PDA

Ver Versão Completa : Barra Estabilizadora

mir000
11/08/2005, 00:24
Pessoal,

Sempre escuto falar dos proprietários de CJs, Samurais, Cherokas que tirar a barra estabilizadora melhora o curso de suspensão...

Dúvidas:

- Se pode tirar assim, pra que serve???

- O Vitara tem algo parecido? Ou pra melhorar o curso só na base de calços e novos amortecedores??? :parede:

[]s leigos :pensativo:

WOT
11/08/2005, 11:56
Ela existe para aumentar a estabilidade quando se anda no asfalto, embora eu já tenha ouvido casos de donos de CJs que tiraram e disseram que não piorou em nada no asfalto
O vitara tem sim, se vc quiser tirar p/ testar, depois me avise como ficou, mas eu não sei se o ganho chega a ser significante.
Valeu

mir000
11/08/2005, 16:31
Ela é dianteira e traseira?

Se o ganho for significante acho que não terei problema, pois não piso muito no asfalto!!!
Vou estudar a possibilidade.

Valeu!!!

[s]

mir000
11/08/2005, 21:35
Alguém já tentou tirar a barra estabilizadora do Vitara??? Será que vale a pena??? :pensativo:

[]s querendo melhorar o curso

WOT
12/08/2005, 13:14
Meu Vitara não fica em casa, então no momento não posso olhar, mas acredito que seja bem fácil de tirar e colocar, se vc tem algum tipo de obstáculo que vc possa testá-lo perto da sua casa vale à pena fazer um teste com e sem a barra, se tiver oportunidade eu faço e digo como foi.
Valeu

Andre Sousa
12/08/2005, 16:00
BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA - simplesmente tirei a minha.

Sei da sua funcionalidade. Trata-se de uma barra de torção, para compensar o curso de uma roda em relação a outra. Dessa forma, no caso da suspensão esquerda ser exigida, a direita a acompanha em parte, garantindo certa estabilidade em manobras acentuadas, em especial em alta velocidade, como uma curva, um percurso em "S", uma derrapagem, etc.

No meu caso ela se tornou totalmente desnecessária. Os pneus maiores 235/75/15 (os originais eram 195/75/15) garantem a estabilidade. A diminuição da velocidade final também - com a suspensão alterada não passo de 120 k/h (antes o G. Vitara dava 150 fácil).

Não senti menor diferença na condução do carro na estrada sem a barra dianteira.

Já nas trilhas é visível o ganho no curso da suspensão.

Como as rodas dianteiras passam a trabalhar independentes uma da outra, sem que estejam ligadas pela barra de torção, o curso aumenta consideravelmente.

Para quem alterou a suspensão e colocou pneus maiores, aconselho a retirada.

mir000
12/08/2005, 16:31
E as homocinéticas, não força muito não??? :pensativo:

[s] quase tirando essa barra!!! :mrgreen:

mir000
12/08/2005, 16:34
Fala Wot,
Segunda é feriado aqui em BH, então se eu tiver um tempinho vou retirá-la e testar... Estou com medo apenas de forçar muito as homocinéticas... O que vc acha???

[s]

WOT
12/08/2005, 18:07
Eu acho que na hora que eu colocar pneus maiores no meu Vitara já vou tirar, até pq eu vou usar o carro quase só p/ trilha ou em estradas de barro, e no barro antes de capotar derrapa, hehehe
Falando sério, eu acho q a suspensão foi feita p/ trabalhar, a homocinética deve aguentar sim, pq a suspensão até trabalha quase no limite com a barra de torção, o problema é que leva um pouco a outra roda junto, então aumenta só um pouco o curso em cada roda, uma p/ cima e outra p/ baixo, mas no geral a diferença deve ser boa, não sei se me entenderam.
Valeu

Andre Sousa
12/08/2005, 18:10
Não vejo porque afetar a Homocinética. A suspensão faz o mesmo trabalho que faria. Apenas o curso de uma roda não arrasta a outra.

Acho que o que afetaria, e afeta, a homocinética é a alteração do ângulo (que no meu caso já está alterado pelos calços de 2"), ou ma situação de uso forçado (que no meu caso os pneus maiores podem provocar).

Ou seja, tudo o que fiz até agora sei que pode afetar a homocinética dianteira, menos tirar a barra estabilizadora.

Ocho que a chave para usar o Vitara alterado é o controle do pé. Tanto no asfalto como no barro.

JOSE CANDIDO
12/08/2005, 23:18
Gostei do tópico !!!!! alias, nunca tinha pensado nisso, de retirar as barras ...

se algum dia meu carrinho for ficar mais radical, farei isso ...

peixe, o pessoal aqui de bh conhece acerca ???

andre, seu GV é irado cara !!!! seu carrinho é " imparável" .... nao fica em lama nenhuma !!! .... vc sofre muito no asfalto, com essas modificaçoes que vc fez ?? ate onde me lembre: calço na susp, pneus maiores, e barra estab ....??

abs

mir000
13/08/2005, 01:17
Ou seja, tudo o que fiz até agora sei que pode afetar a homocinética dianteira, menos tirar a barra estabilizadora.

Ocho que a chave para usar o Vitara alterado é o controle do pé. Tanto no asfalto como no barro.

Pois é, o meu está com apenas 1" na suspensão. E tenho o pé bastante controlado no asfalto e nas trilhas!!! Então acredito que não terei maiores problemas... :concordo:
Vou tentar retirá-la na segunda feira (feriado em BH!!! :dance: ) e posto os resultados...

Valeu 8)

[s]

mir000
13/08/2005, 01:18
Fala Candido...
Vou testar e aviso como ficou!!! :concordo:
O que é isso??? :pensativo:
Uma cerca??? hehe :putz:

[s]

samukanvas
13/08/2005, 13:29
Pessoal, cuidado ao andar na rua.... :roll:
No samurai, em qualquer buraquinho o carro muda de pista.... :putz:

Andre Sousa
15/08/2005, 12:30
Aí Cândido,

O G. Vitara se comporta muito bem na estrada. Mantendo uns 110, 120 k/h ele vai na paz.

Não sinto nenhuma diferença pela ausência da barra estabilizadora.
Nem de longe sinto o que descreveu o Samukanvas.

Acho que o esquema no Samuka é diferente.

Sobre as modificações, posso afirmar que um fator foi fundamental: a troca dos amortecedores traseiros pelos do Suprema (com os calços na suspensão). O carro ficou mais estável. Não sai mais de traseira, não pula tanto. RECOMENDO.

Seguem umas fotos.

Andre Sousa
15/08/2005, 12:33
Outra

mir000
15/08/2005, 12:35
Tentei tirar no sábado, mas vou comprar mais uma chave de boca, pois o parafuso está rodando junto com a porca... :oops:
Mas acho que vale a pena fazer o teste...
Em relação à instabilidade, acredito que não terei problemas... Depois que coloquei os 3K, fico na média de uns 70/90 km/h...

Mesmo assim... O tópico está rendendo mais do que eu esperava... :palmas:
Valeu :concordo:

[s]

mir000
15/08/2005, 12:37
André,
Sua viatura tá bala d+... :palmas:

[s]

Andre Sousa
15/08/2005, 12:43
Aí Samukanvas.

Que acha da idéia de sábado?

Confere lá no tópico "trilhas no Rio"

Beto Lacerda
15/08/2005, 12:46
samukanvas, cara acho que isso é pq o seu é helicoidal ... nos feixudos nem se sente a diferença ...
[]`s

samukanvas
15/08/2005, 13:28
Aí Samukanvas.

Que acha da idéia de sábado?

Confere lá no tópico "trilhas no Rio"

Já ví, mas num sei de cara porque o pessoal gosta é de erosão..... :roll:

Vamos ver o que acontece.... eu faço qualquer coisa :concordo:

samukanvas
15/08/2005, 13:35
samukanvas, cara acho que isso é pq o seu é helicoidal ... nos feixudos nem se sente a diferença ...
[]`s

Boa betão.... :concordo: e eu ainda digo mais: quanto mais dura a mola do helicoidal menor ainda é a diferença.... :mrgreen:

Os vitaras são helicoidais....... :roll:

JOSE CANDIDO
16/08/2005, 15:36
ai peixe, perguntei se o pessoal de bh conhece "acerca do assunto", de retirar a barra estab .... cacacacacaca

andre, bacana meu caro ..... fazer o vitara nao sair mais de traseira é uma dadiva de deus ... cacacacac

como ja disse em outro topico, seu carrinho tá nota dez !!! vi as fotos dele descendo aquela duna, e babei ..... :-)

aquilo ali por acaso é na estrada cabo frio - arraial nao é ???

pensei em colocar bfs no meu viatrinha, mas creio que vou triturar meus rolamentos ..... meio que desisti ... mas os calços, com certeza coloco ... aqui em bh tem um mecanico excelente de suzuki, ele faz mto bem ...

abs a todos ..

Andre Sousa
16/08/2005, 18:43
Aí JOSE CANDIDO

Obrigado cara. O carango está às órdens. 8)

O local da foto é Cabo Frio, Dunas do Peró.

Aliás, tô partindo pra lá dia 20, sábado, com uma trupe da Ilha do Governador. Galera que quiser acompanhar é só marcar.

Sobre os rolamentos, não posso ainda falar. Tô com os pneus ha três meses apenas. Mas já vi muitos vitaras com 235. Acho uma medida segura - 31" já é outra coisa.

Andre Sousa
16/08/2005, 18:48
Cândido,

Obrigado pela dica no tópico sobre estribo.

Fabil
16/08/2005, 19:20
ô Candido... tenho um jogo de lameiros 235/75-15 p/ vender.. tavam rodando num Vitara.. tem interesse ?

mir000
16/08/2005, 21:46
ai peixe, perguntei se o pessoal de bh conhece "acerca do assunto", de retirar a barra estab .... cacacacacaca

Hehehe,
Não conversei com ninguém por aqui...
Mas estou querendo fazer o teste assim mesmo, só me falta uma outra bendita chave 14"... hehe :parede:

Vamos combinar alguma trilhinha :dance: no próximo findi semana??? Anima???

[s]

JOSE CANDIDO
17/08/2005, 12:57
Sobre os rolamentos, não posso ainda falar. Tô com os pneus ha três meses apenas. Mas já vi muitos vitaras com 235. Acho uma medida segura - 31" já é outra coisa.

é meu camarada, tbem penso assim ... 31 fica meio pesado, tem que trocar alguma coisa ....

Cândido,

Obrigado pela dica no tópico sobre estribo.

disponha ... se precisar é só falar ... mesmo ....!!!

ô Candido... tenho um jogo de lameiros 235/75-15 p/ vender.. tavam rodando num Vitara.. tem interesse ?

fabil meu camarada, eu nao penso em utilizar pneus lameiros ...... é coisa muito barra pesada pra eu que só passeio com o bichinho ...

na verdade tou procurando uns michelin ou scorpion 215 ...... mas se souber de alguem te aviso

Hehehe,
Não conversei com ninguém por aqui...
Mas estou querendo fazer o teste assim mesmo, só me falta uma outra bendita chave 14"... hehe

peixe, tenho tudo quanto é chave em casa ... se precisar, me manda uma mp e pega meu tel .... moro na pampulha ....

quanto a trilha sabado, se eu nao for viajar, animo total !!!!

abs a todos, candido

mir000
18/08/2005, 00:47
Hoje comprei outra chave e já "tirei".
Na verdade apenas desconectei a barra dos dois leques de suspensão.
Ainda não fiz um teste mesmo :twisted: .
Mas no alfalto não notei nenhuma diferença...
Dependendo sábado vou pegar 280km pra um levantamento de uma trilha de 90km... Se rolar, aí sim vou testar no onroad e no offroad!!! :dance:

[]s a todos

mir000
18/08/2005, 00:55
Valeu pela chave Candido, mas essas coisas eu vou comprando de acordo com a necessidade... Às vezes fico na mão assim mesmo!!! hehe :parede:

Quanto a trilha, me chamaram pra fazer um levantamento de uma trilha em Dores do Indaiá... Se não rolar animo qualquer coisa!!! Já fez Lair e Corcovas??? hehe :roll:

[s]

JOSE CANDIDO
18/08/2005, 15:38
bacana peixe ........ dores é um lugar bacana ......quando eu ia por la, reparava muuuita estradinha e trilha boa de fazer .... vc vai mapear o que ??? de dores pra abaete, pra pompeu, etc ???

o mais importante : terra de mulher bonita !!! hehehhe !!! e muitas !!! prepare-se ...

a estrada daqui pra la tem uns retoes fantasticos ....... nao vai acelerar demais ien ???? vc ta de lameiros e sem a barra !!!!! :shock:

qdo lhe faltar alguma coisa, avise ... se puder, ajudo com o ferramental, ou com o braço mesmo ..... :concordo:

abs ....

AlemãoRS
18/08/2005, 15:44
Ja rodei uns 15 mil km com pneus 31" e nao tive nenhum problema com os rolamentos.Conheco outros vitaras que utilizam 31" a mais tempo e tb nunca tiveram nenhum problema.Pra ser sincero, nao conheco nimguem que tenha tido esse problema.

mir000
18/08/2005, 16:57
JOSE CANDIDO,

Vai ter um evento chamado Trilhão de Dores, não sei qual será o trajeto... Só me informaram que são uns 90km de trilha!!! Tomara que role!

Em relação a muié bonita eu sei muito bem... Minha namorada é de lá!!! :twisted:

A 262 não tá podendo bobear mesmo não!!! Além das crateras (principalmente em Para de Minas), tá com tráfico muito grande de caminhão... E utrapassar de jipe com pneus lameiro é soda!!! :parede:

Mas se rolar de ir mesmo, vai junto um Willys com motor de besta... Então vamos na manha... Devagar e sempre!!! :mrgreen:

Mas se não rolar, dependendo animo de subir o Morro da Skol ou qualquer outra!!! :concordo:

Valeu

[s]

mir000
18/08/2005, 23:09
Fala Jose Candido, blz?
Taí o link da trilha:

http://www.indanet.com.br/htdocs/esportes/trilhaomotocross.html

Mas o cara responsável não deu :oops: mais notícia. Então não sei se vamos... :putz:

[s]

Rogerio Fernandes Macedo
23/08/2005, 17:43
TENHO UM SAMUKA HELICOIDAL E RETIREI A BARRA ESTAB.
ELE APENAS INCLINA UM POUCO MAIS NAS CURVAS , MAS NADA COMPROMETEDOR, E EM FRENAGENS UM POUCO MAIS FORTES TEM A TENDENCIA DE PERDER A TRAGETORIA, MAS FICOU BEM MELHOR NO GERAL , VC SENTE A SUSPENSAO DIANTEIRA TRABALHANDO, E ELE TREPIDA MENOS .
ESSA É A MINHA IMPRESSAO , VALE A PENA TIRAR.

mir000
23/08/2005, 23:16
É mesmo!!!
No asfalto não notei nada muito comprometedor...
E esse sábado vou testar na trilha!!! :dance:
Se alguém de BH e região animar... To querendo fazer a Perdidas, na região entre Nova Lima e Macacos!!! :mrgreen:

[s] doido pra ver a diferença na trilha!!! :twisted:

JOSE CANDIDO
24/08/2005, 11:52
O PEIXE, QUEM É SUA NAMORADA, SEU TRASTE PEGADOR DAS MOCINHAS DORENSES??? CACACACACACAC !!!!!!!! TBEM JA TIVE UMA PAIXAO NAQUELA CIDADE !!! .... HEHEHEHEHEHEHEHEHH

MEU BOM, FICO NOVAMENTE NA EXXXPECTATIVA : SE EU NAO VIAJAR, TOU NA TRILHA FIM DE SEMANA ..........

VC FOI COM O KALANGO PRO MORRO DA SKOL ???

CARA, ESSE FIMDE FUI PRA SERRA DA MANTIQUEIRA, SUL DE MINAS COM SP ..... FANTASTICOS OS LUGARES.... VALE A PENA .....

AI VELHOTE, OLHEI O SITE DE DORES .... VAO BORA???? É DIA 10 DE SETEMBRO ..... SE VCS ANIMAREM, AGENTE SAI NA SEXTA FIM DA TARDE .... VAI TOCANDO DEVAGARZINHO ..... ANIMO TOTAL ..... AINDA MAIS QUE TEM CHURRAS DEPOIS .... HEHEHEHH

ABS, CANDIDO

mir000
25/08/2005, 00:14
Hehe... Essas Dorenses são um perigo!!! :twisted:

Fui no Morro da Skol não... E desse final de semana a trilha não passa!!! hehe :dance:
Nunca fiz a perdidas, mas acho que não é difícil (pelo menos vi um grupo com um samurai com pneu street aqui por perto da trilha)... Se animar dá um toque! :lol:

Se Dores fosse mais perto eu animaria na hora... Mas vamos ver, se der a doida no máximo semana que vem combinamos de ir... :concordo:

[s]

Eduardo Teixeira
28/08/2005, 13:19
Galera,

Estou pensando num modo de colocar um "tira facil" na minha barra estabilizadora, pq sempre que faço trilhas , principalmente as pesadas, eu retiro a barra.

E aki entre nós colocar e tirar é um saco, vi isso num Wrangler de uma amigão aki e gostaria de saber se alguem já viu isso num samuca feixudo ???

[]'s

mir000
29/08/2005, 14:58
Testei esse sábado na Trilha Perdidas, como tinha dito anteriormente!!! Aparentemente melhorou um pouco. Pois parece que a suspensão fica mais independente.
Eu estava com medo das inclinações laterais, mas vi que não fica instável assim não!!!

No Vitara, é bem fácil conectar e desconectar, em 5 min dá pra fazer!!! Só precisa de 2 chaves 14... :concordo:

[s]

JOSE CANDIDO
30/08/2005, 00:47
meu caro, esse tira facil eu nunca vi instalado ... mas, pelo jeito, o camarada deve ter usado os bons e velhos parafusos borboleta, nao foi nao ???/

facilitaria muuuito pra tirar e recolocar .....

talvez seja uma boa saida ....

abs, chutando ... heheh

JOSE CANDIDO
30/08/2005, 00:49
meu caro, esse tira facil eu nunca vi instalado ... mas, pelo jeito, o camarada deve ter usado os bons e velhos parafusos borboleta, nao foi nao ???/

facilitaria muuuito pra tirar e recolocar .....

talvez seja uma boa saida ....

abs, chutando ... heheh

Periquitooffroad
03/09/2005, 01:27
Galera,

Estou pensando num modo de colocar um "tira facil" na minha barra estabilizadora, pq sempre que faço trilhas , principalmente as pesadas, eu retiro a barra.

E aki entre nós colocar e tirar é um saco, vi isso num Wrangler de uma amigão aki e gostaria de saber se alguem já viu isso num samuca feixudo ???

[]'s

Na verdade não precisa retirar a barra, basta soltar os 4 parafusos que prendem o tubo nas duas bieletas frontais, retirados os parafusos remove-se o grampo e as borrachas e guarda.

Incoveniente é que o tubo fica batendo na bieleta e na mola mas nada que um elastic ou uma borracha não resolva.

mir000
19/09/2005, 00:58
Eu soltei apenas a porca do parafuso que liga a barra no leque da suspensão e virei o parafuso pra fora... Não bate nada!!!

[s]

marcelovds
19/09/2005, 11:41
Fui dar uma olhada no meu Samuka.

Já estava sem a barra e eu nem tinha percebido que estava sem... :twisted: :twisted: :twisted:

mir000
19/09/2005, 12:43
Acho que só faz muita diferença pra quem anda mais rápido no asfalto e fazem curvas fechadas com o pé lá em baixo!!!
Pra nós jipeiros (pelo menos a maioria) que tem prazer de "pilotar" e nenhuma pressa de chegar... É só alegria!!! :mrgreen:

[s] meio filósofos :putz:

mir000
19/09/2005, 12:46
Samurai Canvas 94 - SamSem
SamSem = Samurai Sem SPOA, Sem 3K, Sem kit RC4x4, Sem X-Crawler, Sem Guincho, Sem PX, Sem Snorkel e o dono Sem grana na conta, mas com muita disposição

Haha... Gostei Marcelo!!!
É assim mesmo... Com o tempo vamos equipando ao gosto... Mas sempre nos falta tempo (= dinheiro :evil: )!!! :mrgreen:

[s] sem tempo

marcelovds
19/09/2005, 15:42
Fala aí Rafael.

Pois é, o Samurai está me ensinando que não posso ter pressa.

Só espero que não fique SamSem por muuuito tempo. hehehehe

Obrigado.

mir000
27/10/2005, 00:06
Pessoal,

Troquei hoje meus amortecedores dianteiros e o mecânico falou pra não andar sem a barra estabilizadora, que diminui a vida útil dos amortecedores...

Os experts confirmam isso? Ou é lenda de mecânico??? hehe

[s] na dúvida (tira ou põe :oops: ) :twisted:

WOT
27/10/2005, 12:43
Já que tem toda a manutanção pós-trilha p/ fazer sempre, põe e tira, põe e tira, hahahahahaha.
Falando sério agora, é importante isso, ainda mais que os amortecedores dianteiros não são como os traseiros p/ ficar trocando de vez em quando.
Abraço

thiagobh
28/10/2005, 02:03
rankei a barra do meu samuca na primeira semana
ate agora n deu problema

Rafael_Reis
30/10/2005, 12:02
Pessoal,

Troquei hoje meus amortecedores dianteiros e o mecânico falou pra não andar sem a barra estabilizadora, que diminui a vida útil dos amortecedores...

Os experts confirmam isso? Ou é lenda de mecânico??? hehe

[s] na dúvida (tira ou põe :oops: ) :twisted:

Em tese, ele ta correto... MAS a coisa vai alem disso. Se ganha tao puco curso na dianteira do vitara sem a barra que nao compensa. Ate pq ele fica bem mais instavel em inclinações laterais. SUspensões com eixo rígido lidam muito melhor sem a estabilizadora, nas IFS ela é mais necessária, falando de estabilidade, claro.

Gasoso
30/10/2005, 17:59
É barra daqui, barra dali e barra de lá....
eu mesmo nunca vou pras trilhas sem a barra....
só que a minha é de CEREAL... :mrgreen: :mrgreen:
ela estabiliza muito bem o meu estômago.. :lol:

quanto a barra do carro, que naum é de cereal mas ainda serve pra alguma coisa... concordo o Rafel Reis.... acho que mudaria tão pouco que naum vale a pena mexer...

[]s

mandiares
31/10/2005, 07:18
Barra Estabilizadora... ter ou não ter?

Indispensavel no asfalto e inutil na trilha. Este cara teve uma boa ideia, vejam só.

http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/conector_barraestab.htm

mir000
01/11/2005, 18:04
Também não notei melhora no curso dianteiro...

O lance é a suspensão ficar mais "independente" mesmo... Enquanto um lado está todo fechado... O outro pode estar todo aberto...

Nem no asfalto nem nas trilhas não notei nehuma diferença na estabilidade...

Esse lance do conector é interessante, mas acho que é tão tranquilo colocar e retirar que não compensa a mão de obra...

Vou ver se recoloco ela depois...

Abraços a todos

Tekozen
08/11/2005, 20:42
Povo,

O meu é helicoidal.

Tirei e a diferença foi desprezivel na estrada. To rodando há 15 dias e o curso nas trilhas melhorou bem.

Recomendo para o Samuca lembrando que estou com rodas 8" offset negativo 25 e pneus 235x75.

Para rodas e pneus menores talvez de diferença.

[]'s pouquinho desestabilizados.

jeegzuki
29/08/2007, 12:42
Turma,
Minha barra quebrou o lado direito(passageiro) como devo proceder?
Tento fazer uma ou será que tem pra vender.

Andre Sousa
29/08/2007, 18:55
Manda soldar - sem mistério.

mir000
19/08/2008, 08:46
Pessoal!

Revivendo o tópico, mas agora para um Samurai Feixe...

Retirei a barra estabilizadora da viatura (Samurai Feixe) a pouco tempo...

Viajei esse FDS e senti que em várias irregularidades da pista acontece um saculejo lateral... A viatura fica muito instável, jogando de um lado pro outro e vai diminuindo aos poucos até estabilizar... Se estiver rápido chega a ser perigoso!!!

Só pra ilustrar, todo mundo conhece aquele efeito da suspensão da S10/Blazer que parece que ela sobe e desce em decorrência de irregularidades... O efeito é semelhante, mas com movimento horizontal ao invés de vertical...

Já andei em Vitara sem a barra estabilizadora e não senti efeito nenhum e todos (inclusive o Edmur, mecânico) falam que pode retirá-la que não vai fazer diferença nenhuma no asfalto e melhora um pouco o curso da suspensão dianteira...

Alguém já passou por isso???

Será que o problema é dos amortecedores e a barra mascarou o mesmo???

Abraços

ARMANDO RAIMUNDO ALVES JR
22/08/2008, 13:37
Andre, meu grand vitara perde a estabilidade qdo acima de 100km em trechos de asfalto irregulares, tende a sair de trazeira tipo chicotada, meus pneus são 225 firestone, ja ocorreu com o seu?

chrisb
22/08/2008, 14:08
Você já checou os amortecedores??
já aconteceu isso comigo, e os amortecedores traseiros estavam estourados...

abs