PDA

Ver Versão Completa : Jumelo Alto x Jumelo Original

Bruno cf
30/07/2012, 20:22
All,

Quando comprei minha band estava com jumelos originais e optei por trocar para o alto, porem isso fazem 8 anos não lembro se teve mudança no curso de suspensão.
Agora uma duvida me persegue: estou SPOAndo minha band, mas não preciso mais de tanta altura, gostaria de voltar para os jumelos originais.
Eis a questão jumelo original tira, aumenta ou fica o mesmo curso de suspensão em relação ao jumelo alto?

Obrigado a todos desde já...

Guiga Tostes
30/07/2012, 21:41
All,

Quando comprei minha band estava com jumelos originais e optei por trocar para o alto, porem isso fazem 8 anos não lembro se teve mudança no curso de suspensão.
Agora uma duvida me persegue: estou SPOAndo minha band, mas não preciso mais de tanta altura, gostaria de voltar para os jumelos originais.
Eis a questão jumelo original tira, aumenta ou fica o mesmo curso de suspensão em relação ao jumelo alto?
Obrigado a todos desde já...

Fala Bruno, tudo bem?

O tamanho do jumelo não altera significativamente o curso da suspensão, na verdade os jumelos altos são usados para fazer um pequeno lift na suspa...e são mais bem vindos na traseira do que na dianteira por alguns motivos: na dianteira aumentam a alavanca nos suportes das molas o que pode levar a trincas no chassi/solda do suporte, alteram o caster e precisam de cunhas entre o eixo(dianteiro) e feixe de mola para corrigir essa geometria e manter a dirigibilidade/estabilidade original e para uso offroad o jumelo alto reduz o angulo de ataque.

Para a configuração SPOA que vc está planejando o ideal são os jumelos pequenos ou originais, pois as medidas se adequam melhor a nova proposta da suspa e como um grande lift será proporcionado pelas molas agora sobre o eixo não havendo necessidade de jumelos grandes...ah e agora os feixes de mola quando em repouso deverão estar praticamente planos e não arqueados como na suspa original.

Considere tb agora para a suspa SPOA o uso de jumelos revolver e/ou articulados, estes sim lhe proporcionarão uma ganho de curso na suspensão ainda maior nesta configuração....lembre-se tb de que precisará de amortecedores mais longos e de verificar o comprimento dos flexiveis dos freios e se o comprimento dos cardãs(principalmente o dianteiro) darão conta do novo curso da suspensão quando a suspa estiver toda "aberta".

Abrs e depois posta fotos da Band Spoada!

jipeirodesdepequeno
31/07/2012, 12:16
Guiga, na traseira não tem problema de por jumelo maior? na dianteira já tinha ouvido falar sobre forçar a ponta do chassis/trinca por isso não quero botar
penso em dar uma leve arqueada na mola e na traseira só colocar um jumelo maior pra acomodar bem os 33"
[]'s

Bruno cf
31/07/2012, 14:52
Fala Bruno, tudo bem?

O tamanho do jumelo não altera significativamente o curso da suspensão, na verdade os jumelos altos são usados para fazer um pequeno lift na suspa...e são mais bem vindos na traseira do que na dianteira por alguns motivos: na dianteira aumentam a alavanca nos suportes das molas o que pode levar a trincas no chassi/solda do suporte, alteram o caster e precisam de cunhas entre o eixo(dianteiro) e feixe de mola para corrigir essa geometria e manter a dirigibilidade/estabilidade original e para uso offroad o jumelo alto reduz o angulo de ataque.

Para a configuração SPOA que vc está planejando o ideal são os jumelos pequenos ou originais, pois as medidas se adequam melhor a nova proposta da suspa e como um grande lift será proporcionado pelas molas agora sobre o eixo não havendo necessidade de jumelos grandes...ah e agora os feixes de mola quando em repouso deverão estar praticamente planos e não arqueados como na suspa original.

Considere tb agora para a suspa SPOA o uso de jumelos revolver e/ou articulados, estes sim lhe proporcionarão uma ganho de curso na suspensão ainda maior nesta configuração....lembre-se tb de que precisará de amortecedores mais longos e de verificar o comprimento dos flexiveis dos freios e se o comprimento dos cardãs(principalmente o dianteiro) darão conta do novo curso da suspensão quando a suspa estiver toda "aberta".

Abrs e depois posta fotos da Band Spoada!

Muito obrigado pelas dicas. Pode deixar que depois do serviço pronto colocarei as fotos.
Outra duvida que você falou é sobre os jumelos articulados, uso a band no dia a dia tambem, eles não poderia articular em uma curva abrindo mais a suspensão e podendo ocorrer um capotamento?

Abçs

Bruno cf
31/07/2012, 14:55
Guiga, na traseira não tem problema de por jumelo maior? na dianteira já tinha ouvido falar sobre forçar a ponta do chassis/trinca por isso não quero botar
penso em dar uma leve arqueada na mola e na traseira só colocar um jumelo maior pra acomodar bem os 33"
[]'s

Ja estou a mais de 5 anos com os 2 pares de jumelos altos e até hoje nada aconteceu, dirigibilidade e estabilidade são exelente, a unica coisa que fiz foi trocar de posição os jumelos dianteiros, como o do Cj5, ganhando angulo de entrada e não grudando eles no facão.

E não se esqueça que arqueando você perde curso de suspensão, minha opinião é jogar logo para cima do eixo. É dinheiro gasto somente uma vez.

Abçs

OliveiraDf
31/07/2012, 22:25
Bruno e amigos, se eu colocar os jumelos mais altos atras para melhorar a estética, vai mudar alguma coisa no conforto, fica mais dura, pula mais? estou arrumando minha Band para uso na cidade e passeios em trilhas bem leve.

jipeirodesdepequeno
31/07/2012, 22:46
tem gente que diz que fica mais dura ainda mais se arquear muito a mola
Bruno a sua band usa 33" ou 35" vc teve que mexer nos calços de carroceria tambem?
[]'s

Bruno cf
01/08/2012, 10:51
Bruno e amigos, se eu colocar os jumelos mais altos atras para melhorar a estética, vai mudar alguma coisa no conforto, fica mais dura, pula mais? estou arrumando minha Band para uso na cidade e passeios em trilhas bem leve.

Oliveira, em meu gosto acho feio esteticamente só colocar o jumelo alto, fica com a frente baixa e a traseira alta. Gosto do jipe alinhado. Mas a mudança de jumelo é insignificante.

Bruno cf
01/08/2012, 10:57
tem gente que diz que fica mais dura ainda mais se arquear muito a mola
Bruno a sua band usa 33" ou 35" vc teve que mexer nos calços de carroceria tambem?
[]'s

Amigo quando coloquei os 33x12.5 R 16 tive que colocar um calço no batente traseiro e alargador de roda. Atualmenete estou com calço de 4' e estou spoando ela, assim vou jogar os 35' da 3kpneus.

junior888
01/08/2012, 18:34
Minha Band é SPOA, se tiver alguma duvida, pode me pedir...

Guiga Tostes
01/08/2012, 23:23
[]'s

Jipeiro,

conforme os amigos falaram, na traseira não há problema, usei jumelos altos na medida padrão a venda no mercado (14-15cm de distancia entre os furos de fixação) por anos e o conforto sempre foi "normal" para uma Band. Agora se usar um jumelo muito grande ou maior do que as medidas acima, além de deixar a traseira mais alta que a dianteira pode sim ficar mais dura e desgastar as buchas mais rapidamente devido ao mesmo problema de alavanca gerado na dianteira.

Muito obrigado pelas dicas. Pode deixar que depois do serviço pronto colocarei as fotos.
Outra duvida que você falou é sobre os jumelos articulados, uso a band no dia a dia tambem, eles não poderia articular em uma curva abrindo mais a suspensão e podendo ocorrer um capotamento?
Abçs

Fala Bruno,

atualmente os jumelos articulados ou revolver vendidos em lojas especializadas já vem com trava para garantir que não abram em uso on-road...porém, vale considerar que os jumelos articulados/revolver abrem por gravidade ou seja, para abrirem é preciso que os pneus não estejam apoiados no solo...por isso em erosões os jumelos abrem e articulam junto com a suspensão em busca do solo para contato. Com isso, no uso cotidiano ou asfalto, se conseguir "deitar/inclinar" o jipe o suficiente em uma curva para que os jumelos abram...pode ter certeza que já capotou antes mesmo de abrir o que tb aconteceria com o jumelo normal.

Eu uso jumelos revolver na traseira e os meus são da safra antiga(sem travas), já testei bastante, pois tinha o mesmo medo que vc e nunca tive problemas, não abrem no asfalto mesmo em curvas.

Qualquer coisa é só chamar!

Abraço

OliveiraDf
02/08/2012, 19:27
Junior888, Band SPOA muda muito a estabilidade, como fica a fixação dos amortecedores, e no eixo dianteiro quais as alterações.

Obrigado!

junior888
02/08/2012, 19:33
Junior888, Band SPOA muda muito a estabilidade, como fica a fixação dos amortecedores, e no eixo dianteiro quais as alterações.

Obrigado!
Posso te adiantar que a estabilidade muda um pouco, ela fica um pouco mais passarinheira, mas pouca coisa. Quanto as alterações no eixo dianteiro e na fixação dos amortecedores, amanha eu posto umas fotos pra você ver melhor.

OliveiraDf
02/08/2012, 19:46
Valeu Junior, fico no aguardo.

Glauco mendes
02/08/2012, 20:51
Pessoal na minha eu também uso jumelos maiores e até hoje ñ tive problemas com trincas, agora mandei cortar uns jumelos com um certo grau para tentar deixar a band um pouco mais macia, pois com o angulo do corte fará eles trabalharem mais deitados ajudando no molejo ( eu acho ) ainda ñ instalei para ver como fica...... fotos abaixo..

362347362348

OliveiraDf
02/08/2012, 21:19
GLAUCO, ficou muito bom, acredito que vai trabalhar melhor com este angulo, quando instalar posta as impressões. Você usa jumelos altos na frente e atras?

Glauco mendes
03/08/2012, 10:40
GLAUCO, ficou muito bom, acredito que vai trabalhar melhor com este angulo, quando instalar posta as impressões. Você usa jumelos altos na frente e atras?

Blz Oliveira assim que instalar seu passo os detalhes de como ficou, na minha eu uso jumelos altos na frente a atraz da band....

Abs...

junior888
03/08/2012, 11:20
Seguem as fotos362461362462362463

OliveiraDf
03/08/2012, 12:37
Junior, foi feita uma chapa e soldado na base do grampo, estas barras são estabilizadoras? Gostei muito do serviço, esto querendo fazer na minha band longa, se você puder me dar mais umas informações sobre as alterações no eixo dianteiro, como os ajustes na direção. Obrigado Abraço!

Guiga Tostes
03/08/2012, 15:41
Pessoal na minha eu também uso jumelos maiores e até hoje ñ tive problemas com trincas, agora mandei cortar uns jumelos com um certo grau para tentar deixar a band um pouco mais macia, pois com o angulo do corte fará eles trabalharem mais deitados ajudando no molejo ( eu acho ) ainda ñ instalei para ver como fica...... fotos abaixo..

Grande Glauco!

Muito bacana a proposta vais usar a mesma medida na dianteira e traseira, qual a medida/distancia entre os furos?

Gostei da idéia para usar na dianteira...e caso vc aprove vou encomendar um com vc! Ah...os pinos com graxeiros tb ficaram show, vão usar buchas de bronze?

Abraço

Glauco mendes
03/08/2012, 16:23
Grande Glauco!

Muito bacana a proposta vais usar a mesma medida na dianteira e traseira, qual a medida/distancia entre os furos?

Gostei da idéia para usar na dianteira...e caso vc aprove vou encomendar um com vc! Ah...os pinos com graxeiros tb ficaram show, vão usar buchas de bronze?

Abraço

Fala Guiga como vai o amigo? meu velho os jumelos tem mesma medida tanto na dianteira como na trazeira, eles ficaram com 16cm de furo a furo, atualmente eu já uso os pinos com graxeira na mesma medida, nas fotos ñ aparece mas tem 02 furos um para cada bucha, com buchas de nylon e a meu ver ficou muito bom, a idéia das de bronze ñ esta descartada mas ainda ñ consegui ver o custo já que quero colocar também nos suportes fixos, com relação as jumelos assim que eu tiver uma posição eu posto aqui e claro se ficar o esperado eu ainda tenho o gabarito e alguém para cortar.......

Abs.....

Guiga Tostes
04/08/2012, 17:24
Fala Guiga como vai o amigo? meu velho os jumelos tem mesma medida tanto na dianteira como na trazeira, eles ficaram com 16cm de furo a furo, atualmente eu já uso os pinos com graxeira na mesma medida, nas fotos ñ aparece mas tem 02 furos um para cada bucha, com buchas de nylon e a meu ver ficou muito bom, a idéia das de bronze ñ esta descartada mas ainda ñ consegui ver o custo já que quero colocar também nos suportes fixos, com relação as jumelos assim que eu tiver uma posição eu posto aqui e claro se ficar o esperado eu ainda tenho o gabarito e alguém para cortar.......

Abs.....

Valeu Glauco!

Eles são bem grandes, com 16cm(quase 10cm a mais que os originais) entre os furos, como ficou na dianteira quanto a dirigibilidade, vc usou cunhas para corrigir o caster?

Dizem que as cunhas do caminhão 608 geralmente resolvem na Band.

Abrs

Glauco mendes
05/08/2012, 15:35
Valeu Glauco!

Eles são bem grandes, com 16cm(quase 10cm a mais que os originais) entre os furos, como ficou na dianteira quanto a dirigibilidade, vc usou cunhas para corrigir o caster?

Dizem que as cunhas do caminhão 608 geralmente resolvem na Band.

Abrs

Guiga atualmente uso uns jumelos com 12cm de comprimento, os novos vão ser com 16cm, a dirigibilidade ficou a mesma mas estou usando as cunhas do MB 608 para corrigir o caster....

Abs..

Guiga Tostes
05/08/2012, 19:48
Guiga atualmente uso uns jumelos com 12cm de comprimento, os novos vão ser com 16cm, a dirigibilidade ficou a mesma mas estou usando as cunhas do MB 608 para corrigir o caster....

Abs..

Valeu pela informação Glauco!

Tirei as medidas aqui e atualmente uso na traseira jumelo revolver com 12cm(fechado) e na dianteira o original com 7cm...acho que vou partir para os revolver de 12cm na dianteira tb + cunha do 608 ai fica zerado e terei articulação suficiente para abrir por completo os amortecedores de curso maior tb na dianteira.

Pois se partir para 16cm na dianteira teria que sacar os revolver da traseira...mas se fizer isso perco curso... :parede:

Valeu pela ajuda :concordo:

Abraço

Glauco mendes
05/08/2012, 20:38
Valeu pela informação Glauco!

Tirei as medidas aqui e atualmente uso na traseira jumelo revolver com 12cm(fechado) e na dianteira o original com 7cm...acho que vou partir para os revolver de 12cm na dianteira tb + cunha do 608 ai fica zerado e terei articulação suficiente para abrir por completo os amortecedores de curso maior tb na dianteira.

Pois se partir para 16cm na dianteira teria que sacar os revolver da traseira...mas se fizer isso perco curso... :parede:

Valeu pela ajuda :concordo:

Abraço

E isso ai Guiga, se vc precisar me avisa que mando as cunhas para ti, assim que estiver com o s jumelos instalados na dianteira mande fotos....

Abs....

JPX97
05/08/2012, 21:31
Desviando um pouquinho o assunto, vou precisar mexer nos meus feixes de molas trazeiros da minha Band cabine dupla que devido ao desgaste pelo tempo de uso já está visivel. Ela está confortavel e tenho medo de mexer e ela ficar dura demais, devido a arqueamento e molas novas. Lembrando que não pretendo usar como veículo de carga, quantas molas devo deixar de cada lado, considerando que as 2 maiores comprarei novas? obrigado!

Glauco mendes
05/08/2012, 21:54
JP a principio a minha vai ficar com 05 molas e com fitas de nylon entre as laminas, caso ñ me agrade vou sacar mais uma fora deixando com 04 laminas, isso na Band longa, ñ sei quanto a CD....

JPX97
05/08/2012, 23:29
Glauco, essas fitas de nylon nunca ouvi falar. são encontradas em qualquer posto de molas? obrigado

OliveiraDf
05/08/2012, 23:43
Aproveitando também, minha Band longa está torta para o lado esquerdo, não é os coxim da carroceria, acredito ser a suspensão, o que fazer, mando arquear todas para ficar tudo igual?

Glauco mendes
06/08/2012, 10:31
Glauco, essas fitas de nylon nunca ouvi falar. são encontradas em qualquer posto de molas? obrigado

Sim JP as Laminas são facil de achar elas são originais do fiat uno.

Glauco mendes
06/08/2012, 10:34
Aproveitando também, minha Band longa está torta para o lado esquerdo, não é os coxim da carroceria, acredito ser a suspensão, o que fazer, mando arquear todas para ficar tudo igual?

Oliveira dá uma olhada para ver se ñ tem bucha ruim nos jumelos ou mola quebrada, caso ñ mande arquear os feixes, vc já fez este tipo de serviço suas molas são muito antigas?

OliveiraDf
06/08/2012, 13:06
Glauco, acredito que as molas são as originais da minha Band ano 79, ja troquei todas as buchas, nunca fiz arqueamento, a diferênça está de mais de 3 dedos.
Obrigado!

Bruno cf
07/08/2012, 17:50
Seguem as fotos362461362462362463

junior, show de bola sua band, teria como mandar mais fotos do trabalho feito? Gostaria de manter a mesma ideia na minha.
Quais amortecedores que vc usou?

Abçs

elvis
03/10/2012, 19:33
Glauco, acredito que as molas são as originais da minha Band ano 79, ja troquei todas as buchas, nunca fiz arqueamento, a diferênça está de mais de 3 dedos.
Obrigado! Oliveira! sUA MOLA "MESTRE" DEVE ESTAR cansada, a opção mais barata é adicionar uma mola nova ao feixe,uma contra mestre(segunda mola) Ou o opção correta substituir a mola mestre,

OliveiraDf
04/10/2012, 07:59
Elvis, vou verificar isso, tenho trocar também o pino de centro ele está bem torto. Obrigado pela dica.

guilhermeabreu
07/10/2012, 00:58
JP a principio a minha vai ficar com 05 molas e com fitas de nylon entre as laminas, caso ñ me agrade vou sacar mais uma fora deixando com 04 laminas, isso na Band longa, ñ sei quanto a CD....

GLAUCO MENDES

Vc vai ficar satisfeito , acho que fui eu que comecei com estas fitas plásticas do FIAT UNO e coloquei aqui no forum para todos , na minha EX-BAND coloquei 5 molas no feixe traseiro esquerdo e 6 molas no feixe traseiro direito E NUNCA MAIS TIVE MINHA BAND COM BUNDA ARREADA E O LADO DIREITO MAIS ARREADO e esta 6ª mola foi de espessura mais fina mas de mesma largura .

Na época comprei 6 jogos de fita plástica do feixe de molas do UNO e distribuí entre as molas dos 4 feixes e minha BAND andava macia como uma luva de pelica , lembrando que troquei os jumelos pelo do caminhão 1313 ou 1113 não me lembro direito , minha BAND ERA UM LUXO SÓ E MUITO CONFORTÁVEL .

Glauco , se vc fizer isto NÃO VAI SE ARREPENDER , ou melhor vai se arrepender sim , mas de não ter feito a mais tempo .

guilhermeabreu
07/10/2012, 01:01

OLIVEIRADF

É que vc tem que colocar mais uma mola do lado traseiro direito , vc coloca uma mola de espessura mais fina do que as outras , coloca 5 molas do lado esquerdo e 6 molas do lado direito e nunca mais terá problema de o lado direito ficar mais arreado .

LEMBRANDO DE COLOCAR AS FITAS PLÁSTICAS DOS FEIXES DE MOLA DO UNO , CUSTA EM TORNO DE R$45,00 cada jogo destas fitas e vc vai gastar 6 jogos .

Glauco mendes
07/10/2012, 09:19
GLAUCO MENDES

Vc vai ficar satisfeito , acho que fui eu que comecei com estas fitas plásticas do FIAT UNO e coloquei aqui no forum para todos , na minha EX-BAND coloquei 5 molas no feixe traseiro esquerdo e 6 molas no feixe traseiro direito E NUNCA MAIS TIVE MINHA BAND COM BUNDA ARREADA E O LADO DIREITO MAIS ARREADO e esta 6ª mola foi de espessura mais fina mas de mesma largura .

Na época comprei 6 jogos de fita plástica do feixe de molas do UNO e distribuí entre as molas dos 4 feixes e minha BAND andava macia como uma luva de pelica , lembrando que troquei os jumelos pelo do caminhão 1313 ou 1113 não me lembro direito , minha BAND ERA UM LUXO SÓ E MUITO CONFORTÁVEL .

Glauco , se vc fizer isto NÃO VAI SE ARREPENDER , ou melhor vai se arrepender sim , mas de não ter feito a mais tempo .

Show de bola Guilherme esta é a minha intenção, assim que der eu vou instalar feixes novos já com as fitas e jumelos altos... valeu pela dica...

Abs..

edwint
29/10/2012, 19:12
vou começar a espoar a minha!

Dimasi
30/10/2012, 06:09
Opa
Vai postando o trampo :curtir:

hercilio.neto
30/10/2012, 19:31

362347362348

Glauco,
Voce tem fotos dos jumelos instalados?
Não sei não, mas acho que o formato dos jumelos não interferem na sua inclinação. A inclinação só muda em função da distancia entre os pinos. Ou seja, quanto maior essa distancia, mantidos o tamanho da mola mestra e as posições de fixação no chassi, mais em pé ficarão os jumelos.
Mesmo assim, deve ter ficado com um visual bem bacana.

advocaciamartins
05/11/2012, 19:38
Amigos, uma dúvida de um colega novato com Bands:

As molas traseiras da minha Band curta estão arriadas e recentemente fui em um especialista (?) em molas trocar uma lâmina da minha Dakota. Conversei com ele sobre bater as molas da minha Band e ele sugeriu trocar as lâminas por outras usadas e mais resistentes que ele tem. Disse que troca muita lâmina quebrada de veículos de carga e sugeriu cortar algumas dessas lâminas e substituir pelas lâminas originais da Band. Disse que ficariam mais resistentes que as originais. Isso procede? implica em estabilidade ou dirigibilidade?

agradeço pela cooperação

Dimasi
05/11/2012, 19:58
Pode ficar muito duro e quicar p kct. Experimenta trocar a contra mestra por uma um pouco ( bem pouco ) mais espessa e ver como fica, e por aí vai.

hercilio.neto
06/11/2012, 01:08
Amigos, uma dúvida de um colega novato com Bands:

As molas traseiras da minha Band curta estão arriadas e recentemente fui em um especialista (?) em molas trocar uma lâmina da minha Dakota. Conversei com ele sobre bater as molas da minha Band e ele sugeriu trocar as lâminas por outras usadas e mais resistentes que ele tem. Disse que troca muita lâmina quebrada de veículos de carga e sugeriu cortar algumas dessas lâminas e substituir pelas lâminas originais da Band. Disse que ficariam mais resistentes que as originais. Isso procede? implica em estabilidade ou dirigibilidade?

agradeço pela cooperação

Olá Gilberto.
Tá sumido do Fórum. Como que está a Band, adaptou as portas?
Sobre as molas, fala com o Sr. Ademir da "Molas OK". Fica no balão do Tavares. Ele vai solucionar o problema.
Um abraço.

advocaciamartins
06/11/2012, 17:50
Olá meu caro amigo Hercílio,

A reforma ainda não acabou. Quando entrei na mecânica descobri que o motor tinha enferrujado por dentro depois de tanto tempo parado e como resultado acabei comprando outro motor, desta vez um mais moderno.

Está quase no fim. No momento está na oficina instalando os freios à disco, trocando a caixa de direção, alguns rolamentos e instalando um jogo de jumelo na roda traseira. Coloquei pneu 33" com alargadores e na traseira ficou muito perto dos paralamas, uns 4 dedos somente. Então optei por colocar os jumelos na traseira e manter a altura na dianteira pois acho que já está bom na dianteira. Janelas já compradas e instaladas, assim como os bancos.

Fiquei mesmo na dúvida das molas. Quando bati as molas da Dakota fiz o serviço com o Ademir mas pensei que ele tinha fechado a loja do trevo. Recentemente quebrou uma lâmina das que foram batidas e por isso surge a dúvida: bater as molas pode diminuir a resistência do material e levar à quebra como ocorreu com a minha Dakota? considerando que sim, então seria melhor trocar a lâmina por outra de maior espessura. Então vamos ver o que o pessoal da comunidade acha da questão de bater as molas e perder a resistência do material, afinal é um item de segurança na viatura.

Um grande abraço