PDA

Ver Versão Completa : Transmissão travando da CAMPER 4x4



JAIRO MARIOTTI
27/07/2012, 23:23
Pessoal,

Peço ajuda a vocês...

Tenho uma CAMPER DIESEL 92 4X4, que adquirir desde 1997.

Desde então percebi que a transmissão passava a impressão de que iria travar quando acionava a 4 x 4, fazendo muito ruido e a alavanca de acionamento 4x4 dava muito trabalho para desativar.

Como possuo outro Jeep, sempre usei a CAMPER no meu dia a dia e nunca fiz uma trilha com ela.

Em 2011, forcei demais o diferencial rebocando meu Jeep e partiu a caixa de satélite, quando ressurgiu a minha curiosidade de investigar o problema. Ao comparar a relação dos diferenciais dianteiro\traseiro, para minha surpresa, o diferencial dianteiro (Dana 30) possuía relação coroa\pinhão 44\13 e o traseiro (DANA 46) 41\13. Naturalmente o mecânico botou a culpa nesta diferença, justificando o problema. (Diferença de 2,64% entre as relações)

Partir para procurar uma coroa\pinhão com a mesma relação. Comprei o DANA 46 (44\13) utilizada na F1000 4X4 e caixa de satélite, igualando a relação da traseira com o diferencial dianteiro.

Ao fazer o teste, veio a frustração... o problema continuou,

Nesta semana resolvi leva-la para uma oficina para ver se o problema estaria na caixa de transferência. Ao abri-la não foi identificado qualquer problema, a relação da caixa de transferência era 1:1 diant\tras.

Tiramos a tampa dos diferenciais e fazendo teste com o sistema acionado, rodando com a mão a transmissão - ficou evidenciado que o diferencial diant. (DANA 30) apresentava um giro diferente do traseiro (DANA 46), mesmo ambas tendo a mesma relação 44\13.

Como estou decidido em descobrir este mistério peço a ajuda de vocês.

Será que o fato do diferencial dianteiro ser DANA 30 e o traseiro DANA 46 seria a origem do problema?

Agradeço desde já a atenção

JAIRO MARIOTTI
Salvador\Ba
Camper 92
CJ 3a
Samurai 97

Eduardo Velo
28/07/2012, 08:14
Jairo , bem estranho isso ...
Sendo os 2 diferenciais com a mesma relação não teria como rodarem com velocidades diferentes ...
Vamos ver se aparece alguém capaz de resolver esse mistério ...

abs ... Edu

JAIRO MARIOTTI
28/07/2012, 08:35
Pessoal,
Corrigindo a relação atual diant\tras não é 44\13 e sim 43\14.
Jairo Mariotti

Eduardo Velo
28/07/2012, 08:52
Essa relação saiu em muita Camper , é original Engesa , a relação que tem no meu é essa ... 3,07
Uma dúvida , os cardans tb giram em velocidades diferentes ??

JAIRO MARIOTTI
28/07/2012, 18:34
Eduardo,
Vou investigar se existe diferença de rotação nos cardãs.
OBRIGADO
Jairo Mariotti

Kim
28/07/2012, 18:41
Uma pergunta!

Está usando pneus iguais nos eixos?

Não era para ter essa dificuldade.

JAIRO MARIOTTI
29/07/2012, 20:16
Kim,
Uso pneu com as mesmas medidas e fiz o teste com as rodas levantadas do chão.
Jairo Mariotti

Toninho
29/07/2012, 21:19
Assunto interessante este, continuo acompanhando a possivel solução.

Walter da Camper
29/07/2012, 22:51
O teste com as rodas levantadas do chão é de difícil conclusão porque os diferenciais fazem as rodas girarem em velocidades aleatórias.
Experimente tirar do chão apenas um lado do carro, colocando sobre cavaletes só as rodas do lado esquerdo, por exemplo. Aí dá pra comparar a rotação de ambas.
No mais, esse ruído e dureza na alavanca do 4x4 são relativamente normais nas Camper.
Quando comprei a minha, o eixo dianteiro D30 estava com algumas folgas e o barulho era assustador. Numa das reformas troquei o eixo por um D44 modificado e mesmo com todas as buchas de bronze novas, ainda dá pra ouvir um pouco de ruido quando as rodas livres estão em 4x4.