PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com suspensão dura!!!



Haron
22/07/2012, 04:22
Pessoal, meu CJ(tomatão) está equipado com:

eixos de rural, molas de toyota, amortecedor ranger.

O problema é que meu jeep está MUITO DURÃO!!! Principalmente na parte traseira.

Percebe-se quando passa numa lombada. A frente não pula tanto, mas na traseira, você chega a sair do banco. O jeep está uma merda pra andar ... não consigo atingir nem 30 km/h em ruas com desníveis.

Outro problema é a estabilidade...ele está muito bobão nas curvas...a direção(caixa hidraulica) está com muita folga.

Enfim. Estive pensando em tirar os feixes traseiros e trocar por feixes de jeep mesmo.

Estive pensando em barra estabilizadora para melhorar um pouco a estabilidade, não ficar TÃO bobão nas curvas.

Mas em relação a estabilidade, acho que é problema de amortecedor de direção(o meu está MUITO VELHO) e balanceamento(vou comprar aquele balanceador dinâmico da garra 4x4) além de fazer o alinhamento também e revisar caixa de direção(que é uma merda, tem muita folga e fica dentro do cofre).

Gostaria que me dessem uma luz!

Rodrigo Baratti
22/07/2012, 08:35
Haron,


Qto a suspensão, com qtas laminas está no feixe traseiro? São curtas ou langas?

Que cx de direção vc usa? Pelo que descreveu da estabiliade X folga pode ser somente ela o problema.

[]`s

Haron
22/07/2012, 12:20
Fala Rodrigo.

Os feixes dianteiros e traseiros são iguaizinhos, ambos estão com 3 laminas ( 2 mestres e uma pequena para dar o apoio ).

Disseram que eu não posso retirar mais nenhuma lâmina. As do eixo traseiro são iguais do dianteiro.

Em relação á caixa de direção, eu não sei de qual carro é.

Ela fica por dentro do cofre.

Eu tenho uma foto bem ruim, não sei se alguem que conhece vai poder saber qual é. Mas eu tento arranjar alguma foto se precisar.

Mas será que se eu colocar a caixa do opala, melhora bastante?

Abraços!

Haron
22/07/2012, 12:22
360157segue a foto!

Rodrigo Baratti
22/07/2012, 13:49
Os feixes dianteiros e traseiros são iguaizinhos, ambos estão com 3 laminas ( 2 mestres e uma pequena para dar o apoio ).

Disseram que eu não posso retirar mais nenhuma lâmina. As do eixo traseiro são iguais do dianteiro.

Troca a curta por uma longa que vai ficar mais macio.

Já a caixa recomendo levar num especialista, pode ser apenas a regulagem dela.

[]'s

Lúcio Fuentes
22/07/2012, 22:05
Boa noite Haron,

Fiz quase as mesmas modificações que vc e tive o mesmo problema, o Rodrigo Baratti já te deu o caminho, aconselho a você a verificar também o tamanho dos jumelos e sua inclinação, jumelões e ângulo de 90 graus deixam o, susp. dura, o ângulo tem de ser de 45!

Haron
22/07/2012, 23:25
Rodrigo, eu ja ouvi falar que colocar na traseira, as molas da PICAPE BANDEIRANTES(que são maiores) melhora muito o curso de suspensão e conforto. O problema é ONDE e QUANTO eu vou pagar nessas molas. Será que não é mais viável voltar com as molas do willys apenas na traseira?

Sobre a caixa, vou mandar o mecânico revisar...se for o caso, até trocar pela do opala, que eu acho bem melhor.

Lucio, minhas molas não estão arqueadas...o jumelo está do jeito que você falou...nos 45º, mas eles são os jumelos grande!

O que acham de eu colocar aquele balanceador dinâmico da garra 4x4?

[]´s

Rodrigo Baratti
23/07/2012, 02:57
Rodrigo, eu ja ouvi falar que colocar na traseira, as molas da PICAPE BANDEIRANTES(que são maiores) melhora muito o curso de suspensão e conforto. O problema é ONDE e QUANTO eu vou pagar nessas molas.
Ela é maior sim e melhora o curso, mas não é esse o problema.
Se seu jeep estiver do tamanho original vai faltar espaço pra essa mola e exigiá outras adaptações.



Será que não é mais viável voltar com as molas do willys apenas na traseira?
Nesse caso é dar um passo pra tras, tenta resolver a regulagem da mola, outra coisa verifique a posição dos amortecedores traseiros, se eles estiverem dando fim de curso pode dar um tranco.



Sobre a caixa, vou mandar o mecânico revisar...se for o caso, até trocar pela do opala, que eu acho bem melhor.
Pela posição da sua caixa acho que terá adaptar outra cx, verifique antes qual é a sua, pode ser de JPX que é a mesma do Opala só que com a rosca invertida (gira ao contrario e viabiliza colocar dentro do cofre).



Lucio, minhas molas não estão arqueadas...o jumelo está do jeito que você falou...nos 45º, mas eles são os jumelos grande!
Jmelo grande é outro problema, coloque do mesmo tamanho dos originais.



O que acham de eu colocar aquele balanceador dinâmico da garra 4x4?
Coloquei no meu, mas ainda não andei.
Resolve todos os outros problemas antes e depois pensa nisso.

[]'s

Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 09:21
Haron, depois que vc tirar a folga da caixa e a direção ainda não ficar boa, não sei mas pode ser o ajuste certo do eixo, pois na foto parece que o eixo está inclinado para cima, isso não é correto...a não ser que vc tenha feito a correção do caster descravando as pontas de eixo e fazendo a correção...de uma olhada nisto tbm...
valeu

M-Beltrame
23/07/2012, 11:17
Eu tinha o msm problema q vc... Mas eu estava com 4 molas na frente e 4 atras. Fui no moleiro e tirei uma da frente e 1 de trás (a menor de todas, segundo o moleiro não poderia tirar a 2º mola( de baixo pra cima) pois iria perder a escala do feixe... e logico foi uma lamina de cada feixe) de cara o moleiro falou q o feixe iria ceder, mas do jeito q estava não dava pra ficar, mandei fazer. Então apos a 1º modificação o jeep ficou com 3 laminas em cada feixe usando amortecedor do mb 608. A frente ficou ótima (não mexi mais) mas a traseira ainda não estava boa, podei um concelho pra um meca q dirigiu o jeep, prontamente ele falou q o problema era o amortecedor q era muito mole e falou q se trocasse por um mais rígido ( no caso o da toy band, q é bem mais duro e eu já tinha em casa ) iria melhorar como eu tinha em casa o amortecedor coloquei e o resultado ficou ótimo, porém o moleiro estava certo e o feixe de mola cedeu mandei o jeep lá de novo mas dessa fez para arquear o feixe e colocar a lamina q foi retirada. O resultado foi esse:
dianteira: 3laminas (sem a menor de todas) e amortecedor do 608.
traseira: 4 laminas e amortecedor da band
Claro ainda é um jeep mas agora ele é um jeep bom de andar, no asfalto vai bem nas curvar mais rápidas e na cidade e "campo" o resultado é satisfatório e na trilhar essa ultima configuração foi a q apresentou o melhor curso.
O meu jeep tem guincho elétrico e motor de opala 4 cil, ou seja é bem mais leve q o seu, mas no seu caso eu tentaria:
Dianteira: não mexer
traseira: tirar a mola menor e colocar a 2º de baixo pra cima e fazer o teste com amortecedores mais duros.
Sobre a direção, arruma a sua caixa ou troca, só depois vc tenta outras coisas (alinhamento e balanceamento são coisas básicas) nunca usei esse balanceamento dinâmico então não vou falar sobre.

T+

Haron
23/07/2012, 17:34
Rodrigo, vou tentar ver com o mecânico o que poderá ser feito ... Os amortecedores podem não estar tão bons, mas isso não justifica a dureza do jeep ... e não está dando fim de curso não ... Mas obrigado pelas dicas, vou falar tudo isso com o mecânico.

Claudio, essa foto do Jeep é bem antiga. Ainda estava com spoa e molas do Jeep. Depois de passar pra molas da band, tirei spoa e deixei o diferencial no angulo certo!

Murilo ... estranho pensar que um amortecedor mais duro resolveria o problema. Eu pensava que um amortecedor mais duro iria adiantar se o caso fosse uma suspensão muito mole, que quica muito. Já no meu, o problema é que a suspensão já está bem dura, bem firme, apesar da falta de estabilidade, mas isso é causa da caixa de direção.

Depois que ficar tudo OK, eu vou tentar colocar aquele balanceador dinâmico. É um preço acessivel e ouvi falar muito bem!

Outro problema é que com um tempo os calços de carroceria do meu jeep vão se desapertando. Será que isso influencia DESSA TAL FORMA na estabilidade, como escrevi?

[]´s á todos

M-Beltrame
23/07/2012, 18:05
Murilo ... estranho pensar que um amortecedor mais duro resolveria o problema. Eu pensava que um amortecedor mais duro iria adiantar se o caso fosse uma suspensão muito mole, que quica muito. Já no meu, o problema é que a suspensão já está bem dura, bem firme, apesar da falta de estabilidade, mas isso é causa da caixa de direção.

Depois que ficar tudo OK, eu vou tentar colocar aquele balanceador dinâmico. É um preço acessivel e ouvi falar muito bem!

Outro problema é que com um tempo os calços de carroceria do meu jeep vão se desapertando. Será que isso influencia DESSA TAL FORMA na estabilidade, como escrevi?

[]´s á todos
Bom, eu só descrevi oq eu fiz pede ser que não de certo no seu caso ou no caso de outro, mas comigo deu...
O meu problema era q a susp. dava "socos" ao passar em buracos, a susp dava tão dura q ela quase não trabalhava nessa situação dando esse "soco" .
A instabilidade q vc sente é na reta, na curva, só na direção ou na susp( o jeep "deitando" nas curvas)?
Se os calços estiverem muito soltos pode influenciar sim. Mas acho q não é o caso, só se todos os calços estiverem soltos e muito soltos...



T+

Denis Takashi
23/07/2012, 23:28
Meus 2 cents :

1- Se o carro está com problemas de Shimmy, o idela seria primeiro verificar folgas em munhão, rolamento de roda, terminais de direção, para só aí para partir para um balanceamento ... em geral, postos que mexem com caminhões fazem o balanceamento " no lugar" ,

2- Esse fator do do " Body roll" pode ser reflexo de caster errado ou coisa assim.... caso esteja ok, aí podem ser os calços de carroceria muito moles sim... seria equivalente a carregar uma carga solta dentro de um caminhão....

3- Sobre as molas o que digo pela experiencia mesmo : Se a mola não for de marca boa, fica um pau de duro... pode colocar sem medo apenas 3 laminas : mestra, contra e a menor de todas..... se isso não resolver, olha a posição dos suportes e etc... ou mais facil : posta umas fotos do Jeep ( focando na suspensão) pra gente dar uma olhada.

4- Só como experiencia : coloca 2 amortecedores de Jeep na traseira, quem sabe o fato do amortecedor ser turbogas que dá a impressão de ser mais duro....

()´s

william_1966
11/09/2012, 21:27
Amigo, no meu Willys 66, possuo os eixos da rural, amortecedores da ranger, jumelos especiais em 90º, Barras estab. porém a susp é original, porém arqueadas. tenhos pneus michelins 275/70/16, prisioneiros de 12 e espaçadores. A minha não está dura, e a estabilidade é ótima, faz MUUUUITA curva, mesmo.