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Ver Versão Completa : Cambio automatico com problema



JOJOBA
25/07/2012, 17:41
Amigos,

O cambio da minha cheroca esta trocando de marcha normalmente, mas se ponh ele no 2, ou 1, nao troca.

Tb se PONHO o cambio no park, ele trava e nao muda, necessitamdo desligar e religar o carro.

Sugestoes? Mal contato em algum terminal?

Jojoba

dudarj
25/07/2012, 22:27
Amigos,

O cambio da minha cheroca esta trocando de marcha normalmente, mas se ponh ele no 2, ou 1, nao troca.

Tb se PONHO o cambio no park, ele trava e nao muda, necessitamdo desligar e religar o carro.

Sugestoes? Mal contato em algum terminal?

Jojoba




Não sei se li direito, mas...vc quer dizer que a alavanca de cambio não muda de posição, é isso?

Rustão
26/07/2012, 09:44
Amigos,

O cambio da minha cheroca esta trocando de marcha normalmente, mas se ponh ele no 2, ou 1, nao troca.

Tb se PONHO o cambio no park, ele trava e nao muda, necessitamdo desligar e religar o carro.

Sugestoes? Mal contato em algum terminal?

Jojoba

Também não entendi.
1: Seu cambio não troca automaticamente as marchas em 1 , 2 e no P ?,
2: ou voce não consegue tirar a alavanca manualmente dessas posições, e precisa desligar e religar o carro novamente para a alavanca ser movimentada ?
Se a resp for 1, não tem nada de errado, o P (Parking) foi feito pra ser usado com o carro parado e tem que se apertar o botão na alavanca para colocar manualmente nessa posição. posição 1 o carro vai ficar sempre em primeira marcha, e 2 só vai até segunda marcha ( nesse caso existe uma troca automatica de 1 pra 2 ) essas duas tb precisa-se apertar o botão para serem colocadas manualmente.
Se a resp for 2 dai ja não sei o que pode estar acontecendo !
Por favor me corrijam se estiver errado.

Grélo
26/07/2012, 14:49
Jojoba,

meu Wrangler começou a dar uns pequenos sinais de problema no câmbio, ele pulava da 1ª para 3ª e depois voltava para 2ª.
Moral da estória, eu relaxei para ver isso e o câmbio queimou!!!
Tô gastando até agora 7K nisso.
Meu conselho: reboque logo para alguém especializado nisso antes que aumente de vez o problema.

[ ]´s

Grélo.

JOJOBA
26/07/2012, 21:14
Vou expor mais claramente.

Na posicao DRIVE, esta tudo certo, com as marchas trocando de forma correta.

Se eu quiser reduzir e passar o cambio para o 2 ou 1, o painel nao indica a mudanca, embora a alaanca seja colocada nas posicoes 2 ou 1, mas o cambio nao muda a marcha ,permanencendo como se estivesse no drive.

Por outro lado, se paro o carro e coloco em park, nao consigo mudar de marcha, a nao ser, desligando e ligando o carro de novo.

Li sobre problema de sensor ou mal contato

E ai?

JOJOBA
29/07/2012, 20:22
Vou expor mais claramente.

Na posicao DRIVE, esta tudo certo, com as marchas trocando de forma correta.

Se eu quiser reduzir e passar o cambio para o 2 ou 1, o painel nao indica a mudanca, embora a alaanca seja colocada nas posicoes 2 ou 1, mas o cambio nao muda a marcha ,permanencendo como se estivesse no drive.

Por outro lado, se paro o carro e coloco em park, nao consigo mudar de marcha, a nao ser, desligando e ligando o carro de novo.

Li sobre problema de sensor ou mal contato

E ai?

Vou passar scanner e ver se acho. Problema....

andretomasi
30/07/2012, 13:58
Verifica o NSS. Tem tópico aqui no fórum explicando como limpar ele.

[ ]'s

JOJOBA
03/08/2012, 18:49
Verifica o NSS. Tem tópico aqui no fórum explicando como limpar ele.

[ ]'s

Andre,

Obrigado pela ajuda...vou procurar...

Os codigos q apareceram sao....p 0706....e....p 0713

Sabe o q sao?

JOJOBA
03/08/2012, 18:51
Andre,O que e NSS?Com essa sigla nao achei nada aqui no forum...

Rustão
03/08/2012, 19:43
Andre,O que e NSS?Com essa sigla nao achei nada aqui no forum...

NSS - Neutral Safety Switch = Sensor de posição do câmbio, é o dispositivo que bloqueia a partida se o câmbio não estiver em P/N

Se for isso: + - R$ 24,00 na rockauto
è isso André ou falei besteira?
Abraço

andretomasi
04/08/2012, 05:05
Jojoba, tua Cherokee é uma WJ né, achei que era uma XJ ou ZJ.
Então ela não tem o NSS, e sim um TRS, Transmission Range Sensor. Os dois sensores fazem a mesma coisa, o TRS além do sensor de posição tem um sensor de temperatura do câmbio embutido; a diferença é o que teu TRS fica dentro da caixa junto com as solenóides, tem que tirar a tampa do corpo de válvulas. Olha na página 451 do FSM que tem explicado como é o procedimento.

Os dois códigos que tu tem indicam problemas que apontam pro sensor estar defeituoso:

p0706 - Problema no Transmission Range Sensor
p0713 - Problema no sensor de temperatura (que é parte do TRS)

Olha na Rockauto que eles devem ter o sensor pra WJ lá.

[ ]'s

andretomasi
04/08/2012, 05:08
NSS - Neutral Safety Switch = Sensor de posição do câmbio, é o dispositivo que bloqueia a partida se o câmbio não estiver em P/N

Se for isso: + - R$ 24,00 na rockauto
è isso André ou falei besteira?
Abraço

É isso aí Rustão, só que como a dele é uma WJ o sensor é um pouco diferente. E um pouco mais caro :pular:

Rustão
04/08/2012, 11:01
É isso aí Rustão, só que como a dele é uma WJ o sensor é um pouco diferente. E um pouco mais caro :pular:

Hummm, pensei que fosse uma XJ...
Acabei pesquisando na rockauto e é até mais barato, tem de R$12,00 até R$ 20,00
Valeu abraço

Palozo
22/09/2012, 11:53
Bom dia pessoal.

Pegando o bonde andando, gostaria de saber qual é esse scanner de que vocês falam. Minha Laredo 1998 4.0 6L está com o cambio patinando e não passa dos 120km/h, aliás nessa velocidade começo a ouvir um forte barulho de lixadeira elétrica que parece vir do cambio automático. Sou técnico em eletrônica, mas de mecânica saco pouca coisa. Também se puderem me indicar algum meca de SP-Capital que possa avaliar a situação do câmbio eu agradeço.

Abraço a todos.

andretomasi
25/09/2012, 19:50
Palozo, tem dois tipos de scanner. Um é o OBD2, que é um scanner "padrão" que várias marcas usam e que existem diversos fabricantes de scanners à disposição, são esses scanners que as oficinas normais utilizam pra tudo que é carro. Tem a opção de comprar o scanner USB ou Bluetooth e tu mesmo fazer as leituras através do computador ou celular. Os scanners OBD2 só fazem leitura, não programam nada no módulo, a única coisa que conseguem gravar é zerar os códigos pra apagar a luz do Check Engine no painel.

O outro scanner é o DRBIII ou StarScan, que é o scanner da Chrysler, custa uma pequena fortuna e é utilizado nas concessionárias, esse scanner consegue programar o módulo, fazer alterações na injeção e nos sistemas do carro, mas é difícil achar oficina que tenha ele.

Como está o óleo da caixa, tem trocado ele? Tu sente ela engatar a quarta marcha e a rotação baixando um pouco quando ela engata o overdrive?

[ ]'s

andretomasi
29/09/2012, 11:04
Se a subida for muito forte ele desce mesmo com o peso do carro. Mas em subidas leves, "normais" deveria segurar. É desgaste interno da caixa, nas cintas ou discos.. não é problema muito sério, mas significa que teu câmbio já não é mais novo, a tendência é piorar até ser obrigado a abrir a caixa pra fazer a manutenção.
O câmbio patina quando acelera? Faz o teste de stall, vai em um lugar aberto, engata o freio de mão, pisa fundo no freio e dá uma acelerada em D só por alguns segundos, vê até quanto vai a rotação, se subir muito além dos 2000 rpm é porque está patinando.

[ ]'s

Rustão
29/09/2012, 11:29
Aproveitando, sua experiência André, o cambio da minha Zj ta vazando um pouco na tampa, ja apertei os parafusos mais volta afrouxar sempre. e acabou baixando um pouco o nivel, to pensando em tirar a tampa dar uma limpada e fechar com aquelas colas próprias.
O fluido ta clarinho vermelho, pois faz 15 mil km que foi trocado, porém não fui eu que fiz a troca, (antigo dono)então não sei que fluido foi colocado la.
To pensando em fazer isso e completar com aquele fluido da Mutol que atende as específicações ATF+4. Teria problema se eu misturar com o fluido que ja ta na cx? Ou o que voce me sugere?
Abraço Valeu André

andretomasi
29/09/2012, 11:50
Problema não tem, mas vai ser um desperdício se o que estiver ali dentro for um Dexron III ou outro óleo comum. Porque não aproveita agora ou espera até fazer uma revisão na caixa, aí troca todo o fluido, verifica o filtro e já veda bem a tampa.

[ ]'s

Elio
09/10/2012, 15:01
Galera,
Tenho uma Grand Cherokee Limited 5.2 ano 1998. Recentemente percebi que o fuído do câmbio estava baixo, e completei com dexronIII. Ela pinga um pouco (muito pouco) e depois de anos deve ter baixado.
Ocorre que depois disto ela começou a patinar, como se fosse um carro manual que está com embreagem gasta.
Será que coloquei muito fluído? Será que coloquei fluído errado? Será que não tem nada haver com fluído?
abraços

AlexNogueira
14/10/2012, 12:24
Bom dia pessoal.

Pegando o bonde andando, gostaria de saber qual é esse scanner de que vocês falam. Minha Laredo 1998 4.0 6L está com o cambio patinando e não passa dos 120km/h, aliás nessa velocidade começo a ouvir um forte barulho de lixadeira elétrica que parece vir do cambio automático. Sou técnico em eletrônica, mas de mecânica saco pouca coisa. Também se puderem me indicar algum meca de SP-Capital que possa avaliar a situação do câmbio eu agradeço.

Abraço a todos.

Recomendo o Sandro, Dr.Chrysler, (11) 3637-3764. Boa sorte, abraços!

mikenetto
19/11/2012, 21:47
André, abusando do seu conhecimento, qual a referencia do kit master do cambio da wj 2000, quadradrive?

andretomasi
20/11/2012, 21:48
Mike, dá uma olhada aqui que tem a lista e preços: 45RFE, 5-45RFE, 68RFE Transmission Parts Chrysler Rear Wheel Drive (http://www.makcotransmissionparts.com/45RFE.html)

Lembrando que, nessas WJs tem um update do módulo da transmissão pra ela usar as 5 marchas ao invés de 4. Se for numa concessionária eles verificam pra ti http://www.wjjeeps.com/tsb/tsb_wj_1802501.pdf

[ ]'s

Ana Maria Mesquita
11/12/2012, 00:05
Lendo este e outro tópico sobre a questão do câmbio automático, fiquei em dúvida se as questões se aplicam a meu caso, embora semelhantes, traduzindo: quando ligo a chave e faço a troca, primeiramente ré para sair da garagem e depois o drive, ambas as trocas reagem, mas dão um tranco, coisa que não acontecia há umas duas semanas. Observei que depois de rodar por algum tempo, em média 15 minutos, no momento que for estacionar e fazer manobras isto diminui, mas se ficar com o motor parado por uma hora, por exemplo, torna a dar os solavancos ou trancos na troca de marcha. Seria o óleo de transmissão? Meu marido me informou que havia trocado há poucos meses, mas não sabe que óleo foi colocado, ele disse que seria um conforme tabela existente nos postos (ano, modelo etc). S.O.S. Obrigada.

Ana Maria Mesquita
11/12/2012, 00:06
Meu medo é que este câmbio automático vá pro brejo.:shock:

andretomasi
11/12/2012, 00:15
Teria que descobrir qual óleo foi colocado, ou então trocar de novo e colocar o correto pra tirar a dúvida, Ana.

[ ]'s

Ana Maria Mesquita
11/12/2012, 00:25
Pior.... depois de eu insistir ele me confessou que não trocou, apenas mandou completar. Estou a ponto de ficar viúva já.. Já....

Glaicon
12/12/2012, 09:51
Pior.... depois de eu insistir ele me confessou que não trocou, apenas mandou completar. Estou a ponto de ficar viúva já.. Já....

HAHAHAHA, essa foi boa!
É isso aí: esposa fazendo marido cuidar direito do carro.
Além da qualidade do óleo, é possível que esteja acima do nível máximo.
Na minha ex-Sport bastou passar 100 ml's do nível para dar pequenos trancos, principalmente parado nas sinaleiras.
Chegava a olhar pelo espelho, achando que tinham dado um totó na traseira.
Importante: não se troca esse óleo em posto de gasolina, mas sim em uma boa oficina.
E boa sorte!

edison zarif
14/02/2013, 16:00
Estou adiquirindo, jeep cherokee laredo,98 zerada de latería, pintura ,tapearía e comandos interno ,km 80 mil original, jeep bonito. com problema no cambio, não engatar marcha, foi trocado o módulo de injeção o mesmo não reconhece o cambio. Alguém pode me orientar.
Edison