Ver Versão Completa : Normal MWM-x10 partida dificil em dias frio?
Guto F-1000
19/07/2012, 22:43
Ano passado tive essa duvida, porem o problema era a bomba injetora, fiz ela por completo, troquei bicos e td mais há um ano e rodei 20.000km. Porem nesses dias aki com 2-5graus pela manhã dá um trabalho danado pra pegar, e qdo pega sai uma fumaça branca, depois o resto do dia pega de prima, ela tá andando muito não teve perda de desempenho, não esquenta, não gasta 1 gota de agua(troquei a bomba a 1 ano e completei com aditivo e nunca mais coloquei mais nada), só oleo que baixa 500ml a cada 2000km. Motor standart com 225000km e bateria nova 70amp. Sei que tanto o X-10 qto o 229 são meio ruins de partida, mas acho estranho pois a Silver do Véio com Sprint 6cil. com a mesma km pega de prima, porém tá com uma bateria de 90amp. Será que o motor tá com sinal de fadiga, a bateria tem que ser maior ou é normal mesmo do X-10 isso?
Leonardo Raffi
19/07/2012, 22:52
Quanto tempo sua bateria? qual a marca? eu uso no maxiom moura 80 mas depende do fator de partida...parece q tem moura 70 ou 75 com uns 900 (nao sei o que de partida) a minha é 80 com 600 e dura 2 anos só,,,
faz um teste com o dia bem frio tenta fazer ela pegar com a bateria da silver...
tive um mwm229 q reinou e no final apos fazer cabeçote trocar bareia fazer arranque descobri q éra cabos velho...
conta novidades
Guto F-1000
19/07/2012, 23:03
Bateria tem uns 4 meses de uso, porém 3x por semana trabalho perto de casa cerca de 10 minutos, então o motor nem esquentou e já desligo ele, isso acaba com a bateria. Marca se não me engano é Reifor pois ganhei ela, acho que realmente é fraca pra um X10. Mas ela só tá dando trabalho só esses dias que anda muito frio aki, hj por exemplo a grama aki de casa tava td branquinha, mas normalmente pega de primeira.
marciomeurer
20/07/2012, 09:24
solta bastante fumaça quando consegue funcionar ela?
Dioclecio
20/07/2012, 09:57
Uso bateria de 90 Amperes e mesmo com temperatura baixa aqui do RS o motor X10 pega tranquilo. A saída de um pouco de fumaça branca logoq ue pega também acontece no meu, mas logo normaliza.
Guto F-1000
20/07/2012, 12:41
solta bastante fumaça quando consegue funcionar ela?
Não muita só sai um pouco de fumaça branca pela manha, no resto do dia é preta mesmo, ela tá com pouco da bomba aberta.
Edintruder
20/07/2012, 19:32
No frio não acelera quando vira a chave que "afoga", quer dizer, vai faltar oxigênio e dificultar a primeira explosão. Vira a chave com o pedal do acelerador solto.
Na minha ocorre a mesma coisa, porém desde que coloquei 2 baterias nunca mais tive problemas.
Recentemente o cabo do terra afrouxou, o que me obrigou a abafar na turbina para fazer ligar. Apertei bem o cabo e voltou ao normal.
De manhã no frio o "nhec-nhec" deve dar umas 10 voltas no motor até ligar. O X-10 é assim mesmo pois a taxa de compressão não é muito alta. Motores aspirados e HSDs possuem TX de compressão mais elevadas, por isso pegam mais fácil que o X-10 e os 229TD.
Guto F-1000
20/07/2012, 20:41
No frio não acelera quando vira a chave que "afoga", quer dizer, vai faltar oxigênio e dificultar a primeira explosão. Vira a chave com o pedal do acelerador solto.
Na minha ocorre a mesma coisa, porém desde que coloquei 2 baterias nunca mais tive problemas.
Recentemente o cabo do terra afrouxou, o que me obrigou a abafar na turbina para fazer ligar. Apertei bem o cabo e voltou ao normal.
De manhã no frio o "nhec-nhec" deve dar umas 10 voltas no motor até ligar. O X-10 é assim mesmo pois a taxa de compressão não é muito alta. Motores aspirados e HSDs possuem TX de compressão mais elevadas, por isso pegam mais fácil que o X-10 e os 229TD.
Valeu Edin, acho que é por aí mesmo, vo trocar e colocar uma bateria de 90amp.
Tio Eddie
20/07/2012, 22:35
Guto,
Uso bateria delphi freedom 90Ah que já tem seus dois anos e a partida da Milona, em dias frios está assim:
http://www.youtube.com/watch?v=ACe5MoxP3Ng&list=UU_ZIHnuij2pOPTCOTA2LS_Q& index=1&feature=plcp
[]s
Eddie
Guto F-1000
21/07/2012, 00:06
Guto,
Uso bateria delphi freedom 90Ah que já tem seus dois anos e a partida da Milona, em dias frios está assim:
http://www.youtube.com/watch?v=ACe5MoxP3Ng&list=UU_ZIHnuij2pOPTCOTA2LS_Q& index=1&feature=plcp
[]s
Eddie
Eddie a minha pela manhã é praticamente igual, mas a fumaça desaparece mais rápido, só que a partida da umas 4 giradas a mais, isso numa temperatura em média de 8-12 graus, agora esses dias que chegou a menos de 5 é umas 5 tentativas pelo menos de partida.
marciomeurer
21/07/2012, 11:39
hahaha ae eddie essa acelerada foi só pra mostrar o ronco neh hahahahaha
Tio Eddie
21/07/2012, 14:59
Eddie a minha pela manhã é praticamente igual, mas a fumaça desaparece mais rápido, só que a partida da umas 4 giradas a mais, isso numa temperatura em média de 8-12 graus, agora esses dias que chegou a menos de 5 é umas 5 tentativas pelo menos de partida.
Guto, mais quente bate e pega.
8 graus estava na hora que liguei o carro, de madrugada chegou nos 4....brrr
[]s
Tio Eddie
21/07/2012, 14:59
hahaha ae eddie essa acelerada foi só pra mostrar o ronco neh hahahahaha
Magina......:mrgreen:
[]s
tiofinhojr4x4
21/07/2012, 15:13
A Azulona está com a bomba injetora ruim e estava 2 graus neste dia olha só como fez.....
A de vcs está 100% a minha tem muito o que melhorar, isso que tenho uma bateria de 105 amperes, deu uma 20 voltas até pegar..
heheheheheBomba injetora ruim - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hMbePlRqOEk)
Leonardo Raffi
21/07/2012, 23:24
Não esquece de comprar uma ótima bateria... pois ja vi marca rosca de 80 amperes nao fazer um motor ford 4 cil gasol pegar e uma moura de 45 pegou de primeira...
Edintruder
22/07/2012, 19:43
Eu aconselho colocar outra no lado dessa e ligar em paralelo as duas, mantendo 12v porém somando as amperagens. Depois que fiz isso na minha Femil nunca mais tive problemas com bateria. Escuto som o dia inteiro sem preocupação, deixo sinaleiras acesas por muito tempo e depois toco chave e o motor vira com vontade.
cataclism2
23/07/2012, 10:04
E o que vocês acham de adicionar um pouco de querosene toda vez que abastecem, nas épocas frias?
Há anos atrás eu tive uma Silverado HD (MWM diesel 6cc), e colocava cerca de 4 ou 5% de querosene antes do diesel toda vez que abastecia.
Não sei se era pelo fato de ser MWM, mas nunca me incomodou nas temperaturas abaixo de 5graus no inverno.
Edintruder
23/07/2012, 18:18
O problema é o valor do querosene que está fora da realidade.
BRAVOECONOVEMBER
23/07/2012, 18:23
... e cuidado no percentual, o manual do Maxion aconselha no máximo 10%... claro que isso deve ser pra ele funcionar no frio polar, tipo, 15 graus negativos. Fora isso, a tar da querosena ajuda sim.
Waldir Carlos
23/07/2012, 20:11
O "X10" é "pesadão" e tal. Mas, acredito que se a bateria for bem dimensionada e se estiver em boas condições, a partida é rápida. No caso da "nossa" EFE, a temperatura ambiente "ajuda". Não sei, como a "partida" se comportaria, em regiões frias.
Na mais recente "revisão elétrica" - abril de 2012 -, saiu a bateria Wapsa 70Ah [em uso, desde MAR 2010] e entrou uma Heliar Racing 12V GH75PD. Optei por essa especificação [garantia 18+6 meses], em detrimento de uma Heliar "comum", porque achei o C&B adequado.
https://lh6.googleusercontent.com/--HVuc6iTkE4/T4TDL85mbvI/AAAAAAAABqk/bjHg1oIDjLE/s720/New%20battery_EFE%20(10).JPG
Curiosidade:
É a mesma bateria recomendada para a Dodge RAM 2500 08/. No caso da F-1000 TD, a tabela de aplicação recomenda a spec GH75ND http://www.autobaterias.com.br/cat.pdf
Não tenho muita intimidade com filmagens e edição de vídeos. Esse aqui, foi para tentar mostrar que a partida da EFE tá bem rápida. E, o escapamento é um "convite" para "abrir mais a BI"... Hehehe.
MWM X10 EFE - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FsZzmHHnhbY)
[]s
tiofinhojr4x4
15/08/2012, 19:55
Fiz a Bomba Injetora e olha o resultado............
Azulona F-1000 4x4 bomba injetora feita.. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=b-YVzHdg8aY&feature=g-upl)
cataclism2
16/08/2012, 08:27
Que beleza! Pegando de prima e com aquele assobio. :concordo: