PDA

Ver Versão Completa : samurai ap 1.8 esquentando

marco-tito
25/07/2012, 17:13
olá, boa tarde, tenho um samurai 98 e coloquei um motor ap 1.8 esta com um radiador de chevet novo e bomba d'agua nova mas mesmo assim esta esquentando alquem sabe dizer o porque? obs: a agua circula normalmente

Rainer 89
25/07/2012, 19:02
Tem válvula termostática? E ventoinha que tipo está usando??? Se for elétrica a que temperatura é acionada??
A muitos anos atrás meu pai teve um santana 1.8 AP, que tinha problema de super aquecimento. A solução depois de rodar por vários mecânicos foi colocar uma "cebolinha" que armava a ventoinha a uma temperatura mais baixa.

Boa Sorte!

maxdelta
25/07/2012, 20:19
Coloca o cebolão whaller(não economize) do passat antigo, 82/77 ou 92/83 E põe a ventoinha do ap com AC!

Vai ficar filé!

mairo
25/07/2012, 20:44
eu nto montando um vitara com motor ap mexido, pensei na possibilidade de colocar o radiador do chevette, mas to achando pouco volume de agua, outros concordadram que ele pode nao dar conta do recado! veja exemplo a grosso modo:

radiador vitara: 49x45x3,5cm= 7717cm³
radiador chevette: 40x45x3= 5400 cm³
radiador do passat: 50x34x4= 6800 cm³
radiador do santana (2 ventoinhas): 52x32x3= 4992 cm³

maxdelta
25/07/2012, 21:56
Capacidade d'agua não é o problema! O problema do chevette é q o sistema arrefecimento não trabalha sobre pressão como no ap original! O AP depende dessa pressão! Mas se adaptou o do chevette pode se usar uma ventoinha boa e um cebolão bom whalle é marca original!

Coloca o sistema de arrefecimento original do motor com ar condicionado!

Edemar
25/07/2012, 23:25
Conte mais detalhes desta adaptação de Ap no SAMUKA que câmbio ? Com que embreagem ? Flange ? Fotos ?
Até agora tudo que tenho achado sobre adaptação de AP em SAMURAI parece "CABEÇA DE BACALHAU"..... ninguém viu más imagianam como deveria ser.

rogeriomasih
26/07/2012, 00:05
conte mais detalhes desta adaptação de ap no samuka que câmbio ? Com que embreagem ? Flange ? Fotos ?
Até agora tudo que tenho achado sobre adaptação de ap em samurai parece "cabeça de bacalhau"..... Ninguém viu más imagianam como deveria ser.

ninguém viu??? Como assim???

diga que vc nunca viu que fica melhor...

Rainer 89
26/07/2012, 02:04
O importante no radiador é área e fluxo, tanto de agua quanto de ar. Pelo visto o radiador do Chevette tem mais área que o original do santana.
Que bomba d'agua esta sendo usada a original do Santana? Se for perfeito. Tem q aumentar o fluxo de ar, ventoinha maior, mais potente, disparando a temperatura menor. Sobre a válvula termostatica... É importante usar a original do motor, para este funcionar na sua temperatura ideal de trabalho.
A pressão de trabalho também é importante. Mas se a pressão do radiador do chevette é menor q do AP é fácil... Só colocar uma tampa da mesma pressão da original do santana. E que vede bem no radiador usado.

marco-tito
26/07/2012, 07:55
bom, a bomba d'agua é original e nova o cebolao é 87\83 a vemtuinha e da s10 com ar e tambem é nova. sobre a adaptacao é motor ap, caixa e chevet, volante do motor é ap, disco de ceramica do chevet, plato de ap e colar do chevet. obs: mesmo com a ventuinha ligada direta ele demora mas esquenta.

marco-tito
26/07/2012, 07:58
já estava me esquesendo a vlange e ap\chevet adapbrasil

rogeriomasih
26/07/2012, 10:45
A pressão de trabalho também é importante. Mas se a pressão do radiador do chevette é menor q do AP é fácil... Só colocar uma tampa da mesma pressão da original do santana. E que vede bem no radiador usado.

bem lembrado: a tampa é essencial

no meu caso troquei o radiado e coloquei uma tampa dessas baratinhas; a tampa desmanchou em ferrugem rapidinho. Troquei por uma original da GM (da blazer) e ficou primeira. Dá ate´raiva pq não baixa 1mm de água. :)

Como o colega também mencionou, o arrefecimento do motor é um sistema que depende da combinação de muitos componentes: capacidade do trocador de calor (radiador), fluxo de fluido de arrefecimento (velocidade e vazão da bomba), capacidade de absorver calor do fluido de fecimento (porporção água-aditivo e qualidade do aditivo), funcioamento da válvula termostática, acionamento do eletroventilador, vazão do eletroventilador, entre outros.

como vc está com um motor apr, o ideal seria utilizar o radiador e o eletroventilador do próprio AP, até mesmo pq o sistema de arrefecimento do AP é selado com reservatório de expansão, o que não ocorre no sistema do chevette.

se colocar o radiador e reservatório do AP, aproveita e instala tb o reservatório de expansão com sensor de nível da água. É barato, fácil de instalar, e uma segurança a mais para o teu motor.

Rainer 89
26/07/2012, 11:26
Esse motor entrou retificado, "novo", no carro?... Pode ser a junta queimada.
Como que acontece esse super aquecimento, chega a ferver??? É importante lembrar que esse motor AP trabalha em temperatura alta.

fabiolammel
26/07/2012, 19:33
Conte mais detalhes desta adaptação de Ap no SAMUKA que câmbio ? Com que embreagem ? Flange ? Fotos ?
Até agora tudo que tenho achado sobre adaptação de AP em SAMURAI parece "CABEÇA DE BACALHAU"..... ninguém viu más imagianam como deveria ser.

Edemar, Samurai com motor AP tem um monte, você que nunca viu. A adaptação é muito simples, não exige nada a mais do que qualquer outra troca de motor.

Voltando ao tópico, uso AP 1.8 no Samurai, com radiador e hélice original do Samurai, nunca tive problema, pelo contrário, a temperatura trabalha sempre baixa. Outro detalhe é utilizar o reservatório original do AP, com a tampa sempre nova, pois esse tampa que mantém a pressão do sistema.

rogeriomasih
27/07/2012, 19:17
Fábiolammel,

pelo que entendi, vc montou um sistema selado usando o radiador do samurai; não foi?

Edemar
27/07/2012, 22:39
Fábiolammel,

Sim, motor AP X câmbio Chevette está mais do que batido. Refiro-me ao seu caso onde o motor AP está no câmbio original do SAMURAI .

rogeriomasih
29/07/2012, 10:15
Edemar,

tem essa flange para vender:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/21438-kit-p-motor-ap-em-samurai.html

ou vc pode fazer as medidas e enviar para um bom torneiro - aqui em Fortaleza tem um que costuma trabalhar com projetos dessa natureza.

O que se fala, mas aí eu não tenho experiência para confirmar ou não, é que o câmbio do samurai não aguenta motores mais potentes. Acredito que vai depender muito da utilização, mas realmente não tenho conhecimento e nem experiência nesse tema.

Edemar
29/07/2012, 22:05
Rogeriomasih

O meu interesse em adaptações para SAMURAI, vem do fato que estou passando meu CJ-5. Não por que não gosto do carro . Más, para dar um pouco mais de conforto para minha esposa que me acompanha nos passeios. Há tempos atráz ela fraturou o tornozelo direito más, apesar da boa recuperação algumas secuelas sempre ficam e hoje é muito dificultoso para ela entra e sair do CJ que é bastante alto. Então, sobram como alternativas plausíveis os SAMURAIS e Vitaras. Eu particularmente pendo mais para o SAMUKA.
Como faço excêncialmente passeios a preparação resume-se às devidas proteções(tanque , câmbio , motor ), e pneu dentro do aceitável para um carro original e , uma mecânica fácil e barata de ser concertada em qualquer lugar.
Mandei uma "MP" para o Fabil más, ainda não tive resposta. - Talvez seja mais conveniente telefonar para ele. O KIT dele é interessante por que as adaptaçõess limitam-se ao motor/embreagem . Não havendo nescessidade de mexer com câmbio, cardans, eixo de ligação câmbio/T-case....etc.
Estou em vista de um SAMURAI CANVAS 93 .

Grande abraço.

P.S: Tenho um amigo aí em Fortaleza que trabalha na INFRAERO aí no Aeroporto "PINTO" Martins - (SBFZ)

marco-tito
31/07/2012, 16:53
obrigado ja consegui resolver acredite c quiser mas era so o carro fora de tempo ele estava um pouco atrasado. agora estou precisando de uma caixa de reducao alguem sabe de alguma para vender??? pode ser de preferencia da antiga com engrenagem

rogeriomasih
31/07/2012, 19:04
Edemar,

se está buscando uma viatura com um pouco mais de conforto e para passeios mais leves, é melhor procurar um vitara ou mesmo um samurai com mola helicoidal, pois o samurai de feixe é meio dura e pula muito.

Vc pensa em trocar o motor do samurai que está negociando?
não está bom de motor ou vc busca mais potência?

abraços.

em tempo: tenho dois amigos que estudaram comigo na época de colégio (:-)) que trabalham na infraero daqui. É o Celso e o Francisco José (vulgo Bidú) :-)

Edemar
01/08/2012, 01:10
Realmente.
Os VITARAS são uma ótima opção . Más pendo para o estilo "JIPE". O SAMURAI helicoidal se não fosse pelo fato da T-Case por corrente (com preço bem salgado),seriam um "MUST"
Busco alternativa de adaptação para já ter saída no caso de não compensar alguma recupeação futura ou para atualização mecânica da viatura e tornar a manutenção mais barata e ascessível. Pois é um carro que não pretendo me desfazer.
O 93 que estou em vista era de um conhecido que faleceu há algum tempo e agora depois de resolvido os trâmites de inventário, o filho deste amigo resolveu vender o carro. Este 93 ficou parado por ums 8 anos recebemdo somente os cuidados básicos. A kilometragem que esta em torno de 123 mil parece ser original . Já fiz um "TEST-DRIVE" e o carrinho está muito gostoso de dirigir. Tração e reduzida engatam perfeitamente e o câmbio é macio e sem folgas. Bom de freio e direção. Problemas aparentes só em detalhes de acabamento ( tampa do porta-luvas que cai....etc), Não tem nenhum "requinte" além do "QUEBRA-MATO". ( Para-choque de impulssão).

O amigo aí da INFRAERO é o GERMANO CAVALCANTI ... trabalha no pátio de manobras PARKEANDO as aeronaves e de quando em vez com as viaturas de inspeção de pista. É um tremendo "NERD" más, um grande cara....

Grande abraço.

mairo
01/08/2012, 08:20
tinha um conhecido com samurai 97 e t-case do 95, show de samurai.

Edemar
04/08/2012, 06:11
Rogerimasih

Perguntei ao meu amigo " GERMANO CAVALCANTI ", aí de Fortaleza sobre o Celso e o "BIDU". - Ele me respondeu o que se segue:

" Meu querido Edemar, que feliz encontro do acaso o Sr. nos trouxe!

De fato, os amigos do teu colega Rogério são conhecidos meus. O Bidu é coordenador da Comercial da Infraero em Fortaleza, mais conhecido por ter uma banda que faz cover do Paul McCartney e que toca regularmente. A dúvida só restou quanto ao Celso, pois existem dois aqui: o Celso Lara, mais velho, é de origem paulista e por muito tempo trabalhou com Operações, tanto no pátio como no centro de operações aeroportuárias (COA), neste último havendo inclusive conseguido merecida promoção a encarregado de um dos turnos. Depois de perder a encarregadoria, ele foi recentemente repromovido ao mesmo posto, mas em outra área, o credenciamento. O outro Celso, que é o de Melo Júnior, é bem mais jovem, fortalezense e, salvo engano, cursa Arquitetura na UFC, havido passado também pelo pátio e hoje lotado no COA e com pouco tempo mais de Infraero que eu (concurso anterior). "

Realmente o MUNDO é pequeno e acada dia torna-se menor

Grande abraço

rogeriomasih
05/08/2012, 19:42
ehehehehehe

são esses dois mesmo..no caso do Celso é o Celso Lara Vital, paulista. Ambos estudaram comigo no colégio Batista; destaco que terminamos os estudo no colégio em 1990...oh tempo véi do passo largo.

Se possível, manda um abraço do Rogério para ambos aí pelo teu amigo.

:-)

Alessandro.SC
06/08/2012, 09:14
Saudações,

Tbm estou fazendo pequenas Trocas no meu Samurai 92 (PIPÓK). Motor (AP 2.0 MI), cx câmbio (chevette 5m), cx transferencia (Hilux) e eixos (Rural). Tbm estamos martelando no radiador, tendo em vista o pequeno espaço para se adaptar o radiador e ventuinha. Pretendo manter o radiador do ar c., pois pretendo instalalo futuramente. Possuo radiador do gol com ar. Será que funcionaria? qual ventuinha usar devido ao pequeno espaço?
OBS:Disponho da caixa de tração engrenagens (Ok), cx de cambio (sincronizado da 2ª ruim) e motor +---. Se alguem interessar mande MP.

abrs

mairo
06/08/2012, 10:10
Saudações,

Tbm estou fazendo pequenas Trocas no meu Samurai 92 (PIPÓK). Motor (AP 2.0 MI), cx câmbio (chevette 5m), cx transferencia (Hilux) e eixos (Rural). Tbm estamos martelando no radiador, tendo em vista o pequeno espaço para se adaptar o radiador e ventuinha. Pretendo manter o radiador do ar c., pois pretendo instalalo futuramente. Possuo radiador do gol com ar. Será que funcionaria? qual ventuinha usar devido ao pequeno espaço?
OBS:Disponho da caixa de tração engrenagens (Ok), cx de cambio (sincronizado da 2ª ruim) e motor +---. Se alguem interessar mande MP.

abrs
me aconselharam usar o radiador do opala 4cc!

Alessandro.SC
06/08/2012, 11:52
me aconselharam usar o radiador do opala 4cc!

Pois é Mario, tbm me aconcelharam a usar este, mas o problema é o espaço. Pois no meu caso ainda tem o tensionador da correia pra ajudar a atrapalhar. Acho q vamos esperimentar o radiador do Fox s/ar. Ele é mais fino que o do Opala. Tem um Jeep AP 1.8 turbo utilizando este radiador e segundo o dono não tem problema de aquecimento e o tamanho daria certo. Vamos testar.

fabiolammel
15/04/2013, 09:06
Tópico um pouco abandonado...mas para compartilhar informações.

Meu Samurai tem motor AP 1.8 e radiador original, porém em trilhas muito fechadas e trancadas, onde fico muito tempo parado e circula pouco vento, a temperatura do motor bate nos 100°C. Uso a ventuinha original, AC original com ventuinha elétrica. Sempre o ligo o AC nesse tipo de uso, para manter a ventoinha elétrica acionada.
Concluo que, o radiador original do Samurai, não tem volume para refrigerar água para motor 1.8, pois em uso normal, a temperatura fica no máximo a 83°C. Somente em uso mais severo ela não da conta.
Nos próximos dias vou estudar outros radiadores e posto novas informações.

Sds!