Ver Versão Completa : Proteções Wrangler 2012
Gu Saint
03/08/2012, 09:32
Gelera, estive testando a viatura em off road esse final de semana. Foi show de bola...pessoal ficou encantado com a capacidade do trator. Passei na margem de lago, andei em pedras, subi degrau, rampas extremamente ingremes e até caixa de pedra e areia. Em um dos brinquedos, uma mega rampa feita para curva de nivel, vi que o escape encostou na terra, sorte minha que era basicamente areia fofa e apenas sujou. Dai me veio aqui uma ideia que já estava em mente. Fazer o fundo do carro virar um "forte". Aqui na empresa tenho todo o material e pessoal disponivel para isso. Eu encontrei uma foto pra me ajudar, mas gostaria de dicas sobre o que é melhor? Qual material mais recomendado? Quais são desnecessarias? E claro, se alguem tem interesse tambem...quem faz um faz dois...(ou mais)...
362448
O que me dizem?
pcrescenti
03/08/2012, 10:22
Uma coisa que mudou no 2012, que eu nao entendi o porque, e até o mecânico da css Caltabiano no Pacaembu em SP falou, foi o porque o protetor de cárter até o 2011 era de ferro, e apartir do 2012 ele é de plástico.
Quando fui no Puma em atibaia, a minima batidinha que dei no protetor, parece que deu uma soltadinha, e agora ele fica fazendo o "tac tac tac tac tac tac" enquanto o carro da uma balançada, é um saco!
Ja mandei arrumar na css, arrumaram e depois de 1 dia com o carro, ele voltou a bater.
Aquilo nao deve proteger nada né.
O do 2011 encaixa no 2012, alguem sabe? ou ja vejo aonde tem direto pro 2012.
tambem pretendo dar uma protegida geral na parte de baixo...
Gu Saint
03/08/2012, 11:17
Entao pcrescenti, eu vou fazer aqui com a chapa mais grossa que encontrar...vai ficar uma puta proteção. A duvida é como deve ser e até onde posso usar...
Posta as fotos dos testes...
Acho que só tem que tomar cuidado em não abafar muito e ocorrer o risco de aquecimento excessivo de alumas partes.
Abs
Gu Saint
03/08/2012, 12:09
Posta as fotos dos testes...
Acho que só tem que tomar cuidado em não abafar muito e ocorrer o risco de aquecimento excessivo de alumas partes.
Abs
E se fizer com aquelas grelhas? ou mesmo deixar uns furos para refrigerar?
Paulo_CW
03/08/2012, 12:28
Esse negócio de super proteger a parte de baixo da vtr é uma faca de dois gumes???? protege, porém tbm tem varias desvantagens... aqui no sul q tem muita lama em trilhas.... as chapas viram um depósito eterno de barro... pra limpar só tirando tudo - quando a vtr senta no barro, pra arrastar é muittoooooo pior pq cria o efeito vácuo - vai sentir mais pancadas na parte debaixo pq a altura será única de tudo na vtr - se fechar as partes do escape... vai aquecer pra kct.... sem falar do peso extraaaa
Resumindo... então depende do seu uso, quem eu conheço q já fechou Pajero, Troller, vitara.... foram dois serviços... um instalar e outro retirar.... acho q vale apena apenas proteger o necessário sem excessos...
Pode ser que ajude, mas acho que elas tem que ser grande pra não haver acumulação de barro...
Abs
E se fizer com aquelas grelhas? ou mesmo deixar uns furos para refrigerar?
Concordo Paulo, dependendo do uso não vale a pena. Se for barro e areia acho que não precisa mesmo.
Abs
Esse negócio de super proteger a parte de baixo da vtr é uma faca de dois gumes???? protege, porém tbm tem varias desvantagens... aqui no sul q tem muita lama em trilhas.... as chapas viram um depósito eterno de barro... pra limpar só tirando tudo - quando a vtr senta no barro, pra arrastar é muittoooooo pior pq cria o efeito vácuo - vai sentir mais pancadas na parte debaixo pq a altura será única de tudo na vtr - se fechar as partes do escape... vai aquecer pra kct.... sem falar do peso extraaaa
Resumindo... então depende do seu uso, quem eu conheço q já fechou Pajero, Troller, vitara.... foram dois serviços... um instalar e outro retirar.... acho q vale apena apenas proteger o necessário sem excessos...
Gu Saint
03/08/2012, 14:54
Concordo Paulo, dependendo do uso não vale a pena. Se for barro e areia acho que não precisa mesmo.
Abs
A intenção seria proteger as partes mais vulneraveis...por exemplo o carter que é de plastico, o escape que não tem. O diferencial...por isso perguntei o que seria mais importante e qual a desvantagem. A terra e barro, acho que a grelha já ajudaria.
Acho que mais vale levantar o Jeep com um Kit de suspensão e pneus maiores ;-)
Endosso tudo que disse o Paulo_CW.
[ ]´s
Grélo.
JORGE DELMANTO
04/08/2012, 17:19
Pcrescenti, se a chapa q vc se refere é uma q sai do parachoque em forma arredondada,E vai para baixo do carro, ela sempre foi de plastico...
ab
Jorge
Pessoal, para quem quer usar a viatura de maneira mais pesada, vale investir em suspensão e pneus adequados, e trocar os bumpers, colocando guincho. Eu começaria colocando D44 na frente... Vejam, as proteções são importantes - principalmente dos diferenciais, usando skids ou glides. No JK se usam proteções modulares, como as da Rancho:
Rancho Suspension: Jeep JK rockGEAR | Home » Home (http://www.gorancho.com/jkrockgear/)
moraespedro
05/08/2012, 10:35
Gu Saint, cuidado com a super-proteção, pois realmente vc pode aquecer algumas coisas...
Acho que a primeira coisa a fazer, pode olha no site que o André colocou, é proteger a "oil pan", vulnerável e se furar, já sabe...
Nos EUA existem proteções, como esta da Rancho, ou novas "panelas" a prova de tudo, como a da Rock Krawler, que eles tem garantia para a vida toda a prova de abusos, e reza a lenda que distribui melhor o óleo em grandes inclinações...
De uma estudada... Os gringos que fazem rock crawling, não protegem tanta coisa assim... Acho que deve ser feito somente o necessário...
Dê uma estudada no site Off Road Evolution, Bumper/Armor/Skids (http://www.offroadevolution.com/store/products.php?cat=24)
Abraços
Gu Saint
06/08/2012, 09:42
Valeu pessoal, vou dar uma lida aqui! obrigado pelas dicas!
Gu Saint
06/08/2012, 09:44
Pessoal, para quem quer usar a viatura de maneira mais pesada, vale investir em suspensão e pneus adequados, e trocar os bumpers, colocando guincho. Eu começaria colocando D44 na frente... Vejam, as proteções são importantes - principalmente dos diferenciais, usando skids ou glides. No JK se usam proteções modulares, como as da Rancho:
Rancho Suspension: Jeep JK rockGEAR | Home » Home (http://www.gorancho.com/jkrockgear/)
Colocar o d44 é simples assim? só comprar um e mandar colocar? ou tem que ser feita alguma outra alteração?
Colocar o d44 é simples assim? só comprar um e mandar colocar? ou tem que ser feita alguma outra alteração?
Simples assim, desde que a relação do diferencial seja a mesma. Mandar colocar, no Brasil, é a parte mais complicada - tem que ser com alguém de confiança, que conheça muito bem os Dana, melhor ainda se tiver experiência com o JK. Recomendo os D44 da Mopar (tem inclusive o do J8 militar para o JK) e Dynatrac - há alguns outro modelos "reforçados" que exigem soldas nas longarinas e outros componentes, é mais complicado para trocar. Outro detalhe é que nem todos aceitam as rodas originais do JK, é bom conferir com o fabricante.
O que muita gente faz é, aproveitando que vai trocar o diferencial, trocar também os discos e pinças de freio - extremamente recomendado quando se usam pneus 35" ou maiores.
Gu Saint
06/08/2012, 14:52
Simples assim, desde que a relação do diferencial seja a mesma. Mandar colocar, no Brasil, é a parte mais complicada - tem que ser com alguém de confiança, que conheça muito bem os Dana, melhor ainda se tiver experiência com o JK. Recomendo os D44 da Mopar (tem inclusive o do J8 militar para o JK) e Dynatrac - há alguns outro modelos "reforçados" que exigem soldas nas longarinas e outros componentes, é mais complicado para trocar. Outro detalhe é que nem todos aceitam as rodas originais do JK, é bom conferir com o fabricante.
O que muita gente faz é, aproveitando que vai trocar o diferencial, trocar também os discos e pinças de freio - extremamente recomendado quando se usam pneus 35" ou maiores.
obrigado pela dica! sou novo nesse mundo 4x4...
pedro bonadio
06/08/2012, 17:19
Trocar o Dana 30HP por um D44 só se for usar pneus 35" em trilhas hard core, antes disso não existe motivo para a troca...
Sandro Tannuri
06/08/2012, 17:35
Trocar o Dana 30HP por um D44 só se for usar pneus 35" em trilhas hard core, antes disso não existe motivo para a troca...
Isso ai!! Sem contar que os eixos D30 e D44 do JK 2012 (não sei se antes tambem era assim) tem coroa 5 e 10 mm maiores respectivamente. No caso do D30 que o maior problema e deslocar o peão ou pinhão como queira e quebrar dentes o suporte e rolamentos são maiores que os de antigamente.
Já quebrei D30 no meu antigo TJ 2 vezes, nas duas ele ficou banguela só depois de chegar a pneus 39,5" hehehe. Agora uso 37" e estou tranquilo, meu maior medo com ele é empenar o tubo longo, mas já já resolvo isso.
Eu colocaria as proteções que a Atitude 4x4 vende e pronto sem exageros.
Abraços,
Gu Saint
06/08/2012, 17:49
Isso ai!! Sem contar que os eixos D30 e D44 do JK 2012 (não sei se antes tambem era assim) tem coroa 5 e 10 mm maiores respectivamente. No caso do D30 que o maior problema e deslocar o peão ou pinhão como queira e quebrar dentes o suporte e rolamentos são maiores que os de antigamente.
Já quebrei D30 no meu antigo TJ 2 vezes, nas duas ele ficou banguela só depois de chegar a pneus 39,5" hehehe. Agora uso 37" e estou tranquilo, meu maior medo com ele é empenar o tubo longo, mas já já resolvo isso.
Eu colocaria as proteções que a Atitude 4x4 vende e pronto sem exageros.
Abraços,
Valeu Sandro! mais uma vez me ajudando aqui. Então, eu iria aproveitar a mão de obra e material que já tenho por aqui. Acha que vale mais a pena comprar pronto?
Não precisa ser trilha hardcore para danificar um D30 e correr o risco de ficar na mão, depende do esforço que se está fazendo - em um JK modificado, com parachoques de aço, suspensão levantada, guincho e pneus maiores, a escalada de uma única pedra pode fazer o estrago.
Usar D30 com pneus 37" e fazer trilha é apostar na sorte.
André, eu uso pneus 37" no meu Jk e inclusive com bloqueio ARB na dianteira, meu uso é em trilhas pesadas, até agora não tive problemas, claro que manero bem no pé, o único reforço que fiz foi os semi eixo Alloy, que ainda não fiz trilha com eles!!!!
Segue um link da Trilha da Aranha que é só erosão!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=k-XW-4LFOOU
Abraços.
Sandro Tannuri
06/08/2012, 18:28
Não precisa ser trilha hardcore para danificar um D30 e correr o risco de ficar na mão, depende do esforço que se está fazendo - em um JK modificado, com parachoques de aço, suspensão levantada, guincho e pneus maiores, a escalada de uma única pedra pode fazer o estrago.
Usar D30 com pneus 37" e fazer trilha é apostar na sorte.
André,
Os D30 do JK 2012 não são como os do Engesa ou TJ, eles são mais fortes.
Claro que eles são mais fáceis de quebrar que um D44, eu mesmo quebrei duas vezes no Hulk antes de troca-los por ProRock 60 da Dynatrac.
Se os meus atuais eixos quebrarem, meu amigo Steve da Dynatrac vai receber uma ligação, mas eu estou confiante que vou economizar essa graninha com pé leve e uso do guincho quando a coisa ficar feia.
Claro que isso depende de cada um, do que aceita arriscar. Com US$ 20 mil eu monto os eixos Dynatrac como tinha no Hulk e não vão quebrar de jeito nenhum, eu prefiro arriscar quebrar antes de colocar grana em algo que talvez nunca quebre. Até porque eu so tenho ido com ele ao shopping mesmo ahahahahahaha.
Abraços,
Sandro Tannuri
06/08/2012, 18:35
Valeu Sandro! mais uma vez me ajudando aqui. Então, eu iria aproveitar a mão de obra e material que já tenho por aqui. Acha que vale mais a pena comprar pronto?
Com certeza, compra, instala e acabou o problema. Essas peças deles são muito bem feitas.
Se voce não pudesse comprar, dai sim faria você mesmo. É o que eu acho.
Abraços,
moraespedro
06/08/2012, 19:37
Sem falar nos prorock ou algo semelhante, acho desnecessário trocar o dana30 do JK pelo dana 44, já que única diferença real seria na bola do diferencial, com ponto fraco na coroa/pinhao...
Concordo com a idéia do Sandro de usar até dar problema... e saber que na frente tem um dana30, principalmente para os bloqueados na frente...
Abraços
Sandro Tannuri
06/08/2012, 21:38
Sem falar nos prorock ou algo semelhante, acho desnecessário trocar o dana30 do JK pelo dana 44, já que única diferença real seria na bola do diferencial, com ponto fraco na coroa/pinhao...
Concordo com a idéia do Sandro de usar até dar problema... e saber que na frente tem um dana30, principalmente para os bloqueados na frente...
Abraços
Exatamente o ponto!!! Saber que tem um D30 e não se comportar como se tivesse um D60 hehehe.
Abraços,
Hans Beran
06/08/2012, 23:10
Oi Pessoal, Vi a respeito que vcs estavam falando do D30 e como tenho um TJ com 35 a 3 anos e até agora :angel: não quebrei e espero continuar assim. Mas tudo depende do pé, já vi muitos D44 quebrarem, como o Sandro falou ai coloca um D60 da Dynatrac e paga caro por isso e não quebra...pelo menos o D60, mas o resto continua com possibilidades de quebras.
Fiz uma abertura de Trilha com meu Wrangler usando os pneus para tirar os barrancos, como D30 e Bloqueio kaiser.
http://www.youtube.com/watch?v=vrejCYWWKpI
Abs.