Conectar

Ver Versão Completa : Novato com problema no freio toyota bandeirante 1976

Leandro.toyband
28/07/2012, 23:04
Ola Galera sou novo no mundo 4x4 e no site!
Recentemente comprei uma bandeirante 1976 longa, estava bem ruim de lata mas a mecanica esta boa. estou dando um trato nela e a primeira coisa que fiz foi colocar freio disco nas 4 rodas, porque maginem só um carro ruim de freio, sem hidrovacuo e com tambor.
Instalei recentemente freio a disco nas 4 rodas, nas dianteiras original ventilado da 1996, e na traseira disco simples de um kit que eu não sei a marca, ela ainda não tem hidrovacuo.
Só que tive um probleminha e estou com duvidas,as vezes o freio está baixo pra caramba, preciso pisar duas vezes para ele ficar em cima. Qual pode ser o problema, arna tubulação? eu sei que não é por que eu sangrei e tava legal.
sera que é o servo que esta ruim? sera que devo colocar servo freio de mais moderna ou de algum outro veiculo?
muito obrigado pela atenção e qualquer dica vai ajudar pra caramba !

dener oliveira
29/07/2012, 21:11
pode ser o cilindro mestre, troque o reparo até vc instalar o hidrovacuo.

Leandro.toyband
29/07/2012, 21:44
pode ser o cilindro mestre, troque o reparo até vc instalar o hidrovacuo.

Fala Dener! tudo beleza? Cara tive pensando em fazer isso realmente, só fiquei com um pouco de duvidas sobre a adaptação que fiz (freio nas 4) até colocar o hidrovacuo e cilindro moderno vou fazer isso e ver se resolve.
Tive vendo alguns alternadores com bomba de vacuo da sprinter, alguém já fez essa adaptação? sera que vai bem no hidrovacuo da toyotinha?
Muito obrigado pela opinião e até mais!!

Fband
30/07/2012, 08:52
Fala Dener! tudo beleza? Cara tive pensando em fazer isso realmente, só fiquei com um pouco de duvidas sobre a adaptação que fiz (freio nas 4) até colocar o hidrovacuo e cilindro moderno vou fazer isso e ver se resolve.
Tive vendo alguns alternadores com bomba de vacuo da sprinter, alguém já fez essa adaptação? sera que vai bem no hidrovacuo da toyotinha?

Leandro, estou na mesma empreitada que você, colocar hidrovácuo.
Tambem estou em busca de um alternador ou bomba de vácuo, quando souber de uma boa solução me da um toque !

Abraço

mecamaniaco
30/07/2012, 08:58
Esse problema de freio baixo q sobe quando bombeia é uma simples regulagem dos burrinhos! O freio quando está com problemas o pedal não mantém a posição enquanto está sendo pressionado, ou seja, se vc apertar o pedal e ele baixar aos poucos até acabar o curso é prq está com vazamentos ou problemas no cilindro, se ele não baixa durante a frenagem é só vc regular a altura inicial das sapatas (regulagem dos burrinhos)!

dener oliveira
30/07/2012, 12:45
eu já tive band com freio a ar/oléo e com sistema original, minha 1° band era 1977 mesmo sistema q a de vcs só q não era disco primeiro eu coloquei um alternador de sprinter, mas dava muito vazamento e manutenção depois troquei todos os reparos de cillindro de roda coloquei o hidrovacuo original e coloquei o compressor no lugar do filtro de oléo pronto nunca mais tive problemas nem vazamento no compressor. Acho uma melhor opção o original q é o compressor do om-314 q é no lugar do filtro de oléo da band a baixo de 82.

joão k. chikui
30/07/2012, 13:26
Leandro , pedal de freio baixo de carro a disco , pode ser provocado por folga em rolamento de roda . Ao fazer curva o disco (junto com a roda ) se mexe axialmente e faz as pastilhas abrir , qdo vc pisa , estas estão afastadas e pedal de freio na tabua .

Se não existir folga , o disco se movimenta apenas com rotação e as pastilhas estarão sempre juntinho dos discos , qdo vc pisa o pedal tá logo em cima

Leandro.toyband
30/07/2012, 17:52
Valeu pela força galera! vou desmontar as rodas da tiririca e ver como que esta a situação. se tiver folga, beleza matei a charada. Caso contrario tentarei trocar o cilindro mestre e vamos ver se resolve!

edwint
03/08/2012, 18:00
Aproveitando o tópico,

Minha band investe p/ direita quando freio, uso tambor, seria regulagem dos patinhos? as lonas sao novas.

Glauco mendes
03/08/2012, 18:16
Aproveitando o tópico,

Minha band investe p/ direita quando freio, uso tambor, seria regulagem dos patinhos? as lonas sao novas.

Ta com cara de falta de regulagens nos patins....

Abs..

joão k. chikui
03/08/2012, 20:23
Ed , pode ser até algum vazamento de oleo dentro dos tambores do lado esquerdo , pode ser regulagem , pode ser varias coisas .

Aproveitando o tópico,

hercilio.neto
05/08/2012, 17:11
Aproveitando o tópico,

Se tiver que mexer muito, nao vale a pena manter o sistema. Apriveite e coloque freio a disco. Certa vez cometi esse erro, revisei o sistema, troquei pecas, gastei dinheiro... Tudo em vao. Depois tive que gastar tudo de novo, e colocar discos.

edwint
07/08/2012, 13:04
tem uma regulagem travada, vou abrir e regular p/ ver se melhora.

edwint
07/08/2012, 13:05
todas as band tem burrinho duplos nas rodas?

Fband
08/08/2012, 08:54
todas as band tem burrinho duplos nas rodas?

Edwint,
Segundo o manual de peças, as Band`s com freio a tambor possuem burrinhos duplos nas rodas !

Abraço

Fband
08/08/2012, 09:00
Galera !

Atualmente o freio da minha Band é sem hidrovácuo, ou seja, é só um cilindro mestre com um pequeno reservatório em cima.
Pergunto pra vocês se é possível eu estar colocando um cilindro mestre novo mais o servofreio mesmo não tendo uma bomba de vácuo ?
Eu sei que o freio continuará duro, mas eu queria ja adiantar esse serviço porque em breve vou reformar meu pedaço de ferrugem.
Meu objetivo é deixar todo o freio pronto para só adaptar uma bomba de vácuo e engatar as mangueiras para fazer tudo funcionar.
Eu vi que o cilindro mestre atual é parafusado na parede corta fogo e o cilindro das bands mais modernas com hidrovácuo usarão os mesmos furos ou a fixação é diferente ?

Canali
08/08/2012, 11:41
Beunas Gurizada,

Tentando dar uma força para quem está pesquisando o tema...

A camionete Peugeot 504 tem bomba de vácuo instalada junto ao alternador, funciona por correia... A marca Castro produz essa bomba para abastecer o mercado "paralelo".

A L200 tem bomba de vácuo integrada ao alternador, funcionamento direto...

Abraços,

Ricardo

edwint
08/08/2012, 19:19
Galera !

Atualmente o freio da minha Band é sem hidrovácuo, ou seja, é só um cilindro mestre com um pequeno reservatório em cima.
Pergunto pra vocês se é possível eu estar colocando um cilindro mestre novo mais o servofreio mesmo não tendo uma bomba de vácuo ?

Nos motores a gasolina, o vacuo do hidrovacuo é retirado no coletor de admição. Gostaria de saber se é possivel fazer desta mesma forma, nos motores diesel.

edwint
08/08/2012, 19:19
Edwint,
Segundo o manual de peças, as Band`s com freio a tambor possuem burrinhos duplos nas rodas !

Abraço

Fband,

obrigado!

edwint
08/08/2012, 19:21
Beunas Gurizada,

Tentando dar uma força para quem está pesquisando o tema...

A camionete Peugeot 504 tem bomba de vácuo instalada junto ao alternador, funciona por correia... A marca Castro produz essa bomba para abastecer o mercado "paralelo".

A L200 tem bomba de vácuo integrada ao alternador, funcionamento direto...

Abraços,

Ricardo

pena que sao caríssimos estes alternadores.

hercilio.neto
09/08/2012, 01:08
Certa vez me recomendaram o alternador da Besta.
Não sei o preço.

Edwint,
Motores diesel não produzem vácuo.
Os motores Mercedes tem uma bomba interna que é uma espécie de quinto cilindro. Podem produzir vácuo ou compressão.

Fband
09/08/2012, 09:56
Nos motores a gasolina, o vacuo do hidrovacuo é retirado no coletor de admição. Gostaria de saber se é possivel fazer desta mesma forma, nos motores diesel.

Edwint,
Meu mecânico falou que ja pediram pra ele tentar fazer isso, mas não presta, não vai funcionar...
E olha que esse cara trabalhou a vida toda com Bandeirantes e Hilux e cara é fera !

Abraço

terezinha rosa
11/06/2013, 23:20
Certa vez me recomendaram o alternador da Besta.
Não sei o preço.

Edwint,
Motores diesel não produzem vácuo.
Os motores Mercedes tem uma bomba interna que é uma espécie de quinto cilindro. Podem produzir vácuo ou compressão.

como ligo sistema de vacoo, da toyota bandeirante, no idro vacoo, o meu motor e um om 314 mercedes bens

terezinha rosa
11/06/2013, 23:23
como faco esta adaptacao

terezinha rosa
11/06/2013, 23:27
como faco esta adaptacao

como faco esta adaptacao pois tem freio a disco nas 4 e sem vacoo ta muito pezado,se sou ber como solucionar meu problema ,agradeco des de ja.

hercilio.neto
11/06/2013, 23:54
Terezinha,
Se o motor de seu Bandeirante não tiver o pistão de vácuo no motor, você vai precisar instalar uma bomba de vácuo com correia.
A que melhor se adapta é a bomba da Besta. Ela é acoplada ao alternador, então tem que trocar também o alternador e o suporte.
Melhora muito, a diferença e gritante.

edwint
12/06/2013, 07:21
Terezinha,
Se o motor de seu Bandeirante não tiver o pistão de vácuo no motor, você vai precisar instalar uma bomba de vácuo com correia.
A que melhor se adapta é a bomba da Besta. Ela é acoplada ao alternador, então tem que trocar também o alternador e o suporte.

Companheiro Toyoteiro Hercilio e amigos,

Coloquei freio a disco na minha band, mas eles continuam meio ineficientes, quando piso com força no pedal do freio, nem chega a arrastar os pneus. Como posso saber se o vácuo esta sendo suficiente ou se a cuíca de freio esta funcionando corretamente?

Acurvelo
12/06/2013, 08:42
Companheiro Toyoteiro Hercilio e amigos,

Coloquei freio a disco na minha band, mas eles continuam meio ineficientes, quando piso com força no pedal do freio, nem chega a arrastar os pneus. Como posso saber se o vácuo esta sendo suficiente ou se a cuíca de freio esta funcionando corretamente?

Edwint,

Seria importante ter mais detalhes: De onde voce alimenta o seu cilindro mestre, qual o cilindro mestre que voce usa, voce ja tentou sangrar pra ver se tem ar no sistema, Se manteve tambores na trazeira como esta a regulagem dos patins ???? Sao muitos fatores que podem melhorar ou piorar. A principio com freio a disco, hidrovacuo e cilindro mestre duplo, a nega e de te jogar de cara no vidro. Tenho a minha com disco na frente e tambor trazeira eu tenho de ter carinho no pedal se nao... Ahh meu motor e o 364 e tem o compressor original na lateral do motor e o cilindro mestre da mais nova (Hidrovacuo e duplo).

Abs,

edwint
12/06/2013, 11:11
Edwint,

Seria importante ter mais detalhes: De onde voce alimenta o seu cilindro mestre, qual o cilindro mestre que voce usa, voce ja tentou sangrar pra ver se tem ar no sistema, Se manteve tambores na trazeira como esta a regulagem dos patins ???? Sao muitos fatores que podem melhorar ou piorar. A principio com freio a disco, hidrovacuo e cilindro mestre duplo, a nega e de te jogar de cara no vidro. Tenho a minha com disco na frente e tambor trazeira eu tenho de ter carinho no pedal se nao... Ahh meu motor e o 364 e tem o compressor original na lateral do motor e o cilindro mestre da mais nova (Hidrovacuo e duplo).

Abs,

Ok,

Cilindro mestre original, sistema sangrado recentemente, tambores traseiros revisados, enfim tudo em ordem. Vou testar o vácuo da bomba retirando o tubo e tbm a válvula de retorno, caso não seja nenhum deles acredito que possa ser o hidrovácuo

edwint
12/06/2013, 11:12
Alguém informa se é necessário alguma manutenção preventiva na bomba de vácuo da band?

Acurvelo
12/06/2013, 11:29
Alguém informa se é necessário alguma manutenção preventiva na bomba de vácuo da band?
================================================== =======================
Edwint,

Acho o seguinte se a sua bomba de vacuo for aquela original que fica grudada na lateral do motor MB, voce pode verificar se ta puxando na mangueira ou seja: Desconecte do hidrovacuo, funcione o motor, aproxime um pequeno pedaco de barbante firmemente seguro e veja se este e puxado pela succao do mangote, caso positvo o compressor ta produzindo vacuo, caso negativo: Verifique o mangote se tem algum rasgo ou vazamento. Ahh tambem pode ser o diafragma do hidrovacuo furado isso so um meca ou voce faz o seguinte: funcione o carro e pise e solte o freio, ele devera estar leve, caso estiver leve voce desligue o carro conte ate cinco e pise novamente se estiver duro na primeira pisada e sina que o diafragma ta passando e o servo ta com defeito. Caso negativo inicie os testes anteriores no passo a passo que voce ira descobrir o problema, dai o meca nao vai te dizer bobagem. Se sua bomba nao for original do MB faca os mesmos testes que descobrira tambem.

Abs,

diegoricardoba
15/11/2014, 13:03
ola dener, gostaria de saber como foi feita a instalação da bomba de hidrovacuo original, se é preciso abrir o motor e recificar o comando pra lubrificar o pistao ou é so retirar a bomba de oleo e instalar o compressor de vacuo.

birawc
15/11/2014, 22:20
Leandro.toyband (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/61569.html), da uma olhada e verifica se na montagem as pinças ficaram montadas com o sangrador para cima se montou ou inverteu você não consegue sangrar pois o ar fica retido se estiver montado incorreto, o freio fica baixo e quase não freia as rodas.

Imperador Julio Cesar
28/09/2015, 14:52
Hercilio Boa Tarde tudo bom ?
Tenho uma Band com motor mercedez também gostaria de saber a respeito do seu alternador.
Gostaria de saber sobre a instalação alguma orientação ou alguma luz pra mim aqui kkkkk quero fazer igual voce fez só preciso de uma ajuda sobre como instalar desde já agradeço.

Imperador Julio Cesar
28/09/2015, 14:54
Terezinha,

Tenho uma Band com motor mercedez também gostaria de saber a respeito do seu alternador.
Gostaria de saber sobre a instalação alguma orientação ou alguma luz pra mim aqui kkkkk quero fazer igual voce fez só preciso de uma ajuda sobre como instalar desde já agradeço.

Grand Vinicius
11/11/2019, 13:48
Pessoal, na minha 81, quando eu freio(uso o vácuo e o compressor trabalha), está fazendo um barulho de Tec, Tec, Tec... Até a pressão de vácuo se estabilizar novamente. Ou seja, há algum problema com o quinto cilindro.
O que me recomendam? Comprar o kit na internet? Pistão+biela+anel, e trocar em casa? Ou mando pra uma retífica?
Pra fazer em casa, tenho que abrir antes e verificar a medida pra ver se está Standard?
Têm alguma experiência nesse assunto ou imaginam o que pode ter ocorrido?

ALEXANDRE ALMEIDA NASCIME
29/12/2019, 22:52

Caro companheiro, boa noite, sistema de freio da TOYOTA é complexo, pois existem vários modelos e as peças são diferentes, eu por experiência, pois eu mesmo realizo a manutenção no meu veículo, aconselho o seguinte: procurar ver o ano e modelo correto, utilizar as peças corretas conforme o modelo, eu já vi muitos toyoteiros utilizando cilindro mestre de modelos antigos em toyota com freio a disco e não dá certo, pois o modelo com freio a tambor tem duas válvulas equalizadoras que retem mais o fluxo de óleo, e o modelo com freio a disco não utiliza esta válvula no freio dianteiro, lembrar que o cilindro original Toyota tem circuito duplo, por isso deve-se sangrar primeiro as duas rodas traseiras e depois as duas dianteiras, sempre do burrinho ou pinça de freio de roda mais distante do cilindro mestre para a mais próxima. Situação de hidrovácuo, na TB 1994 acima com motor 14B existe uma bomba de vácuo acoplada na parte dianteira do motor, no modelo motor MB 709 existe o quinto cilindro que serve como compressor e depressor para gerar o vácuo, e nos modelos motor MB 608, tem que ser feita uma adaptação, ou com alternador moderno com bomba de vácuo, quem tem um problema com óleo, tem que ser ligada uma mangueira de pressão que irriga esta bomba com óleo de motor (sujeito a vazamento se a adaptação não for bem feita), ou utilizar um compressor de diafragma para esta finalidade que é acoplado com polia e correia na parte dianteira do motor. O hidrovácuo é acoplado junto ao cilindro mestre na parede corta fogo, e uma mangueira sai do depressor (conforme modelo) acopla em um pequeno reservatório de vácuo, e deste reservatório de vácuo sai outra mangueira que acopla no servo-freio. Espero que tenho esclarecido, boa noite.

Waldir Almeida
28/01/2025, 10:18
Bom dia

Bandeirantes 98 freio traseiro, as catracas de regulagem das sapatas estão emperradas. Tentei tirar o tambor para reparar ou trocar, mas, como não consigo afastar as sapatas, daí, também não consigo tirar o tambor.
Alguma sugestão