PDA

Ver Versão Completa : Uma única alavanca para Tração e Reduzida

alfreis
26/07/2012, 16:08
All,

Alguém já usou esse produto ou saberia dizer se cumpre o que promete?

Alavanca tração reduzida Jeep adaptação - JIPEPAR (http://jipepar.com.br/loja/products.php?67&cPath=2_12&sid=a37ddd17e1e205ff52314ef0bae54ac9)

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3

anderson_wzorek
27/07/2012, 00:14
Alferis,

Eu montei um sistema para meu jeep,totalmente feito em casa, muito parecido com este ai da jipepar.
A foto é do esquema ainda quando faltavam acabamentos, depois de pronto não fotografei mais, mas não mudou muito.
361196

Este ai da jipepar eu vi pessoalmente na loja,é algo simples mas bem funcional, a unica coisa que percebi é que o sistema tem algumas folgas, mas se resolve facilmente colocando mais arruelas ( creio que o fabricante não faça isso devido a custo,tempo e adaptação,pois cada jeep é um caso a parte hehe). Em fim se vc quer um pouco mais de espaço no jeep o investimento vale a pena.

Qualquer duvida estamos ai

Kako
27/07/2012, 08:57
alfreis,

A Rural e F75, só tem uma alavanca, e é a mesma reduzida.

Abraço!
Kako

georgevalle
27/07/2012, 09:07
Esse kit é para colocar na reduzida das F's e rurais no jeep tem que furar o varão da reduzida pois no jeep as alavancas tem um encaixe, esse kit acredito que foi desenvolvido para tirar o acionamento debaixo do painel pois quando se muda o motor normalmente o varão que sobe ao lado da bateria acaba atrapalhando no novo motor, mas funciona bem sim mas como disse tem que fazer os furos nos varões da caixa.

Pablo.pinto2007
29/07/2012, 04:16
alfreis,

A Rural e F75, só tem uma alavanca, e é a mesma reduzida.

Abraço!
Kako

Era exatamente o que ia postar...
Existe de fábrica reduzida Willys somente com uma alavanca... é bem legal, eu gostei do que vi, mas não me atrevo a mudar... não me incomoda ter as alavancas no meu assoalho... só quando a mulher insiste em descançar o pé ali :discordo:...

Agora esse sistema vendido aí, me parece mais uma adaptação...

Forte abraço!!!

PAblo

Kako
29/07/2012, 13:04
Pablo,

Me fez lembrar de uma ocasião em castelhanos: Eu estava voltando com minha RuraL, trinha acabado de passar pelo rio e começado a subir, derepente a reduzida escapou, e as panelas de freio ainda estavão cheias de água, imagina o sufoco, a Rural descendo de ré e eu sem poder fazer nada, com muito custo consegui engatar novamente e pedi para a minha namorada (hoje minha Mulher), "... Fica com o pé aí e não tira por nada!...", ela ficou com o pé na alavanca quase a trilha toda de volta. hehehe!

Abraço!
Kako

alfreis
29/07/2012, 20:58
Pessoal,

Acho melhor não mexer no que está quieto então! Rs

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3

georgevalle
30/07/2012, 08:23
Pablo,

Me fez lembrar de uma ocasião em castelhanos: Eu estava voltando com minha RuraL, trinha acabado de passar pelo rio e começado a subir, derepente a reduzida escapou, e as panelas de freio ainda estavão cheias de água, imagina o sufoco, a Rural descendo de ré e eu sem poder fazer nada, com muito custo consegui engatar novamente e pedi para a minha namorada (hoje minha Mulher), "... Fica com o pé aí e não tira por nada!...", ela ficou com o pé na alavanca quase a trilha toda de volta. hehehe!

Abraço!
Kako

Ja aconteceu comigo tambem a diferença é que uma vez derrubei uma pequena arvore (um pinnus de uns 10 cm de diâmetro) e outra em uma trilha em Brusque (na fenajeep de 2008) em uma subida e ainda por cima tinha um troller novinho atras a sorte é que os freios funcionaram mas na 1ª oportunidade o cara do troller sumiu, depois destes sustos abri a reduzida e frisei a engrenagem sem problemas depois.

Mauro-F75
30/07/2012, 09:58
George,

Acabei de mandar frezar a minha também, tenho dúvida se dura bastante, quanto tempo a sua ta rodando depois de frezada?
Abraço

Mauro

reslima
30/07/2012, 10:23
Nesse tópico tem informações pra quem pretende usar sistema de uma alavanca...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/33102-sistema-de-uma-alavanca-de-acionamento-da-t-case.html#post733843

georgevalle
30/07/2012, 14:43
Mauro agora a rural está parada a algum tempo mas depois que frisei a engrenagem não escapou mais até quebrar as engrenagens mas quebrou os dentes e não o entalhado (que é onde é feito o serviço) as minhas engrenagens quebraram devido ao motor 4.1i da silverado caixa 260F e reduzida original (até encostar a rural foram 5 reduzidas quebradas hora as engrenagens hora a carcaça), mas com relação a fresar as engrenagens tem relatos de mecânicos experientes que fizeram este serviço e o carro ficou muitos anos em utilização sem ser necessario nova manutenção da caixa.

alfreis
30/07/2012, 16:08
Amigos,

Esse processo de fresar é para reparar ou para melhorar alguma coisa?

Abs

Alexandre
Sao Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3

HenriqueRS
31/07/2012, 08:59
Amigos,

Esse processo de fresar é para reparar ou para melhorar alguma coisa?

Abs

Alexandre
Sao Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3

Sabe quando a marcha fica escapando? É pra corrigir isso. Na maioria das marchas das caixas de marchas as engrenagens estão sempre acopladas umas com as outras. O desacoplamento se dá porque a engrenagem que fica no eixo principal gira solto sobre ele. Pra engatar essa marcha, o eixo principal tem uma luva que corre sobre ele e engata do lado da engernagem, onde tem vários dentes ao redor dela que funcionam da mesma forma que um entalhado em um eixo. Se a marcha começou a escapar é porque esses dentes desgastaram, formando um ângulo que empurra a luva pra fora quando faz força, escapando a marcha. Aí tem algumas soluções:
-amarrar a alavanca de marcha na posição pra que segure a luva no lugar :parede:(que pode gerar um problema ainda maior, porque os garfos não são projetados pra ficar segurando a luva na posição, deveriam servir só pra posicioná-los);
-colocar uma mola mais forte na esfera que define as posições da alavanca (vai deixar o cambio mais duro pra engatar as marchas e vai gerar os mesmos problemas da primeira opção, sem falar que tem muitas chances de não ser suficiente para resolver o problema);
-botar a engrenagem e a luva nova (aí tem que torcer pra que o par dessa engrenagem não tenha algum desgaste, porque, se tiver, o cambio vai roncar por causa do engrenamento da engrenagem nova com a desgastada);
-ou, finalmente, mandar "fresar" a engrenagem. A ídeia é esmerilhar um pouco de cada um desses dentes de engate da engrenagem, não os dentes de engrenamento com a outra engrenagem, e a parte interna da luva, pra mudar o ângulo com que eles se encostam, pra que quando a engrenagem faça força, ao invés da luva ser empurrada pra fora, ela seja puxada pra posição engrenada.

Eu não acredito que isso seja suficiente pra enfraquecer a caixa de marchas. Teria que tirar muito material desses dentes pra que eles passem a ser o ponto fraco do engrenamento. Imagine o seguinte, a engrenagem da segunda marcha estava escapando e foi fresada para resolver o problema: a força do motor vem pelo eixo piloto, por engrenagens passa para o grupo (ou carretel) e depois, também por engrenagens, vai pra engrenagem da segunda marcha, que gira solto sobre o eixo principal. Dessa engrenagem, o torque vai pra luva através dos dentes que foram esmerilhados. A luva sim gira junto com o eixo principal, transferindo o torque pra ele. Aí o torque sai da caixa para a CT, depois pro cardã, diferencial e, finalmente, rodas.
Acontece que no engrenamento das engrenagens toda a força passa por 2 ou 3 dentes de cada vez, no máximo, enquanto que os dentes que foram esmerilhados trabalham todos juntos, dependendo da engrenagens deve ter uns 30 dentes, são menores e estão levemente enfraquecidos, mas trabalham juntos, eu gostaria de ver uma engrenagem com todos esses dentes cisalhados ao mesmo tempo pela força que passou por 2 ou 3 dentes da engrenagem...

O que eu acredito que seja um problema é o seguinte: as engrenagem de caixa de marcha normalmente são feitas de um aço +- tenaz, pra suportar solavancos, e recebem um tratamento chamado cementação, que serve pra endurecer a superfície do aço, numa profundidade de alguns décimos de mm. Aí fica uma peça com núcleo macio mas superfície duríssima, dando resistência ao desgaste e alguma tolerância à pancadas. Ao esmerilhar esses dentes se perde a camada cementada, podendo acelerar o desgaste desses dentes. Não acho que isso seja crítico pela forma como esses dentes trabalham, mas a perda de dureza acontece.

Eu mandei fresar os dentes de engate do eixo piloto e da luva da caixa de marcha do meu Jeep, porque a 3ª marcha tava escapando. Ainda não testei, mas acredito que tenha ficado bom.

Aqui dá pra ver o funcionamento da caixa. O eixo de baixo é o carretel, as 4 engrenagens dele na verdade são uma peça só. No eixo de cima, da esquerda pra direita tem o eixo piloto, rolamento do eixo piloto, a engrenagem do eixo piloto, os dentes de engrenamento da 3ª marcha (também do eixo piloto), sincronizado da 3ª marcha, luva de engrenamento da 2ª e da 3ª marcha (ela gira junto com o eixo principal, que está no seu centro), sincronizado da 2ª marcha, dentes de engrenamento da 2ª marcha (gira junto com a engrenagem da 2ª marcha), engrenagem da 2ª marcha (gira solto sobre o eixo principal), eixo principal, engrenagem da 1ª marcha e ré (aqui o sistema de engrenamento é diferente, essa engrenagem gira junto com o eixo principal, e o engrenamento se dá ao correr essa engrenagem ao longo do eixo principal, engrenando na engrenagem do carretel (1ª marcha) ou naquela engrenagem avulsa, num eixo separado, como tá na foto, o que seria a marcha ré. Depois tem uma arruela posicionadora do rolamento e o rolamento e, por fim, a engrenagem que manda o torque pra CT.
361763

Aqui o eixo piloto com os dentes de engrenamento da 3ª marcha esmerilhados e a luva também esmerilhada
361764361765

Esse aqui é o eixo principal da CT. No meu Jeep essa peça tava bem boa, mas se a CT estiver escapando da posição "normal", o problema está naquele entalhado que fica na lateral esquerda da engrenagem menor e no miolo da engrenagem maior, que, nesse caso, faz o papel da luva no engrenamento.
361766

Era isso, me estendi mais que queria, de novo, hsauhasuhs :concordo:

georgevalle
31/07/2012, 17:52
Valeu Henrique, melhor explicação nem se desenhasse... você ja notou que no engate da reduzida sempre ocorre o desgaste ao contrario? Quer dizer ao usar o freio motor... ja vi várias CT com o encaixe desgastado justamente desta forma e assim a alavanca da reduzida quando na posição direto ao tirar o pé do acelerador pula para o neutro mas fazendo força nunca assim como tambem devido ao grande encaixe nunca vi reduzida escapar na posição reduzida salvo quando a carroceria empurra a alavanca.

Pablo.pinto2007
31/07/2012, 23:08
É impressionante o que dizem à respeito de cortar a engrenagem... comigo aconteceu uma vez, aí eu li todas as recomendações desse post famoso aqui do site... aí troquei a engrenagem.. pra não fazer o papel "errado" de cortar a engrenagem... beleza...
tive duas consequencias com isso... fiquei com a reduzida cantando mais que o que era antes... e em pouco tempo a engrenagem também escapou.. aí é demais... mandei cortar e tá até hoje!!!
Também tive que usar a mulher pra escora no dia que vinha de uma viagem a 100 por hora e a danada me escapa... aí veio na escora...

HenriqueRS
01/08/2012, 09:11
Valeu Henrique, melhor explicação nem se desenhasse... você ja notou que no engate da reduzida sempre ocorre o desgaste ao contrario? Quer dizer ao usar o freio motor... ja vi várias CT com o encaixe desgastado justamente desta forma e assim a alavanca da reduzida quando na posição direto ao tirar o pé do acelerador pula para o neutro mas fazendo força nunca assim como tambem devido ao grande encaixe nunca vi reduzida escapar na posição reduzida salvo quando a carroceria empurra a alavanca.

haha, valeu, bom que ajudou :concordo:
Não sabia disso da caixa de transferencia, interessante. Por que será que o desgaste tem essa preferencia? Talvez tenha a ver com folga nas buchas de bronze que guiam essa engrenagem... Sorte que minha CT tá boa...

É impressionante o que dizem à respeito de cortar a engrenagem... comigo aconteceu uma vez, aí eu li todas as recomendações desse post famoso aqui do site... aí troquei a engrenagem.. pra não fazer o papel "errado" de cortar a engrenagem... beleza...
tive duas consequencias com isso... fiquei com a reduzida cantando mais que o que era antes... e em pouco tempo a engrenagem também escapou.. aí é demais... mandei cortar e tá até hoje!!!
Também tive que usar a mulher pra escora no dia que vinha de uma viagem a 100 por hora e a danada me escapa... aí veio na escora...

Bah, que coisa, em? Nada pior que trocar uma peça da caixa, que exige uma mão de obra considerável e ainda sai caro, e o problema continuar :parede: nesse caso até piorar :putz:. Ainda bem que depois deu tudo certo...

Isso pesou bastante na hora que decidi fresar o eixo piloto e a luva. Se eu fosse trocar essas duas peças, pra não roncar eu teria que trocar o grupo também, porque o eixo piloto engrena nele. Trocando o grupo, vai junto todas as outras engrenagens. Ou seja: nem pensar, se for trocar só se troca as peças com problemas mesmo, e ai ronca.
Sem falar que, em termos de qualidade, original é original, e tá lá a mais de meio século fazendo força, firme e forte :concordo:
Esse é o legítimo caso que o serviço tem cara de gambiarra mas fica melhor que por peça nova :mrgreen:

Pablo.pinto2007
01/08/2012, 09:56
haha, valeu, bom que ajudou :concordo:
Não sabia disso da caixa de transferencia, interessante. Por que será que o desgaste tem essa preferencia? Talvez tenha a ver com folga nas buchas de bronze que guiam essa engrenagem... Sorte que minha CT tá boa...

Bah, que coisa, em? Nada pior que trocar uma peça da caixa, que exige uma mão de obra considerável e ainda sai caro, e o problema continuar :parede: nesse caso até piorar :putz:. Ainda bem que depois deu tudo certo...

Isso pesou bastante na hora que decidi fresar o eixo piloto e a luva. Se eu fosse trocar essas duas peças, pra não roncar eu teria que trocar o grupo também, porque o eixo piloto engrena nele. Trocando o grupo, vai junto todas as outras engrenagens. Ou seja: nem pensar, se for trocar só se troca as peças com problemas mesmo, e ai ronca.
Sem falar que, em termos de qualidade, original é original, e tá lá a mais de meio século fazendo força, firme e forte :concordo:
Esse é o legítimo caso que o serviço tem cara de gambiarra mas fica melhor que por peça nova :mrgreen:

Concordo!!! No meu caso o problema voltou depois de pouco tempo... mas voltou, não era pra ter voltado... mas é assim mesmo é vivendo e aprendendo!!! Cortar nem sempre é o mais indicado, mas pelo visto é a melhor opção!!!

Forte abraço!

PAblo

HenriqueRS
28/11/2012, 21:15
Venho dizer que a caixa de marcha do meu Jeep ficou excelente :dance: A terceira não escapa mais e nenhuma marcha arranha (só a primeira e a ré, que são secas, haha)
O Jeep já ta com 60km e por enquanto não percebi problema algum. Pra falar a verdade, ouvi uma arranhada mínima numa troca de marcha rápida de 3ª pra 2ª quando tava subindo um morro, mas foi mínimo, coisa que já ouvi até da caixa de marchas do carro do meu pai, que é dos dias atuais, haha, então tudo bem :mrgreen:

lucciano amaral
10/06/2013, 16:44
Amigos ressucitando o topico, quero adaptar uma unica alavanca no assoalho da minha rural, o sistema original era no painel e esata faltando peças, quero saber dos amigos que fizerem o serviço se ficou bom e qual o sistema usar, se foi comprado na jipepar

Alavanca tração reduzida Jeep adaptação - JIPEPAR (http://jipepar.com.br/loja/products.php?67&cPath=2_12&sid=a37ddd17e1e205ff52314ef0bae54ac9)

valeiwwwwwwww

Leonardo Raffi
30/06/2013, 21:05
ola ja eu restou querendo o sistema tração e reduzida na coluna de direção...

Kako
30/06/2013, 22:05
Leonardo,

O sistema da Rural e F75, não era na coluna de direção, era em baixo do painel, na coluna de direção só a troca de marchas.

Se a sua T-Case, for a do Jeep, é só trocar o focinho, e fazer as alavancas como quiser.

Abraço!
Kako