Ver Versão Completa : Motor Ap + câmbio 5m + t-case
feliperods
10/08/2005, 12:15
Tenho uma jipe Willys 1948 com motor Ap 1.8 com câmbio de chevette 4m mais a t-case da Willys porém estou aumentando os litros do motor para 2.0 e penso em colocar um câmbio 5m junto com a t-case, qual seria o melhor câmbio 5m para se adapatar onde o câmbio seja resistente com uma boa relação de marchas (escalonamento)??? :pensativo:
Valeu!!!! :concordo:
fernando_ribeiro
10/08/2005, 12:19
amigão Dias aki do forum ta montando uma viatura com essa configuracao q vc ker e ele ta usando cambio de chevete 5m tb do chevete 1.6 !!! me da sua avalicação sobre esse cambio q vc usa !!!! a qt tempo usa ele ??? ja deu problema ??? faço um apanhado de informações pq to pensando em usar um cambio desses !!!
Amigo... vc tem fotos dessa adaptação do câmbio na T CASE ? gostaria de ver para "clarear" as idéias..
Abraço
feliperods
10/08/2005, 20:20
Porenquanto não tive nenhum problema, a não ser que eu irei tirar o cambio talvez esse fim de saman para fazer as marchas por quanto eu o peguei não mexi em nada para ver o que iria acontecer..... mas é muito macio para se engatar, a relação é boa, bem escalonada.... então assim que eu tirar o cambio eu tirarei fotos para enviar.....
Cara, é isso que estamos esperando . . . . alguém que esteja rodando com um powertrain desses . . . heheehehe . . o meu, ainda estou na espera do AP 2.0 a álcool. . . . essa semana sai, com certeza. . . . heheeh
Se vc puder enviar fotos da sua adaptação, pra podermos verificar se estamos no caminho certo. . eheheh
[ ]´s
Dias
Marcos ET
14/08/2005, 00:02
Falae Dias!
qqr coisa, se nao encontrar o motor... .quer o meu? HAHAHAHAHAHAHAHA
Fala Marcos, blz ?? Cara, ontem me ofereceram um 4cc de opala por 300 latinha$$ . . o cara tá c ele na mecânica, só que não vi o mesmo. . disse q tá completo e tá querendo tirar ele de lá. . .
Deu vontade de comprar, só p poder montar o jeep logo. . .hehehe
[ ]´s
Dias
Ai vão as fotos da adaptação do cambio do chevete, na t-case Willis.
Fala Lucena, blz ?? essa sua flange foi soldada uma chapa de alumínio de qual espessura ?? me parece ser 15 a 20 mm, certo ?? como vc fez com o entalhado, retentor e com a engrenagem da tcase ?? ficaria melhor pra gente se vc conseguisse fotos da própria luva ou então, tire a tampa da tcase pra podermos ver melhor o esquema da engrenagem.
Meu único porém é com relação aos tirantes que vão até o suporte que encaixa na travessa do câmbio. . . parecem finos, mas pode ser que seja o ângulo da foto.
Do mais, qual o powertrain que vc vai colocar ?? Opala 4cc ?? se sim, o que mais vc vai ter de mudar, além da capa seca, que é o que aparece na foto ??
[ ]´s
Dias
carlos andreto
31/08/2005, 21:41
e ai pessoal tenho um cmbio de chevette e quero colocar no meu jeep motor BF 6cc o que faco se alguem puder falar agradeco
Fala Carlos, blz ?? a parte do câmbio+motor, vc terá de fazer uma flange com a furação para o BF e alterar o eixo piloto para o BF. . .muitos cortam o eixo piloto do chevette e soldam o eixo piloto do bf, mas tem gente que não aconselha. . . com relação a parte de trás, terá de fazer uma flange igual a nossa, para ligar a tcase. . . . eu acredito que. às vezes, seria melhor vc partir para um motor de opala 4cc direto, já que tem um torque em baixa excelente, e vc só precisaria trocar a capa seca do chevette pela do opala. . . .
[ ]´s
Dias
Por favor fale um pouco sobre esta possibilidade de colocar o cambio do Opala no Jeep, eu tenho no meu CJ um motor do Opala 4Cil rodando com cambio 4 marchas do Jeep, com capa seca do Opala e adaptado as furações para receber o Cambio do Jeep. Neste caso não seria necessário mudar o eixo piloto certo?, já que o motor é Opala?, exixte flange para receber a TCase do Willys pronta?, você já viu algum Jeep rodando nesta configuração? como fica?, aguenta em condições de trilha?. desculpe tantas perguntas, é que meu mecânico disse que o cambio do Opala é bom mas o eixo piloto não aguenta é verdade?.
Obrigado antecipadamente.
Há, com esta troca diminui o barulho infernal do cambio Willys ou continuará devido a TCase?
Fala Furlan, eu acredito ser quase impossível vc utilizar um câmbio de opala no jeep, devido seu tamanho (comprimento) . . . senão o cardã traseiro fica muito curto. . . o q tem possibilidade é vc colocar um câmbio de chevette 4 ou 5 m (de preferência), com o motor do opala e tcase . . . a flange p a tcase, a minha eu fiz, tem até um tópico que montei onde tem as fotos. .. não tem segredo, só tem q ter paciência e boa vontade. . . pq a minha fiz num papelão primeiro, depois passei p o MDF e agora na chapa. . .
Qquer dúvida, entre no tópico e veja mais detalhes. . se ainda tiver dúvidas, pode peguntar que eu respondo. . . hehehe
[ ]´s
Dias
Ok. Agora lembrando como é o cambio do Opala realmente fica descartado em razão do comprimento, agora no caso do cambio do chevete, já que estou usando o motor do Opala teria que mexer no eixo piloto?, acredito que não certo?. eu vi as fotos e realmente ficou dez a sua flange, vc poderia fazer e vender dá para ganhar algum, vamos ver como ficam as viaturas qdo ficarem prontas, ai quem sabe me animo.
Se ficar bom o custo fica berm menor porque os clarks da c20 e C10 inflacionaram muito.
Quanto ao barulho vc já testou para ver se melhora????
Furlan
Furlan, o meu ainda está sem motor, pois estou esperando juntar mais $$$ pra comprar um AP 2.0 injetado de golf, com fluxo cruzado.. . . o Paulo, quem está montando um opala 6cc com câmbio chevette, mais conhecido por nós do fórum como "clarkette" . . .heheeheh. . . acredito que estará com ele lá pelo dia 10. . pois está no meca. . . mas caso vc queira saber mais a respeito de câmbi ode chevette com motor opala (os famososo chepalas), entre em http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm . . . lá explica tudo o que precisa ser trocado, modificado ou adicionado, para chevettes, mas tem como já ter uma idéia . . .
[ ]´s
Dias
Dias muito obrigado pelas dicas, fiquei muito satisfeito e vou acompanhar o desenrolar destas adaptações quem sabe um dia nos cruzamos por ai. você está na Praia Grande e as vezes vou até Itanhaem e nos cruzamos.
Um grande abraço e sucesso com sua viatura.
Fala Lucena, blz ?? essa sua flange foi soldada uma chapa de alumínio de qual espessura ?? me parece ser 15 a 20 mm, certo ?? como vc fez com o entalhado, retentor e com a engrenagem da tcase ?? ficaria melhor pra gente se vc conseguisse fotos da própria luva ou então, tire a tampa da tcase pra podermos ver melhor o esquema da engrenagem.
Meu único porém é com relação aos tirantes que vão até o suporte que encaixa na travessa do câmbio. . . parecem finos, mas pode ser que seja o ângulo da foto.
Do mais, qual o powertrain que vc vai colocar ?? Opala 4cc ?? se sim, o que mais vc vai ter de mudar, além da capa seca, que é o que aparece na foto ??
[ ]´s
Dias
E ai Dias.Vamos as respostas: chapa de 20mm, desmontar eu não vou, pois acabei de receber montado pronto e ja esta no lugar. O que posso fazer é ti mandar as fotos em 15 dias, já que um amigo meu, vai receber um desmontado (desmontado sai + barato) esté já é o 10º que o Sr Luiz faz esté ano.Os tirantes são de barra chata 1/4".A capa seca que esta na foto, é do motor opala 4cc (moderno) aquele que possui cambio 5 marchas , serve como uma luva no cambio do chevete 5m, lembrando só de trocar o rolamento do eixo piloto.O motor que eu instalei, foi este citado acima (alcool), com relação a adaptação motor/cambio é só refazer os suportes do motor, todo o sistema de embreagem é do opala(disco , plato, rolamento e alavanca de acionamento).Lembro ainda que não existe nenhuma solda no eixo piloto do cambio do chevete.
inté!
Blz Lucena, isso já esclarece bastante coisa. . . e é interessante vc conseguir mandar as fotos do kit do seu amigo. . . pra podermos comparar com a nossa. . .
[ ]´s
Dias
Lucena, em que região de São Paulo está sua viatura, gostaria de ver de perto esta adaptação seria possível, pois tambem moro em São Paulo, estou na Zona Norte.
Grato.
Furlan
Blz Lucena, depois passa a config da sua viatura, tipo, qual o consumo médio, velocidade final , etc, etc. . . pode ser uma boa, já que o motor do opala 4cc é bem mais barato que o AP . . . .
[ ]´s
Dias
-FURLAN, ESTOU EM TAUBATÉ-SP, 130KM DE SP.
-DIAS, QUANDO VC INICIOU O TOPICO AP+CHEVETE4M+T-CASE WILLIS EM +/-FEV2005,EU ESTAVA COM UM JEEP 68 QUE COLOQUEI CAMBIO DE CHEVETE 5M E MOTOR OPALA 4CC ALCOOL, EM SEGUIDA VENDI, (CONSUMO 5,5 CIDADE E 7,5 ESTRADA E MAXIMA 120KM/H). ADQUIRI OUTRO A 45 DIAS, QUE ESTOU COLOCANDO A MESMA CONFIGURAÇÃO DE MOTOR E CAMBIO (É O DA FOTO) ALEM DISSO, MOLAS DE TOYOTA (KUSMA), AMORTECEDOR DA RANGER, CHASSIS COM REFORSO EM CIMA E EM BAIXO.(ACHO QUE DA P/ VER NA FOTO),ACHO QUE ESTARA RODANDO EM +45D, AI DIGO COMO FICOU. ESTOU REPETINDO A CONFIGURAÇÃO, PORQUE GOSTEI MUITO DE COMO O PRIMEIRO FICOU.
INTÉ.
Por favor fale um pouco sobre esta possibilidade de colocar o cambio do Opala no Jeep, eu tenho no meu CJ um motor do Opala 4Cil rodando com cambio 4 marchas do Jeep, com capa seca do Opala e adaptado as furações para receber o Cambio do Jeep. Neste caso não seria necessário mudar o eixo piloto certo?, já que o motor é Opala?, exixte flange para receber a TCase do Willys pronta?, você já viu algum Jeep rodando nesta configuração? como fica?, aguenta em condições de trilha?. desculpe tantas perguntas, é que meu mecânico disse que o cambio do Opala é bom mas o eixo piloto não aguenta é verdade?.
Obrigado antecipadamente.
Há, com esta troca diminui o barulho infernal do cambio Willys ou continuará devido a TCase?
Porque não usar algo que é já é devidamente comprovado que funciona e as flanges são fáceis de comprar, tipo: cambios da C20 ou C10.
O barulho normalmente é da TCase. Na minha coloquei rolamentos e não tem barulho nenhum.
[]s
Fernando Varela
Fala Fernando, a vantagem maior em colocar o câmbio do chevette é que pro motor de opala a capa seca serve direito, e pro AP vc compra apenas uma flange de 200 latinha$$ . . . . além dele custar apenas 1/7 (pelo menos) o valor de um câmbio clark 5 m. . . . Quanto a flange para a tcase, eu montei a minha e não é nenhum bicho de 7 cabeças. . . . além de vc ainda ter que pagar 800 na flange da deeptec pro clark 2205/2215. Imagina dar algum problema no seu câmbio. . .quanto ficaria pra mexer nele ?? já pensou ?? vc vai em algum FV e compra outro câmbio de chevette 5m por 200 ou até menos. . . .
[ ]´s
Dias
Fala Fernando, a vantagem maior em colocar o câmbio do chevette é que pro motor de opala a capa seca serve direito, e pro AP vc compra apenas uma flange de 200 latinha$$ . . . . além dele custar apenas 1/7 (pelo menos) o valor de um câmbio clark 5 m. . . . Quanto a flange para a tcase, eu montei a minha e não é nenhum bicho de 7 cabeças. . . . além de vc ainda ter que pagar 800 na flange da deeptec pro clark 2205/2215. Imagina dar algum problema no seu câmbio. . .quanto ficaria pra mexer nele ?? já pensou ?? vc vai em algum FV e compra outro câmbio de chevette 5m por 200 ou até menos. . . .
[ ]´s
Dias
Disconcordo ehehehe
Tanto no cambio da C20 (4 marchas) como no da C10 (3 marchas) não existe problema em relação a capa seca, basta utilizar a capa seca da C20, que cabe perfeitamente no motor GM, seja 4 ou 6 cil. e pro AP mesmo caso que voce falou só comprar a flange.
Vamos considerar o cambio da C10, que é o que estou utilizando atualmente, a flange para conexão da TCASE é barata, paguei 200 reais, mais 150 na alavanca.
Um cambio de C10, pelo que estou vendo está o mesmo preço do cambio de chevette, paguei 220,00 no meu, revisado e com nota fiscal.
Então fechando as contas:
- cambio 220,00
- flange 200,00
- alavanca 150,00
- total 570,00
Para ter uma noção de preço, quanto voce gastou, nos mesmo quesitos?
Quanto a quebrar, usei um cambio de C20 por 7 anos, entre viagens, trilhas e jeep cross, e no máximo fiz troca de óleos e tirei vazamentos.
O cambio da C10 é muito mais forte que o cambio de chevette, então a probabilidade de quebrar é muito inferior, aqui em Bsb é o que mais se usa e não conheço ninguém que teve grandes problemas com quebra.
[]s
Fernando
[ ]´s
Dias
Disconcordo ehehehe
Tanto no cambio da C20 (4 marchas) como no da C10 (3 marchas) não existe problema em relação a capa seca, basta utilizar a capa seca da C20, que cabe perfeitamente no motor GM, seja 4 ou 6 cil. e pro AP mesmo caso que voce falou só comprar a flange.
Vamos considerar o cambio da C10, que é o que estou utilizando atualmente, a flange para conexão da TCASE é barata, paguei 200 reais, mais 150 na alavanca.
Um cambio de C10, pelo que estou vendo está o mesmo preço do cambio de chevette, paguei 220,00 no meu, revisado e com nota fiscal.
Então fechando as contas:
- cambio 220,00
- flange 200,00
- alavanca 150,00
- total 570,00
Para ter uma noção de preço, quanto voce gastou, nos mesmo quesitos?
Quanto a quebrar, usei um cambio de C20 por 7 anos, entre viagens, trilhas e jeep cross, e no máximo fiz troca de óleos e tirei vazamentos.
O cambio da C10 é muito mais forte que o cambio de chevette, então a probabilidade de quebrar é muito inferior, aqui em Bsb é o que mais se usa e não conheço ninguém que teve grandes problemas com quebra.
[]s
Fernando
Acho que só agora entendi, o grande lance aqui na verdade é um câmbio de 5 marchas certo?
Então esquece tudo que eu disse...
[]s
Fernando
Lucena,
Este Sr. Luiz que fez a flange e montou o cambio para você é de Taubaté, entregando o cambio quanto que sai o trabalho dele montado no cambio?, ele faria se levássemos até ele.
Obrigado.
Furlan
Furlan a flange do motor no cambio, vc. comprou aonde? É toda fechada ou é a aberta? Achei por 200 a aberta em forma de U.
Beto,
Você está se referindo à flange do motor para acoplar o cambio do Jeep?, pois é este que estou usando atualmete. Se sim, informo que não usei flange, foi feito furação na caixa seca do Opala para receber o Cambio.
Furlan
A tá, pensei que estava com AP.
[ ]´s
Dias
Observando aqui , estou pensando seriamente em adquirir um cambio CHEVETTE , ja que tenho motorização Opala. Vc tem alguma indicação de venda deste cambio aqui em SP, preferencia no ZN ?
Este cambio aguenta legal esforço ?
Uso o jeep numa regiao BEMM montanhosa c/ estradas de terra ( e lama ) bem ingremes e eventualmente c/ o veiculo carregado ou rebocando carreta ...
Valmor,
O problema é encontar aqui em SP alguem que faça a flange de adaptação, qto ao cambio conheço um lugar que tem o conco marchas por 250 latinhas, bom preço já com a alavanca. Se souber de algum torneiro que faça a flange podemos conversar.
Furlan
Valmor,
O problema é encontar aqui em SP alguem que faça a flange de adaptação, qto ao cambio conheço um lugar que tem o conco marchas por 250 latinhas, bom preço já com a alavanca. Se souber de algum torneiro que faça a flange podemos conversar.
Furlan
Tudo bem Furlan ?
Se tiver um modelo ( aí é que tá o problema.... ) posso cotar c/ alguns ferramenteiros que tenho contato.
Fala Furlan, eu comprei a minha de um cara do Paraná. . . se vc quiser, como terei de comprar mais uma pro meu amigo, posso pedir uma pra vc também. . . O rapaz manda por sedex, sai uns 230 latinha$$ já com o envio. E ela é fundida em alumínio, pois é bem grossa (30 mm espessura).
Quanto ao câmbio, estou achando caro esse preço (250 latinha$$), visto que já achei por R$ 200,00 em vários lugares aqui na Praia Grande. . . acho que, se vc procurar e dar uma chorada, paga R$ 200,00 sem problema. . .
Qualquer coisa, dá um toque (ops!)
[ ]´s
Dias
Ok. Dias muito obrigado pelas dicas, gostaria que você me falasse um pouco do desempenho deste cambio de chevete no Jeep, já que você tem ele instalado pode nos dizer se realmente ele aguenta o tranco, não que eu vá fazer trilhas pesadas, me fale também sobre o consumo se melhora em relação ao cambio original, aquele barulho do cambio do Jeep acaba ou ele todo é causado pela TCase?, a alavanca do cambio fica a original do Chevete ou tem como adapatar uma com maior comprimento?, você está rodando com seu Jeep Atualmente?. se sim se permitir gostaria de visitá-lo para ver de perto a adaptação. Desculpe o montão de perguntas, é que para uma mudança destas é preciso ter certeza de que vai ficar bom, para depois não se arrepender certo.
Obrigado novamente e me coloco a disposição também para o que se fizer necessário.
Qto ao valor do cambio já achei por 200 tbem.
Furlan
Qto ao valor do cambio já achei por 200 tbem.
Furlan
Boa Noite Furlan !
Pode me passar o contato deste cambio a R$200 ???
( aqui em SP )
[]´s
Valmor
Pra quem quiser, aqui na Praia Grande, onde comprei meu câmbio, eu paguei 150 latinha$$ (com choro), e o cara ainda tinha mais um. . . se alguém quiser, basta dar (ops!) uma descida amanhã e eu levo a pessoa até o FV e já faz o negócio. . .
[ ]´s
Dias
William_NATAL
16/09/2005, 08:55
Eu tenho este cambio instalado no meu CJ.
a alavanca porá ser emendada com antiga do jipe , vc tera que somente da uma pequena entortada nela para ficar em uma posição mais confortável.
Quanto ao barulho vai permanecer igual pois a origem não é no cambio.
O cambio de chevete é muito macio e resistente o meu é de 4 marchas. Quando quebrar , é dificil dar problema, é so trocar por outro , por aqui ja paguei ate 100,00.
Eu tenho este cambio instalado no meu CJ.
a alavanca porá ser emendada com antiga do jipe , vc tera que somente da uma pequena entortada nela para ficar em uma posição mais confortável.
Quanto ao barulho vai permanecer igual pois a origem não é no cambio.
O cambio de chevete é muito macio e resistente o meu é de 4 marchas. Quando quebrar , é dificil dar problema, é so trocar por outro , por aqui ja paguei ate 100,00.
Tudo bem Willian
Utilizo o jeep pra carga ( ração , sacaria ) e uso numa regiao montanhosa ( MUITA ladeira de terra e lama).
O cambio vai aguentar o tranco ???
A 1 é mais redizida que o original , 3 marchas ????
Qual o uso do teu jeep ?
Já escalou o "Morro do Careca" , ai em Natal , com ele ? :D
Obrigado e []´s
Valmor
William_NATAL
16/09/2005, 15:40
Acredito que aguenta facilmente , pois este cambio foi super estimado para o chevete na epoca, vc ja viu algum chevete com problema por causa do cambio , mecanico morre de fome.
Aconselho o de 4 marchas é mais simples e mais robusto do que o de 5
Não sei dizer quanto a 1 ser mais reduzida , acho que é igual , a vantagem no caso é ter a 4 marcha. da para viajar numa boa sem forçar o motor e fica mais economico.
Utilizo o CJ para algumas trilhas de final de semana e muita duna. Agora o subir o morro do careca , somente de helicoptero cumpadre , nem CJ sobe.
Valmor,
Olá se você quizer ver o Cambio é fácil de você chegar no local, a pessoa tem uma FV na Rua do Guacá bem no inicio do lado direito. Esta rua é uma travessa da Conselheiro Moreira de Barros após a rua Engenheiro Caetano Alvares você passa por uma Igreja e em seguida por um posto BR ai a próxima a direita já é a rua do Guacá. aos sábados ela trabalha até as 12:00 hs. há, fica na zona norte, Lauzane Paulista.
Qquer problema pode me ligar 11 8196 8315
Furlan
Valmor,
Olá se você quizer ver o Cambio é fácil de você chegar no local, a pessoa tem uma FV na Rua do Guacá bem no inicio do lado direito. Esta rua é uma travessa da Conselheiro Moreira de Barros após a rua Engenheiro Caetano Alvares você passa por uma Igreja e em seguida por um posto BR ai a próxima a direita já é a rua do Guacá. aos sábados ela trabalha até as 12:00 hs. há, fica na zona norte, Lauzane Paulista.
Furlan
Olá Dias,
Podemos conversar melhor sobre esta flange que você encomenda do Paraná, como podemos encomendar?, acredito que o Walmor tambem deverá se interessar. você teria um tel de contato?.
Abraços.
Furlan
Estou no MSN. . . dá uma entrada. . .
[ ]´s
Dias
Rogério Tortato
17/09/2005, 00:09
Dias, te mandei uma mp para perguntar da flange. gostaria de saber a mesma coisa que o Furlan.
poe aqui pra galera.
tem muita gente interessada.
abraços.
All, eu devo ter me expressado mal. A flange em alumínio do cara do Paraná, é a pra ligar o motor AP no câmbio do chevette e não pra ligar o câmbio do chevette na tcase. Essa, eu mesmo quem fiz e postei as fotos nos tópicos. . .
[ ]´s
Dias
Valmor,
Furlan
Muito Obrigado , Furlan !
[]´s
Valmor
Marcos ET
10/10/2005, 10:54
Falae Dias e All.... depois de muito rodar, muito bater cabeça, muito calcular..... acho q vou comprar meu cambio hoje, o problema é que ele virá com o carro junto! isso mesmo.... acho que vou aproveitar pedaleiras suspensas, hidrovácuo, pinças de freio, disco, CAMBIO, caixa de direção (mais uma de reposição), bancos, instrumentos de painel, caixa de fusíveis, tubagem de freios, MOTOR (outro para reposição?!?), radiador, lampadas, bla bla bla bla............... tudo isso por R$ 500,00 hehehe (Opala Commodoro)
diante de uma oferta destas, nao tem como nao comprar... vou mesmo de opalão 4cil com cambio 5M igual aos do chevette......
(alguém aeh sabe se os discos de freio do opala servem no jeep? eu acho q nao, mas se alguém jah viu, por favor me falem!!!!!!!)
falowz!!
Parabéns, bela compra. depois o que sobrar vc pode anunciar no site dos opaleiros que dá negócio.
Marcos ET
11/10/2005, 09:39
Parabéns, bela compra. depois o que sobrar vc pode anunciar no site dos opaleiros que dá negócio.
eh... tava pensando nisso....
o problema vai ser convencer este pessoal a comprar um amontoado de ferrugem.... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
vamo ve, vou pegar o carro hj... !
falowz!
Carlos ZN
19/10/2005, 10:57
Olá Amigos,
Estou ressucitando o tópico para ter mais cabeças pensante nesta adapitação, a diferença e que meu motor é o Opala 4cc no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12611 tem muita gente boa que está aqui mas tem amigos neste que não está lá.
Já estou com o câmbio na bancada.
Beto Ferrari
24/11/2005, 15:48
Galera,
Esta noticia vem direto da fonte , A Eaton.
Para aqueles que querem fazer a adaptação do cambio do chevette, atenção. O cambio que equipou o chevette 5m até 91 não é clark, é um projeto da própria GM que foi depois foi vendido e melhorado pela Clark e passou a se chamar 2205 D. O cambio que equipou as c20 a20... foi o 2205 A.
Antecipando as perguntas.
As diferenças básicas entre os cambios estão nos rolamentos, engrenagens dimensões. No 2205D - chevette os rolamentos são de esfera e no 2205A - C20 são conicos e permitem regulagens de folgas.
A cx traseira de aluminio é menor no cambio do chevette.
O eixo que faz a ligação com a cx de transferencia e de estrias finas no 2205D e estrias grossas no 2205D.
A informação mais importante que recebi é que as engranagens do cambio da c20 2205A são mais grossas que os 2205D pois o 2205A é para o torque líquido de 298Nm e o 2205D para torque de 126Nm.
Não estou dizendo que o cambio do chevette aguenta ou não a reduzida e a tração do jeep, mas devemos saber destas diferenças.
Abraços beto Ferrari
Thiago Rodeghel
24/11/2005, 19:12
Realmente qq letrinha faz uma baita diferença :)
O cambio da C20 5m, é isso mesmo CL2205 e CL2215A (ré sincronizada). O q tenho no meu é um 2215A, vi um câmbio de chevette no desmanche outro dia :pensativo: é muuuito parecido realmente, mas o tamanho é muito menor, o desenho é o mesmo praticamente, mas em dimensoes menores :pensativo: .
Minha dica pra quem quer colocar os câmbios das pickups, a F1000 tbm usou esses câmbios, o q muda neles são o eixo piloto, da F1000 é maior :wink: . Outra é comprar em oficinas q mudam motores de gasolina pra diesel, as convertedoras, sempre aparecem esses cambios, ultimo lugar é no desmanche mesmo :putz: :putz: :putz:
Esse cambio no AP vai muuito bem, dê preferencia a linha GM, pq o eixo piloto encaixa certinho no motor :concordo: .
[s]
Thiago Rodeghel
24/11/2005, 19:17
:D O 2215A adaptado no CJ com caixa seca AP
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7067175b7ee8fe5dc1fa19b279740481.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b4c4f738b15f78386c67d25e8c5a186f.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/72400da3fcacc9ef07d3fb9eafbbd153.jpg
[s]
Beto Ferrari
24/11/2005, 23:16
Fala Thiago Beleza?
Vc conhece alguma convertedora ou desmanche para indicar?
Abçs Beto Ferrari
Thiago Rodeghel
25/11/2005, 18:55
Blz Beto :D
Tem q pesquisar muito... recomendo sem pressa :pensativo: ... Um lugar q conheço é a www.npautodiesel.com.br faz conversões. Mas tem mais oficinas, tem q andar muito.
As vezes paga muuuuito barato nesses lugares!!! :wink:
Desmanche fica difícil eu indicar, pq nunca fui atrás desse câmbio em desmanche... tem q andar mesmo e pesquisar muito.
[s]Boa sorte
p.peleje
25/05/2006, 11:05
Para os interessados,
a DeepTec, já está fazendo a flange para adaptar o câmbio do chevette na Tcase willys, está em fase de fundição, depois vai para usinagem e depois para os testes práticos, de acordo com eles estará pronto daqui uns 60 dias.
Como comprei um chevette 5 marchas, liguei para lá hj para saber se já tinham, e me deram essa informação.
[]s
Peleje
p.peleje
26/05/2006, 14:02
Para os interessados,
a DeepTec, já está fazendo a flange para adaptar o câmbio do chevette na Tcase willys, está em fase de fundição, depois vai para usinagem e depois para os testes práticos, de acordo com eles estará pronto daqui uns 60 dias.
Como comprei um chevette 5 marchas, liguei para lá hj para saber se já tinham, e me deram essa informação.
[]s
Peleje
Na verdade o cambio que comprei, é o da marajó que é 1.6.
Alguém sabe me dizer se ela tem a mesma relação de marchas do chevete 1.6?
[]s
Peleje
Mando a foto de mais um cambio pronto p/ AP2.0+cambio chevete 5m+t-case willis.
Olá Lucena,
vc está vendendo a flange?
Quanto custa o câmbio com as devidas adaptações + fange? enfim plug and play só para mantar no jeep.
Carlos, não estou vendendo a flange, só divulgo.Quem faz, é um amigo meu que é mecânico/torneiro, na foto ele fez a flange motor AP/cambio chevete e depois fez a adaptação na t-case Willis.Quanto a preço, a adaptação cambio t-case é de R$1000,00 de mão de obra, sendo que vc leva para ele o cambio+t-case+travessa do cambio,e ele ti entrega tudo montado.Ele não ti manda a flange, porque diz que cada cambio tem uma ajuste especifico, é um tradalho artesanal.O meu cambio esta montado em um motor Opala 4cc já rodei 4000 km em 5 meses e ainda continua perfeito ( uso o jeep todo dia, alem dos passeios no final de semana). Este valor, uns dizem que é caro, só que o meu original 4m eu gastei com ele nas 5 vezes que abri + de R$1000,00 em peças e mão de obra e não ficou bom, no final ficou assim (400,00 cambio+ 1000,00 de conserto-600,00 do valor que vendi) como vc viu, um nagocio da China.
Obrigado Lucena.
Mas, em face da distância, fica impossível para mim.
Alvaro Pereira
29/05/2006, 17:24
Obrigado Lucena.
Mas, em face da distância, fica impossível para mim.
Alvaro Pereira
29/05/2006, 17:29
carlos entra em contoto com o dias ele e de praia grande SP E-MAIL aniba-dias@uol.com.br eu paguei 600 como ele dis 600 latas :idea:
Humberto Baldisseri
23/07/2006, 15:23
Pessoal,
Voces saberiam me dizer quantos cm recuaria a t-case mais a alavanca do cambio,no caso da troca do cambio do Jeep pelo cambio do chevette(eu uso motor de opala 4 cc com cambio do jeep 3 marchas).
Obrigado,
Humberto.