Ver Versão Completa : Sportage Aconselhavel para expediçoes ?!
Olá pessoal, venho acompanhando o 4x4brasil a algumas semanas, recentemente fiz meu registro no mesmo.
Ja vim acompanhando varios topicos sobre sportage l200 sw4 entre outros 4x4 que podem caber no meu bolso.
Minha situaçao é a seguinte, quero um carro 4x4 para viajar ( viajagens longas ) fugindo de cidades grandes, entao sujeito a estrada de terra, no dia a dia vou usar o carro pouco, entao se for grande ou pequeno nao incomoda, porem quero fazer passeio/trilhas leves com o carro, sera meu unico carro.
Estarei dando meu gol de entrada valor +- 8 9 mil + parcelas do financiamento, dai vem o pipino, se eu pega parcelas muito altas nao me sobra dinhero pra arrumar e viajar com o carro. entao estou procurando um carro na faixa de 20 mil reais. Sei que dos carros que sitei a melhor seria a sw4, mas aki em Curitiba/PR a media esta acima de 25 mil, l200 esta um pouco abaixo do preço mas ainda inviavel.
O unica viatura q me sobra é a sportage, como quero viajar para longe o consumo me seria favoravel ( diesel ) mas as 2.2 é fraco e blablabla. melhor mesmo seria a TDI mas nao sei se acharei uma em boa estado por esse preço, mas me contentarei a subir uma serra a 70km/k e viajar a 90km/h.
Mas a questao conforto, durabilidade de peças, peças a pronta entrega ( caso de viagens ) no valor que eu tenho disponivel seria uma boa opção ? ou junto mais dinhero pra pegar uma sw4 ? ( q isso demorara uns 2 3 anos ;/ )
Alguem tem sportage e faz viajens longas com ela ? como ela se comporta ? vale apena comprar uma pensando do modo que estou pensando ?
Estou pensando em uma 2.2 diesel ! as a gasolina é uma boa atraçao mas gasta de mais combustivel =/
( OBS: sei que varios vao pensar em falar q tem mais 2000 mil topicos sobre isso, mas ja li 90% deles, e algumas perguntas que fiz a cima nao encontrei. )
desdeja agradeço a todos
esqueci de comentar:
Nas viagens vai somente eu e minha mulher, eu tenho 1.83 ela é piquena.
Outra obs q procurei e nao achei muito, sportage é facil achar acessorios ?
jotaunior
26/07/2012, 07:25
Bom dia amigo, creio que fazendo uma revisão boa, da para fazer a expedição sem problemas
Leandro-MacaúbaPaisagismo
26/07/2012, 10:34
Eu tenho uma STG TDI 2001 curta e ja fiz umas viajens meio longas....tipo uns 800km só de ida. No final de setembro estarei fazendo uma mini expedição com o pessoal meu jipe clube o Bodes 4x4 e mais alguns da Rota 4x4 que dará só de ida 1235km, onde andaremos em alfalto, barro, praia e alguns trechos cortaremos alguns rios.
O que vc tem q fazer? Ver se a viatura esta confiável e manter ela sempre com a manutenção em dia. Na estrada não passo de 90km e sempre olho a agua, de resto é curtir.
Espero ter ajudado.
Daew pessoal, hj vi uma sena que me fez tomar uma deciçao, conversando com a minha mulher ja sei +- como vai ser a viatura... e hj vi uma identica na rua. a Sportage curta com barraca no teto ( camping wolrd ) e na tampa traseira e estepe cheio de adesivos por onde o carro ja passou *-* gamei quando vi akilo haha.
Agora vou a luta atraz da sportage 2.2 inteira! talves demore uns 6 7 meses pra comprar pois vou noivar e casar ano q vem, mas vou ter uma sportage !!!
DouglasMac
27/07/2012, 10:19
SPT TDI com preço que voce pode, vai dar problemas de manutenção, com certeza!
Excelente viatura desde que tenha PROCEDENCIA. Mecânica simples e robusta.
Abraço.
SPT TDI com preço que voce pode, vai dar problemas de manutenção, com certeza!
Excelente viatura desde que tenha PROCEDENCIA. Mecânica simples e robusta.
Abraço.
Por isso que vou optar por uma aspirada as 2.2, sei que motor nao tem akele desempenho, mas vale apena pela economia, ja que nao sou milhonario!
Andei vendo aki em curitiba as 2.2 ja axei entre 15 mil a 22 mil reais
SóCarrão Curitiba - KIA SPORTAGE 4X4 Azul · 1998 (http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/kia/sportage/usado-semi-novo/sportage-4x4-azul-1998-1281567/1)
SóCarrão Curitiba - KIA SPORTAGE 2.2 Azul · 1995 (http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/kia/sportage/usado-semi-novo/sportage-22-azul-1995-1416169/15)
SóCarrão Curitiba - KIA SPORTAGE DLX 2.2 Vinho · 1995 (http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/kia/sportage/usado-semi-novo/sportage-dlx-22-vinho-1995-1396813/18)
Os tres sao particular, sera q vale apena pegar de loja ?
MarcSport
27/07/2012, 18:40
Tive uma GRand Sportage Turbo Diesel, fiz várias viagens longas.
Fui à Argentina em viagem de 3000 km ida e volta, fui aos Lençóis Maranhenses, passando pela Bahia, Pernambuco, Piauí em viagem de cerca de 8500 km.
Nessa última viagem levei tudo o que se pode imaginar, enchi o porta malas e parte do banco traseiro, fui preparado para percorrer as areias sozinho, meu carro tinha quincho, peito de aço, lift, estaca de quase 2 metros para ancoragem, etc. Como estava muito pesado, sofri um pouco rodando a noite na Bahia para ultrapassar caminhoes.
Quanto ao conforto, robustez da suspensão e do chassi e outros itens o carro é muito bom.
O motor não é dos melhores, podia ser mais "forte" e robusto.
Meu motor apresentou problema no dia 24 de dezembro (vespera de Natal) no interior do Piauí, no dia 26 levei de guincho para Teresina e encostei na retífica, o motor foi feito por completo, ficando somente o bloco e o virabrequim originais, até o comando de válvulas foi trocado, a retífica encomendou as peças de SP em 27/12, no dia 29/12 as peças chegaram e em 30/12 continuei viagem, não tive problemas com as peças.
Se seu orçamento for limitado, continue com seu carro (mesmo que esteja pensando em uma SW4) pois se tiver problemas sérios vai gastar muito em manutenção. Adoro 4x4, mas em viagens, rípio, estradas de "chao batido" carros como Gol vão muito bem.
Não é raro de se gastar mais de R$ 10k na manutenção de motor diesel.
Já fui de Jijoca à Jericoaquara no Ceará pelas areias em um Gol 1.6, já andei pelas areias de Cumbuco em um Celta 1.0.
MarcSport
27/07/2012, 18:42
Fotos de Cumbuco onde passei com um Celta
361270361272361271
Não estou falando que um Gol vai onde um 4x4 vai, mas muitos compram 4x4 para andar onde um Gol andaria sem problemas
rosalvonet
29/07/2012, 02:46
Olá amigo, como vai?
Eu tenho uma Grand 2001 TDI, comprada há uns 2 anos e meio, especialmente para viajar, pois vou muito a Santa Catarina. Já rodei com ela mais de 50 mil km neste período.
Eu gosto muito do comportamento do carro na estrada. Realmente não é um carro para se voar, mas se você estiver interessado em conforto, é ótimo. Dá pra viajar tranquilo em uma velocidade de 100 a 120km/h sem forçar muito, e ainda sendo econômica.
A minha faz média de 12 km/l na estrada a 120km/h e com ar ligado. Andando a 100km e com ar desligado já cheguei a 14,5km/l.
Na minha última viagem dei uma volta maior, e fui até o Uruguai, mas aí tive um problema de cabeçote no primeiro dia da viagem, bem próximo a Curitiba. Tive que ficar 3 dias parado para troca do bendito. Tem uma oficina muito boa aí em Curitiba, especializada em KIA, que me atenderam muito bem, é a Paraná Diesel.
Depois disso continuei até Punta Del Este e Montevidéu sem qualquer problema, e só alegria.
Dá uma olhada em malunaestrada.blogspot.com.br
Tem um amigo meu de Santa Catarina, que tem uma TDI igual à minha e já rodou a América do Sul inteira. Isto é inspirador. (Mas ele também já fez o cabeçote neste mesmo lugar em Curitiba viu... hehe)
Dá uma olhada no site VIAGEM FAMÍLIA (http://www.viagemfamilia.com)
Abraço e boa sorte na sua escolha.
Fotos de Cumbuco onde passei com um Celta
361270361272361271
Não estou falando que um Gol vai onde um 4x4 vai, mas muitos compram 4x4 para andar onde um Gol andaria sem problemas
eh por esse lado nunca tinha pensado, eu gosto de analizar bem pra nao fazer cagadas, eu nunca colokei um carro na areia ou barrao, entao nao sei tipo até onde um 4x2 vai e qual a diferença do 4x4 saca ? eu to querendo um carro pra viajar pra fazer viagens rusticas, ir pro meio do mato pegar estrada de terra, viajar somente acampando e assim por diante!
sei que muitos lugares o meu gol vai me levar, mas tipo tenho um sono de ir ao atacama, e alguns lugares qero ir q so um 4x4 vai, e em comboio...
vendo seus comentarios, as vezes penso em esperar alguns anos ai até me estabilizar bem financeiramente e pegar uma pajero full uma sw4 ou algum derivado desses...
Depois de ler essa reportagem deu até vontade de viajar com meu golzinho!!!
Best Cars Web Site - Humor & Curiosidades (http://bestcars.uol.com.br/artigos2/atacama-1.htm)
de Goias ao atacama de gol 1000 16V ( na epoca o carro tinha 5 anos de uso )
se pah vou esprimentar fazer umas viagesn com meu carro pra ver oq acontec!!!
rosalvonet
30/07/2012, 22:13
Cara, é muito relativo mesmo...
A Sportage pra mim é o céu... hehe
Já tive Uno q fui de SP até Maranhão, Bahia e várias vezes pra Sta. Catarina.
Tive outro Uno Mille, com kit GNV, este era pão duro, e eu fiz várias viagens com ele, principalmente pra Sta. Catarina tb.
Nenhum destes tinha ar ou direção hidráulica... E eu ia numa boa, com namorada, irmão, irmã, cachorro. hahaha
Resumo, se vc quiser viajar, não é o carro que vai te impedir.
Uns com mais conforto outros com menos, mas vai.
Abração e boas viagens de "golzinho".
Olá, Xalko !
Tive uma GSportage TD2001, desde “0”, por quase 9 anos, ~193k km, e a troquei há uns três anos, após perceber que eu estava necessitando um carro com câmbio automático para enfrentar os perenes engarrafamentos de trânsito por onde eu andava (1h e 30m para ~30 km ), além do fato de que para manter meu carro plenamente confiável, eu estava levando num conhecido, muito bom em Sportage aqui de Caxias, em média, a cada três meses ( uma coisinha aqui, uma coisinha ali ) e me “enchendo o saco”. Ainda hoje tenho saudades dela, pela facilidade de entrar e sair(acesso ao carro), pelo fato de aceitar qualquer tipo de diesel sem titubear, pela sua macia e resistente suspensão em estradas de pisos ruins, pela boa retomada graças ao turbo + intercooler, enfim, se tivesse uma GSportage similar, diesel , c/câmbio automático + reduzida, 2013, eu adoraria ! Isso apesar de ter de abrir o cabeçote do motor por três vezes(com 52k km-duas semanas após terminar a garantia-, 102k km e por fim, aos 180k km), sempre após ter subido pelas estradas de serra daqui de minha região num ritmo mais “alegre”, culpa do motor Mazda de 87 cv + o fraco trabalho de adaptação do arrefecimento feito pela Kia, com o uso de ventilador do radiador cujo cubo, repleto de gel, vazava em pouco tempo, impedindo o pleno controle da temperatura do motor. E após a 2ª abertura do cabeçote, mandei instalar um sensor de nível da água dentro do radiador, com luz acendendo no painel, o que ajudou a descobrir a necessidade da nova abertura aos 180k km... Nessas ocasiões, os fatos ocorreram em minha cidade, que contava com recursos, tanto de ccs como de mecânicos entendidos no assunto, o que facilitou a manutenção. Bem, tudo isso para dizer que eu mantinha o carro plenamente confiável, a tal ponto que fiz várias viagens longas com ela, indo ao Peru(Cuzco), saindo do Brasil pelo Acre, via Transoceânica ainda em obras de asfaltamento (em 2007) e sem muitas pontes pelos vários cursos de água pelos quais passamos, num total de ~12 k km (Fiquei sabendo, depois, que o organizador da expedição falou para os outros participantes, que o meu era o carro mais fraco-frente aos LR, Defender, Troller, CRV, Rav4, SW4- e dificilmente chegaria ao fim da viagem, sendo que por isso, quase todos os outros participantes tripudiavam. E foi a GSportage a que não incomodou. Andei ao fim da fila, devagar, mas nas curvas e em subidas conseguia encostar no grupo, apesar dos poucos e valentes 87 cv. A GSpTD2001, bordô, como naquele desenho da pantera cor de rosa, ia na maciota, mas sempre, sem parar (para manutenção corretiva), ganhando o apelido de “panterinha” entre os mais chegados. Enfrentou viagens para Ushuaia pela Argentina com volta pela Carretera Austral chilena( perto de 1000 km de rípio ), totalizando ~13600 km, dos quais perto de 3000 km em estradas de chão; outras viagens para a região dos lagos argentinos e chilenos e mais parte do noroeste argentino, Atacama (Chile), Uruguai, sempre com altas quilometragens, fazendo, com carro carregado, em média, ~12km/l (ali incluídos trechos com 4x4 H e L acionados e quase sempre o A/C ligado), sem muitas preocupações com autonomia do tanque e as restrições de abastecimento vigentes na Argentina. Não esquecendo as idas e vindas a SP/GO/MT/MS/PR/SC/MG/RJ ao longo desse período. Uma característica que esse carro possui é o fato de ser meio instável em curvas (ela tende a “deitar”em curvas fechadas, devido à sua peculiar suspensão de bom curso), e tem sensibilidade aos ventos laterais : isso obriga o motorista a ficar bem concentrado ao dirigir. Na volta de Ushuaia, por exemplo, eu não conseguia manter 120 km/h, devido ao forte vento que soprava do lado do Atlântico, que às vezes me jogava para o outro lado da rodovia, e a solução foi andar a 90 km/h, onde o controle era mais fácil, mas os passageiros reclamavam das “jogadas” para os lados, o que os cansava ao fim do percurso do dia. A partir daí, em outros caminhos, eu comecei a utilizar o artifício de fazer o carro sair levemente de traseira em determinadas curvas de modo a reduzir a inclinação e o desconforto dos ocupantes, e permitindo “divertir-me” um pouco mais !...E, complementando, costumava usar o carro e seu 4x4 quase todos os fds nas estradinhas de chão aqui por volta de minha cidade, na serra gaúcha.
Enfim, se tiveres um carro “confiável”- e isso é o que importa – poderás ir aonde quiseres, claro que dentro de certos limites, estes mais amplos ao se tratar de carros 4x4 ! Sds e Boa sorte com o teu 4x4 !
Olá, Pessoal !
Tive a citada G Sportage TD 2001 por quase nove anos, entre 2001 e 2010, fiz uns 193k km com ela, e somente agora, setembro/2013, descobri para o que servia um comando dela, após reler uma reportagem de uma revista francesa 4x4 Magazine, de setembro de 1996, sobre uma Toyota Land Cruiser TD VX 3 portas....é o cúmulo do atraso ! Esse Toyota dispunha de um interruptor / acelerador para uso em rpms próximas à marcha-lenta, em situações off-road” em que se requeira conduzir “passo a passo”, fazendo o verdadeiro papel de um acelerador manual.... A minha ex-GSportage tinha dispositivo similar, à esquerda do volante, sob o painel, se não me engano, e imaginei que ele fosse um tipo de afogador manual ou algo assim, para ajudar, eventualmente, na partida do motor. Mas, pelo menos, usei esse dispositivo umas raras vezes, sem saber para que ele fora concebido e foi de muita valia : numa das ocasiões, no Geiser Del Tatio(Chile), antes do sol nascer e a temperatura externa estando entre -13º.C e -10º.C , ficando com receio de ocorrer algum congelamento na água do motor, uma vez que mesmo ele funcionando em marcha lenta(carro parado), o mostrador de temperatura da água indicava como se o motor estivesse desligado...Com isso, lembrando do tal dispositivo, manualmente elevei a rpm do motor de forma a que a temperatura não mais ficasse tão baixa ! Em outra ocasião, ali por perto do vulcão Licancabur, tive de usar do mesmo artifício, enquanto aguardava um Troller do grupo ter um dos pneus trocados, numa estrada de montanha, com terra e alguma neve, em grande altitude e, de novo, com temperaturas entre os -12º.C a -10º.C. O curioso era o fato de que mesmo com o motor ligado, por baixo do carro e por dentro das caixas de rodas, a neve derretia e ficava presa no metal, como estalactites... mas o dispositivo manual funcionou muito bem(mesmo sem eu saber para que ele se destinava (!)...Ainda hoje tiro o chapéu para a G Sportage TD 2001, meu primeiro 4x4 !
Sds a todos.
Pescador4x4
19/09/2013, 16:16
O nome do dispositivo é afogador!!! Quem teve os primeiros carros a álcool lembra bem dele, kkk... Abs!
Olá, Pessoal !
Tive a citada G Sportage TD 2001 por quase nove anos, entre 2001 e 2010, fiz uns 193k km com ela, e somente agora, setembro/2013, descobri para o que servia um comando dela, após reler uma reportagem de uma revista francesa 4x4 Magazine, de setembro de 1996, sobre uma Toyota Land Cruiser TD VX 3 portas....é o cúmulo do atraso ! Esse Toyota dispunha de um interruptor / acelerador para uso em rpms próximas à marcha-lenta, em situações off-road” em que se requeira conduzir “passo a passo”, fazendo o verdadeiro papel de um acelerador manual.... A minha ex-GSportage tinha dispositivo similar, à esquerda do volante, sob o painel, se não me engano, e imaginei que ele fosse um tipo de afogador manual ou algo assim, para ajudar, eventualmente, na partida do motor. Mas, pelo menos, usei esse dispositivo umas raras vezes, sem saber para que ele fora concebido e foi de muita valia : numa das ocasiões, no Geiser Del Tatio(Chile), antes do sol nascer e a temperatura externa estando entre -13º.C e -10º.C , ficando com receio de ocorrer algum congelamento na água do motor, uma vez que mesmo ele funcionando em marcha lenta(carro parado), o mostrador de temperatura da água indicava como se o motor estivesse desligado...Com isso, lembrando do tal dispositivo, manualmente elevei a rpm do motor de forma a que a temperatura não mais ficasse tão baixa ! Em outra ocasião, ali por perto do vulcão Licancabur, tive de usar do mesmo artifício, enquanto aguardava um Troller do grupo ter um dos pneus trocados, numa estrada de montanha, com terra e alguma neve, em grande altitude e, de novo, com temperaturas entre os -12º.C a -10º.C. O curioso era o fato de que mesmo com o motor ligado, por baixo do carro e por dentro das caixas de rodas, a neve derretia e ficava presa no metal, como estalactites... mas o dispositivo manual funcionou muito bem(mesmo sem eu saber para que ele se destinava (!)...Ainda hoje tiro o chapéu para a G Sportage TD 2001, meu primeiro 4x4 !
Sds a todos.
Olá, Pescador4x4 !
Pois é ! Mas como eu comentei acima, afora as situações descritas, jamais usei ou precisei usar o tal afogador para dar a partida no motor diesel da GSportage, e aqui pela região sul faz algum friozinho no inverno...! E todo mundo que via o tal dispositivo ficava surpreso de um carro, diesel, de 2001, ainda dispor desse equipamento. Depois de eu ter lido aquele artigo sobre o Toyota é que entendi o verdadeiro emprego do dispositivo na Sportage, e acho que não era para dar a partida, mas sim, para enfrentar trechos delicados em off-road! O afogador, como tal, faz mais sentido, s.m.j., num motor a gasolina ou a álcool do que num diesel. E sim, quando tive carros a álcool, após dar a primeira partida ao motor, pela manhã, e até aquecê-lo, eu andava com o afogador puxado e à medida que ocorria o aquecimento, também reduzia o curso desse afogador, até anulá-lo completamente, geralmente uns dois quilômetros depois da partida. Abcs.
alexandrodorner
22/09/2013, 13:31
Olá, Xalko !
Tive uma GSportage TD2001, desde “0”, por quase 9 anos, ~193k km, e a troquei há uns três anos, após perceber que eu estava necessitando um carro com câmbio automático para enfrentar os perenes engarrafamentos de trânsito por onde eu andava (1h e 30m para ~30 km ), além do fato de que para manter meu carro plenamente confiável, eu estava levando num conhecido, muito bom em Sportage aqui de Caxias, em média, a cada três meses ( uma coisinha aqui, uma coisinha ali ) e me “enchendo o saco”. Ainda hoje tenho saudades dela, pela facilidade de entrar e sair(acesso ao carro), pelo fato de aceitar qualquer tipo de diesel sem titubear, pela sua macia e resistente suspensão em estradas de pisos ruins, pela boa retomada graças ao turbo + intercooler, enfim, se tivesse uma GSportage similar, diesel , c/câmbio automático + reduzida, 2013, eu adoraria ! Isso apesar de ter de abrir o cabeçote do motor por três vezes(com 52k km-duas semanas após terminar a garantia-, 102k km e por fim, aos 180k km), sempre após ter subido pelas estradas de serra daqui de minha região num ritmo mais “alegre”, culpa do motor Mazda de 87 cv + o fraco trabalho de adaptação do arrefecimento feito pela Kia, com o uso de ventilador do radiador cujo cubo, repleto de gel, vazava em pouco tempo, impedindo o pleno controle da temperatura do motor. E após a 2ª abertura do cabeçote, mandei instalar um sensor de nível da água dentro do radiador, com luz acendendo no painel, o que ajudou a descobrir a necessidade da nova abertura aos 180k km... Nessas ocasiões, os fatos ocorreram em minha cidade, que contava com recursos, tanto de ccs como de mecânicos entendidos no assunto, o que facilitou a manutenção. Bem, tudo isso para dizer que eu mantinha o carro plenamente confiável, a tal ponto que fiz várias viagens longas com ela, indo ao Peru(Cuzco), saindo do Brasil pelo Acre, via Transoceânica ainda em obras de asfaltamento (em 2007) e sem muitas pontes pelos vários cursos de água pelos quais passamos, num total de ~12 k km (Fiquei sabendo, depois, que o organizador da expedição falou para os outros participantes, que o meu era o carro mais fraco-frente aos LR, Defender, Troller, CRV, Rav4, SW4- e dificilmente chegaria ao fim da viagem, sendo que por isso, quase todos os outros participantes tripudiavam. E foi a GSportage a que não incomodou. Andei ao fim da fila, devagar, mas nas curvas e em subidas conseguia encostar no grupo, apesar dos poucos e valentes 87 cv. A GSpTD2001, bordô, como naquele desenho da pantera cor de rosa, ia na maciota, mas sempre, sem parar (para manutenção corretiva), ganhando o apelido de “panterinha” entre os mais chegados. Enfrentou viagens para Ushuaia pela Argentina com volta pela Carretera Austral chilena( perto de 1000 km de rípio ), totalizando ~13600 km, dos quais perto de 3000 km em estradas de chão; outras viagens para a região dos lagos argentinos e chilenos e mais parte do noroeste argentino, Atacama (Chile), Uruguai, sempre com altas quilometragens, fazendo, com carro carregado, em média, ~12km/l (ali incluídos trechos com 4x4 H e L acionados e quase sempre o A/C ligado), sem muitas preocupações com autonomia do tanque e as restrições de abastecimento vigentes na Argentina. Não esquecendo as idas e vindas a SP/GO/MT/MS/PR/SC/MG/RJ ao longo desse período. Uma característica que esse carro possui é o fato de ser meio instável em curvas (ela tende a “deitar”em curvas fechadas, devido à sua peculiar suspensão de bom curso), e tem sensibilidade aos ventos laterais : isso obriga o motorista a ficar bem concentrado ao dirigir. Na volta de Ushuaia, por exemplo, eu não conseguia manter 120 km/h, devido ao forte vento que soprava do lado do Atlântico, que às vezes me jogava para o outro lado da rodovia, e a solução foi andar a 90 km/h, onde o controle era mais fácil, mas os passageiros reclamavam das “jogadas” para os lados, o que os cansava ao fim do percurso do dia. A partir daí, em outros caminhos, eu comecei a utilizar o artifício de fazer o carro sair levemente de traseira em determinadas curvas de modo a reduzir a inclinação e o desconforto dos ocupantes, e permitindo “divertir-me” um pouco mais !...E, complementando, costumava usar o carro e seu 4x4 quase todos os fds nas estradinhas de chão aqui por volta de minha cidade, na serra gaúcha.
Enfim, se tiveres um carro “confiável”- e isso é o que importa – poderás ir aonde quiseres, claro que dentro de certos limites, estes mais amplos ao se tratar de carros 4x4 ! Sds e Boa sorte com o teu 4x4 !
Ai Fertag beleza ?
Entao gaucho vou dizer uma coisa eu tenho um grande sonho de conhecer o atacama e nao so´ chegar no atacama mas sim atraveçalo de uma ponta a autra .
Pergunto , voce foi ate´ o atacama ? e a gspt foi bem ? e´ possivel de atraveçalo e subir , descer a cordilheira dos andes e chegar a Santiago ?
Fertag estou fazendo melhorias no meu spt para preparalo para esta expediçao , voce que viajou para essa regia se ter qual quer informaçao vai ajudar muito .
Obrigado .
AlexandroDorner
Olá, Alexandredorner!
Tchê ! Se teu carro estiver confiável, tu podes ir e voltar, não só do Atacama, como também de vários outros locais, longe ou perto ! Quem passa ali pela Serra do Corvo Branco(pertinho de ti) vai passar em qualquer lugar, pois existe uma certa aclimatação no visual, e o friozinho na espinha, em certas curvas fechadas, é certo !
Eu tive receio do que poderia acontecer se quebrasse o carro ou em plena Amazônia, tanto a brasileira como a peruana, ou em meio à Cordilheira dos Andes, eu estando sozinho(eu a “navegadora”), e por isso, quando eu estive no Atacama, em 2007, fazia parte de um grupo de 7 ou 8 veículos organizado lá em BH(MG). A passagem por San Pedro de Atacama deu-se no retorno da viagem a Cuzco(Peru). E a saída do Chile deu-se em direcão à Salta(Argentina), pelo Paso de Jama, com chegada do grupo ao Brasil por Foz do Iguacu. De SPAtacama até em casa, tudo ASFALTO ! Nenhum problema com o carro, a não ser que em Foz, ao levar para efetuar uma troca de óleo e filtros, a ccs mostrou-me alguma falta de água no radiador e quiserem me convencer de havia necessidade de uma retífica, mas não me convenci e voltei para casa pelo caminho mais longo, indo pelo litoral (BR 101) a fim de não ter serras penosas pela frente e forçar o motor. Em minha cidade, em outro mecânico, se descobriu o que havia ocorrido: o último mecânico havia colocado uma tampa de radiador com pressão de abertura diferente da original (talvez até premeditadamente, não sei...). Trocada a dita tampa, fiz uma revisão geral pós-viagem, incluindo troca dos amortecedores originais(após perto de 130 k km), bieletas e buchas da suspensão, e o carro ficou novo outra vez ! A história da retífica ? Era pura balela ! Quem sabe o objetivo do primeiro mecânico não teria sido este ? Nunca vou saber, pois não mais voltei em sua oficina! Quanto ao conteúdo do radiador, antes da viagem, eu havia substituído a mistura convencional por uma outra, com 50% água e 50% dum líquido com etileno-glicol, a fim de modificar o ponto de congelamento da “água” do motor(fiz a mesma coisa quando estive em Punta Arenas(Chile), a caminho de Ushuaia(AR), pois avisaram-me do frio intenso que haviam sentido semanas antes (eu nada demais senti e o carro portou-se muito bem também). Outra coisa diferente no carro foi o de ele ter montado(de outra viagem anterior) um jogo de pneus(argentinos) um numero maior do que o original, aumentando a altura livre do solo, facilitando a passagem por inúmeros trechos(sem ponte) no caminho ao Peru. O GPS do Defender do organizador da expedição chegou a registrar -27 o.C como temperatura mínima, durante a madrugada, lá em S P Atacama (carro estacionado defronte ao hotel)! Pelo sim, pelo não, é bom lembrar de viajar com uma bateria em bom estado, além de verificar do bom funcionamento das velas de pré-aquecimento das câmaras, nos pistões( ao dar a partida, eu as ligava previamente umas 3 ou 4 vezes-para dar o aquecimento- e somente depois disso é que eu dava a partida no motor e nunca falhava) . Um detalhe que eu sempre observei ao estacionar o carro, defronte aos hotéis e ao relento, era o de nunca deixar a frente do motor/radiador receber, direto, o vento frio durante a noite, com medo do tal congelamento da água do motor. Afinal, eu queria ir, mas também, voltar para casa, e com o carro inteiro !!! No entorno de SP Atacama(ficamos ali por 3 dias) existiam outros pontos muito interessantes, com acesso por asfalto mas também por caminhos de chão bastante maltratados, cheios de costeletas. Lembrar que isso foi em 2007. De lá para cá, muito coisa deve ter mudado. Para melhor, eu espero. Eu comecei a me animar a botar o pé na estrada vendo, todos os verões, aqui pelo litoral gaúcho, centenas de carros com placa da Argentina / Uruguai / Paraguai e até do Chile e ficava a pensar : se eles podem vir para cá, por que não EU ir para lá ? O outro passo adicional foi coletar informações e para isso, o Forum 4x4 Brasil (Viagens e Expedicões) foi muito importante, uma vez que ali encontrei as descrições de expedições já realizadas por outros foristas, percebendo que não seria um “bicho de sete “cabeças”! Consultas aos sites de consulados dos países a serem visitados informam sobre as exigências das autoridades de Trânsito/documentação necessária para que se possa circular livremente lá fora.
Em outra ocasião, em minhas férias, fomos, eu a GSportage TD2001, até La Quiaca(AR),na divisa da Argentina com a Bolívia e daí por parte do Noroeste(desértico) argentino, chegando, quase tudo por estradinhas de chão e bastante rípio, e paralelas às principais e asfaltadas, a Uspallata e depois a Susques(caminho para o Paso de Jama e ao Chile), isso depois de termos ido(eu e a GSpt) para Humauaca e Santa Ana (subindo e descendo caminhos de chão pelos Andes umas 3 ou 4 vezes), passando pela Abra de Zenta, e mais tarde passando por Irugia, todos eles com paisagens de tirar o fôlego(literalmente, pois acima dos 4 000m s.n.m., a gente nota que qualquer esforço feito já se fica cansado – devido à falta de ar, pela altitude, ou como dizem os locais, pela Zona de Alta Montanha ). Nessas alturas, a fumaça da GSportage era bem preta, devido ao ar rarefeito, deixando a mistura ar-combustível muito rica(de diesel), e o carro tinha respostas muito mais lentas (acima dos 2.800m s.n.m.) e nas estradas de chão, como tinha de andar em baixa velocidade, eu engatava a 4x4L e voltava a andar muito bem, com boas respostas( e muita fumaça escura ) mantendo como velocidade máxima (aqui em reduzida) os 50 km/h.
Para Santiago do Chile, é tudo asfalto!!! E o trecho entre Mendoza / Uspallata / Cristo Redentor , na Argentina, e a cidade de Los Andes( Chile), além de belíssimo, pleno de paisagens de montanhas, passa pelos Caracoles, que é um zigue-zague quase sem fim, onde às vezes, no inverno, o tráfego é interrompido devido à neve acumulada. Tenha bastante paciência para enfrentar as tramitações aduaneiras sempre que passar pela aduana, entrando em território chileno, pois eles olham tudo de “cabo a rabo” !
A ex-G Sportage TD 2001 4x4 realmente foi uma excelente companheira de aventuras!!!
Bom Planejamento em tua viagem e sim, Boa Viagem também!
Sds a todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum.php
Planejamento (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/)
Relatos de Viagem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/)
André Fernandes
22/09/2013, 20:20
Olá, Alexandredorner!
Tchê ! Se teu carro estiver confiável, tu podes ir e voltar, não só do Atacama, como também de vários outros locais, longe ou perto ! Quem passa ali pela Serra do Corvo Branco(pertinho de ti) vai passar em qualquer lugar, pois existe uma certa aclimatação no visual, e o friozinho na espinha, em certas curvas fechadas, é certo !
Eu tive receio do que poderia acontecer se quebrasse o carro ou em plena Amazônia, tanto a brasileira como a peruana, ou em meio à Cordilheira dos Andes, eu estando sozinho(eu a “navegadora”), e por isso, quando eu estive no Atacama, em 2007, fazia parte de um grupo de 7 ou 8 veículos organizado lá em BH(MG). A passagem por San Pedro de Atacama deu-se no retorno da viagem a Cuzco(Peru). E a saída do Chile deu-se em direcão à Salta(Argentina), pelo Paso de Jama, com chegada do grupo ao Brasil por Foz do Iguacu. De SPAtacama até em casa, tudo ASFALTO ! Nenhum problema com o carro, a não ser que em Foz, ao levar para efetuar uma troca de óleo e filtros, a ccs mostrou-me alguma falta de água no radiador e quiserem me convencer de havia necessidade de uma retífica, mas não me convenci e voltei para casa pelo caminho mais longo, indo pelo litoral (BR 101) a fim de não ter serras penosas pela frente e forçar o motor. Em minha cidade, em outro mecânico, se descobriu o que havia ocorrido: o último mecânico havia colocado uma tampa de radiador com pressão de abertura diferente da original (talvez até premeditadamente, não sei...). Trocada a dita tampa, fiz uma revisão geral pós-viagem, incluindo troca dos amortecedores originais(após perto de 130 k km), bieletas e buchas da suspensão, e o carro ficou novo outra vez ! A história da retífica ? Era pura balela ! Quem sabe o objetivo do primeiro mecânico não teria sido este ? Nunca vou saber, pois não mais voltei em sua oficina! Quanto ao conteúdo do radiador, antes da viagem, eu havia substituído a mistura convencional por uma outra, com 50% água e 50% dum líquido com etileno-glicol, a fim de modificar o ponto de congelamento da “água” do motor(fiz a mesma coisa quando estive em Punta Arenas(Chile), a caminho de Ushuaia(AR), pois avisaram-me do frio intenso que haviam sentido semanas antes (eu nada demais senti e o carro portou-se muito bem também). Outra coisa diferente no carro foi o de ele ter montado(de outra viagem anterior) um jogo de pneus(argentinos) um numero maior do que o original, aumentando a altura livre do solo, facilitando a passagem por inúmeros trechos(sem ponte) no caminho ao Peru. O GPS do Defender do organizador da expedição chegou a registrar -27 o.C como temperatura mínima, durante a madrugada, lá em S P Atacama (carro estacionado defronte ao hotel)! Pelo sim, pelo não, é bom lembrar de viajar com uma bateria em bom estado, além de verificar do bom funcionamento das velas de pré-aquecimento das câmaras, nos pistões( ao dar a partida, eu as ligava previamente umas 3 ou 4 vezes-para dar o aquecimento- e somente depois disso é que eu dava a partida no motor e nunca falhava) . Um detalhe que eu sempre observei ao estacionar o carro, defronte aos hotéis e ao relento, era o de nunca deixar a frente do motor/radiador receber, direto, o vento frio durante a noite, com medo do tal congelamento da água do motor. Afinal, eu queria ir, mas também, voltar para casa, e com o carro inteiro !!! No entorno de SP Atacama(ficamos ali por 3 dias) existiam outros pontos muito interessantes, com acesso por asfalto mas também por caminhos de chão bastante maltratados, cheios de costeletas. Lembrar que isso foi em 2007. De lá para cá, muito coisa deve ter mudado. Para melhor, eu espero. Eu comecei a me animar a botar o pé na estrada vendo, todos os verões, aqui pelo litoral gaúcho, centenas de carros com placa da Argentina / Uruguai / Paraguai e até do Chile e ficava a pensar : se eles podem vir para cá, por que não EU ir para lá ? O outro passo adicional foi coletar informações e para isso, o Forum 4x4 Brasil (Viagens e Expedicões) foi muito importante, uma vez que ali encontrei as descrições de expedições já realizadas por outros foristas, percebendo que não seria um “bicho de sete “cabeças”! Consultas aos sites de consulados dos países a serem visitados informam sobre as exigências das autoridades de Trânsito/documentação necessária para que se possa circular livremente lá fora.
Em outra ocasião, em minhas férias, fomos, eu a GSportage TD2001, até La Quiaca(AR),na divisa da Argentina com a Bolívia e daí por parte do Noroeste(desértico) argentino, chegando, quase tudo por estradinhas de chão e bastante rípio, e paralelas às principais e asfaltadas, a Uspallata e depois a Susques(caminho para o Paso de Jama e ao Chile), isso depois de termos ido(eu e a GSpt) para Humauaca e Santa Ana (subindo e descendo caminhos de chão pelos Andes umas 3 ou 4 vezes), passando pela Abra de Zenta, e mais tarde passando por Irugia, todos eles com paisagens de tirar o fôlego(literalmente, pois acima dos 4 000m s.n.m., a gente nota que qualquer esforço feito já se fica cansado – devido à falta de ar, pela altitude, ou como dizem os locais, pela Zona de Alta Montanha ). Nessas alturas, a fumaça da GSportage era bem preta, devido ao ar rarefeito, deixando a mistura ar-combustível muito rica(de diesel), e o carro tinha respostas muito mais lentas (acima dos 2.800m s.n.m.) e nas estradas de chão, como tinha de andar em baixa velocidade, eu engatava a 4x4L e voltava a andar muito bem, com boas respostas( e muita fumaça escura ) mantendo como velocidade máxima (aqui em reduzida) os 50 km/h.
Para Santiago do Chile, é tudo asfalto!!! E o trecho entre Mendoza / Uspallata / Cristo Redentor , na Argentina, e a cidade de Los Andes( Chile), além de belíssimo, pleno de paisagens de montanhas, passa pelos Caracoles, que é um zigue-zague quase sem fim, onde às vezes, no inverno, o tráfego é interrompido devido à neve acumulada. Tenha bastante paciência para enfrentar as tramitações aduaneiras sempre que passar pela aduana, entrando em território chileno, pois eles olham tudo de “cabo a rabo” !
A ex-G Sportage TD 2001 4x4 realmente foi uma excelente companheira de aventuras!!!
Sds a todos.
da umas dicas sobre o quanto gastou nessas 3 vezes que abriu o cabeçote. se fez alguma coisa pra fazer ele não da problema de novo, velocidade de cruzeiro,
to com o meu gransportage2001 no cti agora para reparos no cabeçote.
Olá, AndreFernandes !
Gastos com o bendito cabeçote da G Stg TD 2001 :
Em 2003 (~dois anos de uso, 52k km, 2 semanas depois de acabar a garantia) ~R$ 7k !!!Foi trocado o cabeçote . Eram pecas importadas e a KIA nem quis saber da bela trinca entre o 3º e o 4º. Cilindro, talvez por falha de fabricação, uma vez que nada apontou defeito, seja em falta de água do motor, excesso de temperatura, radiador obstruído ou algo assim. E o problema ocorreu pouco tempo depois de ter feito 11k km em uma viagem à Argentina e Chile ! Ainda bem que foi em minha cidade que “pifou”! Numa determinada manhã fui dar partida e o carro estava estranho, como se estivesse fora de ponto, trepidando bastante e fazendo fumaça branca. Consegui me arrastar até a oficina (ccs) e aí, por outros casos similares, já foi abrindo o motor e se descobriu a tal de trinca que a KIA nem tomou conhecimento. Na noite anterior eu havia subido uma bela estrada de serra, aqui na minha região, em ritmo de diversão , e com isso, paguei o pato ! O motor Mazda que equipa essa Spt TD 2001 é muito fraco em termos de refrigeração e não suporta muita carga, mesmo dentro dos limites de trabalho (RPM e velocidade) do manual. O mesmo motor, o da Tracker 2001 ( o de 87 cv ), ouvi falar que não tinha esse problema, isto é, a refrigeração foi mais bem elaborada pela Suzuki...
Em 2005( ~4 anos de uso e 102 k km) : ~R$ 2.200,00 ! Não foi trocado o cabeçote, mas sim reaproveitado o mesmo após fresagem para tirar o empenamento ocorrido( o motor ficou mais barulhento ), além de ter sido trocado o ventilador do radiador, que havia perdido(vazado) o gel embutido no cubo central do mesmo. E foi algumas semanas antes de uma outra longa viagem para a Argentina e Chile, isto é, com o problema no carro, eu cancelei a viagem..Imagine se me “pifa”o carro em meio à viagem, lá em algum local remoto....
Em 2009(~8 anos e meio de uso e ~180k km) : ~R$ 4.400,00 ! Foi trocado o cabecote e na época, as pecas já estavam mais baratas. Em meio a uma pequena viagem por um percurso em 4x4 com a reduzida acionada, percebi uma nova luz acesa no painel de instrumentos( foi aproveitada uma luz espia para verificação da injeção do motor a gasolina(ou algo assim), a qual avisava da falta de água no radiador,recebendo um sinal de um sensor instalado em seu topo . Com isso, mais tarde, motor frio, constatei que a água do radiador tinha realmente baixado de nível. No dia seguinte, com a água completada me arrastei de volta para minha cidade, uns 160 km distante, e fui levar o carro na oficina de um conhecido, bom conhecedor do veículo, e ali descobrir que a causa, desta vez, eram minúsculos furos nas colméias internas do radiador(acredito que por deficiente qualidade do produto) que permitiram a água do motor vazasse...Se eu não tivesse providenciado o tal sensor, desde 2005, após a 2ª. vez em que deu problema com o cabecote, acredito que o estrago teria sido bem maior... Esse sensor foi colocado justamente por eu não ter percebido nenhum sinal de estava havendo situação de falha (a temperatura da água do motor estava normal, mas o sensor original do painel não iria mesmo indicar, pois ali já devia ter vapor, e não água). A saída que me pareceu razoável, foi justamente um indicativo que me permitisse atentar para a falta de água no Radiador, primeiro sinal de que algo não estava bem. Interessante, também, que nas duas ocasiões em que houve falta de água no radiador, observadas após feitos trechos de viagem, ainda em 2007, em Cuzco(PE) e depois em Foz do Iguacu, não vi esse indicativo funcionando...(lembro que o problema aqui advinha de uma tampa de radiador incorreta).
A velocidade de cruzeiro era a velocidade legal das estradas e dificilmente andava além dos 110 km/h. E nas subidas de serras, sempre gostei de “diversão”, mas sem jamais exceder as rpms e/ou as velocidades nas marchas, entretanto, nas três ocasiões em que ocorreu problema com o bendito cabeçote, na véspera eu tinha andado na tal serra, em retorno para casa...isto é, o motor da Spt TD 2001 não suporta temperatura mais alta...
Boa sorte na recuperação de teu GSpt2001. Espero ter ajudado a dar-te uma pista para prevenir-te contra os problemas de cabeçote desse motor.
Sds a todos.
alexandrodorner
23/09/2013, 22:16
Olá, Alexandredorner!
Sds a todos.
Fertag na boa mas qui inveja de voce (no bom cintido e´ claro) , o que voce fes e´ o que eu sempre quis fazer desde pia´ , viajar por esse pais a fora , por esse mundo a fora .
Quantas historias .
Quantas pessoas voce conheceu .
Quantos lugares paisagens voce conheceu .
Isso e´ qui e´ aproveitar a vida .
E´isso que eu quero para min , valeu por dividir um pouquinho do seu conhecimento com ajente aqui do forun .
Obrigado mesmo .
AlexandroDorner
Olá, Alexandrodorner!
O Forum 4x4 Brasil é um espaço para que sejam trocadas experiências e, mutuamente, nos ajudarmos a mais bem entendermos/usufruirmos nossos 4x4 ! Espero que isso te ajude/anime para também colocar a tua 4x4 na estrada e curtir as férias de uma maneira diferente, dirigindo dia após dia(já que quem faz isso adora dirigir na estrada) e conhecendo lugares novos a todo o momento, indo por um caminho e voltando por outro, parando onde se quer, seja à beira da estrada, seja numa cidade diferente, e o número de dias que se quer...não existe passeio melhor... Às vezes, indo num grupo também é proveitoso, mas se fica na dependência de um ou outro mais impaciente que se mete em altas velocidades pelas estradas ou parando em locais onde não se quer, sempre exigindo o máximo dos colegas de viagem e das suas máquinas(por exemplo, o roteiro que fiz-sozinho, isto é, a GSpt com 3 ocupantes(eu, a “navegadora”e a irmã dela) - para Ushuaia foram 13.600 km em 27 dias, mas tem gente que vende pacote para fazer perto de tal quilometragem em 12 dias ! O que se pode aproveitar correndo dessa maneira ? Tem que se curtir uma viagem dessas numa boa !
Novamente, Bom Planejamento e Boa Viagem, lembrando de verificar, previamente, onde se situam, pelo caminho, as ccs que prestam assistência técnica para a marca do teu carro, a quem se dirigir em caso de uma emergência !
Sds a todos.
Luiz Gaucho
26/09/2013, 18:43
Olá, Alexandrodorner!
O Forum 4x4 Brasil é um espaço para que sejam trocadas experiências e, mutuamente, nos ajudarmos a mais bem entendermos/usufruirmos nossos 4x4 ! Espero que isso te ajude/anime para também colocar a tua 4x4 na estrada e curtir as férias de uma maneira diferente, dirigindo dia após dia(já que quem faz isso adora dirigir na estrada) e conhecendo lugares novos a todo o momento, indo por um caminho e voltando por outro, parando onde se quer, seja à beira da estrada, seja numa cidade diferente, e o número de dias que se quer...não existe passeio melhor... Às vezes, indo num grupo também é proveitoso, mas se fica na dependência de um ou outro mais impaciente que se mete em altas velocidades pelas estradas ou parando em locais onde não se quer, sempre exigindo o máximo dos colegas de viagem e das suas máquinas(por exemplo, o roteiro que fiz-sozinho, isto é, a GSpt com 3 ocupantes(eu, a “navegadora”e a irmã dela) - para Ushuaia foram 13.600 km em 27 dias, mas tem gente que vende pacote para fazer perto de tal quilometragem em 12 dias ! O que se pode aproveitar correndo dessa maneira ? Tem que se curtir uma viagem dessas numa boa !
Novamente, Bom Planejamento e Boa Viagem, lembrando de verificar, previamente, onde se situam, pelo caminho, as ccs que prestam assistência técnica para a marca do teu carro, a quem se dirigir em caso de uma emergência !
Sds a todos.
É guri, este é o espirito !!! Parabéns pela experiência e certamente teremos mais "aventureiros" com histórias destas para contar. Estou planejando ir ao RS com minha GSptg no final do ano. Também, sem pressa.
Um abraço,
Luiz
Olá, Luiz Gaucho!
É isso mesmo, Tchê ! Acho que tem muita gente que não acredita nas Sportages (1ª. Versão) para viagens longas, mas realmente, é um bom carro para isso, em minha vivência !!!
Bom Planejamento e Boa Viagem para o RS (e/ou para qualquer outro lugar) ! Abcs.
Sds a todos.
filipezanrosso
27/09/2013, 10:01
Para expedições propriamente ditas ainda não usei a minha mas tenho feito uma média de 3 a 5 mil km por mês sem nenhum problema grave nos últimos 2 anos e meio. Único cuidado é observar água e fazer as trocas de óleo a cada 5 mil km. É um carro que eu recomendo pra quem pretende viajar gastando pouco em combustível e em manutenção.
Olá, Felipezanrosso !
Quantos mil km já tem a tua Sptg? Qual o ano ? Grand ? Diesel ? Fazes uma grande km todo mês (3k a 5k km)! Que consumo fazes(km/l)? Quanto à manutenção, realmente, é um carro que pode andar bastante e sendo econômico ao mesmo tempo. Já me referi antes e repito: se existisse uma GSptg TD(diesel) 2013 automática, 4x4 H + L, provavelmente teria uma na garagem de minha casa ! Sds a todos.
filipezanrosso
28/09/2013, 18:31
Olá, Felipezanrosso !
Quantos mil km já tem a tua Sptg? Qual o ano ? Grand ? Diesel ? Fazes uma grande km todo mês (3k a 5k km)! Que consumo fazes(km/l)? Quanto à manutenção, realmente, é um carro que pode andar bastante e sendo econômico ao mesmo tempo. Já me referi antes e repito: se existisse uma GSptg TD(diesel) 2013 automática, 4x4 H + L, provavelmente teria uma na garagem de minha casa ! Sds a todos.
A minha tá com 142 mil km, mas estou com ela a dois anos e meio, andando mais principalmente nos ultimos meses.
peguei ela com 98 mil, sou segundo dono mas não sei se a km é real.
na estrada faz uma média de 12 a 14 dependendo do diesel e do trecho... (Somos conterrâneos.. viajo de Chapecó pra caxias pelo menos uma vez ao mÊs.. além de outras viagens a trabalho.
É uma sptg curta, diesel.
Olá, Filipezanrosso!
Boa quilometragem por litro fazes com tua Sptg curta. Ela, por ser mais leve que a outra, a GSptg, se com a mesma potência de 87 cv (com turbo e intercooler), possibilita mais km/l . E desenvolve mais em subidas de serra cheias de curvas...Já, a versão anterior, sem turbo e intercooler, com 65 cv(não me lembro bem), não tem a mesma desenvoltura, embora propicie boa economia em km/l. Em meu caso, ao longo dos quase nove anos de uso da GSptg, a média obtida alcançava ~11,5 km/l(25% cidade + 75% estrada), mas levando em conta a região de serra aonde resido, acho, ainda hoje era uma muito boa média( velocidades quase sempre as legais) . Abçs, conterrâneo ! Sds a todos.
André Fernandes
29/09/2013, 22:24
Olá, Filipezanrosso!
Boa quilometragem por litro fazes com tua Sptg curta. Ela, por ser mais leve que a outra, a GSptg, se com a mesma potência de 87 cv (com turbo e intercooler), possibilita mais km/l . E desenvolve mais em subidas de serra cheias de curvas...Já, a versão anterior, sem turbo e intercooler, com 65 cv(não me lembro bem), não tem a mesma desenvoltura, embora propicie boa economia em km/l. Em meu caso, ao longo dos quase nove anos de uso da GSptg, a média obtida alcançava ~11,5 km/l(25% cidade + 75% estrada), mas levando em conta a região de serra aonde resido, acho, ainda hoje era uma muito boa média( velocidades quase sempre as legais) . Abçs, conterrâneo ! Sds a todos.
a sportage que você usou pra fazer aquelas viagens todas, foi aquela 2.2 de 60 cavalinhos? oO
Olá, Andre Fernandes !
A G Sptg que usei foi a TD 2001 (turbo diesel com intercooler, com 87 cv), mais ágil em respostas de acelerador do que a atmosférica(sem o turbo + o intercooler), com seus 60 e alguns cvs, poucos( em minha opinião), para o peso do carro.
Sds a todos.
Olá, Pessoal !
Esqueci, anteriormente, de citar um site com muita informação para quem gosta de viajar com o seu 4x4, e que eu, na verdade, conheci antes deste Forum 4x4 Brasil, porém, ambos ajudando-me a levantar informações e animando-me para encarar as estradas aí por fora com meu próprio carro...
INEMA - MainExpedicao4xEX - Seu Site de Aventuras (http://inema.com.br/Expedicao4xEX/)
E, lá de fora, um site muito bom para busca de infos, em especial sobre a Argentina, é o
Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles (http://www.ruta0.com/index.aspx)
Sds a todos.
Olá, Pessoal !
Esqueci, anteriormente, de citar um site com muita informação para quem gosta de viajar com o seu 4x4, e que eu, na verdade, conheci antes deste Forum 4x4 Brasil, porém, ambos ajudando-me a levantar informações e animando-me para encarar as estradas aí por fora com meu próprio carro...
INEMA - MainExpedicao4xEX - Seu Site de Aventuras (http://inema.com.br/Expedicao4xEX/)
E, lá de fora, um site muito bom para busca de infos, em especial sobre a Argentina, é o
Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles (http://www.ruta0.com/index.aspx)
Sds a todos.
Fertag, muito bom esse site de rotas pela Argentina.
Ano que vem, nova expedição: Bariloche!:concordo:
Olá, Glaicon !
É isso aí, Tchê ! Esse é o melhor tipo de férias ! Viajar nas estradas, indo onde se quer, com o próprio 4x4, e por isso mesmo, escolhendo qualquer percurso, seja asfalto, seja “chão”! Bom Planejamento e Boa Viagem !
A Grand Sportage TD 2001 enfrentou muito bem as viagens por aí ...
A companheira de viagem levou-me a pontos distantes de casa ...
Luiz Gaucho
03/10/2013, 19:40
Muito Show Fertag !!!!
Luiz
Pois é, Luiz Gaucho, com um carro confiável, se vai aonde se quer!!!Abçs.
A Sportage é totalmente recomendável para expedições.
Confortável, espaçosa e econômica.
Basta respeitar os limites do motor.
Coisa que eu não fiz, rodando a 155 Km/h (velocidade real).
Aí começou uma história de aquecer, perder água, cabeçote trincado e blá, blá, blá.
Mas aí é papo para um outro tópico bem conhecido.:mrgreen:
Na 1ª foto, o exato local onde, certamente, abusei da viatura.
Fotos tiradas na Rota do Sol e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS.
mauro balmiza
04/10/2013, 09:30
Não tenho Spotage, mas tenho um jeep com motor 2.2 da sportage e da besta(jeep rocsta)portanto me atrevo a responder, eu sempre viajo com meu Rocsta 2.2 diesel de SP para a Ilhabela e , como ele é quadrado(sem aerodinamica) vou em média a 80 /90KM-H, e nunca ferveu, acredito que como a sportage tem menos atrito (aerodinamica) e o rendimentoserá melhor.
Olá, Glaicon !
Retas como a da tua primeira foto são o local predileto de se usar o tal “piloto automático” – ou o controlador de velocidade de cruzeiro, pois a gente cansa bastante o pé / perna direita durante uma viagem em se mantendo sempre dentro dos 80 / 90 km/h. Esse dispositivo, infelizmente, a minha GSptg não tinha, e senti muita falta nas longas retas existentes na Argentina, em especial, ao retornar de Ushuaia pelo caminho junto ao litoral do Atlântico, lembrando que já era o caminho de volta para casa e o tempo das férias chegava ao fim ( e o cansaço já estava dizendo presente, viajando dia após dia, sendo eu o único motorista, durante quase um mês ) . E eu nem sequer me atrevia a aumentar a velocidade muito acima disso, pois, lá fora, sempre existe o problema das autoridades que gostam de pegar os estrangeiros e aplicar algumas multinhas, além do que, com a Sptg, devido à sua instabilidade (pelo menos a Grand, que é muito “passarinheira” ), mesmo andando em retas, ela é muito sensível a ventos laterais, que a fazem perder a direção facilmente, então o motorista deve permanecer atento o tempo todo a fim de evitar surpresas...E sim, era difícil permanecer nos 80-90km/h, isso era, e como ! Bela VTR a tua Sptg branca ! Às vezes tenho visto carros igual ao teu (Sptg curto) sem o estepe na traseira. Existe outro modo de transportá-lo, uma vez que o bagageiro é menor do que o da Grand Sptg (nesta o estepe fica deitado sob o bagageiro, internamente) ou esse pessoal estaria andando sem o estepe no veículo? E por último, onde fica o local da tua 3ª. Foto, ali no Vale dos Vinhedos? Gratos pela atenção e Sds a todos.
Olá, Mauro Balmiza !
Podes nos dar alguma informação adicional ( potência / torque / consumo / motor se tem turbo / intercooler / 4x4 L / bloqueios / altura livre do solo / pneus / etc ) sobre a tua VTR, uma vez que ela é bastante rara por aqui ? Gratos pela atenção . Sds a todos.
A Grand Sportage TD 2001 ia devagarzinho mas ia longe...e voltava, inteira !
Olá, Glaicon !
Retas como a da tua primeira foto são o local predileto de se usar o tal “piloto automático” – ou o controlador de velocidade de cruzeiro, pois a gente cansa bastante o pé / perna direita durante uma viagem em se mantendo sempre dentro dos 80 / 90 km/h. Esse dispositivo, infelizmente, a minha GSptg não tinha, e senti muita falta nas longas retas existentes na Argentina, em especial, ao retornar de Ushuaia pelo caminho junto ao litoral do Atlântico, lembrando que já era o caminho de volta para casa e o tempo das férias chegava ao fim ( e o cansaço já estava dizendo presente, viajando dia após dia, sendo eu o único motorista, durante quase um mês ) . E eu nem sequer me atrevia a aumentar a velocidade muito acima disso, pois, lá fora, sempre existe o problema das autoridades que gostam de pegar os estrangeiros e aplicar algumas multinhas, além do que, com a Sptg, devido à sua instabilidade (pelo menos a Grand, que é muito “passarinheira” ), mesmo andando em retas, ela é muito sensível a ventos laterais, que a fazem perder a direção facilmente, então o motorista deve permanecer atento o tempo todo a fim de evitar surpresas...E sim, era difícil permanecer nos 80-90km/h, isso era, e como ! Bela VTR a tua Sptg branca ! Às vezes tenho visto carros igual ao teu (Sptg curto) sem o estepe na traseira. Existe outro modo de transportá-lo, uma vez que o bagageiro é menor do que o da Grand Sptg (nesta o estepe fica deitado sob o bagageiro, internamente) ou esse pessoal estaria andando sem o estepe no veículo? E por último, onde fica o local da tua 3ª. Foto, ali no Vale dos Vinhedos? Gratos pela atenção e Sds a todos.
Realmente, o piloto automático é muito útil nas estradas da Argentina.
Estivemos em três viaturas lá no mês de julho.
A outra SW4 que foi era à gasolina, que tinha câmbio e piloto automáticos.
O Marcos usou direto o piloto naquelas rodovias.
Dava até sono dirigir.
Quanto à 3ª foto no Vale dos Vinhedos, foi numa estradinha que eu entrei em busca de um pouco de barro.
Olhando pelo Google Earth, fica próximo de Monte Belo do Sul.
Saí da estrada geral do Vale e fui descendo, até chegar ao nível do rio.
Explicando um pouco melhor, foi logo depois de passar por essa vinícola (Barcarola), que fica lá no "fundão" do Vale, virando logo depois à esquerda.
Aqui no site da vinícola tem o link "contato e localização" com o pequeno mapa.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDMQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.vinicolabarcarola.com.br%2F&ei=dYRSUv3ULs2g4AOo64DICQ&usg=AFQjCNEMMIAoXtyE885UwGHim4iMIBjOFA&sig2=Lq5v2hijcHYlVq_Mrtql9w&bvm=bv.53537100,d.dmg
Dá para perceber que já fica na estrada que dá acesso ao outro ponto de entrada no Vale, ou seja, pela via Leopondina.
Vale o passeio.:concordo:
Olá, Glaicon !
Existem alguns cenários mui aprazíveis pela região onde passaste, ali por perto de Monte Belo do Sul, incluindo a estrada (asfaltada) ao pé do morro(depois de cruzares pela localidade) que vai ligar Bento Goncalves a Guaporé...E ainda, se, ao invés de entrares em Monte B seguires em frente, em direção a Santa Teresa, e depois fores paralelamente ao rio, chegarás em Mucum, por um trecho de estrada de chão, podendo retornar por asfalto. Segui por esses trechos em vários fins de semana, adorando a natureza e o pouco movimento (devido às estradas de chão), andando quase junto ao rio por vários kms. É o melhor meio de “esfriar a cabeça” e recarregar as baterias(da gente) ! Sds.
Alexandre B.
24/10/2013, 23:32
Olá fertag.
Comprei minha Grand Sportage TD 2000 (150.000 km) há uns 03 meses e sempre cuido para não forçar o motor e fico de olho no marcador da temperatura. Fiz uma revisão na Oda, onde o proprietário anterior também fazia a manutenção e a principio está tudo em ordem. Estou em dúvida se altero o sistema de refrigeração ou se mantenho original e só adiciono o sensor de nível de água e o marcador de temperatura auxiliar.
Na sua opinião, todos os problemas que ocorreram no seu motor foram devido ao superaquecimento do motor, ou seja, mesmo forçando um pouco mais a máquina, se a temperatura se mantivesse dentro do limite tolerado pelo motor os problemas não teriam acontecido? Ou será que a utilização do motor numa condição mais “severa” com muita “carga” por um período mais longo tenha danificado o mesmo, independente da temperatura.
Também sou de Caxias do Sul e pretendo começar minhas viagens com a Sportage na nossa região, conhecendo alguns lugares próximos daqui e conforme eu ir “pegando confiança” na branquinha (já apelidada pelos amigos de ambulância), vou realizar viagens mais longas. Já fiz uma viagem para o litoral (pela Free Way) com 03 motos no reboque e fiz média de 11,3 km/litro, ida e volta andando nos trechos livres entre 90 e 100 km/h. Achei um consumo bem baixo, considerando que tinha 03 motos no reboque.
Obrigado a todos por suas contribuições aqui no 4x4brasil.
Sds.
Olá fertag.
Comprei minha Grand Sportage TD 2000 (150.000 km) há uns 03 meses e sempre cuido para não forçar o motor e fico de olho no marcador da temperatura. Fiz uma revisão na Oda, onde o proprietário anterior também fazia a manutenção e a principio está tudo em ordem. Estou em dúvida se altero o sistema de refrigeração ou se mantenho original e só adiciono o sensor de nível de água e o marcador de temperatura auxiliar.
Na sua opinião, todos os problemas que ocorreram no seu motor foram devido ao superaquecimento do motor, ou seja, mesmo forçando um pouco mais a máquina, se a temperatura se mantivesse dentro do limite tolerado pelo motor os problemas não teriam acontecido? Ou será que a utilização do motor numa condição mais “severa” com muita “carga” por um período mais longo tenha danificado o mesmo, independente da temperatura.
Também sou de Caxias do Sul e pretendo começar minhas viagens com a Sportage na nossa região, conhecendo alguns lugares próximos daqui e conforme eu ir “pegando confiança” na branquinha (já apelidada pelos amigos de ambulância), vou realizar viagens mais longas. Já fiz uma viagem para o litoral (pela Free Way) com 03 motos no reboque e fiz média de 11,3 km/litro, ida e volta andando nos trechos livres entre 90 e 100 km/h. Achei um consumo bem baixo, considerando que tinha 03 motos no reboque.
Obrigado a todos por suas contribuições aqui no 4x4brasil.
Sds.
Vou dizer uma coisa que fiz com a minha SW4: fiz o varetamento do radiador e começou lentamente a vazar, quase nada.
Isso é um crime para as viaturas à diesel, com cabeçote de alumínio.
Troquei por um novo um dia antes de viajar para Argentina e Chile.
Não é o tipo de serviço que se faz em véspera de viagem, é verdade.
Mas fiquei me enrolando e verificando nível da água todos os dias.
Um stress!
Troquei e deu tudo certo.
Por isso, posso dizer o seguinte: Se a sua viatura estiver com o radiador limpo e perfeito, com a água aditivada com líquido anti-fervura, válvula termostática nova, ventoinha acoplando perfeitamente, não terás problemas.
Porém, desde que não andes acima dos 130 Km/h.
Se rodares acima disto, poderás ter.:concordo:
Alexandre B.
26/10/2013, 08:25
Obrigado pelas dicas Glaicon.
Segue fotos da primeira viagem com a Sportage (Caxias do Sul - Cidreira - Ida e volta 550 km).
As fotos foram tiradas em frente ao Parque Eólico de Cidreira - RS.
436538
436539
Olá, Alexandre B. !
Uma vez em Salta(Arg), por ocasião de uma troca de óleo e filtro em uma antiga ccs da marca(que desistiu da mesma), fiz essa tua pergunta para o responsável da oficina, e a sua resposta foi a de que a Sportage era um bom carro, mas possuia um motor diesel Mazda “muy blando” , referindo-se aos problemas de cabeçote, também lá conhecidos – apesar de um número muito menor de Sptg lá existentes na época....
Eu sempre usei o carro dentro dos limites de rpm das marchas e de olho na temperatura do motor(embora nas 03 vezes em que eu tive problemas do cabeçote, nunca o painel avisou de que algum excesso de temperatura estaria ocorrendo), e quando surgia uma situação em que percebia que iria forçar o motor, seja andando muito lento, seja com muita RPM, já mudava de marcha, inclusive fazendo bastante uso da 4x4L, desse modo andando quase sempre sem forçar o equipamento, salvo nas vezes em que eu queria me divertir subindo a serra(e que me levaram a abrir o motor...!). Enquanto fiquei com a Sptg, a única alteração que empreendi no tocante ao funcionamento do motor foi a da aplicação do sensor do nível de água dentro do radiador, mas se eu ainda a(Sptg) tivesse, acredito que a aplicação de um medidor de temperatura suplementar da água do motor, seria ótimo, preventivamente, pois, de acordo com o que narrei acima, o marcador original da Sptg não é confiável( o que veio no carro foi trocado ainda em garantia, pois não saia da faixa de baixa temperatura).
Já li, aqui no fórum e em outros locais, que o mesmo motor, quando na Tracker 2001, não apresentava o tal comportamento, mostrando que a Suzuki(que “bolou” o carro, seja o G Vitara, seja o Tracker), fez um melhor trabalho de arrefecimento quando comparado à Kia. Além disso, havia a suspeita de que o material do cabeçote desse mesmo motor era feito com características que não toleravam sequer pequenos excessos – baixa qualidade mesmo. E isso me foi dito pelo responsável de oficina da ccs quando do primeiro problema de cabeçote, pois lá estavam com pelo menos outros 4 carros na mesma situação que o meu ( por isso quando descrevi o tal sintoma + a fumaça branca, já foram abrindo o motor e constataram o cabeçote trincado entre os cilindros 3 e 4 ...
Como comentei mais atrás, se tiveres um carro confiável, podes ir para qualquer lugar, e o problema é achares um mecânico que te permita manter o carro nessa condição !
No sub-tópico da Sptg, “Bons Mecânicos”, comentei sobre o mecânico de minha confiança, depois de ter passado por vários da região e finda a “garantia” de fábrica, incluindo um em que, após a instalação do tal sensor de nível de água no radiador(com um soldador terceirizado), conserto do cabeçote pela 2ª. Vez e mais a substituição do ventilador-devido ao vazamento do gel interior ao cubo-, dois dias depois, com o carro pronto (e carregado) para uma viagem longa de férias, ao sair da garagem percebi água sob o carro, e não era na posição abaixo do ar condicionado: o cheiro dessa “agua”continha etileno glicol, sinal de algo errado no radiador. Fui então verificar o tal ponto de solda do sensor e era daí que vinha a água. Pois é. Fui, com o carro carregado e tudo na tal oficina desse mecânico lá pelas nove da manhã e saí de lá com o problema sanado lá pelas 13h, mas a mulher que fazia papel de caixa não considerou como sendo garantia, isto é, como um serviço de solda mal feito anteriormente, da 1ª. Vez, dois dias antes, mesmo com a apresentação da NF e tudo, e apesar de eu ir avisar que pagaria de novo, mas não mais retornaria lá(isto é, ela perderia o cliente).... e foi o que aconteceu, paguei e NUNCA mais voltei.
A propósito, sugiro verificares, na ccs KIA, seja oficina, seja setor de peças, qual é a característica de trabalho (pressão de abertura ) da tampa do radiador que está acoplada em teu carro, para prevenção de futuras dores de cabeça ( e fuga de $ do bolso ) !
Como alterações adicionais que procedi em minha Sptg ainda menciono : pneus de diâmetro da próxima numeração maior para aumentar a altura livre do solo (devido ao local de muitas pedras por onde ia passar, lá no NOA-lembrar que com isso o carro fica mais lento de arrancada), e mais tarde, substituição das lâmpadas dos faróis, tanto as de baixa como as alta, quando o Roberto(mecânico) as instalou juntamente com um algum dispositivo elétrico(não me lembro do nome) que ajudasse a suportar o dobro da potência (Watts) sem derretimento dos fios, daí sim, resolvendo um dos pontos fracos da Sptg: o fraco feixe de luz(tanto alta como baixa)! O Sistema ficou tão bom que senti uma falta enorme quando troquei de carro(e até estou pensando em fazer algo assim novamente, em meu carro atual).
E tua GSptg(a branquinha) está muito bonita, sinal de boa conservação ! Parabéns ! E se mantiveres marcha tranqüila quando andares, e com algumas prevenções (como as citadas), dá para ir muito longe com ela, sem dores de cabeça. Sds e talvez a gente se encontre por aí, andando nessas nossas circunvizinhanças da cidade !!
P.S.: Vá para Gramado por Vila Oliva; acredito que irás apreciar!
Alexandre B.
27/10/2013, 21:56
Fertag, obrigado pelas informações.
No post anterior esqueci-me de mencionar uma viagem de 850 km (100% asfalto) de Caxias do Sul até a cidade de Mata, uns 90 km adiante de Santa Maria. Procurei manter a velocidade em torno de 90 km/h, com alguns trechos onde consegui manter velocidade constante entre 100 e 110 km/h e com alguns “picos” a 120 km/h durante ultrapassagens. Acredito que a Sportage rodava muito na cidade com o proprietário anterior, pois na ida, estava difícil alcançar os 110 km/h, parecia que estava forçando muito o motor. Mas da metade para o final da volta, já chegava mais fácil aos 120 km/h, parece que o motor estava mais “solto” desenvolvendo velocidades altas mas facilmente. E é aí que mora o perigo, vamos nos empolgando e de repente se vai o cabeçote e uns $$$$!!! Sem contar que não muito seguro rodar nas nossas estradas nestas velocidades. Me conta disso e consegui me conter e não abusar da máquina. Detalhe: ela está com pneus 215/75 R15. Com 04 passageiros, sendo 02 crianças e pouca bagagem, fiz uma média de 11,8 km/litro. Esperava uma média um pouco melhor, mas tinha bastante movimento na estrada e acredito que isso tenha influenciado um pouco no resultado. Encontrei o endereço e telefone da oficina que você recomendou e vou passar lá para conhecer e provavelmente fazer a revisão para as férias com eles. Valeu por essa dica também. Já comprei um medidor de temperatura auxiliar, que ainda não instalei, e gostei da ideia do sensor de nível de água instalado no radiador, estava pensando em instalar um reservatório de expansão, mas achei melhor a tua solução. Até o momento estou bastante satisfeito com a aquisição. Não vejo a hora de fazer a próxima viagem/passeio.
P.S.: com relação a expedições, tem o relato daquela família que foi a Disney com uma Sportage. Se encontrar o link posto aqui. Com certeza a Sportage vai longe.
Abraço a todos.
Olá, Alexandre B. !
As médias que estás obtendo com a tua GSptg estão “batendo”com as minhas, pois geralmente eu alcançava 11,5 km/l, andando uns 75% na estrada e 25% cidade, indo em estradas de chão do interior, subindo e descendo morros, inclusive com a 4x4L: em resumo, um carro bem econômico pelo que ele propiciava (liberdade de ir para quase todo e qualquer “buraco”-segundo meus familiares(!)) .
Uma característica(carro alto e estreito) com a qual deves te acostumar (e já estás a perceber isso) é com a inclinação lateral da GSptg em curvas mais fechadas, bem como com a sensibilidade aos ventos laterais andando em velocidades acima dos 80/90 km/h...deves sempre ficar de olho nisso, levando o carro pelo volante “nas pontas dos dedos”! E pelo fato de andares de moto (as do reboque), isso já é meio caminho andado, visto teres o senso de equilíbrio já treinado...! Sds a todos !
Olá, Alexandre B.!
Comentando sobre oficinas para Sportage diesel, hoje fiquei sabendo que, aparentemente teria se mudado o mecânico que eu tinha indicado (Bons Mecânicos). Vou tentar descobrir alguma informação e depois posto aqui.
Sds a todos.
Luiz Gaucho
03/11/2013, 16:01
Alexandre B.
Lindas as fotos. Ainda mais pois são da minha terra amada, O Rio Grande do Sul. Sem dúvida, a Sportage é um excelente carro para viagens / expedições. É confortável, relativamente econômico (se considerarmos o motor e o peso do carro) e, claro, permite que a gente saia de rotas convencionais e descubra novos caminhos.
É um carro, a exemplo de qualquer outro, que com a manutenção em dia, é só alegria.
Coloque mais fotos, ainda mais da linda Santa Maria (minha cidade) e da cidade da Mata, a cidade de Madeira que virou pedra.
Um abraço,
Luiz
Olá, Alexandre B.!
Trocando figurinhas com um antigo mecânico de Sportage, fiquei sabendo que quando ele havia trabalhado em uma ccs da Kia, houve um Boletim de Serviço informando que as Sportage vieram, montadas de fábrica, com radiadores errados (número de colméias erradas), e que o respectivo custo de substituição seria metade para a marca e metade para o proprietário do carro, mas, "sabiamente", as ccs não repassaram essa informação adiante, deixando o barco correr e os motores darem problemas de aquecimento.(trabalho pós-venda...). Esse mesmo informante me passou que adquiriu uma Sportage 2001 TD - curta com 30k km e já foi, de cara, substituindo o tal radiador, colocando o correto. O carro dele nunca deu qualquer problema de aquecimento e hoje já atingiu os 198k km...Não sei se a medida abrangia a todas as Sptg ou apenas a algumas(esqueci de perguntar).
Em resumo : Como medida preventiva, sugiro buscar informação sobre o tipo de radiador que está montado em tua vtr( se já é o correto ou ainda é o original, de fábrica - isto é, o "errado"). SDS. a todos.
alexandrodorner
03/11/2013, 21:54
Olá, Alexandre B.!
Trocando figurinhas com um antigo mecânico de Sportage, fiquei sabendo que quando ele havia trabalhado em uma ccs da Kia, houve um Boletim de Serviço informando que as Sportage vieram, montadas de fábrica, com radiadores errados (número de colméias erradas), e que o respectivo custo de substituição seria metade para a marca e metade para o proprietário do carro, mas, "sabiamente", as ccs não repassaram essa informação adiante, deixando o barco correr e os motores darem problemas de aquecimento.(trabalho pós-venda...). Esse mesmo informante me passou que adquiriu uma Sportage 2001 TD - curta com 30k km e já foi, de cara, substituindo o tal radiador, colocando o correto. O carro dele nunca deu qualquer problema de aquecimento e hoje já atingiu os 198k km...Não sei se a medida abrangia a todas as Sptg ou apenas a algumas(esqueci de perguntar).
Em resumo : Como medida preventiva, sugiro buscar informação sobre o tipo de radiador que está montado em tua vtr( se já é o correto ou ainda é o original, de fábrica - isto é, o "errado"). SDS. a todos.
Beleza Fertag ? tudo bem ?
Descupa por estar me entrometendo no assunto , em 2011 eu fis um grande pacote de melhorias no meu carro e uma dessas melhorias foi justamente aumentar a as coumeias de 2 para 3 (favolos de 1.4mm ), e estalei ventoinha eletrica com uma lus indicadora de acionamento dentro do carro , o resultado e´ que com o carro em movimento acima dos 6okms/h nao liga a ventoinha mesmo em dia de calor ou seja so´ com o ar frontal ja e´ o suficiente para refrigerar o motor , em resumo a meu entender quem quer ter um carro para longas viagens e´ interessante fazer essa melhoria fica ai essa dica .
Fertag essa informaçao sobre a spt nao ter o radiador correto e´ muito importante , isso a prova que quem tem um spt deve fazer melhorias no carro , caso contrario tera problemas mais sedo ou mais tarde .
Fertag se voce ter mais informaçoes dessa natureza divulgue voce vai ajudar muita gente .
Valeu um abraço ate´.
AlexandroDorner
Olá, AlexandroDorner !
Pois é, Tchê ! Eu também não sabia a respeito do problema envolvendo os radiadores ! Eu havia pensado que fosse uma adaptação muito mal feita da Kia para o mercado brasileiro...Nunca teria imaginado que existiam erros de montagem...de fábrica !!! E a fonte comentou alguma coisa sobre 3 ou 4 colmeias . Não sei qual seria esse nº para o radiador que veio com meu carro naquela época e/ou qual seria o certo, mas, seguramente, isto explica o porque de tantos problemas de aquecimento com esse motor Mazda diesel nas Sportage (Parece que nas Tracker com mesmo motor esse tipo de problema não é tão significativo). Diante disso, com o cuidado que sempre temos com nossas vtrs, mantendo-as confiáveis, se montadas com o radiador certo, elas durariam muuito tempo, sem dar dores de cabeça ! Sds a todos.
Alexandre B.
08/11/2013, 22:34
Olá Luiz Gaucho.
Vou ficar te devendo as fotos, pois fiz um "bate e volta" de Caxias até Mata para ir no aniversário de 70 anos de uma querida tia. Saí no sábado e voltei no domingo e devido a correria acabei não tirando fotos durante o passeio.
Quando fizer outro passeio para aqueles lados posto algumas fotos.
Forte abraço.
Alexandre B.
Alexandre B.
08/11/2013, 22:37
Olá Fertag.
Obrigado pela dica do radiador.
Vou me informar a respeito e realizar a troca, se necessário.
Abraço.
Alexandre B.
Olá, Alexandre B. !
A respeito do radiador, parece que o problema começou com a 2001(Turbo), enquanto a 2000 teria o radiador de 3 colméias, a 2001 deveria ter de 4 e até de 5 ! Mas, certifique-se quanto a isso, para não teres surpresas ! A respeito do mecânico, Roberto Biazus-profundo entendedor em Sportage e Kia em geral - ele mudou de endereço, indo agora para a rua Alcides Weber, 190, lá para trás da Randon, e o telefone se mantém o mesmo colocado no tópico bons mecânicos. Sds a todos.
alexandrodorner
09/11/2013, 16:30
Fala Fertag gaucho gente boa , tudo bem ?
Gauchao estou com uma duvida , segundo as informaçoes que me passaram aqui em Jaragua o radiador da spt tem 2 coumeias (2 fileiras de dutos do tipo obilongo ) e mandei estalar um conjunto de 3 coumeias , a informaçao que me passaram que nao tem espaço para colocar mais coumeias a pergunta e´, de quantas coumeias tem o radiador que propia kia ia estalar nas spt ? ( que seria o correto segundo a propia kia )
Se voce poder conseguir com seu amigo sera uma boa , obrigado desde ja´.
Valeu um abraço ate´ .
AlexandroDorner
Djalma colombo
09/11/2013, 21:14
Alexandro é possivel você mandar fazer um radiador com duas coumeias com dutos maiores, aumentando assim o volume de água no radiador, fiz uma pesquisa aqui em Curitiba e variou entre 250 e 500 latinhas, acho compensativo levando-se em conta que um original pode chegar a 800 latinhas ou mais, um complemento é a ventoinha eletrica da ranger para quem anda pouco em trilha, vi alguns relatos sobre esta ventoinha e dizem ficar muito bom!
Olá, Alexandrodorner !
Assim que eu falar com ele de novo, passo aqui as informações ! Sds a todos.
alexandrodorner
10/11/2013, 17:01
Alexandro é possivel você mandar fazer um radiador com duas coumeias com dutos maiores, aumentando assim o volume de água no radiador, fiz uma pesquisa aqui em Curitiba e variou entre 250 e 500 latinhas, acho compensativo levando-se em conta que um original pode chegar a 800 latinhas ou mais, um complemento é a ventoinha eletrica da ranger para quem anda pouco em trilha, vi alguns relatos sobre esta ventoinha e dizem ficar muito bom!
Pois e´ Djalma , a informaçao que me passaram e´ os dutos do radiador original e´ 0.7mm e que foi colocado e´ de 1.4mm de espessura interna , ate´ seria pocivel colocar 4 colmeias se os dutos foce de 0.7mm porem fis questao que foce de 1.4mm , porque 1.4mm e´padrao para climas tropicais e 0.7mm mais para clima frio .
Sobre a ventoinha eletrica , ja´ tenho ventoinha eletrica do gol g5 estalada , mais valeu pela dica obrigado .
Djalma estou fazendo uma preparaçao para viajens longas a lugares afastados da civilizaçao (expediçoes ) , a meta e´ finalisar as melhorias no motor em 2014 , por isso qualquer informaçao de carater tecnico e´ sempre bem vinda .
Valeu obrigado ate´.
AlexandroDorner
alexandrodorner
10/11/2013, 17:04
Olá, Alexandrodorner !
Assim que eu falar com ele de novo, passo aqui as informações ! Sds a todos.
Gauchao estou aguardando obrigado desde ja´.
AlexandroDorner
Viagem Familia
11/11/2013, 19:23
Cara, é muito relativo mesmo...
A Sportage pra mim é o céu... hehe
Já tive Uno q fui de SP até Maranhão, Bahia e várias vezes pra Sta. Catarina.
Tive outro Uno Mille, com kit GNV, este era pão duro, e eu fiz várias viagens com ele, principalmente pra Sta. Catarina tb.
Nenhum destes tinha ar ou direção hidráulica... E eu ia numa boa, com namorada, irmão, irmã, cachorro. hahaha
Resumo, se vc quiser viajar, não é o carro que vai te impedir.
Uns com mais conforto outros com menos, mas vai.
Abração e boas viagens de "golzinho".
Grande Rosalvo!!! Por onde andas???
Mudei o site para VIAGEM FAMÍLIA (http://www.viagemfamilia.com.br) veja lá novas aventuras! Em dezembro tem Chile Argentina e muito mais!!!
Quando vens para SC novamente??
Abraços, Marcos.
ph.rigon
19/11/2013, 10:25
olá pessoal, tudo certo?
Amigos, desculpem me intrometer na conversa mas dando uma lida no material deste tópico, vi informações sobre problemas de montagem nos radiadores da sptg. Ha alguns meses comprei um grand/aut/gas. Tive um problema sério envolvendo justamente o radiador; o marcador de temperatura não estava legal, o radiador tb não... o resultado disso foi uma junta de cabeçote queimada.
Feito o estrago, não me restaram alternativas a não fazer a retifica do cabeçote, acabei descobrindo que o radiador estava todo estragado e com vários reparos, então tb troquei o radiador por um novo.
Pretendo viajar com o carro no final do ano, e gostaria de algumas dicas de vocês, estou fazendo toda manutenção do carro, troquei peças importantes, porém ainda estou bastante inseguro, pois é meu primeiro 4x4, primeiro carro "grande", primeiro cabeçote retificado... e por ai vai. A viagem de final de ano sera de aprox. 2 mil km e em seguida me mudo para Goias, então, num curto período devo rodar uns 3 mil km ou mais. Estava considerando colocar ventoinhas elétricas para ajudar o radiador, e um sensor digital de temperatura para não ter mais problemas com o cabeçote. Alguém pode, gentilmente, me dar uma força com dicas de viagem (como tocar o carro, principalmente em subidas e decidas de serras) e manutenções preventivas que eu possa estar deixando passar? (se existir alguma boa alma que possua uma Grand 2.0 16v Aut, e possa me passar um relato de consumo médio tb agradeço, pois simplesmente não tenho nem encontro base alguma para comparação.. )
muito obrigado! :)
Olá, Alexandrodorner !
Como não conseguia tempo de ir lá na oficina do Roberto, acabei de passar um e-mail para ele. Espero que ele nos dê a resposta que buscas(post #61). Sds.
Olá, ph.rigon !
Eu tive a GSptg TD 2001 diesel, de 87 cv, e somente dirigi uma vez a GSptg 2001 gasolina, Auto, fazendo uma viagem curta de uns 110 km, com parte disso em serras. Comparando, eu gostei mais da minha, com menos potência, mas com mais pronta resposta do que a automática, de 127 cv. Infelizmente não foi tempo suficientemente longo para fixar alguns dos dados que pedistes, mas percebi que tinha de andar com pé embaixo nas subidas(não surgiram problemas de aquecimento nessa viagem). Essa vtr, mais adiante, sofreu PT quando a minha cunhada foi ligar o motor e a vtr foi com tudo, de ré, na coluna do prédio onde ela morava...(!). Sds.
alexandrodorner
20/11/2013, 21:29
Olá, Alexandrodorner !
Como não conseguia tempo de ir lá na oficina do Roberto, acabei de passar um e-mail para ele. Espero que ele nos dê a resposta que buscas(post #61). Sds.
Gauchao , socegado sem pressa .
AlexandroDorner
Olá, Alexandrodorner !
Busquei a tua resposta com o Roberto, e o que ele me passou foi o seguinte :
# o melhor radiador(o certo) para a Sptg é o das primeiras turbo, ano 2000, contendo 3 carreiras de tubos na colméia (anteriormente coloquei erradamente “colméias” em lugar de “carreiras de tubos da colméia”, conforme haviam me passado – outro conhecido, aquele da Sptg com 198 k km);
# algumas Sptg 2001 saíram com um radiador de 3 carreiras de tubos na colméia e outras, mais tarde, com um de 2 carreiras apenas;
# a minha ex-GSptg TD2001 estava montada com o radiador certo, de 3 carreiras de tubos;
# não existe radiador original de fábrica com mais de 3 carreiras, a não ser que se mande fabricar/adaptar, mas aí teria de colocar uma bomba d’água maior, para possibilitar maior vazão;
# os engenheiros, lá na Coréia, após testes lá efetuados, com clima diferente do nosso, aqui no Brasil, modificaram os radiadores, fazendo-os com apenas 2 carreiras de tubos na colméia, talvez até, por uma redução de custos;
# as Sptg 2003 tinham o mesmo problema;
# a fábrica nunca assumiu/corrigiu a deficiência;
# ocorreram muuuuitos casos de cabeçotes com trincas após baixíssima km, 1000 km, 2000 km, etc, e a fábrica não deu garantia nenhuma;
# em minha vtr a primeira pane(por trincas no cabeçote, entre o 3. E o 4. Cilindro) se deu com ~52k km(duas semanas após os dois anos de garantia ou os 50 k km)>>sem garantia !
# várias dessas situações onde o cabeçote apresentou deficiência, o foi por trincas/corrosão, e a fábrica não reconhecia como falta de qualidade do produto, e sim alegava que o aditivo colocado na água do radiador era o causador do problema (isto é, sem cobertura de garantia);
# um erro fatal que geralmente é visto é que após o primeiro sinal de aquecimento no motor, a primeira ação é tirar a válvula termostática, o que vai levar a temperatura do motor a oscilar, e levar a um possível choque térmico nos cilindros; isso em viagens longas, compromete e muito o motor...
É isso ! Abçs.
alexandrodorner
28/11/2013, 16:50
Olá, Alexandrodorner !
Busquei a tua resposta com o Roberto, e o que ele me passou foi o seguinte :
# o melhor radiador(o certo) para a Sptg é o das primeiras turbo, ano 2000, contendo 3 carreiras de tubos na colméia (anteriormente coloquei erradamente “colméias” em lugar de “carreiras de tubos da colméia”, conforme haviam me passado – outro conhecido, aquele da Sptg com 198 k km);
# algumas Sptg 2001 saíram com um radiador de 3 carreiras de tubos na colméia e outras, mais tarde, com um de 2 carreiras apenas;
# a minha ex-GSptg TD2001 estava montada com o radiador certo, de 3 carreiras de tubos;
# não existe radiador original de fábrica com mais de 3 carreiras, a não ser que se mande fabricar/adaptar, mas aí teria de colocar uma bomba d’água maior, para possibilitar maior vazão;
# os engenheiros, lá na Coréia, após testes lá efetuados, com clima diferente do nosso, aqui no Brasil, modificaram os radiadores, fazendo-os com apenas 2 carreiras de tubos na colméia, talvez até, por uma redução de custos;
# as Sptg 2003 tinham o mesmo problema;
# a fábrica nunca assumiu/corrigiu a deficiência;
# ocorreram muuuuitos casos de cabeçotes com trincas após baixíssima km, 1000 km, 2000 km, etc, e a fábrica não deu garantia nenhuma;
# em minha vtr a primeira pane(por trincas no cabeçote, entre o 3. E o 4. Cilindro) se deu com ~52k km(duas semanas após os dois anos de garantia ou os 50 k km)>>sem garantia !
# várias dessas situações onde o cabeçote apresentou deficiência, o foi por trincas/corrosão, e a fábrica não reconhecia como falta de qualidade do produto, e sim alegava que o aditivo colocado na água do radiador era o causador do problema (isto é, sem cobertura de garantia);
# um erro fatal que geralmente é visto é que após o primeiro sinal de aquecimento no motor, a primeira ação é tirar a válvula termostática, o que vai levar a temperatura do motor a oscilar, e levar a um possível choque térmico nos cilindros; isso em viagens longas, compromete e muito o motor...
É isso ! Abçs.
Ai gauchao tudo bem ?
OK origado pela informaçao ajudou muito , muito mesmo .
Segundo o seu relato , meu carro esta correto , antes meu carro tinha radiador com coumeia de 2 carrera de tubos , depois eu troquei por uma de 3 carreras de tubos (a branquinha e´ uma ano 2002 / 2003 ) .
Concordo com voce , tirar a vauvola termo estatica e´ um erro grave , causa uma serie de danos ao motor e no bouço tanbem , aumenta o consumo de cobustivel.
Duas perguntas .
Voce disse que trincou o cabeçote com 52mil kms , voce lembra porque ferveu ? falha da ventoinha ? ou que levou ao super-aquecimento ?
So´ uma ideia mais porque voce nao temta encaixar no orçamento mençau a compra uma spt para voce ? nao tens saudade do que voce viveu com a sua vermelha ?
Valeu Fertag , mais uma ves obrigado pela ajuda , um abraço ate´.
AlexandroDorner
Olá, Alexandrodorner !
A primeira pane na minha ex-GSTD2001 apareceu do nada ! Nenhum excesso de temperatura foi percebido durante o funcionamento, ou mesmo motor falhando ou perda no desempenho, absolutamente nada ! E eu estava subindo e descendo serras, em estradas perto de minha cidade, viajando de volta para casa, à noite ! Na manhã seguinte, ao tentar dar a partida no motor, não o conseguia, ou, após várias tentativas, funcionava, mas dando trancos. Consegui tirar o carro da garagem e fui, “corcoveando” e fazendo uma fumaceira branca( a água do motor que entrava pela trinca do cabeçote diretamente na câmara de combustão), me arrastando até a oficina. Ali, o Roberto(que trabalhava lá) me atendeu e já foi dizendo da suspeita dele: cabecote trincado ! E não deu outra ! Eu não percebi nenhum sinal de sobreaquecimento no motor, mas provavelmente, o material de que era feito o cabeçote desse motor Mazda diesel estava muito no limite da resistência e deve ter sentido o problema, que o levou à ruptura. Foram tiradas fotos e encaminhadas, pela própria ccs Kia, com relatório narrando o ocorrido, à Kia do Brasil, mas nunca foi recebida alguma resposta (essa era a garantia que a Kia dispensava para os seus clientes-consumidores)...Em resumo, Alexandro, nessa primeira situação, o cabeçote fraco foi a causa da pane...noutras palavras, falta de qualidade de produto...
Se eu soubesse da existência, naquela época, 2003, deste fórum, teria vindo direto espalhar o ocorrido, mas só vim a saber do fórum 4x4 Brasil em 2009.
Quanto à tua sugestão de pegar outra Sptg diesel, nem posso pensar, pois a “navegadora”, perto dos 8 anos de Sptg, estava sempre se queixando muito de dores nas costas devido aos bancos da vtr, e também ficava reclamando que se sentia mal e com dores de cabeça por causa das inclinadas que a Sptg dava, nas curvas das “nossas”estradas de serra aqui da região...isso e mais o tráfego se tornando cada vez mais pesado/travado -35km a ser percorrido em uma hora e meia(!)- nos caminhos freqüentes até Porto Alegre, com o tal para-e-anda e as repercussões do câmbio mecânico(embreagem+freios+acelerador+joelho esquerdo do motorista(!)), me obrigaram a partir para uma outra vtr, desta vez, automática, embora também 4x2, 4x4H e 4x4L, e diesel, boa de curvas, mas por isso pagando o preço: suspensão dura em estradas de chão, o que me bloqueia um pouco em minhas “andadas” aqui pelas cercanias...
Mas que tenho muitas saudades da ex-GSptg TD 2001, isso tenho...!
Abçs e boa sorte com a tua Sptg !
Alexandre B.
21/02/2014, 22:58
Olá pessoal.
Finalmente fiz minha primeira viagem "de verdade" com a Sportage.
Fui de Caxias do Sul até Punta Del Este, rodando em torno de 2.600 km. Me impressionei com o comportamento da viatura, só tive um probleminha com a roda livre que relatei no tópico específico da RL. Estou muito satisfeito com ela, foi uma viagem muito boa. Outra viagem longa só no final do ano, mas nos finais de semana terão diversos passeio aqui pela região, inclusive com umas trilhas leves (depois de instalar as RL AVM é claro).
Seguem algumas fotos da viagem:
452294
452295
452296
452297
452298
Agradeço a todos do fórum pelas dicas, pois elas ajudaram a avaliar os pontos mais críticos da Sportage e garantiram uma viagem tranquila.
Fertag, valeu pela dica do mecânico, fui lá no Roberto e ele conhece muito e é uma pessoa muito legal. Felizmente na última revisão antes da viagem foi só trocar o óleo e tava pronta.
Abraço a todos.
Parabéns, AlexandreB!
O carro, com boa manutenção preventiva, pode te levar bastante longe em tuas viagens, seja asfalto, seja chão!Boas viagens e Bom proveito ! Abçs!
Luiz Gaucho
22/02/2014, 12:40
Show de bola Alexandre,
A minha está quase pronta para começar a viajar também. De início viagens curtas, para a região dos lagos aqui do RJ (cerca de 500km ida e volta). Mas depois quero ir ao Rio Grande do Sul com ela.
Parabéns e poste fotos à vontade.
Luiz
alexandrodorner
22/02/2014, 13:29
Olá pessoal.
Finalmente fiz minha primeira viagem "de verdade" com a Sportage.
Fui de Caxias do Sul até Punta Del Este, rodando em torno de 2.600 km. Me impressionei com o comportamento da viatura, só tive um probleminha com a roda livre que relatei no tópico específico da RL. Estou muito satisfeito com ela, foi uma viagem muito boa. Outra viagem longa só no final do ano, mas nos finais de semana terão diversos passeio aqui pela região, inclusive com umas trilhas leves (depois de instalar as RL AVM é claro).
Seguem algumas fotos da viagem:
452294
452295
452296
452297
452298
Agradeço a todos do fórum pelas dicas, pois elas ajudaram a avaliar os pontos mais críticos da Sportage e garantiram uma viagem tranquila.
Fertag, valeu pela dica do mecânico, fui lá no Roberto e ele conhece muito e é uma pessoa muito legal. Felizmente na última revisão antes da viagem foi só trocar o óleo e tava pronta.
Abraço a todos.
O Alexandre qui inveja em ?(no bom sentido )
Parabens , lindas fotos , e qui branquinha linda esse sportage , paerabens , mantenha ela assim .
E posti muitas e muitas fotos , sinta-se em casa .
Valeu bons passeios , boas viajens ate´.
AlexandroDorner
Alexandre B.
22/02/2014, 23:58
Olá AlexandroDorner, obrigado, ela realmente está muito bem conservada e vou mantê-la assim.
Segue o link de um vídeo do meu primeiro teste na areia com a Sportage:
http://www.youtube.com/watch?v=qCfNFGG6Jx0
Desde que as RLs funcionem, ela vai tranquilo.
Depois é só "derreter" o lava jato tirando a areia da viatura.
Abraço.
Alexandre B.
Luiz Gaucho
23/02/2014, 15:20
Acho que esta Grand Sportage responde o titulo deste tópico
http://m.youtube.com/watch?v=eMSjSOqFzmo
Luiz
Olá, Pessoal !
Depois de ver as fotos e os vídeos postados por vocês, deu-me saudades da minha ex-GSptgTD2001 ! Êta carro gostoso aquele ! E aproveitando a deixa, esqueci de novamente parabenizar ao AlexandreB agora pela bela viatura que mantém! Abçs a todos.
Alexandre B.
23/02/2014, 20:15
Obrigado Fertag.
Bah Luiz, não fica dando ideia... hehehe
Valeu pelo vídeo, este bagageiro de teto é exatamente o que quero fazer pra minha.
Tomara que minhas RLs AVM cheguem até sexta pra testar elas no fim de semana.
Abraço a todos e boa semana.
Robert Marley
24/02/2014, 10:49
Comprei a minha SPTG Diesel 2001 faz uns quatro meses, estava com problema de aquecimento, troquei o radiador e coloquei a bicha na estrada, rodei com ela da região dos lagos RJ até o sul de minas, Ibitipoca, são tomé das Letras e terminei o rali em Bocainda de Minas e Visconde de Mauá, nenhum problema com temperatura, só a reduzida que me deixou na mão , com direito a uma pequena atolada, mas tranquilo, primeiro 4x4 to amarradão!
Forte abraço a todos!
Olá, Robert,
beleza de roteiro esse que fizeste ! e Puxa vida, do que voces estão falando, vejo que tive muita sorte com a minha ex-GSptgTD2001, pois quando ocorreram as panes "grandes" com ela, eu estava praticamente nas cercanias de casa, e nunca ocorreram problemas com a reduzida ou com a roda livre...E já que se tem um carro bom de viajar, que se viaje ! Quem sabe a gente tende, daqui para a frente a fazer como os argentinos, que são loucos para botar o carro na estrada, de sul a norte e de leste a oeste (vide as placas deles ali por SC, por exemplo), e conheci, em Bariloche, um que ao me ver disse-me que a próxima viagem de carro dele seria para Balneário Camboriú... Essa turma adora viajar...e sabe aproveitar a vida...Podemos nisso imitá-los, pois a GSptg enfrenta, brincando, essas viagens ! Abçs.
Robert Marley
24/02/2014, 20:10
Olá, Robert,
beleza de roteiro esse que fizeste ! e Puxa vida, do que voces estão falando, vejo que tive muita sorte com a minha ex-GSptgTD2001, pois quando ocorreram as panes "grandes" com ela, eu estava praticamente nas cercanias de casa, e nunca ocorreram problemas com a reduzida ou com a roda livre...E já que se tem um carro bom de viajar, que se viaje ! Quem sabe a gente tende, daqui para a frente a fazer como os argentinos, que são loucos para botar o carro na estrada, de sul a norte e de leste a oeste (vide as placas deles ali por SC, por exemplo), e conheci, em Bariloche, um que ao me ver disse-me que a próxima viagem de carro dele seria para Balneário Camboriú... Essa turma adora viajar...e sabe aproveitar a vida...Podemos nisso imitá-los, pois a GSptg enfrenta, brincando, essas viagens ! Abçs.
Pois é Fertag,
O lance é viajar mesmo, nem te conto, quando atolou estava com a patroa grávida, e no local só tinha três moradores, sendo duas mulheres. Brother as mineiras são criadas com muito angú, empurraram a viatura com maior tranquilidade kkkkkkk Eta povo bom dessa Minas Gerais!!! Depois que nascer o herdeiro pretendo com ele a patroa e a jubiraca fazer uma viagem pelo sul, tenho uns amigos em floripa e não conheço essas bandas, dizem que tem muita paisagem maneira nesse Rio Grande do Sul também, vamos conhecer esse brasilzão, a gente se encontra nessas esquinas do Brasil!
forte abraço!
Robert,
A patroa e as mineiras não devem ter gostado muito do exercício forçado, fora da academia, não é ? heheheh ! Mas isso está sujeito a acontecer quando se anda de carro por qualquer lugar desse nosso país ; há algum tempo, eu mesmo tive que contar com o auxílio de uns moradores do interior(um casal + uma pá) ao atolar a roda dianteira direita de uma Blazer 1997, 4x2, na beira de uma estrada de chão(que afundou ao eu parar ali), para dar passagem a um caminhão devido ao caminho ser muito estreito ! O cano de escoamento de água subterrâneo havia rompido e eu já era apenas mais uma das vítimas ao ter o carro preso na tal armadilha, segundo o casal !!! E quando vieres para o sul, programar-te para conheceres a serra do Corvo Branco e a do Rio do Rastro, ali em Santa Catarina, fabulosas ! E seguindo por dentro, por caminhos de chão, podes chegar ao RS, via Bom Jardim da Serra, S José dos Ausentes, Bom Jesus, sem esquecer de dar uma paradinha no café Tainhas, o melhor pastel das redondezas, e indo até Gramado/Canela, belos pólos turísticos daqui ! De repente a gente se encontra por ai, pois gosto bastante de dar pequeno passeio de ~uns 200 km, ida e volta, apenas para comer o tal pastel !!! Abração !
a saudosa sportage nos foi otima para expedições...encontrei algumas fotos dela ...
joaoluizmattos
28/10/2016, 10:04
Alguém ja fez expedição com a 2.2 aspirada?
mfdomingues
28/10/2016, 16:54
João,
Boa tarde
Não conheço alguém que fez expedições com a 2.2 maçarico, contudo na minha opinião não vejo problema algum em fazer uma expedição com essa viatura. Claro que terá que obedecer as limitações da mesma, sendo elas em performance e espaço interno, além das condições climáticas, por exemplo o Xexelo senão me engano foi para a cordilheira com a Hlux dele, que é a gasolina, subindo a grandes altitudes ele disse que o motor sentia muito a falta do oxigênio e em alguns momentos era necessário engatar a reduzida para vencer as subidas, imagino que qualquer viatura sofreria esse problema, apenas as turbinadas seria um pouco menos sofrido, mas, mesmo assim penara um pouco.
Tem gente que faz expedição de Kombi, de Uno vi um dia destes uma trio de amigos que foi de MG para Bolívia com um Renault Cliio e sem problemas.
Creio que todo veiculo para fazer uma expedição deverá estar com a manutenção impecável, possui poucos itens a mais que que um veiculo normal, por exemplo correntes para os pneus que é exigido para andar em locais congelados da patagônia como em ushiaia em dias de nevascas.
Agora tem gente que prepara muito bem a viatura, mas, creio que cada um sabe onde o calo aperta e onde ele pode apertar durante a viagem.
Oi, Pessoal,
Mesmo com o motor diesel turbo 2,0 da GSptg TD 01, mas com apenas 87 cv, não se podem esperar milagres, e no caminho de subida entre o Acre e Cuzco, em alguns trechos de maior altitude, fui obrigado a engatar a reduzida e dirigir na 5a. marcha, para conseguir ter condição de manter velocidade (uns 50 km/h) cordilheira acima na estrada interoceânica(antes do asfalto). Caso contrario, o carro não conseguia embalar e eu não queria ficar forçando a embreagem...Mas a TD 2001 foi e voltou sem maiores inconvenientes na viagem de mais de 10k km(total aqui do RS). E seu consumo morro acima permitiu nunca precisar usar o camburão de combustivel de 20 l de reserva. Importante manter sempre em dia a manutenção do carro e sair em viagens longas com pneus muito bons/confiaveis e o carro responde bem(a maneira dele)...Abraços.
joaoluizmattos
29/10/2016, 22:41
João,
Boa tarde
Não conheço alguém que fez expedições com a 2.2 maçarico, contudo na minha opinião não vejo problema algum em fazer uma expedição com essa viatura. Claro que terá que obedecer as limitações da mesma, sendo elas em performance e espaço interno, além das condições climáticas, por exemplo o Xexelo senão me engano foi para a cordilheira com a Hlux dele, que é a gasolina, subindo a grandes altitudes ele disse que o motor sentia muito a falta do oxigênio e em alguns momentos era necessário engatar a reduzida para vencer as subidas, imagino que qualquer viatura sofreria esse problema, apenas as turbinadas seria um pouco menos sofrido, mas, mesmo assim penara um pouco.
Tem gente que faz expedição de Kombi, de Uno vi um dia destes uma trio de amigos que foi de MG para Bolívia com um Renault Cliio e sem problemas.
Creio que todo veiculo para fazer uma expedição deverá estar com a manutenção impecável, possui poucos itens a mais que que um veiculo normal, por exemplo correntes para os pneus que é exigido para andar em locais congelados da patagônia como em ushiaia em dias de nevascas.
Agora tem gente que prepara muito bem a viatura, mas, creio que cada um sabe onde o calo aperta e onde ele pode apertar durante a viagem.
Eu peguei a minha, hoje, vou começar a arruma, para fazer umas viagens, devagar, como uma Kombi, mas ele parece ser bem resistente, peguei 1995 2.2 mais um troco.
mfdomingues
30/10/2016, 15:08
Eu peguei a minha, hoje, vou começar a arruma, para fazer umas viagens, devagar, como uma Kombi, mas ele parece ser bem resistente, peguei 1995 2.2 mais um troco.
Amigo, o conjunto de caixa, suspensão, chassi, tração etc das Sportages são um dos melhores conjuntos originais que eu já vi.
O motor também não eh ruim, se souber trabalhar com ele, o problema eh que ao longo dos anos muitos aventureiros colocaram os dedos inexperiente nestas viaturas e simplesmente destruíram muitas.
Se interessar me envia seu número por mensagem particular que peço para inclui-lo no grupo grupo do whatsapp.
Tem uma galera fera la, muito mesmo inclusive para venda de pecas e serviços.
Boa sorte na sua empreitada
joaoluizmattos
30/10/2016, 17:24
O carro tem detalhes, pois tem 21 anos, vou arrumar ele aos poucos, para poder fazer viagens com a patroa. Ele pelo que percebi é da turma que vai devagar e sempre, mas correr demais também, nos leva a levar multas, vou devagarinho msm, rs.
Quanto ao grupo tenho interesse sim, mas não sei como mandar mensagem particular por aqui, ainda não aparece essa opção.
Djalma colombo
30/10/2016, 22:53
O carro tem detalhes, pois tem 21 anos, vou arrumar ele aos poucos, para poder fazer viagens com a patroa. Ele pelo que percebi é da turma que vai devagar e sempre, mas correr demais também, nos leva a levar multas, vou devagarinho msm, rs.
Quanto ao grupo tenho interesse sim, mas não sei como mandar mensagem particular por aqui, ainda não aparece essa opção.
Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/144493885709544/?ref=bookmarks)
Acessa esse link!
mfdomingues
31/10/2016, 18:36
Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/144493885709544/?ref=bookmarks)
Acessa esse link!
Valeu hein, se não fosse o sempre alerta Djalma....
Djalma colombo
31/10/2016, 18:40
Opa, tamos lá e cá!!!
mfdomingues
31/10/2016, 18:53
Opa, tamos lá e cá!!!
Opa, não podemos deixar aqui de lado nunca....
alexandrodorner
01/11/2016, 19:53
belezas de viagens
Boa noite Ferteg (eu nao sei seu nome ) faz tempo que eu nao via voce por aqui , iai continua com as expediçoes ? muuuuito massa essas fotos ainda vou conhecer .
Oi, Alexandre,
Pois e', eu troquei de carro ainda em abril/2010, me separando de minha saudosa G Sptg TD 2001 apos 8 anos e meio e quase 183k km...Mas um pedaço de mim foi embora com aquela valente 4x4 ! Otima suspensão para as estradas de chão, muito bom conforto para viagens longas, bebia qualquer tipo de diesel sem reclamar, facil de entrar e sair dela(portas dianteiras), bom bagageiro, boa capacidade do tanque de diesel, etc...mas não era automatica, e para os engarrafamentos do dia a dia e do percurso Caxias-Pôrto Alegre(1h e meia para fazer perto de 20km), minha perna esquerda começou a reclamar(para e anda do trafego, afinal era o meu carro do dia a dia), e enfim, tambem por uma situação de custo x beneficio muito boa na ocasião, coloquei ela na troca por outro 4x4(pelo que sei, a G Sptg foi para outra cidade e ainda se encontra com o mesmo dono=2o. dono), desde aquela epoca....mas acabaram-se as viagens mais longas, não so por motivo de saude na familia, como tambem pela condição de maior cuidado a ser dispensado para o novo veiculo...abortei uma viagem para o NOA em 2011 pois a suspensão de meu atual carro(Kyron) e' bastante dura para aguentar um piso tão cheio de pedras como por la' onde pretendia ir, então a coluna(minha) provavelmente ia para o espaço! Tambem a rede de assistência para a marca Ssangyong era inexistente na Argentina(e no Uruguai) na epoca e o pior, o motor, de tecnologia Mercedes, so' bebe diesel bom, pois caso contrario, entra no modo segurança (imaginar acontecer isso la' por Antofagasta de la Sierra, no meio do nada...)...então, de 2010 para ca' a maior viagem que fiz com o Kyron foi para o Mato Grosso, embora tenha ido algumas vezes para o litoral de SC tambem. Mas para estradas boas, e' um excelente carro. Não tanto para as de interior, de chão, o que gosto de fazer(passeios rapidos) nos fins de semana...e ai' volta a saudades da G Sptg ! Eu ia e voltava sem quase sentir, mesmo estradas dificeis ! E sim, te prepare e a tua viatura pois o melhor tipo de viagem e' o que se faz de carro(na minha opinião) !!!Eu comecei a ter a tal 'coceira' para viajar de tanto ver argentinos passeando por aqui durante o verão: pensei, se eles viajam para ca', por que não eu para la'? Isso e mais umas consultas ao site do Inema(eu nem conhecia o forum 4x4 brasil) e comecei a me aventurar na estrada para os paises dos hermanos... antes ainda, quando morei em SP, nas ferias, eu conseguia percorrer grandes quilometragens sempre de carro(aqui no Brasil)...e sim, isso fica 'no sangue'!!! Grande Abraço e Boas Viagens para ti tambem !!!
MarceloStepanski
23/02/2017, 14:09
Pessoal tenho uma spt tdi 2001 que é uma relíquia de família, recentemente coloquei roda livre nela e comecei a arrumar para uso 4x4. até então ela só andava tiros curtos na cidade, feitas as devidas revisoes, oleo fluidos trocados , radiador limpo vareteado, trocado valvula termostática, enfim toda revisada, investi num jg de pneus bf at 215/75r16, sem mexer na estrutura da sptg.
Bom, tudo certo mas acho que ela sofre muito, por falta de motor ou estrutura para andar em trilhas, nao quero estragar o carro que meu pai chama carinhosamente de ''dengosa'', fico pensando e se alguém recomenda acha que vale a pena, trocala por um 4x4 mais robusto? de ante mao digo que meu pai nao aceita trocala por um willis j ou f de geito nenhum, hahaha, estou no aguardo dos amigos para me darem algum conselho
Pessoal tenho uma spt tdi 2001 que é uma relíquia de família, recentemente coloquei roda livre nela e comecei a arrumar para uso 4x4. até então ela só andava tiros curtos na cidade, feitas as devidas revisoes, oleo fluidos trocados , radiador limpo vareteado, trocado valvula termostática, enfim toda revisada, investi num jg de pneus bf at 215/75r16, sem mexer na estrutura da sptg.
Bom, tudo certo mas acho que ela sofre muito, por falta de motor ou estrutura para andar em trilhas, nao quero estragar o carro que meu pai chama carinhosamente de ''dengosa'', fico pensando e se alguém recomenda acha que vale a pena, trocala por um 4x4 mais robusto? de ante mao digo que meu pai nao aceita trocala por um willis j ou f de geito nenhum, hahaha, estou no aguardo dos amigos para me darem algum conselho
Ja experimentou usar a reduzida?:twisted:
A sportage é extremamento robusta, aguenta muito bem trilhas.
[]s
(DU)
MarceloStepanski
23/02/2017, 17:33
[]s
(DU)
sim sim, nos trechos mais pesados sempre uso a reduzida, mas se for ficar nela muito tempo a temp se vai as alturas, como tenho a roda livre acabo ligando o 4x4h e o 4x2 para aliviar o motor em trechos onde nao precisa força.
MarceloStepanski
23/02/2017, 17:39
[]s
(DU)
cara poderia me mandar umas fotos da sua sptd, pela descrição dela éo que eu tava penssando em fazer na minha, hahaha, Lift's Snorkel Guincho Parachoque Tubular
cara poderia me mandar umas fotos da sua sptd, pela descrição dela éo que eu tava penssando em fazer na minha, hahaha, Lift's Snorkel Guincho Parachoque Tubular
543931 543932543933
[]s
(DU)
mfdomingues
24/02/2017, 06:24
Bom dia, tudo bem?
Rapaz, a Sportage eh muito valente nas trilhas, sua estrutura aguenta muitos desaforos e suspensão nem de fala, se for a diesel o motor falta um pouco de torque mesmo, mas nada que não possa ser trabalhado (por exemplo mexendo no conjunto de coroa e pinhão). Se seu motor esta aquecendo pode ser forma de guiar ou ventoinha por exemplo. Tem gente que usa as Sportage em trilhas muito difíceis, o Duran por exemplo faz coisas no barro que fico impressionado com a dele, claro que a dele tem preparação, mas, mesmo quando mais original ela era valente. Acho difícil você conseguir outro 4x4 para fazer o que ela faz original. Uma outra opção eh substituir o motor, la no grupo do whatsapp tem muita gente que trocou o motor pelos toyotas e estão muito satisfeitos.
Boa sorte
MarceloStepanski
24/02/2017, 08:44
Bom dia, tudo bem?
Rapaz, a Sportage eh muito valente nas trilhas, sua estrutura aguenta muitos desaforos e suspensão nem de fala, se for a diesel o motor falta um pouco de torque mesmo, mas nada que não possa ser trabalhado (por exemplo mexendo no conjunto de coroa e pinhão). Se seu motor esta aquecendo pode ser forma de guiar ou ventoinha por exemplo. Tem gente que usa as Sportage em trilhas muito difíceis, o Duran por exemplo faz coisas no barro que fico impressionado com a dele, claro que a dele tem preparação, mas, mesmo quando mais original ela era valente. Acho difícil você conseguir outro 4x4 para fazer o que ela faz original. Uma outra opção eh substituir o motor, la no grupo do whatsapp tem muita gente que trocou o motor pelos toyotas e estão muito satisfeitos.
Boa sorte
Fiz uma revisao geral nela a pouco tempo, tudo funcionando normal, até o marcador de temperatura funciona hahaha, troquei a valvula termostatica e fiz akele famoso furinho nela,hahaha que na original vem de fabrica, sabe pois esse é meu receio me desfazer da ''dengosa'' e pegar alguma duvidosa, que va me dar problema, pois e minha tenho certeza que ta toda em dia.
MarceloStepanski
24/02/2017, 08:48
543931 543932543933
[]s
(DU)
cara essa ta um afronto, como ela ficou com esses pneus gigantes, muito pesada? qual a modificação que vc fez para os pneus, esse parachoque tubular é o que tem na internet pra vender?
cara essa ta um afronto, como ela ficou com esses pneus gigantes, muito pesada? qual a modificação que vc fez para os pneus, esse parachoque tubular é o que tem na internet pra vender?
Fica um pouco pesada sim, mas vai de boa.
Se for colocar pneus de 31" novos, só o lift de suspensão é o suficiente, mas se for colocar 31" remold ja não cabe, pois a medida real é quase 33", tem que cortar o para lamas.
O para choque foi eu que fiz, assim como todos os outros acessórios.
[]s
(DU)
MarceloStepanski
24/02/2017, 11:08
Se for colocar pneus de 31" novos, só o lift de suspensão é o suficiente, mas se for colocar 31" remold ja não cabe, pois a medida real é quase 33", tem que cortar o para lamas.
[]s
(DU)
O que voce fez na diant, ja li no forum algumas modificaçoes
mfdomingues
24/02/2017, 11:39
[]s
(DU)
Eduardo, ainda fabrica o para-choque e aquele suporte de galão?
O Snorkel você quem fez também ou comprou? Substituiu a caixa do filtro de ar ou usou a original trabalhada?
O que voce fez na diant, ja li no forum algumas modificaçoes
Molas da besta+calço e baixei o diferencial pra não estrangular a homocinética.
[]s
(DU)
Eduardo...
ainda fabrica o para-choque e aquele suporte de galão?
Sim
O Snorkel você quem fez também ou comprou? Substituiu a caixa do filtro de ar ou usou a original trabalhada?
Eu que fiz, mantem a cx original.
[]s
(DU)
mfdomingues
27/02/2017, 09:52
ainda fabrica o para-choque e aquele suporte de galão?
Sim
Eu que fiz, mantem a cx original.
[]s
(DU)
Eduardo,
Bom dia
O suporte do galão ele é parafusado ou soldado no suporte do estepe? Quanto tempo acredita que leva para montar um?
Valeu
Eduardo,
Bom dia
O suporte do galão ele é parafusado ou soldado no suporte do estepe? Quanto tempo acredita que leva para montar um?
Valeu
Pode ser soldado ou parafusado, mas precisa alongar um pouco o suporte original e deslocar o estepe pra esquerda pra equilibrar o peso e não cobrir as lanternas.
Uns dois dias da pra fazer.
[]s
(DU)
mfdomingues
27/02/2017, 11:34
Pode ser soldado ou parafusado, mas precisa alongar um pouco o suporte original e deslocar o estepe pra esquerda pra equilibrar o peso e não cobrir as lanternas.
Uns dois dias da pra fazer.
[]s
(DU)
Entendi, tem alguma foto de alguém que você fez com o galão para que eu posa verificar como ficou?
Vlw