Ver Versão Completa : Suporte de estepe básico
valeriano
03/08/2012, 21:34
Bem básico esse...
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/306437_432140936829144_752418087_n.jpg
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/540251_432140953495809_994600055_n.jpg
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/557049_432141003495804_2083012533_n.jpg
http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/292422_432141010162470_362826016_n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/603386_432141023495802_1413781003_n.jpg
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/550967_432141036829134_605049861_n.jpg
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/417545_432141050162466_1191490612_n.jpg
valeriano
03/08/2012, 21:34
Vídeo da máquina em ação:
Custom Unimog for Magpul Industries - YouTube (http://youtu.be/smolAx7NKm8)
Leandro.toyband
03/08/2012, 22:38
Esses caras não sabem brincar!! e eu sonhando com um 33"
Leandro.toyband
03/08/2012, 22:43
rsrsrsrsrss Muito fera!
hercilio.neto
04/08/2012, 00:13
Genial!!!! :palmas:
Glauco mendes
04/08/2012, 08:06
Xarope é pouco heheheh.......... muito legal...
Abs..
Ferreira M
05/08/2012, 15:32
Esse é sonho de todo agricultor, vai passear na cidade e ainda desatola o trator. kkk
Abs
Só não entendi pra que estepe! sera que um desses fura ou rasga? claro que não!
Francisco Bicalho
15/08/2012, 14:16
Gosto muito da 'delicadeza' do suporte, aliás do Unimog como um todo. Trata-se de um veículo de composição fina e elegante para passeios tranquilos por estradas bucólicas, levando pessoas gentis para lugares calmos onde podem tomar um cházinho com biscoitos e geléia...
; ˆ)
Francisco Bicalho
15/08/2012, 14:23
Só não entendi pra que estepe! sera que um desses fura ou rasga? claro que não!
Achei divertido que também tem suporte para manilhas (se bem que não vi manilha nenhuma), só que se esta pôrra atola não existe veículo no mundo que tire ele de lá, talvez um tanque de guerra desses bem parrudos, mas, sei não...
valeriano
15/08/2012, 14:32
Achei divertido que também tem suporte para manilhas (se bem que não vi manilha nenhuma), só que se esta pôrra atola não existe veículo no mundo que tire ele de lá, talvez um tanque de guerra desses bem parrudos, mas, sei não...
Esse cara aqui tira:
Tatra - 10x10 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qJ4AiLJdmqo)
Sergioporto
15/08/2012, 21:36
E eu que pensei que já tinha passado muito sufoco em trilha !!!Em algumas os caboclos estao ralando.Trabalhando!!Meu Deus eu queria ter um desses.
Valeu valeriano
Fe_jipeiro
15/08/2012, 23:22
Show de bola ... ahuahuaah
Caramba .. qual será a situação que faz esse 10x10 parar , acho q só quebrando mesmo e olhe lá.. ahuahuaa
mecamaniaco
15/08/2012, 23:29
Show de bola ... ahuahuaah
Caramba .. qual será a situação que faz esse 10x10 parar , acho q só quebrando mesmo e olhe lá.. ahuahuaa
Acho q eu sei responder essa.... Uma toyota bandeirante fazendo "cabo de guerra"!!!! Hehehehehrh
valeriano
15/08/2012, 23:42
Acho q eu sei responder essa.... Uma toyota bandeirante fazendo "cabo de guerra"!!!! Hehehehehrh
huauhauhhuahua
Menos meu camarada. Bem menos...
mecamaniaco
16/08/2012, 10:11
huauhauhhuahua
Menos meu camarada. Bem menos...
Duas Toyotas Bandeirante? :-D
Valeriano falou menos, então uma Toyota bandeirante só na 4x2 ja é o suficiente !:euforico:
Francisco Bicalho
16/08/2012, 11:15
Esse cara aqui tira:
Tatra - 10x10 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qJ4AiLJdmqo)
Esse era o tipo que eu estava me referindo.
à propósito, o filme é muito bom, mas a trilha é muito gay!
valeriano
16/08/2012, 17:34
Esse era o tipo que eu estava me referindo.
à propósito, o filme é muito bom, mas a trilha é muito gay!
Trilha gay na Sibéria?
Você anda frequentando trilhas muito radicais meu camarada. :)
Que eu saiba, não tem tempo bom na Sibéria. Só pauleira, como dá pra ver nos vídeos abaixo.
Russian trucks at their best. (http://www.youtube.com/watch?v=EqI8QsAZAYQ)
Truck Cheats Death - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zFrHHJv5h18)
Road of Bones river crossings - Long Way Round - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cdgLHO787-0)
Francisco Bicalho
28/08/2012, 12:46
Eu estava me referindo a TRILHA SONORA, Allan. Ouça e me diga se não é meio boiola para a ação que se desenrola no filme, principalmente da metade pro final, com aquele coral de viados uivando acompanhados daquela guitarrinha gay, Falaséro!...
;ˆ)
Trilha gay na Sibéria?
Você anda frequentando trilhas muito radicais meu camarada. :)
Que eu saiba, não tem tempo bom na Sibéria. Só pauleira, como dá pra ver nos vídeos abaixo.
Russian trucks at their best. (http://www.youtube.com/watch?v=EqI8QsAZAYQ)
Truck Cheats Death - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zFrHHJv5h18)
Road of Bones river crossings - Long Way Round - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cdgLHO787-0)
Francisco Bicalho
28/08/2012, 13:06
Esse cara do caminhão azul (ao contrário do coral do outro filme) é muito macho, porque pra se aventurar naquele rio com um tanque à reboque o cara tem que ter muita certeza do que está fazendo. Imagina o cagasso que já dá pra entrar num riachinho tropical com água morninha num jipinho básico contrastado com esse rio que deve estar a 2ºC e ainda levando um tanque cheio de sei lá o que (provavelmente combustível) atrelado. É que russo bebe muito, essa galera deve estar muito calibrada pra se jogar num rio desses...
Allan, eu sei que a Sibéria é casca grossa. Eu nunca me referiria a uma 'trilha gay' que não fosse a música. Nunca pisei na Sibéria mas já voei por cima muitas vezes e numa delas passei por cima das montanhas Verkoyansk que são o lugar habitado mais frio do mundo, onde ocorre um fenômeno climático único que é: O frio é tão intenso que nos vales faz mais frio do que no alto das montanhas, ou seja o frio fica no fundo do vale, e quando se sobe a temperatura também sobe, e isso só acontece nesse lugar no inverno, enquanto que, em qualquer outro lugar do mundo você sobe a montanha e a temperatura cai.
Anexei uma foto das montanhas Verkoyansk que tirei em 1999 a caminho da China.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
28/08/2012, 22:08
Decidi mandar o filme do caminhão azul para uns amigos e mandei o url do YouTube, e não é que alguém postou lá que achou a trilha (SONORA) desse filme gay também?! Tô falando... tem um algum boiola musicando esses clips por aí... HAHAHA!
valeriano
29/08/2012, 15:01
Eu estava me referindo a TRILHA SONORA, Allan. Ouça e me diga se não é meio boiola para a ação que se desenrola no filme, principalmente da metade pro final, com aquele coral de viados uivando acompanhados daquela guitarrinha gay, Falaséro!...
;ˆ)
huahuahuahuahuahuahu
Trilha por aqui significa outra coisa. :P
Francisco Bicalho
29/08/2012, 15:43
huahuahuahuahuahuahu
Trilha por aqui significa outra coisa. :P
Eu entendo, mas no contexto de filme + trilha... a probabilidade é que fosse a música, inclusive, seria muito estranho alguém se referir a uma trilha/estrada (principalmente aquela com o Tatra) como uma "trilha gay", não é mesmo?
Aproveitando o topico gostaria de saber se alguem aqui ja pensou em PRENDER O STEP POR BAIXO da carroceria ? como as pickups modernas?
Como fazer?
valeriano
14/12/2012, 19:36
Aproveitando o topico gostaria de saber se alguem aqui ja pensou em PRENDER O STEP POR BAIXO da carroceria ? como as pickups modernas?
Como fazer?
Que eu saiba, esse é o método original das Bands com motor MB. Elas só vieram com pneu preso na carroceria a partir de 93/94 se não me engano...
Que eu saiba, esse é o método original das Bands com motor MB. Elas só vieram com pneu preso na carroceria a partir de 93/94 se não me engano...
alguem ae teria foto?
hercilio.neto
17/12/2012, 09:12
385540 seria issso?
Esse mesmo.
O pessoal retira e instala atras da porta traseira porque no suporte original só cabe o pneu original.
Francisco Bicalho
17/12/2012, 09:21
385726385727385728385729
Como fazer?
edwint
o Bandeirante vinha com o step preso embaixo do chassis até 1989, ou '90 e depois passou a ser preso no suporte aparafusado na lata.
O meu tem o step na parte de baixo, e como não me agrada a idéia de botar peso aparafusado na lataria, como nos suportes ogiginais, desenhei um suporte para o segundo estepe, que é usado para viagens longas e depois removido, que fica preso apenas no chassis. Mandei fazer baseado em desenhos que vi em revistas e na internet. Acho uma boa alternativa.
Abraço;
Chico
tava vendo esta da foto, facil de fazer.
385733
Sergioporto
17/12/2012, 13:29
385733
Se vai fazer trilha vai arrepender de colocar pneu em baixo !!!É o primeiro lugar que a toy vai agarrar!!Minha toy tinha,arranquei fora,só passei raiva.
Abs
MarcioNatal
02/01/2013, 16:32
385726385727385728385729
edwint
o Bandeirante vinha com o step preso embaixo do chassis até 1989, ou '90 e depois passou a ser preso no suporte aparafusado na lata.
O meu tem o step na parte de baixo, e como não me agrada a idéia de botar peso aparafusado na lataria, como nos suportes ogiginais, desenhei um suporte para o segundo estepe, que é usado para viagens longas e depois removido, que fica preso apenas no chassis. Mandei fazer baseado em desenhos que vi em revistas e na internet. Acho uma boa alternativa.
Abraço;
Chico
Boa tarde Chico.
Em um lado é pivotante, e do lado oposto, como fez o apoio para suportar o peso do conjunto e como é preso/travado? Qual o material usou para confeccionar o suporte todo? Achei muito legal. Obrigado.
Márcio Humberto
Se vai fazer trilha vai arrepender de colocar pneu em baixo !!!É o primeiro lugar que a toy vai agarrar!!Minha toy tinha,arranquei fora,só passei raiva.
Abs
pretendo spoar a minha, sera que mesmo assim corro esse risco?
Francisco Bicalho
06/01/2013, 10:58
Boa tarde Chico.
Em um lado é pivotante, e do lado oposto, como fez o apoio para suportar o peso do conjunto e como é preso/travado? Qual o material usou para confeccionar o suporte todo? Achei muito legal. Obrigado.
Márcio Humberto
Oi Marcio
Coloquei umas imagens do arquivo em 3d que fiz e que o serralheiro usou para fabricar a peça. As chapas de todos os encaixes e suportes aparafusados no chassis são bastante reforçadas, assim como as hastes do suporte. O encaixe do lado oposto ao pivotante é bastante simples; uma peça como uma boca quadrada que apara a haste longa, e um parafuso grande com uma cabeça de +- 150 mm prende a parte longa ao suporte, cujo furo é rosqueado. Esse parafuso pode ser retirado e colocado com a mão. Na ponta desse parafuso há um furo perpendicular onde eu prendo um cadeado. A peça toda fica bem firme, e a única flexão se deve a própria chapa do chassis, não ao suporte em si.
O Guiga Tostes tem um suporte no mesmo estilo, mas muito mais 'profissional'. O meu, à pesar de bem construído e bem acabado é um produto caseiro. Mas funciona.
Você pode olhar a última foto postada acima e comparar com a s imagens renderizadas anexadas aqui.
Abraço;
Chico
388380388379388381388382
MarcioNatal
06/01/2013, 11:50
Bom dia Chico, tudo 100%?
Obrigado por tudo mastigado. Melhor do que isso só dois disso!
Vou levar para o serralheiro ver, e tenho certeza que não vai ter errada. Vendo, com essas imagens em 3D, é muito diferente do que "imaginando" o que explicamos.
Quanto ao "encaixe" da parte oposta ao pivô, solução simples e eficiente. Pensei em usar um grampo tensor( [ Carol Rolamentos ] (http://www.caroljo.com.br/hp/index.asp?p_emp=jlle&p_codmnu=7&p_codgrppro=18&p_codpro=158) ), mas essa solução, alem do detalhe do cadeado, me convenceu!
Quanto ao pino pivotante, fez para usar rolamentos? Caso positivo, lembra quais medidas/referência/utilização? E o suporte, no geral, qual a espessura das paredes e dimensões externos das hastes utilizadas para a confecção? Pensei em fazer com tubo, mas é um caso a reavaliar!
A haste principal, pelo que pude ver, só tem dois apoios(pico e encaixe). Você, após uso e avaliação, acha que um apoio central ajudaria em algo?
O Guiga Tostes é perfeccionista! A viatura dele é um sonho de consumo!
Chico, novamente obrigado pela ajuda e gentileza.
Um abraço.
Márcio Humberto
Chico,
Onde ficaram as lanternas traseiras ? Os suportes no chassis não atrapalharam ? Posta algumas fotos de como ficou no final ?
hercilio.neto
06/01/2013, 15:22
Chico,
Onde ficaram as lanternas traseiras ? Os suportes no chassis não atrapalharam ? Posta algumas fotos de como ficou no final ?
Outra dúvida é com relação à placa. Onde colocou?
Chico,
foi muito legal você compartilhar esse projeto com a gente. Ficou com uma aparência excelente, coisa de profissional.
Eu uso bastante o porta malas. Me diga, esse sistema dificulta o acesso?
A fixação é firme, não fica balançando o estepe ou fazendo barulho?
Parabéns pelo belo trabalho.
MarcioNatal
06/01/2013, 16:46
Chico, Fband e Hercílio.
Pesquisando na net, achei alguma coisa interessante que futuramente alguém pode querer usar para "incrementar" esse excelente projeto do Chico. Não será alterado nada da estrutura original, e sim, será acrescentado só um simples item a mais(mola ou trava), para servir de limitador.
388427 388429 388428
Um abraço.
MH
"Giancarlo"
06/01/2013, 17:32
Chico, Fband e Hercílio.
Pesquisando na net, achei alguma coisa interessante que futuramente alguém pode querer usar para "incrementar" esse excelente projeto do Chico. Não será alterado nada da estrutura original, e sim, será acrescentado só um simples item a mais(mola ou trava), para servir de limitador.
388427 388429 388428
Um abraço.
MH
Isso me lembra deste projeto aqui:
1980 Toyota Land Cruiser FJ40 Custom by TLC - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GCQI1eJZHZw)
A partir de 1 (um) minuto e meio do vídeo dá pra ver o estepe. É o mesmo sistema do galãozinho ao lado do estepe.
Francisco Bicalho
06/01/2013, 21:17
Bom dia Chico, tudo 100%?
Obrigado por tudo mastigado. Melhor do que isso só dois disso!
Vou levar para o serralheiro ver, e tenho certeza que não vai ter errada. Vendo, com essas imagens em 3D, é muito diferente do que "imaginando" o que explicamos.
Quanto ao "encaixe" da parte oposta ao pivô, solução simples e eficiente. Pensei em usar um grampo tensor( [ Carol Rolamentos ] (http://www.caroljo.com.br/hp/index.asp?p_emp=jlle&p_codmnu=7&p_codgrppro=18&p_codpro=158) ), mas essa solução, alem do detalhe do cadeado, me convenceu!
Quanto ao pino pivotante, fez para usar rolamentos? Caso positivo, lembra quais medidas/referência/utilização? E o suporte, no geral, qual a espessura das paredes e dimensões externos das hastes utilizadas para a confecção? Pensei em fazer com tubo, mas é um caso a reavaliar!
A haste principal, pelo que pude ver, só tem dois apoios(pico e encaixe). Você, após uso e avaliação, acha que um apoio central ajudaria em algo?
O Guiga Tostes é perfeccionista! A viatura dele é um sonho de consumo!
Chico, novamente obrigado pela ajuda e gentileza.
Um abraço.
Márcio Humberto
Oi Marcio
Com relação ao encaixe, várias formas podem ser usadas, inclusive o tal grampo tensor que você mencionou. Essa solução do parafuso foi porque eu e o serralheiro achamos que, se a peça fosse presa com pressão, ou seja, no aperto do parafuso, ela ficaria mais firme, o que eu acho que aconteceu de fato, mas isso foi uma solução entre várias; não é necessariamente a melhor.
Sim, o pino pivotante leva dois rolamentos.
Não sei se entendi direito o que você quis dizer com:
-"A haste principal, pelo que pude ver, só tem dois apoios(pico e encaixe). Você, após uso e avaliação, acha que um apoio central ajudaria em algo?"
Você pode acrescentar as peças que quiser, mas na minha opinião, essa forma já é suficientemente rígida e não precisa de nenhum outro reforço. O serralheiro que construiu a peça costumava fazer aqueles triciclos com motor de fusca, e ele entende alguma coisa desse tipo de estrutura, e concordou que ela é mais do que rígida para o fim que foi destinada. Mas, você pode reforçar como quiser.
abraço;
Chico
Francisco Bicalho
06/01/2013, 21:41
Outra dúvida é com relação à placa. Onde colocou?
Chico,
foi muito legal você compartilhar esse projeto com a gente. Ficou com uma aparência excelente, coisa de profissional.
Eu uso bastante o porta malas. Me diga, esse sistema dificulta o acesso?
A fixação é firme, não fica balançando o estepe ou fazendo barulho?
Parabéns pelo belo trabalho.
Oi Hercílio
Obrigado pelo elogio a peça. Ficou boa para o objetivo, lembrando que ela só é usada quando faço viagens mais longas e sinto a necessidade de dois pneus estepe em caso de alguma zebra sinistra.
Ou seja, a placa original, com o selo do detran permanece na porta da mala, e eu mandei fazer uma segunda placa que prendo no parachoque quando instalo o suporte do estepe nº2. Sim o sistema dificulta o acesso a mala, inclusive porque existe um cadeado no parafuso que prende a peça que precisa ser destrancado. Como a peça é usada em viagens, quando levo bagagem no carro, e o porta malas é o lugar mais vulnerável do Bandeirante (uma chave philips desmonta a maçaneta e abre-se a mala facilmente assim, já tentou?) eu considero o fato da peça dificultar o acesso a mala um plus a mais por aumentar a segurança dificultando o arrombamento da mala, pela vulnerabilidade total co sistema da maçaneta antiga.
Para responder o FBand, as lanternas traseiras ficam presas ao parachoque. Anexei uma foto da peça finalizada com a placa e as lanternas para melhor entendimento.
Qualquer outra dúvida, é só misturar e mandar.
Abraços;
Chico
MarcioNatal
06/01/2013, 21:52
Olá Chico.
Desculpe, quando falei dois apoios(pico e encaixe), quis dizer pivô e encaixe.
Como você é o projetista e o usuário, sabe melhor do que ninguém a rigidez do sistema. Se está aprovado, então não tem no que mexer. Nem na estrutura nem na forma simples e prática de travar.
Quando tiver um tempinho, se possível, olha prá gente com que altura ficou o conjunto do pivô(cano soldado na base aparafusada). A partir disso, tenho como estimar o resto das medidas.
Obrigado e um boa semana.
Márcio Humberto
Francisco Bicalho
07/01/2013, 09:38
Olá Chico.
Desculpe, quando falei dois apoios(pico e encaixe), quis dizer pivô e encaixe.
Como você é o projetista e o usuário, sabe melhor do que ninguém a rigidez do sistema. Se está aprovado, então não tem no que mexer. Nem na estrutura nem na forma simples e prática de travar.
Quando tiver um tempinho, se possível, olha prá gente com que altura ficou o conjunto do pivô(cano soldado na base aparafusada). A partir disso, tenho como estimar o resto das medidas.
Obrigado e um boa semana.
Márcio Humberto
Se você observar a imagem que você postou de um suporte semelhante ao que construí, mas ainda mais simplificado que o meu (a do jipe amarelo no centro), que leva um estepe com um baita pneu 35", você vai entender que a peça não precisa de mais nenhum reforço. O importante é que os perfis sejam resistentes (não vale metalon) e todas as peças reforçadas, inclusive os parafusos. Esse desenho funciona.
Mais uma vez, não entendi direito o que você quis dizer com -"olha prá gente com que altura ficou o conjunto do pivô(cano soldado na base aparafusada). A partir disso, tenho como estimar o resto das medidas".
Você quer dizer a bitola da parte horizontal?
Marcio, as medidas tem a ver com o gosto do freguês, por exemplo, a peça vertical que apóia a parte de cima do pneu originalmente seria mais curta, mas o serralheiro observou que se fosse mais longa, eu poderia prender um pneu maior. De qualquer forma, essa peça é para pneus de até 31", ou alguma coisa como 265-75. Ela pode ser maior, menor, enfim, é adaptável as medidas do estepe que você for usar.
Para o Guiga, por exemplo, já não iria funcionar, porque aquele estepe dele de 37" iria engolir a peça inteira ;ˆ)
Abraço;
Chico
hercilio.neto
08/01/2013, 00:08
O suporte do Chico é basicamente o mesmo da Power Off Road (que é anunciante aqui do fórum).
Para-choque traseiro para Toyota Bandeirante (http://www.poweroffroad.com.br/site/para-choque-traseiro-bandeirante/)
As fotos que aparecem no anúncio é do jipe do Guiga Tostes, que enfrentou a Transamazônica com estepe grande.
O problema é preço. Daí o projeto do Chico, fica mais em conta.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=376577&d=1350876132
Francisco Bicalho
08/01/2013, 11:43
Na verdade o suporte da Power Off Road e o suporte que construí tem o mesmo princípio, mas o da Power Off Road é uma mansão enquanto que o meu é uma casinha. O da Power Off Road tem parachoque, lanterna, suporte pra galão, suporte pra Hi-Lift, só falta fritar ovo.
Quem der uma busca na internet vai encontrar centenas de imagens de suportes com o mesmo esquema, assim como as fotos abaixo.
Eu fiz um estudo de todos os desenhos que achei, adaptei para o tamanho do Bandeirante, e medida de pneu que usaria e mandei fazer a peça com um serralheiro que sabia o que estava fazendo. No final, o produto pronto, acabado e pintado custou alguma coisa entre 400 e 450 reais. Não foi assim, muito barato, mas funciona bem para as minhas necessidades.
abraço;
Chico
Na verdade o suporte da Power Off Road e o suporte que construí tem o mesmo princípio, mas o da Power Off Road é uma mansão enquanto que o meu é uma casinha. O da Power Off Road tem parachoque, lanterna, suporte pra galão, suporte pra Hi-Lift, só falta fritar ovo.
Quem der uma busca na internet vai encontrar centenas de imagens de suportes com o mesmo esquema, assim como as fotos abaixo.
Eu fiz um estudo de todos os desenhos que achei, adaptei para o tamanho do Bandeirante, e medida de pneu que usaria e mandei fazer a peça com um serralheiro que sabia o que estava fazendo. No final, o produto pronto, acabado e pintado custou alguma coisa entre 400 e 450 reais. Não foi assim, muito barato, mas funciona bem para as minhas necessidades.
abraço;
Chico
Chico,
Você comprou pronto o pino com rosca na ponta, os rolamentos e o tubo que vai por fora ?
Quanto pagou só essa parte ?
Abraço
Francisco Bicalho
10/01/2013, 11:51
Chico,
Você comprou pronto o pino com rosca na ponta, os rolamentos e o tubo que vai por fora ?
Quanto pagou só essa parte ?
Abraço
Não, o serralheiro fabricou todas as peças, até a tampa de alumínio para fechar a porca que prende a peça ao pino. Quer dizer, os rolamentos e as porcas foram comprados por ele mesmo, mas o resto foi todo feito na munheca.
Por isso é importante contratar um profissional que seja gabaritado, que saiba fazer uma solda bem feita, que saiba usar um torno bem, enfim, é fundamental usar mão de obra qualificada.
Abraço;
Chico
Nunca dirigi um Unimog, mas já tive várias oportunidades de andar no quartel, mas os motoristas falam que é mais fácil que fiat uno...rs. Quando se tem uma band, você se acha indestrutível, mas como é regra no mundo... "Se você é durão, lembre-se que sempre haverá um mais brabo que você". Foi a impressão que tive...rs
Não, o serralheiro fabricou todas as peças, até a tampa de alumínio para fechar a porca que prende a peça ao pino. Quer dizer, os rolamentos e as porcas foram comprados por ele mesmo, mas o resto foi todo feito na munheca.
Por isso é importante contratar um profissional que seja gabaritado, que saiba fazer uma solda bem feita, que saiba usar um torno bem, enfim, é fundamental usar mão de obra qualificada.
Abraço;
Chico
Chico,
Esse é o grande problema por aqui.... mão de obra qualificada e que seja acessível $$$.
Será que existe a possibilidade de seu serralheiro fabricar para mim todo esse sistema de dobradiça com a base dele pra prender no chassi ?
A estrutura do suporte de estepe pra mim é mais tranquilo fazer.... precisava só do pino com os rolamentos e o tubo que vai por fora pra soldar a estrutura. E tambem a base onde o pino é fixo no chassi.
Abraço
hercilio.neto
16/01/2013, 20:19
Chico,
...
Será que existe a possibilidade de seu serralheiro fabricar para mim todo esse sistema de dobradiça com a base dele pra prender no chassi ?
A estrutura do suporte de estepe pra mim é mais tranquilo fazer.... precisava só do pino com os rolamentos e o tubo que vai por fora pra soldar a estrutura. E tambem a base onde o pino é fixo no chassi.
Abraço
Também tenho interesse em comprar o pivô pronto.
MarcioNatal
16/01/2013, 22:05
Se der certo a confecção do pivô, também vou querer um!
Um abraço.
MH
Galera,
Ontem fui a um torneiro pra mostrar e orçar a fabricação desse pino com rolamentos para o suporte de estepe.
A base será fabricada com chapa de 8 a 10mm de espessura, o pino no centro, terá um pouco mais de 1" e o tubo em volta terá quase 3". A altura do tubo terá entre 130 e 140mm.
Também será fabricada uma tampa em nylon pra não deixar a sujeira entrar nos rolamentos.
O kit é conforme a foto que o Chico passou, acompanhando desde a mão francesa para a fixação no chassi até a tampa que nesse caso vai ser de nylon.
391744
A tornearia falou que vai ficar entre 150 e 200 latinhas cada kit mas até segunda feira tenho o preço final. Hercícilio e Marcio, vocês ainda tem interesse ?
Caso mais alguem tenha interesse só se manisfestar até semana que vem, porque já vou mandar fazer...
Me disponho a mandar via correios se alguem precisar...
Aguardo respostas..
Abraço
Francisco Bicalho
25/01/2013, 11:34
Galera
Como expliquei ao Fband, o serralhairo que constuiu o meu suporte de estepe fica a 109 km da minha casa em Areal, perto da divisa do Rio com Minas, e eu não tenho tido tempo nem pra me coçar nesse início de ano com tanto trabalho, portanto não poso me deslocar até Areal para encomendar as peças com ele, amealhar o dinheiro com os interessados, depois pegar as peças, embalar tudo e então mandar elas pelo correio.
Sinto não poder ajudar nesse momento, procuro ser o mais prestativo possível aqui no fórum, mas nesse caso não poso me deslocar para Areal.
Agora, eu acredito que existam dúzias de serralheiros capacitados a produzir não só os pinos, mas a peça inteira. Me deu um trabalho filhadamãe desenhar, achar a pessoa, e produzir a peça, e acredito que qualquer estado no Brasil em cidades minimamente desenvolvidas vocês enconterm um serralheiro habilitado. Areal, à propósito, é um buraco no chão com menos de 1000 habitantes, e lá eu achei um bom serralheiro. É só corer atrás.
O serralheiro Denílson 24-8136-4942, que construiu a peça se baseou na imagem do pino que anexei aqui, e em algumas renderizações que dei a ele de desenhos que fiz baseados em fotos que colhi da internet. Qualquer dúvida podem me procurar, só não posso mesmo, no momento, ir a Areal.
Abraços;
Chico
391823391822391821391820391819391818391817391815.
Francisco Bicalho
25/01/2013, 11:43
Aliás quero dizer que esse suporte não é necessáriamente o mais bem projetado do mundo, e sempre existe a oportunidade de melhorar o conceito e a execução. Proponho aos interessados consultar o Guiga Tostes para saber dele alguma dica na construção, baseado na experiência que teve com o super suporte dele, como adicionar apoios para galões, ou um Hi-Lift.
Inclusive, porque não comprar um prontinho da silva com a empresa que vende o suporte dele? Vamos combinar, para economizar 300 reais, acho que o tempo de vocês vale mais que isso, não é mesmo, e já que tem uma turma intencionada em adquirir esses suportes vocês podem se juntar, e tentar comprar uma leva por um preço melhor.
Digo isso porque, quando mandei fazer o meu, não havia o suporte que o Guiga comprou, e se houvesse, não hesitaria em comprar um ao invéz de gastar horas e horas da minha vida para mandar fazer um.
Abraços;
Chico
Imagina Chico, entendo muito bem a falta de tempo !
Aliás, quero agradecer que você disponibilizou todos os desenhos para nós !
Suporte do Silva ? Tem o contato ?
Abração !
Francisco Bicalho
25/01/2013, 12:01
Whoops!
Retiro o que falei sobre a compra do suporte do Guiga, não sabia que era tão caro! 3 mil e seiscentas pratas PQP!
http://www.lojamestre.com.br/lojas/poweroffroad/produtos.asp?produto=33&categoria=25&inf=17&a1=por+veiculos&a2=toyota+bandeirante&nome=para-choque+traseiro+para+toyota+bandeirante
claro que havendo gente com grana pra despejar num suporte tão caro tudo bem, mas, malandro, eu é que não tenho.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
25/01/2013, 12:13
Abração ![/QUOTE]
Quem é Silva?
Francisco Bicalho
25/01/2013, 12:16
Whoops!
Retiro o que falei sobre a compra do suporte do Guiga, não sabia que era tão caro! 3 mil e seiscentas pratas PQP!
http://www.lojamestre.com.br/lojas/poweroffroad/produtos.asp?produto=33&categoria=25&inf=17&a1=por+veiculos&a2=toyota+bandeirante&nome=para-choque+traseiro+para+toyota+bandeirante
É claro que havendo gente com grana pra despejar num suporte tão caro tudo bem, mas, malandro, eu é que não tenho.
Abraço;
Chico
Tem umas coisas que eu não consigo entender. Como pode um suporte como aquele custar mais de 10 vezes que um cambão como esse?
cambão/Towbar 2.1/2 pol Jeep maceral (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Acessorios-Jeep-cambaoTowbar-212-pol-Jeep-maceral--versao-1043-1092.aspx)
Mas é claro que tem que ser mais caro, pois o suporte tem o parachoque, as lanternas... mas dez vezes mais? Aliás se o pagamento for à vista o cambão é 12 vezes mais barato que o suporte de estepe da Power Off Road.
Não consigo entender, pois são produtos semelhantes em volume, uso de material... o tal suporte tinha que custar não mais que 800 ou 900 reais no máximo, mas neguinho joga o preço na estratosfera porque aqui no Brasil, a gente está "acostumado a pagar caro pelas coisas".
Não comprem o suporte pronto, mandem fazer e apóiem o seu serralheiro local!
Chico
Abração !
Quem é Silva?[/QUOTE]
kkkkkkk agora entendi... "prontinho da silva" .....
Entendi que tem uma pessoa que se chama silva e faz o suporte... kkkkkkkk
Abs
Tem umas coisas que eu não consigo entender. Como pode um suporte como aquele custar mais de 10 vezes que um cambão como esse?
cambão/Towbar 2.1/2 pol Jeep maceral (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Acessorios-Jeep-cambaoTowbar-212-pol-Jeep-maceral--versao-1043-1092.aspx)
Mas é claro que tem que ser mais caro, pois o suporte tem o parachoque, as lanternas... mas dez vezes mais? Aliás se o pagamento for à vista o cambão é 12 vezes mais barato que o suporte de estepe da Power Off Road.
Não consigo entender, pois são produtos semelhantes em volume, uso de material... o tal suporte tinha que custar não mais que 800 ou 900 reais no máximo, mas neguinho joga o preço na estratosfera porque aqui no Brasil, a gente está "acostumado a pagar caro pelas coisas".
Chico
Realmente isso é uma fortuna !
Mas isso é no geral em acessórios para 4x4 !
Abs
MarcioNatal
25/01/2013, 15:30
Chico
Chico, concordo com você em gênero, número e grau! Cobram preços estratosféricos porque tem quem pague! Se depender de mim......, não vão vender um sequer!
Vou mandar fazer aqui mesmo, não tem bicho nenhum!!
Abraço.
Márcio Humberto
Chico
Chico,
Quando você tiver a oportunidade de pegar em mãos e analisar pessoalmente a qualidade e características construtivas de cada produto, encontrará a resposta para sua pergunta.
Você já viu um produto da Power Off Road pessoalmente?
Qualidade tem preço. Desenvolver o produto tem custo.
Mas copiar é mais fácil. Basta ver o "novo" modelo de parachoques que a Maceral lançou para Troller.
Cópia do parachoque da Power Off Road.
391891 391890
As fotos falam por si. O consumidor desinformado vai comprar, achando que está fazendo um excelente negócio... o brasileiro gosta de achar que leva vantagem!!!
O design externo é igual. Mas a qualidade do material e a qualidade da solda, não. Sem falar na qualidade da pintura. Exatamente igual as cópias que fizeram dos produtos da Keko (que tinham qualidade muito superior aos da Maceral).
Enfim, cada consumidor tem a liberdade de escolher, baseado em sua experiência prévia, disponibilidade econômica e expectativas em relação ao produto.
Comparar o produto fabricado pela Power Off Road com um produto fabricado por serralheiros é no mínimo leviado (sem desmerecer o trabalho dos serralheiros). Dimensionar adequadamente a resistência do material para não quebrar em costelas de vaca e ao mesmo tempo não carregar peso extra, exige experiência no meio off road. Um suporte mal projetado pode empenar o chassis de sua Toyota.
Por isso, geralmente, o barato sai caro:
pânico na trilha de tramandaí 08/12/2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EN-FXOjRQKI)
Um abraço,
hercilio.neto
25/01/2013, 23:20
Vamos colocar os pingos nos ís.
O Chico deu uma ótima sugestão de como construir um suporte de estepe simples e bem funcional, preso no chassi (e não na lataria como é a maioria). Não foi criado pelo Chico, tem dezenas de modelos como este na internet e se forem bem construídos não oferecem riscos.
O suporte da Power é top de linha e custa caro. Acho que vale o que pedem, mas não é para o meu bico (e provavelmente da maioria aqui). No meu caso, o parachoque + suporte equivaleriam a 10% do valor do meu jipe... inviável.
O problema é que nenhum fabricante oferece um produto intermediário, que atendesse consumidores como eu e a maioria dos toyoteiros.
Vamos colocar os pingos nos ís.
O Chico deu uma ótima sugestão de como construir um suporte de estepe simples e bem funcional, preso no chassi (e não na lataria como é a maioria). Não foi criado pelo Chico, tem dezenas de modelos como este na internet e se forem bem construídos não oferecem riscos.
O suporte da Power é top de linha e custa caro. Acho que vale o que pedem, mas não é para o meu bico (e provavelmente da maioria aqui). No meu caso, o parachoque + suporte equivaleriam a 10% do valor do meu jipe... inviável.
O problema é que nenhum fabricante oferece um produto intermediário, que atendesse consumidores como eu e a maioria dos toyoteiros.
Hercilio,
Eu concordo com você. É caro. Se você investir em um par de bloqueios ARB, também chegará nos 10% do valor do jipe. Um guincho mecânico novo, passa disso!!!
É assim mesmo. Jipe não é investimento.
Produto intermediário é complicado. Diminuir o custo implica em diminuir a qualidade. Afinal, como diria um velho amigo meu, "não existe almoço de graça". De toda forma, como você sugere que fosse desenvolvido esse produto intermediário?
No final das contas, voltamos naquilo que já escrevi: "cada consumidor tem a liberdade de escolher, baseado em sua experiência prévia, disponibilidade econômica e expectativas em relação ao produto."
Alguns fazem questão de guincho Warn, outros se contentam com guinchos de marcas chinesas desconhecidas que custam 1/3 do preço. Isso faz parte. Escolhas. Só não vale generalizar e colocar tudo no mesmo "saco" para comparar os preços.
Uma propaganda antiga dizia mais ou menos assim:
"se sua cabeça vale 99 centavos, use capacetes que custam 99 centavos".
Tenho certeza de que um bom planejamento financeiro, um grupo de pelo menos 5 interessados e uma boa conversa com o pessoal da Power Off Road permitiriam um bom negócio para todas as partes.
Abração,
PS: Se alguém souber de um fabricante que faça o parachoque + suporte com as mesmas especificações da Power Off Road por 900 reais, entregue com nota fiscal e garantia, por favor me avise. Compro um lote todo.
titanium
26/01/2013, 08:56
Grandee Loras!!
Concordo com o que você disse: Qualidade tem um Custo.
Isso é óbvio!
Um produto bem projetado, reflete em seu preço não só o custo de produção, mas também o custo do projeto.
E produto bom, ganha fama. E Fama Também influencia no preço do produto, nem que seja uma diferença boba... mas influencia.
Mas compreendo o que o amigo Hercílio quer dizer: a maior parte destes fabricantes de produtos Top não lançam produtos de 2a linha.
Não vou dizer nem 2a linha.... mas produtos que tenham, digamos, propriedades/características de resistência menores.
O que quero dizer é: ao invés de lançar um produto que seja capaz de suportar pneus 40" + Hi-lift + galão + pá e que suporte solavancos de trilhas pesadas... o fabricante poderia lançar um produto que suportasse um peso menor e que fosse mais indicado para um publico de expedicionários...
Se os parâmetros de capacidade fossem claros o suficiente para o cliente, ele mesmo decidiria o produto ideal para as necessidades dele.
É o caso do Chico, que só quer levar um espete numa posição melhor.
É um estepe pequeno e o veículo provavelmente não será submetido a condições severas de uma Transamazonica, por exemplo.
Você que está por seguir este caminho (overlanding) poderia ir pensando nisso: oferecer produtos "Heavy Duty" e outros "Hobby".
:)
Abração
Loras,
Concordo como o que o Hercílio e o Titanium colocaram. De fato, é possível perceber que o produto da power é de excelente qualidade, mas um pouco superdimensionado para quem não pretende fazer trilha. Daí fica a sugestão dos colegas, criar um produto intermediário, não inferior, mas com especificações mais apropriadas para expedições e, claro, deixar isso muito bem ressaltado no produto!!!!
Precisamos de produtos de qualidade e não podemos desmerecer o trabalho da power, pois qualquer um que já tentou projetar qualquer adaptação para jipe sabe o trabalho que dá!!!
Abçs.
Grandee Loras!!
Isso é óbvio!
Um produto bem projetado, reflete em seu preço não só o custo de produção, mas também o custo do projeto.
E produto bom, ganha fama. E Fama Também influencia no preço do produto, nem que seja uma diferença boba... mas influencia.
Mas compreendo o que o amigo Hercílio quer dizer: a maior parte destes fabricantes de produtos Top não lançam produtos de 2a linha.
Não vou dizer nem 2a linha.... mas produtos que tenham, digamos, propriedades/características de resistência menores.
O que quero dizer é: ao invés de lançar um produto que seja capaz de suportar pneus 40" + Hi-lift + galão + pá e que suporte solavancos de trilhas pesadas... o fabricante poderia lançar um produto que suportasse um peso menor e que fosse mais indicado para um publico de expedicionários...
Se os parâmetros de capacidade fossem claros o suficiente para o cliente, ele mesmo decidiria o produto ideal para as necessidades dele.
É um estepe pequeno e o veículo provavelmente não será submetido a condições severas de uma Transamazonica, por exemplo.
Você que está por seguir este caminho (overlanding) poderia ir pensando nisso: oferecer produtos "Heavy Duty" e outros "Hobby".
Abração
hercilio.neto
26/01/2013, 12:03
Hercilio,
Eu concordo com você. É caro. Se você investir em um par de bloqueios ARB, também chegará nos 10% do valor do jipe. Um guincho mecânico novo, passa disso!!!
É assim mesmo. Jipe não é investimento.
Loras,
De certa forma voce resumiu o meu pensamento.
Pessoas como eu (e muitos aqui) que tem limitação de recursos e adoram o Toyota Bandeirante, racionalmente vão priorizando os upgrades da viatura.
Para quem ainda não tem eixo flutuante, bloqueio, guincho mecanico, (muitos ainda não tem Direção Hidraulica) e outros itens caros que correspondem a + ou - a 10% do jipe, um suporte de estepe desse da Power (que também é um sonho) fica no final da lista.
As opções que temos no mercado para suporte de estepe são aqueles que são presos na lataria. Aliás, o suporte original das FJ e BJ são presos na lata.
Me referi a ausência de opções de suportes presos ao chassi. Vejo que a solução é construir um como o Chico fez.
Quando escrevi "intermediários" não me referia a qualidade e sim a utilização.
Cabe a cada um o bom senso na hora de exigir o equipamento. No vídeo temos um bom exemplo disso. Dá a impressão de que se os parafusos do parachoque suportassem, ficariam lá dando trancos até arrebentar o cabo ou outra coisa com todas aquelas pessoas paradas ali do lado.
Quanto ao meu jipe, ainda não tenho parachoque. Pretendo usar bumperetes.
Francisco Bicalho
26/01/2013, 12:16
Chico,
Quando você tiver a oportunidade de pegar em mãos e analisar pessoalmente a qualidade e características construtivas de cada produto, encontrará a resposta para sua pergunta.
Você já viu um produto da Power Off Road pessoalmente?
Qualidade tem preço. Desenvolver o produto tem custo.
Mas copiar é mais fácil. Basta ver o "novo" modelo de parachoques que a Maceral lançou para Troller.
Cópia do parachoque da Power Off Road.
391891 391890
As fotos falam por si. O consumidor desinformado vai comprar, achando que está fazendo um excelente negócio... o brasileiro gosta de achar que leva vantagem!!!
O design externo é igual. Mas a qualidade do material e a qualidade da solda, não. Sem falar na qualidade da pintura. Exatamente igual as cópias que fizeram dos produtos da Keko (que tinham qualidade muito superior aos da Maceral).
Enfim, cada consumidor tem a liberdade de escolher, baseado em sua experiência prévia, disponibilidade econômica e expectativas em relação ao produto.
Comparar o produto fabricado pela Power Off Road com um produto fabricado por serralheiros é no mínimo leviado (sem desmerecer o trabalho dos serralheiros). Dimensionar adequadamente a resistência do material para não quebrar em costelas de vaca e ao mesmo tempo não carregar peso extra, exige experiência no meio off road. Um suporte mal projetado pode empenar o chassis de sua Toyota.
Por isso, geralmente, o barato sai caro:
pânico na trilha de tramandaí 08/12/2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EN-FXOjRQKI)
Um abraço,
Ricardo
R$ 3.600 por um suporte de estepe com ou sem parachoque é absurdamente caro. Mais uma vez; como pode um suporte desses custar 12 vezes mais do que um cambão, que é essencialmente um produto igual em volume e uso de material? DOZE VEZES MAIS, não é três vezes mais ou quatro vezes mais. Não estou nem falando do suporte que eu mandei fazer por um serralheiro muito competente, que aliás é extremamente sólido, bem construído e bem acabado, diga-se de passagem.
Não vi o produto da P.O.R ao vivo, Ricardo, tenho certeza que é da melhor qualidade, mas tenho certeza também que mesmo vendo não vou mudar minha opinião de que R$3.600 é um valor alto demais. Tenho certeza absoluta que a margem de lucro deles deve ser de no mínimo 1000%, e que essa peça não pode ter custado mais do que R$350 para produzir. Ricardo, sou desenhista industrial, trabalho com desenho de produto, e conheço produção industrial bem; a galera da P.O.R extrapolou no valor do suporte, eu tenho certeza disso. Você não vai me dar uma aula sobre R&D com frases feitas como: -"Qualidade tem preço. Desenvolver o produto tem custo." Nada explica o valor absurdo desse suporte de estepe. Aliás tem explicação. Botaram a margem de lucro na estratosfera e ponto final.
À propósito, leia os posts e confire que a sua declaração -"Comparar o produto fabricado pela Power Off Road com um produto fabricado por serralheiros é no mínimo leviado" é uma frase leviana sua. Eu nunca comparei os dois produtos, sempre falei que o suporte do Guiga era um espetáculo. Agora (de novo), R$ 3.600,00 um valor absurdamente alto.
Ricardo, três anos atrás, eu paguei R$5.000 num motor Mercedes OM 364-A completo, e em bom estado (com NF), um ano antes, paguei R$ 3.500 reais numa caixa de marchas do Bandeirante ano 2000 em excelente estado. Paguei R$2.500 num eixo flutuante em ótimo estado de conservação. Paguei também (pasme), R$ 3.500 numa DHZF nova em folha e instalada. Esses valores fazem sentido para mim, agora o suporte custar 3.600 pratas não faz o menor sentido.
Se faz sentido pra você, Ricardo, parabéns. Você é parte de uma elite brasileira que pode gastar esse tipo de dinheiro.
Chico
dalmo cruz torres
26/01/2013, 23:25
Francisco, gostei demais do suporte do estepe, vou mandar fazer um.
Vc tem algum modelo de párachoques?
Ricardo
R$ 3.600 por um suporte de estepe com ou sem parachoque é absurdamente caro. Mais uma vez; como pode um suporte desses custar 12 vezes mais do que um cambão, que é essencialmente um produto igual em volume e uso de material?
DOZE VEZES MAIS, não é três vezes mais ou quatro vezes mais. Não estou nem falando do suporte que eu mandei fazer por um serralheiro muito competente, que aliás é extremamente sólido, bem construído e bem acabado, diga-se de passagem.
Francisco,
Boa noite.
Vou fazer mais algumas considerações pessoais sobre a comparação que você propôs acima.
Antes gostaria de destacar que acho muito bacana sua iniciativa de procurar uma alternativa mais acessível!!! De forma alguma pretendo desvalorizar o seu suporte de estepe. Por favor, não pense que estou boicotando sua iniciativa.
Mas volto no ponto inicial:
"cada consumidor tem a liberdade de escolher, baseado em sua experiência prévia, disponibilidade econômica e expectativas em relação ao produto."
É justamente para não criar expectativas distorcidas, que resolvi postar nesse tópico.
Então, vamos lá:
O cambão da Maceral custa R$305,91.
O KIT (parachoques + porta estepe) da Power Off Road custa R$3.600,00.
O parachoques da Power Off Road (igual ao fornecido no kit) separado custa R$1.690,00.
Portanto, podemos concluir que apenas o suporte de estepe da Power Off Road custaria R$1.910,00.
Ou seja, ele é 6x mais caro que o cambão e não 12x como você menciona.
Comparar um cambão da Maceral com o suporte de estepe da POR é injusto. Você tem idéia da diferença de material entre os dois? Já comparou o peso deles para sentir? Eles podem ser semelhantes na dimensão, mas certamente tem custos de produção bem diferentes.
Apenas a diferença de escala de mercado já justifica a diferença de preço... como desenhista industrial com experiência em produção, você deve saber disso. O cambão é universal e serve em qualquer veículo - o mercado de suporte de estepes desse modelo específico é muito pequeno ainda. As Bandeirantes são 4x4 antigos, cuja expressividade no mercado atual é baixa e dificulta qualquer produção em escala de seus acessórios. Bem diferente do Troller, por exemplo.
Não vi o produto da P.O.R ao vivo, Ricardo, tenho certeza que é da melhor qualidade, mas tenho certeza também que mesmo vendo não vou mudar minha opinião de que R$3.600 é um valor alto demais.
Eu não julgaria o valor de um produto sem analisá-lo com um pouco mais de critérios.
O que você quer dizer com "um valor alto demais"?
Um produto pode ter um valor alto demais porque eu não tenho condições de pagar.
Isso é bem diferente de "não valer o que custa".
Tenho certeza absoluta que a margem de lucro deles deve ser de no mínimo 1000%, e que essa peça não pode ter custado mais do que R$350 para produzir. Ricardo, sou desenhista industrial, trabalho com desenho de produto, e conheço produção industrial bem; a galera da P.O.R extrapolou no valor do suporte, eu tenho certeza disso. Você não vai me dar uma aula sobre R&D com frases feitas como: -"Qualidade tem preço. Desenvolver o produto tem custo." Nada explica o valor absurdo desse suporte de estepe. Aliás tem explicação. Botaram a margem de lucro na estratosfera e ponto final.
Bom, sobre essa parte financeira, deixo aberto a possibilidade da Power Off Road se manifestar aqui.
Aula de R&D? Fique tranquilo. Sou apenas um consumidor consciente e crítico. Não tenho pretensão nenhuma de lhe ensinar algo. Estou aqui apenas ampliando um ponto de vista.
Apenas algumas indagações:
Você conhece a linha de produção da Power Off Road para afirmar categoricamente isso?
Vamos além:
O serralheiro emitiu nota fiscal do serviço? Recolheu imposto sobre o produto fabricado?
Você saberia informar a diferença de imposto entre um empreendedor individual (serralheiro) e uma micro empresa?
Eu tenho empresa. Além de outros empreendimentos como pessoa física. Eu já optei por fazer inúmeros produtos para uso pessoal, por conta própria. Por isso tenho plena consciência do tempo, energia e dedicação que isso consome. E da diferença de custo.
Dias atrás, questionaram o preço dos faróis Warn. Eu fiz um email longo, explicando cada detalhe (imposto) da importação. E inclusive reconheci que, atualmente, comprar diretamente de sites americanos, é mais vantajoso.
Mas para o consumidor desinformado... é mais fácil acusar a importadora e a loja de praticar 100% de margem de revenda. Felizmente agora é lei!!! Os impostos virão discriminados na nota fiscal. E assim a consciência coletiva do consumo vai melhorar a cada dia.
À propósito, leia os posts e confire que a sua declaração -"Comparar o produto fabricado pela Power Off Road com um produto fabricado por serralheiros é no mínimo leviado" é uma frase leviana sua. Eu nunca comparei os dois produtos, sempre falei que o suporte do Guiga era um espetáculo. Agora (de novo), R$ 3.600,00 um valor absurdamente alto.
Ricardo, três anos atrás, eu paguei R$5.000 num motor Mercedes OM 364-A completo, e em bom estado (com NF), um ano antes, paguei R$ 3.500 reais numa caixa de marchas do Bandeirante ano 2000 em excelente estado. Paguei R$2.500 num eixo flutuante em ótimo estado de conservação. Paguei também (pasme), R$ 3.500 numa DHZF nova em folha e instalada. Esses valores fazem sentido para mim, agora o suporte custar 3.600 pratas não faz o menor sentido.
Se faz sentido pra você, Ricardo, parabéns. Você é parte de uma elite brasileira que pode gastar esse tipo de dinheiro.
Chico
O valor do dinheiro é MUITO diferente entre as pessoas. Eu já estudei 24 anos para conseguir o que tenho hoje. E continuo estudando diariamente para seguir em frente. Trabalho em média 100 horas semanais e tenho minhas próprias conclusões de quanto vale 1 centavo de real.
Se hoje eu tenho condições de gastar "esse tipo de dinheiro" é justamente porque aprendi a analisar criteriosamente minhas escolhas financeiras. Já aprendi que o barato pode sair caro. Já aprendi onde e como eu consigo economizar de forma sistemática e inteligente.
Você tem facilidade em encontrar um bom serralheiro pois certamente sabe avaliar o serviço dele. E os outros consumidores? Será que teriam a mesma facilidade que você? Ou será que serão enganados com mão de obra de péssima qualidade e terão um prejuízo adicional?
Três anos atrás uma lata de coca-cola custava 1 real. Hoje custa 2 reais.
Se pesquisar o preço atual de suas peças (motor, câmbio, etc), concluirá que hoje também dobraram de preço. Logo o valor do conjunto (parachoque + porta estepe) três anos atrás seria R$1.800,00. Que a comparação de valor seja justa.
Bom, para não fugir do tema do tópico, proponho a seguinte comparação:
Suporte da Power Off Road (R$1.910,00) x Suporte Artesanal (R$450,00)
Vou listar as vantagens e desvantagens de cada um, assim o consumidor tem dados objetivos para decidir.
Por isso, gostaria de mais algumas informações sobre seu suporte:
- Qual a espessura das chapas utilizadas? Qual o custo do ferro?
- Qual a especificação dos parafusos utilizados? Qual o custo deles?
- Qual o tipo de solda utilizada?
- Qual o tipo de pintura realizada? Fundo? Primer? Quantas camadas?
- Qual a carga suportada pelo seu suporte? Ele aguentaria pneus até qual tamanho?
- Qual o peso final dele?
Vou adiantar algumas observações:
Suporte Power Off Road R$1.910,00
- Produto industrializado (soldas robotizadas, corte a laser, etc)
- Pintura eletrostática
- Acompanha nota fiscal e garantia
- Suporta até pneus 37 (com boa margem de segurança pois ainda permite acrescentar Hi Lift, galões, etc)
- Suporte e iluminação de placa inclusos
- Parafusos de instalação inclusos
- Facilidade de compra pela internet, recebe em casa e instala sem maiores dificuldades
- Exige a aquisição do parachoques junto para garantir uma base sólida de sustentação (total R$3.600,00). É caro, mas o pacote inclui: pontos de apoio para o Hi Lift, pontos de ancoragem e reboque.
Suporte Artesanal (R$450,00)
- É mais barato
- É mais leve
- Deve incluir na conta o custo com tempo e combustível de deslocamentos até o torneiro
- Flexiona a extremidade do chassis conforme relato no tópico (confere?)
Vamos melhorar juntos esse comparativo!!!
Abs.
Grandee Loras!!
Isso é óbvio!
Abração
Daniel,
Concordo com sua opinião!!!
Minha sugestão: formem um grupo de pelo menos 5 interessados e façam contato com o Giovani da Power Off Road.
Certamente ele teria interesse em desenvolver um modelo mais simples e específico para pneus menores, se houver demanda.
Agora, condições severas de uma Transamazônica?
Quem já andou de Toyota sabe exatamente o significado de trepidar, certo?
Ainda mais se for equipada com os motores Mercedes... hehehehehe
Abração,
Loras,
De certa forma voce resumiu o meu pensamento.
Pessoas como eu (e muitos aqui) que tem limitação de recursos e adoram o Toyota Bandeirante, racionalmente vão priorizando os upgrades da viatura.
Para quem ainda não tem eixo flutuante, bloqueio, guincho mecanico, (muitos ainda não tem Direção Hidraulica) e outros itens caros que correspondem a + ou - a 10% do jipe, um suporte de estepe desse da Power (que também é um sonho) fica no final da lista.
As opções que temos no mercado para suporte de estepe são aqueles que são presos na lataria. Aliás, o suporte original das FJ e BJ são presos na lata.
Me referi a ausência de opções de suportes presos ao chassi. Vejo que a solução é construir um como o Chico fez.
Quando escrevi "intermediários" não me referia a qualidade e sim a utilização.
Cabe a cada um o bom senso na hora de exigir o equipamento. No vídeo temos um bom exemplo disso. Dá a impressão de que se os parafusos do parachoque suportassem, ficariam lá dando trancos até arrebentar o cabo ou outra coisa com todas aquelas pessoas paradas ali do lado.
Quanto ao meu jipe, ainda não tenho parachoque. Pretendo usar bumperetes.
Hercílio,
Pensamos de maneira semelhante.
Eu prefiro ga$tar apenas uma vez. Por isso sempre preparei meus 4x4 em etapas.
Sabendo exatamente o resultado final que gostaria de chegar!!!
Quando o acessório está fora de meu alcance financeiro, economizo até chegar lá. Compro as prioridades, e o resto espera. Sem ansiedade. Um passo de cada vez.
Eu também não recomendo suportes de estepe que prendem na lataria ou na dobradiça da porta. O apoio no chassis é fundamental. E ficaria preocupado se houvesse risco do suporte torcer o chassis. No seu caso, ao optar por utilizar bumperetes, eu faria um reforço no chassis, substituindo a função do parachoque.
Novamente, eu volto a sugestão. Montem um grupo de interessados e conversem com o Giovani. De repente vocês conseguem um bom negócio para todos.
Abraço,
Loras,
Concordo como o que o Hercílio e o Titanium colocaram. De fato, é possível perceber que o produto da power é de excelente qualidade, mas um pouco superdimensionado para quem não pretende fazer trilha. Daí fica a sugestão dos colegas, criar um produto intermediário, não inferior, mas com especificações mais apropriadas para expedições e, claro, deixar isso muito bem ressaltado no produto!!!!
Precisamos de produtos de qualidade e não podemos desmerecer o trabalho da power, pois qualquer um que já tentou projetar qualquer adaptação para jipe sabe o trabalho que dá!!!
Abçs.
DeMelo,
É por aí mesmo... que tal conversar com o pessoal da Power Off Road? De repente eles conseguem atender vocês.
Um abraço,
Francisco Bicalho
27/01/2013, 07:56
Por isso, gostaria de mais algumas informações sobre seu suporte:
- Qual a espessura das chapas utilizadas? Qual o custo do ferro?
- Qual a especificação dos parafusos utilizados? Qual o custo deles?
- Qual o tipo de solda utilizada?
- Qual o tipo de pintura realizada? Fundo? Primer? Quantas camadas?
- Qual a carga suportada pelo seu suporte? Ele aguentaria pneus até qual tamanho?
- Qual o peso final dele?
Ricardo, é obvio que você tem um interesse econômico nessa discussão, e eu não. Inicialmente as pessoas é que me perguntaram sobre o suporte que construí. Não tenho o menor interesse econômico nesse assunto, portanto, pode ficar com essa peteca porque eu estou tirando meu time de campo, e fico feliz em fazer isso, porque já fiz a minha parte.
O meu suporte está no meu sítio em Petrópolis, não sei o peso, nem os dados técnicos que você me pediu, nem tão pouco estou interessado em levantar esses dados para satisfazer sua curiosidade. Na verdade, estou me desvencilhando desse tópico aqui.
O serralheiro que construiu o suporte fabricava aqueles triciclos com motor de fusca e eles faziam o maior sucesso, o cara entende de estrutura e construiu um suporte extremamente reforçado com chapas grossas e a peça é muito rígida estruturalmente, com soldas reforçadas. Não venha tentar comparar um suporte com o outro, assumindo que o que construí é frágil. Da mesma maneira que você começou sua postagem me dizendo que se visse o suporte da POF ficaria impressionado, de digo a mesma coisa sobre o suporte que construi.
Suporte Artesanal (R$450,00)
- É mais barato
- É mais leve
- Deve incluir na conta o custo com tempo e combustível de deslocamentos até o torneiro
- Flexiona a extremidade do chassis conforme relato no tópico (confere?)
Não Ricardo, você está errado em todas as questões acima, exceto no - É mais barato.
Você sabe como a peça foi construida e com qual material? Não sabe, portanto não sabe se é mais leve. a questão do -Flexiona, você também está errado, o que falei é que a única pequena flexão que a peça faz é no chassis e muito pequena. Duvido que o excelente suporte da POR seja rígido como uma pedra e que nada flexione. Tem que flexionar, porque até asa de Airbus A380 flexiona
Ricardo, eu não tenho a menor intenção de bater boca com você, só não admito você ficar chutando que o produto que fiz é de má qualidade. Não é, muito pelo contrário, é de excelente qualidade. Soldas computadorizadas, raios lazer não querem dizer nada no quesito comparação. Uma boa solda feita a mão é de qualidade tão boa quanto solda computadorizada.
Você quer dizer então que todos esses suportes que vemos na internet em jipes pelo mundo à fora são fracas e de má qualidade porque muitas não são feitas com raios lazer e soldas robotizadas?
Enfim, essa discussão não me interessa mais, porque eu tenho um suporte de estepe que satisfaz minhas necessidades plenamente.
Galera, recomendo que vocês façam um grupo e que encomendem o suporte da POR.
Fui!
Chico
Francisco Bicalho
27/01/2013, 08:05
P: Porque no Brasil estamos habituados a pagar mais caro por tudo?
R: Porque tem brasileiro disposto a pagar caro pelas coisas.
Body Armor Swing Arm Tire Carrier For Jeeps - JCWhitney (http://www.jcwhitney.com/body-armor-swing-arm-tire-carrier-for-jeeps/p2025618.jcwx)
Brand New Jeep Tire Carrier Kit (http://www.saferwholesale.com/Jeep-Tire-Carrier-Kit-p/jeep%20tire%20carrier%20kit.htm)
Body Armor Swing Arm Tire Carrier BA-TJ-5294 (http://www.jeep4x4center.com/body-armor-swing-arm-tire-carrier-ba-tj-5294.html)
Aqui tem mais, divirtam-se:
tire carrier for jeeps - Google Search (http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=tire+carrier+for+jeeps&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=QPsEUc3jNpOC8AS-woCQDw&biw=1874&bih=1054&sei=Q_sEUbOqM4729gTmkYCABA)
Francisco Bicalho
27/01/2013, 10:57
Esse aqui tem tudo que o suporte da POF tem, inclusive o parachoque com manilhas, e mais alguma coisa, só o preço que é 3 vezes menor. Só uns R$ 2.400 a menos.
1987-1995 Jeep YJ Xpedition Series Bumper/Tire Carrier*::*Tire Carriers*::*1987-1995 Jeep YJ Products*::*Jeep*::*LoD Offroad (http://www.lodoffroad.com/xcart/catalog/1987-1995-Jeep-YJ-Xpedition-Series-Bumper-Tire-Carrier-p-16208.html)
Francisco,
Tenho interesse econômico na conversa sim!!!
Por dois motivos:
- Desejo montar um suporte semelhante em minha Camper e como afirmei acima: "Se hoje eu tenho condições de gastar "esse tipo de dinheiro" é justamente porque aprendi a analisar criteriosamente minhas escolhas financeiras." Se houver possibilidade de um grupo junto a POR, eu serei um potencial comprador junto com todos.
- Tenho loja de peças e acessórios off road. Para oferecer produtos de boa qualidade e bom preço a meus clientes, uma condição é imprescindível: comprar o produto do fabricante pelo valor que ele realmente vale. Acredite, estou aprendendo muito nesse tópico.
Vamos a uma conta SIMPLES.
1987-1995 Jeep YJ Xpedition Series Bumper/Tire Carrier*::*Tire Carriers*::*1987-1995 Jeep YJ Products*::*Jeep*::*LoD Offroad (http://www.lodoffroad.com/xcart/catalog/1987-1995-Jeep-YJ-Xpedition-Series-Bumper-Tire-Carrier-p-16208.html)
U$599,00 + frete (estimo pelo menos uns 350 dólares de frete).
Ou seja, custo de U$950,00.
U$950,00 x R$2,03 (cotação de hoje) + 60% (imposto importação) + 17% (ICMS SP) + 6,3% (IOF)
Ou seja o custo do suporte no Brasil deve ser por volta de: R$3.837,59.
Qual a sua matemática para custar R$2.400,00 a menos?
Você se recusa a informar dados OBJETIVOS sobre o suporte que o serralheiro fabricou. Então, no meu ponto de vista, é IMPOSSÍVEL fazer qualquer tipo de comparação. Da maneira que você propõe, continuaremos no ACHISMO e no EMPIRISMO.
Eu prefiro escolher de uma maneira um pouco mais elaborada. Faz parte. Sou chato mesmo.
Não estou "chutando" que seu produto é de baixa qualidade!! Inclusive, se o custo benefício dele for melhor que o da Power Off Road, eu teria MUITO interesse em comprá-lo. Poderíamos fazer um grupo junto ao serralheira de Areal. Mas sem essas informações, fica difícil.
Se ler com atenção o que escrevi nas primeiras linhas da última mensagem: "Antes gostaria de destacar que acho muito bacana sua iniciativa de procurar uma alternativa mais acessível!!! De forma alguma pretendo desvalorizar o seu suporte de estepe. Por favor, não pense que estou boicotando sua iniciativa."
No mais, fique a vontade para prosseguir como desejar.
Bom domingo. Um abraço.
Francisco Bicalho
27/01/2013, 18:27
-"Qual a sua matemática para custar R$2.400,00 a menos?"
Você está parecendo o mestre da distorção das palavras, Ricardo. Presta atenção: não estou falando em importar nada, Ricardo.
Os valores são um comparativo para um jipeiro americano que paga $600 dólares num suporte de estepe com parachoque etc. e tal, e nós brasileiros pagando o equivalente a $1,800 dólares para o mesmo produto aqui no Brasil. Entende?
A matemática fica por sua conta.
-"...eu teria MUITO interesse em comprá-lo"
Como expliquei para os amigos pelo FBand, não tenho tempo de ir a Areal, portanto, sugiro você procurar um bom serralheiro na sua região.
-"No mais, fique a vontade para prosseguir como desejar."
Vou seguir essa sugestão sua, e prosseguirei como desejar.
Ou seja...
hmmm... O que é que eu estou fazendo nessa postagem?
Fui, voltei mas já fui de novo!
Abraço rapaziada quatroxixquatro!
Chico
Carlo Pecca
27/01/2013, 21:44
Olha. . . : de tudo que foi dito o melhor foi:
a) ficarmos sabendo os custos para uma importação (empresa);
b) usando um serralheiro caseiro fica (mais barato); e
c) adora essas trocas de i´deias, vcs todos são DEZ, nota DEZ.
hercilio.neto
27/01/2013, 22:46
Olha. . . : de tudo que foi dito o melhor foi:
a) ficarmos sabendo os custos para uma importação (empresa);
b) usando um serralheiro caseiro fica (mais barato); e
c) adora essas trocas de i´deias, vcs todos são DEZ, nota DEZ.
Pecca,
Estou decido a construir um suporte de estepe.
Pelo que pesquisei e tomando por base o suporte do Chico, a parte mais complicada é o pivô.
Nos EUA existem vários fabricantes que fornecem o pivô pronto com rolamentos. Custam de 45 a 75 dólares, dependendo do tamanho do pneu que se quer usar. Infelizmente não achei aqui, se tivesse, já facilitava muito o serviço.
Vou continuar procurando, se não encontrar eu vou importar. (o frete é 47 dólares).
Não pretendo contratar um serralheiro. Aqui em Campinas tem empresas que trabalham somente com solda. Então a minha ideia é comprar os perfis já cortados e lavar para a solda. A montagem eu mesmo faço.
O suporte da POR está fora de questão. Primeiro pelo preço, e segundo porque é preso ao parachoque.
Espero que dê certo, quando eu for fazer eu retorno a esse tópico e posto fotos.
Um abração.
Você está parecendo o mestre da distorção das palavras, Ricardo. Presta atenção: não estou falando em importar nada, Ricardo.
Os valores são um comparativo para um jipeiro americano que paga $600 dólares num suporte de estepe com parachoque etc. e tal, e nós brasileiros pagando o equivalente a $1,800 dólares para o mesmo produto aqui no Brasil. Entende?
Entendo perfeitamente.
Compre o preço dos veículos 4x4 zero km.
O Wrangler é um bom exemplo!!! No Brasil R$130.000,00. Nos EUA U$28.000,00.
Sem falar na diferença de tamanho de mercado off road entre EUA e Brasil.
Realmente nós brasileiros somos PÉSSIMOS consumidores. Por isso somos explorados, sem dó nem piedade pelo GOVERNO e não pela margem de lucro dos poucos corajosos que teimam em empreender por aqui.
Consumir de forma consciente é um processo demorado. E uma das etapas é analisar as diferenças entre as diversas opções do mercado. Por isso minha curiosidade sobre seu suporte de estepe.
Espero, com sinceridade, que essa situação fique mais clara com a obrigatoriedade de incluir impostos na nota fiscal. O produto da Power Off Road é um produto nacional, com custo e preço brasileiros. E dessa forma, infelizmente, pouco acessível para a grande maioria de nós.
Um abraço e bom final de domingo.
Francisco Bicalho
28/01/2013, 10:15
Volto em missão de paz. Vamos juntar as informações e ver se sai alguma coisa positiva dessa discussão.
Eu acho que a P.O.R. produziu um suporte de estepe e galão da melhor qualidade, e sei, parte da razão pelo valor altíssimo (vamos combinar, é altíssimo) que cobram pelo produto: No Brasil tudo é caro; os aluguéis, fonte energética, material, maquinaria, e até a mão de obra com todos os encargos e cobranças de união e centrais trabalhistas, transporte, combustíveis, etc. Não somos um país que facilite a produção industrial, ou empresarial. Competitivamente o Brazil é um zero à esquerda. E no fim das contas existem os inúmeros impostos abusivos em todas as frentes, do primeiro ao último passo de uma produção industrial.
O que a P.O.R. deve estar fazendo é repassando todas as custas mencionadas acima para o consumidor final, acreditando que a que a excelente qualidade do produto deles fará o consumidor comprar por impulso, por paixão. Só que eu acredito que não deve estar funcionando, porque o valor extrapola o aceitável em termos de custo benefício. Empresas não podem ficar sentadas nos louros de um bom produto porque um dia a casa cai. O exemplo é a Apple que achava que iPod, iPad e iPhone junto com iTunes levariam eles ao céu e que lá ficariam eternamente. Um belo dia aparece uma empresa coreana que copiou os dois produtos de maior venda deles, e diversificou a linha, e sobretudo reduziu os preços. Resultado, a Apple entrou pelo cano. Enquanto eles tem o (excelente) iPhone que é caro, a Samsung tem uma linha de tablets e celulares de vários preços tamanhos, formas e pra todos os gostos. E o iPhone 5 encalhou, porque o mercado percebeu que o Galaxy é um produto bom e muito mais barato.
Vou dar uma dica pra P.O.R. que normalmente vendo por consultoria.
1: Pense no consumidor final, e não superestime, nem subestime ele. Conheça bem o seu comprador.
Ex: Nem todo dono de Bandeirante quer pagar 3600 reais num suporte de estepe e galão sofisticadíssimo.
1: Corte os custos radicalmente sem cortar a qualidade.
a) edite e omita firulas do produto *
b) corte os custos na fábrica, inclusive incentivando os funcionários a economizar energia elétrica e água.
c) corte centavos e gastos desnecessários em toda a linha de produção sem perder a qualidade.
d) estude o produto da sua concorrência sem copia-lo, e faça um produto melhor e mais barato.
Vou ser específico em alguns pontos do produto em si:
*A chapa de aço em forma de 'teia' com um furo entre os perfis é completamente desnecessária, aumentando o custo e o peso do produto. Se houver uma preocupação estrutural com os 20 kg do galão, uma outra peça mais simples pode resolver essa questão com menor uso de material, solda, tinta, e mão de obra. Essas chapas em forma de 'teia' são um exagero e totalmente desnecessárias estruturalmente; só serve para aumentar o peso e o preço final do produto. A chapa em 'X' que supostamente protege as lanternas é outro item sem necessidade que encarece o produto. Vamos combinar, as lanternas estão embutidas no parachoque e não precisam daquela 'proteção'. É mais uma frescura que pode ser limada. Todos os cortes a lazer para inserção gráfica o nome da empresa, ou do veículo (já discuti isso com o Guiga), são outra firula desnecessária, aumentando o valor final do produto. Nem todo mundo compra o produto porque vê o logotipo da empresa recortado na chapa de aço do jipe alheio. Sucesso se propaga de boca-em-boca, pela internet, na palavra escrita como -"O Guiga comprou um suporte sensacional que custa R$1.200 reais." Vamos combinar; o nome POWER recortado na chapa é de gosto duvidoso, parece coisa de porto-riquenho de Miami que tem luz negra embaixo do carro.
Não se deve repassar todos os encargos para o comprador final, o ideal é ter uma margem de lucro menor e vender MUITOS produtos porque quanto mais vemos compradores felizes, mais queremos comprar o produto. Não adianta achar que o "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão irá vender como pão quente se o preço for de um Rolls Royce.
Diversifique a linha. Faça uma versão simplificada e muito mais barata para pessoas como nós dessa lista que não precisamos do "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão pelo preço de um. Façam uma versão sem o parachoque, sem o suporte de galão, ou de Hi-Lift e produza uma peça simples (pé-de-boi), resistente e experimente vender por R$ 900. Vai vender que nem pão quente, garanto e assino embaixo. O "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão pode ir para a turma endinheirada que não quer a versão mais simples. Um produto mais simples e menos caro não necessariamente interfere no produto topo de linha. A industria automobilística em si é um exemplo disso.
Já falei tudo que tinha que falar. Isso tá parecendo o Anjo Exterminador de Luis Buñuel; não consigo ir embora dessa postagem, por mais que queira...
Abraços e boa semana a todos;
Chico
392149
OliveiraDf
07/02/2013, 13:03
Pessoal, se eu fizer um suporte igual o da ecosport para colocar meu estepe com pneu 31, a tampa da Band agüentaria?
Obrigado
Francisco Bicalho
07/02/2013, 13:08
OliveiraDF a porta da mala do Bandeirante mal aguenta o próprio peso, os batentes são feitos de uma liga de 5a categoria, a maçaneta quebra que nem palito de dente, eu não confio nas dobradiças, acho uma idéia arriscada pendurar um estepe na porta do carro. Toda a discussão aqui é justamente não prender nada na lata do carro e sim no chassis.
Sergioporto
07/02/2013, 13:44
Volto em missão de paz. Vamos juntar as informações e ver se sai alguma coisa positiva dessa discussão.
Eu acho que a P.O.R. produziu um suporte de estepe e galão da melhor qualidade, e sei, parte da razão pelo valor altíssimo (vamos combinar, é altíssimo) que cobram pelo produto: No Brasil tudo é caro; os aluguéis, fonte energética, material, maquinaria, e até a mão de obra com todos os encargos e cobranças de união e centrais trabalhistas, transporte, combustíveis, etc. Não somos um país que facilite a produção industrial, ou empresarial. Competitivamente o Brazil é um zero à esquerda. E no fim das contas existem os inúmeros impostos abusivos em todas as frentes, do primeiro ao último passo de uma produção industrial.
O que a P.O.R. deve estar fazendo é repassando todas as custas mencionadas acima para o consumidor final, acreditando que a que a excelente qualidade do produto deles fará o consumidor comprar por impulso, por paixão. Só que eu acredito que não deve estar funcionando, porque o valor extrapola o aceitável em termos de custo benefício. Empresas não podem ficar sentadas nos louros de um bom produto porque um dia a casa cai. O exemplo é a Apple que achava que iPod, iPad e iPhone junto com iTunes levariam eles ao céu e que lá ficariam eternamente. Um belo dia aparece uma empresa coreana que copiou os dois produtos de maior venda deles, e diversificou a linha, e sobretudo reduziu os preços. Resultado, a Apple entrou pelo cano. Enquanto eles tem o (excelente) iPhone que é caro, a Samsung tem uma linha de tablets e celulares de vários preços tamanhos, formas e pra todos os gostos. E o iPhone 5 encalhou, porque o mercado percebeu que o Galaxy é um produto bom e muito mais barato.
Vou dar uma dica pra P.O.R. que normalmente vendo por consultoria.
1: Pense no consumidor final, e não superestime, nem subestime ele. Conheça bem o seu comprador.
Ex: Nem todo dono de Bandeirante quer pagar 3600 reais num suporte de estepe e galão sofisticadíssimo.
1: Corte os custos radicalmente sem cortar a qualidade.
a) edite e omita firulas do produto *
b) corte os custos na fábrica, inclusive incentivando os funcionários a economizar energia elétrica e água.
c) corte centavos e gastos desnecessários em toda a linha de produção sem perder a qualidade.
d) estude o produto da sua concorrência sem copia-lo, e faça um produto melhor e mais barato.
Vou ser específico em alguns pontos do produto em si:
*A chapa de aço em forma de 'teia' com um furo entre os perfis é completamente desnecessária, aumentando o custo e o peso do produto. Se houver uma preocupação estrutural com os 20 kg do galão, uma outra peça mais simples pode resolver essa questão com menor uso de material, solda, tinta, e mão de obra. Essas chapas em forma de 'teia' são um exagero e totalmente desnecessárias estruturalmente; só serve para aumentar o peso e o preço final do produto. A chapa em 'X' que supostamente protege as lanternas é outro item sem necessidade que encarece o produto. Vamos combinar, as lanternas estão embutidas no parachoque e não precisam daquela 'proteção'. É mais uma frescura que pode ser limada. Todos os cortes a lazer para inserção gráfica o nome da empresa, ou do veículo (já discuti isso com o Guiga), são outra firula desnecessária, aumentando o valor final do produto. Nem todo mundo compra o produto porque vê o logotipo da empresa recortado na chapa de aço do jipe alheio. Sucesso se propaga de boca-em-boca, pela internet, na palavra escrita como -"O Guiga comprou um suporte sensacional que custa R$1.200 reais." Vamos combinar; o nome POWER recortado na chapa é de gosto duvidoso, parece coisa de porto-riquenho de Miami que tem luz negra embaixo do carro.
Não se deve repassar todos os encargos para o comprador final, o ideal é ter uma margem de lucro menor e vender MUITOS produtos porque quanto mais vemos compradores felizes, mais queremos comprar o produto. Não adianta achar que o "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão irá vender como pão quente se o preço for de um Rolls Royce.
Diversifique a linha. Faça uma versão simplificada e muito mais barata para pessoas como nós dessa lista que não precisamos do "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão pelo preço de um. Façam uma versão sem o parachoque, sem o suporte de galão, ou de Hi-Lift e produza uma peça simples (pé-de-boi), resistente e experimente vender por R$ 900. Vai vender que nem pão quente, garanto e assino embaixo. O "Rolls-Royce" dos suportes de estepe e galão pode ir para a turma endinheirada que não quer a versão mais simples. Um produto mais simples e menos caro não necessariamente interfere no produto topo de linha. A industria automobilística em si é um exemplo disso.
Já falei tudo que tinha que falar. Isso tá parecendo o Anjo Exterminador de Luis Buñuel; não consigo ir embora dessa postagem, por mais que queira...
Abraços e boa semana a todos;
Chico
392149
Apoiado Chico e tambem discordo de fazer propaganda gratuita de fornecedor tipo aquela chapa com logotipo.Alem de pagar um preço vamos dizer razoável fazer propaganda tambem??
Tinha idéia de comprar parachoque dianteiro,traseiro e suporte de galao lateral mas desisti por causa do logotipo apesar do produto ser bonito.
Minha opiniao,que venham as pedras rsrsrsr
Francisco Bicalho
07/02/2013, 18:28
Sergio, nem tinha levado em consideração a questão do 'marqueting alheio', mas concordo plenamente com você. Sobretudo, eu acho que esse suporte da POR é um exagero de material; o suporte de galão, por exemplo, usa duas ou mais vezes o material necessário para prender um galão de 20 litros, sem falar naquela asa de Batman, que pra mim é overkill. Acho que ficaram muito empolgados com cortes a raio lazer, soldas robotizadas e sairam adicionando material pra ir fazendo 'mais e mais coisas' com aquele maquinário todo, e no final criaram a mãe de todos os "Bat Suportes" e o preço em órbita geo-estacionária; ou seja, nego viajou na maionese. À propósito, eu estava enganado com relação ao preço... não é R$ 3.600,00, é R$ 3.990,00!!! Quatro mil realis! Puta quer los parites! Dá pra comprar um fusquinha usado com esse dinheirão todo.
A TT4 fazia um suporte alinhado, era conhecido com o suporte do Marcão (como esse é o do Guiga...), mas não consegui entrar no site deles. Alguém sabe que fim levou a TT4?
Abraço e bom carnaval;
Chico
MarcioNatal
07/02/2013, 19:38
Por esse e outros motivos, continuo firme e forte com o suporte Low Price by CB!!:safari-rig:
Bom carnaval, para quem gosta!:dance:
Márcio Humberto
dalmo cruz torres
07/02/2013, 20:21
Bem, já falei com um torneiro amigo meu e vou fazer um suporte desses.
By Chico !!
Consegui um torneiro bom aqui na minha região e ele ja está confeccionando o pivô....
Abraço
MarcioNatal
07/02/2013, 20:42
Fband e turma.
Passando hoje por uma oficina, vi um mecânico trocando uma ponta de eixo de um gol. Veio logo a ideia de aproveitar como pino do suporte. Já tem até a furação para fixação.
394043
Chico, qual é, mais ou menos, o comprimento e espessura do "tubo" que o pino fica dentro? O bom dessa ponta de eixo é que em todo canto tem! Será que dá certo?
Márcio Humberto
titanium
07/02/2013, 21:30
Show de bola, Márcio!
Essa ponta de eixo do gol custa uns 60,00 reais.
Os dois rolamentos dela, juntos, devem custar uns 40,00.
Comprando um tubo espesso, de uns 4 ou 5 mm, dá para fazer um suporte muito resistente.
:D
hercilio.neto
07/02/2013, 23:12
Êita!
Devagar vão aparecendo as soluções...
Em abril vou viajar e pretendia trazer um pivô pronto, mas pelo jeito a solução está aqui mesmo. É a criatividade do brasileiro.
Além do pino é necessário ter uma base para prender o pivô.
Pensava em uma chapa dobrada em "U" presa na travessa do chassi, traspassada pelo pino. No caso de usar a ponta de eixo como pino aí tem que ser de outro tipo.
394055
MarcioNatal
08/02/2013, 00:04
Fala Hercílio.
Eu acho que o suporte/base para o pino vai ter que ser feito por um torneiro. Se o pino der certo, basta levar um cubo de roda traseira velho para ele não ter trabalho e pegar as medidas internas para assentamento e ajustagem dos rolamentos. A medida externa acredito que vá ficar a gosto do freguês.
Um abraço.
Márcio Humberto
Francisco Bicalho
08/02/2013, 07:35
Amigos
Hoje no fim do dia subo para Petrópolis e farei uma 'sessão de fotos' do meu suporte de estepe e galão, e tirarei o máximo de medidas, portanto, na semana que vem eu devo postar muita informação sobre a peça aqui pra vocês. Tenho certeza que qualquer bom profissional serralheiro/torneiro poderá confeccionar um suporte para vocês com as orientações que vocês derem. Vou chutar um valor de R$800 a R$900 pela peça (a minha foi feita em 2008), e é bom vocês adiantarem o lado do serralheiro comprando estojos de roda (3) e porcas e todos os parafusos (6) + arruelas e porcas para prender o suporte ao chassis. Esses parafusos devem ser 'de ferro preto' como dizem os populares, só que as arruelas que instalei são inox para não dar ferrugem.
Mais para frente trago mais dicaz.
Bom carnaval para vocês.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
13/02/2013, 12:44
Galera, achei melhor criar um tópico novo com os dados do meu suporte de estepe.
Chico
Desculpa galera publiquei no t'opico errado...
Segue ak onde deveria estar.
Como não abro a minha tampa trazeira, estava pensando em fazer um suporte bem BASICÃO... Segue o desenho.
Pelas minhas contas, sai por menos de 100 latinhas... Ficara preso direto na lataria por duas cantoneiras de +- 2"
Caso alguem queira é facil colocar umas dobradiças de "porteira" ....
400706
cristiano
15/03/2013, 12:22
Vídeo da máquina em ação:
Custom Unimog for Magpul Industries - YouTube (http://youtu.be/smolAx7NKm8)
Vocês repararam que o "rockslider" dele na verdade é um tanque de combustível?
Francisco Bicalho
15/03/2013, 14:08
Na verdade esse Unimog acima está sendo sub-utilizado; subir nesses barranquinhos qualquer Bandeirante com pneus decentes faz. Isso porque ele é capaz de fazer essas coisas:
Unimog 4X4 Extrem - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=trvy1GIrQXg)
unimog rockcrawling - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=VI-f83S16bc)
Celso CJ5 diesel
08/06/2014, 15:25
Alguém sabe de algum suporte de estepe, original da Band anterior a 1993, como este.
Estou na captura de algum.
385733
Carlo Pecca
10/06/2014, 10:33
Celso Cj5,
essa armação é para o estepe ficar embaixo da Band. Vc pode mandar fazer em qualquer serralheiro e o custo é bem menor. Inclusive pode fazer com sistema de elevação por meio de rosca sem fim.
roccleber
04/02/2016, 21:29
Boa noite,
Seguem umas fotos do que fiz por aqui, copiei algumas ideias mudei algumas mas fiz pensando que ia ficar bom.
Nada muito bonito, mas nem é pra ficar também, ficou eficiente.521919
hercilio.neto
04/02/2016, 23:22
Boa noite,
Seguem umas fotos do que fiz por aqui, copiei algumas ideias mudei algumas mas fiz pensando que ia ficar bom.
Nada muito bonito, mas nem é pra ficar também, ficou eficiente.
roccleber,
coloca mais fotos
AVIZBATISTA
11/03/2016, 11:13
A um custo de cerca de R$160,00 foi fabricado um suporte de estepe e enxada, com uso de pino e contra-pino na trava da haste e uma bucha de nylon no pivô. Além disso, há dois suportes (de descanso) que ajudam na remoção e inserção do estepe no suporte. Na ponta onde fica a trava, há uma alça que garante ergonomia e segurança no manuseio do suporte. O conjunto ficou extremamente firme/estável e o acesso a enxada atrás do estepe é prático e rápido, pois, fica presa por duas abraçadeiras reguláveis com porcas borboletas... simples!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524555&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524556&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524557&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524558&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524559&stc=1
Deco Adventure
27/03/2016, 13:00
Nossa ficou mto Bom isso em AvizBatista... Copiando a ideia...
Wanderband
28/03/2016, 16:29
Alguém sabe de algum suporte de estepe, original da Band anterior a 1993, como este.
Estou na captura de algum.
Eu tenho um e estou vendendo.
Fiz um suporte externo e o original está em desuso.