PDA

Ver Versão Completa : Diferenças de largura dos eixos

André Mázzia
08/08/2005, 15:07
Boa tarde pessoal;

Considerando que os eixos usarão mesmas rodas e pneus, vcs sabem me dizer quais as diferenças nas larguras dos eixos que possivelmente servem para o eixo dianteiro do engesa?
Por exemplo:
eixo dianteiro toyota
eixo dianteiro rural
eixo dianteiro pick up
eixo dianteiro ..........

Obrigado a todos que se dispuserem a responder.

Eliseu
08/08/2005, 15:28
André, eu uso o deferencial da F 75. É um pouquinho mais largo, mas nada que altere muito. O principal é que é um Dana 44, com mais opções de conjunto pinhão/coroa.

Eriksom Teixeira Lima
08/08/2005, 15:33
André

Os eixos dianteiros de Toyota Bandeirantes cabem muito bem, mas você deve observar duas coisas:

1- as relações disponíveis são apenas 37x10 ou 37x11, apenas para a última você tem algo aproximado em DANA.
Solução ideal = troque os dois eixos pelos da Band, mas escolha o traseiro do tipo flutuante

2- há restrições com relação ao tamanho do aro (acho que cabe até tala 08 ), pois os braços da Band são virados para fora, na direção do aro. Veja uma Band para visualizar melhor.
Solução 1 = inverter os braços e dar um leve "esquente" para colocá-los na posição correta (o serviço é delicado e tem de saber fazer. Minha Camper funcionou assim nos últimos dois anos)
Solução 2 = mandar fazer dois braços novos a partir de barras de aço (Ela vai funcionar assim pelos próximos 100 anos :lol: )

Eriksom

André Mázzia
08/08/2005, 17:53
Eixos da band: se as relações forem essas mesmo - 3,70 e 3,36 - são muito longas pra mim, eu uso um cambio com 5º over de 0,81, a relaçào do dif deveria estar acima de 4,27.........
Seria legal os eixos da rural, mas como são mais largos teria que compensar de alguma forma mexendo no ofsset das rodas para caber dentro dos para barro, e manter a mesma estética do conjunto original.
Alguém sabe me informar quanto é mais largo os eixos da rural? Ou ainda se existe algum eixo que seja da mesma largura da engesa?

Abraço a todos.

Eriksom Teixeira Lima
08/08/2005, 19:28
Andre

Tropecei nos dedinhos, o correto é 37x10 e 37x9 (4,11:1). Dependendo do motor, dos pneus (até 33') [mesmo sem caixa de transferência com redução), a relaçao mais curta (ou menos longa, se preferir :wink: ) casa bem com ele.

Eriksom

GH
08/08/2005, 21:57
André,

Os eixos de Rural são 1" mais largos que os de Engesa.

André-4WD
09/08/2005, 14:04
Peço licença p/ pegar carona nesse topico...

Externamente como faço para identificar um Dana 30 de um Dana 40?? fui ver um engesa F1 1988 numa loja, e o vendedor nao sabia informar se ainda era o eixo original ou não!! O que vale é o tamanho da "bola" no diferencial certo? que diametro tem os Dana 30 e os Dana 40? Ou não é por aí..?
obrigado,
andré

SJKCaio
09/08/2005, 15:23
Desenhos...

GH
09/08/2005, 15:24
André,

Veja se os munhões são abertos: se forem, é Dana 30 original.
Na Rural, é Dana 44 mas os munhões são fechados;
No Troller com Dana 44, é fácil identificar pelas homocinéticas (mesmas da Bandeirante).
Engesa normalmente usa um desses tres eixos, pelo menos os de POA...

André-4WD
10/08/2005, 00:12
Pessoal, gracias.. pelo desenho já matei que é Dana 44!!

Kim
19/12/2005, 11:27
Bom dia a todos!
Neste final de semana andei "visitando" alguns ferro velhos...
Estou pensando em trocar o eixo dianteiro do Engesa e, via a opção da F 75, achei um legal!
Gostaria de saber se pode ser utilizado o freio do Engesa neste eixo, pois falie com o meca e disponibilizou a possibilidade de passar para 6 furos (original).
Também gostaria de saber sobre a relação 11x47, como vai ficar num 4cc álcool.
Meu uso é mais urbano, porém pretendo colocar t-case reduzida para compensar o "alongamento" da relação.
Aguardo comentários!
Atte.
Gentil Filho.

GH
19/12/2005, 13:45
Gentil,

Considere que o esterço de direção com eixo de F75 é bem menor que com o Dana 30 original, ou com os eixos de Troller e Bandeirante.
Ou seja: eixos da linha Willys são os que menos esterçam.
Meu CJ3, com eixo do CJ5 1980, esterça muito menos que minha Camper, não tem nem comparação.

Na minha outra Camper, eu havia colocado justamente esse eixo, e o esterço piorou barbaridade.

Quanto ao freio, também não deu pra usar, pois a bola do munhão da F75 é muito grande, não sobra espaço pro cavalete da pinça original do Engesa.

O cubo da roda sim, é intercambiável: voce pode usar o seu, de 6 furos, no eixo da F75.

Kim
19/12/2005, 20:35
E ai Gustavo! :D
Obrigado pela explicação!
Vc comentando sobre o esterço, pensei em outra forma, vou conversar com o meca amanhã, que é a seguinte...
Colocar a bola do D-44 no eixo do D-30, estou pensando na planetária, sendo que penso em usar os dentes da 44 com o centro da 30 (serviço de torno).
O que acha?
Atte.
Gentil Filho.

Eduardo Merege
19/12/2005, 21:22
Gentil,

Me antecedendo um pouco ao Gustavo, um amigo nosso das trilhas e tambem aqui do Forum, o Eduardo Chaves , usa esse sistema que voce mencionou, bola do D44 e resto do D30, a meu ver alem da maior quantidade de opções de relação para o D44, o conjunto se tornaria tão forte quanto o proprio D30 pois os semi-eixos serão os mesmos, e se usar as pontas do eixo D44 para entrar na caixa satelite, terá que soldar o restante do semi eixo, o que penso que deixaria ele ainda mais fragil que o do D30 original :? .

Grande [] :)

GH
20/12/2005, 08:37
Gentil,

É um upgrade, mas vc continuará com o problema de má vedação do Dana 30, nas pontas.
E tem que ver se o custo compensa...um eixo do troller moderno gira em torno de 3k, já com roda livre e freio (freio de verdade...)

Kim
20/12/2005, 21:52
Eduardo;
Gustavo,
Só tenho a aagradecer pelos comentários...
Gostaria de saber agora, sobre a possibilidade da compra do eixo do troller, sendo que o preço já foi mencionado.
No serviço que faria, pesquisei o preço do eixo F-75 R$700,00 (completo, inclusive cardãn),
coroa e pinhão 11x47 (acho) R$ 300,00 o casal.
O serviço de torno tem que orçar, pois foi conversado somente sobre a possibilidade de execução do serviço.
Agora passei a procurar a cx da toy. para compensar o "alongamento do Jipão).
Agradeço a atenção de todos.
Gentil Filho.

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2005, 20:49
Kim

Minha opnião sincera, direta, curta e grossa. :x

Você vai criar uma monstrengo, com confiabilidade duvidosa, e reparo quase impossível :discordo:

Se vais comprar uma caixa de Band, compre os eixos dela também, e instale tudo da mesma origem. Há pequenos detalhes a observar na adaptação, mas você nunca irá se arrepender. A qualidade dos eixos da Band é inquestionável e muito maior do que a das outras opções mencionadas, e você encontra peças em qualquer buraco. :dance:

Quer arrumar dor de cabeça :putz: continue o que está fazendo ou opte pelo monstrengo criado pela Troller, eixos Dana 44 com homocinéticas de Band com isso e aquilo, e só consiga peças de reposição deles mesmos.

Em tempo, minha Camper tem motor e eixos Band, e foi a melhor decisão que tomei antes da atual decisão de fazer A reforma completa dela :dance:

Eriksom

Kim
21/12/2005, 23:08
Eriksom,
Obrigado pelos conselhos, tentarei seguir quanto aos eixos da toy band.
A caixa já estou tentando providenciar!!!!!!!!
Obrigado!
Atte,
Gentil Filho.