PDA

Ver Versão Completa : Fibra de Vidro - Dicas



30/10/2003, 23:08
Ola pessoal,

Estou começando a mexer com fibra pra afzer algumas coisinhas no Rapadura, so que tenho algumas dificuldades.

Para fazer peças retas (como por ex os vidros traseiros que retirei e fiz de fibra usando o vidro como molde) é bem facil, pois somente isolo o "molde" (vidro) com um plástico e aplico a resina + manta da fibra por cima, em varias camadas ate a espessura que eu quero.

O problema seria peças mais trabalhadas, quem tem voltas, arrendondas, etc. Sugestões de como posso fazer? Molde, etc? Por exemplo, gostaria de fazer umas peças que fiquem nos cantos traseiros do veiculo, pois retirei o parachoque original quie ia ate a caixa de rodas, mas o parachoque eu botei nao cobre ate la, entao queria fazer uma peça de fibra pra fechar esse pedaço. Mas não consigo fazer ou pensar em um molde que eu possa fazer pra então fazer a peça.

Outra peça que pretendo fazer em breve é refazer todo o painel do Samuca, usando instrumentos da Cronomac. Mas nao queria algo retão e simples como no caso dos CJs, mas algo mais bonito, como sairam em alguns buggies.

Ah, comprei o livro "Aprenda Fibra de Vidro" e não gostei. Muita informação teorica, nada prático. Talvez sirva so pra quem já é do ramo e queria saber um pouco mais. Não comprem!

[]s agradecidos por qualquer dica!

Polvora
31/10/2003, 08:36
Fala Osvaldo tudo bom ?

Eu também estou pesquisando sobre para fazer uma caçamba para a F-75. Sei que aqui em SP tem uma loja que dá curso prático inclusive na confecção dos moldes.

Mas respondendo sua dúvida, eu já ví moldes feitos em Silicone, gesso e madeira. No caso da madeira você pede para um marceneiro, o gesso você pode tirar o desenho de outra peça.

E você pode usar a imaginação tipo, utilizar barro, isso mesmo a coisa que a gente mais gosta, ops... os nossos carros gostam...

Bom, espero ter ajudado.

Um abraço.

[/code]

01/11/2003, 10:47
Ola !

Usar barro? Imagina a bagunça para fazer um molde de um painel, heh.

Creio que o molde de madeira sera o melhor, mas o problema é como fazer certas partes mais arrendondadas que com a madeira fica muito dificil fazer?

Eu já li pela internet que podemos usar um pedaço de pano, deixar no formato desejado e depois cobrir com a resina de fibra, que endureceria e deixaria o pano no formato rígido, mas maleavel do molde.

Ja tentei fazer isso, com ate certo sucesso, o problema é que pra deixar o pano no formato desejado, precisariamos de uma peça rígida (como madeira) por baixo/cima.

Sergio Antunes
01/11/2003, 17:07
Oi, Pessoal.

Trabalhar com a fibra é relativamente fácil, mas o molde não tem jeito.... Você tem que fazer um artesanalmente seja lá com o material que for, não ser que você já tenha uma peça e queira copiar.
Pode tentar fazer o molde com madeira balsa que é bem macia ( na realidade se faz uma peça com madeira etc., e depois tira-se o molde dessa peça e com ele se faz as outras. Se quiser acabamento o molde tem que estar perfeito e ser passado gel coat antes da resina.
Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
01/11/2003, 23:00
Creio que o molde de madeira sera o melhor, mas o problema é como fazer certas partes mais arrendondadas que com a madeira fica muito dificil fazer?

:D Fala Osvaldo!!!

:D Madeira é o melhor! Eu era sócio numa fábrica de móveis, e te digo com conhecimento de causa: vc faz tudo na madeira se quiser! Madeira própriamente não, mas MDF. E todo acabamento vc faz com massa plástica, essa mesma usada na lata dos Jeep... :wink: Ache um bom marceneiro e peça para ele fazer o máximo possível, o que faltar vc mesmo faz usando massa plástica. :wink:
[]'s

walter.andreis
06/11/2003, 21:45
pode-se também pegar um bloco de gesso e ir moldando conforme a necessidade e criar o MODELO...
depois aplica o gel-coat e faz outra peça negativa do MODELO, que irá se chamar MOLDE e a partir do MOLDE, vc faz quantas peças em fibra quiser.... :wink:
[]´s

du
07/11/2003, 10:49
Acho que tem que decidir, se vai usar o molde várias vezes, ou apenas para uma peça, aí decide entre Madeira ou Gesso.

Abraços Du.

walter.andreis
07/11/2003, 13:23
Acho que tem que decidir, se vai usar o molde várias vezes, ou apenas para uma peça, aí decide entre Madeira ou Gesso.


Du,
Fazer um MOLDE em madeira deve ser o cão-chupano-manga, pois o MOLDE é a reprodução "EM NEGATIVO" (ao contrário) da peça a ser reproduzida, então imagina só que trabalhão que seria fazer um molde em madeira...
O que pode ser feito, é criar um MODELO em madeira(exatamente como a peça em fibra deve ficar), e sobre este MODELO aplica-se o GEL-COAT ou CELAC e então faz um MOLDE em gesso (é bom utilizar uma mesa vibratória para não encorporar bolhas de ar), e a partir do MOLDE em gesso pode-se reproduzir as peças em fibra...

[]´s

andretomasi
07/11/2003, 21:06
PessoALL,
Só por curiosidade, ninguém aí trabalha com fibra, ou faz peças sob encomenda?

[ ]´s pensando bobagem :lol:

Loras
12/09/2007, 14:20
Tirando as teias de aranha do tópico...:mrgreen:

Por conta desse outro aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31830

Comecei a pesquisar melhor sobre fibra de vidro:

http://autosom.net/artigos/FiberglassingBoxSedan.htm

http://www.fazfacil.com.br/fibra_de_vidro.htm

http://www.motonline.pt/forum/printer_friendly_posts.asp?TID=13691

http://www.ffcobra.com/FAQ/cf.html

http://www.autosom.net/artigos/fibra.htm

http://www.autosom.net/artigos/baffle69.htm

Acho que ajudou a clarear as idéias... agora bora atrás do material!!!8)

Abs,

Tezinho
12/09/2007, 14:52
Desmonta o painel , põe no chão com a superfície que se quer virada para cima.Tenta passar cola "tipo tenaz " sobre um pano molhado como molde. Fica mais fácil para manusear !!!! Depois de seco tem resistência para aplicar a fibra isolando com plástico.

Será que dá ?!!!!

Sukys
12/09/2007, 15:32
Pra reproduzir painel de carro?
Haja cola e haja pano pra criar um molde tão extenso sem que haja deformação depois da retirada do painel que se pretende reproduzir.

Reprodução do tipo se faz com gesso específico pra moldagem, e mesmo assim talvez seja necessário fazer um reforço em metal ou madeira, senão corre-se o risco de quebra no momento do desmolde. E isso sem esquecer de aplicar algum desmoldante no painel de referência (cêra de carnaúba ou de silicone, álcool polivinilico, etc.) caso contrário o desmolde só acontece na base da talhadeira.

Trabalhar com fibra é muito fácil, o que dá mão de obra é criar o molde, ainda mais molde bem feito.

Sds,
Sukys

Tezinho
12/09/2007, 16:20
Pra reproduzir painel de carro?
Haja cola e haja pano pra criar um molde tão extenso sem que haja deformação depois da retirada do painel que se pretende reproduzir.

Reprodução do tipo se faz com gesso específico pra moldagem, e mesmo assim talvez seja necessário fazer um reforço em metal ou madeira, senão corre-se o risco de quebra no momento do desmolde. E isso sem esquecer de aplicar algum desmoldante no painel de referência (cêra de carnaúba ou de silicone, álcool polivinilico, etc.) caso contrário o desmolde só acontece na base da talhadeira.

Trabalhar com fibra é muito fácil, o que dá mão de obra é criar o molde, ainda mais molde bem feito.

Sds,
Sukys
Aeehhh Sukys !!!

heheheh
Se é pra dar idéias vamos lá ...
Cola tenaz 1 kg +/- R$ 10,00
Pano de Chão R$ 1,00
Água da chuva, " de grátisssss "

È leve e dá pra moldar e retirar sem quebrar, depois apóia num lugar seguro, cheio de barro em baixo, pra não perder a origem heheh, e vai botando camadas de fibra de vidro..
Veja bem, é mesmo só uma idéia, não tô recomendando. Além do que é barato.

masssss, tem mil e uma opções, mais uma abaixo

http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=314&zoneid=24

Tezinho
12/09/2007, 16:22
Aeehhh Sukys !!!

heheheh
Se é pra dar idéias vamos lá ...
Cola tenaz 1 kg +/- R$ 10,00
Pano de Chão R$ 1,00
Água da chuva, " de grátisssss "

È leve e dá pra moldar e retirar sem quebrar, depois apóia num lugar seguro, cheio de barro em baixo, pra não perder a origem heheh, e vai botando camadas de fibra de vidro..
Veja bem, é mesmo só uma idéia, não tô recomendando. Além do que é barato.

masssss, tem mil e uma opções, mais uma abaixo

http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=314&zoneid=24
Lá no final do link , tem resina. Barato ??? não sei.

Na madeira acho impossível fazer o molde do painél.

abração

Sukys
12/09/2007, 16:32
Cola tenaz 1 kg +/- R$ 10,00
Pano de Chão R$ 1,00
Água da chuva, " de grátisssss "

E se o molde ficar ruim, perdeu tempo e jogou no lixo 11 reais, e com 11 reais já dá pra comprar gesso e sobrar trôco. :mrgreen:

Se for pra pensar deste jeito, pra que usar gasolina se solvente é mais barato?

Sds,
Sukys

proelton
25/03/2008, 02:44
Tirando as teias de aranha do tópico...:mrgreen:
Por conta desse outro aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31830
Comecei a pesquisar melhor sobre fibra de vidro:
http://autosom.net/artigos/FiberglassingBoxSedan.htm
http://www.fazfacil.com.br/fibra_de_vidro.htm
http://www.motonline.pt/forum/printer_friendly_posts.asp?TID=13691
http://www.ffcobra.com/FAQ/cf.html
http://www.autosom.net/artigos/fibra.htm
http://www.autosom.net/artigos/baffle69.htm
Acho que ajudou a clarear as idéias... agora bora atrás do material!!!8)
Abs,
Vix agora que vi hehe, esse artigo ali é meu kkk, eu que fiz

Eita mundo pequeno....

Dodger
28/03/2008, 00:44
Vc's tão é discutindo como fazer o modelo(protótipo) e não o molde.

pra fazer este tipo de coisa que vc's tão discutindo, o melhor é espuma poliuretano. è uma espuma rígida(dura) e leve, compra em placas de diferentes espessuras ou liquida*. Dái vc pode cortar com faca, serrinha, lixar, colar, recortar, etc...depois só dar o acabamento com massa plastica e aí sim, depois do protótipo pronto e testado vc faz o molde na própria fibra de vidro e tira quantas cópias(peça definitiva) em fibra da peça original forem necessárias, ou 1 ou 1.000.

Para peças simples sem muitas reentranças, quinas e contornos, um leigo pode até tentar fazer( até eu consegui...), npo mais é melhor recorrer pelo menos a assist~encia de um profissional.


* A+B o liquido se expande em até 25 vezes( se tem 2 litros de material liquido vai virar 25 litros de espuma sólida) acha em casas de resina e fibra

se alguem tiver pensando em fazer um cacareco qquer em fibra pode entrar em contato por MP que eu ajudo da forma que for possivel.

Digger
28/03/2008, 16:24
Opa, e ae Dodger como vai...

Bem, eu quero refazer o painel do meu Niva, mas pra isso é necessário fazer um molde do painel, certo ?!

Tá aí a zica, com raios fazer esse molde ?
o Painel tem lá suas rachaduras provocada pelo sol, assi na hora de fazer o negativo do molde irá sair essas "marcas" na fibra.

Se possível e sem querer abusar de sua boa vontade hehehe, poderia me passar os tramites pra isso e como proceder nessa empreitada ? Ficaria muito grato.

Enfim, é isso, agradeço desde já.:concordo:
sas.rocha@yahoo.com

Dodger
28/03/2008, 18:27
O molde copia a peça exatamente com é, se tá ruim e com rachaduras, isso vai sair tudo na cópia, tem que restaurar ou tirar molde de uma peça perfeita.

Cara fazer um molde deste porte não compensa muito se for só para uma peça. mais jogo recuperar o seu.

Se forem só rachaduras isso é moleza e vc pode fazer, a num ser que vc tenha dois braços esquerdos:-D.

me passa por MP a situação da sua peça que te oriento no que precisar.

abraço

Luciano SHAKALL
28/03/2008, 19:06
"... fazer um molde deste porte não compensa muito ... mais jogo recuperar o seu ...
... Se forem só rachaduras isso é moleza e vc pode fazer, a num ser que vc tenha dois braços esquerdos :-D ..."Pra mim seria legal, já que SOU CANHOTO :mrgreen: !

Desculpem a brincadeira :oops: (mas é verdade :lol: ), é que to curiando o tópico,
pois pretendo fazer modificações em meu painel original: Tipo restauração da estrutura, porém, modificando umas coisinhas ;-) ...

[]'s

Digger
30/03/2008, 04:26
O molde copia a peça exatamente com é, se tá ruim e com rachaduras, isso vai sair tudo na cópia, tem que restaurar ou tirar molde de uma peça perfeita.

Cara fazer um molde deste porte não compensa muito se for só para uma peça. mais jogo recuperar o seu.

Se forem só rachaduras isso é moleza e vc pode fazer, a num ser que vc tenha dois braços esquerdos:-D.

me passa por MP a situação da sua peça que te oriento no que precisar.

abraço

Pois é, eu pensei e repensei.. fazer o painel será muita zica. Então acho que vou é encapar ele no corvin, um trampo legal fica zerado, creio eu e segundo meu velho ahaha.

Só que, aquele console central onde vai o som e logo acima onde há os botões do pisca é que tá zuaaado. quero refazer aquilo pra melhorar o visual e colocar uns botões mais "modernos"

Tem também a saída de ar dos ventiladores, isso sim irá me dar dor de cabeça.

vai algumas fotos.

Dodger
30/03/2008, 10:07
Forrar em couvin pode ser uma boa. mas num vai achando que é moleza não , deixar tudo esticadinho é osso(experiêcia propria hehehe)! coisa pra deixar num bom capoteiro pra fazer.

mas de qquer forma tu vai ter que dar uma reforçada nos quebrados e rachados, dar um semi acabamento antes de forrar, senão parace tudo por baixo do courvin.

Digger
30/03/2008, 13:10
Ihhh, tem essa também ?
Tenho que reparar os rachados pra só então lançar o corvin, é ?!

Bom, tem alguma dica ?
Pois pra mim, essa é a saída mais viável do que refazer todo o painel. No máximo farei um console de teto e aquele console central abaixo do painel.

Dodger
30/03/2008, 22:51
É só usar massa plastica ou mesmo durepoxi e depois lixa onde tá rachado. já que vai cobrir num tem necessidade de acabamento, só pra não aparecer as marcas de rachaduras por baixo do courvin..

diniz
31/03/2008, 07:31
antes de colar o curvin deixa ele no sol p/ amolecer, vai ajudar em muito a evitar aquelas rugas nos cantos

Digger
31/03/2008, 13:04
Beleeeeza Diniz, valeu !!!

Ae Dogder, boa... eu já tirei a forração das portas pra refazer tudo, porém farei como é no GOL G4, sem napa, sem corvin. vai ser só laminada em fibra e massa plástica.

Depois é refazer o console central e só então fuçar no painel hehehe.
Vou tentar fechar todo o console até embaixo, de forma que não dê visão de um lado ao outro. Ficando uma peça só, toda integrada.

valdir rainer
31/03/2008, 19:31
Ai galera é só colocar uma espuma fina antes da forração que não vai aparecer nenhun defeito.
O tapeceiro fez assim no meu painel e ficou muito bom.

Abras.

geezer
31/03/2008, 20:47
É só usar massa plastica ou mesmo durepoxi e depois lixa onde tá rachado. já que vai cobrir num tem necessidade de acabamento, só pra não aparecer as marcas de rachaduras por baixo do courvin..

x2 :concordo:
Tem que deixar uniforme senão aparece as marcas da rachadura. Há certo tecidos, não sei se é o caso do corvim, que tem uma camada fina de espuma.

geezer
31/03/2008, 20:49
Além da fibra de vidro, há alguma outra técnica? Tipo fibra de carbono ou algo do genero, porque seria mais flexivel e leve não é?



ps.: muito bom os links :palmas:



[]s

Dodger
31/03/2008, 23:01
Ai galera é só colocar uma espuma fina antes da forração que não vai aparecer nenhun defeito.
O tapeceiro fez assim no meu painel e ficou muito bom.

Abras.

Pode ser tbém, mas fica tudo meio "fofão" , perde as linhas e fica parecendo um panetone!:-D
Dependendo se for só uma almofada de painel ou uma peça sem detalhes, mas o painel inteiro na minha opinião não fica legal

Dodger
31/03/2008, 23:03
Além da fibra de vidro, há alguma outra técnica? Tipo fibra de carbono ou algo do genero, porque seria mais flexivel e leve não é?




[]s

A fibra de carbono é muito cara, não compensa para este fim.

Julio Militão
31/03/2008, 23:59
A fibra de carbono é muito cara, não compensa para este fim.

Valeu Turma,

Alguem tem alguma informação sobre a fibra de carbono? Ouvi dizer que a resina era a mesma da de vidro, será?

Um abraço

diniz
01/04/2008, 07:50
Pode ser tbém, mas fica tudo meio "fofão" , perde as linhas e fica parecendo um panetone!:-D
Dependendo se for só uma almofada de painel ou uma peça sem detalhes, mas o painel inteiro na minha opinião não fica legal

pode cre, meio antigo maverick era assim e o painel parecia um travesseiro hehehe... colar o curvin direto no painel fica mais original

diniz
01/04/2008, 07:53
Valeu Turma,

Alguem tem alguma informação sobre a fibra de carbono? Ouvi dizer que a resina era a mesma da de vidro, será?

Um abraço

no lugar onde eu compro fibra a muitos anos atras eles tinham fibra de carbono p/ vender, custa umas 10 vezes mais caro que o tecido de fibra comum e realmente eles falaram que podia usar a mesma resina não sei preço hoje em dia

www.redelease.com.br

Dodger
01/04/2008, 10:23
no lugar onde eu compro fibra a muitos anos atras eles tinham fibra de carbono p/ vender, custa umas 10 vezes mais caro que o tecido de fibra comum e realmente eles falaram que podia usar a mesma resina não sei preço hoje em dia

www.redelease.com.br (http://www.redelease.com.br)


A resina pode ser a mesma usada com fibra de vidro (poliester) mas já que vc vai usar um material mais caro e de mais alta qualidade, aproveita e usa resina epoxi. Essa resina epoxi é bem mais cara, mas para reparos em plastico e chapa de aço é muito melhor em termos de aderencia e resistencia

Fibra de carbono é mais recomendada em peças que demandem alta resitencia ou acabamento diferenciado. A fibra de vidro já é muito resistente(mais que a maioria dos plasticos convencionais) quando bem feita.

Ralado/SP
01/04/2008, 18:21
All,

sabem me falar onde encontro o poreoletano A+B em SP ou a marca, asim posso procurar representantes por aqui.

Abrçones

Ralado

Dodger
01/04/2008, 21:13
All,

sabem me falar onde encontro o poreoletano A+B em SP ou a marca, asim posso procurar representantes por aqui.

Abrçones

Ralado


Em loja de suprimentos para fibra de vidro , resinas, etc.

Só procurar na net mesmo que aí em SP tem até loja online destes trecos.
só que não estou lembrado agora só essa:

http://www.vifiber.com.br/Html/produtos.asp

Dá uma olhada no orkut que tem uma comunidade sobre fibra de vidro, os caras até fizeram uma listagem de lojas que vc vai achar.

geezer
01/04/2008, 21:24
Para a confecção dos para-lamas há alguma "receita"? Estava pensando em algo porque o que eu vejo nas Mits, por exemplo, eles parecem muito expesso e pesado.

Há combinações dos componentes para chegar a determinada dureza/resistência, mais fino/leve?



[]s

Dodger
01/04/2008, 23:12
Laminações grosseiras(mal feitas) geralmente tem muita resina e pouca fibra, é mais ou menos o que ando vendo por aí nestas peças brutas tipo paralamas, parachoques , etc. Com muita resina as peças ficam mais pesadas, menos flexiveis e menos resistentes.

Uma boa proporção por exemplo seria 60% fibra, 40% resina ( em peso)
Pra melhorar a resistencia, pode -se utilizar o tecido de fibra de vidro no lugar da manta convencional de fibra de vidro. O tecido tem fibras com orientação como se fosse um tecido de algodão mesmo, já a manta que todos usam por aí tem as fibras orientadas aleatoriamente, conferindo uma "amarração" pior.

Fazer um molde de um paralama que é uma peça grande, é dureza, e acho que não vale a pena pra fazer um par ou outro. tenta ver com quem já vende isso pronto se eles não te fazem por encomenda um par mais leve, com menos resina e mais fibra e usando tecido no lugar de manta ou roving(fibra picotada).

Falou!

FábioBananal
28/04/2008, 18:49
Dodger é o seguinte; to pensando em fazer uma lanchinha voadeira, tenho todo o projeto da armação de madeira, posso aplicar a fibra direto sobre a madeira? como faço o acabamento e pintura? é só lixar e pintar? valeu abçs

sn-masters
19/06/2011, 04:23
Ressuscitando o tópico xD

Vi dizerem aqui que existe um gesso especifico para modelagem, qual seria? Eu to usando aqueles que vem em po e se mistura na água, porem seca rápido de mais, não dando tempo de dar um bom acabamento, ficando tudo pra fazer na lixa mesmo. Por conta disso ta dando um trabalho do cão! se demorasse mais pra secar, seria perfeito. Alguém sabe dizer se tem um gesso melhor pra fazer o modelo, ou se sei la, massa de parede serve?

Algumas fotos...

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAJqjKXDxMmBjJl_bh0-3ymujvaKO40Lg3rgUUd8w8Xu16uN9AmXQWvr5NW7s-E1ShNYYZsj7cRslSec8YIeRY8UAm1T1UOKIwOXXEv6_i5AAN4E OOoUHisDM.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAN8bKLnCPZ6zxelGzti56KeoqA2Si9MH3xsC0XkDXXXqIF yd3Xq-9ERYOiWzapUhpsdpPJGjAYx6LnMkBJZIfeEAm1T1UISCLJpbCz MdqZ6I_ct-nGE_fb4t.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAN8bKLnCPZ6zxelGzti56KeoqA2Si9MH3xsC0XkDXXXqIF yd3Xq-9ERYOiWzapUhpsdpPJGjAYx6LnMkBJZIfeEAm1T1UISCLJpbCz MdqZ6I_ct-nGE_fb4t.jpg

Chico Almeida
29/06/2011, 17:39
Dodger é o seguinte; to pensando em fazer uma lanchinha voadeira, tenho todo o projeto da armação de madeira, posso aplicar a fibra direto sobre a madeira? como faço o acabamento e pintura? é só lixar e pintar? valeu abçs
Fabio, boa tarde.
É o seguinte, no caso dessa sua voadeira, seria bom vc usar resina epoxi, a poliester vai delaminar com o tempo. Vc quando acabar de construir o casco em madeira, dá uma lixada geral e aplica a resina, antes da secagem total, vc começa a laminação com tecido (acho que 2 camadas bastam!!!). O casco vai ficar ultra forte, pode crer!!! Por dentro, vc passa umas duas demãos de resina (eu usaria epoxi ainda!!!). Já vi acabamentos internos em barcos feitos com araldite já misturada e diluída em álcool (fica uma casca super dura, brilhante e resistente!!!).
Abração.