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Ver Versão Completa : Radiador Motor Ap no motor 4cc Opala?!



quintino
21/07/2012, 19:12
Amigos,

Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

Raphael Quintino.

Bidu
21/07/2012, 20:28
Amigos,

Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

Raphael Quintino.
Raphael, qdo. eu coloquei motor opala na minha viatura eu tentei deixar o radiador original do opala, porém, esquentava demais, tive até problema no cabeçote, depois disso coloquei o radiador original do jeep e aproximei o maximo da hélice e por segurança, como andamos muito tempo em baixa velocidade com nossas viaturas, eu coloquei uma ventoinha do monza na frente do radiador lgada invertida, acionada por um cebolão acoplado naquele "T" do tempra, agora pego o transito das 17:30hs em São Paulo e não passa de 80 graus. abraço.

Pablo.pinto2007
22/07/2012, 11:10
É, seguramente, se vc colocou um radiador de AP, ele é de alumínio, o que, comparando com o original do Jeep, ou com o original do Opala, que devem ser de cobre, ele (do AP), tem capacidade de troca termica maior, pois o alumínio é melhor condutor de calor, embora seja mais estreito.
A minha experiência foi a seguinte, troquei o original por AP e deixei o radiador original, o jeep na estrada não esquentava nada (sendo que meu sistema já era de ventolinha elétrica), na cidade quando engarrafado o eletroventilador trabalhava mais... só que o danado do radiador furou e acabei tendo que retificar o motor por isso... troquei pelo da pampa (AP), e não senti diferença no tempo do eletroventilador, mas com certeza na instalação, no sistema fechado sob pressão, não reponho água... quer dizer, ficou mais confiável e ainda por cima original, ah, e instalei um sensor de temperatura decente, com fio de mercúrio, são os únicos em que confio hoje.
Minha dica pro amigo, deixa o radiador do AP, e se o seu for o do santana, ele é maior que o da pampa, melhor ainda, e retirava a ventolinha mecânica, colocava elétrica e instalava além do cebolão que liga a ventolinha, um sensor de mercúrio no painel, não tem coisa mais confiável, e vc pode escolher a temperatura de funcionamento da ventolinha, comprando um cebolão pela temperatura, o meu é de 87 - 76, acho que é isso, ou seja liga com 87º e desliga com 76º... acredito que não terás problema com isso, mas eu tiraria a mecânica, pois não garante troca termica e ainda pesa na trilha... e quando o radiador pegar lama, aí é que vc não terá uma troca eficiente com a mecânica (que deve ter ficado mais longe do radiador).

Forte abraço!!!

PAblo

Jacimar
22/07/2012, 11:22
Amigos,

Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

Raphael Quintino.


Boa tarde prezado ! qual a configuração completa, ventilador elétrico ou mecânico ?

Jacimar
22/07/2012, 11:26
É, seguramente, se vc colocou um radiador de AP, ele é de alumínio, o que, comparando com o original do Jeep, ou com o original do Opala, que devem ser de cobre, ele (do AP), tem capacidade de troca termica maior, pois o alumínio é melhor condutor de calor, embora seja mais estreito.
. . .

Forte abraço!!!

PAblo


Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !

Jacimar
23/07/2012, 07:06
Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !


Bom dia prezados ! só para ilustrar, calor específico de alguns materiais . . .




Substância

Calor Específico (cal/g.°C)



água (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua)

1,0



álcool (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool)

0,6



alumínio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio)

0,22



ar (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ar)

0,24



carbono (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono)

0,12



chumbo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chumbo)

0,031



cobre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobre)

0,094



ferro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro)

0,11



gelo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo)

0,5



hélio (http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio)

1,25



hidrogênio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%AAnio)

3,4



latão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lat%C3%A3o)

0,092



madeira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira)

0,42



mercúrio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio)

0,033



nitrogênio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio)

0,25



ouro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro)

0,032



oxigênio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxig%C3%AAnio)

0,22



prata (http://pt.wikipedia.org/wiki/Prata)

0,056



rochas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rochas)

0,21



vidro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro)

0,16



zinco (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zinco)

0,093

quintino
23/07/2012, 10:08
Boa tarde prezado ! qual a configuração completa, ventilador elétrico ou mecânico ?
Ventilador eletrico... Mas estou pensando em colocar mecanico juntos também!

Abs

Jacimar
23/07/2012, 11:59
Ventilador eletrico... Mas estou pensando em colocar mecanico juntos também!

Abs

Boa tarde prezado ! com ventilador elétrico acho que você não vai ter problemas, mas é sempre bom no começo ficar de olho na temperatura, o ventilador mecânico para funcionar bem precisa estar bem perto do radiador e de preferência ter aquela carenagem direcionando o ar através do radiador, tive problema com isso na minha C-10 ! só resolveu depois que coloquei ventilador elétrico - e olha que o radiador dela é do 1113 - boa sorte e um abraço !

Pablo.pinto2007
23/07/2012, 13:16
Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !

Bem, então.. complicou... mas a impressão é que não... pois os radiadores de antigamente eram mais robustos (de cobre) em comparação aos de hoje (alumínio)... por isso deduzi que não... embora o alumínio, não tem só o custo como vantagem, o peso específico é menor (fica mais leve) e o fato de não oxidar como o cobre, além de carenagem de plástico...

Obrigado pela correção!!!

Valeu!

Ah! Voto em ventolinha elétrica, com monitoramento confiável, em mercúrio.


Pablo

Jacimar
24/07/2012, 07:07
Bem, então.. complicou... mas a impressão é que não... pois os radiadores de antigamente eram mais robustos (de cobre) em comparação aos de hoje (alumínio)... por isso deduzi que não... embora o alumínio, não tem só o custo como vantagem, o peso específico é menor (fica mais leve) e o fato de não oxidar como o cobre, além de carenagem de plástico...

Obrigado pela correção!!!

Valeu!

Ah! Voto em ventolinha elétrica, com monitoramento confiável, em mercúrio.


Pablo


Bom dia prezado ! não foi correção, foi contribuição :concordo: , quanto ao ventilador elétrico, meus problemas de aquecimento na C-10 acabaram depois que o coloquei, no início troquei bomba d'agua e o radiador, coloquei aditivo sem miséria, acertei o ponto e nada resolvia :parede: , em alta velocidade não tinha problema, mas em baixa o motor ia aquecendo a ponto de ter que parar e desligar se estivesse em um engarrafamento por exemplo, então percebi que subindo para o sítio ( 2 Km de 1ª ) o motor mantinha a temperatura alta mas estável, resolvi colocar o ventilador elétrico do Opala e finalmente acabou o problema, minha próxima mexida vai ser fazê-lo funcionar em 2 estágios para que a temperatura fique mais estável ainda . . . no meu CJ64 com radiador original, já instalei no radiador o sensor de temperatura, assim que sobrar um QSJ vou instalar um ventilador elétrico também, mas vou retirar o mecânico, acho que é uma perda de potência pequena mas . . . não sei como vai ficar a ventilação do cárter, não podemos esquecer que o BF-161 solta vapores de óleo dentro do cofre do motor e a ventilação constante dispersa esse vapor, vamos ver ! um abraço a todos !

Pablo.pinto2007
24/07/2012, 12:15
Bom dia prezado ! não foi correção, foi contribuição :concordo: , quanto ao ventilador elétrico, meus problemas de aquecimento na C-10 acabaram depois que o coloquei, no início troquei bomba d'agua e o radiador, coloquei aditivo sem miséria, acertei o ponto e nada resolvia :parede: , em alta velocidade não tinha problema, mas em baixa o motor ia aquecendo a ponto de ter que parar e desligar se estivesse em um engarrafamento por exemplo, então percebi que subindo para o sítio ( 2 Km de 1ª ) o motor mantinha a temperatura alta mas estável, resolvi colocar o ventilador elétrico do Opala e finalmente acabou o problema, minha próxima mexida vai ser fazê-lo funcionar em 2 estágios para que a temperatura fique mais estável ainda . . . no meu CJ64 com radiador original, já instalei no radiador o sensor de temperatura, assim que sobrar um QSJ vou instalar um ventilador elétrico também, mas vou retirar o mecânico, acho que é uma perda de potência pequena mas . . . não sei como vai ficar a ventilação do cárter, não podemos esquecer que o BF-161 solta vapores de óleo dentro do cofre do motor e a ventilação constante dispersa esse vapor, vamos ver ! um abraço a todos !

Beleza!!!
É, alguma coisa realmente não estava bem dimensionado... capacidade de resfriamento o radiador tem de sobra... você poderia também mecher na válvula eletrostática, que faz disparar o relé para o eletroventilador, se você coloca uma temperatura menor, naquele ponto, lembre-se que ela é instalada no radiador, então não é a temperatura real do motor, mas sim do radiador, há um delay aí, mas normalmente dá certo. Existem diversas temperaturas dessas válvulas... mas o que deve ter sido seu caso, se quando parado em engarrafamento o eletroventilador atuava direto e o motor não esfriava, realmente é o ventilador que é pequeno, ou tá sem velocidade ou tá sem o defletor, ou com este ineficiente...
Forte abraço e boa sorte no BF-161... a perda de potência realmente é pouca, mas na trilha quando vamos entrar em água, lama, isso tem uma forte influência, pois a água pegará nas aletas e fará um esforço ali, podendo danificar a bomba d'água ou até as aletas... já vi muitos trollers quebrarem aletas e levarem consigo a bomba d'água, Deus me livre de um...

Valeu!

Pablo

quintino
24/07/2012, 15:58
Boa tarde prezado ! com ventilador elétrico acho que você não vai ter problemas, mas é sempre bom no começo ficar de olho na temperatura, o ventilador mecânico para funcionar bem precisa estar bem perto do radiador e de preferência ter aquela carenagem direcionando o ar através do radiador, tive problema com isso na minha C-10 ! só resolveu depois que coloquei ventilador elétrico - e olha que o radiador dela é do 1113 - boa sorte e um abraço !

Boa tarde gente,

Então, esqueci de mencionar... quando desligo a viatura, a ventoinha fica ligada por quase 15 minutos, muito tempo ligado... acho estranho isso, essa demora pra desligar!
Help.

Jacimar
25/07/2012, 07:19
Boa tarde gente,

Então, esqueci de mencionar... quando desligo a viatura, a ventoinha fica ligada por quase 15 minutos, muito tempo ligado... acho estranho isso, essa demora pra desligar!
Help.


Bom dia prezado ! isso tem muito a ver com o local de montagem do "cebolão", o Vectra tem essa característica de ficar ligado bastante tempo depois de desligado, o importante é manter a temperatura normal durante o funcionamento do motor, se não for assim . . . um abraço !

Pablo.pinto2007
25/07/2012, 19:54
Bom dia prezado ! isso tem muito a ver com o local de montagem do "cebolão", o Vectra tem essa característica de ficar ligado bastante tempo depois de desligado, o importante é manter a temperatura normal durante o funcionamento do motor, se não for assim . . . um abraço !

Bem, o meu também tem isso, não sei se chega a quinze minutos, mas às vezes eu chego, desligo, entro, aí escuto de longe a ventulinha entrando...
Esse tempo tem mais a ver com duas coisas, o range da temperatura do sensor, pro exemplo, o meu é 85-76, nove graus, essa é a temperatura que o ventilador tem que baixar pra poder desligar... se o seu é maior esse range, o ventilador vai ficar ligado mais tempo, outra é o seu ventilador não estar sendo o suficiente, ou falta defletor, ou ele é pequeno pro radiador...

Forte abraço!

PAblo

quintino
26/07/2012, 15:06
Bem, o meu também tem isso, não sei se chega a quinze minutos, mas às vezes eu chego, desligo, entro, aí escuto de longe a ventulinha entrando...
Esse tempo tem mais a ver com duas coisas, o range da temperatura do sensor, pro exemplo, o meu é 85-76, nove graus, essa é a temperatura que o ventilador tem que baixar pra poder desligar... se o seu é maior esse range, o ventilador vai ficar ligado mais tempo, outra é o seu ventilador não estar sendo o suficiente, ou falta defletor, ou ele é pequeno pro radiador...

Forte abraço!

PAblo

Não pensei nessa situação do defletor/tamanho do helice da ventoinha!! Vou trabalhar com ideia do defletor primeiro.

Agradeço.

Abs

vfserra
26/07/2012, 21:19
Se o cebolão é na mangueira longe do radiador ou no bloco quando o motor for desligado a ventoinha vai ligar e resfriar a água até chegar ao cebolão.
Por isso demora tanto para desligar.
Abraço.

Pablo.pinto2007
26/07/2012, 21:51
Se o cebolão é na mangueira longe do radiador ou no bloco quando o motor for desligado a ventoinha vai ligar e resfriar a água até chegar ao cebolão.
Por isso demora tanto para desligar.
Abraço.

Por isso, a minha é no radiador, no meu caso, no local original do radiador da Pampa... mas na entrada do motor, tenho o sensor mecânico de temperatura (mercúrio), ou seja, a temperatura que monitoro no painel é a de entrada no motor, o que me dá a segurança de que a água que entra no motor está "fria" (70 - 80°C), ou seja, meu sistema de refrigeração está funcionando... ou não!!!

sikart
28/07/2012, 23:34
Pessoal, irei colocar motor ap 1.8 no meu jeep, qual radiador devo usar para motor ap?

quintino
29/07/2012, 01:06
Pessoal, irei colocar motor ap 1.8 no meu jeep, qual radiador devo usar para motor ap?

Quando eu andei com essa configuraçao, usava o radiador do Jeep com ventoinha... Era bom!

Pablo.pinto2007
29/07/2012, 04:09
Quando eu andei com essa configuraçao, usava o radiador do Jeep com ventoinha... Era bom!

Se o seu jeep tem o radiador original e está em excelente estado, pode continuar a usar, mas se não, eu aconselho a trocar logo por um moderno, eu uso o da pampa, adaptação fácil de fazer.... tem também o do santana, que é maior... mas acho desnecessário...
Nada como o sistema de refrigeração original do motor, com vaso expansor e sistema selado, nunca mais tive problema com reposição de água... maravilha!!! Agora com o radiador original (usei bastante tempo assim), não podia vedar a tampa do radiador senão estourava a colméia, então, era só repondo água e um belo dia vazou a água toda e queimou a junta do cabeçote... acabei tendo que refazer o motor, preju na certa!!!

Forte abraço!

Pablo

vfserra
29/07/2012, 12:25
estou colocando um motor diesel da besta 2.7 e originalmente ele usa o reservatório de expansão, estou colocando um radiador original do jeep com coméia do 1113(já tinha) será q vou precisar colocar o reservatório?

Bidu
29/07/2012, 13:42
estou colocando um motor diesel da besta 2.7 e originalmente ele usa o reservatório de expansão, estou colocando um radiador original do jeep com coméia do 1113(já tinha) será q vou precisar colocar o reservatório?
Oi Victor Td. Bem? Por que vc. não da uma olhada naquele jeep amarelo do "Popa" lá de itapecirica ele tem motor da Gran Besta. Abraço.

calhiandro
29/07/2012, 17:36
O radiador original tem a vantagem de o carro trabalhar sempre frio, é certeza nunca superaquecer. Se o radiador original estiver bom continue com ele.

Silkart, você conseguiu vender seu motor ohc?

quintino
29/07/2012, 20:41
Estava olhando o radiador da pampa no Mercado Livre, e percebi que a entrada de agua é bem embaixo, e a saida bem em cima. No meu radiador, a saida não fica mto em cima (original Ap), estou usando o radiador "deitado". Corro o risco de o radiador não estar sendo 100% em pleno funcionamento? Posso estar com ar no radiador? Como ele esta deitado, a entrada de agua é em baixo, saida um pouco pra cima do meio... penso que aquela parte de cima a agua nao circula, isso mesmo?
Abracos.
Raphael Quintino

sikart
29/07/2012, 21:22
O radiador original tem a vantagem de o carro trabalhar sempre frio, é certeza nunca superaquecer. Se o radiador original estiver bom continue com ele.

Silkart, você conseguiu vender seu motor ohc?

Blz Calhiandro, tem interessados, mas não fechei ainda. Problema é a distancia apenas. Att

quintino
30/07/2012, 21:26
Bem, o meu também tem isso, não sei se chega a quinze minutos, mas às vezes eu chego, desligo, entro, aí escuto de longe a ventulinha entrando...
Esse tempo tem mais a ver com duas coisas, o range da temperatura do sensor, pro exemplo, o meu é 85-76, nove graus, essa é a temperatura que o ventilador tem que baixar pra poder desligar... se o seu é maior esse range, o ventilador vai ficar ligado mais tempo, outra é o seu ventilador não estar sendo o suficiente, ou falta defletor, ou ele é pequeno pro radiador...

Forte abraço!

PAblo


Pablo,
Comprei o radiador da Pampa hj, o radiador antiga tinha uma entrada e uma saida (normal). Uso o reservatorio da agua (cambuca)ligado a bomba da agua (motor opala), acontece que esse radiador da pampa, tem uma terceira entrada, pequena... Isolo ela?? O que voce fez com o seu?
Me ajuda.
Forte abraço
Raphael

Pablo.pinto2007
31/07/2012, 22:30
Pablo,
Comprei o radiador da Pampa hj, o radiador antiga tinha uma entrada e uma saida (normal). Uso o reservatorio da agua (cambuca)ligado a bomba da agua (motor opala), acontece que esse radiador da pampa, tem uma terceira entrada, pequena... Isolo ela?? O que voce fez com o seu?
Me ajuda.
Forte abraço
Raphael

Bem, eu acho que a Pampa só saiu com motor AP... se você tiver comprado o radiador da pampa com motor AP, é um só (eu acho)... ele realmente tem a entrada em cima a saída em baixo, do mesmo lado, e no meio tem realmente uma abertura, mas é exatamente do cebolão, sensor pra disparar o eletroventilador, ok? Compra o cebolão e coloca ali... ok? não tem que se preocupar em colocar cebolão em T de sei lá de que carro... nas mangueiras... entendeu?
Ah, ia me esquecendo... tem realmente uma pequena saída.. em cima, no ponto mais alto do radiador... essa é a ligação para o vaso expansor... como ele é selado, deverá comprar o vaso expansor, da linha volks (eu indico do gol quadrado, por causa do preço, mas existe do gol moderno até com sensor de nível, fica a seu critério...)..

Qualquer coisa é só falar!!!

Forte abraço!

Pablo.pinto2007
31/07/2012, 22:55
Eu acho que não fui claro... vou postar uma foto de um gol... é exatamente igual... claro se seu motor for AP... mas caso não. você pode fazer da mesma forma a instalação do vaso expansor, e caso tenha outro vaso expansor, mas este deve ter uma entrada (pequena) uma saída (maior) e a tampa, claro. Eu indico o vaso volks por uma questão de compatibilidade da pressão do sistema e tal e não custa muito, o que vc pode ter trabalho é com o suporte, mas isso um funileiro tira de letra e sai barato, o meu fiz de inox...

Na foto veremos o vaso expansor, mostrando a entrade dele em cima, correspondente com a saída do radiador bem fininha... e a saída do vaso em baixo, que vai num T para uma das mangueiras inferiores. Só uma pergunta vc mesmo que está fazendo em casa?

Caso sim... me avisa se teu motor é AP e qual o tel jeep, que te dou toda a receita pra adaptar, as peças que tem que fazer e onde fixá-las... ok? bato as fotos e te passo as medidas...

Forte abraço!

Pablo
361941361941

Jacimar
01/08/2012, 07:04
Bom dia prezados ! a Pampa saiu com motor AP ( VW ) e CHT ( Ford ), quanto aos radiadores, mesmo o Santana que também é motor AP saiu com vários radiadores diferentes, dependendo do ano e se tem condicionador de ar etc . . . para mim quando se fala de radiador para motor AP me vem a mente esse das fotos do Pablo.pinto2007, sendo assim temos que tomar cuidado para não comprar errado, um abraço !

quintino
01/08/2012, 20:41
Bom dia prezados ! a Pampa saiu com motor AP ( VW ) e CHT ( Ford ), quanto aos radiadores, mesmo o Santana que também é motor AP saiu com vários radiadores diferentes, dependendo do ano e se tem condicionador de ar etc . . . para mim quando se fala de radiador para motor AP me vem a mente esse das fotos do Pablo.pinto2007, sendo assim temos que tomar cuidado para não comprar errado, um abraço !

Amigos,

Eu mesmo estou fazendo em casa, vou bater uma foto do radiador e vou mandar pra vocês.
O radiador que tinha comprado, troquei hoje. Ele tinha a entrada e saida do mesmo lado, hj troquei por outro da pampa (CHT). Esse a entrada é de um lado, e saida de outro, muito melhor pra mim... tendo em vista que o radiador antigo era mais ou menos assim (posição das mangueiras). A unica coisa é que esse nao tem cebolão no radiador, vou ter que continuar usando na mangueira.
Meu motor é de opala 4cc.
Vou postar fotos e mandar pra vcs.
Ajuda é sempre bem vinda.
Abs.

rural65
01/08/2012, 21:36
amigo seguinte, corre atras de um radiador de jeep ou rural ou do opala6c, pois estes radiadores de motor ap ou o original do opala 4c não tem capacidade grande de agua, vou explicar o original do opala 4c no radiador vai 2 litros de agua no da rural vai cinco litros, no jeep do meu irmão esquentava demais mesmo com ventuinha eletrica no tamanho do radiador, bom perdeu um cabeçote por esquentou demais e muitas vezes, queimou junta num lugar distante e ruim, dai perdeu o cabeçote pois teve que andar com junta queimada, vai uma dica ou coloca radiador da rural, jeep ou do opala 6c, radiador com capacidade grande, vai por mim tive experiencia não muito boa.
Junior

quintino
01/08/2012, 22:12
amigo seguinte, corre atras de um radiador de jeep ou rural ou do opala6c, pois estes radiadores de motor ap ou o original do opala 4c não tem capacidade grande de agua, vou explicar o original do opala 4c no radiador vai 2 litros de agua no da rural vai cinco litros, no jeep do meu irmão esquentava demais mesmo com ventuinha eletrica no tamanho do radiador, bom perdeu um cabeçote por esquentou demais e muitas vezes, queimou junta num lugar distante e ruim, dai perdeu o cabeçote pois teve que andar com junta queimada, vai uma dica ou coloca radiador da rural, jeep ou do opala 6c, radiador com capacidade grande, vai por mim tive experiencia não muito boa.
Junior

Pois é, eu tenho um radiador do Jeep, em perfeito estado, revisado. Acontece que, quando coloquei a caixa do chevette com o motor Ap, a caixa ficou mais a frente. Quando coloquei motor do Opala de volta, automaticamente ficou bem mais pra frente o motor, preferi deixar assim do que ter que mexer nos Cardan's...
Essa vai ser minha ultima tentativa. Caso não fique de meu agrado, vou ser obrigado a recuar caixa, motor... mais dor de cabeça!!
Abraços.
Raphael.

Jacimar
02/08/2012, 07:01
Pois é, eu tenho um radiador do Jeep, em perfeito estado, revisado. Acontece que, quando coloquei a caixa do chevette com o motor Ap, a caixa ficou mais a frente. Quando coloquei motor do Opala de volta, automaticamente ficou bem mais pra frente o motor, preferi deixar assim do que ter que mexer nos Cardan's...
Essa vai ser minha ultima tentativa. Caso não fique de meu agrado, vou ser obrigado a recuar caixa, motor... mais dor de cabeça!!
Abraços.
Raphael.

Bom dia prezados ! uma alternativa para você não precisar recuar o conjunto todo, é retirar o suporte de radiador original do Jeep, aquele que forma um conjunto com a grade, e depois criar uma nova forma de fixação do radiador qualquer que seja ele, tem um tópico no fórum sobre isso, pelo que me lembro o rapaz fixou o radiador no chassi ou na própria grade, com isso você ganha quase 10 cm de espaço ! um abraço !

Pablo.pinto2007
02/08/2012, 14:00
Bom dia prezados ! a Pampa saiu com motor AP ( VW ) e CHT ( Ford ), quanto aos radiadores, mesmo o Santana que também é motor AP saiu com vários radiadores diferentes, dependendo do ano e se tem condicionador de ar etc . . . para mim quando se fala de radiador para motor AP me vem a mente esse das fotos do Pablo.pinto2007, sendo assim temos que tomar cuidado para não comprar errado, um abraço !

É esses radiadores da foto que postei é do Gol quadrado, e dos modernos, pelo menos do bola também é assim, ele é mais vertical do que horizontal, para nós é mais interessante ele mais horizontal, com isso o da pampa é o que eu achei de melhor encaixe e adaptação... em relação à capacidade, eu acho exagero um radiador de 5 litros, de jeep ou opala 6 cil, um verdadeiro trambolho de grande, para um motor 4 cilindros, ah não ser que esse motor tenha problema de refrigeração de fábrica...

Acontece também que muita gente altera o ponto do motor para dar um "gás" maior, o motor fica mais nervoso, aí acontece um problema que muita gente não sabe, o motor aquece mais que o normal, pois a queima não acontece no momento que era pra acontecer, aquecendo o motor além do normal... o que pode, nesse caso fazer com que o radiador fique ineficiente...

A sugestão do radiador da pampa, eu achei mais conveniente para o motor AP devido também as duas saídas serem do mesmo lado, o que facilita a adaptação dos mangotes, mas como o motor do amigo é opala...

Forte abraço!

Pablo..

JRenato
06/08/2012, 19:46
Dando o meu pitako!
Possuo um Javali com motor AP e uso o radiador original do Java que é o mesmo do Opala 4 cil, o eletroventilador uso o do Vectra pelo fato de possuir a hélice maior o que melhora bastante a eficiência fazendo-o trabalhar menos.O motor do ventilador do Vectra é o mesmo da maioria de outros veículos c/AR (difere apenas na forma de prender a hélice ao eixo,que é rôsca e os outros presilha), possui a mesma forma de fixação dos outros (pálio c/AR,Del REy, GOL quadrado etc.) Ultilizo tb a resistência para reduzir a velocidade, pelo fato de puxar muita amperagem sem necessidade e reduzindo o consumo de bateria.Já ultilizei o do pálio e Del Rey, são bons mas a hélice é bem menor que do Vectra, e cabendo no espaço a eficiência da do Vectra é notavel, mas apenas pela hélice pois os motores como já disse são os mesmos.A distância também é importante, não devendo ficar mais que três centimetros hélice/radiador.No caso de usar a helice pequena, é bom usar capa que envolve ó ventilador, isso tb inflúi bastante na eficiência. Só uma observação, muita gente acha que pelo fato do radiador ser grande é melhor, errado! Nem sempre, Ex. o radiador original do AP/gol é mais eficiente que o do Opala 4 cil, pelo fato de possuir mais canaletas e mais finas que os do Opala, dissipando mais rapidamente o calor. Mas... motores antigos e maiores, a bomba empurra mais àgua(+ volume), o que pode resultar numa redução da velocidade de circulação da provocando aquecimento.O mais correto é ultilizar o radiador do próprio motor. Agora, é mais fácil aquecer um pouco do que resfriar muito.

quintino
07/08/2012, 11:40
Dando o meu pitako!
Possuo um Javali com motor AP e uso o radiador original do Java que é o mesmo do Opala 4 cil, o eletroventilador uso o do Vectra pelo fato de possuir a hélice maior o que melhora bastante a eficiência fazendo-o trabalhar menos.O motor do ventilador do Vectra é o mesmo da maioria de outros veículos c/AR (difere apenas na forma de prender a hélice ao eixo,que é rôsca e os outros presilha), possui a mesma forma de fixação dos outros (pálio c/AR,Del REy, GOL quadrado etc.) Ultilizo tb a resistência para reduzir a velocidade, pelo fato de puxar muita amperagem sem necessidade e reduzindo o consumo de bateria.Já ultilizei o do pálio e Del Rey, são bons mas a hélice é bem menor que do Vectra, e cabendo no espaço a eficiência da do Vectra é notavel, mas apenas pela hélice pois os motores como já disse são os mesmos.A distância também é importante, não devendo ficar mais que três centimetros hélice/radiador.No caso de usar a helice pequena, é bom usar capa que envolve ó ventilador, isso tb inflúi bastante na eficiência. Só uma observação, muita gente acha que pelo fato do radiador ser grande é melhor, errado! Nem sempre, Ex. o radiador original do AP/gol é mais eficiente que o do Opala 4 cil, pelo fato de possuir mais canaletas e mais finas que os do Opala, dissipando mais rapidamente o calor. Mas... motores antigos e maiores, a bomba empurra mais àgua(+ volume), o que pode resultar numa redução da velocidade de circulação da provocando aquecimento.O mais correto é ultilizar o radiador do próprio motor. Agora, é mais fácil aquecer um pouco do que resfriar muito.

Valeu pela dica amigo, meus erros são em detalhes como esse.
Abs.

quintino
12/08/2012, 20:36
Valeu pela dica amigo, meus erros são em detalhes como esse.
Abs.

Amigos,

Coloquei o radiador da pampa conforme comentado aqui no site, coloquei ventoinha da S10 (gigante), fiz tudo conforme manda o figurino e não tem jeito. Motor ferveu outra vez. Estou pensando seriamente em vender o Jeep, ja estou virando motivo de piada quando coloco o Jeep na rua.
Tenho uma gaiola com motor de fusca toda remendada, sem manutenção, pneu de um lado lameiro, outro liso... enfim, uma aberração, mas não encomoda em nada, nunca me deixou na mão!!! E o Jeep que ja esta em 25 mil nao tenho confianca nem pra ir na esquina...

Ta foda!

Abs
Quintino

JRenato
12/08/2012, 21:53
Amigos,

Coloquei o radiador da pampa conforme comentado aqui no site, coloquei ventoinha da S10 (gigante), fiz tudo conforme manda o figurino e não tem jeito. Motor ferveu outra vez. Estou pensando seriamente em vender o Jeep, ja estou virando motivo de piada quando coloco o Jeep na rua.
Tenho uma gaiola com motor de fusca toda remendada, sem manutenção, pneu de um lado lameiro, outro liso... enfim, uma aberração, mas não encomoda em nada, nunca me deixou na mão!!! E o Jeep que ja esta em 25 mil nao tenho confianca nem pra ir na esquina...

Ta foda!

Abs
Quintino

Seu motor deve está com obstrução no fluxo de refrigeração em algum ponto, o mais comum é a válvula termostática que pode estar travada fechada.Outra opção é a bomba d'agua que pode estar com a turbina deslizando no eixo, isso ocorre e é dificil de perceber para quem nunca teve esse problema.Esse radiador que vc comprou é novo? Se não for verifique se a àgua circula livremente atravéz dêle. Faça o seguinte teste, retire a termo válvula, obstrua ( pode ser clipando o mangote) o mangote em "S" que sai do cabeçote para a bomba d'agua,com isso todo o fluxo de àgua terá que passar pelo radiador atravéz do mangote maior.Ponha o motor para funcionar,e veja se a ventoinha dispara perto dos 97 gráus. Se ela disparar não pode haver superaquecimento. Faça o teste usando apenas àgua sem o aditivo, se der certo drene a água e reponha o fluido normal na propoção certa.

Pablo.pinto2007
14/08/2012, 09:02
Seu motor deve está com obstrução no fluxo de refrigeração em algum ponto, o mais comum é a válvula termostática que pode estar travada fechada.Outra opção é a bomba d'agua que pode estar com a turbina deslizando no eixo, isso ocorre e é dificil de perceber para quem nunca teve esse problema.Esse radiador que vc comprou é novo? Se não for verifique se a àgua circula livremente atravéz dêle. Faça o seguinte teste, retire a termo válvula, obstrua ( pode ser clipando o mangote) o mangote em "S" que sai do cabeçote para a bomba d'agua,com isso todo o fluxo de àgua terá que passar pelo radiador atravéz do mangote maior.Ponha o motor para funcionar,e veja se a ventoinha dispara perto dos 97 gráus. Se ela disparar não pode haver superaquecimento. Faça o teste usando apenas àgua sem o aditivo, se der certo drene a água e reponha o fluido normal na propoção certa.

Exatamente, o amigo que está com problemas, tem alguma coisa errada, não tem mistério, instalou o radiador como manda os conformes, nível de água normal, ou seja, não tem vazamento, não era pra esquentar... se está esquentando tem problema em outro lugar, que pode ser onde o colega está citando acima...

Pra facilitar as coisas, posta fotos da instalação desse radiador, só pra gente conferir se tá nos conformes...

FOrte abraço!!!

PAblo

sikart
23/08/2012, 20:58
Pessoal, irei colocar um ap 1.8 e, um cj3 51, porem não achei radiador ainda, qual poderia usar? O da pampa nao achei em nenhum lugar de minha cidade? fora esse, qual caberia em um cj3?

calhiandro
23/08/2012, 22:28
Porque você não aproveita o que está instalado nele, serve também. Esse teu deve ser do maverick.

Samuel Junior
24/08/2012, 09:47
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida, tem 1 mês que eu comprei meu CJ 5 e a tampa do radiador não abria, não conseguia colcoar água nele, daí levei no mecânico e ele retirou esta tampa e colocou uma de opala, agora consigo abrir e colocar água. Fiz merda? rsrsrs

A tampa estava com problema mesmo ou o lugar de colocar água no radiador era pro outro canto?

Jacimar
24/08/2012, 11:30
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida, tem 1 mês que eu comprei meu CJ 5 e a tampa do radiador não abria, não conseguia colcoar água nele, daí levei no mecânico e ele retirou esta tampa e colocou uma de opala, agora consigo abrir e colocar água. Fiz merda? rsrsrs

A tampa estava com problema mesmo ou o lugar de colocar água no radiador era pro outro canto?


Bom dia prezado ! qual o radiador do seu CJ ? se for o original a melhor tampa é a MF-14 da Flório ou equivalente, alguns usam a do Passat antigo mas a pressão de trabalho é maior, se não me engano 15 libras, a MF-14 é para 7 libras . . . um abraço !

Samuel Junior
07/09/2012, 09:31
Bom dia prezado ! qual o radiador do seu CJ ? se for o original a melhor tampa é a MF-14 da Flório ou equivalente, alguns usam a do Passat antigo mas a pressão de trabalho é maior, se não me engano 15 libras, a MF-14 é para 7 libras . . . um abraço !
Jacimar sou meio ignorante, não sei se o radiador do meu Willys é original mas aqui tem 2 fotos dele.
Foto dele com a nova tampa:
369164

Foto dele um pouco mais de longe para ver o aspecto geral:
369165

calhiandro
07/09/2012, 10:01
Radiador Original do jeep willys.

Jacimar
07/09/2012, 20:27
Radiador Original do jeep willys.


X 2 :curtir:

Decio Arruda
24/10/2012, 18:35
Galera aproveitando o topico, estou adaptando motor AP 2.0 no meu jeep CJ5 e estou com duvidas na instalação do radiador. Estou querendo usar o radiador original do jeep mas não sei exatamente como ligar as mangueiras, reservatório de expansão e cebolão. Agradeço a quem puder me ajudar com fotos da adaptação e sugestões.

JRenato
25/10/2012, 11:35
É bem simples, vamos ver se vc vai entender minha explicação!
Conecte a saida do cabeçote ( parte superior +grossa), na entrada do radiador (parte superior). Conecte a saida do radiador (parte inferior), na entrada da bomba d'agua (entrada mais grossa). Entrada mais fina (bomba d'agua), existem duas, uma é ligada na saida by pas do cabeçote (mangote em "S " ). A outra é ligada na saida inferior do vaso de expanção. O ladrão do radiador de jeep deverá ser encurtado e ligado ao vaso de expanção (entrada fina). Agora vem o principal. Entre a saida inferior do radiador e a bomba d'agua, vc deverá instalar o cebolão da temperatura. O cebolão acho que vc sabe como é instalado, mas caso não saiba... aí vai uma explicação. O cebolão é intalado numa conexão em forma de "T". Essa conexão exite para vender em autopeças. Outro detalhe a ser levado em conta é seguinte. O motor AP, usa o sistema selado, sem tampa no radiador, portanto vc deverá retirar a válvula da tampa do radiador e deixá-la apenas com a função de vedar o mesmo, excuindo-se a função de válvula.O radiador do jeep agora vai trabalhar com pressão maior que originalmente (poderá sugir pequenoos vazamentos antes não percebidos). O uso do aditivo "paraflu" tb é necessário.Se ainda tiver dúvidas é só dizer!

Decio Arruda
26/10/2012, 12:40
É bem simples, vamos ver se vc vai entender minha explicação!
Conecte a saida do cabeçote ( parte superior +grossa), na entrada do radiador (parte superior). Conecte a saida do radiador (parte inferior), na entrada da bomba d'agua (entrada mais grossa). Entrada mais fina (bomba d'agua), existem duas, uma é ligada na saida by pas do cabeçote (mangote em "S " ). A outra é ligada na saida inferior do vaso de expanção. O ladrão do radiador de jeep deverá ser encurtado e ligado ao vaso de expanção (entrada fina). Agora vem o principal. Entre a saida inferior do radiador e a bomba d'agua, vc deverá instalar o cebolão da temperatura. O cebolão acho que vc sabe como é instalado, mas caso não saiba... aí vai uma explicação. O cebolão é intalado numa conexão em forma de "T". Essa conexão exite para vender em autopeças. Outro detalhe a ser levado em conta é seguinte. O motor AP, usa o sistema selado, sem tampa no radiador, portanto vc deverá retirar a válvula da tampa do radiador e deixá-la apenas com a função de vedar o mesmo, excuindo-se a função de válvula.O radiador do jeep agora vai trabalhar com pressão maior que originalmente (poderá sugir pequenoos vazamentos antes não percebidos). O uso do aditivo "paraflu" tb é necessário.Se ainda tiver dúvidas é só dizer!

JRenato agradeço pelas dicas, se alguem tiver alguma foto da adaptação fica mais facil de visualisar

JRenato
28/10/2012, 13:16
JRenato agradeço pelas dicas, se alguem tiver alguma foto da adaptação fica mais facil de visualisar

Ôpa ! Cometi um engano, a explicação que dei foi para motor AP e radiador de Opala, mas a pergunta do colega foi justamente o contrario, motor de Opala e radiador de AP. Ignore a minha explicação!