Théo_Augusto
22/07/2012, 20:23
Pessoal,
Meu Wrangler 1999/2000 4.0 começou a me dar dor-de-cabeça.... Em dezembro/11 começou um barulho no comando de válvula, que parecia muito tucho decarregado. Em pouco tempo, aprox. 1 mês, agravou muito. Quando abrimos descobrimos que uma vareta tinha literalmente "furado" um balancim! Perdeu toda a ponta abauloada e abriu um rombo no balancim. Trocamos.
Uns dois meses depois, começou o mesmo barulho. Me antecipei, comprei mais uma vareta e um balancim. Quando abrimos a tampa verificamos que tinha sido o mesmo conjunto... Tomamos alguns cuidados, tentamos inspecionar as galerias, "passamos" um ar, etc... Montamos novamente e fizemos um teste, fazendo funcionar sem a tampa e percebemos que não sobe lubrificação para 2 varetas, inclusive esta, problemática.
Tentei forçar a lubrificação andando com o giro mais alto que o normal, mas também não deu em nada... Dias atrás, 400km depois, começou novamente o problema, mas desta vez não com o barulho de tucho descarregado mas sim de peças metálicas se "esfregando"... Pensando ser galeria entupida, fizemos um flush, mas não mudou nada. Aliás, o motor aparenta estar limpissimo!
Comprei o carro há 2 anos e meio. O antigo dono tinha deixado ferver (até torrar...) este motor.
Existe algo a fazer, antes de ter que abrir o motor, inspecionar tuchos e galerias, ou o caminho é este mesmo?
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços
Théo
Joinville/SC
Wrangler TJ 4.0 Auto 99/00
Meu Wrangler 1999/2000 4.0 começou a me dar dor-de-cabeça.... Em dezembro/11 começou um barulho no comando de válvula, que parecia muito tucho decarregado. Em pouco tempo, aprox. 1 mês, agravou muito. Quando abrimos descobrimos que uma vareta tinha literalmente "furado" um balancim! Perdeu toda a ponta abauloada e abriu um rombo no balancim. Trocamos.
Uns dois meses depois, começou o mesmo barulho. Me antecipei, comprei mais uma vareta e um balancim. Quando abrimos a tampa verificamos que tinha sido o mesmo conjunto... Tomamos alguns cuidados, tentamos inspecionar as galerias, "passamos" um ar, etc... Montamos novamente e fizemos um teste, fazendo funcionar sem a tampa e percebemos que não sobe lubrificação para 2 varetas, inclusive esta, problemática.
Tentei forçar a lubrificação andando com o giro mais alto que o normal, mas também não deu em nada... Dias atrás, 400km depois, começou novamente o problema, mas desta vez não com o barulho de tucho descarregado mas sim de peças metálicas se "esfregando"... Pensando ser galeria entupida, fizemos um flush, mas não mudou nada. Aliás, o motor aparenta estar limpissimo!
Comprei o carro há 2 anos e meio. O antigo dono tinha deixado ferver (até torrar...) este motor.
Existe algo a fazer, antes de ter que abrir o motor, inspecionar tuchos e galerias, ou o caminho é este mesmo?
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços
Théo
Joinville/SC
Wrangler TJ 4.0 Auto 99/00