PDA

Ver Versão Completa : FORNALHA



Rodrigo Lopes
30/10/2003, 14:46
Mais um para pedir ajuda dos amigos.

É muito quente dentro do niva, que que da p fazer p isolar o calor?
Entendo que como ele foi projetado para neve, deva ser quentinho dentro dele.
Ele esta com a forração original e uma borracha por cima da forração, se tirar isso será que melhora?
Ouvi dizer algo sobre mantas asfalticas, isolantes termicos, para serem colocados no assoalho e painel corta-fogo, funciona isso? E preço, alguem tem uma base de quanto podem cobrar por um desses serviços.


[]s suados

andretomasi
30/10/2003, 15:23
Rodrigo,

Se está se referindo ao calor AMBIENTE, não é tirando borrachas ou forração que vai resolver.. mas imagino que o problema seja o calor que vem do motor, certo? Pra resolver isso tem gente que utilizou alguns tipos de manta asfáltica na parede corta-fogo, diminuindo a passagem de calor do cofre do motor pra cabine.. procura no "Pesquisar" ali em cima que vai encontrar bastante coisa, aí vão alguns:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=761
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=820

[ ]´s

Rodrigo Lopes
30/10/2003, 16:14
Vlw amigo

Vou procurar esta manta aqui em Curita, a colocação deve ser simples, imagino.


[]s

Niveiro X
16/12/2003, 11:44
ae companheiro, eu estou fazendo o seguinte no meu jipe. Na parede do motor, fiz um sanduiche de manta asfaltica e por cima manta metalica. Na parede de fogo. E em volta do cambio(na lataria), o mesmo sanduiche na volta toda. Depois eu posto as fotos no site.

amarilson
26/06/2004, 22:07
não acho que esta seja a solução, no caso do meu Niva retirei o radiador de agua que fica sobre o ventilador do ar.
Agora o Niva aquece muito pouco devido ao sistema de transmissão para o eixo trazeiro

Niveiro X
27/06/2004, 12:26
não acho que esta seja a solução, no caso do meu Niva retirei o radiador de agua que fica sobre o ventilador do ar.
Agora o Niva aquece muito pouco devido ao sistema de transmissão para o eixo trazeiro


aqui resolveu camarada. Sanduiche de manta asfaltica + manta metálica na parede corta-fogo e no assoalho inteiro manta asfáltica e a tapeçaria foi colocada aquela de plástico, própria pra jipe, com feltro entre a manta e a tapeçaria. Além de ficar BEM mais silencioso no interior do jipe(chega a ponto de não ouvir o motor em marcha lenta), passa muito pouco calor. :wink:

Caio
29/06/2004, 16:22
Camarada,

Eu tive um Laika que esquentava muuuito tb :shock: :shock: :shock:

O ar quente tem radiador dentro do carro que com o tempo a vávula começa dar uma pequena passagem de água, dando a impressão de ter um dragãozinho no seu pé.
Procura a tubulaçao de entrada e saida da água quente que vai do motor para o interior do carro e bloqueia.

Evandro Nappi
30/06/2004, 07:37
Camaradas!

O Caio tem razão!
O ar quente destes veículos não desliga nunca e dentro fica um forno. "Niva dos Infernos"

O jeito é retirar as mangueiras que vão para o radiador do ar quente e colocar uma mangueira ligando as duas conexões, fazendo um retorno.
Deste modo a água circula pelo motor livremente e sem transferir calor para dentro do carro.

[ ]'s

Caio
30/06/2004, 08:35
Camaradas,

Se vc não quiser ficar sem ar quente (no inverno faz falta) adapta uma válvula de esfera (essas comuns do tipo torneira) só que com rosca dos dois lados, poe um espigão de cada lado e liga no lugar do controle original ( este perde a vedação com tempo ).
Fica meio tabajara mas vc não perde o ar quente. No Niva não sei onde passa a tubulação, no Laika ficava embaixo do porta-luva.
Uma pequena abertura na alavanquinha já era o suficiente para esquentar tudo.
A manta asfática vende em loja de material de construção para impermeabilizar lage, o único cuidado é que tem que aplicar usando um maçarico para derreter um pouco o piche e colar na lata.
O problema de muita forração é que se entrar água vai ficar aquele cheiro de cachorro molhado.

[ ]´s

Niveiro X
30/06/2004, 13:05
estamos num país tropical, abençoado por Deus , caros camaradas. Vejam hoje, pleno inverno e um belo dia lá fora. Façam como eu e vários niveiros práticos :wink: , se livrem do radiador de ar quente, ah e do canister também. Quanto menos tralha no jipe melhor(anda um pouco mais, ehhe)




Camaradas,

Se vc não quiser ficar sem ar quente (no inverno faz falta) adapta uma válvula de esfera (essas comuns do tipo torneira) só que com rosca dos dois lados, poe um espigão de cada lado e liga no lugar do controle original ( este perde a vedação com tempo ).
Fica meio tabajara mas vc não perde o ar quente. No Niva não sei onde passa a tubulação, no Laika ficava embaixo do porta-luva.
Uma pequena abertura na alavanquinha já era o suficiente para esquentar tudo.
A manta asfática vende em loja de material de construção para impermeabilizar lage, o único cuidado é que tem que aplicar usando um maçarico para derreter um pouco o piche e colar na lata.
O problema de muita forração é que se entrar água vai ficar aquele cheiro de cachorro molhado.

[ ]´s


não precisa de maçarico camarada. No piso por exemplo, o aquecimento normal dele vai derretendo a manta. Só precisa tirar o plástico do lado que vai ficar em contato com o piso, e já fica ótimo!

Caio
30/06/2004, 13:15
Cortando o mal pela raiz............


se livrem do radiador de ar quente, ah e do canister também. Quanto menos tralha no jipe melhor(anda um pouco mais, ehhe)

BACALHAU
23/05/2008, 17:53
Prezados Camaradas, saudações niveiras:

Aproveitei o feriado para brincar de arqueólogo, se quiserem, podem chamar de coveiro, visto o tópico que desenterrei. :mrgreen: Mas o título deste me pareceu bem adequado.
Já estou começando a pensar no isolamento termo-acústico para o Pangaré.
Muito já li a respeito, neste e em tópicos de outras viaturas, os problemas parecem iguais (calor irradiado pelo motor, caixa, escapamento além do barulho).
Os "pitacos" também não mudam muito. Manta asfáltica (parece que tem o risco de derreter/escorrer/incendiar). Feltro betumado com e sem revestiemnto aluminizado (risco de incêndio, cheiro de cachorro molhado). Um revestimento espandido aluminizado (não me lembro o nome, mas que parece não ser muito resistente). Manta de amianto (caríssima). Etc., etc., e etc....
Já li relatos, que eu me lembre, do Manfredi, Cavalcante (sumidos por sinal) entre outros, que usaram uma ou outra solução, mas, não lembro de ter visto em lugar nenhum os resultados. Com exceção do Rones Jr. com a fita Termotape no cano de descarga do Shreck, se bem que por motivos óbvios, só relatou os resultados imediatos. Talvez o atual e feliz proprietário possa dizer alguma coisa.
Será que alguma das alternativas funcionou e continua funcionando?
Pontos que em pretendo colocar isolamento termo-acústico:
1 - Parede corta-fogo, lado motor.
2 - Parede corta fogo, lado interno.
3 - Aquele "túnel" onde fica a caixa de marchas/reduzida/bloqueio, pelo lado de baixo.
4 - Assoalho e o tal "túnel", pelo lado de dentro.
Alguém encontrou uma solução satisfatória, viável, durável e que funcione para esse problemas?

Peter, o revestimento que você usou na parede corta-fogo e no túnel da caixa funcionou? Já usou a viatura depois que você colocou? Quais as suas impressões? Que material é esse exatamente (nome, para quê é usado, preço, onde encontrar, como é vendido, fabricante... Acho que é só :roll:)? :mrgreen: Você teria uma amostra, que pudesse mandar num envelope pelo Correio?
Não pense que estou abusando...:twisted: Afinal, nem pedi para você comprar e instalar para mim... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=98664&d=1193250029
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=103172&d=1196946424

Zabumbas

Peter
23/05/2008, 18:36
Carissimo Bacalhau mais conhecido por Gadus Morhua,

infelizmente meu carro ainda não saiu da oficina com todas as tralhas que estou montando nele para uma viagem experimental,nem em volta do quarterão.

Pelas ultimas fotos que postei voce deve ter verificado que ele ainda esta sem pintura.

O material que utilizei na parede corta fogo, lado do motor e no tunel por baixo, é da Vedacit com um lado aluminizado.Comprado em rolo com largura de 1m,mas na loja de material de construção vende picado(pedaços:concordo:).Custou R$ 15,00.
Como ja falei,não foi testado ainda ,pode ser que derreta tudo.Portanto não me comprometa.:evil::evil:

Apliquei duas camadas.

BACALHAU
24/05/2008, 00:14
Caríssimo Peter, mais conhecido como São Petersburgo (putz, essa foi infame, mas já que tá, deixa).
Essas duas camadas a que você se refere, como estão colocadas ou coladas? Alumíno, betume, betume, alumíno ou betume, alumínio, betume, alumínio? Fiz-me entender ou compliquei a coisa?

Peter
24/05/2008, 08:38
Bacalhau

De tanto escrever o teu nome ja estou ficando com fome.

Mas vamos ao que interessa.Ja dizia um grande filosofo:putz::putz::uma figura mostra mais do que 1000 palavras.

Deu para captar o croquis?

Infelizmente não me lembro mais do tipo de hachura de cada material,pois foi a tanto tempo.:concordo:

Em tempo:as duas mantas não foram coladas,nem uma na outra e nem na parede corta fogo,não achei necessario por enquanto.
So o tempo dira.
Não achei necessario colocar isolante atras da parede corta fogo(por dentro).

Reparou que coloquei fiberglass:concordo:no assoalho.
Vamos ver o resultado depois.

Link da Otto Baumgart(vulgarmente conhecida com o nome Vedacit)http://www.vedacit.com.br/abertura/abertura.php?p=produtos&a=produto&id=210

Não gostei muito desta observação
Armazenamento

Estocar o produto em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor.

BACALHAU
24/05/2008, 09:57
Peter, meu camarada, cuidado com essa sua fome. Você pode se engasgar com a espinha. :mrgreen:

Agora, melhor que esse seu "croquis" só mesmo você trazendo o seu NIVA até aqui para eu olhar "in loco". Valeu. :concordo:
Pena que até agora não soube do resultado de nenhuma das experiências.

Em relação à observação do armazenamento ser feito longe das fontes de calor, talvez porque aquele betume "melar" e ficar grudento, colando uma folha na outra e melecando todo o local de armazenamento. :parede::parede::parede:

Aí é que está a minha preocupação. :pensativo:
Eu queria uma pequena amostra desse material para colocar no cofre do motor do meu 4X2 para ver o que acontece quanto submetido (ops) a condições normais de temperatura e pressão. O problema é que por aqui ninguém usa isso. Esse material é usado, normalmente, para impermeabilização de lajes e como por aqui (quase) não chove...:rolleyes:

Você não teria uma sobra que coubesse em um envelope e que pudesse ser mandada pelo correio? Queria ver o comportamento desse material no clima "ameno" do sertão. Não me sinto com coragem para colocar na viatura sem testar antes. Até porque eu não sei como seria aquele betume escorrendo em cima de um escapamento quente. Já li relatos (aqui no fórum) daquele feltro betumado ter incendiado numa trilha.

Não é minha intenção desanimá-lo, até porque o acabamento e a aparência desse produto na sua viatura ficou "show", mas tente fazer alguns testes antes. Faça como eu disse: Coloque um pequeno pedaço (5x5 cm) em outra viatura, numa área em que pegue muito calor, rode por aí algum tempo e veja o que acontece.

Zabumbas

Peter
24/05/2008, 10:33
Bacalhau

""""Não é minha intenção desanimá-lo, até porque o acabamento e a aparência desse produto na sua viatura ficou "show", mas tente fazer alguns testes antes. Faça como eu disse: Coloque um pequeno pedaço (5x5 cm) em outra viatura, numa área em que pegue muito calor, rode por aí algum tempo e veja o que acontece."""


Desanimar-me voce não vai,por que para saber se funciona ou não,tem que experimentar.E eu sou que nem São Tomé.

Mas sua sugestão é razoavel,vou colocar uma tira no carro da mulher e ver o que acontece.

Quanto a mandar um pedaço manda endereço,etc por MP.

Peter
24/05/2008, 14:07
Link sobre o assunto

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1264

Prieto 4x4
24/05/2008, 18:01
Bacalhau

De tanto escrever o teu nome ja estou ficando com fome.

Mas vamos ao que interessa.Ja dizia um grande filosofo:putz::putz::uma figura mostra mais do que 1000 palavras.

Deu para captar o croquis?

Infelizmente não me lembro mais do tipo de hachura de cada material,pois foi a tanto tempo.:concordo:

Em tempo:as duas mantas não foram coladas,nem uma na outra e nem na parede corta fogo,não achei necessario por enquanto.
So o tempo dira.
Não achei necessario colocar isolante atras da parede corta fogo(por dentro).

Reparou que coloquei fiberglass:concordo:no assoalho.
Vamos ver o resultado depois.

Link da Otto Baumgart(vulgarmente conhecida com o nome Vedacit)http://www.vedacit.com.br/abertura/abertura.php?p=produtos&a=produto&id=210

Não gostei muito desta observação
Armazenamento

Estocar o produto em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor.


Peter

Estas mantas asfálticas, são basicamente as mesmas usadas para impermeabilização de lajes ( construção civil ). Realmente não possuem como característica muita resistência ao calor. Por volta de 50 graus o asfalto já começa a "amolecer", pra cima disto já começa a derreter e deformar.
No meu entender a camada de asfalto teria mais uma função acústica do que térmica. Ao filme de alumínio caberia a função de "refletir" o calor.
Antes de aplicar a manta, que deve ser aplicada atravéz do aquecimento com maçarico, deve-se aplicar uma pintura com um "primer" base asfáltica para funcionar como "ponte de ancoragem" entre a manta e a lataria.
Acredito que a Toro ( www.toro.com.br (http://www.toro.com.br) ) talvez tenha materiais mais apropriados ( e mais caros também ) para este fim.

Abraços

Cesar

BACALHAU
24/05/2008, 18:57
Link sobre o assunto

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1264

Pois é. Peter. O problema é esse. Você postou uma mensagem no tópico acima perguntando se funcionou. É isso que aconteceu em todos os tópicos que eu li sobre o assundo. Os caras dão um monte de idéias, pitacos, sugestões ou como queira chamar. Uns até fazem, mas depois ninguém diz se funcionou. A discussão nese tópico foi há 4 anos, neste que eu desenterrei também... Eu acho que a coisa não deu certo e o povo ficou com vergonha. Só pode.

Nesse tópico, que você se referiu, tem um cara dizendo para usar cola de sapateiro, mas, em vários outros eu li dizendo que não funciona. Solta com o calor. Um fala em feltro betumado com alumínio de um lado, outro já confunde com essa manta de impermeabilizar laje. Ah, em relação a essa manta de feltro, já ouvi relatos de que incendiou, aqui mesmo no 4x4 Brasil
Em um outro, li sobre um cara que colou na tampa do CJ. Caiu. Ainda bem que ele viu antes de ligar o carro.
Aqui no noso Fórum (não me lembro o tópico :rolleyes:) vi, tempos atrás, uma descrição detalhada do Dr. Manfredi (se não estou enganado), que por sinal sumiu. Ele usou um outro tipo de material, internamente, que eu creio não servir para o compartimento do motor e não tem resistência mecânica. Rasga fácil.

Enfim...

Jonatars
24/05/2008, 23:22
Camaradas, o barulho e o calor nunca me incomodaram tanto no Niva, mas na oportunidade que desmontei testei um troço chamado espuma de polietileno com uma face aluminizada, é um rolo de 1m de largura por 10m de comprimento, espessura de 5mm ou 1cm, sei lá não lemobro mais, paguei R$ 90,00 e dava para fazer o revestimento de quatro Nivas, esse bagulho é usado para isolamento termico de telhados, vai por baixo de telhas e lembra um neoprene com uma camada aluminizada, não retém umidade, é resistente ao calor e não pega fogo (antes de colocar no carro eu tenter por fogo no troço com meu isqueiro e só consegui queimar meu dedo de tanto tentar:mrgreen:), coloquei duas camadas ao longo de todo o assoalho do Niva e o calor melhorou uns 65%, já o barulho uns 83%, não colei nada, pois meu niva tem carpete e eu coloquei tudo por baixo e mandei ver o carpete por cima, já tô com essa manta a uns 4 meses e não derreteu ou grudou ou coisa do tipo, já testei na lama e em travessia de rio e o bagulho não ficou úmido apenas sujo de lama, foi só limpar, já o meu carpete... Achei isso para comprar no Telha Norte, mas tem tb no Center Castilho, C&C e outras lojas de materiais de construção.

Ps. Bacalhau, se quiser uma amostra, me manda seus dados via MP que eu te envio um pedaço.

BACALHAU
24/05/2008, 23:52
E aí, Jonatars? Todo em ordem? Tava sumido.
Os meus dados já seguiram via MP. Agradeço muito a sua atenção.
Gostei demais da precisão da sua medição: "...o calor melhorou uns 65%, já o barulho uns 83%,...". :mrgreen: Pelo visto esses instrumentos foram calibrados pelo INMETRO. :concordo:
No interior do NIVA, os materiais que podem ser usados até que não são muito críticos. É só usar alguma coisa que não apodreça nem acumule água. O que me preocupa mais e o que eu tenho mais urgência é o que usar na parede corta-fogo (pelo lado do motor) e no "túnel" da caixa.
Esse material que você usou, segundo você, não incendeia, mas, será que com o tempo, exposto ao calor, não deforma?

Dúvidas, duvidas, dúvidas e mais dúvidas... :pensativo: :roll:

Quando terminar esta reforma espero não estar escrevendo aqui:
Dívidas, dívidas dívidas e mais dívidas... :putz::cry:

Zabumbas

Prieto 4x4
25/05/2008, 20:07
Pois é. Peter. O problema é esse. Você postou uma mensagem no tópico acima perguntando se funcionou. É isso que aconteceu em todos os tópicos que eu li sobre o assundo. Os caras dão um monte de idéias, pitacos, sugestões ou como queira chamar. Uns até fazem, mas depois ninguém diz se funcionou. A discussão nese tópico foi há 4 anos, neste que eu desenterrei também... Eu acho que a coisa não deu certo e o povo ficou com vergonha. Só pode.

Nesse tópico, que você se referiu, tem um cara dizendo para usar cola de sapateiro, mas, em vários outros eu li dizendo que não funciona. Solta com o calor. Um fala em feltro betumado com alumínio de um lado, outro já confunde com essa manta de impermeabilizar laje. Ah, em relação a essa manta de feltro, já ouvi relatos de que incendiou, aqui mesmo no 4x4 Brasil
Em um outro, li sobre um cara que colou na tampa do CJ. Caiu. Ainda bem que ele viu antes de ligar o carro.
Aqui no noso Fórum (não me lembro o tópico :rolleyes:) vi, tempos atrás, uma descrição detalhada do Dr. Manfredi (se não estou enganado), que por sinal sumiu. Ele usou um outro tipo de material, internamente, que eu creio não servir para o compartimento do motor e não tem resistência mecânica. Rasga fácil.

Enfim...


Bacalhau

Não há confusão nenhuma. O material a que o Peter ser refere ( manta Vedacit ) é o mesmo material utilizado em impermeabilização de lajes.
É nada mais, nada menos, do que uma manta asfáltica com um filme de alumínio.
Aliás a Toro, que há muito tempo produz sistemas de isolação para a industria automotiva, tempos depois passou a fabricar mantas para impermeabilização. Básicamente o mesmo material.

Aquele isolante que vem no assoalho do Niva é uma manta asfáltica estruturada com um "não" tecido. Ocorre que com o desgaste do asfalto o "não" tecido começa a ficar exposto e vira uma "maçaroca" só....que encharcado fica melhor ainda :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

Girti
26/05/2008, 14:04
.......No interior do NIVA, os materiais que podem ser usados até que não são muito críticos. É só usar alguma coisa que não apodreça nem acumule água.....

Zabumbas


Bacalhau, o Jairo, proprietário anterior de meu Niva, é uma pessoa muito caprichosa e fez um trabalho de troca do isolamento original, colocando em seu lugar um tipo de manta de espuma de cor cinza, o qual creio ser aquele utilizado para o isolamento de tubos de ar condicionado (normalmente nos tipos "split"). Não creio que seja totalmente à prova de acúmulo de água, mas deve ser durável. Ao comprar o carro, tive a impressão de que ele era mais silencioso do que o meu Niva anterior, e esta impressão foi confirmada por alguns niveiros que andaram em meu carro e observaram que ele era bastante silencioso.

Caso você queira examinar o materila, e verificar se ele é eficiente, sinta-se à vontade para dar uma volta no meu Niva, em sua próxima visita a São Paulo! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Peter
26/05/2008, 14:12
Bacalhau, o Jairo, proprietário anterior de meu Niva, é uma pessoa muito caprichosa e fez um trabalho de troca do isolamento original, colocando em seu lugar um tipo de manta de espuma de cor cinza, o qual creio ser aquele utilizado para o isolamento de tubos de ar condicionado (normalmente nos tipos "split"). Não creio que seja totalmente à prova de acúmulo de água, mas deve ser durável. Ao comprar o carro, tive a impressão de que ele era mais silencioso do que o meu Niva anterior, e esta impressão foi confirmada por alguns niveiros que andaram em meu carro e observaram que ele era bastante silencioso.

Caso você queira examinar o materila, e verificar se ele é eficiente, sinta-se à vontade para dar uma volta no meu Niva, em sua próxima visita a São Paulo! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Gil

Este material foi colocado no cofre do motor(parede corta fogo) ou embaixo do painel?

Prieto 4x4
26/05/2008, 15:04
Bacalhau, o Jairo, proprietário anterior de meu Niva, é uma pessoa muito caprichosa e fez um trabalho de troca do isolamento original, colocando em seu lugar um tipo de manta de espuma de cor cinza, o qual creio ser aquele utilizado para o isolamento de tubos de ar condicionado (normalmente nos tipos "split"). Não creio que seja totalmente à prova de acúmulo de água, mas deve ser durável. Ao comprar o carro, tive a impressão de que ele era mais silencioso do que o meu Niva anterior, e esta impressão foi confirmada por alguns niveiros que andaram em meu carro e observaram que ele era bastante silencioso.

Caso você queira examinar o materila, e verificar se ele é eficiente, sinta-se à vontade para dar uma volta no meu Niva, em sua próxima visita a São Paulo! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Gil.

Este material a que você se refere acredito ser uma manta de polietileno. Podem ser utilizadas como proteção térmica ou mesmo para transportes de equipamentos, frutas, eletrônicos....

Um dos fabricantes é a Joongbo, que inclusive fica pertinho da terrinha do Bacalhau.....não, não é Portugal.....estou me referindo ao Bacalhau "Cearense" :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.joongbo.com.br/produtos/produtos.htm


Abraços

Cesar

BACALHAU
26/05/2008, 19:52
Pois é, Gil e companhia. Como eu escrevi anteriormente a minha preocupação maior não é o interior. Até porque eu troquei todo o assoalho, removi todos os buracos, originais ou não, e, trocar a forração ali não é muito complicado.
O "pobrema" é a parede corta-fogo.
Do lado externo (motor), depois de colocar toda a tralha que vai ali, servo-freio, caixa de direção, motor,.... colocar um material isolante ali e ficar bem feito, é impossível. Por isso é que eu tenho que resolver isso primeiro. Estou pensando em colocar um folha de cortiça de uns 5mm coberta com uma chapa bem fina de algum material aluminizado ou mesmo ferro pintado com tinta alumínio resistente ao calor. Antigamente tinha uma tinta spray que resistia até 600ºC. O problema que a única loja que eu conhecia, em Fortaleza, que vendia essas folhas de cortiça, não vende mais esse produto.
Do lado interno (atrás do painel), também o melhor é agora, já que ele está sem nada. Mas aí o tipo de material não é tão crítico em relação ao calor, porém, tem que ser resistente à água.
Vou ver como fica o teste de "derretimento" da amostra de manta asfáltica que eu sugeri ao Peter e vou aguardar uma amostra para eu fazer também. Acho que vai dar para utilizá-la no assoalho, uma vez que ali o calor não é tão intenso, creio eu, ao ponto de amolecer esse produto.
Vamos aguardar.

shuther4x4
26/05/2008, 22:48
De ser revestimento interno ou externo, opte por algum que não encharque, senão vai se arrepender depois (profecia).
O antigo dono do meu niva fez um trabalho memorável, revestindo com manta aluminizada e aquele forro de feltro (interior e parede corta fogo e capô). Era bem menos quente e mais silencioso. só que depois de umas voltinhas mais "molhadas", começou um cheiro de cachorro molhado na viatura. Fui ver e estavam todas encharcadas. Foi uma trabalheira para tirar tudo (o dono anterior soube e ficou puto!!!!), mas fazer o que, o podre ia ser eu que ia aguentar.
abraços.

BACALHAU
26/05/2008, 22:57
Talvez tenha encontrado a solução para o isolamento termo-acústico.
Vejam as características destes materiais. (http://www.armacell.com)

Achei adequadas as características do HT/Armaflex para o isolamento dentro do cofre do motor. As especificações indicam que resiste a até +175 ºC (mais que suficiente), é flexível, é resistente à maioria dos produtos químicos (óleo e gasolina?), auto-extinguível, não produz gotas e baixa geração de fumo em caso de incêndio. Creio ainda que esse produto possa ser combinado com o Arma-Chek S, para aumentar a eficiência do bloqueio, sendo este último colocado na face do HT/Armaflex que ficaria voltada para o motor.

No interior dos veículos, assoalho e o lado interno da parede corta-fogo, deduzo que seria indicado o AF/Armaflex. Este produto seria usado como um "carpete", não sendo colado no assoalho, para facilitar a limpeza e o escoamento de água e/ou lama que entrem no veículo (fato comum na prática de Off-Road).

Outra característica interessante para a aplicação desses produtos, no nosso caso, é o fato deles serem resistentes ao envelhecimento, à putrefação e à água e ao óleo.


Armacell Brasil Ltda Fábrica: Praça Dom Epaminondas, 52
CEP: 12421-020 - Pindamonhangaba - SP
Tel.: (12) 3648-6900- Fax: (12) 3648-5113

Vendas: Rua Itapeva, 366 - 13º a. Cj 134
CEP: 01332-000 – São Paulo - SP
Tel.chrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_ln.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/call_small_off.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_ln.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/call_small_off.gif(11) 3541-2002chrome://skype_ff_toolbar_win/content/famfamfam/br.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_r.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/famfamfam/br.gifchrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_r.gif Fax: (11) 3541-2008

Alguém tem condições de passar para dar uma checada "in loco"?
Ver preços, quantidades mínimas de venda, etc.

Para o restante do Brasil, ou quase todo... (Ceará, não)
http://www.armacell.com.br/representantes.asp

Girti
26/05/2008, 23:12
Talvez tenha encontrado a solução para o isolamento termo-acústico.
Vejam as características destes materiais. (http://www.armacell.com)

Achei adequadas as características do HT/Armaflex para o isolamento dentro do cofre do motor. As especificações indicam que resiste a até +175 ºC (mais que suficiente), é flexível, é resistente à maioria dos produtos químicos (óleo e gasolina?), auto-extinguível, não produz gotas e baixa geração de fumo em caso de incêndio. Creio ainda que esse produto possa ser combinado com o Arma-Chek S, para aumentar a eficiência do bloqueio, sendo este último colocado na face do HT/Armaflex que ficaria voltada para o motor.

No interior dos veículos, assoalho e o lado interno da parede corta-fogo, deduzo que seria indicado o AF/Armaflex. Este produto seria usado como um "carpete", não sendo colado no assoalho, para facilitar a limpeza e o escoamento de água e/ou lama que entrem no veículo (fato comum na prática de Off-Road).

Outra característica interessante para a aplicação desses produtos, no nosso caso, é o fato deles serem resistentes ao envelhecimento, à putrefação e à água e ao óleo.


Armacell Brasil Ltda Fábrica: Praça Dom Epaminondas, 52
CEP: 12421-020 - Pindamonhangaba - SP
Tel.: (12) 3648-6900- Fax: (12) 3648-5113

Vendas: Rua Itapeva, 366 - 13º a. Cj 134
CEP: 01332-000 – São Paulo - SP
Tel.(11) 3541-2002 Fax: (11) 3541-2008

Alguém tem condições de passar para dar uma checada "in loco"?
Ver preços, quantidades mínimas de venda, etc.


Bacalhau, este produto tem todas as características de um produto industrial, a ser vendido por atacado, para empresas. Como particular (varejo), creio que você teria melhores chances de ser bem atendido dirigindo-se diretamente para um dos representantes comerciais mencionados no site.

BACALHAU
26/05/2008, 23:18
Gil, a mensagem foi editada.
No Ceará não tem representantes.
Entre os 23 estados do Brasil onde eles têm representantes, o Ceará não conta.
Lembrei de uma trova do Juca Chaves. Ele sabia o que estava cantando...

Quanto ao fato de ser um produto industrial, acho que aí é que está a solução. E depois, sempre se pode pleitear uma amostra para testes.
Se der certo, acho que não vai faltar freguês.

BACALHAU
08/06/2008, 18:55
Segue mensagens trocadas com o Sr. Luis Fernando, da Morganite do Brasil Ltda.

De: Gadus Morhua [mailto:bacalhaucsb@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de junho de 2008 15:00
Para: Luis Fernando Caetano Fraga
Assunto: Mantas p/ Isolamento Térmico

Sr. Luís Fernando, saudações.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua atenção e a pronta resposta à minha mensagem anterior.

Nas fotos anexas, os pontos onde necessito de isolamento termo-acústico, hachurados em verde.
Nas fotos 1 e 2, a parede corta-fogo (lado do motor) e o "túnel" onde ficam alojadas a caixa de marchas, caixa de redução e bloqueio dos diferenciais. Todos geradores de calor e ruído.
Para esses locais, se faz necessário um tipo de manta de aproximadamente 10 mm de espessura. Além de promover o isolamento ao calor e ao ruído, deverá ter como características não propagar chamas, não apodrecer nem perder a suas propriedades quando molhada, ser resistente a óleos e combustíveis. É desejável ainda, que possua uma das faces revestidas de material aluminizado para melhor refletir a radiação térmica, que seja resistente a impactos de pedriscos e a jatos d'água por ocasião das lavagens. Este revestimento de alumínio, no entanto, não é imprescindível, uma vez que pode ser substituído por uma fina folha de chapa galvanizada, que seria sobreposta à manta isolante, como forma de protegê-la de impactos, além de possibilitar refletir parte do calor, podendo até ser pintada com tinta alumínio própria para altas temperaturas.
Até o momento, o material que vi no comércio que mais se aproxima das minhas necessidades é uma manta de amianto.
Na foto 3, os mesmos pontos, porém do lado de dentro do veículo. Nesses locais, além das características necessárias de isolar ruído e calor, esse material quando molhado, o que freqüentemente acontece na prática Off-road, não deve apodrecer, desmanchar ou perder as suas características isolantes. A idéia é usá-lo por baixo do carpete do veículo, de tal maneira que possa ser retirado facilmente para limpeza e secagem.

Na apresentação que me mandou, notei a imensa variedade de produtos afins, produzidos por sua empresa. Se possível gostaria de maires informações a respeito dos mesmos, notadamente, isolamento térmico de escapamentos, outro item que tenho que levar em consideração.

Caso faça-se necessário o exame "in loco" de um veículo, posso entrar em contato com algum proprietário de NIVA no Rio de Janeiro, de onde sou natural, para que o mesmo se dirija até onde o senhor determinar.

Desde já agradeço o seu empenho, ficando, assim como inúmeros "niveiros" e "jipeiros", na expectativa de uma solução adequada a este problema. Se precisar de mais algum esclarecimento, estou às suas ordens.

Nos links abaixo, algumas das muitas discussões e tentativas de solução para o problema. Como pode ver, o problema é antigo e aflige um sem números de proprietários de vários veículos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1081
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19542
[/URL]
G. Morhua


P.S.: Gostaria de obter a sua autorização para divulgar as informações disponibilizadas pelo senhor no Fórum 4X4 Brasil. Caso algum item não possa ser divulgado, por favor sinalize-o.

__________________________________________________

Prezado Gadus,

Somos o fabricante dos materiais que você irá precisar para resolver os problemas nos veículos Off road mencionados, porém não possuímos atendimento direto ao mercado e trabalhamos com representantes e distribuidores. Desta forma, vou me colocar a sua disposição para quaisquer esclarecimentos técnicos que julgar necessário, porém vou direcioná-lo comercialmente ao Sr. Da Mata da Fence Espumas em São Paulo, especialista em soluções de isolamentos especiais, inclusive fornecedor tradicional da industria Automobilística e parceiro da Morganite no desenvolvimento de soluções para isolamentos. Com relação ao material entregue pode divulgá-lo à vontade..
Contatos:
Da Mata: 011 4099-2000
e-mail: denise@fenceespumas.com.br

A disposição para esclarecimentos adicionais julgados necessários,
Atenciosamente,

Luis Fernando Caetano Fraga
Coordenador de Mercado
Departamento de Engenharia de Aplicação

Morganite Brasil Ltda. - Divisão Thermal Ceramics
FÁBRICA E ESCRITÓRIO:
Rua Darcy Pereira, 83 – Distrito Industrial de Santa Cruz.
Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 23565 -190
Celular: 55 21 9428-8409
Telefone : +55 (21) 3305-7457 – Fax: +55 (21) 2418 -1318
e-mail : [URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/fraga@morganitethermal.com.br"]fraga@morganitethermal.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608)
Web site: http://www.morganitethermal.com.br/ (http://www.morganitethermal.com.br/)

BACALHAU
08/06/2008, 19:09
Recebi dessa empresa uma apresentação PPS, mas não sei como enviá-la por aqui. Quem quiser mande-me o e-mail, para bacalhaucsb@hotmail.com, que eu envio.
Tem toda uma linha de isolamento, inclusive de escapamento.

Luciano SHAKALL
09/06/2008, 03:52
"... Recebi dessa empresa uma apresentação PPS, mas não sei como enviá-la por aqui ... E aê, Bacalhau... BELEZA :concordo: ?
Cara, o Fórum "não aceita" extensões .PPS (assim como .EXL e outras) :putz: , contudo, você pode
"contornar o problema" compactando o arquivo (por exemplo em .ZIP), e anexá-lo aqui normalmente :dance: . . .

VALEU!!!!

[]'s

Prieto 4x4
22/08/2008, 15:12
Bacalhau

Veja o link abaixo. Nele tem uma "receitinha", passo a passo, de como instalar a manta asfáltica ( aquela de impermeabilização, lembra? ) com a função de revestimento termo-acústico em automóveis.


abs

Cesar

Prieto 4x4
03/09/2008, 15:07
Bacalhau

Veja o link abaixo. Nele tem uma "receitinha", passo a passo, de como instalar a manta asfáltica ( aquela de impermeabilização, lembra? ) com a função de revestimento termo-acústico em automóveis.


abs

Cesar


Bacalhau

O link é este:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45022


:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

emtsuhako
16/09/2008, 12:21
Camaradas, semana passada conversei com um engenheiro de desenvolvimento automobilístico e ele me aconselhou, como isolante acústico, o uso de manta/borracha EVA... é o mesmo utilizado em artesanatos. Segundo ele, não tendo contato direto com a fonte de calor (motor, escapamento, etc), tb funciona como isolante térmico. No Niva seria uma boa solução para o assoalho. A espessura indicada é a de 10mm.

Para o isolamento térmico direto em fontes de calor (parede corta-fogo, capô, etc), utiliza-se uma manta da empresa Fence... segue site: http://www.fenceespumas.com.br/produtos.php

shuther4x4
16/09/2008, 19:48
Camaradas, semana passada conversei com um engenheiro de desenvolvimento automobilístico e ele me aconselhou, como isolante acústico, o uso de manta/borracha EVA... é o mesmo utilizado em artesanatos. Segundo ele, não tendo contato direto com a fonte de calor (motor, escapamento, etc), tb funciona como isolante térmico. No Niva seria uma boa solução para o assoalho. A espessura indicada é a de 10mm.

Para o isolamento térmico direto em fontes de calor (parede corta-fogo, capô, etc), utiliza-se uma manta da empresa Fence... segue site: http://www.fenceespumas.com.br/produtos.php

Só que o EVA encharca.... aí já viu né!!!! cai no mesmo problema que tive com aquele sanduíche maledeto que tinha no Barnabé!

emtsuhako
17/09/2008, 07:40
Só que o EVA encharca.... aí já viu né!!!! cai no mesmo problema que tive com aquele sanduíche maledeto que tinha no Barnabé!

Fábio, a solução é fazer outro sanduíche... cola-se plástico na frente e no verso da EVA... pode ser aquele plástico preto, acho que chama de encerado... Eu vi uns Fuscas conversíveis com esse material e ficou muito bom! :concordo:

Luciano SHAKALL
18/09/2008, 02:22
"... ele me aconselhou, como isolante acústico, o uso de manta/borracha EVA... "
"... Só que o EVA encharca.... aí já viu né!!!! ..."Ué.... Mas o EVA (Ethylene Vinyl Acetate) não possui "Células Fechadas" :pensativo: ?

:arrow: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282005000100016&lng=pt&nrm=iso .

[]'s

emtsuhako
02/10/2008, 08:10
Ué.... Mas o EVA (Ethylene Vinyl Acetate) não possui "Células Fechadas" :pensativo: ?

:arrow: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282005000100016&lng=pt&nrm=iso .

[]'s

Luciano, tenho uma amostra de EVA em casa... vou mergulhar em água e ver se encharca... mas acho que se fechadas sim, mas só internamente... superficialmente deve haver certa porosidade.