Conectar

Ver Versão Completa : Freio da SW4 perdendo pressão

talha-mar
20/07/2012, 22:29
Olá pessoal, estou com um problema no freio da SW4.
É o seguinte, ela freia bem e inclusive o ABS atua normalmente mas o pedal continua indo lentamente e só para no final do curso, isto é, no fundo. Como o nível do fluído não baixa e não tem nenhum vazamento nem em tubulação nem nas rodas, concluí que era o cilindro mestre por já ter passado por isto mais de uma vez na Band. Troquei o cilindro por um novo e sangrei a vácuo seguindo a dica de um outro participante do fórum. Para minha surpresa continuou exatamente igual.
Conversando com um amigo mecânico ele me disse que muita gente nunca troca o fluído e este vai se contaminando com água e pode oxidar o sistema todo. Alem disso em carros com ABS nunca se deve recuar os cilindros de freio na troca das pastilhas sem abrir o sangrador pois o fluído retornando leva sujeiras as válvulas do ABS. Pode ser que tenha acontecido isso com a minha pois comprei há pouco e vi que as pastilhas tinham sido trocadas.
Pesquisando sobre o assunto encontrei este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/52866-freio-s10-perdendo-pressao-acho-que-e-abs-alguem-me-ajuda.html relatando o mesmo problema. Só que o colega foi muito feliz no preço do Modulador do ABS (R$3.500), já que o da Hilux SW4 custa R$ 13.800,00. É isto mesmo, vi em duas autorizadas. Na Multipeças me disseram que conseguem por uns R$ 7000.00 mas ainda estou achando um absurdo, mais caro do que um cabeçote do motor. Alem disso nenhuma tem a peça, dependendo de encomendar em São Paulo.
Agora vou tentar em outras lojas mas já sabendo que não é fácil encontrar peças para nossas viaturas fora das autorizadas.
Alguem pode me dar alguma ajuda?
Queria saber se dá pra abrir o modulador, talvez se resolva só com uma boa limpeza mas não me animo sem saber se vou encontrar outro pois em caso de avaria não quero deixar o carro parado.
Agradeço muito qualquer informação
Henri

Glaicon
21/07/2012, 07:45
Olá pessoal, estou com um problema no freio da SW4.
É o seguinte, ela freia bem e inclusive o ABS atua normalmente mas o pedal continua indo lentamente e só para no final do curso, isto é, no fundo. Como o nível do fluído não baixa e não tem nenhum vazamento nem em tubulação nem nas rodas, concluí que era o cilindro mestre por já ter passado por isto mais de uma vez na Band. Troquei o cilindro por um novo e sangrei a vácuo seguindo a dica de um outro participante do fórum. Para minha surpresa continuou exatamente igual.
Conversando com um amigo mecânico ele me disse que muita gente nunca troca o fluído e este vai se contaminando com água e pode oxidar o sistema todo. Alem disso em carros com ABS nunca se deve recuar os cilindros de freio na troca das pastilhas sem abrir o sangrador pois o fluído retornando leva sujeiras as válvulas do ABS. Pode ser que tenha acontecido isso com a minha pois comprei há pouco e vi que as pastilhas tinham sido trocadas.
Pesquisando sobre o assunto encontrei este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/52866-freio-s10-perdendo-pressao-acho-que-e-abs-alguem-me-ajuda.html relatando o mesmo problema. Só que o colega foi muito feliz no preço do Modulador do ABS (R$3.500), já que o da Hilux SW4 custa R$ 13.800,00. É isto mesmo, vi em duas autorizadas. Na Multipeças me disseram que conseguem por uns R$ 7000.00 mas ainda estou achando um absurdo, mais caro do que um cabeçote do motor. Alem disso nenhuma tem a peça, dependendo de encomendar em São Paulo.
Agora vou tentar em outras lojas mas já sabendo que não é fácil encontrar peças para nossas viaturas fora das autorizadas.
Alguem pode me dar alguma ajuda?
Queria saber se dá pra abrir o modulador, talvez se resolva só com uma boa limpeza mas não me animo sem saber se vou encontrar outro pois em caso de avaria não quero deixar o carro parado.
Agradeço muito qualquer informação
Henri
Você mesmo que fez o serviço ou levou numa loja de freios?
Vá numa oficina mecânica e comece pelo mais simples, que é exatamente inspecionar a parte mecânica do sistema, inclusive se não ficou ar no sistema.
Quanto ao ABS, que podemos chamar de parte eletrônica, é uma coisa difícil de dar problema.
Que seja a última das últimas coisas a serem vistas.
Depois coloca o diagnóstico e solução aqui.
E boa sorte!:concordo:

talha-mar
21/07/2012, 09:48
Oi Glaicon, sempre faço em casa todos estes serviços, tenho boa experiencia em mecanica e uma bem completa oficina. Alem disso
aqui não temos ninguem especializado em freios.
Não pode ser ar no sistema pois aí o freio ficaria "borrachudo" isto é, como se tivesse uma mola pressionando o pedal de volta.
Quanto a parte do ABS que está com problema, não é o módulo eletronico e sim o hidráulico.
Quanto ao resto, revisei inuciosamente todas as rodas e a tubulação mesmo sabendo que se tivesse qualquer vazamento teria que baixar o nível de fluido no tanque do cilindro mestre. Tambem antes de qualquer coisa troquei todo o fluido e depois novamente após a troca do cilindro (a vácuo) e novamente aí pelo método tradicional, pisando no pedal já que com o cilindro novo não teria perigo de danifica-lo.
Como dá bem pra andar assim, (aqui é tudo plano e a perda é bem pequena) vou pesquisar mais um pouco antes de investir tudo isso.
Obrigado pela força
Henri

359998359999

Renato Camargo
21/07/2012, 11:20
Se for comprar um novo tenta na Americas, são peças originais beeem mais barato.

fgonelli
21/07/2012, 20:59
Caro Talha-mar,
Vamos com calma. Vc já tem certeza que é o ABS? Pode estar vazando em algum lugar. O nivel do reservatório não baixa?
Se quiser limpar o bloco do abs, aminha sugestão seria:
Abrir uma de cada vez as conecções do bloco para as rodas e bombar o pedal do freio sempre completando o nivel com oleo novo.

Boa sorte, Felipe.

jorge.duarte
21/07/2012, 21:48
Oi Glaicon, sempre faço em casa todos estes serviços, tenho boa experiencia em mecanica e uma bem completa oficina. Alem disso
aqui não temos ninguem especializado em freios.
Não pode ser ar no sistema pois aí o freio ficaria "borrachudo" isto é, como se tivesse uma mola pressionando o pedal de volta.
Quanto a parte do ABS que está com problema, não é o módulo eletronico e sim o hidráulico.
Quanto ao resto, revisei inuciosamente todas as rodas e a tubulação mesmo sabendo que se tivesse qualquer vazamento teria que baixar o nível de fluido no tanque do cilindro mestre. Tambem antes de qualquer coisa troquei todo o fluido e depois novamente após a troca do cilindro (a vácuo) e novamente aí pelo método tradicional, pisando no pedal já que com o cilindro novo não teria perigo de danifica-lo.
Como dá bem pra andar assim, (aqui é tudo plano e a perda é bem pequena) vou pesquisar mais um pouco antes de investir tudo isso.
Obrigado pela força
Henri

359998359999

As vezes vaza para dentro do hidrovácuo, mas como você comentou que não baixa óleo e ainda tem experiencia em mecânica, provável ser mesmo ABS. Será que não tem jeito recuperar o ABS? se for somente resíduo de óleo velho, deve ter alguma forma de limpar ou alguma empresa que faça o serviço!

Abs e boa sorte!

talha-mar
22/07/2012, 10:50
Olá pessoal, ainda pretendo fazer mais alguns testes. A idéia de limpar o ABS abrindo as conexões é boa, vou pegar um flexível de Gol que é a mesma rosca pra não derramar fluido na lataria. Até agora só tinha sangrado pelas rodas.
Quanto a vazamentos, não tem mesmo, revisei tudo outra vez e de qualquer forma teria que baixar o nível mas isso não acontece, mesmo já tendo andado uns 2.000Km nela. Quando troquei o cilindro verifiquei que não vazava nada para o lado do hidrovácuo. Neste tem uma espécie de retentor que não deixaria ir lá pra dentro, detalhes que fazem toda a diferença de se ter Toyota, é o primeiro que vejo assim.
Muito obrigado a todos pelas dicas
Henri

Sarmentoyota85
25/02/2013, 15:14
Olá pessoal, estou com um problema parecido na Hilux SW4 2000 do meu coroa, o problema é parecido com o relatado aí pelo talha-mar, ressaltando que quando dá a partida no carro apagando todas as luzes do painel permanece a luz ABS ligada por alguns segundos, depois apaga sozinha, um mecânico amigo meu disse que o problema seria o cilindro mestre que estaria vazando óleo pro hidrovácuo e a solução seria a troca do cilindro, o que acham?

marciojs
05/12/2018, 18:19
Olá, estou com o mesmo problema na minha Hilux 2009, hoje troquei o cilindro mestre, verifiquei vazamentos para dentro do hidrovácuo e não tem nada. Mas o pedal continua baixando devagarinho até o talo.

Fiquei preocupado com os preços do ABS.

Alguma sugestão??

Rizzato
24/08/2019, 20:15
olá Marcio! estou com o mesmo problema na minha hylux voce descobriu oque erá?