Ver Versão Completa : Solução provisória motor BF-161 com baixa pressão de óleo quando quente, o que fazer?
Luiz Fernando de C
22/07/2012, 23:28
Senhores noite!
Custei mas comprei meu Jeep um Willys 1966, mas parece ter vindo com um pequeno desarranjo....quando o motor chega a temperatura normal de funcionamento a pressão de óleo cai exponencialmente até a luz começar a acender...quase tudo ja foi feito para eliminar possíveis fontes desse alerta mas nada resolveu. Dentre elas citarei aqui:
1- Troca do lubrificante + Filtro ( usado óleo VS 20w50)
2- Troca do interruptor de óleo (foi a primeira coisa que fiz)
3- aumente a pressão da mola da bomba...para ver se alterava algo mas nada aconteceu.
4...por fim instalei um manômetro no ponto indicado pelo manual, próximo a bomba de óleo.
Quando o motor está frio e é dada partida, a pressão no manômetro chega até 60 Psi na rotação Máxima....e fica em 15 Psi quando está em marcha lenta..nada mal..até sobre pressão segundo manual willys.
Acontece que quando esquenta a pressão chega a 3,5 Psi e em marcha lenta e a 29 Psi na rotação máxima.
Diante dessas informações....peço aos senhores...pode haver ainda alguma causa que não seja as tais " Folga no comando" ou no motor todo..dentre outras que possa causar o problema?
Existe ainda algum aditivo que eu possa colocar no óleo afim de "tapear" o problema mantendo a pressão, até que eu possa Abrir o motor para retífica?
Robertux
23/07/2012, 00:31
Eu tive o mesmo problema, depois de fazer tudo o que você fez comprei uma bomba de óleo zero e instalei, o problema continuou.
Comprei um jogo de bronzinas de mancal e biela, troquei e o problema continuou, decidi fazer o motor completo, quando "picamos" o motor verificamos que o comando de válvulas estava ruim e precisava ser trocado, o bloco estava na última medida e ovalado, precisava ser encamisado, uma das sedes de vávula de escape estava trincada e a trinca seguia pelo bloco (descobri porque não conseguia acertar a marcha lenta), resultado: Joguei o motor fora e comprei outro.
Provavelmente é folga nas bronzinas, mas pode ser nos mancais, nas bielas, mas o mais provavel é que a folga onde está vazando pressão seja no comando, porque sempre que o pessoal faz uma "meia sola" troca brozinas e aneis mas esquece do comando.
Luiz Fernando de C
23/07/2012, 00:54
Pois é amigo....no meu caso a lenta ainda ta certa sabe...e a compressão ta boa em todos os cilindros...medi outro dia e achei média de 125 PSi nos 6....estive pensando em um aditivo ou até mesmo um óleo mais viscoso que eu poderia colocar para manter a pressão sabe...procurei pelo 20w50 sintético mas não encontrei..o detalhe é que não tenho grana pra abrir o bicho agora sabe e queria pelomenos aproveitar um pouco antes de encostar...o que amola é aquela luz de óleo acendendo viu.
Bom dia prezado ! pelo exposto entendo que você está com um motor bem ruim, mas quer aproveitá-lo até o último RPM certo ? retire o filtro de óleo e vede as entradas e saídas no motor, você vai ganhar alguns PSI , não é o correto nem ideal mas . . . agora, se não melhorar repita comigo : " Pai nosso que estais no céu . . . " boa sorte e um abraço !
Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 09:16
Cara um amigo fez o seguinte e resolveu o problema, ele restringiu um pouco a passagem de oléo pelo filtro, não tampou 100% como o jacimar comentou acima, tente restringir apenas um pouco que deve resolver o problema. E ainda vai dar para vc rodar um bom tempo...
Esse sistema de filtro paralelo com o motor é uma merda...
Luiz Fernando de C
23/07/2012, 21:39
Cara um amigo fez o seguinte e resolveu o problema, ele restringiu um pouco a passagem de oléo pelo filtro, não tampou 100% como o jacimar comentou acima, tente restringir apenas um pouco que deve resolver o problema. E ainda vai dar para vc rodar um bom tempo...
Esse sistema de filtro paralelo com o motor é uma merda...
Então Cláudio ainda não tinha feiro isso, então isolei o filtro colocando um bujão na saída de pressão e continuou a mesma coisa, deixei o jeep funcionando por quase 1 hora em marcha lenta mesmo para que aquecesse gradativamente e também para não fazer muito barulho aqui na vizinhança....e tudo na mesma....quando aquece a pressão chega aos 3 mesmo.
Claudio Almeida Machado
24/07/2012, 00:01
Putz, então fudeu heim meu chegado...
Cara c fosse vc tentaria partir do mais barato para o mais caro...vc não consegue ao menos uma bomba de óleo emprestada para verificar, pois pode ser a bomba...como vc tampou todo o sistema do filtro deveria melhorar.
Existe uma válvula de alivio que a mola que vc mexeu mantem ela fachada abrindo quando a pressão sobe, esta válvula pode esta travada, acredito que tem pouca hípotese mas pode acontecer...
Vc pode fazer tbm e desmonta a bomba e da uma geral nela, mede a folga entre as palhetas e o rotor para ver, exite no manual do mecanico a folga toleravel da uma olhada...vc tem o manual?
Abraço
360538360539O Meu "vilette" BF-161 do Willys 1961, esta igual ao seu Luiz Fernando, ja faz 6 anos, quando tinha a luz ela acendia na marcha lenta quando quente, agora coloquei o relógio, vai no 2,5 frio a 2 mil giros e cai a zero na lenta quente, no uso que eu faço com ele, 44 km por semana com rotações que no extremo chegam a 3000 rpm, creio que não vai durar mais que uns 20 anos, mas estou preparando a substituição dele por ocasião do feretro, tenho a intenção de colocar um AP-2.0 injetado e cambio de 5 marchas do chevette
RodrigoPD
24/07/2012, 15:11
Amigo sofredor;
Tenho no meu CJ, o Tropeço, o BF-161.
De antemão, já adianto que não pretendo trocá-lo por nenhum motor mais novo de 4 canecos.
Desde que comprei meu Willys a luz do óleo acende na marcha lenta.
Atualmente, estou andando com óleo GTX Alta Quilometragem + 2 frascos de Prolonga.
Resultado?
Já andei mais de 3.000 km com o jipe. Cidade, estrada, passeios, trilhas, rebocando...
O BF é muito valente. Nesse último final de semana rodei mais de 500 km entre sábado e domingo, com direito a passeio em Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Gonçalves... exploramos a região toda, subidas e descidas de serra. A temperatura do BF em momento algum passou dos 95 graus.
A luz do óleo acende. Com o tempo você se acostuma.
Veja bem. Não estou falando que isso é normal e que está tudo bem. Mas é um problema crônico de nossos motores.
Se me permite a sugestão, faça como pretendo fazer. Use, abuse e, quando parar, faça uma retífica completa e criteriosa que você terá motor por mais 50 anos se bem cuidado!
Até lá, desfrute. O BF é um motor realmente robusto e valente!
Luiz Fernando de C
24/07/2012, 20:03
Senhores só tenho a agradecer por todas as opiniões e sugestões até agora....então, no meu caso, a rotação não tenho como medir aqui em casa mas na lenta ele chega a 3,5 PSI e na rotação máxima vai a quase 30 PSI até que pras especificações do manual está ainda de acordo na RPM máxima......mas como eu disse... não tenho a mínima condição de torrar uma retífica completa agora por isso minha preocupação em rodar e fuder tudo de vez e perder bloco e coisa e tal já faz quase 1 ano que estou com o jeep e quero aproveitar mais dele......então, agora diante de tudo só não fiz ainda foi trocar a bomba de óleo...vou ver se consigo uma usada só para esgotar de vez as tentativas de descobrir de vez o problema..mas de uma coisa estou certo:
Pelo que foi dito aqui o BF-161 é mesmo muito valente viu.......e acabo de colocar mais confiança pra fazer uma trilha neste próximo fim de semana.
Mas estou usando óleo VS 20w50 e ainda nem ta todo escuro de tão novo.... alguém tem algo a dizer desta marca?
No meu caso, o vilette já andou 12000 km comigo e assim sem pressão de óleo e continua igual, a questão de por óleo mais grosso pode não ser boa ideia, lembro-me que no tempo do fusca meu pai tinha um já bem rodado e gastava óleo, ele foi colocando óleo mais grosso, aconteceu que aquele fundiu mesmo a terceira biela no virabrequim, imagino que nem tudo gasta por igual e algum lugar onde a folga esta menor o óleo grosso não vai passar e é justamente ai que vai prender, mas colocar um bom óleo e um bom aditivo só vai ajudar.
o que eu acho que não compensa gastar muito nestes motores é porque ele tem as válvulas do escapamento, e muito pequenas, no bloco do motor, muito antigo isso,
Gustavo de Olliveira
26/07/2012, 14:32
Olá Luiz, não sei quanto ao BF mas a bomba de óleo do OHC é toda de metal, com o tempo as engrenagens internas gastam um pouco a tampa e a pressão cai. Meu mecânico ( 80 anos) , retirou a bomba e "aplainou" a carcaça da bomba fazendo com que essa distancia sumisse (parte gasta), resultado, bomba retificada, pressão igual de uma zero.
"nurtimo caso" use esse motor até ele abrir o bico, enquanto isso vá ajeitando um motor novo. (é oque eu faria.)
antonio umino
26/07/2012, 15:26
Olá Luiz, não sei quanto ao BF mas a bomba de óleo do OHC é toda de metal, com o tempo as engrenagens internas gastam um pouco a tampa e a pressão cai. Meu mecânico ( 80 anos) , retirou a bomba e "aplainou" a carcaça da bomba fazendo com que essa distancia sumisse (parte gasta), resultado, bomba retificada, pressão igual de uma zero.
"nurtimo caso" use esse motor até ele abrir o bico, enquanto isso vá ajeitando um motor novo. (é oque eu faria.)
No motor Bf é a mesma coisa, só que a carcaça da bomba é de ferro.
até mais
Senhores só tenho a agradecer por todas as opiniões e sugestões até agora....então, no meu caso, a rotação não tenho como medir aqui em casa mas na lenta ele chega a 3,5 PSI e na rotação máxima vai a quase 30 PSI até que pras especificações do manual está ainda de acordo na RPM máxima......mas como eu disse... não tenho a mínima condição de torrar uma retífica completa agora por isso minha preocupação em rodar e fuder tudo de vez e perder bloco e coisa e tal já faz quase 1 ano que estou com o jeep e quero aproveitar mais dele......então, agora diante de tudo só não fiz ainda foi trocar a bomba de óleo...vou ver se consigo uma usada só para esgotar de vez as tentativas de descobrir de vez o problema..mas de uma coisa estou certo:
Pelo que foi dito aqui o BF-161 é mesmo muito valente viu.......e acabo de colocar mais confiança pra fazer uma trilha neste próximo fim de semana.
Mas estou usando óleo VS 20w50 e ainda nem ta todo escuro de tão novo.... alguém tem algo a dizer desta marca?
Ola Luiz td bem? Experimenta usar óleo Ursa para motor diesel que não cai a viscosidade em alta temperatura. Abraço.
Luiz Fernando de C
26/07/2012, 23:49
Ola Luiz td bem? Experimenta usar óleo Ursa para motor diesel que não cai a viscosidade em alta temperatura. Abraço.
Então amigo tudo bem né?..Pois é venho estudando a pouco essa possibilidade de mudança de lubrificante...mas o que ocorre, ainda não cheguei nesta parte do curso mas ja vi uma passagem que falava sobre a diferença entre óleo para motores diesel e a gasolina, terem especificações diferente pelo fato de a gasolina queimar por centelha e não somente por pressão provoca uma alcalinização que vai para o óleo...e esse óleo tem que estar protegido contra isso....é mais ou menos o que um amigo que só trabalha especificando lubrificantes disse-me uma vez...então por isso fico com um pouco de receio de mudar a linha do lubrificante...o que eu estava pensando era um 20w50 sintético que possui índice de viscosidade maior que semi e que o mineral...assim manteria a viscosidade um pouco mais alta quando chegasse próxima a temperatura de trabalho do motor.
Mas agradeço a idéia e vou olhar essa possibilidade também.
RodrigoPD
27/07/2012, 11:40
Luiz;
Se me permite a sugestão, mantenha o óleo mineral, realizando trocas a cada 2.500 km (3.000 km no máximo) ou a cada 6 meses. Tenho adotado o aditivo Bardahl Prolonga e tenho gostado do resultado.
Oi Luiz, Boa Noite! Olha eu passei a sugestão mas a ideia não é minha não; O meu mecanico usa oleo para motor diesel no "Audi' A3 dele há muito tempo e aparentemente não apresentou nenhum problema até agora, eu estou até pensando em usar na minha viatura na próxima troca. Abraço, boa sorte e fica com "Deus".
Luiz,
Tive um BF que estava exatamente igual o seu. Infelizmente só com a retífica mesmo, tentei de tudo, bomba nova, óleo mais viscoso (não adianta usar óleo para diesel, pois a viscosidade normalmente é 15W40 e se o 20W50 não resolveu.....), aditivos, santinhos, etc....
Normalmente essa perda de pressão se dá no comando de válvulas, no meu o comando estava dentro da especificação, mas as buchas estavam muito gastas, permitindo a "fuga" do óleo e a pressão em baixa ia quase a zero.
Leoni
Alemao4x4
31/07/2012, 13:22
Meus 2 cents de contribuição, no meu primeiro carro que tive, um fusca tinha este problema de pressão de óleo, eu era jovem de 20 anos e perfectionista, não aceitava uma luz de óleo acesa na marcha lenta, então troquei o óleo, pus óleo 40 para motor diesel, a mesma coisa, tirei a bomba ajustei a tampa, melhorou mas continuou acendendo, troquei a bomba coloquei uma maior que existia na época, mesma coisa, troquei varias cebolinhas de óleo, tudo igual, ai um dia comprei uma que tirando o parafusinho onde colocava o fio dava acesso a um parafuso de regulagem la no fundo, soltei ele um pouquinho e nunca mais a luz acendeu e eu vivi feliz para sempre, nunca fundiu o motor, muito embora a pressão era mesma, dai por diante, todos os fuscas que eu comprava já fazia a mesma coisa, quem sabe a cebolinha que esta sendo usada não é projetada para uma pressão mais forte como em um motor diesel por exemplo, a questão é psicológica, se deixar de acender você esquece e usa mais 10 anos este motor, só não deixar faltar óleo.
abraços a todos
Meus 2 cents de contribuição, no meu primeiro carro que tive, um fusca tinha este problema de pressão de óleo, eu era jovem de 20 anos e perfectionista, não aceitava uma luz de óleo acesa na marcha lenta, então troquei o óleo, pus óleo 40 para motor diesel, a mesma coisa, tirei a bomba ajustei a tampa, melhorou mas continuou acendendo, troquei a bomba coloquei uma maior que existia na época, mesma coisa, troquei varias cebolinhas de óleo, tudo igual, ai um dia comprei uma que tirando o parafusinho onde colocava o fio dava acesso a um parafuso de regulagem la no fundo, soltei ele um pouquinho e nunca mais a luz acendeu e eu vivi feliz para sempre, nunca fundiu o motor, muito embora a pressão era mesma, dai por diante, todos os fuscas que eu comprava já fazia a mesma coisa, quem sabe a cebolinha que esta sendo usada não é projetada para uma pressão mais forte como em um motor diesel por exemplo, a questão é psicológica, se deixar de acender você esquece e usa mais 10 anos este motor, só não deixar faltar óleo.
abraços a todos
Prezados, há anos restaurei um motor estacionário Continental F163. É muito semelhante ao do Jeep 4 cilindros "cabeça chata".
O motor ficou excelente, mas o desgaste da bomba de óleo era grande e não consegui outra nem nos EUA. Mesmo com a mola no máximo a pressão era insuficiente. O filtro de óleo é externo, então adaptei na linha uma bomba elétrica. O motor aciona um gerador de 25KVA e está em operação há 13 anos. Não sei quantas horas já trabalhou, mas garanto serem muitas e muitas. Sá dá problema no carburador que é ascendente.
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