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Ver Versão Completa : Antiga polemica: motor opala 6cc



wladimircapelo
09/08/2005, 17:05
Meu carro esta equipado atualmente com o motor do opala 6cc (já comprei com esse motor a aproximadamente 3 meses), cambio C10 (5 marchas) e a reduzida do jeep. Tenho visto várias vezes nesse forum o interesse de alguns em adquirir esse motor, pois parece ser um motor muito forte. Já aqui em Fortaleza todos me recomendam trocar esse motor e colocar um motor AP, condenam com muita ênfase essa motorização, pois tem um alto consumo, esquenta, força as transmissões e etc. Não estou tentando iniciar velhas polemicas. Na verdade estou precisando "ouvir" o testemunho de quem tem esse motor, para saber se vale continuar com ele ou não. Se vale... quais as dicas, pois nesses três meses tive vários problemas e quase desisti de ser jipeiro, os poucos bons momentos offroad é que me fazem teimar com essa idéia.

Anexo a foto da máquina do carro para apreciação.

Agradeço aos colegas que puderem dar seu "testemunho".
Wladimir Capelo

NeRo
09/08/2005, 17:14
Tanto o Motor GM quanto o AP são excelentes motores. Que problemas você teve?
Desistir de ser jipeiro? É ruim hein? Depois que o bicho morde você não fica sem. :mrgreen:
Eu não trocaria de motor não. :twisted:

Ronaldo B.
09/08/2005, 17:27
Wladimir,

O motor pode ser bom ou não, dependendo do uso que você vai fazer do seu jeep ou do rendimento que você espera dele. Eu se tivesse um 4.1 no meu jeep não trocaria, a menos que consumo fosse um ítem fundamental ou se o motor estivesse muito ruim. Tanto o GM como o AP tem seu lado beom mas também tem seu lado ruim, depende do que você quer.

[]´s

Marcos Ojeda
09/08/2005, 17:48
, pois nesses três meses tive vários problemas e quase desisti de ser jipeiro, os poucos bons momentos offroad é que me fazem teimar com essa idéia.

Agradeço aos colegas que puderem dar seu "testemunho".
Wladimir Capelo

Que problemas teve? foi no jeep?

Wladimir, esse motor é de manutenção barata, tem pças em tudo que é canto, O Ap é um excelente motor, mas trabalham de forma bem diferente, um AP vc tem força em alta rotação, e o GM em Baixa, o Gm é mais pesado, então vc tem que ver qual o uso do Jeep para definir, qual motor usar, como já está com o 6cc Gm, só mexa se for necessário.

wladimircapelo
09/08/2005, 19:59
Vou listar aqui alguns problemas que tive durante esses três meses. Claro que muitos deles por inexperiencia em relação a utilização de um veículo 4x4, pois é a primeira vez que tenho um.

Logo no início eu arrebentei as cruzetas da transmissão dianteira por andar no asfalto com a tração ligada, pois o mecanico havia mexido na alavanca e eu não tinha percebido. No mesmo final de semana em uma trilha de serra, após empacar em uma subida, arrebentei outra cruzeta ao dar potencia no motor estando com a primeira marcha acionada. Não imaginava que soltando o pé da embreagem de uma vez eu conseguiria tal feito (pé de chumbo). Ultimamente tenho sofrido muito com o problema de aquecimento, e já tenho consciência que tenho que trocar meu radiador e começo a cogitar a possibilidade de instalar uma ventoinha elétrica. Para completar, alguns me alertaram que eu não deveria utilizar a reduzida sob pena de "moer" a mesma, fato que já foi, de certa maneira, desmintido aqui no fórum,. Como a minha experiência em relação ao torque desse motor foi assustadora, eu nunca tive coragem de utilizar a referida reduzida, que, por sinal, só me traz desgosto dado a quantidade de óleo que vaza. Essa samana vou levar ao meu mecânico, que já começo a duvidar da competência, pois recentemente tenho ouvido vários "estalos", como que engrenagens folgadas, e que na minha interpretação é na própria reduzida (QUE NUNCA USEI).

Vejam, na verdade eu nem posso nem tenho a intenção de trocar esse motor, pelo menos nesse momeno, pois acho que é um motor confiável, mas ainda não consegui me sentir confortável com essa perspectiva de que eventualmente eu possa arrebentar transmissões e reduzida por um descuido em um momento de aperto na trilha.

Sou um persistente e acho que aqui no Ceará ainda vou curtir muito o meu veículo. E a força que vocês podem me dar é exatamente apresentando as vantagens e os cuidados que devo tomar. Mais uma vez agradeço.

Wladimir

fugger
09/08/2005, 20:10
Wladmir


O maior problema deste motor é, ao mesmo tempo,sua maior virtude, o torque. :pensativo:

Acho que o problema é outro, pé muuuuito pesado.Se vc aprender a usar o motor na dose certa é um excelente motor.

Usei um desses por 5 anos e foi só alegria. :concordo:

Agora se for pra acelerar e soltar a embreagem, só com o BF mesmo :twisted:

[]´s usando um 4.1 m.p.f.i. agora

wilson ghetti
09/08/2005, 20:25
Boa noite Wladimir,

Vou expressar minha opinião, usei meu cj5 por anos com o motor original, aí ele abriu o bico(trilhas pesadas)coloquei um opala 4 cilindros, e fiz mais de 10.000 Kms.(de trilhas pesadas) até ele abrir o bico tbem, coloquei um novo 4 cilindros e ele está comigo até hoje(mais de 14.000 Kms. de trilhas), mas com minha experiencia meu próximo motor será um 6 cilindros, porque eu utilizo pneus 3K, e percebo que falta motor nas trilhas(mesmo com red.), então meu amigo curta esse motorzão que vc tem ....um abraço....

FernandoRisso
10/08/2005, 08:40
Wladimir,

Complementando o que todos disseram, seu problema não é o motor, aprender a usar vai ser a melhor receita. Antes da próxima trilha tente revisar todo o conjunto mecânico câmbio, redução, diferenciais, cardãns etc... de cara pode ficar meio $$$$algado, mas depois disso vc vai ter jipe pra rodar por um bom tempo.

Tenho um desse motor no meu engesa e estamos adaptando em um CJ igual ao seu e só troco por um 4.3 V6 c/ câmbio automático !!!! :dance:

[]'s

Marcos Ojeda
10/08/2005, 09:17
Logo no início eu arrebentei as cruzetas da transmissão dianteira por andar no asfalto com a tração ligada, pois o mecanico havia mexido na alavanca e eu não tinha percebido.

Isso é uma coisa que só com experiencia vai aprender.



No mesmo final de semana em uma trilha de serra, após empacar em uma subida, arrebentei outra cruzeta ao dar potencia no motor estando com a primeira marcha acionada. Não imaginava que soltando o pé da embreagem de uma vez eu conseguiria tal feito (pé de chumbo).
Para que vc pois velocidade/potencia, em trilha tem que tentar passar o mais devagar possivel sem parar no caminho, por isso vc vai com o redusido ligado, o motor está com torque, mas o Jipe não está com velocidade, vc terá muita força para passar e controle do que fará. Se for passar por algum obstaculo correndo com certeza quuebrará algo.



Ultimamente tenho sofrido muito com o problema de aquecimento, e já tenho consciência que tenho que trocar meu radiador e começo a cogitar a possibilidade de instalar uma ventoinha elétrica.
Eu tb sofri, fui a uma oficina especializad em radiador, que montou um original de Jipe só que deitado e instalou cebolão e ventuinha eletrica ficou ótimo.



Essa samana vou levar ao meu mecânico, que já começo a duvidar da competência.Mecanico é sempre uma incognita, por isso é bom sempre consultar outros antes de fazer, muit vezes ele só querem enrolar e levar grana.




, pois recentemente tenho ouvido vários "estalos", como que
engrenagens folgadas, e que na minha interpretação é na própria reduzida (QUE NUNCA USEI).
Qual cambio está usando, parece que ele foi pro saco.



Vejam, na verdade eu nem posso nem tenho a intenção de trocar esse motor, pelo menos nesse momeno, pois acho que é um motor confiável, mas ainda não consegui me sentir confortável com essa perspectiva de que eventualmente eu possa arrebentar transmissões e reduzida por um descuido em um momento de aperto na trilha.
Se sou ber dosar o pé não quebrará nada, tome cuidado, o Jeep sobe até parede mas com jeito não com velocidade.



Sou um persistente e acho que aqui no Ceará ainda vou curtir muito o meu veículo. E a força que vocês podem me dar é exatamente apresentando as vantagens e os cuidados que devo tomar. Mais uma vez agradeço.

Wladimir
Vc está no PARAISO, ai tem muitos lugares bonitos para conhecer, e com certeza o Jipe te levará a lugares que outros 4x2 não levam.

André-4WD
10/08/2005, 09:38
Wladimir:
Eu sou apaixonado por esse motor GM 6cc, gosto pelo torque, da concepção da mecanica e manutenção. O ruim seria o consumo, mas outros motores ( falo de BF-161 e Ford OHC 4cc) nao podem ser considerados economicos, pois nao sao. Ja tive os dois e o melhor foi o OHC com media de 5 km/l - cidade.

Ainda por cima está com uma caixa de 5 marchas!!
E qto a reduzida é dificil ver um jeep que nao vaza... É melhor ir acostumando e avisando a patroa.

E o jeep tá muito bonito!!!! :concordo: :palmas:
Parabens!!!

cristiano
10/08/2005, 10:16
:discordo: Opa! Minha reduzida foi revisada a seis meses e não vaza nada... só tem aquele barulho normal dela quando se está em alta velocidade... quer dizer... uns 70km/h... :dance:

cristiano
10/08/2005, 10:19
wladimircapelo, Eu acho que você tem dois problemas:

:arrow: Pé pesado
:arrow: Você não confia no seu mecânico

Resolvendo esses dois problemas é só alegria...

André-4WD
10/08/2005, 11:05
Cristiano:
Eu escrevi que é dificil, nao impossivel!!
Agora q ando namorando um 4x4 tenho examinado um numero consideravel de jeeps e em menor ou maior grau (de gotas a cachoeiras) a maioria vaza. Tá certo que, para a grande maioria dos proprietarios, qdo decidem realmente vender sua viatura nao querem mais nem apertar um parafuso.
Eu fico muito estressado com vazamentos e ultimamente ando perseguido por eles. Tenho um buggy 93 que tem um vazamento q nao tem solução (talvez a solução é trocar de mecanico) e no carro da minha esposa, um Focus ( menos de 10.000km vazando óleo do cambio..) pode?
abraços,
André

cristiano
10/08/2005, 12:17
ratoruter, Se você fica estressado eu fico puto, para mim andar com a transmissão pingando óleo e o motor fundindo é a mesma coisa... eu sou bem chato... :concordo:

Agora tem bastante jeep pingando por aí que os donos acham super normal, por causa da idade do jeep, e deixam assim mesmo, só completando... :discordo:

w@ldo
10/08/2005, 15:00
Wladimir, vc colocou o motor e o câmbio, mas e a relação que vc usa? Qual é? Eu estava utilizando uma 8x44 ou 8x43, não lembro mas te afirmo que quebrava tudo, relação, cruzetas e planetárias... só consegui ter paz quando instalei uma 11x47, óbviamente que o peso do pé da direita ajuda bastante, eu utilizo bastante a reduzida pois com isso aproveito bem o torque do motor e não preciso acabar com a embreagem. Quanto ao radiador, o problema só foi resolvido quando coloquei o radiador do próprio opala 6cc com ventoinha elétrica (tirei a mecânica), agora a bagaça não me torra mais!! E os vazamentos, é o que alguns comentaram, com um pouco de paciência e um bom serviço, não vaza óleo não, se estiver vazando, alguma coisa esta errada... :concordo:

NeRo
10/08/2005, 19:09
Fala Wladimir além dos comentários dos colegas, o que não aguenta o motor é o câmbio original, a transferência aguenta o tranco sim. E o seu câmbio já é da C10, deveria aguentar também.
Quanto aos estalos, infelizmente não posso opinar, tem certeza que ele vêm da conjunto da transmissão?
E como o Waldo falou, uso de reduzida poupa o equipamento e não o contrário.

Rafael Kuzma
10/08/2005, 20:59
Bom, eu sou outro amante do GM 6 CC tanto é que tenho Uma Diplomata 4.1s... e é muito bom de acelerar e sentir a força deste motor.... bom no meu Jeep eu uso o Bf ( por enquanto ) mas logo logo ele vai receber um 250s e um cambio clark!!!1 bom eu sou muito mais o GM do que o AP por que pra mim o AP é motor pra colocar num Niva ou num Suzuki por que o jeep merece um 6 boca ( como dizem os malandros ) ....


[]'s envenenados!!!!

wladimircapelo
10/08/2005, 21:22
Acredito de fato que este seja um bom motor, e que ainda tenho muito o que aprender. Por exemplo, não tenho a menor idéia de qual seja a relação que estou usando. O que percebeo é que a relação é bem curta, pois quase nunca uso a primeira, já tendo me acostumado a sair de segunda, sem sentir forçar o carro.

Quanto aos estalos, espero sinceramente, que não seja o cambio, pois o meu mecanico sempre o elogiou, chegando mesmo a dizer que seria muito difícil de quebrar. As marchas entram bem suave, mas o barulho aparece, frequentemente, quando tiro o pé do acelerador. Nessa semana ouvi um barulho repentino, parecido como "te, tec, tec, tec..." perto da transmissão ou da reduzida.Senti também que o carro deu uma "reduzida", o que me fez tirar o pé do acelerador, e quando percebi que o barulho havia reduzido de intensidade, fui lentamente retomando a aceleração até o barulho desaparecer de vez. Rodei ainda uns quatro quilometros e não tive mais problemas. Um amigo disse que pode ser falta de lubrificação da reduzida, mas como as marchas entram suave, provavelmete não seria a transmissão. Na dúvida, sexta feira vou levar na oficina para abrir a reduzida. Se não for nada, pelo menos mando por óleo.

Fico muito grato pelas dicas, pois muitas vezes percebo que os iniciantes ficam muito inseguros sobre o equipamento. Infelizmente não achei, aqui em Fortaleza, oficnas confiáveis como as que vejo nesse e em outros sites.

Valeu!!
Wladimir Capelo

Marcos Arcosy
11/08/2005, 08:45
Fala Wladimir,

Você tem o conjunto que eu gostaria de adaptar no meu Jeep (motor 4.1 + cambio de C10), acredito que apenas falte alguns ajustes para você aproveitar melhor seu Jeep, talvez uma relação de diferencial mais longa seria melhor, parece que o seu conjunto esta muito reduzido. Quanto a reduzida aguentar ou não, tem gente aqui no fórum que utiliza motor V8 sem ter problema de reduzida.

Acho melhor você trocar de mecânico e não de motor :concordo:

Abraços,

willys1960_ctba
11/08/2005, 11:20
Olha uso esse motor no meu willys a algum tempo e no começo tive esse problemas e realmente era pé pesado e mecânico ruim, resolvido o do mecânico o´pé foi mais facil, uso com caixa 4 marchas da f1000 e em trilhas uso sim a reduzida e olha é show de bola.
Quanto a reduzida, o meu não vaza não, coloquei uma flange fundida e não tive problemas.
e o melhor faz 7 km / L na cidade e na trilha uns 4km / L, pé em cima . . . .

Rafael Kuzma
11/08/2005, 21:41
esses estralhos tmb podem vir da suspençao ou até mesmo da fixaçao da travessa do cambio no chassis.... vale a pena examinar bem o chassis para ver se não ha nenhuma trinca!!! repito esse motor é muito bom!!!!

[]'s inspecionados!!

Alessandro Henrique
12/08/2005, 10:45
Falar de motores sempre é complicado.
Utilizo o GM 6 e é só alegria com ele.


Sds.

Giovani
14/08/2005, 20:18
Quanto a reduzida aguentar ou não, tem gente aqui no fórum que utiliza motor V8 sem ter problema de reduzida.

Sim, com câmbio automático e não faz trilha! :lol:

Eu diria assim: agüenta até a hora que quebrar... :mrgreen:

Wladimir, se esses "estalos" são realmente da T-case, ela não vai longe. O que acontece nessa "polêmica", se agüenta ou não, varia muito de como se conduz a viatura. Todos Jeep's com esse motor, que vi aqui na minha city, quebraram a t-case willys, uns logo, outros levaram mais tempo...

Quanto ao motor, é bem isso que falaram, vai depender do uso que vc vai dar para a viatura. Já usei o AP, hoje tenho o 6 cil. 3000 do Maverick.

[]'s

Paulo Eduardo
15/08/2005, 00:32
Sei lá....

eu uso GM6cc faz anos... até agora só alegria...

[]´s