PDA

Ver Versão Completa : Band Longa - Dúvidas

nasson
19/07/2012, 16:35
Caros Amigos,

Sou novo aqui no forum e pretendo entrar nesse mundo incrivel de ser dono de uma Bandeirante. Acho uma maquina muito interessante, mas não tenho muito conhecimento e experiência, no máximo alguns passeios com amigos. Além de ficar de olhos nos foruns do 4x4. Gostaria de algumas opniões, visto que encontrei uma longa e acredito que tenha possibilidades de adquiri-la. Em primeiro lugar é possivel fazer trilhas com a Band longa, pois já ouvi dizer que não é muito adequada? Em segundo pelo que vi ela é do ano 81 original, dá pra se virar bem ou tem que mexer em muita coisa? E em ultimo e talvez a mais difícil é qual o valor médio de um carro desses com esse ano? Sei que depende do estado e tudos mas, mas gostaria de uma média, se possível é claro.
Agradeço muito a ajuda dos colegas.

Fband
19/07/2012, 17:33
Caros Amigos,

Sou novo aqui no forum e pretendo entrar nesse mundo incrivel de ser dono de uma Bandeirante. Acho uma maquina muito interessante, mas não tenho muito conhecimento e experiência, no máximo alguns passeios com amigos. Além de ficar de olhos nos foruns do 4x4. Gostaria de algumas opniões, visto que encontrei uma longa e acredito que tenha possibilidades de adquiri-la. Em primeiro lugar é possivel fazer trilhas com a Band longa, pois já ouvi dizer que não é muito adequada? Em segundo pelo que vi ela é do ano 81 original, dá pra se virar bem ou tem que mexer em muita coisa? E em ultimo e talvez a mais difícil é qual o valor médio de um carro desses com esse ano? Sei que depende do estado e tudos mas, mas gostaria de uma média, se possível é claro.
Agradeço muito a ajuda dos colegas.

Amigo,
A desvantagem da Band longa em uma trilha é o seu entre eixos e o peso. Mas acho que não seja uma diferença tããão grande.
As Band's 81 vieram com o câmbio 4 marchas secas sem reduzida, isso provavelmente faz falta em trilha !
Posta fotos dela estado, upgrades, aí agente pode avaliar melhor !
Mas é isso aí, vai firme nessa sua escolha !!

Abraço

rbata
19/07/2012, 22:47
Acho que vai depender um pouco do tipo de trilha tb. Vide a grande quantidade de Rural que se vê fazendo trilha.... sem contar as Defender 110 nos Camel Trophy....

Entre eixos mais longo as vezes é vantagem dependendo do tipo de trilha.... simplesmente não existe jipe perfeito.

hercilio.neto
20/07/2012, 00:32
Se a sua intensão é fazer trilhas mais pesadas, jipes longos são menos adequados.
As vezes é preciso fazer umas manobras a mais e evitar lombadas muito altas, mas tudo bem. Sempre tem Band longa, Band Pickup, Rural, Defender 110 e F75 nas trilhas. Já fizemos até trilha acompanhados de um caminhão 6x6. Nos atrasou em alguns trechos, mas passou por tudo. Hehe.

titanium
20/07/2012, 09:09
Bom dia Nasson!!

Recentemente, o amigo Oliveira, que também é do DF, passou por essa mesma Saga: a busca por uma Bandeirante Longa, Boa e Barata.
Dá uma lida no tópico que ele abriu: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/104803-toy-band-77-longa-estou-em-busca-de-informacoes-para-possivel-compra.html
É um tópico grande, mas leia com calma. Tem muita informação por lá! E vai te ajudar bastante antes decomprar a sua!

Outros tópicos que também ajudam...

Quer Saber sobre Motor Baixando Óleo????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/106995-motor-om314-e-om364-baixam-oleo.html

Está com dúvida sobre qual configuração de Band escolher???
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/106358-vantagens-e-desvantagens-dos-motores-e-configuracoes-das-bandeirante.html

E quando comprar.... Dá uma conferida nesse tópico que abri essa semana! Tem um montão de dica interessante, a respeito do que revisar quando comprar... o que priorizar, etc.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/107481-realizei-um-sonho.html

Estou colocando estes links, não por preguiça! Mas para ajudá-lo a encontrar as informações nesta Enorme Base de Conhecimento!
:D

E vai postando mais dúvidas por aqui!
Quando encontrar alguma viatura, posta fotos para vermos!

dicas de websites bons de procurar veículos:
Anúncios grátis em Brasil, anúncios classificados em Brasil (Compra em Brasil, Venda em Brasil, Contatos em Brasil, Motor em Brasil, Moradia - Locais Comunidade em Brasil,...) (http://www.olx.com.br)
Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors (http://www.webmotors.com.br)
Carros usados, novos e seminovos para comprar e vender - iCarros (http://www.icarros.com.br)
SóCarrão - O Melhor Classificado de Carros Usados, Motos e Caminhões da Internet (http://www.socarrao.com.br) (em curitiba tem umas interessantes)
MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://www.mercadolivre.com.br) ( CUIDADO COM AS FRAUDES!!! Suspeite de valores tão baixos!! )

E, por fim, NÃO Tenha pressa!
:D

Forte abraço e sorte na busca!

joão k. chikui
20/07/2012, 12:59
Nasson , exatamente nesse ano , possivelmente no 2° semestre a band deu uma enorme melhorada , passando a contar com cambio sincronizado de 4M e REDUZIDA , eixo mais forte , etc .... .

Precisa ver se essa aí é das antigas ou da mais nova .Lembrando que a mudança é bem trabalho$$a .

OliveiraDf
20/07/2012, 20:15
Se você tem paciência, sobra uma graninha todo mês, GOSTA MUITO DE TOYOTA BANDEIRANTES, compra e vai arrumando aos poucos, trabalho da, mas o que nesta vida não da trabalho, arruma ela e deixa do seu gosto, a minha quero deixar parecida com as da ICON, inclusive estou querendo tirar a capota.

Boa Sorte!

hercilio.neto
20/07/2012, 20:24
Se você tem paciência, sobra uma graninha todo mês, GOSTA MUITO DE TOYOTA BANDEIRANTES, compra e vai arrumando aos poucos, trabalho da, mas o que nesta vida não da trabalho, arruma ela e deixa do seu gosto, a minha quero deixar parecida com as da ICON, inclusive estou querendo tirar a capota.

Boa Sorte!

Ir arrumando a Band faz parte da paixão.

nasson
23/07/2012, 13:52
Galera, agradeço muitissimo os comentarios e dicas muito importantes pra quem não conheçe muito, como é o meu caso.

OliveiraDf
23/07/2012, 15:10
Mas e ai nasson, vai comprar ou não?

nasson
23/07/2012, 16:18
Oliveira,

To doido pra compra-la, Aproveitando ta conseguindo achar peças e mão de obra em preço bom e qualidade no DF?

OliveiraDf
23/07/2012, 22:42
nasson, peças encontrei muita coisa, tem a induspina na asa sul e uma loja no SOF sul que tem quase tudo, o que eu não acho la compro na tração mania, ou em outros sites, mão de obra é cara, comparei os preços cobrados por mecânicos da rua e de oficinas, acho que os caras são amigos. A minha band estou fazendo por etapas, agora estou nos pneus e suspensão este serviço é muito bem feito nas molas planalto, também estou mexendo no cambio que está com um vazamento, o cambio eu mesmo estou fazendo na oficina de um primo.
Se comprar me avisa que eu te do uma força, inclusive para ver, ai eu te ajudo com os mecânicos.

Ramones
24/07/2012, 12:53
Me intrometendo no papo... e para encorajar nosso amigo aqui do DF também!

Acabo de adquirir uma Band Longa!!!

Muito ajudado pelo tópico que o Oliveira criou, e pelo inesgotável apoio e informações dos toyoteiros aqui do Forum, depois de muito e muito ler, tomei coragem e troquei meu Vitarinha numa Band Longa (82 / motor om 364 / DH / 04 marchas sincronizadas / eixo flutuante), mas com os freios ainda a tambor, alguns vazamentos e lataria com alguns detalhes (vou ter que trocar as duas portas que já estão o bagaço da laranja!).

Vim guiando lá de Campo Grande pra cá (1.100 km)... melhor teste impossível!
Depois de 500 km já tinha vazado 2 litros de óleo... hehe! Depois maneirei o pé e fui completando até chegar no DF.

Meus primeiros passos foram:

i) colocar os sapatos novos... fui de BF 265/75 r 16, que comprei lá em Campo Grande mesmo (é muuuuito mais barato do que aqui no DF). Por falar nisso estou com as carcaças desta mesma marca e medida para vender.

ii) tirar o vazamento de óleo (levei em um meca em Samambaia, o Domingos): ele detectou o vazamento no carter e consertou, e disse que ainda há a possibilidade de haver vazamento da gaxeta do virabrequim (mas como a mão de obra era trabalhosa para verificar isso, achou melhor eu voltar, caso continuasse baixando óleo acima do normal). Por sinal rodei uns 400 km após esse conserto e, até agora, não baixou nada de óleo.

iii) regulagem de bomba e bicos (levei no Roni, um bombista em frente a So Toyota, em Taguá). Agora, a fuamça que era preta ficou branca... hehe... mas diminuiu bastante! Ainda estou lendo muito sobre a fumaça na Band, mas não estou certo se essa quantidade que sai da minha Band é normal/aceitável.

O que planejei para próximo passo é colocar as portas do modelo novo (até porque as portas atuais não fecham... hehe... e ficar nessa insegurança aqui em Brasília não dá...). E só depois pretendo colocar freios a disco (apenas na dianteira, por enquanto). Mas até ter condiçõe$$$$ pra isso acho que vira o ano!

Detalhe: é meu único carro para tudo (inclusive buscar a filha na escola... que já se amarra no barulhão da Band), e ando pelo menos uns 70 km/dia!!!

Oliveira, se possível, depois me indica essa oficina do seu primo aê!

Abração

Obs: desculpem o post longo, mas não tem como não se empolgar no relato da sua primeira Band!

nasson
24/07/2012, 13:16
Agradeço muitissímo a força e encorajamento de todos os colegas, já vi que a galera da BAND é unida, rsrs.

Ramones,

Esse teu teste ai foi a prova de fogo.

Já estou nos finalmente da negociação da Band, porém a que esta no orçamento é mais simples ano 81, motor 314, sem direção, mas vou devagar, fazendo aos poucos.

E já aproveito para fazer mais uma pergunta aos feras na mecanica, as marchar sincronizadas podem ser adaptadas ao cambio que não é sincronizado ou é um conjunto diferente?

Fband
24/07/2012, 13:55
Agradeço muitissímo a força e encorajamento de todos os colegas, já vi que a galera da BAND é unida, rsrs.

Ramones,

Esse teu teste ai foi a prova de fogo.

Já estou nos finalmente da negociação da Band, porém a que esta no orçamento é mais simples ano 81, motor 314, sem direção, mas vou devagar, fazendo aos poucos.

E já aproveito para fazer mais uma pergunta aos feras na mecanica, as marchar sincronizadas podem ser adaptadas ao cambio que não é sincronizado ou é um conjunto diferente?

Não sou fera na mecânica mas posso responder isso, não, não dá pra sincronizar um câmbio seco ! São dois câmbios muito diferentes.
Ramones, posta algumas fotos da viatura aí !!

Abraço !

OliveiraDf
24/07/2012, 14:20
Ramones que legal, parabéns pela Band, a oficina do meu primo não trabalha com carros a diesel, lá tem um mecânico que ja mecheu com Bandeirante, ele me da umas dicas e eu meto a mão na ferramenta, a mão de obra do Domingos é cara, falando em fumaça, minha band depois que foi para o bombista quase não solta mais fumaça. Precisando de ajuda é so falar.

Aproveitando,
Fband, quando você trocou o cambio poderia ter mantido os eixos originais, ou na troca do cambio para sincronizado tenho que fazer a troca dos eixos.

Fband
24/07/2012, 14:35
Ramones que legal, parabéns pela Band, a oficina do meu primo não trabalha com carros a diesel, lá tem um mecânico que ja mecheu com Bandeirante, ele me da umas dicas e eu meto a mão na ferramenta, a mão de obra do Domingos é cara, falando em fumaça, minha band depois que foi para o bombista quase não solta mais fumaça. Precisando de ajuda é so falar.

Aproveitando,
Fband, quando você trocou o cambio poderia ter mantido os eixos originais, ou na troca do cambio para sincronizado tenho que fazer a troca dos eixos.

Não é obrigatório a troca do eixo traseiro, pode ser usado o antigo. Mas se for usar o antigo o cardân vai ficar trabalhando meio de lado e isso vai ocasionar um desgaste prematuro das cruzetas.
Eu só aproveitei a troca do eixo para um flutuante pra não ter que fazer isso mais tarde, ja que era o meu desejo e a viatura estaria toda desmontada.

Abraço

joão k. chikui
24/07/2012, 18:16
Nasson , é extremamente complicado pegar uma band com cambio seco /sem reduzida , eixo traseiro bola no centro e fazer up grade para a versão 82>> .

A antiga tinha 4 coxins no motor+ 2 reduzida . a mais recente , apenas 2 coxins +2 , em locais diferentes . Capa seca , travessa reduzida , assoalho ....tudo é diferente . A bola traseira é central , enquanto o eixo da Toyota mais nova é deslocada .

Outra coisa , dizer que , por ter a primeira mais reduzida , não sente necessidade da reduzida . .. Teste uma e compare com a outra .

Adoro Band de qq ano , mas , se puder , já pegue uma mais moderna .

E já aproveito para fazer mais uma pergunta aos feras na mecanica, as marchar sincronizadas podem ser adaptadas ao cambio que não é sincronizado ou é um conjunto diferente?[/QUOTE]

nasson
24/07/2012, 18:41
Joao,

Agradeço muito a informação, como vc já viu não sou um bom conheçedor do carro, desculpe a ignorancia da pergunta, mas na pratica qual é a diferença entre as marchas sincronizadas e não sincronizadas, e a questão de não serem dá grande diferença na utilização?

joão k. chikui
24/07/2012, 21:10
Nasson , o cambio sincronizado , as marchas entram suavemente , sem arranhar . O Cambio seco , não . O jipe até esse ano não possui reduzida , apenas cx de transferencia , que faz a tração dianteira funcionar .
As Engesa e Marrua por exemplo tb não possuem reduzida , apenas transferencia . E , um dos melhores upgrades que se faz em Engesa é a adaptação da reduzida da Band (nas Fase 1 ) ou da Hilux (nas FII)

OliveiraDf
25/07/2012, 11:37
João, eu também não sou dos mais sabidos em relação a Band, concordo plenamente com tudo que você falou, estou no meu primeiro 4x4, acredito que uma band antiga para quem não tem o objetivo de fazer trilhas, mas sim passeios em estradas de terra, atenda muito bem, claro que tem que ser feitas melhorias para a segurança, freio a disco, cinto 3 pontos, e outras mais, em relação ao cambio seco, o que eu percebo andando na cidade é que, para sair só uso a segunda marcha, a terceira é sincronizada, a quarta também sincronizada, e só retorno para a segunda quando estou parado, ou em uma redução de velocidade em que a 3a não é compatível, demorei uma semana para me acostumar com o cambio, as vezes dou aquela arranhadinha por falta de experiência, agora que o cambio sincronizado É BEM MELHOR, não da para comparar, mas não achei o cambio seco esta dificuldade toda. Se eu estiver falando besteira, o objetivo de estar no 4x4brasil é aprender e compartilhar, fico no aguardo dos mais experientes.
Abraço.

hercilio.neto
25/07/2012, 20:28
Nasson,
Essa questão do cambio também é polemica.
Se voce encontrar duas Bands para comprar com preços aproximados, dê preferência para o cambio sincronizado.
Mas o que normalmente acontece, é que as Bands com cambio seco são mais baratas ou estão em melhores condições gerais.
O jipe com cambio seco é outro carro. Além de ser menos confortável, devido ser menos fácil engatar a 1.a e a 2.a marchas, não dispõe da reduzida, que é um ótimo recurso.
Mas deve considerar que o conjunto é mais robusto e como disse o Oliveira, praticamente só usa a 1.a na trilha ou para sair em subidas muito íngremes. Apesar que na prática, isso reduz a condução a apenas três marchas.
Eu tive o meu primeiro jipe com esse conjunto. Nunca tive problemas para dirigir ou fiquei enrolado em uma trilha.
A única coisa que tive que fazer, foi adicionar uma travessa com coxins para o câmbio. O original fica em balanço e quebrava a capa seca.

canzilao
25/07/2012, 22:50
Nasson eu sei de uma Toyota longa ano 82 motor 314, cambio 4 sincronizado revisado, freio a disco nas 4 rodas sem uso, diferencial alongado 12/35 zero km, embregem completa zero Km, atuadores de embregem zero, cilindro de freio zero, cilindro de embreagem zero km, todos os rolamentos de eixo e rodas TOYO zero km, porta traseira moderna recem tirada da caixa, portas da moderna, quadro de parabrisa em otimo estado, parabrisa degradê, e mais umas coisinhas, dá uma olhada na pagina dela ai:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/78299-toyota-turbulenta-longa-1982-a.html

OliveiraDf
25/07/2012, 22:58
Minha Band já tem travessa no cambio, uma atualização a menos para fazer.

nasson
26/07/2012, 00:37
Hercilio,

Grato mais uma vez pela aula,

Canzilao,

Grato pela dica muito interessante.

Mas o que posso dizer é que não tem volta, seja como for quero uma Band, kkk. E as dicas de vcs estão passando estão sendo super importantes, apesar de não saber se vou conseguir comprar uma mais equipada, estou agregando conhecimento para melhorar a que estiver dentro do orçamento. E Oliveira vou precisar de uma força hein, já que voçe e de BSB e pelo visto já esta bem antenado onde procurar peças e etc..

Mais uma vez grato a todos.

OliveiraDf
26/07/2012, 22:20
Qualquer ajuda que precisar é só falar.

canzilao
27/07/2012, 00:52
Cara eu vou tentar olhar uma band que esta a venda aqui em Goiania em uma garagem de um conhecido, eu passei hj na frente da loja e apenas com uma olhada rapida vi a danada la dentro, vou olhar ano e estado e te falo depois.