PDA

Ver Versão Completa : Band estalando

valeriano
31/07/2012, 09:31
Pessoal,

minha Band anda estalando pra kct. A princípio achei que fossem os calços indo pro saco, mas dei uma olhada rápida e não me pareceram muito gastos não.
Ela estala principalmente quando arranco, nas curvas e na buraqueira (nessa fica fazendo um barulhão, como se a porta traseira estivesse aberta).

Os pontos principais onde noto ela estalando são atrás do painel, atrás dos bancos dianteiros e perto da porta traseira.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Fband
31/07/2012, 09:33
Cheque as molas e jumelos e o suporte fixo das molas.
Na minha Band também tinha estralos e depois da troca dos jumelos acabou tudo !

Abraço

pauloalberto
31/07/2012, 10:15
Meu "pitaco": cardan e cruzetas ou os calços do silencioso.
tem barulhos que são horriveis de se achar.
a minha apareceu um zumbido(parecia algo arrastando) fiquei maluco procurando. No final era a molinha da roda livre que soltou. Desmontei tudo e remontei e acabou todo o barulho.

jipeirodesdepequeno
31/07/2012, 12:13
kkkkk
a minha começou um estralo tb, quando arranco ou no transito passando ou reduzindo a marcha (tira o pé da embreagem) da um "tec", os cardans foram revisados e balanceados estão ok, estive olhando calço de motor mas parecem bons, a impressão que dá é que vem da parte dianteira :parede::parede::parede:

valeriano
31/07/2012, 12:58
kkkkk
a minha começou um estralo tb, quando arranco ou no transito passando ou reduzindo a marcha (tira o pé da embreagem) da um "tec", os cardans foram revisados e balanceados estão ok, estive olhando calço de motor mas parecem bons, a impressão que dá é que vem da parte dianteira :parede::parede::parede:

O meu é porae também. Quando arranca dá um "tec" na dianteira. Principalmente se eu estiver arrancando em curva (retornos, etc).
Mas as vezes estala quando faço curva também. Bem menos que arrancando, mas estala.

rbata
31/07/2012, 13:20
Podem não ser os calços... mas sim os suporte dos calços de carroceria.

A minha tinha um suporte (traseira no parachoque) que estava quebrado... aí o meca soldou.

Para verificar ele enfiava uma barra de aço como um pé de cabra, fazendo alavanca, tentava levantar a carroceria em relação ao chassis. Vai testando um por um.

Mas podem ser muitas outras coisas tb, como o pessoal já sugeriu.

AlexandreStudart
05/08/2012, 23:35
O meu estava dando uns instalos como se fosse metal quebrando, e era, justamente em curvas e arranques. Todas às vezes que fazia eu parava para investigar mas não encontrava. Isso demorou um mês e derrepente aumentou, pensei que a suspensão traseira tivesse partido, mas foi o diferencial. Gastei R$860,00 de peças e 300 m.o, ainda bem que não quebrou a relação. O que deu uma encarecida nas peças foi o rolamento da roda, "jaque" tava desmontado aproveitou para trocar e custou R$180,00.
Espero que não seja o mesmo com vocês.
Abraço

Francisco Bicalho
06/08/2012, 14:37
Allan, sei que você olhou os calços, mas pode ser o suporte de metal dos mesmos. Olhe bem os suportes, especialmente dos calços embaixo das portas laterais, quando eles racham estala do jeito que você descreveu.

Agora é que eu reparei que o Rafael já tinha dado a mesma idéia. Se for isso, é só retirar os calços e dar um reforço de solda nas peças.

valeriano
06/08/2012, 14:53
Vou dar uma olhada nos calços.
Na parte de trás eu acho que é o forro do curvão que está soltando e tá fazendo um barulhão, mas ainda não tive tempo pra parar e olhar.
Na frente pode ser mola mesmo. Mas não custa olhar os calços...

Junior Toyota
06/08/2012, 17:18
Valeriano,
A minha começou assim a estalar em curvas e arrancadas era engrenagen satelite e planetaria quebrado um dente...
Verifiquei calços e ate trocquei as buchas do feixe de molas....
Faça um teste saindo em curva pois em reta a satelite não força e portanto não estala.....Se suspender a roda vai notar uns barulhos.....no meu foi i dif. traseiro que deu problema....

Abraço
Junior

valeriano
06/08/2012, 17:24
Valeriano,
A minha começou assim a estalar em curvas e arrancadas era engrenagen satelite e planetaria quebrado um dente...
Verifiquei calços e ate trocquei as buchas do feixe de molas....
Faça um teste saindo em curva pois em reta a satelite não força e portanto não estala.....Se suspender a roda vai notar uns barulhos.....no meu foi i dif. traseiro que deu problema....

Abraço
Junior

Será?
Eu revisei a caixa de marcha e o diferencial dianteiro todos em janeiro!
O eixo traseiro é novinho (troquei por um flutuante). Foi instalado em outubro do ano passado.

Junior Toyota
06/08/2012, 17:31
Então a minha começou assim tinha hora que não fazia barulho.....isso andando todo dia....ai começou a piorar que os estalos começaram a aumentar em quantidade e volume de som. ate o ponto de realmente ser preocupante o som........demorou a acreditar que seria isso.....
Mas é só um palpite....tomara que a sua seja algo mais simples....
Na epoca gastei 300,00 pçs e R$ 300,00 MO...

Abraço
Junior

Cesar Machado
11/08/2012, 20:34
Oi Allan.

Se ainda não descobriu, posso dar uma olhada pra vc.
Segunda-feira estou em casa, qualquer coisa, me liga.

Um abração

valeriano
11/08/2012, 22:37
Oi Allan.

Se ainda não descobriu, posso dar uma olhada pra vc.
Segunda-feira estou em casa, qualquer coisa, me liga.

Um abração

Quarta feira vou deixar no molas carioca pra fazer uma revisão. Tem umas trincas que precisam ser soldadas e buchas a trocar.
Se depois disso não parar de estalar, a gente dá uma olhada.

Cesar Machado
12/08/2012, 00:13
tranquilo...
um abração

pamphile
23/08/2012, 21:25
Não tinha, mas tem pouco tempo que começou a ter estalos quando faço curvas. Ainda não tenho conhecimento técnico para arriscar palpite, mas não tem nada haver com o feixe de molas com algo solto não? Pensei que tinha alguma relação com o desgaste irregular do lado de fora do pneu dianteiro direito...

Diegoab
23/08/2012, 21:35
a minha da estaloas vezes tbm, e n é nem estalo, é um TÁAH mesmo, bem alto ¬¬ acontece de vez enquando quando em faço uma curva muito fechada (acontece mais quando os pneus estão vazios)... o que será? da impressão que vem da parte dianteira esquerda.... será que é algum braço axial ou então as molas???

Diegoab
23/08/2012, 21:41
Não tinha, mas tem pouco tempo que começou a ter estalos quando faço curvas. Ainda não tenho conhecimento técnico para arriscar palpite, mas não tem nada haver com o feixe de molas com algo solto não? Pensei que tinha alguma relação com o desgaste irregular do lado de fora do pneu dianteiro direito...

a minha band tah com o mesmo estalo, mas só acontece as vezes... eu juro, que quando da o estalo eu tremo na base e fico com medo dela desmontar toda!
onde que fixa esses calços ?????

João Eduardo
24/08/2012, 06:21
Bem, para não ficar para traz, a Bandida fazia um barulho por debaixo do meu pé. Parecia um chicoteamento de algum cabo na carroceria e era alto. Amarrei o cabo do velocímetro mas nada adiantou. Como a carroceria é de fibra e ela tem uma proteção acústica, não tenho, visualmente, acesso à fibra para saber se estava trincada, o que imaginava ser.

Após 01 ano descobri: As arruelas dos calços da carroceria eram grandes e elas pegavam nas paredes dos suportes, após trocá-las tudo resolveu.

Fband
24/08/2012, 08:40
a minha da estaloas vezes tbm, e n é nem estalo, é um TÁAH mesmo, bem alto ¬¬ acontece de vez enquando quando em faço uma curva muito fechada (acontece mais quando os pneus estão vazios)... o que será? da impressão que vem da parte dianteira esquerda.... será que é algum braço axial ou então as molas???

Diego, antes de trocar os jumelos da minha Band dava tudo que é tipo de estralos !
Desde "treck treck treck" até alguns estupidos "TÁAH" como acontece com você ! kkkk

Abraço

Diegoab
24/08/2012, 08:46
o mecanico falou que a buchado jumelo da minha band tah zuada mesmo... será q é isso?

pamphile
24/08/2012, 12:46
Vou verificar... mas alguém mais não sabe o que é jumelo rsrsrsr vou pesquisar no google...rsrrsr

jipeirodesdepequeno
24/08/2012, 13:29

O mais provavel no seu caso é a bucha do jumelo, ao fazer a curva o pino do jumelo corre lateralmente até bater nos cantos e dar aquele estralo, só ver se não está gasto a bucha do jumelo
[]'s

jipeirodesdepequeno
24/08/2012, 13:37
Vou verificar... mas alguém mais não sabe o que é jumelo rsrsrsr vou pesquisar no google...rsrrsr
as buchas funcionam como "arruelas"
nas 4 setas são as buchas que fazem com que o jumelo não fique correndo pro lados conforme o veiculo torce o feixe de mola (2 linhas horizontais)
366257

pamphile
27/08/2012, 17:16
Verifiquei superficialmente o meu carro. O que encontrei é um desgaste em algo que eu acreditava ser a tal junta do jumelo. Ainda não sei se esse desgaste tem alguma coisa haver com o local que eu acredito que seja. Vou add a foto que encontrei na internet, tem uma propaganda de empresa, espero que o empresário entenda que é para o aprendizado, não estou comercializando nada.
Alterei a foto indicando aonde tem desgaste. Lembrando que não sou mecânico. Mas quero muito montar um local especializado para MEXER em toyota band...anexo foto alterada

pamphile
27/08/2012, 17:18
366737
Verifiquei superficialmente o meu carro. O que encontrei é um desgaste em algo que eu acreditava ser a tal junta do jumelo. Ainda não sei se esse desgaste tem alguma coisa haver com o local que eu acredito que seja. Vou add a foto que encontrei na internet, tem uma propaganda de empresa, espero que o empresário entenda que é para o aprendizado, não estou comercializando nada.
Alterei a foto indicando aonde tem desgaste. Lembrando que não sou mecânico. Mas quero muito montar um local especializado para MEXER em toyota band...anexo foto alterada itens em vermelho

edwint
03/09/2012, 09:35
geralmente estes estalos sao causados por trincas, seja na lataria ou no chassi, vale a pena dar um confere e corrigilos rapidinho,p/ nao ir almentando.