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Ver Versão Completa : Freio de mão!!!



Américo
30/10/2003, 08:53
Olá companheiros, o problema é o seguinte: Estou sem nada de freio de mão, mas nada mesmo, nem se quer um cabo. E pelo visto o freio era no cardã que também não tem nenhum vestígio, mas presumo pois é um CJ-5 1959. Agora a questão, que material será necessário pra instalar o freio de mão desde o puxador até as lonas. :wink: :wink:
1- Que puxador de carro pode ser adaptado :?: :?:
2- Quais cabos devem ser comprados (nomear) :?: :?:
3- Suportes pra prender os cabos e peças necessárias a instalação(nomear) :?: :?:
4- Sapatas e panela das rodas (que tipo e medidas) :?: :?:

OBS: Nas rodas traseiras não tem se quer aquele furo por onde passa o cabo que puxa as sapatas e consecutivamente as sapatas devem ser diferentes.

Por favor alguém pode me relacionar que material preciso comprar? :cry:

Muito obrigado

Américo :oops: :oops:

Marcio Vargas
30/10/2003, 09:34
ALLzão!!!

Aproveitando a pergunta do amigo, vou colocar outra duvida sobre o freio de mão. O Porcão já veio de "loja" sem freio de mão,,, agora cansei de ter que carregar pedras dentro pra calçar o danado!!! :lol: :lol: :lol:
Já sei como fazer as ligações, já esta tudo esquematizado, só tem um pequeno porém: O cabo vai ficar muito baixo, vai enrroscar em qualquer capim mais alto que eu passar. Ou a istalação é forte e aguenta os puxoes? Ou existe algum outro meio de colocar o freio de mão?

[]'s aquardando opinião dos amigos para nossas duvidas

Américo
30/10/2003, 10:27
Caro Márcio Varga tudo bem?
Já que tens tudo comprado e só falta instalar, me manda a relação do material que vou precisar, pois não tenho nada comprado ainda. E estou com dúvidas do que vou precisar e lembre-se desde o puxador até as lonas.

Aguardo a relação se não for encômodo.

Marcio Vargas
30/10/2003, 10:35
Opa!!!

O que eu tenho é a alavanca, que fica a esquerda da perna esquerda do motorista em baixo do painel, tem os supertes do cabo na parte inferior do jeep... junto ao suporte do feixe de molas, as panelas traseiras estão prontas para receber o cabo... Já comprei ele assim, só falta passar o cabo. Segundo o meu mecanico o antigo dono deve ter perdido o cabo em uma trilha e não colocou mais. :D
É justamente esse meu medo, colocar o cabo e perde-lo em uma trilha tb, por isso que saber se existe outras opçoes de istalação.
As peças que tenho já vieram com o jeep... Dentro das rodas nem sei o que tem, se tá completo ou não... Vou dar uma passada no mecanico hj de noite e ver com ele, uma vez ele abrio, deve saber o que tem lá.

No mais ainda fiko no aquardo de ideias!!! Giovane?? Walter e demais!!! onde estão vc's...

[]'s esperando ter ajudado um pouco

Ian Moreira
30/10/2003, 11:03
Gente!, estou vendo vocês perguntarem sobre como colocar freio de mão e etc.., mas me veio uma lembrança, me desseram várias vezes que colocar freio de mão nõa fica muito legal porquê são mais cabos para se enroscar nos gravetos,barro e etc... .
No meu ponto de vista eu concordo :) e faço outra pergunta para quê serve freio de mão em um Jeep :?: :?:
Aceito críticas e sujestões, para ver se eu coloco no meu, ou vendo o puchador(no meu tem)

Ian Moreira
JEEP LARANJÃO

Marcio Vargas
30/10/2003, 11:35
Opa!!!
Não sei quanto aos outros amigos, mas o jeep é meu unico carro, para trabalho, faculdade, passear com a patroa, viajar e é claro, muitas trilhas. Como moro na serra gaucha ( leia-se: cidade sem uma rua reta, só ladeiras) o freio de mão esta fazendo falta. Tem lugares na rua onde estaciono que não da pra confiar só na caixa,, um freio de mão sempre ajuda e da mais segurança. Como o amigo falow, meu receio é só de que na primeura trilha um galhinho qualker arranque fora o cabo.

[]'s ainda aquardando ideias de adaptaçoes.

Emerson de Oliveira
30/10/2003, 12:38
Pessoal,

Também não tenho freio de mão no meu Jeep mas já o deixei em ruas bastante inclinadas, a única coisa que eu faço é engatar a tração e a reduzida e deixar em primeira marcha. Imagino que seja bastante seguro, mas vamos esperar a manifestação dos especialistas.

Não coloco freio de mão justamente pelo fato de o cabo poder engatar em alguma coisa pela trilha.

[]'s esperando que o Jeep não saia por aí sozinho... :)
Emerson.

Danniel Pizatto
30/10/2003, 13:34
Pessoal, na F-250 uma parte do cabo vai dentro de uma mangueira, a partir da metade do chassis.. No momento ela não tá aqui pra eu tirar umas fotos..

Acho que se passar os cabos bem rentes à carroceria e aos eixos não vejo como enroscar...

Outra sugestão: tem um espaço entre o tanque e o assoalho do banco do passageiro, dá pra colocar uma alavanca de uno ou coisa parecida ali... pelo menos pretendo fazer assim..


Aproveitando.. É so a pinça traseira do Kadett que já aceita o freio de mão ou existe outra, para os casos de freio a disco??

Fabio Buoso
30/10/2003, 13:37
All

Tbm estou sem freio de mão no jipão :( e estava com umas idéias meio doidas...já q meu jipe está como o do Américo (sem nenhuma peça relacionada ao freio de mão) estava pensando em adaptar uma alavanca de carro, colocá-la atrás das alavancas de câmbio, como em carros de passeio.
Alguém de vcs tem ou conhece alguém que tenha feito esse tipo de adaptação no freio de mão? Será q isso é possível??

Agradeço qqer informação

mattheus
30/10/2003, 13:42
Fala aí Américo,

Foi como o Emerson falou, freio de mão em jipe é perfeitamente dispensável, a não ser que você esteja tendo dificuldade em pilotá-lo 8) (brincadeira). E depois que você traçou e reduziu a criança, não tem força da gravidade que tire ele do lugar :shock:

E foi como foi dito, pois os cabos do freio de mão original fica bem abaixo do chassis, e consequentemente mais vulnerável a enroscos de todo e qualquer tipo, e uma ciosa te falo, você não vai querer saber o que acontece quando essa bos... enroscam no meio da trilha (prejuízo na certa :twisted: )

Uma opção é você usar o sistema de freio de mão de veículos modernos (gol, tempra, Kadett, etc.), que é colocado entre os bancos dianteiros, pois mesmo não tendo discos na traseira, você consegue utilizar a alvanca e cabos dos modernos, com o sistema de tambor original, e os cabos não ficam tão baixos assim, pois ficam bem menores que os originais.

[]´s

Mattheus

Ian Moreira
30/10/2003, 14:29
É eu acho que é besteira mesmo :) , eu vou é vender o meu puchador mesmo´, alguém se habilita :?: quanto vale :?:

Ian Moreira
JEEP 71 LARANJÃO

andretomasi
30/10/2003, 15:32
Fábio,

Dá pra fazer sim, no meu optamos pela alavanca do freio de mão da VW, no meio dos bancos, e cabos e peças do tambor da F-1000, não dá muito trabalho. E os suportes foram colocados pro cabo ficar o mais alto possível.

[ ]´s

Giovani
30/10/2003, 21:05
:D Salve Galera!!!

:D No meu Jeep tenho um freio de mão hidráulico. Apenas desviei a tubulação de freio do eixo dianteiro (pode ser o traseiro, tanto faz), para dentro do jeep, até o painel. Ali pus uma válvula esférica de inox. Vc pisa no freio e fecha a válvula, com o pedal pressionado. Depois que vc solta, o fluído permanece pressionando o freio. Não mexe 1mm! Alguém já teve a idéia de deixar essa válvula lá no cofre do motor e usar um cabo de afogador para acioná-la. A única desvantagem é que, se o sistema de freio estiver quente, depois de rodar muito, ele vai soltar um pouco o freio quando esfriar... Mas isso é pouca coisa, não chega a "disparar"... Usando em conjunto com o câmbio engatado, não mexe nada! :wink:
[]'s

Ian Moreira
31/10/2003, 09:20
Galera, se eu deixar sempre o carro engatado em descida/subidas sme freio de mão, não se estraga o câmbio, estraga :?: , ou o motor :?: á sei lá, estraga algum troço :?:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Américo
31/10/2003, 16:21
Salve Giovani, gostei da idéia, seria possível detalhar num passo a passo pois sou meio enrolado :oops: :oops: com adaptações, que válvula é essa? como instalo ela e de que carro usa :?: Ou seja manda detalhes aí, valeu camara?

E eu pensava que só eu era maluco de andar sem freio de mão :lol: :lol:

Américo

MARIO SERGIO
31/10/2003, 21:17
:D :D :D Vai vender por quanto o puxador?
Calma :P :P É que também vou vender , vamos nivelar o mercado antes de botar preço.. :D :D
Brincadeiras a parte, muio legal este tópico freio de mão, pois também eu sempre fiquei na dúvida :?: E enquanto isto , está lá a alavanca( ou puxador ??) que de vez em quando pula no meu joelho, sem motivo aparente, e como está sem o cabo vai ficar.
Já aquela alavanca que fica sobre a caixa onde é conectado o cabo do freio de mão , devo retirar de vez, quando for trocar $$$$$$$ a embreagem que já está fulminada , por excesso de solidariedade .

[]s

Sérgio
CJ5 /63





É eu acho que é besteira mesmo :) , eu vou é vender o meu puchador mesmo´, alguém se habilita :?: quanto vale :?:

Ian Moreira
JEEP 71 LARANJÃO

Giovani
31/10/2003, 23:54
Salve Giovani, gostei da idéia, seria possível detalhar num passo a passo pois sou meio enrolado :oops: :oops: com adaptações, que válvula é essa? como instalo ela e de que carro usa :?: Ou seja manda detalhes aí, valeu camara?

:D Fala Américo!!!

:D Bom, é + ou - assim: Vc precisa fazer uma tubulação de freio que vá do cilindro mestre até o painel, e retorne até o ponto onde foi desviada. Vc pode usar a tubulação que vai para o eixo traseiro, só usei a do dianteiro pq eu tinha freio à disco só na dianteira na época... Lá no painel, vc instala a válvula, que é de ar/água, de inox, na medida 1/4". Os flexíveis dessa tubulação terão que ser fabricados, ou usar redutores, para conectar na válvula. A válvula ficará aberta, para uso normal. Quando vc quiser deixar freado, pise no freio e feche a válvula. Dessa forma o fluído permanece com pressão, entre a válvula e os cilindros de roda. Pena que não tenho fotos...
[]'s

Marcelo
02/11/2003, 20:41
Pessoal,

É possível resolver dois problemas de uma só vez; instalando uma trava Carneiro. :P :P
Além de ser uma trava anti-roubo muito eficiente, ainda serve de "freio-de-mão". :wink: Porque (para quem não sabe :roll: ) quando ativada, e o pedal do freio é pressionado, ela trava as rodas (geralmente uma dianteira e uma traseira). Ai... só arrastando os pneus pro jipe andar. :lol:

Sei que é um pouca cara - mais ou menos uns L$ 150 com chave tetra - mas pra quem tiver umas latinhas sobrando pode ser a solução. :wink:

[s] palpiteiros,

CMartins
02/11/2003, 23:29
Gostei da ideia da trava carneiro!!Mas como é que funciona para desstravar ? Só na chave mesmo? Se for ,resolve realmente o problema de freio de mão.
Agora para quem acha que o freio de mão é inutil....lembre-se que ele é dificil para uma criança soltar , pois tem que fazer um pouco de força , evitando que uma criança esbarre sem querer querendo na alavanca do cambio e desengate o mesmo , causando estragos ou acidentes imprevisiveis.
Ou mesmo em caso de abelhudos que gostam de fuçar em Jeeps ,sem saber o que estão fazendo.
Abraços Claudio

Marcelo
03/11/2003, 08:58
Claudio,

Essa trava Carneiro é acionada por meio de chave (que pode ser tetra ou codificada), que quando acionada corta a parte elétrica e trava os freios quando pressionados.
Sua instalação é bem simples, ligado diretamente no cilindo mestre, inserindo um pequeno miolo de fechadura abaixo do painel. E como tem chave, não precisa estar escondida. :lol:
A maioria das autopeças trabalham com esse tipo de trava. :wink:

Dá uma olhada no site deles, tem mais informações: http://www.travacarneiro.com.br/

[s] travados,

Marcio Vargas
03/11/2003, 17:04
ALLzão

Uma vez na jipenet allguem sugerio colocar um freio de mão independente em cada roda traseira. desta forma quando uma roda estiver patinando em um atoleiro é só trava-la para transferir a força para a outra roda. Desta forma temos um tipo de bloqueio improvisado para aqueles que não tem latinha$$$ pra comprar um bloquio de verdade. Quando quiser usar como freio de mão, é só acionar as duas alavancas.

Pois bem, a ideia esta lançada. Gostaria de saber dos especiALListas se este sistema é recomendavel, se traz algum problema, se vale a pena. ALLguem usa isso?

Antes que venham as pedras dizendo pra esperar um pouco mais e comprar um bloquio quero salientar que esta solução é pq não tenho grana para um bloqueio e já resolve o problema do freio de mão.

[]'s sentindo pondo lenha no fogueira.

andretomasi
03/11/2003, 18:23
Márcio,

Essa solução é o que o Giovani usa no CJ dele, é o sistema que ele explicou antes, com válvulas esféricas, etc.. pelo relato dele, funcionou muito bem! :wink:

[ ]´s

Giovani
03/11/2003, 20:00
Pois bem, a ideia esta lançada. Gostaria de saber dos especiALListas se este sistema é recomendavel, se traz algum problema, se vale a pena. ALLguem usa isso?

:D Fala Márcio!!!

:D Isso já foi amplamente discutido aqui... Clique nesses dois tópicos:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=303&postdays=0&postorder=asc&start=0
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=640

[]'s

Ian Moreira
03/11/2003, 21:53
Geovani com todo não :!: com o MÁXIMO, de respeito






?

:D Fala Márcio!!!

:D Isso já foi amplamente discutido aqui... Clique nesses dois tópicos:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=303&postdays=0&postorder=asc&start=0
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=640

[]'s

Bom lí o tópico acima( só um pouco porquê já era 21:55 e minha mulher já estava me ligando para ir embora) mas eu acho o seguinte :) esta procura pelo Jeep ideal, aquele que você só aperta um botão e o Jeep sobe o morro, ou passa pelo atoleiro sem dar trabalho, perde um pouco o sentido da aventura, ontém ficamos quase 1 hora para subir um poça grande e bem mole de lama e depois um morrinho que era um verdadeiro quiabo, mas subimos, eu fiquei com muito receio mas com muita incistência e paciência é claro com o meu Jeep c/motor original(e pneu igual ao do Eugênio que ninguém quer falar a respeito aqui no forum) subi aonde subiu uma toyota, e um jeep 51 com suspensão adaptado do engesa e motor da ranger(o bicho parece um cavalo), quanto mais coisas elétricas/eletrônicas você colocar no seu carro mais você corre o risco de ficar na estrada, não tenho nada contra coisas que venham melhorar o desempenho OFF-ROAD, mas esta grana deste freio dá prá você colocar um diferencial blocante dos bons :!:

Sem querer perder o mais gostoso da brincadeira :!: :!: que são aperfeiçoar os verdadeiros acessórios do seu Jeep: o seu braço e o seu cérebro :wink:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Américo
04/11/2003, 08:43
É engraçado como as coisas tomam rumos diferentes, postei a mensagem Freio de mão, e já na segunda página das respostas, já passou pra Bloqueio de diferencial. Mas fazer o que, se alguém ainda quiser falar sobre freio de mão é melhor esquecer o Bloqueio ou abrir outro tópico pois se alguém estiver interessado em Bloqueio não saberá que está havendo essa discussão, devido o tópico inicial é título "Freio de mão"

Não estou querendo ser chato, :oops: estou apenas querendo organizar os assuntos.

Valeu a todos e me desculpem :oops:

Américo

Marcio Vargas
04/11/2003, 08:55
ALLzão!!!

Quando comecei essa discução a unica intenção era saber a viabilidade de utilizar dois sistemas de freio de mão. Um para cada roda, a ideia do Giovane é realmente otima, porem não quero gastar muito e nem fazer tanta adaptação. A questão era pura e simplesmente a istalação de 2 sistemas de freio de mão com CABO, maneira de fazer, custos, etc... Não tive em momento algum a intenção de desviar o assunto. Peço desculpa aos colegas se de alguma forma essa minha duvida sobre DOIS freios de mão levou o assunto pra outro rumo.

[]'s não querendo de maneira alguma causar transtornos.

Ian Moreira
04/11/2003, 14:03
É :( , tá difícil de trocar idéias aquí!

Ian :( Moreira
Jeep :( 71 Vermeião

Giovani
04/11/2003, 20:42
É :( , tá difícil de trocar idéias aquí!

Ian :( Moreira

:D Salve Galera!!!

:D Por quê difícil Ian? Esse é o melhor lugar que conheço para trocar idéias! :wink:
:D Sem stress galera! Um assunto puxa outro! Isso acontece! E quando for pesquisar, vc coloca "Bloqueio", esse tópico vai aparecer também! :wink:
:D Alguns vão dizer: Pô, mas o Moderador falando isso! O negócio tem que ter uma organização, mas acho que não é preciso se estressar com isso, nem sair apagando mensagens. Ian, a resposta sobre os bloqueios, vc poderia ter dado lá mesmo, num daqueles tópicos. Um comentário ou outro fora do assunto tópico, não faz mal à ninguém. Só no caso de prolongarmos a discussão sobre bloqueios, aí sim , poderíamos ir para um daqueles. :wink:
:D Keko, não vejo necessidade de apagar suas mensagens para "limpar" o tópico. Mas, se vc quiser mesmo, faça vc. Vá na última mensagem postada no tópico e clique no "X", no canto superior direito. Depois o "X" aparece na outra, então é só clicar de novo. :wink:
:D À propósito, acho que com umas 200 latas vc faz ele... :lol:
:D E segue o baile do FREIO DE MÃO! :wink:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
04/11/2003, 22:52
E ai pessoal :D
No meu CJ usei a alavanca da F1000 adaptada no local da original, ficou muito bom, só tive que trocar o suporte dela por uma chapa mais forte, o cabo dianteiro usado também é da F1000, este foi encurtado e adaptado com a ajuda de presilhas p/ cabo de aço (os mecânicos aqui chamam de “quebra galho”). A parte traseira é original. A original não é boa pq não é alavanca e sim um puxador, fazendo que não se consiga realmente travar as rodas, a não ser que se aplique muitaaaaa força e mesmo assim.... :wink:
Outra coisa boa é que tem regulagem no próprio cabo da alavanca :) .
Tudo tem seus contras: A alavanca se destrava muito fácil, é só encostar :cry: .
Estou mandando as fotos em anexo :wink:
Um abração.
Alexandre

Américo
05/11/2003, 09:13
Vamos em frente galera.

Pessoal quando falei que é engraçado como as coisas tomam rumos diferentes eu não quis dizer que estava achando ruim entrar um assunto em outro pelo contrário até gosto, só quis dizer pra não desviarmos totalmente o tópico p/ outro. E vamos prosseguir sem extress, e quem pensa em apagar alguma mensagem eu peço por favor que não faça isso, devido: "Antes desse site eu costumava acessar o mercado4x4, o fórum era bom, até que veio um gaiato e apagou todas as mensagens, conclusão eu e mais 300 dúzias de usuários pararam de acessar, alguém já viu o extress que rolou no site do JCB, quando tiraram as mensagens?" Pois é, pessoal aqui tá muitíssimo bom demais/excelente p/ mudarmos acho melhor deixar como estar sem apagar nada se alguém escreveu alguma besteira, deixa lá pois; alguém com certeza vai precisar daquela besteira.

Sem besteiras e nada contra as besteiras :lol: :lol:

Américo :oops: :oops:

Stormbringer51
09/11/2003, 13:34
Ae pessoALL!!

Isso é normal, é como numa roda de amigos, papo vai papo vem e toda hora vai mudando de assunto!! :lol:

Giovani
09/11/2003, 14:44
esta procura pelo Jeep ideal, aquele que você só aperta um botão e o Jeep sobe o morro, ou passa pelo atoleiro sem dar trabalho, perde um pouco o sentido da aventura, ... quanto mais coisas elétricas/eletrônicas você colocar no seu carro mais você corre o risco de ficar na estrada, não tenho nada contra coisas que venham melhorar o desempenho OFF-ROAD, mas esta grana deste freio dá prá você colocar um diferencial blocante dos bons :!:

:D Grande Ian!!!

:D Opa, só hoje reparei nessa mensagem, quando estava relendo o tópico... :)
:D Só indiquei o caminho, também não concordo em transformar o jeep em espaçonave! :lol: :lol: Algumas coisas, como o freio individual, usando somente válvulas esféricas, sem eletrônicos, considero uma saída "barata", para quem não tem $$$$ para os bloqueios... :wink: E eletrônicos, acho uma boa nos motores com IE. No mais, acho que deva ser tudo mecânico e hidráulico. :wink:
[]'s