Ver Versão Completa : Caixa da direção mecânica do dodge dart dentro do cofre do motor
fmsJeep75
31/07/2012, 11:18
Prezados, sei que existe uma infinidade de tópicos já criados sobre este assunto, mas são todos antigos e após acessá-los não obtive resposta de ninguém. Além disso penso que a ferramenta de pesquisa deste site está com algumas limitações pois não consigo encontrar muita coisa que procuro. Normalmente encontro melhor através do google que direciona pra cá.
Bem vamos ao que interessa:
Tenho a caixa de direção do gol no jeep e quero mudar para uma mais resistente, tenho uma do maverick e uma do dodge dart. Optei pela do Dodge porque, coforme consulta aos tópicos anteriores ela pode ser instalada dentro do cofre e isto pra mim é fundamental pois tenho guincho. Assim gostaria da opinão dos feras aqui se realmente compensa esta adaptação e caso positivo como proceder, preferencialemnte com com fotos do esquema. No aguardo. Obrigado.
Obs: Toda opinião será valiosa.
georgevalle
01/08/2012, 09:08
É FMS acho que ninguem instalou uma caixa destas nesta posição ainda, estou pensando em instalar a caixa de direção mecânica do opala tambem dentro do cofre (acho muito feio a caixa para fora da carroceria como fazem), o negócio é meter a mão na graxa, e analisar bem antes se a caixa ou partes dela durante o funcionamento não esbarra em nada, na do opala ja vi que terei que alterar a posição do amortecedor para colocar a caixa onde quero.
RMORELLI
01/08/2012, 09:23
Prezados, sei que existe uma infinidade de tópicos já criados sobre este assunto, mas são todos antigos e após acessá-los não obtive resposta de ninguém. Além disso penso que a ferramenta de pesquisa deste site está com algumas limitações pois não consigo encontrar muita coisa que procuro. Normalmente encontro melhor através do google que direciona pra cá.
Bem vamos ao que interessa:
Tenho a caixa de direção do gol no jeep e quero mudar para uma mais resistente, tenho uma do maverick e uma do dodge dart. Optei pela do Dodge porque, coforme consulta aos tópicos anteriores ela pode ser instalada dentro do cofre e isto pra mim é fundamental pois tenho guincho. Assim gostaria da opinão dos feras aqui se realmente compensa esta adaptação e caso positivo como proceder, preferencialemnte com com fotos do esquema. No aguardo. Obrigado.
Obs: Toda opinião será valiosa.
Cara, não tenho fotos mas estalei a do Dodge na F75 e ficou muito boa era hidraulica e não mistério ela fica bem encostada na travessa da frente e pertinho do radiador, tem que soldar um suporte por cima do chassi para prender...mas não lembro se tem que fazer outro suporte, mas para ter noção tem que ter um suporte por cima.
fmsJeep75
01/08/2012, 17:18
É FMS acho que ninguem instalou uma caixa destas nesta posição ainda, estou pensando em instalar a caixa de direção mecânica do opala tambem dentro do cofre (acho muito feio a caixa para fora da carroceria como fazem), o negócio é meter a mão na graxa, e analisar bem antes se a caixa ou partes dela durante o funcionamento não esbarra em nada, na do opala ja vi que terei que alterar a posição do amortecedor para colocar a caixa onde quero.
É isso aí George, no meu caso não é nem por estética mas porque tenho o guincho e não há espaço para a direção lá na frente. Fico no aguardo de mais manifestações do pessoal do fórum. Valeu
fmsJeep75
01/08/2012, 17:23
Cara, não tenho fotos mas estalei a do Dodge na F75 e ficou muito boa era hidraulica e não mistério ela fica bem encostada na travessa da frente e pertinho do radiador, tem que soldar um suporte por cima do chassi para prender...mas não lembro se tem que fazer outro suporte, mas para ter noção tem que ter um suporte por cima.
Se puder me mandar umas fotos agradeço.. Imagino que a f75 tenha mais espaço no cofre do motor que o jeep, ou não? A caixa que usarei é do dodge dart mecanica, que imagino seja mais fáceil ainda. Pelo que ouvi a caixa do dogde é uma das poucas que vai bem dentro do cofre porque tem o braço pitman no sentido oposto das demais. Valeu e se puder mande as fotos que vai ajudar muito.
Marcelo A. Marchiodi
02/08/2012, 09:16
Coloquei uma resposta e as fotos que achei no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/31838-caixas-de-direcao-adaptaveis-mais-especificamente-do-dodge.html#post1749041
fmsJeep75
02/08/2012, 10:13
Coloquei uma resposta e as fotos que achei no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/31838-caixas-de-direcao-adaptaveis-mais-especificamente-do-dodge.html#post1749041
Valeu amigo, muito obrigado. Vou lá ver.
Valeu amigo, muito obrigado. Vou lá ver.
coloquei a caixa hidraulica do alfa romeo que é a mesma do opala pra questões de reparo e manutenção só que ela é invertida tipo o braço pitman fica pra frente e a caixa pra tras ,eu instalei do lado do radiador do motor (opala 4cc) ,fixa atras da travessa dianteira no chassi ,o pitman ficou em baixo desta travessa ,tive que usar uma correia de alternador menor pra recuar o mesmo e afastar da caixa ,ficou embutida .
Renato Fraga
02/08/2012, 14:06
A caixa do Omega, funciona de forma semelhante à do Dodge. Já vi mais de uma delas adaptada em Jeep, fica dentro do cofre, sem necessidade de recortar a grade.
Só não vou saber te dar as informações mais precisas referente à adaptação.
Pode ser uma opção, em vista de que a caixa do Dodge é muito reduzida, precisa de muitas voltas no volante para dar batente, praticamente 7 voltas de batente a batente.
Abração
fmsJeep75
02/08/2012, 14:41
obrigado a todos. Se puderem mandar fotos de detalhes das adaptações agradeço. Tenho 3 caixas: gol, dodge dart e maverick. A do gol tá no jeep e quero tirar para colocar uma mais resistente. Assim estou decidindo entre a do maveco ou dodge dart, mas como já disse tem que ficar dentro do cofre porque tenho guincho.
obrigado a todos. Se puderem mandar fotos de detalhes das adaptações agradeço. Tenho 3 caixas: gol, dodge dart e maverick. A do gol tá no jeep e quero tirar para colocar uma mais resistente. Assim estou decidindo entre a do maveco ou dodge dart, mas como já disse tem que ficar dentro do cofre porque tenho guincho.
a caixa do maveco seria semelhante ao que eu fiz , voce coloca na parte de dentro do chassi atras da travessa dianteira dentro do cofre e o braço pitman fica em baixo da travessa .
Leonardo Truccolo
03/08/2012, 13:16
Eu tenho uma caixa dessas instalada no jipe do meu irmão, um Willys 54, ontem ainda retirei ela fora pra fazer manutenção. Ela fica realmente dentro do cofre do motor e é bem fácil instalar. Como o Renato falou ela tem bastante voltas de batente a batente, como a do maverick tb tem, vou ver se aumento o pitman dela pra amenizar isso. Esse fim de semana vou ver se tiro umas fotos e coloco aqui.
Abs
fmsJeep75
08/08/2012, 20:32
a caixa do maveco seria semelhante ao que eu fiz , voce coloca na parte de dentro do chassi atras da travessa dianteira dentro do cofre e o braço pitman fica em baixo da travessa .
Ok, ainda não levei a caixa pra oficina mas olhando a parte do chassi a que vc se refere me parece que não cabe a caixa devido ao suporte do amortecedor que está lá, mas este fim de semana vou medir certo quando for na oficina. Se puder me mande fotos. Valeu
fmsJeep75
08/08/2012, 20:35
Eu tenho uma caixa dessas instalada no jipe do meu irmão, um Willys 54, ontem ainda retirei ela fora pra fazer manutenção. Ela fica realmente dentro do cofre do motor e é bem fácil instalar. Como o Renato falou ela tem bastante voltas de batente a batente, como a do maverick tb tem, vou ver se aumento o pitman dela pra amenizar isso. Esse fim de semana vou ver se tiro umas fotos e coloco aqui.
Abs
Ok, estou no agaurdo das fotos. valeu
fmsJeep75
15/08/2012, 09:59
Abs
E aí amigo? Já tem as fotos? Estou no aguardo porque vão me ajudar muito. Estou com as tres caixas mecanicas: dodge dart, maverick e santana. Preciso de informações para decidir qual e como vou instalar. Devido ao guincho preciso instalar dentro do cofre. Assim se as do dodge ou maverick eu não conseguir colocar dentro do cofre vou ter que permanecer com a do Santana. No aguardo. Obrigado.
fmsJeep75
15/08/2012, 15:22
Alguem possui fotos ou dicas do esquema de montagem da dureção do dodge dart dentro do cofre do jeep?
E o suporte do amortecedor como fica???
Paulo Leit
16/08/2012, 20:19
No meu jipe eu adaptei a caixa do opala dentro do cofre,só que eu fiz uma caixa menor(com engrenagens) no pé da coluna da direção que inverte o sentido de rotação na rosca sem fim, já tem quatro anos e até agora está sem problemas. fica aí a sugestão..
fmsJeep75
17/08/2012, 11:41
No meu jipe eu adaptei a caixa do opala dentro do cofre,só que eu fiz uma caixa menor(com engrenagens) no pé da coluna da direção que inverte o sentido de rotação na rosca sem fim, já tem quatro anos e até agora está sem problemas. fica aí a sugestão..
Pode me mandar fotos da instalação. Obrigado.
fmsJeep75
17/08/2012, 11:44
Pode me mandar fotos da instalação. Obrigado.
Pois é Paulo parece que a do Dodge Dart o sentido já é invertido e portanto não precisarei dessa adaptação que vc fez. Por isso que estou pensando em instalar a do dodge apesar de eu ter também uma do maveco e uma nova do santana.
Paulo Leit
18/08/2012, 21:32
Se essa já é invertida com certeza fica mais fácil a adaptação,quanto as fotos vou tirar depois eu coloco no forum.
fmsJeep75
18/08/2012, 23:54
Se essa já é invertida com certeza fica mais fácil a adaptação,quanto as fotos vou tirar depois eu coloco no forum.
ok valeu fico no aguardo das fotos
Paulo Leit
19/08/2012, 18:20
Segue as fotos:
Adaptação by Paulo Leit 365539 365540 365541
fmsJeep75
20/08/2012, 15:26
Segue as fotos:
Adaptação by Paulo Leit 365539 365540 365541
Caro Paulo, agradeço muito as fotos. Me esclareça mais uma coisa, como fez esta caixa caber aí? Mudou o suporte do amortecedor de lugar? teve que mexer com a posição do radiador? Teve que cortar a lata do paralamas? ou não precisou de nada disso? E quanto a coluna de direção, vc usou a original ou precisa mudar também? No aguardo. Obrigado mais uma vez.
Paulo Leit
20/08/2012, 20:02
Caro Paulo, agradeço muito as fotos. Me esclareça mais uma coisa, como fez esta caixa caber aí? Mudou o suporte do amortecedor de lugar? teve que mexer com a posição do radiador? Teve que cortar a lata do paralamas? ou não precisou de nada disso? E quanto a coluna de direção, vc usou a original ou precisa mudar também? No aguardo. Obrigado mais uma vez.
fmsjeep75,caro colega vamos lá as sua dúvidas:
O paralama é de fibra,só foi cortado um pouco embaixo e como uso coxins do motor do opala nos suportes da carroceria já ficou mais alto ,assim tive espaço para por a caixa.
O suporte do amortecedor permaneceu no mesmo lugar,só cortei a parte de dentro e reforcei a parte de fora. (isso para que a caixa ficar mais baixa e o pitmam não bater na travessa)
O radiador não foi mudado.
Quanto a coluna é da pampa(só a parte de cima ,embaixo foi feito de tubo para encaixar na caixa que que inverte a rotação)
Até mais;
Paulo Leit
20/08/2012, 20:12
Eu também adaptei uma caixa do ômega (se não me engano) dentro do cofre também,para um amigo ,só ela foi colocada inclinada,com o pitmam para trás.
Só que neste caso tem que usar duas cruzetas no eixo que vem da coluna da direção.
É mais uma sugestão.
fmsJeep75
21/08/2012, 10:44
Eu também adaptei uma caixa do ômega (se não me engano) dentro do cofre também,para um amigo ,só ela foi colocada inclinada,com o pitmam para trás.
Só que neste caso tem que usar duas cruzetas no eixo que vem da coluna da direção.
É mais uma sugestão.
Certo, mas se eu quiser utilizar a coluna original com qualquer destas caixas dentro do cofre vc acha que da certo? Ou seja sem precisar cortar o painel do jeep e mudar inclinação da coluna essas coisas?
fmsJeep75
21/08/2012, 10:50
fmsjeep75,caro colega vamos lá as sua dúvidas:
O paralama é de fibra,só foi cortado um pouco embaixo e como uso coxins do motor do opala nos suportes da carroceria já ficou mais alto ,assim tive espaço para por a caixa.
O suporte do amortecedor permaneceu no mesmo lugar,só cortei a parte de dentro e reforcei a parte de fora. (isso para que a caixa ficar mais baixa e o pitmam não bater na travessa)
O radiador não foi mudado.
Quanto a coluna é da pampa(só a parte de cima ,embaixo foi feito de tubo para encaixar na caixa que que inverte a rotação)
Até mais;
Ok!! obrigado pelos esclarecimentos não tinha visto antes. Obrigado.
Paulo Leit
21/08/2012, 20:17
Ok!! obrigado pelos esclarecimentos não tinha visto antes. Obrigado.
fmsJeep75, quanto a coluna vc tem que mexer,porque na original a saída fica muito baixo e vai forçar a cruzeta(ângulo muito fechado).
Abraço a todos do forum !
fmsJeep75
22/08/2012, 09:05
fmsJeep75, quanto a coluna vc tem que mexer,porque na original a saída fica muito baixo e vai forçar a cruzeta(ângulo muito fechado).
Abraço a todos do forum !
Ok!!! Não queria mexer na coluna, mas se não tem jeito, paciência...
Paulo leit.
Boa noite!
Nessa adaptaçao que vc fez tanto a do opala quanto a do ômega, quando se coloca o braço pitman voltado para trás o giro do volante fica trocado ou seja quando gira para esquerda vai para direita e se gira para direita vai para esquerda.:?
Como vc resolveu essa questão ?
Abraço!
Paulo acabei de ver aqui que vc havia respondido minha pergunta...
Mas umas fotinhas seria bão pra gente ver direitinho como funciona.
E se possível passar o esquema de montagem e que engrenagens vc usou para inverter.
Minha caixa é da S10 e gostaria muito que ficasse dentro do cofre.
Abraço!
Paulo Leit
27/08/2012, 20:17
Paulo acabei de ver aqui que vc havia respondido minha pergunta...
Mas umas fotinhas seria bão pra gente ver direitinho como funciona.
E se possível passar o esquema de montagem e que engrenagens vc usou para inverter.
Minha caixa é da S10 e gostaria muito que ficasse dentro do cofre.
Abraço!
linsmar boa noite;
Desculpa da demora , Hoje consegui ir tirar as fotos no jipe do meu amigo:
Caixa do omega, ela fica inclinada com o pitmam para trás366758366759366760,nesta adaptação é necessário usar duas cruzetas.
Abraço a todos.
linsmar boa noite;
Caixa do omega, ela fica inclinada com o pitmam para trás366758366759366760,nesta adaptação é necessário usar duas cruzetas.
Abraço a todos.
Grande Paulo, muito obrigado !!:concordo:...
Willão64
23/09/2012, 02:16
amigos do fórum.
Alguém sabe dizer se a caixa do opala é a mesma da F-1000?? Seria possível intalá-las dentro do cofre do motor??
Valeu
fmsJeep75
24/09/2012, 15:15
amigos do fórum.
Alguém sabe dizer se a caixa do opala é a mesma da F-1000?? Seria possível intalá-las dentro do cofre do motor??
Valeu
Amigo, não sei dizer se é a mesma da F1000, só sei que já vi duas do opala mecanicas instaladas dentro do cofre e ambas rodando já a vários anos em serviço pesado sem nunca terem dado problema algum. No meu caso vou instalar da mesma forma só que a minha é de maverick
gabrielrg
14/07/2016, 23:23
Amigo, não sei dizer se é a mesma da F1000, só sei que já vi duas do opala mecanicas instaladas dentro do cofre e ambas rodando já a vários anos em serviço pesado sem nunca terem dado problema algum. No meu caso vou instalar da mesma forma só que a minha é de maverick
Voce adaptou a caixaa da dodge? Tem fotos? Quais as impressoes?
Att,
squinzani
15/07/2016, 09:18
linsmar boa noite;
Abraço a todos.
Caro amigo Paulo, poderia tirar uma foto mais lateral dessa barra que liga ao pitman virando tudo para o lado que a barra vai mais perto dessa bolota do diferencial?
pq to pedindo isso.. to achando que sua barra ta batendo na bolota!
eu vou instalar a DH.. só que é caixa da S10.. mesma coisa que essa ai.. ai fiquei curioso pra ver se pega ou não.
e quanto perto passa.. se não pegar.
532765A Minha é do Dodge, está dentro do cofre, só tenho essa foto, se quiser providencio outras. Fica perfeito, funciona direitinho
Markto
gabrielrg
18/07/2016, 20:23
Nossa rapaz, eu quero mais fotos sim! To indo pra sampa em setembro e queria comprar uma caixa pra mim, mas preciso saber que peças precisam ser compradas para fazer a troca da caixa. É praticamente plug-and-play? Saca fora a caixa original e encaixa essa? Qualquer coisa manda pm ou manda whats 92 98262-8414. Abraços
Cara, não tem nada plug n'play. Tem que desmontar tudo e começar do zero. A caixa fica sentada sobre o chassis, e tem que fabricar um suporte pra ela. são 3 parafusos de 5/8 pra segurar ela. No meu caso, um Willys 58, a grade dianteira tem um tunel maior, leva o radiador mais pra tras, mais proximo do motor, no caso opala 4cc. Fica apertadinho mas fica muito bom. Funcionamento perfeito. Pics:532798532798532799