Ver Versão Completa : Comando de válvulas Vitara
Waldir Varela
08/08/2005, 18:16
Pessoal,
Sou um feliz proprietário de um Vitara 5P 1.6 16V. Porém, quando eu ligo o carro pela manhã (especialmente nos dias mais frios) parece que tenho um carro a diesel, tamanha a bateção no comando de válvulas. Depois que o carro atinge a temperatura normal, o barulho não fica evidente.
Espero que algum bom samaritano possa ajudar na provável causa do sintoma. Já regulei o comando de válvulas duas vezes (uma pelo mexanico e outra eu mesmo fiz o ajuste), não resolvendo. Coloquei óleo mais grosso, também não resolveu. Me disseram que pode ser a bomba de óleo, que não envia óleo suficiente, enquanto a temperatura não está normal ( a luz do óleo se apaga prontamente quando o carro é ligado).
Help !
Abraços,
Waldir Varela
Vitara Bate Estacas
Amigo veja logo esse probleminha pois pode se tornar um problemao e tu gastares uma fortuna na reforma do teu motor nao deixe pra depois e leve a viatura logo a um bom mecanico.
Isso e um conselho de quem ja gastou Rs 7.ooo,oo em um motor de vitara
samukanvas
08/08/2005, 22:08
É tucho hidráulico? :pensativo:
O meu tem o mesmo barulho o carro anda normal, sem problemas, fiz o cabeçote a dois meses o mecanico disse que embaixo ta tudo justo e sem calos, nós achavamos que o barulho ia mudar (poderia ser as juntas ruim vazando) mas continuou igual, tb tenho a mesma duvida de onde vem o barulho, como o meu carro é o primeiro suzuki do mecanico ele até se da bem com o carro mas o barulho ele naum soube explicar.
Já andei muito com o carro, a queimada de junta foi o unico problema que tive com ele, aproveitei e fiz o cabeçote.
Waldir Varela
09/08/2005, 14:44
Samukanvas,
O Carro tem 100.000 km e os tuchos não são hidráulicos. O Mais interessante é quando o dia está quente, quase não faz barulho. Recomendaram fazer descarbonização, pois poderia ter alguma válvula emperrada. Fiz, nada mudou !
A última recomendação, dos especialistas de plantão, é a de fazer flushing no motor, pois o pescador de óleo ou até a bomba poderiam ter borra de óleo, impedindo a circulação adequada. Eu tenho relatos de que isto não é muito aconselhavel.
Um abraço,
Waldir Varela
Vitara - Bate estacas
Fizemos o cabeçote, trocamos juntas e os retentores o baruho continua,
e realmente muita gente acha que o carro é a diesel (barulho)
Waldir... esse lance de flush, descarbonizacao, valvula emperrada é balela.. é só pra tomar seu dinheiro..
vamos por eliminacao...
- valvulas em motor com tucho MECANICO nao emperram, pois se emperrar na hora vai quebrar alguma coisa...
- bomba de oleo provavelmente tb nao é,,, senao a luz de oleo acenderia mesmo quando o motor quente e em marcha lenta
- excesso de carbonizacao tb nao faz isso, senao mesmo com o motor quente o barulho continuaria
agora... vc e seu mexanico regularam o comando de valvulas como?? no "olhometro" ou usaram as medidas certas p/ o motor do vitara ?
eu suspeito de duas coisas..
1- problema na regulagem de valvulas, pois quando frio faz barulho e depois de aquecido para ( lembre-se que o metal se expande quando quente)
2- folga nos aneis (ou quebra de algum) dos pistaos ou pistao batendo saia...
é engrado.. tem motor de suzuki que é um misterio.. tenho um amigo aqui em BH que o motor dele grila, já levamos em varios mecanicos ( inclusive especializado em suzuki), já até atrasamos o ponto, usamos gasolina premium e o danado fica grilando, alguns mecanicos suspeitam de 1 pistao batendo saia, mas até hoje o motor tá fime e forte, nao fuma e nao baixa oleo e tem desempenho normal???? mistééééeééério...
Waldir Varela
09/08/2005, 22:25
Fabiano,
É verdade... já tomaram um bom dinheiro e até agora nada !!!
Eu e meu mexanico regulamos as válvulas seguindo orientação do manual Haynes (não sei se é o mais recomendável ) que indica toda os procedimentos e as medidas estão no capo do motor.
Sei lá... pelo visto o ruído é mais característica do motor do que um problema, mas fico com a pulga atrás da orelha !!!
Pergunta: Como faço para verificar folga nos anéis ou pistão batendo. Tem que abrir o motor ou dá para verificar medindo a pressão do cilindro ?
Saludos,
Waldir Varela
Vitara 5D -97
bom... quanto aos pistaos p/ saber 100% só abrindo o motor....
mas medir a pressao tb é bom, vc ao menos vai descobrir se tá vazando compressao em algum...
em resumo... ruidos/batidas nao sao normais, alguma coisa tem errada... ...
por acaso seu motor tá "cuspindo" oleo pelo respiro??
T+
Porém, quando eu ligo o carro pela manhã (especialmente nos dias mais frios) parece que tenho um carro a diesel, tamanha a bateção no comando de válvulas. Depois que o carro atinge a temperatura normal, o barulho não fica evidente.
Antes de mais nada... vc tem certeza que o barulho é dentro do comando....?? Ja ví um vitara 16v com uma barulheira de carro a diesel.... o dono teve de trocar o cabeçote, mas não por desregulagem ou falta de lubrificação e sim por estar rebaixado (aplainado) demais... O cara descobriu o defeito pois depois de algum tempo rodando ele queimou a junta do cabeçote e quando foi para a retífica naum dava mais pra aplainar, já tava abaixo do mínimo.... :evil:
:pensativo: Existe uma ferramenta tipo um estetoscópio (aquele negócio que os médicos usam para escutar os pulmões/coração dos pacientes) só que feito para se usar em carros... com ele vc escuta nítido só o som de um local de uma determinada parte da viatura... eu mesmo uso para verificar rolamentos; mas já que o caso de barulhos, vale a pena tentar usar isto para ser mais preciso no diagnóstico....
:pensativo: Também vale a pena testar a bomba de óleo... tem uns manômetros externos que são ligados no lugar da cebolinha do óleo.... um bom mecânico deve ter um... se o seu naum tiver, a maioria dos mecânicos de caminhões tem... vale a pena tentar emprestar....
PARA QUEM FEZ DESCARBONIZAÇÃO.....
Pelamordedeus!!!! nunca façam descarbonização química... aquela que bota um produto no óleo....
Isso deixa sujeira no fundo do carter, em uma subida/descida muito inclinada ou em uma aceleração muito forte a sujeira sobe, entope o bomba de óleo ou os dutos e o motor bate feio.... na oficina onde concerto meus carros tinha até pouco tempo atrás um vitara 6CC que partiu o bloco em 2 partes por causa disto... tinha menos de 50 mil km. O motor parou de lubrificar numa ultrapassagem e travou. QUEBROU TUDO....
Se vc fez a descarbonização química :shock: :shock: leve seu carro o mais rápido o possivel (mas sem acelerar muito :mrgreen: ) para abrir tudo e limpar direito... além da sujeira do carter, imaginem as crostas de borra de óleo deteriorado por causa da gasosa aduterada que se desprenderam e naum consegiram descer do cabeçote e assim por diante? :evil: :evil:
DESCARBONIZAÇÃO = ABRIR TUDO E LIMPAR, O RESTO É ROUBADA.....
[]s :( :cry: com pena de que fez descarbonização química
:mrgreen:
Gasoso...
é vero... o lance do "estetoscopio".... eu aprendi a fazer um estetoscopio "TABAJARA"... pegue um pedaco de cabo de vassoura, encoste uma ponta no bloco do motor e outra ponta na sua "oreia".... pronto!!!! tá ai seu magnifico " super motor escutator tabajara"...heheh basta ligar o motor e ir procurando de onde vem o barulho....
T+
Fiz o cabeçote a pouco tempo, a viatura já tinha o barulho e continuou, vou ver se consigo descubir como estava as medidas, conforme citou o gasoso.
cabecote aplainadado varias vezes, acaba muito rebaixado,
cabecote rebaixado = aumento da taxa de compressao
aumento da taxa de compressao = aumento da temperatura de combustao = batida de pino ( grilar).
mas com relacao ao problema do Waldir, aconteceria exatamente ao contrario, o motor seria silencioso quando frio e grilaria quando quente....
T+
Waldir Varela
10/08/2005, 09:52
O motor não está cuspindo óleo pelo respiro e o cabeçote não está aplainado (pelo menos é o que pareçe :pensativo:).
A "descarbonização" que eu fiz foi com um produto da autoplast, que é adicionado junto com a entrada de combustível, que a principio limpa apenas as partes onde a gasolina entra em contato (bicos, pistões, válvulas, etc). Fiz este procedimento em um Vitara 8v que eu tinha, e o resultado foi muito bom. Misturar no óleo JAMAIS !!!
Vou ver se levo a viatura em um mexanico Senior para tentar "escutar" todo o motor.
Saludos,
Waldir Varela :parede:
Vitara 5D -97
Waldir Varela
10/08/2005, 09:54
O motor não está cuspindo óleo pelo respiro e o cabeçote não está aplainado (pelo menos é o que pareçe :pensativo:).
A "descarbonização" que eu fiz foi com um produto da autoplast, que é adicionado junto com a entrada de combustível, que a principio limpa apenas as partes onde a gasolina entra em contato (bicos, pistões, válvulas, etc). Fiz este procedimento em um Vitara 8v que eu tinha, e o resultado foi muito bom. Misturar no óleo JAMAIS !!!
Vou ver se levo a viatura em um mexanico Senior para tentar "escutar" todo o motor.
Saludos,
Waldir Varela :parede:
Vitara 5D -97
o meu qdo esta funcionando em marcha lenta ficar normal, quando acelera começa, ai quando pega um embalo (estrada) que vc so mantem a velocidade ai para, na sibida qdo volta a por mais força
começa denovo, e por ai vai, o carro naum, baixa oleo, naum faz fumaça, tem força e anda bem (para um vitara/sidekick) de 90-110 sem forçar o veiculo, e uma perca de velocidade em subidas muito longa, pede 4a. as vezes
[]s
samukanvas
10/08/2005, 11:20
Samukanvas,
O Carro tem 100.000 km e os tuchos não são hidráulicos. O Mais interessante é quando o dia está quente, quase não faz barulho. Recomendaram fazer descarbonização, pois poderia ter alguma válvula emperrada. Fiz, nada mudou !
A última recomendação, dos especialistas de plantão, é a de fazer flushing no motor, pois o pescador de óleo ou até a bomba poderiam ter borra de óleo, impedindo a circulação adequada. Eu tenho relatos de que isto não é muito aconselhavel.
Um abraço,
Waldir Varela
Vitara - Bate estacas
Waldir, com 100.000km não se sabe o que possa ter ocorrido nesse motor, isso se vc comprou o carro assim. Então ninguém vai ser capaz de descobrir. Só analizando de perto. Se é seu desde 0km é uma outra história.
Flush não seria a solução. Seu motor tá cheio de borra? Flush não adianta. Só tem mais efeito quando vc começa a notar uns pequenos pedaçinhos de borra. Mas mesmo assim depois é sempre bom vc verificar o óleo, pode sobrar alguma coisa.
Eu iria pelo que o Fabil tá falando. Pode ser tudo, mas barulho frio que para quando esquenta, pode ser sinal de folga em algum componente. Melhor seria levar num meca pra tentar resolver isso. Se for no cabeçote, como vc tá falando eu chutaria folga nas pastilhas ou nos mancais do comando :roll:
Um exemplo besta: teve um honda vti na oficina do meu amigo que fazia um barulho no cabeçote tipo uma martelada na pedra, sabe? uma batida meio seca e alta. Parava quando esquentava.... trocou os rolamentos do comando e parou. Não conheço o motor do vitara, mas saberia se tem alguma coisa do gênero? :roll:
Com relação ao estetoscópio tabajara aprendi com um mecânico de suzuki daqui de BH.
Pega uma chave de fenda grande, coloca a ponta (de ferro) dela na parte que vc quer e coloca seu ouvido na outra ponta ("pegador")... Já escutei meu motor com umas batidinhas...
E por sinal já tive o problema com o cabeçote... Torrei a junta sem superaquecer.
Segundo o mecânico, o dono anterior fez cagada no cabeçote :evil: ... Plainou mais 0.03mm eu acho. Vamos ver quanto tempo ele guenta!!! :putz:
Pra diminuir a bateção, coloco aditivo (grude) no oleo, que deixa o oleo um pouco mais grosso e evita a formação das borras... Parece que melhora um pouco! :concordo:
[]s com algumas batidinhas :oops:
Verifique se não tem pistão quebrado ou tricado, especificamente o #3........... Se faz isso retirando o cárter..........
Abraços,
wanier rebello felicia
06/10/2005, 03:33
caro colega o seu problema de "simulador diesel "provavelmente e devido a mistura rica em demasia provocada pelo sensor maf c/ problemas pq quando o motor esta frio a quantidade de combustivel injetado e maior p/ compensar a temperatura; ao aquecer o motor reduz aquantidade de combustivel p/ a quantidade normal , quando vc forca o motor o sensor maf detecta que entrou muito ar e injeta + combustivel , verifique c/ um multimetro a relacao da mistura atraves da sonda lambda, mas esta so funciona adequadamente em giros + elevados que a marcha lenta pois possui um rele que corta a alimentacao da resistencia do sensor durante a marcha lenta ,descobri este probleminha no meu , que ja resolvi c/ o maf novo boa sorte
MARCIO DOMINONI
06/10/2005, 23:37
boa noite ,tive um problema semelhante ao seu,no meu caso o mecanico removeu a tampa do carter e verificou que as brozinas de biela e mancal estavão com desgaste e uma delas estava praticamente solda,sendo que as mesmas eram stander,tiramos tudo fora e levamos o mancal para retifica que por sorte foi dado so um passe e ficou stander(R$ 30,00 foi o valor gasto na retifica),comprei as bronzinas em são paulo e com sedex e tudo o valor foi de R$140,00.sano os problemas do meu carro.
o barulho que restou e o normal de bicos trabalhando uma coisa muito suave.
:wink: Ai galera foi mal entrar no papo de vcs mas e sinal de que o carro cuspir oleo pelo suspiro? e quando ele cospe oleo pela valvula pcv oq significa???
significa que os aneis de segmento dos cilindros estao gastos ou até mesmo quebrados, pode preparar o bolso para a retifica...
T+
Mas so se cuspir muito ne??? :pensativo: se for so algumas gotinha????pois olhei ja ums 3 carros e eles te o mesmo sintoma do meu quando abre o alimentador de oleo ele cospe e quando tiro a valvula pcv ela ta melada????Os mecanicos da Mit daqui falarao que e normal todo carro faz isso mas minha duvida e que nao me lembro do meu antigo zuk fazer isso
o respiro de oleo de todo motor exala VAPOR de oleo, portanto é normal ficar melado de oleo. mas nao é normal CUSPIR oleo... faca o seguinte.. com o carro ligado e obvio em ponto morto, retire a magueira do respiro e acelere até a injecao cortar giro, se jorrar oleo pode ter certesa de que tem anel de seguimento quebrado/gasto
T+
aavr1010
21/12/2005, 22:59
Caro Waldyr, você conseguiu descobrir a causa do barulho no comando da válvulas do seu Vitara? Percebo que o meu carro, um Vitara 8 válvulas, apresenta exatamente a mesma característica e começo a ficar preocupado, embora cerca de 2 minutos após a partida o ruido sumir. Parece ser originado nos tuchos e tenho medo de significar problema na lubrificação. Se tiver conseguido descobrir se existe algum problema e a a solução, informe-nos.
Alexandre
Waldir Varela
22/12/2005, 19:56
Olá aavr1010,
Eu desisti de procurar a causa do barulho. O resumo que tenho depois de tantas conversas, é que o motor do Vitara é meio "máquina de costura" e o barulho é característico. Já estou procurando por uma solução a +/- 25000 Km, porém o motor continua firme e forte !
De qualquer forma acabei de trocar o Vitara 1.6 16v por um Grand Vitara 2.0 :putz:
Um Abraço,
Waldir Varela
Agora Grand Vitara 2.0 (espero que sem barulho !)
boa noite ,tive um problema semelhante ao seu,no meu caso o mecanico removeu a tampa do carter e verificou que as brozinas de biela e mancal estavão com desgaste e uma delas estava praticamente solda,sendo que as mesmas eram stander,tiramos tudo fora e levamos o mancal para retifica que por sorte foi dado so um passe e ficou stander(R$ 30,00 foi o valor gasto na retifica),comprei as bronzinas em são paulo e com sedex e tudo o valor foi de R$140,00.sano os problemas do meu carro.
o barulho que restou e o normal de bicos trabalhando uma coisa muito suave.
All...
Antes de mais nada lembrem-se que um motor pode fazer muitos barulhos e confundir barulhos pode ser muito fácil....
Mas, esta me parece outra causa possivel para o " barulho de motor Diesel"... Poucos de Nós possuem o caro desde zero e é muito comum a galera abrir um motor fumando e só trocar os aneis e depois vender o carango....
Uma das consequencias possíveis seria este barulho, pois além das folgas, duvido que o mecânico responsável pela execução da "seboseira" tenha marcado cada bronze e devolvido ele para seu local exato.... Como os desgates dos bronzes naum coincidem com os do virabrequim e mancais a passagem do óleo por eles fica prejudicada e isso acaba com o efeito de "flutuação" que o óleo sob pressão deveria causar.... aí tome barulho...
Ví isso num gol 16V tempos atrás.... o cabeçote foi removido "n" vezes e nada do defeito aparecer até que o mecânico lembrou dos Bronzes....
Trocou e ficou 100%...
[]s
luizpicelli
08/06/2007, 19:08
Galera,
não quero abrir outro tópico, portanto, ressucitei este aqui!!!
Depois do azar de quebrar o vidro traseiro, esta semana furou o mangote do radiador, e pimba... andei demais com ele seco e foi pra viola a junta do motor...
Troca da junta do motor, retífica do cabeçote... e pronto!
Agora vou repassar as informações (que não entendo muito)
Mas o mecânico disse que viu um dos pistões "riscado" e que agora ele faz um barulho batendo (discreto), mas que é mais fácil de perceber quando dou aquelas aceleradas/esticadas na pista...
Não está fumando (saí hoje da oficina), não notei mudança no desempenho...
Outra coisa:
Ele disse que meus pistões estão já na medida 0,50 (que já foi feito uma vez) ...
e que dá para rodar com o carro desse jeito, até juntar latinhas e ver se quero fazer o motor, mas preciso conseguir um jogo de pistões na medida 0,100
Alguém me explica como seria isso?
Alguém sabe se é fácil conseguir esses pistões? Se são novos ou tenho que ver em ferro velho?
Ou outra opção seria encontrar pistão + camisa standard... e aí?
Pessoal... trabalho em hospital (não ganho bem como os médicos)... MAS gosto muito do Vitarinha... o que fazer?
jeegzuki
09/06/2007, 18:26
Alguém sabe se é fácil conseguir esses pistões? Se são novos ou tenho que ver em ferro velho?
Ou outra opção seria encontrar pistão + camisa standard... e aí?
Pessoal... trabalho em hospital (não ganho bem como os médicos)... MAS gosto muito do Vitarinha... o que fazer?
Amigo,
De uma olhada na (www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br)), (www.japanautoparts.com.br/ (http://www.japanautoparts.com.br/)) e na (www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br)) a turma tem tudo novo e o frete num é caro, é melhor juntar uma grana e compra novo.
Rapaz quanto vc gastou na oficina?
Tive esse problema com um mangote e por sorte parai o carro e reboquei, num fiz nada alem de uma geral no radiador com trocas dos magotes e a limpeza. Mas estou precisando abrir o motor do jeeg ta batendo muito e no momento estou na falta de grana.
luizpicelli
09/06/2007, 23:25
os preços que vou falar, são baseados aqui no interior... se fosse para recifem acredito que gastaria mais...
Junta do cabeçote: 78,00
Junta menor (não vi): 30,00
Reparar radiador+varetar: 50,00 (tinha quebrado o bocal que vai no mangote
Retífica (facetar) o cabeçote: 35,00
Fazer 2 roscas no motor: 12,00
Mão de Obra: 100,00
Agora, o que compensa:
Ir comprando só os pistões, ou já procurar Pistões+Camisa tipo standart?
pessoal,
o meu vitara, quando ligo ele frio solta um ronco estranho, que parece vir da parte inferior, já cronometrei e vi que ele fica com esse ronco mais forte por 1 minuto. Depois ele fica com o motor bem suave. Já troquei o óleo dele e continua. O que pode ser isso?! Um mecânico me disse que isso é normal!! Eu fico com o pé atrás, imagino que possa ser algum problema de lubrificação, é como se fosse bronzinas deficientes. Alguém tem um vitara com essa "característica" parecida?!
[]´s
andre veiga
10/09/2007, 20:57
Logo que troquei meu vitara, ha uns 03 meses, assustei com um barulho destes.
Postei perguntas aqui no forum e apesar de todasd as idéias recebidas - e executadas - o barulho continuava.
Uma oficina que é referência de suzuki em BHz, todos indicam e confiam no Edmur né?, me disse que é normal receberem vitaras em especial acima de 96/97 com esse barulho e que nos "exatos" 1min ele some...
No meu caso não mexi, seguindo conselhos da mesma oficina, e troquei óleo + filtro 3X, agora ta rodando com castrol GTX.
O barulho? sumiu de vez... Dá para entender/explicar?
Em tempo... Ele tem (ou marca) 122 mil km, e só não anda mais que o antigo porque ele tinha ap 2.0...
Eduardo Chaves
15/09/2007, 09:16
O Vitara de minha esposa, há uns 3 meses começou um barulho de válvula, quente ou frio, levei no meu mecânico nada especializado, rsrsrs, e pelo adesivo no capô regulou as válvulas, o barulho sumiu definitivamente e o motor funcionando redondinho e macio. se não me engano, as medidas utilizadas foram: Admissão 0,15mm e Escape 0,17 ou 0,20mm.
É um Sideckick 3p 93 8v...
Ahhh.... André, chegou a cx de direção ?
Grande []
E aí pessoal!
To atrás de um vitara 4p 96 pra cima e tenho algumas dúvidas em relação ao motor 16v. Andei vendo um, que é de 2º dono e ele acabou tendo que aplainar o cabeçote por causa de uma queima de junta. A viatura está aparentemente bem cuidada, embaixo não há raspões e nem sinal de chapeação, a carcaça diferencial tá quem nem de fábrica. A minha dúvida é em relação ao motor mesmo, pois eu fiz um "test-drive" e numa acelerada mais forte, estiquei até uns 4000 rpm o motor deu aquela grilada, o motor já estava quente. Isso pode ser problema de compressão devido ao rebaixamento do cabeçote ou é regulagem mesmo? Alguém aí sabe qual é o valor da taxa de compressão deste motor?
Fora isso, notei um ótimo desempenho na aceleração da viatura, utilizando pneus BF AT 235/75 R15, comparado com o meu 8v automático.
Abraços a todos!
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