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Ver Versão Completa : Jeep abanando muito a frente!



jacquessalmei
24/07/2012, 14:33
Amigos, à alguns dias atrás troquei a caixa de direção do meu CJ5 e a antiga barra boca de lobo por uma barra com terminais. só que agora o jeep ficou instável e abana sempre que chega num terreno desuniforme. Bem já troquei todos os terminais de direção são todos novos, as borrachas de coquile (aqui na região é como conhecemos coquile) e os rolamentos, rolamentos de roda já mexi na suspensão, mandei alinhar, e com tudo isso ainda continua a abanar. gostaria de saber se eiste algo mais a fazer ou uma adaptação, ou tenho que ficar ate o resto da vida com essa instabilidade.

tuna
24/07/2012, 15:46
jacquessalmei, este problema é conhecido como "shimmy", dá uma pesquisada, tem bastante material pelo fórum, mas já adiantando, vou perguntar, a suspensão é original? qual o tamanho dos jumelos? foi verificada folga das molas e buchas, grampos de molas? como está o cáster?

[]´s

jacquessalmei
24/07/2012, 16:47
jacquessalmei, este problema é conhecido como "shimmy", dá uma pesquisada, tem bastante material pelo fórum, mas já adiantando, vou perguntar, a suspensão é original? qual o tamanho dos jumelos? foi verificada folga das molas e buchas, grampos de molas? como está o cáster?

[]´s

Primeiramente amigo muito obrigado por responder! olhe é tudo original, suspensão e revisei molas, trocando uma que estava quebrada os jumelos são originais tb. as borrachas dos jumelos e buchas são todas novas. isso aconteceu depois que troquei a caixa de direção e a barra, que coloquei com terminal.

tuna
24/07/2012, 17:10
Primeiramente amigo muito obrigado por responder! olhe é tudo original, suspensão e revisei molas, trocando uma que estava quebrada os jumelos são originais tb. as borrachas dos jumelos e buchas são todas novas. isso aconteceu depois que troquei a caixa de direção e a barra, que coloquei com terminal.

Amigão, tamo aqui pra isso :concordo: põe fotos da nova caixa, barras e terminais, para gente tentar te ajudar...

Em tempo, esse problema é comum, portanto vamo te ajudar pra resolver, chato é que pode ser ocasionado por vários fatores em conjunto ou isoladamente, devagar vamos eliminando as possibilidades e se jeep vai ficar bala, só para ilustrar ando a 100 km/h como o meu jeep como o volante retinho...
[]´s

jwillis
25/07/2012, 08:25
fala jacssalmei da uma olhada tambem nos rolamentos do munhão, no meu so foi trocar os rolamentos e parou da dar ''shimmy'' e troquei por aqueles mancais que vendem nas lojas especializadas . valeu abraxx

georgevalle
25/07/2012, 10:31
Tem alguns macetes para reduzir o shimmy, no retentor do munhão instalar mais uma chapa para dar mais aperto nele (firmar mais o munhão) e instalar um amortecedor de direção.

tuna
25/07/2012, 11:34
Tem alguns macetes para reduzir o shimmy, no retentor do munhão instalar mais uma chapa para dar mais aperto nele (firmar mais o munhão) e instalar um amortecedor de direção.

George, IMHO, amortecedor de direção só esconde problema, que depois de escondido pode ficar mais sério e bem rápido, o jeep original não tem nem amortecedor de direção e nem shimmy, ao contrário do que muita gente pensa o shimmy não é original do jeep :mrgreen: uso pneus guerra 34,5 com eixo de rural, caixa de direção de maverick e não uso amortecedor de direção. Se tem shimmy, tem coisa errada, se consertar o errado acaba o shimmy, simples assim:concordo:

[]´s

vavarusso
25/07/2012, 16:59
Isso mesmo, "shimmy" é a febre, que nao é doença, é apenas o sintoma que algo está errado. Colocar amortecedor para fesolver shimmy é o mesmo que colocar arame no lugar de fusível que estar queimando...
Vavá Russo

jacquessalmei
25/07/2012, 19:52
fala jacssalmei da uma olhada tambem nos rolamentos do munhão, no meu so foi trocar os rolamentos e parou da dar ''shimmy'' e troquei por aqueles mancais que vendem nas lojas especializadas . valeu abraxx

Olá amigo, obrigado pela resposta, troquei tudo nele, borrachas do munhão, rolamento. alinhei a direção. havia um jumelo quebrado e concertei, depois que eu troquei a caixa com a barra começou a dar shimmy direto. eu estava calibrando os pneus com 40 libras atras e 30 libras na frente. diminui para 25 nas 4 rodas pra ver se é esse o problema.

SD GUERREIRO
25/07/2012, 22:49
olha da uma olhada no alinhamento das rodas faz uma geometria. e revisa oas ângulos de caster esse é um grande causador de dor de cabeça. abraço

Kim
25/07/2012, 22:51
olha da uma olhada no alinhamento das rodas faz uma geometria. e revisa os ângulos de caster esse é um grande causador de dor de cabeça. abraço

Taí a causa do problema nas maiorias dos casos!

tuna
26/07/2012, 10:51
Taí a causa do problema nas maiorias dos casos!

Kimzão, olha lá no post #2, :pipoca:

[]´s

tuna
26/07/2012, 10:53
jacquessalmei, para receber ajuda, vc. precisa ajudar a gente a te ajudar:), beleza? põe fotos dessa adaptação aí...

vavarusso
26/07/2012, 13:45
360937Mas o que caster???? Caster de roda ou ângulo de avanço é a disposição angular (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo) do eixo vertical da suspensão de uma roda (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda)em um carro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro), moto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Motocicleta) ou outro veículo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ve%C3%ADculo), medido na direção longitudinal. É o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical. Olha o exemplo da moto, muito caster pode soltar as maos que ela vai sozinha sem balançar. Se trouxemos a roda dianteira do exemplo para baixo do farol fica impossível pilotá-la com apenas uma das mãos....

Marcos Palotta
03/08/2012, 16:49
Jacquessilnei,
Voce já está com uma lista de pontos para checar, acrescente mais um - verifique o aperto dos feixes de mola, qualquer folga resulta em shimmy forte.
Boa sorte.

JPEDROSA2
25/08/2012, 10:58
Jacquessilnei,
Voce já está com uma lista de pontos para checar, acrescente mais um - verifique o aperto dos feixes de mola, qualquer folga resulta em shimmy forte.
Boa sorte.

Salve, galera!!
A minha RURAL/73 apresentava este problema (shimmy insolúvel!)... O sofrimento acabou quando resolvi fazer rodízio dos pneus...Solução simples e idiota: um dos aros estava empenado e causava todo o problema. Conselho estúpido: faça balanceamento das rodas também.

boa sorte!
Valeu!
João