PDA

Ver Versão Completa : Novato c/ dúvidas!!



Leocls
10/08/2005, 23:20
Oi , sou novo no fórum , só agora descobri e achei muito interessante. Mas vamos a minha dúvida. TInha uma s10 CS a gasolina que uso na fazenda. Acabei vendendo e comprei uma S10 CD 2.8 diesel ano 2000. Estou gostando muito do carro mas quando joguei nas estradas da fazenda senti que por ter um motor mais pesado ela acaba descendo muito a frente e quando passo nos buracos e depressões as vezes chega a pegar mesmo no chão. Isso decepcionou um pouco ... Os pneus das duas tem a mesma medida, 225. Será que a cabine simples é mais alta, é a questão do peso ou essa CD tá com amortecedor ruim? Acho difícil pq apesar de ano 2000 fez 40000 km rodados agora.
Valeu galera , da uma dica ai...
Em tempo: da pra levantar uma s10 dessa??/?? :pensativo:

thomazca
10/08/2005, 23:29
Amigão, no trabalho temos uma s10 ano 2000 a diesel (4x4) e já viajei muito nela em estradas ruins e também percebi que às vezes ela chega a bater a frente. Acredito que isso é devido ao estilo de suspensão que preza muito pelo conforto dos ocupantes que faz com que o movimento da carroceria acompanhe as depressões do terreno que ela esteja trafegando evitando os "solavancos" dos passageiros. Na l200 por exemplo em buracos os ocupantes chegam até a pular dentro dos bancos mas ela não acompanha tão macio os movimentos. Certa vez entramos em um buraco de areia com a s10 e depois ela saiu fazendo barulho na dianteira. Resultado : uma junta homocinética dianteira esquerda para ser trocada. Realmente essa s10 não é para botar para quebrar como uma l200 ou hilux mas acho ela uma das mais confortáveis e práticas pois o acionamento da tração é no painel por botão. :concordo: :D

Leocls
10/08/2005, 23:37
Acho que é isso realmente. Já tive oportunidade de levar uma l200 de um amigo e quando ficava aliviando nos buracos pois pulava um pouco ele falava : - pode meter o pé, quando mais andar menos vai pular..risos
Vou ainda ver se existe a possibilidade de levantar um pouco a s10 já que estabilidade não será problema pois 90% é estrada de terra. Bom tirando isso, o carro é maravilhoso...

João Pedro
11/08/2005, 06:49
Mano, seu problema é igual a todo usuário da S10. Bem que a GM deveria ter dado um jeito nisto há tempos, pois acabou arranhando a imagem de um carro com muitas outras virtudes.
Tenho uma, CDTDI, 4x4, Executive, 2003, diesel. Ela, apesar das linhas já meio vetustas (comparando com as outras), ainda é bonita e cehia de penduricalhos que fazem gosto a patroa. É muito econômica, tem estabilidade razoável, se a gente pensa em termos de pik-up. conforto que talvez só a nova Hilux supere (mas não sei se supera em aciez). Mas o calcanhar de Aquiles dela é sem dúvida a suspensão.
Se vc for pensar em trabalho em estradas ruins é melhor fazer o que pretendo. Ou seja, elevar a suspensão um pouco e instalar amortecedores mais condizentes.
Estou juntando umas latinhas para fazer isto, pois, ainda que o uso da minha não seja para trabalho, fico meio indignado em ver um carro com tantas qualidades dando esses vexames vez ou outra.
Mas não caia na tentação de somente elevá-la na barra de torção. O melhor a fazer e juntar uns caquinhos e adquirir um kit. Coisa que espero fazer em breve.

Leocls
11/08/2005, 16:31
João , eu concordo com tudo que disse, das qualidades e tb desse " defeito " da S10. Vc sabe onde vende esse kit, preço , etc... Engraçado, como tinha uma s10 cs a gasolina e sempre passei muito bem nessas estradas ruins achei que com a diesel cd nao teria esse problema. Até pq já vimos a s10 ganhando Rally dos sertões por exemplo, o que da sempre a sensação que seria uma boa fora de estrada. Mas vale ressaltar que com um pouco mais de cuidado tb passo por todas estradas que passava antes, ainda melhor já que agora é 4x4.

João Pedro
11/08/2005, 17:25
Mano, a S10 é uma boa pik-up sim. Se não fosse não venderia tanto como vende. Claro que possui defeitos congênitos que se tornam uma bsurdo ver a GM postergar sua solução. Mas é aquela coisa, como vende bem pra que mexer.
O problema da CD, 4x4, diesel, situase exatamente em ela possuir estas qualidades. Ela se torna mais pesada, para piorar a distribuição de peso são incríveis 65% na dianteira e 35% na traseira. Dai, ela exigir mais da suspensão que é pouco afeta a peso e uso off-road e que leva a frente da bicha a raspar mais facilmente que sua antiga CS, bem mais leve. Também se usa o recurso do peso extra na caçamba quando ela está vazia. Isto a torna mais estável, nenhum coisa estupensa mais dá pra notar. Eu uso uma câmara de pneu de trator cheia de areia presa logo no início da caçamba para asentá-la.
Portanto, este é o problema dos donos da S10. Uma pik-up econômica, gostosa de dirigir, com certo apelo de automóvel, mas que nos faz exatamente pagar por isto.
Como posso negar as virtudes da minha? ABS nas 4 rodas, espelhinhos em tudo o que é canto pra agradar a patroa, porta isto e aquilo, console cheio de luxos etc.
Para o trabalho mais puxado nada como uma Hilux (das antigas mesmo) ou a Mitsubishi antiga. Mesmo a Ranger dá conta.
Mas, ai vem os senões.
Excetuando-se a Ranger quando as outras exigem manutenção ou peças... sai debaixo!! Sem falar em seguro etc.
Vc pode usar um artifício mais barato com os tais kits de elevação. Eles farão um aumento na altura e proporcionarão refração aos buracos e depressões das estradas ruins nossas de cada dia Não te aconselho aumentar muito se vc não for de fazer trilha, pois o centro de gravidade elevado influi negativamente na estabilidade.
O Wallace vende aqui no forum kits que parecem de fácil instalação. estou procurando juntar latinhas para adquirir um deles. ele me informou o preço de US 895,00 (j[a vem com amortecedores, inclusive). Pneus vc poderá manter os mesmo na primeira etapa, posteriormente trocá-los por de melhor performance.
Se suas rodas forem na medida, 235/75/15 vc já encontrará bons pneus. Caso vc for trilheiro terá de tracá-las e usar penus maiores, isto dará mais trabalho por conta de adaptações e pelo espaço nas caixas de roda.
Porém, as primeiras opções que citei acima (do kit) não exigem nenhuma adaptação. No entanto, vc pode instalar batentes hidráulicos, fica show, eu vi em com uma pessoa aqui no Rio. Tudo depende de quanto vc dispõe a gastar.
De qualquer modo esqueça o que viu dos carros de competição, qualquer um, usados no "Sertões". Pouco sobra de original naquelas pik-ups, todas são retrabalhadas e sobra mais é lataria.
Aprendi muito aqui, pouquíssimo diante do que os mais expeientes sabem, e considero este forum excelente com uma rapaziada muito parceira.
Um abraço.

Leocls
11/08/2005, 20:01
Valeu, as dicas foram muito boas. Depois vou dar uma olhada aqui em Salvador pra ver quem trabalha com esses kits de elevação, mas como não faço trilha, pelo menos não esportivamente, vou avaliar se realmente vale a pena mexer...
Abraço

Luiz Antonio
11/08/2005, 20:13
Leocls, da uma olhadinha no www.keko.com.br eles tem distribuidores por todo o Brasil de body lift.

[]'s

Wallace
12/08/2005, 00:00
Isso mesmo, US$ 895,00 mais o frete de Florianópolis até você.
É um kit de suspensão importado de 2 polegadas.
Tenho os kits de Body Lift importados também, por exemplo:
Body Lift S10 cab. Ex. BL532X 2", US$ 210,00
Body Lift S10 Cab Ext. BL533X 3", US$ 240,00
Mas estes não vão modificar em nada o trabalho da suspensão.

Leocls
12/08/2005, 12:28
Vc´s sabem se tem fotos em algum site de um antes e depois da instalação de um kit desses? Queria ver pra ter uma ideia real do que representam essas 2 polegadas no carro.

Valeu :concordo:

ArthurC
12/08/2005, 13:10
Até pq já vimos a s10 ganhando Rally dos sertões por exemplo, o que da sempre a sensação que seria uma boa fora de estrada. Mas vale ressaltar que com um pouco mais de cuidado tb passo por todas estradas que passava antes, ainda melhor já que agora é 4x4.


A S10 dos Sertões só utiliza a mesma lataria da S10 vendida nas concessionárias, todo restante é modificado, todo. Creio que essa comparação não seja boa.

Aqui no fórum é unanimidade (ou quase) que a S10 é a pior pick up pro off road. Agora se vc só quer levantar ela um pouco bota uns calços na bichona, se não for muita coisa isso é tranquilo e simples de fazer.

Abraços

Edintruder
14/08/2005, 12:30
Enviada: Qui, 11 Agosto 2005 00:20h Assunto: Novato c/ dúvidas!!
Oi , sou novo no fórum , só agora descobri e achei muito interessante. Mas vamos a minha dúvida. TInha uma s10 CS a gasolina que uso na fazenda. Acabei vendendo e comprei uma S10 CD 2.8 diesel ano 2000. Estou gostando muito do carro mas quando joguei nas estradas da fazenda senti que por ter um motor mais pesado ela acaba descendo muito a frente e quando passo nos buracos e depressões as vezes chega a pegar mesmo no chão

Isso acontece na Ranger também, o que pega no chão é o trem dianteiro. Você tem que levar em conta que por ser CD o peso fica mais centrado no eixo dianteiro que na CS, e isso ajuda a embalar também. Batendo em terra, grama ou areia não dá nada, não batendo em pedras já está de bom tamanho. O que eu arranco de capim com o gancho para ancoragem dianteiro nessas estradas rurais aqui da região... :shock: Uma vez arranquei o protetor de cárter do meu Monza assim :putz:
Fica frio que a S-10 aguenta bem o tranco. :palmas:

Leocls
14/08/2005, 15:03
Isso acontece na Ranger também, o que pega no chão é o trem dianteiro. Você tem que levar em conta que por ser CD o peso fica mais centrado no eixo dianteiro que na CS, e isso ajuda a embalar também. Batendo em terra, grama ou areia não dá nada, não batendo em pedras já está de bom tamanho. O que eu arranco de capim com o gancho para ancoragem dianteiro nessas estradas rurais aqui da região... Uma vez arranquei o protetor de cárter do meu Monza assim
Fica frio que a S-10 aguenta bem o tranco.
[/quote]
Acho que até forma de guiar interfere, vc acaba de adaptando ao carro e suas caracteristicas, já tenho andado melhor.... uma coisa é certa, não quero mais sair do carro, viciei...rs :D [quote]

Leocls
14/08/2005, 15:05
ops, errei na citação, foi mal....

Pequeno jr
14/08/2005, 23:38
Até pq já vimos a s10 ganhando Rally dos sertões por exemplo, o que da sempre a sensação que seria uma boa fora de estrada. Mas vale ressaltar que com um pouco mais de cuidado tb passo por todas estradas que passava antes, ainda melhor já que agora é 4x4.


A S10 dos Sertões só utiliza a mesma lataria da S10 vendida nas concessionárias, todo restante é modificado, todo. Creio que essa comparação não seja boa.

Aqui no fórum é unanimidade (ou quase) que a S10 é a pior pick up pro off road. Agora se vc só quer levantar ela um pouco bota uns calços na bichona, se não for muita coisa isso é tranquilo e simples de fazer.

Abraços

Na verdade a S-10 q ganhou os sertões corre na categoria protótipo.

Nome da equipe: CHEVROLET RALLY TEAM
Nº: 218
Categoria: Protótipo
Piloto: Eduardo Domingues
Navegador: Marcos Rogério Almeida
Marca:CHEVROLET
Modelo: S10
Ano: 2003
Cilindrada: 2,8

Leocls
15/08/2005, 11:16
Galera, evidente que quando me referi ao rally certamente sabia que as pickups são totalmente diferentes das que são vendidas normalmente. O que acho estranho , é que as montadoras investem nessas provas e nas propagandas dos carros colocam que a pickup já foi n vezes campeã dos sertões, inclusive saiu uma s10 com esse nome " sertões " e quando vc pega o carro e joga na buraqueira ele desce a frente ao ponto de bater no chão. Não deixa de ser uma propaganda que engana o consumidor. Mas tirando isso, tudo certo, adoro minha s10 , mas que a GM deveria rever essas coisas , acho que deveria mesmo!!!!