 m do cruzamento com a av. Sto. Amaro, no lado oposto do troca oleo grande)
F. 5531 5346 e 7896 2544 (sem "9" no inicio)


Fui verificar no manual de oficina do Vitara (=Tracker): Recomendam expressivamente colocar o GL4 75W90 no cambio (1.5 l) e também na caixa de transferencia (1.7 l)!


abs


Wolf

thix4
10/09/2012, 15:33
Olá Wolf,

Obrigado pelas informações. Aqui em São José dos Campos eu já fui em TODOS os postos Ipiranga (uns 10) e nada de achar o 75W90. Catálogo de óleo? Simplesmente não existe...

O que eles tem sempre é o Ipirgerol SAE 90 (monoviscoso) que é GL-4. Não sei se é o mesmo, mas desconfio que o 75W90 só encontra em galões de 20 litros e o pessoal vende a granel nas oficinas. Agora sintético nessa especificação só encontrei no eBay mesmo. Mais ou menos $100 o litro (vem dos EUA).

abraços,

Thiago


Companheiros de São Paulo,


acabei de comprar o oleo de cambio 75W90 GL4 (Ipigerol) na oficina do jipeiro Emerson que atende carro 4x4 (mecânica, pneus, oleos).
(O litro custa R$ 28,00).


Endereço: Garage 4WD Off Road
Av. Roque Petroni Jr., 170 (100 m do cruzamento com a av. Sto. Amaro, no lado oposto do troca oleo grande)
F. 5531 5346 e 7896 2544 (sem "9" no inicio)


Fui verificar no manual de oficina do Vitara (=Tracker): Recomendam expressivamente colocar o GL4 75W90 no cambio (1.5 l) e também na caixa de transferencia (1.7 l)!


abs


Wolf

Rogê
13/09/2012, 16:32
a suzuki recomenda o 80w90 para diferenciais e cambio. Troco tudo a cada 10000 e sempre sai limpinho...abc

thix4
14/09/2012, 18:38
Para o Jimny o óleo de câmbio e caixa de transmissão é o API GL-4 SAE 75W-90 e dos diferenciais API GL-5 SAE 80W-90. Está no manual e neste tópico também.

Porque a cada 10k? Ce tá viajando cara, me desculpe...

abssss


a suzuki recomenda o 80w90 para diferenciais e cambio. Troco tudo a cada 10000 e sempre sai limpinho...abc

Eduardo AC
11/10/2012, 21:03
Boas!

Seguindo a discussão: afinal, pode ou não pode o Lubrax Gold na caixa de câmbio e na da transmissão? Ele é GL-5, mas atende também Gl-4.

Abç.

CGAUER
13/10/2012, 00:46
Eduardo,

onde tem metais amarelos, como anéis sincronizadores, não pode ir GL5. Os aditivos do GL5 atacam estes metais.

No caso do Jimny e Vitaras, ambas as caixas possuem anéis sincronizadores. Não sei quanto a caixa de tranferência dos Samurais. Fato é, em câmbios, é só GL4 e alguns veículos somente os lubrificantes proprietários, como é o caso dos Defender TDI e Td5, que usam óleo MTF94.

Nos eixos GL5 é ok, e para o clima do Brasil o 90 serve bem. Ainda assim ficaria com 75W90 que garantiria uma mínima vantagem no consumo.... Muito mínima mesmo....

Abs

Clemente







Boas!

Seguindo a discussão: afinal, pode ou não pode o Lubrax Gold na caixa de câmbio e na da transmissão? Ele é GL-5, mas atende também Gl-4.

Abç.

Eduardo AC
13/10/2012, 08:32
Obrigado pelo esclarecimento Clemente.

Porém, o Lubrax Gold é GL-5 mas a embalagem diz que atende TAMBÉM GL-4. Será que este produto ainda assim ataca os metais amarelos mesmo atendendo também GL-4?

Alguma dica de óleo GL-4? No posto de troca onde fiz a minha não tinha e o atendente disse que a produção do GL-4 vai parar, que este "misto GL-5/GL-4" o substituiria. Conversa de vendedor?

Abraço.
Eduardo

sandro-natal
13/10/2012, 12:00
Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.

CGAUER
13/10/2012, 19:58
Sandro,

a caixa não está vazando?

Abs

Clemente


Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.

Eduardo AC
15/10/2012, 10:57
Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

Abç


"Saudações Sr. Eduardo,

A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Paulo Cesar
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 (tel:0800-728%209001) / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"

CGAUER
15/10/2012, 11:23
Caros,

pelo amor ao câmbio dos nossos carros; MUITA atenção!!

O engenheiro está correto, "se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5" errado! A Suzuki recomenda o GL4!

Se a caixa tiver anéis sincronizadores, este óleo LUBRAX GOLD SAE 75W/90 GL5, será incompatível. O Lubrax Gold é feito para caixas com engrenagens hipóides (diferencial) e tem os aditivos de extrema pressão EP que atendem as normas GL5, que são justamente aqueles aditivos incompatíveis com os anéis sincronizadores em metal amarelo presente em câmbios e muitas das caixas de transferência da marca.

Leiam este PDF com atenção (segue um trecho):

"
When we use a GL-5 product in a transmission that requires GL-4, we normally find 2 to 4 times asmuch copper in the used oil as we would with a GL-4 product. Eventually the synchronizers wear tothe point that they no longer make contact with the other half of the cone, bottoming out beforestopping the opposing gear. "






http://www.widman.biz/uploads/Transaxle_oil.pdf


Lubrax Gold:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/89387b0043a7b2ce95ba9fecc2d0136c/ft-lub-auto-gold.pdf


A BR fábrica óleo correto para transmissão, este GL4:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/043cb70046287091b48dbe0262ab2ca7/ft-lub-auto-trm-4.pdf


Vejam o FAQ da Petrobras:

lubrax - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY_2CbEdFAEMzpiw!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?


"......A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas"

Espero que a dúvida não se perpetue!


Resumindo: Nos diferenciais coloquem GL5, nas caixas GL4.


Abraços

Clemente



Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

Abç


"Saudações Sr. Eduardo,

A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Paulo Cesar
Engenheiro Mecânico
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Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 (tel:0800-728%209001) / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"

Eduardo AC
15/10/2012, 11:58
Olá Clemente.

A dúvida quanto ao lubrificante a ser usado nas caixas está sanada. Tem que ser o GL-4. E nos diferenciais GL-5.

A dúvida que resta é se o Lubrax Gold que é GL-5 e GL-4 ao mesmo tempo pode ser usado.

Abç

Eduardo AC
15/10/2012, 14:52
Aumentando a confusão:

Perguntei novamente ao sac da petrobrás ressaltando a especificação do manual da Suzuki para GL-4.

Minha pergunta:

"Prezado Eng X

Em consulta ao manual da Suzuki para o Samurai 1997, constatei que o
lubrificante recomendado para a caixa de câmbio e para a caixa da
transferência (reduzida) devem ter excusivamente especificação *GL-4*. E
não *GL-5*.

Ou seja, não recomenda-se usar lubrificante GL-5 nestes compartimentos.

Ainda assim posso usar o Lubrax Gold por atender GL-5 e GL-4?

Obrigado.
Eduardo"

A resposta veio assim:

"Prezado Sr. Eduardo,

Como no manual da motocicleta recomenda API GL-4 e restringe o uso API GL-5, neste caso, não se deve utilizar o LUBRAX GOLD, evitando risco de incompatibilidade com os materiais da caixa de transmissão.

Atenciosamente,

************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 (tel:0800-728%209001) / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"

Motocicleta Samurai, alguém já viu?!? Só por aí já deu pra sacar que os caras não estão muito atentos. Contrariando a resposta anterior, não recomenda o Lubrax Gold.

Outra, o manual não restringe o uso do GL-5, mas recomenda o uso do GL-4. Porém, sabemos que lubrificantes GL-5 exclusivamente não servem para cx de transferência e câmbio, sendo indicados para diferenciais. Na cx de transferência e câmbio só GL-4.

Mas e no caso de lubrificante que atende as duas especificações ???????? Se atende as duas, não pode ter restrições para uma delas, não é?

Desculpem insistir nesta questão, mas preciso decidir se troco novamente os óleos das caixas, pois coloquei Lubrax Gold.

Uma questão prática : o problema gerado pelo lubrificante GL-5 é notado imediatamente? Ou demora um tempo?

Abç
Eduardo

thix4
15/10/2012, 15:00
Eu não entendo profundamente do assunto e fiquei curioso no começo porque vejo usarem GL-5 em transmissões da Fiat, por exemplo, que também tem metais amarelos.

Postei um link para um documento na primeira página (LEIA (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CFcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.widman.biz%2Fuploads%2FTransa xle_oil.pdf&ei=icUqUJrqKMur0AHRpoGIDQ&usg=AFQjCNGvhgO1tsBXM6FGRNGcLx3cL-U9Eg&cad=rja)) que explica que GL-4/GL-5 também pode ser roubada colocar em transmissão synchromesh manual.

Eles te garantem que não tem o aditivo X, mas tem o Y.

Cuidado com a transmissão. É ela quem transmite a força do motor.

O problema pode sim aparecer a longo prazo. Talvez longuíssimo prazo. Na dúvida não use.

Espero que encerre definitivamente o assunto.

Resta saber as opções de óleos nessas especificações. Sintético, por exemplo, só achei importado.

Thiago


Olá Clemente.

A dúvida quanto ao lubrificante a ser usado nas caixas está sanada. Tem que ser o GL-4. E nos diferenciais GL-5.

A dúvida que resta é se o Lubrax Gold que é GL-5 e GL-4 ao mesmo tempo pode ser usado.

Abç

sandro-natal
15/10/2012, 16:01
Clemente, ainda não encontrei vazamento, mas estou de olho! Pelo menos não está pingando no chão! Só se for por evaporação.
Pessoal, sigam o manual. Se é GL-4, coloquem apenas GL-4. Esses híbridos GL-4/GL-5 para que a gente os utilize, precisaríamos de um documento oficial da Suzuki permitindo isso. Sem isso, não arrisquem!
Um abraço!

CGAUER
15/10/2012, 16:02
Edu,

Não pode! O próprio engenheiro da Petrobras respondeu:

no post do colega: #36 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/108309-oleo-da-caixa-de-transmissao-mecanica-dos-veiculos-suzuki-3.html#post1793529)

Abs

Clemente


Olá Clemente.

A dúvida quanto ao lubrificante a ser usado nas caixas está sanada. Tem que ser o GL-4. E nos diferenciais GL-5.

A dúvida que resta é se o Lubrax Gold que é GL-5 e GL-4 ao mesmo tempo pode ser usado.

Abç

CGAUER
15/10/2012, 16:09
Edu, a resposta do engenheiro foi precisa.

Infelizmente o efeito é no longo prazo. O GL5 protegerá melhor os rolamentos e engrenagens, mas fará com que os sincronizadores gastem no mínimo 2x mais rápido. Ou seja, o que era para durar uns 200-300 mil, pode durar só 100-150mil Km..

Eu voltaria atrás. Tire o Gold, coloque nos diferenciais. É o melhor óleo que existe para a função. nas caixas coloque o GL4.

Seguro morreu de velho. É mais barato fazer um motor que um câmbio.... Não vale o risco para justificar a economia de uns R$ 100...

Abraços

Clemente


Aumentando a confusão:

Perguntei novamente ao sac da petrobrás ressaltando a especificação do manual da Suzuki para GL-4.

Minha pergunta:

"Prezado Eng X

Em consulta ao manual da Suzuki para o Samurai 1997, constatei que o
lubrificante recomendado para a caixa de câmbio e para a caixa da
transferência (reduzida) devem ter excusivamente especificação *GL-4*. E
não *GL-5*.

Ou seja, não recomenda-se usar lubrificante GL-5 nestes compartimentos.

Ainda assim posso usar o Lubrax Gold por atender GL-5 e GL-4?

Obrigado.
Eduardo"

A resposta veio assim:

"Prezado Sr. Eduardo,

Como no manual da motocicleta recomenda API GL-4 e restringe o uso API GL-5, neste caso, não se deve utilizar o LUBRAX GOLD, evitando risco de incompatibilidade com os materiais da caixa de transmissão.

Atenciosamente,

************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 (tel:0800-728%209001) / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"

Motocicleta Samurai, alguém já viu?!? Só por aí já deu pra sacar que os caras não estão muito atentos. Contrariando a resposta anterior, não recomenda o Lubrax Gold.

Outra, o manual não restringe o uso do GL-5, mas recomenda o uso do GL-4. Porém, sabemos que lubrificantes GL-5 exclusivamente não servem para cx de transferência e câmbio, sendo indicados para diferenciais. Na cx de transferência e câmbio só GL-4.

Mas e no caso de lubrificante que atende as duas especificações ???????? Se atende as duas, não pode ter restrições para uma delas, não é?

Desculpem insistir nesta questão, mas preciso decidir se troco novamente os óleos das caixas, pois coloquei Lubrax Gold.

Uma questão prática : o problema gerado pelo lubrificante GL-5 é notado imediatamente? Ou demora um tempo?

Abç
Eduardo

Eduardo AC
15/10/2012, 18:31
Senhores, obrigado pelos esclarecimentos.

Vou trocar o óleo.

Abç
EDU

Giu Bernardon
17/10/2012, 16:10
Caro CGAUER e demais companheiros, obrigado pelo esclarecimento.
Troquei hoje o óleo do câmbio e caixa de redução da minha Tracker por um Ipiranga 75w90 GL-4 (não foi fácil achar aqui em Cuiabá). Ela rodou 18 mil km com GL-5 e, para minha surpresa (ou nem tanto) saiu muito resíduo de metal no óleo! :-( Inclusive da T-case, o que só pode se justificar pelos aditivos impróprios do GL-5...

Abraço.

Eduardo AC
17/10/2012, 21:16
Pois é.....

Este óleo 75w90 GL4 é coisa rara! Não encontro em lugar nenhum em SP. Alguém tem alguma dica?

Não há nenhum substituto? SAE 90 GL4 serve? Foi o único GL4 que achei.

Abç

adri.rodrigues
18/10/2012, 06:13
Pois é.....

Este óleo 75w90 GL4 é coisa rara! Não encontro em lugar nenhum em SP. Alguém tem alguma dica?

Não há nenhum substituto? SAE 90 GL4 serve? Foi o único GL4 que achei.

Abç


Achei um anúncio neste site, dê uma ligada para eles.

D.H. Ipiranga IPIRGEROL GL4 75W90 - Óleo De Transmissões (Câmbio) - São José dos Campos - Outros Produtos (http://saojosedoscampos.olx.com.br/d-h-ipiranga-ipirgerol-gl4-75w90-oleo-de-transmissoes-cambio-iid-251564955)

adri.rodrigues
18/10/2012, 06:41
Pois é.....

Este óleo 75w90 GL4 é coisa rara! Não encontro em lugar nenhum em SP. Alguém tem alguma dica?

Não há nenhum substituto? SAE 90 GL4 serve? Foi o único GL4 que achei.

Abç

Achei mais um, porém o pessoal mais entendido e o amigo Giu Bernardon (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/59792-giu-bernardon.html) pode dizer se foi este que ele usou. Vejam os dados técnicos do produto.

LEO DIFERENCIAL EP-140 (http://acamargo.com/1870240-produto-oleo-diferencial-#!prettyPhoto)[gallery]/0/

adri.rodrigues
18/10/2012, 07:10
Pois é.....

Este óleo 75w90 GL4 é coisa rara! Não encontro em lugar nenhum em SP. Alguém tem alguma dica?

Não há nenhum substituto? SAE 90 GL4 serve? Foi o único GL4 que achei.

Abç

Achei esta tabela, talvez possa ajudar em alguma coisa.

equivalencia óleos (http://www.scribd.com/doc/105146383/equivalencia-oleos)

Giu Bernardon
18/10/2012, 11:45
[QUOTE=adri.rodrigues;1795729]Achei mais um, porém o pessoal mais entendido e o amigo Giu Bernardon (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/59792-giu-bernardon.html) pode dizer se foi este que ele usou. Vejam os dados técnicos do produto.



O que usei foi o IPIRANGA IPIRGEROL 75W90 - GL-4

sandro-natal
18/10/2012, 14:06
A maioria dos oleos SAE 90 GL4 sao na realidade 80W90 GL4, que para o Brasil, e conforme manual da propria Suzuki, pode ser utilizado no lugar do 75W90 GL4 sem problemas!

Eduardo AC
18/10/2012, 21:13
Opa! SAE 90 GL4 eu encontrei!

Obrigado a todos.

Ceregato
31/10/2012, 22:51
Saudações a todos!!!
Sou novato aqui.

Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo site e a todos os participantes.

Já li muita coisa aqui..

Sou de Ribeirão Preto/SP e comprei há pouco mais de um mês um Suzuki Grand Vitara 1.6, 3 portas.

Estou muito satisfeito com o carro. Minha primeira providência foina troca de todos os fluídos e filtros. Estava tudo bem até chegar neste tal GL-4. Foi o único que ainda não troquei pois não encontrei ainda. Já me ofereceram semehantes, substitutos, parecidos, etc. Recusei todos. Vou seguir o manual. A transmissão pede o GL-4, então é assim que deve ser.

Obrigado a todos pelas excelentes explicações.
Att.
Ceregato