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Ver Versão Completa : qual o maior motor diesel já posto em um engesa???



Angelo Jr
31/07/2012, 21:51
bom, o titulo explica por si próprio. to pra comprar um javali ou montar um engesa em setembro. mas até lá, já estou agregando todas as informações dos dois veículos. apesar de no javali (se adquiri-lo) eu vou deixa-lo o mais original possível (inclusive motor), se arranjar um engesa, nào quero cavalos de potência, mas búfalos de potência, algo como motor de caminhão, se eu conseguir. então queria saber, q motores diesel a galera já conseguiu por?? tava de olho em colocar um MaxxForce 4.8H (EuroIII, não EuroV), mas não conheço nenhum veículo q utilize ele.

deem suas dicas =)

Kim
31/07/2012, 22:10
Engesas tem:

302 V8 gasola;
MWM 2.8 Sprinter
MWM 4.2 Sprinter
Motor da Ducato
Motor da Iveco
Perkins
Cummins
Se não me engano existe um com o cummins da RAM, 6 canecos.
Ainda não vi com o MWM 229 ou X10, mais vi uma band com X10, que é o cão!!!!
O Rodrigo está colocando um GM V8 4.8 diesel em seu projeto, ele tem dois motores desses.

Angelo Jr
31/07/2012, 22:18
po, um de 6cc ia passar dos bufalos e ir pros elefantes de potencia :shock:

como diria o chakal, do mundo 4x4, é tão grande q chega a ser estupido

mas foda-se, eu sou maluco msm

mali9ski
01/08/2012, 09:06
Engesas tem:

302 V8 gasola;
MWM 2.8 Sprinter
MWM 4.2 Sprinter
Motor da Ducato
Motor da Iveco
Perkins
Cummins
Se não me engano existe um com o cummins da RAM, 6 canecos.
Ainda não vi com o MWM 229 ou X10, mais vi uma band com X10, que é o cão!!!!
O Rodrigo está colocando um GM V8 4.8 diesel em seu projeto, ele tem dois motores desses.

EU já vi um, só não tenho certeza se é um 610TCA ou um sprint e ainda esta com um jogo de pneus 37 e é verdão....hahaha.....só não pega no pesado faz um raidezinho e umas trilhas + ou - que o dono diz que o motorzão é muito pesado pra desenterrar......

valew

Angelo Jr
01/08/2012, 10:11
EU já vi um, só não tenho certeza se é um 610TCA ou um sprint e ainda esta com um jogo de pneus 37 e é verdão....hahaha.....só não pega no pesado faz um raidezinho e umas trilhas + ou - que o dono diz que o motorzão é muito pesado pra desenterrar......

valew

vdd, são motores bem pesados, com pelo menos 500 kilos. mas se a relação potencia/peso realmente fosse o fator decisivo, eu colocava o mwm 2.8, dos troller, mas não, quero um tratorzinho em casa shauhsuahs

uma coisa, não to achando na net, mas q motor é esse x10?? só encontrei q é da mwm, mas queria informações, como peso e potencia, e se possível, quais maquinas ele equipa

Angelo Jr
01/08/2012, 11:31
pessoal, conversando com o PAItrocinador, é 90% de chance da gnt comprar o motor em um leilão, no caso de ser um 6cc. mas se eu for num leilão, não vai ter como saber de cara se vai caber ou não. pra saber se o motor cabe, como q faz?? é só na tentativa e erro, ou dá pra medir e ver se cabe??

mali9ski
01/08/2012, 12:20
vdd, são motores bem pesados, com pelo menos 500 kilos. mas se a relação potencia/peso realmente fosse o fator decisivo, eu colocava o mwm 2.8, dos troller, mas não, quero um tratorzinho em casa shauhsuahs

uma coisa, não to achando na net, mas q motor é esse x10?? só encontrei q é da mwm, mas queria informações, como peso e potencia, e se possível, quais maquinas ele equipa

X10 é o apelido dele, o nome mesmo é 610 tca e a versão 4 cilindros é o 410...

valew

mali9ski
01/08/2012, 12:22
pessoal, conversando com o PAItrocinador, é 90% de chance da gnt comprar o motor em um leilão, no caso de ser um 6cc. mas se eu for num leilão, não vai ter como saber de cara se vai caber ou não. pra saber se o motor cabe, como q faz?? é só na tentativa e erro, ou dá pra medir e ver se cabe??

então procure por um motor que já foi adptado e converse o que foi preciso para adptar as vezes tem que cortar bastamte...hahaha

Angelo Jr
01/08/2012, 13:10
Se não me engano existe um com o cummins da RAM, 6 canecos.

Kim, andei procurando, e na minha opinião, é o motor perfeito para o "meu" engesa. se você tiver mais informações, me fale, pois agora fiquei interessado nesse capetão

edit: esquece o RAM, fazendo 5km/l na cidade num dá não, vo de pobre e coloco um mwm 2.8 msm =/

não tem algum 6cc diesel q faça pelo menos uns 7~8km/l??

Kim
01/08/2012, 21:16
Vai de MWM Sprinter 6 cil (silverado/F250)

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
02/08/2012, 00:15
Vai de MWM Sprinter 6 cil (silverado/F250)

Abraços.

Kim.



É UM CANHÃO , e costuma quebrar cruzetas e cardãs . Sem falar que degola os estojos do flutuante traseiro .

Angelo Jr
02/08/2012, 00:41
É UM CANHÃO , e costuma quebrar cruzetas e cardãs . Sem falar que degola os estojos do flutuante traseiro .

opa, to começando a gostar desse motor :twisted:

shaushau, mas sério, tava vendo q esse motor, dependendo da preparação, pode chegar em 180 hp, com intercooler já, eu acho. Mas tem como chegar em 200hp???? pq já q é pra ferrar....

DiEngesa
02/08/2012, 09:51
opa, to começando a gostar desse motor :twisted:

shaushau, mas sério, tava vendo q esse motor, dependendo da preparação, pode chegar em 180 hp, com intercooler já, eu acho. Mas tem como chegar em 200hp???? pq já q é pra ferrar....


Cara na minha cidade tem um engesa fase 2 com este motor.Quando comprei o meu tbem pensei em colocar um destes no meu,mas e sempre existe um mas heheh,,,fiz umas trilhas junto com o cara e tirei da cabeça,como diz o Guilhermeabreu quebra muita cruzetas,cardãs,caixa, etc,etc,etc até o dono tava reclamando que é muito quebrador.cada um é cada um, tudo depende do bolço.

Angelo Jr
02/08/2012, 10:17
então se for montar um desse, uso o chassi do engesa, mas o resto da mecanica tem q colocar de carros mais fortes??

valmirzuge
02/08/2012, 10:50
angelo,

Obviamente que a mecanica original do engesa nao vai aguentar um motorzao desses. No meu estou com uma ideia muito diferente, ele está com um opalinha 4cil original a alcool, entao a ideia é injetar(programavel), trocar comando e tuchos, escape. Com isso devo chegar nuns 130hp e ainda sobra espaço para uma turbina e chegar em 200hp. Mantendo assim um conjunto bom, barato, leve, e nao precisarei me encomodar com papelada. Não estou considerando economia de combustivel, o que no meu ver não é o mais importante.

DiEngesa
02/08/2012, 10:51
então se for montar um desse, uso o chassi do engesa, mas o resto da mecanica tem q colocar de carros mais fortes??


Acredito eu que sim Angelo,só não sei lhe informa qual mecânica aguentaria este motorzão no chassi do engesa.

Angelo Jr
02/08/2012, 11:21
Obrigado DiEngesa e Kim, ajudaram bastante. :)

a última pergunta, tem alguma vtr no Frota 4x4 brasil, q é engesa com esse motor?? até pra eu não continuar com tantas perguntas q já devem ter sido respondidas em outros tópicos

Angelo Jr
02/08/2012, 11:23
angelo,

Obviamente que a mecanica original do engesa nao vai aguentar um motorzao desses. No meu estou com uma ideia muito diferente, ele está com um opalinha 4cil original a alcool, entao a ideia é injetar(programavel), trocar comando e tuchos, escape. Com isso devo chegar nuns 130hp e ainda sobra espaço para uma turbina e chegar em 200hp. Mantendo assim um conjunto bom, barato, leve, e nao precisarei me encomodar com papelada. Não estou considerando economia de combustivel, o que no meu ver não é o mais importante.

pois é cara, já eu sou diesel boy. ;-)

adoro o cheirinho do enxofre no ar

papa
02/08/2012, 11:29
Angelo, motor grande pesa e é pra carregar carga, comprei um motor MWM 3.0 NGD em São Paulo para reserva do meu da Ranger e o vendedor estava colocando um igual no engesa dele, este motor é eletronico leve(cabeçote de aluminio) e o pessoal reprograma ele para até 240 cv, original tem 168 cv

Angelo Jr
02/08/2012, 11:48
papa, obrigado pela dica, mas eu queria mesmo um 6cc, além do mais, são "só" 50kg de diferença

jesus, eu nem comecei realmente a meter bronca no bixo e já to sonhando hsauhsuah

Flavão
02/08/2012, 13:31
papa, obrigado pela dica, mas eu queria mesmo um 6cc, além do mais, são "só" 50kg de diferença

jesus, eu nem comecei realmente a meter bronca no bixo e já to sonhando hsauhsuah


Coloquei um motor NGD 3.0, ficou muito bom.

pedro bonadio
02/08/2012, 14:21
Coloca um MWM Sprint 6.07TCA da F250, que já tem intercooler. As Silverados também saíram com esse motor, porém sem intercooler.

Fácil de levar eles à 300hp.

Se quiser chutar o pau da barraca, coloque um Cummins 6BT...

DiEngesa
02/08/2012, 14:32
Coloca um MWM Sprint 6.07TCA da F250, que já tem intercooler. As Silverados também saíram com esse motor, porém sem intercooler.

Fácil de levar eles à 300hp.

Se quiser chutar o pau da barraca, coloque um Cummins 6BT...


Pedro e qual seria a mecanica usada no engesa para aguentar um motor destes??tipo qual cardã,cruzetas,flutuantes,caixa,diferencial etc,etc.
Pq quem coloca um motor destes com certeza vai usar toda sua potência.

Angelo Jr
02/08/2012, 14:36
Pedro e qual seria a mecanica usada no engesa para aguentar um motor destes??tipo qual cardã,cruzetas,flutuantes,caixa,diferencial etc,etc.
Pq quem coloca um motor destes com certeza vai usar toda sua potência.

essa é minha grande dúvida cara, motor eu já decidi, vai ser mwm 6cc, mas qual mecanica??? até por isso q perguntei se alguem do fórum já fez isso e postou fotos

pedro bonadio
02/08/2012, 17:46
Câmbios:
- ZF 5S420 (F250)
- Clark 240V (Original Engesa)
- Clark Eaton CL2615 (Camper)
- Eaton FS2305, FSO2305, FS2405 (esses câmbios tem várias variações)

Caixa de transferência:
- Toyota Bandeirantes
- Auverland A-80 (JPX)
- BW1356 (F1000)
- NP272 (F250)
- NP205 (Kaiser M715, mosca branca de olhos azuis)
OBS: As últimas são mais fortes

Eixo traseiro:
- Dana 60HD (Silverado) - Pneus até 40"
- Dana 70U (F250) - Pneus até 40"
- Dana 70HD (Caminhões, Agrale Marruá) - Pneus até 42"
- Dana 80HD (Caminhões) - Pneus até 46"
- Toyota 9" (Bandeirantes) - Pneus até 37"
- Dana 44 (Troller, Agrale) - Pneus até 35"
- AAM 11.5" (Dodge Ram) - Pneus até 46"

Eixos Dianteiros:
- Dana 60HP (F250) - Pneus até 40"
- Dana 44HP (Troller RF) - Pneus até 35"
- Dana 44-3 (Troller T4) -Pneus até 35"
- Toyota 9" (Bandeirantes) - Pneus até 35"
- AAM 9.5" (Ram) - Pneus até 40"

Motores:
- Cummins 4BTA, 3.9TDI
- Cummins 6BT, 5.9TDI
- MWM Sprint 6.07TCA, 4.2 TD e TDI
- MWM Sprint 4.07TCA e TCE, 2.8 TDI
- Toyota 14B, 3.7 aspirado
- Maxxion S4T, S4T plus
- MWM X10

Tudo isso que eu postei, são motores grandes, eixos grandes, câmbios grandes, tudo compatível. Claro, opinião minha. Na relação de Pneus x Eixos, o que eu coloquei é o que considero limite de quebra para eixos originais, tudo reforçado aguenta mais. Lembrando também que tudo isso é muito caro, motor diesel tem um alto valor agregado, câmbios grandes são caros, caixas de transferências parrudas são caras e difíceis de achar, assim como os eixos.

MaGao
03/08/2012, 18:44
So faria uma resalva!

S4T Plus + Intercooler + turbina maior.. ixi.. passa dos 200hp facim keke

Os eixos.. não pensaria em D60 pra baixo..

Ah.. e essa de quebrar cruzeta com o 6cc da silverado.. pé da criança também ajuda né.. nunca quebrei 1 cruzeta se quer.. e so ando com pé do guilherme (pé de anjo) kkkkkkkk

qualquer problema faz um cardan com cruzetas maiores..

Abraços,

Angelo Jr
03/08/2012, 19:49
é melhor pra trilha em baixa ou alta rotação?? pra cidade eu já entendi q é melhor alta, então é correto deduzir q pra trilha seja baixa??

CAVESO
04/08/2012, 01:11
Pra que colocar um motorzão?

Coloque un 4 cil (cummins, mwm sprint, maxion s4t ou 14b) e seja feliz sem aborrecimentos.

Quer andar de 6 bocas? compre uma dodge ram!

MaGao
05/08/2012, 11:08
Ah.. esqueci de falar.. Uso cruzetas de jeep willys.. e nunca tive problema!!!

pedro bonadio
05/08/2012, 12:15
Eu prefiro torque em baixa. Mas um motor que gire ao menos até 4200rpm e seja bem elástico.

guilhermeabreu
05/08/2012, 12:52
So faria uma resalva!

S4T Plus + Intercooler + turbina maior.. ixi.. passa dos 200hp facim keke

Os eixos.. não pensaria em D60 pra baixo..

Ah.. e essa de quebrar cruzeta com o 6cc da silverado.. pé da criança também ajuda né.. nunca quebrei 1 cruzeta se quer.. e so ando com pé do guilherme (pé de anjo) kkkkkkkk

qualquer problema faz um cardan com cruzetas maiores..

Abraços,

É MAGAO

É por aí , PÉ DE ANJO não quer dizer quebrar , NUNCA TROQUEI UMA CRUZETA DO MEU ENGESA , só degolei os estojos e pinos guias do FLUTUANTE ENFER pq os estojos da BAND DE 8MM não aguentaram o torque do MWM . E depois de ter feito as devidas correções , acabou os problemas .

Mas PÉ DE ANJO e sei qu vc tb tem , e não tem que quebrar , tem é que saber usar sem quebrar e que para muitos este feeling não é percebido e acabam quebrando o que a gente não quebra .

guilhermeabreu
05/08/2012, 13:02
Câmbios:
- ZF 5S420 (F250)
- Clark 240V (Original Engesa)
- Clark Eaton CL2615 (Camper)
- Eaton FS2305, FSO2305, FS2405 (esses câmbios tem várias variações)

Caixa de transferência:
- Toyota Bandeirantes
- Auverland A-80 (JPX)
- BW1356 (F1000)
- NP272 (F250)
- NP205 (Kaiser M715, mosca branca de olhos azuis)
OBS: As últimas são mais fortes

Eixo traseiro:
- Dana 60HD (Silverado) - Pneus até 40"
- Dana 70U (F250) - Pneus até 40"
- Dana 70HD (Caminhões, Agrale Marruá) - Pneus até 42"
- Dana 80HD (Caminhões) - Pneus até 46"
- Toyota 9" (Bandeirantes) - Pneus até 37"
- Dana 44 (Troller, Agrale) - Pneus até 35"
- AAM 11.5" (Dodge Ram) - Pneus até 46"

Eixos Dianteiros:
- Dana 60HP (F250) - Pneus até 40"
- Dana 44HP (Troller RF) - Pneus até 35"
- Dana 44-3 (Troller T4) -Pneus até 35"
- Toyota 9" (Bandeirantes) - Pneus até 35"
- AAM 9.5" (Ram) - Pneus até 40"

Motores:
- Cummins 4BTA, 3.9TDI
- Cummins 6BT, 5.9TDI
- MWM Sprint 6.07TCA, 4.2 TD e TDI
- MWM Sprint 4.07TCA e TCE, 2.8 TDI
- Toyota 14B, 3.7 aspirado
- Maxxion S4T, S4T plus
- MWM X10

Tudo isso que eu postei, são motores grandes, eixos grandes, câmbios grandes, tudo compatível. Claro, opinião minha. Na relação de Pneus x Eixos, o que eu coloquei é o que considero limite de quebra para eixos originais, tudo reforçado aguenta mais. Lembrando também que tudo isso é muito caro, motor diesel tem um alto valor agregado, câmbios grandes são caros, caixas de transferências parrudas são caras e difíceis de achar, assim como os eixos.


GRANDE PEDRO BONADIO

Que didática , PARABENS pelas informações .

guilhermeabreu
05/08/2012, 13:06
é melhor pra trilha em baixa ou alta rotação?? pra cidade eu já entendi q é melhor alta, então é correto deduzir q pra trilha seja baixa??

Em trilhas o melhor é motor forte e muito torque em baixo giro , mas para usar em asfalto este mesmo motor por ser normalmente de baixo giro tem RETOMADAS LENTAS .

O gostoso é ter um motor de ALTO TORQUE , ALTO GIRO E ELÁSTICO que para mim é o MWM sprint 6 canecos .

Fico as vezes me coçando para trocar o MWM sprint 2.8 4cc do meu ENGESA por este MWM sprint 4.07TCA 6cc . Mas desisto pq conheço meu PÉ e posso até abreviar os meus dias no meu ENGESA com este motor .

Rodrigo Ielpo Bastos
05/08/2012, 17:52
alguem conhece o mwm 6cc da GMC HD 3.5 é de uma caminhonete 2001 cabine simples

Pedro Rocha
09/08/2012, 17:29
Coloquei um motor NGD 3.0, ficou muito bom.

Flavão,

vc poderia compartilhar mais informações sobre essa adaptação, qual foi a caixa que usou, quais foram os sensores que foram necessários, o que vc precisou mais, por exemplo se houve nescessidade de utilizar o miolo de ignição original, a chave, e painel? ou seja o que vc precisou para fazer esse 3.0 ngd eletrônico funcionar no engesa?

e cara.. parabéns pela escolha, na minha opinião vc juntou o melhor dos dois mundos; o desempenho fenomenal do 3.0 ngd do troller (principalmente quando chipado), com a suspensão, o estilo, a robutez e custo de manutenção mais em conta do engesa, ando sonhando com essa montagem.

Com as relação originais 4,89:1, pneu 35 ou 37, e uma reprogramação, deve ficar o capeta!!!! Como hoje já tem chip para até 310cv nesse motor que aliados a um intercooler maior, e um escape 3" dariam uma relação peso/ potência quase imbatível. Acredito que essa seja a melhor configuração para quem pega muita estrada, faz expedições, anda em dunas, e trilhas não muuuito pesadas (nesse caso é melhor o lsd).

Mais uma vez parabéns pela empreitada!

franzlana
10/09/2012, 19:14
Vou acabar vendendo meu 2.8 MWM e comprando o MWM 6 cilindros da F250. Se não fizer isto vou acabar vendendo meu Engesa por que tô achando ele muito lento depois dos pneus 35". Este negócio de Hilux me deixar pra traz nas subidas ta me aborrecendo. Sem falar dos lerdos que entopem caminho e depois a minha retomada é lenta.

guilhermeabreu
10/09/2012, 22:21
Vou acabar vendendo meu 2.8 MWM e comprando o MWM 6 cilindros da F250. Se não fizer isto vou acabar vendendo meu Engesa por que tô achando ele muito lento depois dos pneus 35". Este negócio de Hilux me deixar pra traz nas subidas ta me aborrecendo. Sem falar dos lerdos que entopem caminho e depois a minha retomada é lenta.



GRANDE FRANZLANA


PÔ CARA VC ESTA SUMIDO PRA CARAMBA EM ???


Até vc ? pensei que fosse só eu que achava o MWM 2.8 fraco pros nossos ENGESAS , as retomadas me da muita agonia , qdo tinha a relação 11x47 era boa as retomadas , mas em velocidade cruzeiro ficava urrando a 110km/h , o 6 CANECOS não tenho espaço no meu cofre , sempre fui apaixonado no 14B este tem uma litragem boa 3.7 , torque muito bom e se turbinado vira o capeta , não é tão pesado e tem uma elasticidade maior do que os grandalhões Q20B , S4 , sendo que o S4T é mais rápido , MAS MUITO PESADO .

Na minha opinião o 14B CAI COMO UMA LUVA PRO ENGESA . As BANDS com ele da 140 no pé , e a BAND é +- do mesmo porte do ENGESA .

SONHAR NÃO CUSTA NADA .

Rodrigo Ielpo Bastos
10/09/2012, 22:40
Meu carro da uma diferença enorme dos pneus 33 pros 32. Se colocar os 35 como havia pensado. Ele vai ficar frouxo com a relação 45x11. Não sei se vcs tem manômetro no turbo mas eu percebi um atraso na entrada da turbina e resolvi investigar o defeito era na haste que faz o alivio da pressão acho que se chama haste gate. Acabei trocando a peca e o carro ficou ótimo.

CAVESO
10/09/2012, 22:48
Franz,

Antes de pular para os 6 canecos, não vale à pena colocar uam turbina TGV com bicos de maior vazão?

Ganharia uns pocotós a mais para empurrar a diferença de 33" para 35".....

valmirzuge
11/09/2012, 08:23
ao Pedro Rocha,


Cara que turbina vc colocou no 153-s? e como adaptou? se possivel poste umas fotos ou me envie valmir@viabol.com.br

abr,

franzlana
11/09/2012, 22:07
GRANDE FRANZLANA


PÔ CARA VC ESTA SUMIDO PRA CARAMBA EM ???


Até vc ? pensei que fosse só eu que achava o MWM 2.8 fraco pros nossos ENGESAS , as retomadas me da muita agonia , qdo tinha a relação 11x47 era boa as retomadas , mas em velocidade cruzeiro ficava urrando a 110km/h , o 6 CANECOS não tenho espaço no meu cofre , sempre fui apaixonado no 14B este tem uma litragem boa 3.7 , torque muito bom e se turbinado vira o capeta , não é tão pesado e tem uma elasticidade maior do que os grandalhões Q20B , S4 , sendo que o S4T é mais rápido , MAS MUITO PESADO .

Na minha opinião o 14B CAI COMO UMA LUVA PRO ENGESA . As BANDS com ele da 140 no pé , e a BAND é +- do mesmo porte do ENGESA .

SONHAR NÃO CUSTA NADA .

O Guilherme.

Espaço no cofre de Engesa é fácil de resolver. Crie um complemento entre o paralamas e a travessa frontal. No seu caso de fibra você pode simplesmente crescer o paralama. Depois puxe o capu para frente e crie uma chapa entre o capu e o quadro de parabriza. A dificuldade maior é em relação à barra redonda que trava o chassis logo debaixo do radiador. Ela terá que ser transferida para a frente e criado um flange cego usinado para tampar os furos do chassis onde ela for retirada. Isto se faz necessário somente do lado de dentro. Depois se prolonga a ponta do chassis para fixar o guincho. Você terá um Engesa com a frente maior um pouco. Acredito que uns 200 mm. Outra opção é enfiar o motor para dentro do painel de fogo, o que não me agrada em termos de manutenção.
Porém quem já andou em uma F250 com este motor 6 cil. sabe que não há comparação com nada a nào ser a Dodge Ram que já vai para a casa dos 3 Km/L. Um 6 cil. MWM provavelmente deixará seu Engesa mais potente do que as Pick Ups de linha por muitos anos se não for para sempre. Quando montei o Engesa fui convencido a montar o 2.8 exatamente pela facilidade de adaptar. Na época (2004) era um motor que deixava o Engesa em condição de igualdade com as Pick Ups existentes: S10, Hilux 2.8 e Ranger 2.8. Hoje ele não acompanha mais, mas o 6 cil. MWM já equipava as F250 e Silverado em 99 e ainda está longe de ser alcançado. Sem falar que são mecânicos, sem as parafernalhas da injeção eletrônica e muito mais resistentes e de manutenção barata.
Na verdade é um motor tão potente que de certa forma dispensa o cambio automático pois você põe uma terceira marcha e anda dentro da cidade sem pisar na embreagem. Fiz um teste com a F250 dentro de Matozinhos que só tem quebra-molas e buracos e não precisei por segunda hora nenhuma. Você anda de 15km/h de terceira e acelera até 60 sem o motor urrar. Tira o pé passa um quebra-mola a 20km/h e acelera de novo sem trocar de marcha. Já com qualquer outro quando sai do quebra molas, ou troca de marcha ou sai puulandoandoandoando.Já a sugestão do Caveso tem um custo que vai beirar os R$3000,00 e vai ficar longe do resultado alcançado com o 6 cil.Penso que em uma troca do meu motor que está sem defeito algum por outro MWM 6 cil. vou gastar algo em torno disto. Até preferia achar um em fim de linha para mandar para a retífica e ficar com tudo zerado. O difícil é vender o 2.8 depois.
Quando você fala do 14 B até entendo mas por aqui tem uns Jeeps Bandeirantes que tentam me acompanhar de BH para Pedro Leopoldo e o gas deles é pouco. Então lhe digo que não andam mais que o MWM 2.8. Comparar com o 6 Cil. então nem se fala. D20 e F1000 não andam com o 2.8 MWM de jeito nenhum. Isto tudo considerando os pneus 33", porque agora que passei para 35" tô subindo junto com estas caminhonetes mas na baixada elas ficam pra traz.Aí vem os motores 3.0 e eu fico sem gás.
É bom lembrar que não estou falando de excessos de velocidade e sim de manter velocidade de cruzeiro nas subidas principalmente e mesmo nas baixadas e também quando se tem que frear e retomar as velocidades. Afinal velocidade final não é preocupação para um Jeep com 2,10 m de altura. A preocupação é manter uma velocidade de cruzeiro com conforto, seja no transito rodoviário ou urbano. Potência é conforto, principalmente para quem viaja muito igual a mim que rodo no mínimo 3000 km/mês. Daí que estou me preparando para o projeto 6 cil. ou então vender o Engesa e comprar algo mais potente.

guilhermeabreu
12/09/2012, 12:59
O Guilherme.

Espaço no cofre de Engesa é fácil de resolver. Crie um complemento entre o paralamas e a travessa frontal. No seu caso de fibra você pode simplesmente crescer o paralama. Depois puxe o capu para frente e crie uma chapa entre o capu e o quadro de parabriza. A dificuldade maior é em relação à barra redonda que trava o chassis logo debaixo do radiador. Ela terá que ser transferida para a frente e criado um flange cego usinado para tampar os furos do chassis onde ela for retirada. Isto se faz necessário somente do lado de dentro. Depois se prolonga a ponta do chassis para fixar o guincho. Você terá um Engesa com a frente maior um pouco. Acredito que uns 200 mm. Outra opção é enfiar o motor para dentro do painel de fogo, o que não me agrada em termos de manutenção.
Porém quem já andou em uma F250 com este motor 6 cil. sabe que não há comparação com nada a nào ser a Dodge Ram que já vai para a casa dos 3 Km/L. Um 6 cil. MWM provavelmente deixará seu Engesa mais potente do que as Pick Ups de linha por muitos anos se não for para sempre. Quando montei o Engesa fui convencido a montar o 2.8 exatamente pela facilidade de adaptar. Na época (2004) era um motor que deixava o Engesa em condição de igualdade com as Pick Ups existentes: S10, Hilux 2.8 e Ranger 2.8. Hoje ele não acompanha mais, mas o 6 cil. MWM já equipava as F250 e Silverado em 99 e ainda está longe de ser alcançado. Sem falar que são mecânicos, sem as parafernalhas da injeção eletrônica e muito mais resistentes e de manutenção barata.
Na verdade é um motor tão potente que de certa forma dispensa o cambio automático pois você põe uma terceira marcha e anda dentro da cidade sem pisar na embreagem. Fiz um teste com a F250 dentro de Matozinhos que só tem quebra-molas e buracos e não precisei por segunda hora nenhuma. Você anda de 15km/h de terceira e acelera até 60 sem o motor urrar. Tira o pé passa um quebra-mola a 20km/h e acelera de novo sem trocar de marcha. Já com qualquer outro quando sai do quebra molas, ou troca de marcha ou sai puulandoandoandoando.Já a sugestão do Caveso tem um custo que vai beirar os R$3000,00 e vai ficar longe do resultado alcançado com o 6 cil.Penso que em uma troca do meu motor que está sem defeito algum por outro MWM 6 cil. vou gastar algo em torno disto. Até preferia achar um em fim de linha para mandar para a retífica e ficar com tudo zerado. O difícil é vender o 2.8 depois.
Quando você fala do 14 B até entendo mas por aqui tem uns Jeeps Bandeirantes que tentam me acompanhar de BH para Pedro Leopoldo e o gas deles é pouco. Então lhe digo que não andam mais que o MWM 2.8. Comparar com o 6 Cil. então nem se fala. D20 e F1000 não andam com o 2.8 MWM de jeito nenhum. Isto tudo considerando os pneus 33", porque agora que passei para 35" tô subindo junto com estas caminhonetes mas na baixada elas ficam pra traz.Aí vem os motores 3.0 e eu fico sem gás.
É bom lembrar que não estou falando de excessos de velocidade e sim de manter velocidade de cruzeiro nas subidas principalmente e mesmo nas baixadas e também quando se tem que frear e retomar as velocidades. Afinal velocidade final não é preocupação para um Jeep com 2,10 m de altura. A preocupação é manter uma velocidade de cruzeiro com conforto, seja no transito rodoviário ou urbano. Potência é conforto, principalmente para quem viaja muito igual a mim que rodo no mínimo 3000 km/mês. Daí que estou me preparando para o projeto 6 cil. ou então vender o Engesa e comprar algo mais potente.

FRANZLANA

Sua linguagem é a mesma da minha , ando tb 3.000km/mes e aqui só tem planície e fico agoniado nas retomadas ( demora a responder ) e velocidades cruzeiros constantes com certa dificuldade qualquer subidinha ele perde velocidade e imagino vc por aí com subidas em torno de vc o tempo todo .

O pessoal acha que sou exagerado , MAS NÃO SOU , ACHO QUE SÓ VC É QUE ME ENTENDE , gostaria de mais cavalaria , mas não é para andar a 140km/h , seria para andar a 100/115km/h normal e qdo tivesse pressa andar a 115/125km/h mantendo em cruzeiro , e subidas e subidonas , E PRINCIPALMENTE EM ULTRAPASSAGENS QUE SERIA O MEU OBJETIVO MAIOR QUE É A SEGURANÇA EM ULTRAPASSAGENS RÁPIDAS E SEGURAS .

Cito o 14B , mas com ele turbinado e intercoolado , anda em um assim e depois me diz e não tem que mexer em muita coisa .

FORTE ABRAÇO AMIGO .

pedro bonadio
12/09/2012, 16:23
Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...

guilhermeabreu
12/09/2012, 19:59
Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...


GRANDE PEDRO BONADIO

Não havia olhado por este ângulo , é uma ótima opção realmente , vou ficar sossegado agora , pois já estava ficando agoniado com o fraco desempenho do meu MWM 2.8 .

MUITO OBRIGADO PELA LUZ .

ABRAÇÃO

Pedro Rocha
13/09/2012, 01:00
370187370187
ao Pedro Rocha,


Cara que turbina vc colocou no 153-s? e como adaptou? se possivel poste umas fotos ou me envie valmir@viabol.com.br

abr,

Valmir, coloquei um kit spaturbo, e a turbina é uma .42/.63. mas tô pensando em trocá-la por uma .42.48 (trocando só a caixa quente), ou a que considero que seria ideal pro meu motor com weber 44, comando 286x270, e intercooler do troller 3.0, a .50/.48.

A .42/.63 só começa a encher com vontade lá pelas 3000rpm e o motor de opala com as molas originais só gira até umas 4500rpm (sem susto), deixando a faixa de utilização da turbina muito restrita.

Pra ir até umas 5000rpm e aproveitar melhor a turbina troquei o comando, e coloquei tuchos mecanicos, agora vou trocar as molas originais (por duplas) e colocar balanceiros roletados em um cabeçote com trabalho de fluxo e junta de aço.

Imagino que vc esteja na inteção de turbinar seu engesa, então vou te dar minha humilde opinião....

não vale a pena...a não ser que vc queira só um canhão ou um brinquedo, e não rode muito, eu explico.

Um kit turbo básico bem montado (3e + .42/48) já garante uma boa dose de diversão com relação ao original, mas pra fazer bem feito, existem outros pontos (como cabeçote, comando, ignição, bico extra, cashtank, escape, bomba de óleo , e etc) que precisam ser trabalhados pra vc ter um motor turbo realmente de ponta, (potente, redondo, e durável)que encare qualquer 3.0 eletrônico, mesmo chipado, sem fazer vergonha, e ai a conversa (R$R$) vai longe.

quando comecei a turbinar, pensava em gastar uns R$1500,00 do kit mais uns R$ 500,00 de extras e ter um avião...

já gastei pelos menos uns R$ 4000,00, e ainda vô gastar mais uns R$ 2000,00 a R$3000,00 pra ficar bom mesmo, e só ser ultrapassado pelos 3.0 na hora de parar no posto...rs. Isso porque não parti pra injeção, e vou ficar só no bico extra e a weber.. senão o investimento era maior..

Então hoje acho que é mais negócio abrir uma poupança, e juntar a grana pra partir logo pra um diesel. De preferência um 3.0 da ranger /troller chipado, ou um 6 mwm da f250 ou silverado.

na foto a pressurização tá desmontada pois tinha acabado de trocar o comando, e tô me preparando para fazer os upgrades citados, e tb vô partir pro bico extra, pois fica mais facil acertar a parte de lenta do motor, e vem mais potência na alta, sem falar que o consumo do weber 44 tá de f.... quero ver se com bico deixo ele mais civilizado...

abraço.

Bruno Mosso
13/09/2012, 04:52
Eu sou apaixonado pelo 6 boca mwm, o ronco dele e a faixa de torque são fantasticos

valmirzuge
13/09/2012, 08:14
Pedro,

Era realmente dessas informaçoes que eu precisava. O meu eu injetei monoponto, troquei os tuchos para mecanicos e uso gasosa no cabeçote taxado do alcool. Ficou muito melhor que original e o consumo ficou o mesmo. Porem noto que em 2a. marcha ainda falta motor pra girar e sair do atoleiro. Entao penso em trocar o comando para um 268 ou 278.
Como o motor já está bem andado nao vou investir nele, entao se for o caso irei trocar ele por um mwm2.8 ou talvez um gm4.1 do omega pela facilidade de adaptacao.





Valmir, coloquei um kit spaturbo, e a turbina é uma .42/.63. mas tô pensando em trocá-la por uma .42.48 (trocando só a caixa quente), ou a que considero que seria ideal pro meu motor com weber 44, comando 286x270, e intercooler do troller 3.0, a .50/.48.

A .42/.63 só começa a encher com vontade lá pelas 3000rpm e o motor de opala com as molas originais só gira até umas 4500rpm (sem susto), deixando a faixa de utilização da turbina muito restrita.

Pra ir até umas 5000rpm e aproveitar melhor a turbina troquei o comando, e coloquei tuchos mecanicos, agora vou trocar as molas originais (por duplas) e colocar balanceiros roletados em um cabeçote com trabalho de fluxo e junta de aço.

Imagino que vc esteja na inteção de turbinar seu engesa, então vou te dar minha humilde opinião....

não vale a pena...a não ser que vc queira só um canhão ou um brinquedo, e não rode muito, eu explico.

Um kit turbo básico bem montado (3e + .42/48) já garante uma boa dose de diversão com relação ao original, mas pra fazer bem feito, existem outros pontos (como cabeçote, comando, ignição, bico extra, cashtank, escape, bomba de óleo , e etc) que precisam ser trabalhados pra vc ter um motor turbo realmente de ponta, (potente, redondo, e durável)que encare qualquer 3.0 eletrônico, mesmo chipado, sem fazer vergonha, e ai a conversa (R$R$) vai longe.

quando comecei a turbinar, pensava em gastar uns R$1500,00 do kit mais uns R$ 500,00 de extras e ter um avião...

já gastei pelos menos uns R$ 4000,00, e ainda vô gastar mais uns R$ 2000,00 a R$3000,00 pra ficar bom mesmo, e só ser ultrapassado pelos 3.0 na hora de parar no posto...rs. Isso porque não parti pra injeção, e vou ficar só no bico extra e a weber.. senão o investimento era maior..

Então hoje acho que é mais negócio abrir uma poupança, e juntar a grana pra partir logo pra um diesel. De preferência um 3.0 da ranger /troller chipado, ou um 6 mwm da f250 ou silverado.

na foto a pressurização tá desmontada pois tinha acabado de trocar o comando, e tô me preparando para fazer os upgrades citados, e tb vô partir pro bico extra, pois fica mais facil acertar a parte de lenta do motor, e vem mais potência na alta, sem falar que o consumo do weber 44 tá de f.... quero ver se com bico deixo ele mais civilizado...

abraço.

Pedro Rocha
13/09/2012, 10:52
Como o motor já está bem andado nao vou investir nele, entao se for o caso irei trocar ele por um mwm2.8 ou talvez um gm4.1 do omega pela facilidade de adaptacao.

Valmir, vai de 2.8! a mão de obra pra adaptação é praticamente a mesma, acho até que a colocação do 2.8 é mais simples (não precisa alterar comprimento dos cardans), sem falar na economia do diesel, e na valorização da viatura.


Entao penso em trocar o comando para um 268 ou 278.
se trocar o comando, coloca uma engrenagem de alumínio (pra de fibra não ficar banguela e te deixar na mão) e umas molas duplas pra poder girar sem medo...


O meu eu injetei monoponto, troquei os tuchos para mecanicos e uso gasosa no cabeçote taxado do alcool..
tu tem uma foto dessa injeção monoponto? qual tbi vc usa? e qual o gerenciador/módulo de injeção (his, fueltech, pandoo...)?!

abraço.

franzlana
14/09/2012, 00:06
Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...

Qual é a estimativa de custo para esta preparaçao?

CAVESO
14/09/2012, 15:00
Jogo de bicos com mais 20% a 30% de vazão: cerca de 1.000,00

Turbina TGV Nissan: comprei a minha por 700,00 no ML (zerada) mas os preços por lá hoje vão de 1.000,00 a 3.000,00

Como eu precisaria de comprar um intercooler mesmo, comprei os 3 radiadores (água, intercooler e ar condicionado) de troller 3.0 por 500,00 (comprei de um cara de BH e quase levei um cano, demorando uns 6 meses para receber a peça após descobrir o tel da manhã do sujeito e dar um aperto nele).

Por aí....

valmirzuge
14/09/2012, 23:04
Valmir, vai de 2.8! a mão de obra pra adaptação é praticamente a mesma, acho até que a colocação do 2.8 é mais simples (não precisa alterar comprimento dos cardans), sem falar na economia do diesel, e na valorização da viatura.


se trocar o comando, coloca uma engrenagem de alumínio (pra de fibra não ficar banguela e te deixar na mão) e umas molas duplas pra poder girar sem medo...


tu tem uma foto dessa injeção monoponto? qual tbi vc usa? e qual o gerenciador/módulo de injeção (his, fueltech, pandoo...)?!

abraço.

Pedro,

A tbi é do monza e o modulo é hardware car. Veja no topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora-3.html

att,

Pedro Rocha
14/09/2012, 23:32
Pedro,

A tbi é do monza e o modulo é hardware car. Veja no topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora-3.html

att,

Valeu Valmir!

dodles
08/09/2014, 21:58
Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...


Pedro,

como ficou o carro depois de trocar os bicos?
quero deixar o meu mais esperto, com menos turbolag e um pouco mais de torque em baixas. Acho que trocar os bicos é muito drástico.
outra coisa, como está seu motor depois desses anos de uso? algum desgaste no motor ou outros componentes?

pedro bonadio
15/09/2014, 19:24
Eu vendi meu Troller 2.8 e estou com um 3.0!

No meu 2.8 eu não tinha bicos Rasch, o único trabalho era na Bomba Injetora(Tempo de injeção, quantidade de combustível) e para queimar esse combustível extra aumentei a pressão na turbina. Trabalho bem simples, que desamarra o motor original. Desenvolve de 150hp à 170hp e de 36~40kgfm dependendo do que for feito.

Esse trabalho com bicos é para alta performance, junto com escape direto, filtro K&N, bomba injetora fuçada e turbina "no talo". Estimativa de 190 à 230hp e de 42~45kgfm de torque dependendo da qualidade dos ajustes.

O próximo passo é a troca do turbo por um maior, o que gera mais lag e força maior em altas rotações ou um kit Bi-Turbo e ai se chega em valores próximos de 300hp e mais de 50kgfm de torque.

Motor do meu Troller antigo tinha algo entre 160hp e 38kgfm e andava mais que os 3.0 originais(comparando retomada). O motor está perfeito e tem cerca de 140.000km com trocas de óleo à cada 10.000km, independente do tempo. Foi vendido para um amigo, que por sinal está super contente com o comportamento do carro.

O que gera desgaste é o modo com conduz. Se você anda à 4200rpm cortando diesel no MWM original com 132hp o tempo todo, seu motor vai sofrer. Lógico que quanto mais potência você gera, mais fácil seu motor gira e mais desgaste acontece, mas quem quer 300hp num 2.8L (mais de 100hp por litro) não pensa em desgaste.

Se quer ter mais potência e não se preocupar com desgastes, uma boa dica é diminuir o intervalo de troca de óleo. Fazer à cada 5000km ou 7000km ao invés de 10.000km!

Abraços!

franzlana
24/09/2014, 19:42
Diminuir intervalo de troca de óleo na prática não aumenta vida útil de motor. Se voce troca o óleo com 10.000 km o seu motor vai rodar em torno de 800.000 Km. se você trocar com 5.000 km ele vai rodar em torno dos mesmos 800.000. Entretanto se voce gastar apenas R$ 150,00 (o que é muito pouco) para trocar o óleo e filtro e fizer trocas a cada 5000 km, quando chegar aos 800.000 km voce terá gasto R$12.000,00 a mais do que quem troca o óleo a cada 10.000 km. Este é aproximadamente o valor de uma retifica no motor. Agora se alguém me mostrar um motor a diesel que rodou 1.600.000 km sem retificar, aí a troca a cada 5000 deu prejuízo pois para rodar 1.6000.000 gastou-se R$48.000,00 em trocas de óleo ao passo que eu teria gasto R$24.000 em troca de óleo e R$12.000 de retífica, totalizando R$36.000,00 e economizando R$12.000 para fazer a segunda retífica. Se trocar óleo precocemente evitasse desgaste motolia não estragava nunca.

guilhermeabreu
29/09/2014, 16:41
FRANZLANA

Vc não leu o orçamento das suas molas que mandei pra vc em MP ?????

Vc ligou pra mim para o fixo e não anotei seu fone , favor enviar por MP .

Preciso falar com vc pq tb preciso de fazer molas para meu ENGESA e faria num só pedido .

As suas ficaram em R$330,00 o par + R$100,00 de 2 fretes ( da fábrica para mim e de mim pra vc ) , total de R$430,00 .

Abraço

Walter da Camper
29/09/2014, 16:52
Essa me fez lembrar do curso MBA... rs, rs, rs... A matemática desmistifica (e às vezes desmente) o senso comum.



Diminuir intervalo de troca de óleo na prática não aumenta vida útil de motor. Se voce troca o óleo com 10.000 km o seu motor vai rodar em torno de 800.000 Km. se você trocar com 5.000 km ele vai rodar em torno dos mesmos 800.000. Entretanto se voce gastar apenas R$ 150,00 (o que é muito pouco) para trocar o óleo e filtro e fizer trocas a cada 5000 km, quando chegar aos 800.000 km voce terá gasto R$12.000,00 a mais do que quem troca o óleo a cada 10.000 km. Este é aproximadamente o valor de uma retifica no motor. Agora se alguém me mostrar um motor a diesel que rodou 1.600.000 km sem retificar, aí a troca a cada 5000 deu prejuízo pois para rodar 1.6000.000 gastou-se R$48.000,00 em trocas de óleo ao passo que eu teria gasto R$24.000 em troca de óleo e R$12.000 de retífica, totalizando R$36.000,00 e economizando R$12.000 para fazer a segunda retífica. Se trocar óleo precocemente evitasse desgaste motolia não estragava nunca.

franzlana
29/09/2014, 19:00
FRANZLANA

Vc não leu o orçamento das suas molas que mandei pra vc em MP ?????

Vc ligou pra mim para o fixo e não anotei seu fone , favor enviar por MP .

Preciso falar com vc pq tb preciso de fazer molas para meu ENGESA e faria num só pedido .

As suas ficaram em R$330,00 o par + R$100,00 de 2 fretes ( da fábrica para mim e de mim pra vc ) , total de R$430,00 .

Abraço

To dentro. Te mandei email e MP