Conectar

Ver Versão Completa : Amarok - Problema câmbio AT

Eduardo Eustaquio
19/07/2012, 08:35
Companheiros,

A pedido de alguns amigos aqui do fórum, criei esse tópico específico.

Como já havia comentado no dia 05/06/2012, a Amarok do meu irmão estava apresentando dois defeitos graves. O primeiro problema relacionado a falha em marcha lenta e o segundo problema um tranco que dava no momento de redução das marchas, mais precisamente entre a 2° e a 1° marcha.

O primeiro problema só foi resolvido após de 6 idas a concessionária para tratar do mesmo assunto. Além da atualização do software que foi feita (reportada pelo forista Renato Coelho), houve também a necessidade de verificar diversos terminais e conectores na caminhonete, pois havia algum gerando um mal contato. O grande problema nesse caso, foi a dificuldade de achar esse terminal ou conector. Nesse momento a questão da falha em marcha lenta está resolvida.

Agora, nos deparamos com um problema que começou mais ou menos quando a Amarok chegou aos 18.000 quilômetros que é uma falha/tranco no câmbio automático.

Inicialmente, esse tranco era tão simples e fraco que não achávamos que era um problema, mas com o passar do tempo ele foi aumentando e o solavanco que dava chegava a pregar pequenos sustos. Há de se comentar também que inicialmente, logo quando começamos a sentir o pequeno solavanco, levamos a camionete a algumas concessionárias para ver se essa questão e fomos informados que era comportamento normal do câmbio.

Quando deixamos a camionete para realizar a mudança do software, que resolveu o problema da marcha lenta, ficaram também de resolver essa questão do câmbio, pois a orientação da fábrica foi de troca do mesmo. Recebemos a camionete após alguns dias com o report da concessionária que os dois problemas haviam sido corrigidos, falha em marcha lenta e câmbio, mas esse último não foi trocado.

Nesse momento, a Amarok dele está com 37.000 quase 38 quilômetros rodados e o problema do tranco voltou, mas de forma diferente. Agora não é apenas na redução da 2° para a 1°. O Solavanco está ocorrendo também de 4° para 3°.

Como o problema da Marcha lenta foi resolvido por um Engenheiro da VW que fica em Brasília(dica do Fuketeiro), resolvemos deixar a camionete hoje aqui para que eles possam verificar melhor o caso, pois fica mais fácil do que deixar em Goiânia e eles abrirem o chamado para que o engenheiro possa ir até lá.

Caso algum dos companheiros que tem Amarok AT estejam começando a sentir algum tranco ou solavanco no momento de redução, seria importante levar a concessionária e abrir uma Ordem de Serviço para que fique firmado o início do problema e até facilite depois para o lado do consumidor.

Ontem a noite, andamos numa Amarok AT nova, com menos de 6000 quilômetros e vimos como é diferente e suave a redução das marchas.

Assim que tivermos resposta da concessionária eu os informo.

NOTLE
19/07/2012, 09:53
Eduardo,

Muito bom o seu relato!! Acredito que na minha esteja acontecendo o mesmo problema, pois a cerca de 15 dias começou a piscar alternadamente a indicação de marchas e a chave de manutenção (relatado no BLOG da Amarok!!! rsrsrsrs). E desde então comecei a sentir este tranco nas reduções, porém no caso da minha, não é sempre que acontece, é intermitente, típico de mau contato mesmo.

Esta segunda pela manhã voltou a piscar os indicadores, como estava próximo de uma ccs parei e pedi para verificarem. Conectaram o computador no carro e identificaram uma falha no câmbio, porém sem poder resolve-la. Informaram que o problema não traria qualquer prejuízo ao sistema e que assim que possível eu retornasse para deixar o veículo para uma verificação e resolução com o apoio da fábrica.

Devo fazer isto na próxima semana. A minha está com cerca de 7,5 mil km. Até o momento este é o único problema, a lenta está normal!!!!

PS.: No tópico da Amarok tem outro forista com o mesmo problema.

Maranguas
19/07/2012, 10:00
É por essas e por outras que ainda não troquei meu "ponei maldito"... A volks entrou com muita inovação em um segmento que é um verdadeiro campo minado... vamos torcer pra volks resolver isso urgentemente!

NOTLE
19/07/2012, 10:05
Eduardo e Renato,

Seria legal se vcs abrissem outro tópico referente ao problema da lenta, colocando o procedimento e indicação dos responsáveis pela solução, número da atualização do software. Sei que em alguma das diversas páginas do BLOG da Amarok (rsrsrs) tem isso, mas depois das diversas babozeiras postada por lá fica difícil de achar.

Obrigado

Elton

PS.: Tendo em vista o nº de foristas proprietários da Amarok e ainda a quantidade de problemas relatados, seria muito bom tb ter espaço para Amarok, como existe para outros modelos.

Pequeno jr
19/07/2012, 15:41
Eduardo e Renato,

Seria legal se vcs abrissem outro tópico referente ao problema da lenta, colocando o procedimento e indicação dos responsáveis pela solução, número da atualização do software. Sei que em alguma das diversas páginas do BLOG da Amarok (rsrsrs) tem isso, mas depois das diversas babozeiras postada por lá fica difícil de achar.

Obrigado

Elton

PS.: Tendo em vista o nº de foristas proprietários da Amarok e ainda a quantidade de problemas relatados, seria muito bom tb ter espaço para Amarok, como existe para outros modelos.

Cara .. melhor deixar do jeito que tá .. área de pick-ups .... os grupos que montaram foi da montadora que tem vários veículos. Vai acabar que se criar só um de amarok, um bilhão de pessoas param de acessar e postar .. pois a informação vai ficar separada d+

NOTLE
19/07/2012, 18:28
Pequeno,

Alguma solução tem que ser pensada e dada, pois é muito dificil resgatar informãções lá no BOLG da AMAROK, fizeram muita zona lá, tem discuções sté de outros modelos .... A um tempo atrás, após a troca do radio, precisei saber a solução para a luz do airbag acesa, tinha certeza que alguem já havia passado por este problema. Não achei nem por decreto.......

Segunda na ccs fui procurar sobre a atualização do software para informar o mecânico da VW que não tinha conhecimento algum sobre o ocorrido, tb não achei, e tenho certeza que postaram até o número da atualização....

Em tempo, na segunda o mecânico da VW jurou por tudo que não tem como mudar de l/110km para km/l kkkkkkkkkk Conforme as dicas do Fuketeiro, falei para ele se atualizar assintindo a tal da TV VW, e ele ficou com a maior cara de ué!!!! Acredito que nunca ouviu falar nissso.

Vou procurar outra ccs, nesta não levo mais rsrsrsrsr

NOTLE
19/07/2012, 18:46
Dito e feito... Aconteceu de novo...

Aproveitei que estava devagar atrás de um caminhão e tentei filmar. Ja peço desculpas pela qualidade péssima do video, mas da pra ver o indicador de marchas piscando alternadamente com o ícone de serviço.

http://www.youtube.com/watch?v=v8vKf55khjs

Semana que vem levarei na ccs pra dar um jeito.

Aqui o outro forista com o mesmo problema.

A minha fez isso na terça, era por volta das 6:30 da manhã, estava com cerca de 10º temp. externa e o motor estava frio, não tinha rodado nem 3 km ainda quando começou. Parei, desliguei e liguei novamente. Parou de piscar e não deu mais depois.

Outro problema intermitente que tenho notado na minha é um pequeno tranco nas trocas de marcha de 1ª para 2 e principalmente nas reduzidas de 2ª para 1ª, quando para o carro em uma esquina ou no anda e para do transito. Não é sempre que acontece isso.

A minha está com 7 mil km.

Olá, esse tranco nas trocas para solucionar é só fazer o ajuste básico na css que resolve, abraço.

E aqui a dica do Fuketeiro, que o mecânico da ccs na segunda não conseguiu resolver

Pequeno jr
19/07/2012, 19:02
Pequeno,

Alguma solução tem que ser pensada e dada, pois é muito dificil resgatar informãções lá no BOLG da AMAROK, fizeram muita zona lá, tem discuções sté de outros modelos .... A um tempo atrás, após a troca do radio, precisei saber a solução para a luz do airbag acesa, tinha certeza que alguem já havia passado por este problema. Não achei nem por decreto.......

Segunda na ccs fui procurar sobre a atualização do software para informar o mecânico da VW que não tinha conhecimento algum sobre o ocorrido, tb não achei, e tenho certeza que postaram até o número da atualização....

Em tempo, na segunda o mecânico da VW jurou por tudo que não tem como mudar de l/110km para km/l kkkkkkkkkk Conforme as dicas do Fuketeiro, falei para ele se atualizar assintindo a tal da TV VW, e ele ficou com a maior cara de ué!!!! Acredito que nunca ouviu falar nissso.

Vou procurar outra ccs, nesta não levo mais rsrsrsrsr

O que a galera da antiga faz é o seguinte

No título do tópico expressa o texto completo com nome da viatura + problema

tipo

Amarok - Mudança no painel de l/110km para km/l

Amarok - Motor 180cv Problema Marcha Lenta

Desta forma, quem pesquisar num google da vida consegue achar fácil

E por ai vai

XAVIER S4T
19/07/2012, 20:23
Se tivesse internet no Brasil em 1992 e 1993, alguém teria criado um fórum sobre problemas nos câmbios automáticos de vários veículos da época... já que naquele tempo estavam popularizando esse tipo de câmbio.
É sempre assim, os primeiros a comprarem vão na frente e encaram os problemas...

Pequeno jr
20/07/2012, 09:58
Se tivesse internet no Brasil em 1992 e 1993, alguém teria criado um fórum sobre problemas nos câmbios automáticos de vários veículos da época... já que naquele tempo estavam popularizando esse tipo de câmbio.
É sempre assim, os primeiros a comprarem vão na frente e encaram os problemas...

Mesmo o câmbio sendo feito por uma empresa mais que conceituada que é a ZF?????????

André F
23/07/2012, 10:14
Mesmo o câmbio sendo feito por uma empresa mais que conceituada que é a ZF?????????

Esse problema no cambio não faz muito sentido. Lembram que a volks atrasou o lançamento da amarok várias vezes? Tempo para testar tiveram, e o câmbio zf com certeza é mais que comprovado.

Minha opinião: a raíz do problema é nas concessionárias volks, com atendimento péssimo e com "técnicos" que entendem menos dos carros que os proprietários de primeira viagem... e na própria volks, que entrega um produto precisando de verificação ou ajustes de entrega, sendo que a rede não está preparada.

Certa vez fui fazer test drive em uma amarok, enquanto esperava - pela terceira vez - liberarem o gol5 da empresa que tinha morrido no meio da rua (e que teve motor trocado com 20 mil km, e que nunca teve o problema resolvido por completo, e que fazia barulho de válvulas ou pré-ignição tão alto que dava para ouvir a duas quadras de distância... esse problema resolvi trocando o carro da empresa por outra marca). Na primeira vez que a amarok saiu com clientes, funcionário css ao volante, morreu na frente da loja - fumaça preta no escapamento, e foi embora. Na segunda vez, morreu de novo - funcionario css ao volante... desisti de esperar - na verdade já não me interessava mais.

Veículos diesel nessa faixa de preço, acredito em dois: toyota e land rover. A freelander tem preço parecido, e uma mecânica excepcional, não tenho dúvida de que serviria a maioria dos donos de amarok com vantagens. Já a toyota não preciso nem comentar.

Minha sugestão é procurarem diretamente a fábrica (volks), exigir a reparação do problema de imediato e fazerem valer seus direitos de consumidor. Se não, irão ficar reféns de css que não sabem sequer por aonde começar a investigar o problema.

NOTLE
23/07/2012, 11:28
Uma semana sem trancos no câmbio ..... será que tomou susto entrando na ccs na última segunda!!! kkkkkk

Bom quanto ao piscar do indicador de marchas e serviço alternados, notei que ocorre quando o carro é "exigido" em aceleração, pela manhã, baixa temperatura e carro frio. Ou seja, tem que andar abaixo dos 2 mil giros até entrar em temperatura normal, se passar disso começa o pisca-pisca.

Eduardo Eustaquio
26/07/2012, 21:52
Companheiros, atualizando as informações

Como sabemos, em concessionária não há conserto de peças e por isso o indicativo é a da troca efetiva do câmbio da Amarok. O problema disso é que não há o mesmo disponível em um curto espaço de tempo e por isso o prazo médio de entrega na concessionária do mesmo é 20 dias. Após esse prazo vem a instalação e também testes pela concessionária.

Tudo indica que apenas na semana do dia 13/08 a Amarok seja entregue a nós.

Eduardo Eustaquio
26/07/2012, 21:56
Uma semana sem trancos no câmbio ..... será que tomou susto entrando na ccs na última segunda!!! kkkkkk

Bom quanto ao piscar do indicador de marchas e serviço alternados, notei que ocorre quando o carro é "exigido" em aceleração, pela manhã, baixa temperatura e carro frio. Ou seja, tem que andar abaixo dos 2 mil giros até entrar em temperatura normal, se passar disso começa o pisca-pisca.

Notle, vi teus comentários a respeito de com vem o problema

O caso é muito estranho, pois no início passava de 1 a 2 semanas sem o mesmo aparecer. Depois vinha com algumas semanas seguidas desse tranco e depois sumia novamente.

Jera
27/07/2012, 00:03
eduardo, em algum momento alegaram mal uso do cambio ou algo do tipo?

Eduardo Eustaquio
27/07/2012, 00:39
eduardo, em algum momento alegaram mal uso do cambio ou algo do tipo?

Prezado Jera,

Tudo bem? Lhe devo uma visita.

Em nenhum momento alegaram mal uso ou algo parecido. Pelo contrário, se esforçaram em descobrir o problema e de pronto já foram também solicitando a troca do câmbio.

NOTLE
27/07/2012, 10:31
Notle, vi teus comentários a respeito de com vem o problema

O caso é muito estranho, pois no início passava de 1 a 2 semanas sem o mesmo aparecer. Depois vinha com algumas semanas seguidas desse tranco e depois sumia novamente.

Eduardo,

Não entendi bem, se o problema da sua é intermitente ou constante? Depois que apareceu não parou mais, é isso???

Na minha VTR é intermitente, tanto o pisca das luzes de advertência quanto os trancos do câmbio. Aparece quando dá vontade, ou pego estrada rsrsrsr. Aconteceu duas ou tres vezes.

Começou pelo pisca-pisca dos indicadores, em um dia pela manhã com o carro frio (a cerca de 15 dias), parei desliguei o carro liguei novamente e o sinal de advertência sumiu. Carro checado tudo normal continuei viagem, cerca de 200 km de estrada, encucado com o acontecido. Chegando no local (centro urbano) senti que o cambio dava pequenos trancos na redução de 2ª p/ 1ª. Parei no meu destino, desliguei a VTR. No dia seguinte, não apareceu mais os sintomas, nem luz de advertência nem trancos. Pensei algum pau de software.

Uma semana depois o mesmo problema novamente. Passei na ccs e identificaram uma falha, e me pediram para voltar assim que retornasse de viagem, pois não haviam conseguido corrigir o possivel pau de software (Ok com o que eu havia pensado), e que precisariam do auxilio da fábrica, e que a tal falha não traria qq problema à viatura, pois estava tudo normal.

Depois desta visita a CCS o problema sumiu. Vamos ver na próxima semana o que vai acontecer, pois após os relatos daqui fica um elefante atrás da orelha!!! kkkkkk

É o que falei, se andar com a VTR na boa até o completo aquecimento não dá pau, se exigir (sem esmerilhar) ela antes começa o pisca-pisca. Quanto aos trancos do câmbio tb são intermitentes e acontecem normalmente em transito pesado.

Inclusive estou a procura de outra ccs (em SP-Capital) para levar a VTR, pois a que levei no interior achei o meca muito fraco. Tudo que eu falei da VTR ele não conhecia, nem a tal TV VW do Fuketeiro. Se os amigos tiverem indicação agradeço.

Agradeço sua atenção.

Grande Abraço

Elton.

Daniel.Shimomoto
27/07/2012, 11:53
Eduardo,

Não entendi bem, se o problema da sua é intermitente ou constante? Depois que apareceu não parou mais, é isso???

Na minha VTR é intermitente, tanto o pisca das luzes de advertência quanto os trancos do câmbio. Aparece quando dá vontade, ou pego estrada rsrsrsr. Aconteceu duas ou tres vezes.

Começou pelo pisca-pisca dos indicadores, em um dia pela manhã com o carro frio (a cerca de 15 dias), parei desliguei o carro liguei novamente e o sinal de advertência sumiu. Carro checado tudo normal continuei viagem, cerca de 200 km de estrada, encucado com o acontecido. Chegando no local (centro urbano) senti que o cambio dava pequenos trancos na redução de 2ª p/ 1ª. Parei no meu destino, desliguei a VTR. No dia seguinte, não apareceu mais os sintomas, nem luz de advertência nem trancos. Pensei algum pau de software.

Uma semana depois o mesmo problema novamente. (...).

(...)

Depois desta visita a CCS o problema sumiu. (...)
Grande Abraço

Elton.

Por essas e por outras que to vendendo a Ranger e to procurando uma F-1000: Apenas dois fios: O do motor de partida e o do farol.

Esse monte de eletronica deixa qualquer um de paciencia cheia quando começa a dar problema. E ningueem sabe arrumar essas coisas. Especialmente as Concessionárias que andam extremamente incapazes de resolver qualquer problema.

Não dá para confiar.

Abraços

lcdalzoc
27/07/2012, 23:38
Por essas e por outras que to vendendo a Ranger e to procurando uma F-1000: Apenas dois fios: O do motor de partida e o do farol...

Daniel, compartilho de tua opinião.
Vou ficando com minha jabiraca que tem 3 fios: farol, motor de arranque e solenóide da BI.
Esse excesso de eletrônica me dá arrepios. Me imagino no meio do mato, a 200 km de qualquer vestígio de civilização, e ocorre uma frescurinha de ´bug´ na ECU do veículo que me impossibilite de seguir viagem?
Pro meu uso não serve...

Jera
28/07/2012, 01:05
galera......e daqui a uns 20-30 anos então?!?!? kkkkkkkk
acredito que teremos uns 80% de carros eletricos....aí q estaremos lascados mesmo.......nao precisaremos de mecanicos!!! mas sim de eletricistas!!! kkkkkkk

Daniel.Shimomoto
28/07/2012, 08:56
Daniel, compartilho de tua opinião.
Vou ficando com minha jabiraca que tem 3 fios: farol, motor de arranque e solenóide da BI.
Esse excesso de eletrônica me dá arrepios. Me imagino no meio do mato, a 200 km de qualquer vestígio de civilização, e ocorre uma frescurinha de ´bug´ na ECU do veículo que me impossibilite de seguir viagem?
Pro meu uso não serve...

Por isso que coloquei a venda. Aconteceu comigo panes eletricas diversas no Patrimonio de São Jorge, Alto Paraíso (GO). Depois em Brasilia (que por um lado foi muito legal pois reencontrei amigos como Pequeno Jr e Jera) e depois em Minas Gerais em um posto de gasolina no meio do nada, onde nem telefone celular pegava.

Fiquei irritado.

Abraços

André F
28/07/2012, 13:43
acredito que teremos uns 80% de carros eletricos....aí q estaremos lascados mesmo.......nao precisaremos de mecanicos!!! mas sim de eletricistas!!! kkkkkkk

verdade - e de programadores...
o próximo botão na viatura será o ctrl-alt-del

kkk

NOTLE
30/07/2012, 10:16

Acho que isso acontecerá antes!! kkkkkk

verdade - e de programadores...
o próximo botão na viatura será o ctrl-alt-del

kkk

hauhauahuah! Mas na Amarok já tem, pelo menos a minha!!!!!! kkkkk!!!! É só desligar e ligar novamente que para!!!!

NOTLE
30/07/2012, 10:22
Por essas e por outras que to vendendo a Ranger e to procurando uma F-1000: Apenas dois fios: O do motor de partida e o do farol.

Esse monte de eletronica deixa qualquer um de paciencia cheia quando começa a dar problema. E ningueem sabe arrumar essas coisas. Especialmente as Concessionárias que andam extremamente incapazes de resolver qualquer problema.

Não dá para confiar.

Abraços

É meu amigo vc tem toda razão!!! Só tenho porque ando no eixo SP/Rio e mesmo assim já passei raiva com um simples pau numa bomba de combustível uma vez!!! Mesmo na Dutra o guincho demorou 3 horas pra me atender!!!!

Esses carro novos nem tranco é recomendado!!!! Parou chama o eletricista e depois o mecânico, mas manda vir com um Note se não nada feito!! kkkk

Marcelo-HPE
30/07/2012, 11:52
È um excesso de eletrônica que só o fabricante domina , aí a picape dá problema e a único que entende é o fabricante , onde suas ccs não resolvem , e o sujeito fica na mão.
A verdade é que ainda não dá para confiar nessa tecnologia que prega a vw.

Imperador!
30/07/2012, 12:15
È um excesso de eletrônica que só o fabricante domina , aí a picape dá problema e a único que entende é o fabricante , onde suas ccs não resolvem , e o sujeito fica na mão.
A verdade é que ainda não dá para confiar nessa tecnologia que prega a vw.

Verdade! Por mais que se queira escapar disso, é a pura verdade!
O motor Amarok e o câmbio pode ter 2000 anos rodando na Europa, mas aqui no Brasil tá completando um ano (câmbio AT). E a equipe técnica das concessionárias, na grande maioria (98%), não tem sequer a capacidade de acompanhar os boletins técnicos da VW.

E aí fica naquela: motor bom, câmbio bom, carro confortável. Até que para! E quando para ninguém mais consegue botar pra rodar.

Dizíamos, na época do lançamento da Amarok, que ela só estaria estabilizada depois de 3 anos rodando pelo Brasil. Talvez seja um pouco mais, devido à qualidade da assistência técnica. Espero que isso não se repita com a nova Ranger, que também vem com toda a sopa de letrinhas da Amarok.

Eduardo Eustaquio
30/07/2012, 22:04
Eduardo,

Prezado Elton,

Esse problema começou muito intermitente e por isso demoramos a entender que era um problema realmente na camionete. Com o passar do tempo é que o problema foi ocorrendo sempre que estávamos no trânsito até chegar o momento que a camionete foi para a concessionária.

Falando em concessionária, hoje na concessionária Brasal em Brasília vimos mais uma Amarok Automática com a mesma questão, sendo que estavam concluindo a montagem do câmbio para a entrega ao seu proprietário nos próximos dias.

ANTONIO GABRIEL COSTA
30/07/2012, 22:43
Verdade! Por mais que se queira escapar disso, é a pura verdade!
O motor Amarok e o câmbio pode ter 2000 anos rodando na Europa, mas aqui no Brasil tá completando um ano (câmbio AT). E a equipe técnica das concessionárias, na grande maioria (98%), não tem sequer a capacidade de acompanhar os boletins técnicos da VW.

E aí fica naquela: motor bom, câmbio bom, carro confortável. Até que para! E quando para ninguém mais consegue botar pra rodar.

Dizíamos, na época do lançamento da Amarok, que ela só estaria estabilizada depois de 3 anos rodando pelo Brasil. Talvez seja um pouco mais, devido à qualidade da assistência técnica. Espero que isso não se repita com a nova Ranger, que também vem com toda a sopa de letrinhas da Amarok.

Vou esperar um pouco e ver o que vai acontecer com as novas rangers aqui do fórum e como a assistência técnica da ford vai resolver eventuais pepinos. Se der pau como tá dando a amarok, vou acabar esperando a hilux nova em 2014, espero que não dê, pois sinceramente em quesito pós-venda a toyota tem que ter um concorrente de peso.

Eduardo Eustaquio
12/08/2012, 23:08
Companheiros, primeiramente um feliz dia dos pais a todos do fórum.

Uma breve atualização a respeito da questão do câmbio.

Na última quinta-feira, dia 9 de agosto, recebemos a ligação da concessionária nos comunicando que a data programada para a entrega da Amarok, 13 de agosto não seria cumprida devido ao não recebimento do câmbio e outros equipamentos. O Câmbio chega essa semana na concessionária e a nova data estabelecida é da 17/08.

Aproveitando, busquei junto a amigos da família Bordin que são proprietários de concessionárias da Volkswagem, histórico de problemas referentes a câmbio na Amarok e o que me informaram é que até o momento, o que é sabido são de aproximadamente 8 Amaroks com problemas em todo o estado Parana.

Como outros companheiros já relataram, o grande problema até agora com a questão da Amarok é a completa falta de conhecimento técnico dos mecânicos e consultores técnicos. São raras as concessionárias da Vw que se sabem algo mais que a manutenção básica do veículo e isso tem chateado em demasia os proprietários das Amaroks em vários locais que passo em minhas viagens. Fora isso, caso você necessite de peças que não fazem parte do pacote de manutenção é outro problema que tem nos sombreado.

Espero que nessa sexta eu possa escrever aqui no fórum relatando a satisfação na devolução do veículos

NOTLE
15/08/2012, 19:53
Atualizando, segunda deixei minha VTR para revisão de 10 mil km, reclamei do problema do câmbio e a ccs informou que existia uma atualização do software que seria instalada, bem como a do motor (marcha lenta), esta última mesmo sem eu ter reclamado.

Peguei o carro hoje, não deu tempo de testar, em princípio o problema foi resolvido, no pequeno trecho que andei em transito pesado o câmbio não deu tranco, estando o carro frio e depois em temperatura normal. Só vou conseguir testar mesmo no fds.

Entretanto, o comportamento do carro está diferente, com menos ruido do motor. Peguei o carro pela manhã e estava frio e o castanhar do motor frio estava bem menor, em matéria de desempenho parece que ficou mais esperta, mas como o transito não estava lá esssas coisa não deu para testar bem, pode ser só impressão. Quando testar melhor atualizo.

pnsousa
16/08/2012, 12:53
Veículos diesel nessa faixa de preço, acredito em dois: toyota e land rover. A freelander tem preço parecido, e uma mecânica excepcional, não tenho dúvida de que serviria a maioria dos donos de amarok com vantagens. Já a toyota não preciso nem comentar.

Só pra desmistificar um pouco, amigo meu ia pra Fortaleza numa Land Rover Discovery 4 para fazer a revisão (carro de mais de 200K e com menos de 20Km rodados) e, do nada, numa parte de serra, super perigosa, o carro morreu. Ela tava viajando com a esposa, grávida ainda por cima. E teve que esperar reboque numa região praticamente deserta. Chegando na CSS, puto da vida, ele não quis mais saber do carro. Queria o dinheiro de volta mas arrumaram uma troca por um novo. Bom, já tenho vários relatos de LR dando defeito no motor e reza a lenda que eles não se adaptaram ao nosso diesel.

Pequeno jr
20/08/2012, 16:01
Só pra desmistificar um pouco, amigo meu ia pra Fortaleza numa Land Rover Discovery 4 para fazer a revisão (carro de mais de 200K e com menos de 20Km rodados) e, do nada, numa parte de serra, super perigosa, o carro morreu. Ela tava viajando com a esposa, grávida ainda por cima. E teve que esperar reboque numa região praticamente deserta. Chegando na CSS, puto da vida, ele não quis mais saber do carro. Queria o dinheiro de volta mas arrumaram uma troca por um novo. Bom, já tenho vários relatos de LR dando defeito no motor e reza a lenda que eles não se adaptaram ao nosso diesel.

O seu amigo não usa o Diesel S-50????

NOTLE
20/08/2012, 17:57
Atualizando ....

600 km pós revisão e problemas aparentemente resolvidos, pisca-pisca sumiu e câmbio não dá mais tranco. Vamos aguardar!!!

E o consumo na estrada ficou em 12 km/l andando próximo de 120 km/h. Na cidade transito tranquilo 8 a 9 km/l, no anda e para de SP (marginal-sexta-18h) 6 km/l.

neilsonhenriques
20/08/2012, 18:21

Defeito no motor, esse é o primeiro. Acompanho um grande fórum lá de fora (DISCO3.CO.UK - Index (http://www.disco3.co.uk)) e nunca vi ninguém reclamando de motor de Discovery defeituoso antes de 350.000 milhas (+- 600 mil km). Aliás, o motor é um dos pontos fortes da geração 3 e 4.

De qualquer forma, é um carro com muita tecnologia e complexidade não combina com robustez. Conheço pessoas com carros até mais caros (ML e X6) que o D4 que tiveram problemas de pane geral.

Defeitos nos softwares como os que vemos reportados aqui não é problema exclusivo da VW. Isso está rondando o mercado automotivo há algum tempo, mas como só carros de alto luxo tinham alguns itens como câmbios ZF moderníssimos, quase não se ouvia falar deles dada a quantidade de proprietários. Agora que está sendo colocado em outras categorias mais vendáveis é que a pipoca está estourando.

Isso é um momento passageiro da evolução tecnológica. Alguém abandonou a injeção eletrônica pra voltar pro carburador ?

Eduardo Eustaquio
22/08/2012, 00:53
Prezados,

Praticamente 1 mês depois, recebemos de volta a Amarok com seu câmbio devidamente trocado. Andamos apenas o trajeto da concessionária Saga até a casa de um parente, mas a primeira impressão é que a camionete está novamente zero quilômetro.

Comparando com o que li a respeito de manutenções do modelo Tiguan, onde ficam até 50 dias parados esperando peças, achamos que o prazo foi, de certa forma pequeno, pois com certeza a VW ainda não deve ter em estoque uma peça assim.

A.Tavora
23/08/2012, 12:14
Prezados,

Praticamente 1 mês depois, recebemos de volta a Amarok com seu câmbio devidamente trocado. Andamos apenas o trajeto da concessionária Saga até a casa de um parente, mas a primeira impressão é que a camionete está novamente zero quilômetro.

Comparando com o que li a respeito de manutenções do modelo Tiguan, onde ficam até 50 dias parados esperando peças, achamos que o prazo foi, de certa forma pequeno, pois com certeza a VW ainda não deve ter em estoque uma peça assim.

Eduardo, tudo bem?

Você recomendaria a compra da AMAROK, Particularmente você gostou e compraria? Motivo?

Grande abraço

A.Távora

Eduardo Eustaquio
02/09/2012, 23:10
Eduardo, tudo bem?

Você recomendaria a compra da AMAROK, Particularmente você gostou e compraria? Motivo?

Grande abraço

A.Távora

Prezado Távora,

Devo ter sido um dos primeiros a andar efetivamente com a Amarok. Desde o início, comentei com todos aqui no fórum que a camionete era a mais fantástica que eu já tinha andando até então. Da mesma forma que fiz os elogios à época, falei algumas coisas que hoje vejo que viraram realidade.

Uma das coisas que falei foi na falta de conhecimento dos concessionários da marca nesse tipo de veículo. Se você vai para fazer uma manutenção básica é uma coisa, mas se for algo mais sério, tenha muita paciência, pois com raras exceções, os mecânicos dos concessionários não tem tanto conhecimento assim para resolver os problemas. Não falo apenas pelos casos que ocorreram com as nossas duas Amaroks, mas também por casos que ocorreram com pessoas próximas da gente que vez ou outra tem passado por situações chatas.

Nesse momento, voltamos a estar satisfeitos com a Amarok, mas até quando ficaremos assim? Será que teremos mais surpresas com ela? Nós esperamos que só tenhamos que voltar nas concessionárias para fazer o básico de agora em diante.

Se eu indicaria a Amarok, claro que sim. Tudo o que depende é o tipo de uso, ainda mais essa versão AT que é muito boa para cidade. Já para uma utilização mais pesada, ou a pessoa foca numa Amarok com câmbio manual ou outras camionetes do mercado.

A.Tavora
03/09/2012, 11:25
Prezado Távora,

Devo ter sido um dos primeiros a andar efetivamente com a Amarok. Desde o início, comentei com todos aqui no fórum que a camionete era a mais fantástica que eu já tinha andando até então. Da mesma forma que fiz os elogios à época, falei algumas coisas que hoje vejo que viraram realidade.

Uma das coisas que falei foi na falta de conhecimento dos concessionários da marca nesse tipo de veículo. Se você vai para fazer uma manutenção básica é uma coisa, mas se for algo mais sério, tenha muita paciência, pois com raras exceções, os mecânicos dos concessionários não tem tanto conhecimento assim para resolver os problemas. Não falo apenas pelos casos que ocorreram com as nossas duas Amaroks, mas também por casos que ocorreram com pessoas próximas da gente que vez ou outra tem passado por situações chatas.

Nesse momento, voltamos a estar satisfeitos com a Amarok, mas até quando ficaremos assim? Será que teremos mais surpresas com ela? Nós esperamos que só tenhamos que voltar nas concessionárias para fazer o básico de agora em diante.

Se eu indicaria a Amarok, claro que sim. Tudo o que depende é o tipo de uso, ainda mais essa versão AT que é muito boa para cidade. Já para uma utilização mais pesada, ou a pessoa foca numa Amarok com câmbio manual ou outras camionetes do mercado.

Caro Eduardo,

Muito obrigado pela resposta e pelas informações. Na verdade, devo estar trocando minha TRITON(2009/10) em fevereiro ou março

de 2013, em novembro completa 3 anos e atualmente está com 54.000km rodados. Meu uso é na grande maioria na cidade e indo a

fazenda 2 a 3x no mês, rodo de asfalto 360 km até a entrada para a fazenda e 30 km de estrada de chão muito boa. Portanto,

considero tranquilo uma PKP aguentar 3 anos em minhas mãos.

Fui na feira agropecuária que acontece no mês de Agosto em Paragominas/PA e vi a NOVA RANGER, confesso que fiquei

decepcionado com a frente acanhada, estavam juntas a TRITON, FRONTIER E AMAROK, as pessoas iam ver a RANGER por

curiosidade apenas, o interior e a traseira sim, destacam-se. Aproveitei e entrei na AMAROK, fiquei satisfeito com as explicações e

com a tecnologia, vamos ver se até lá os mecanicos da VW melhoram.

Grande abraço

A.Távora

pnsousa
03/09/2012, 18:32
O seu amigo não usa o Diesel S-50????

não sei te dizer..mas acho q não

bom, a css demorou tanto para entregar um carro novo q ele desistiu.

deram pra ele uma S 10 CD LT 4x4 AT e mais uma parte em dinheiro.

pnsousa
03/09/2012, 18:38
Defeito no motor, esse é o primeiro. Acompanho um grande fórum lá de fora (DISCO3.CO.UK - Index (http://www.disco3.co.uk)) e nunca vi ninguém reclamando de motor de Discovery defeituoso antes de 350.000 milhas (+- 600 mil km). Aliás, o motor é um dos pontos fortes da geração 3 e 4.

De qualquer forma, é um carro com muita tecnologia e complexidade não combina com robustez. Conheço pessoas com carros até mais caros (ML e X6) que o D4 que tiveram problemas de pane geral.

Defeitos nos softwares como os que vemos reportados aqui não é problema exclusivo da VW. Isso está rondando o mercado automotivo há algum tempo, mas como só carros de alto luxo tinham alguns itens como câmbios ZF moderníssimos, quase não se ouvia falar deles dada a quantidade de proprietários. Agora que está sendo colocado em outras categorias mais vendáveis é que a pipoca está estourando.

Isso é um momento passageiro da evolução tecnológica. Alguém abandonou a injeção eletrônica pra voltar pro carburador ?

Então, aqui em Teresina não tem css LR daí o cara tem q ir para Fortaleza fazer revisões....mesmo assim tem muita LR rodando por aqui. Não sei aonde esse povo daqui tá achando essa grana toda até pq é um estado pobre. No caminho para o trabalho passo na BR que liga Teresina a Fortaleza e já vi várias LR de modelos diferentes sendo levadas por guincho. Claro q não dá pra saber o problema mas a quantidade me impressionou bastante.

Eduardo Eustaquio
07/09/2012, 12:48
Caro Eduardo,

Muito obrigado pela resposta e pelas informações. Na verdade, devo estar trocando minha TRITON(2009/10) em fevereiro ou março

de 2013, em novembro completa 3 anos e atualmente está com 54.000km rodados. Meu uso é na grande maioria na cidade e indo a

fazenda 2 a 3x no mês, rodo de asfalto 360 km até a entrada para a fazenda e 30 km de estrada de chão muito boa. Portanto,

considero tranquilo uma PKP aguentar 3 anos em minhas mãos.

Fui na feira agropecuária que acontece no mês de Agosto em Paragominas/PA e vi a NOVA RANGER, confesso que fiquei

decepcionado com a frente acanhada, estavam juntas a TRITON, FRONTIER E AMAROK, as pessoas iam ver a RANGER por

curiosidade apenas, o interior e a traseira sim, destacam-se. Aproveitei e entrei na AMAROK, fiquei satisfeito com as explicações e

com a tecnologia, vamos ver se até lá os mecanicos da VW melhoram.

Grande abraço

A.Távora

Prezado Távora,

Aqui em Goiânia as pessoas tem tido muito problemas com elas devido a concessionária. Em alguns casos, tem valido a dica do Fuketeiro em ir a Brasília e realizar a manutenção por lá. Por causa destes probleminhas, já vemos em número substancial as Amaroks em Garagistas sendo vendidas.

Se na tua cidade não há este tipo de problema, pode ser uma boa escolha. Além disso, é bem possível que o Fabricante estabilize os problemas da Amarok ainda em fase de construção e diminua bastante a incidência de casos que há nesse momento.

Diomedes Bastos
27/09/2012, 04:49
Quando vc referiu falha na marcha lenta...era do tipo ela se engasgar aumentar o giro e diminuir intermitentemente? A minha acontece quando ela ainda esta fria ando 200m paro no sinal e na lenta começa a engasgar/falhar chegando as vezes até apagar o motor....depois que esquenta o motor não falh mais...já fui 3x na concessionária endisseram que não há registro de falha no computador e não acham o problema!

NOTLE
27/09/2012, 06:47
A sua e automática? Se for tem atualização do software, aí para a tremedeira. Isso estava acontecendo nas automáticas, porém pelos relatos que tiveram aqui acho que nenhuma apagava só falhava.
A minha nunca deu essa falha, mesmo assim na revisão de 10 mil a ccs fez atualização.

Diomedes Bastos
27/09/2012, 07:04
A sua e automática? Se for tem atualização do software, aí para a tremedeira. Isso estava acontecendo nas automáticas, porém pelos relatos que tiveram aqui acho que nenhuma apagava só falhava.A minha nunca deu essa falha, mesmo assim na revisão de 10 mil a vcs fez atualização.Sim automatica 5.000 km, desde o segundo dia que peguei ela acontece isso do giro oscilar na lenta....e ela se treme toda mas só ate esquentar...detalhe não acontece sempre e de vez em quando! Vou ligar na concessionária pra saber sobre atualização de softer... Obrigado

Eduardo Eustaquio
21/12/2012, 01:09
Prezados,

Uma breve atualização: O caso dos trancos no momento da troca das marchas voltou de forma intermitente. A Amarok de meu irmão está com 62.300 quilômetros rodados, com uma boa utilização durante esse período, principalmente depois da chegada das chuvas na região centro oeste. A revisão dos 60.000 foi realizada na concessionária Tapajós de Palmas-TO.

Na revisão, informamos o problema dos trancos que já havia ocorrido e também a solução do caso, principalmente o da atualização de software que foi realizada. Infelizmente, não era de conhecimento da concessionária os procedimentos adotados, pois ainda não houve casos parecidos na região. O caso que anda ocorrendo na área deles é problema no turbo.

Para piorar ainda mais no diagnostico, as vezes passa-se 2, 3 ou mais dias sem haver o tranco e sem mais nem menos, o problema retorna por algum punhado de vezes. Como estamos no final do ano e teremos uma viagem com nossas famílias neste sábado, somente na primeira semana de janeiro é que a Amarok será levada a concessionária de Brasília para ajustes necessários.

Desde já desejo a todos os companheiros um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Oleskovicz
25/12/2012, 14:29
Realmente a Amarok é uma pick-up de respeito por conta de seu motor biturbo 2.0 diesel intercooler sua robustez e conforto incomparáveis mas tenho meus questionamentos visto que o novos modelos vem com uma indicação de uso de combústível, e esse diesel é o S50, dizem que a pick-up não roda com outros tipos de diesel, verdade ou mito? se for verdade gostaria de saber o motivo , desde já agradeço

gmilani
25/12/2012, 15:29
Realmente a Amarok é uma pick-up de respeito por conta de seu motor biturbo 2.0 diesel intercooler sua robustez e conforto incomparáveis mas tenho meus questionamentos visto que o novos modelos vem com uma indicação de uso de combústível, e esse diesel é o S50, dizem que a pick-up não roda com outros tipos de diesel, verdade ou mito? se for verdade gostaria de saber o motivo , desde já agradeço
Verdade a partir de 2012 TODAS as pickup's só podem usar s50, porem hilux e triton tem "tolerado"o uso de outro diesel, sem problemas de imediato. A amarok nao suporta outro diesel se nao o s50, motivo: o excesso de material particulado emitido pelo diesel com alto teor de enxofre danifica o filtro de particulas da amarok, com muita facilidade, defeito nao coberto pela garantia e com custo de 15.000.00 quinze mil latas pra arrumar!!!! NEM chegue perto de outro diesel que nao o s50 se tiver uma amarok 2012 ou posterior!!!!

Imperador!
25/12/2012, 17:24
Detalhe: usar o S50 nas Amarok pré-2012 acarreta desgaste prematuro da EGR. Ou seja: Amarok só com S50.

Pequeno jr
27/12/2012, 17:26

Bixo,

Infelizmente essa é a verdade. Todas só podem consumir o S-50, sendo que, (irei fazer um aditivo ao que o Gmilani comentou) Hilux, triton e Frontier tem tolerado outros tipos de Diesel sem problema algum.

A Nova Ranger ainda é uma incógnita, pois os poucos até agora usaram outros tipos de Diesel e ainda é cedo para dizer se há ou não problema.

A Amarok até o momento tem sido a mais sensível sobre a questão do Diesel diferente do S-50.

Bemenno
29/12/2012, 01:01
Primeiramente um feliz ano novo a todos

Com cerca de 8000km a minha Amarok começou com os sintomas relatados no tópico. Luz de manutenção acesa no painel e indicador das marchas, junto com o comportamento anormal de o conversor de torque trabalhar excessivamente, a camioneta quase nao desenvolver velocidade e a ausencia do freio motor.

Após duas visitas na concessionária (Guaibacar/Porto Alegre) já haviam trocado o software dela e segundo eles, o computador nao acusou nada.

o problema nao foi resolvido e piorou. o comportamento anormal dela que antes só estava presente quando acusava o erro no painel começou a acontecer todas as vezes que ligava ela, até atingir a temperatura de operação (após isso normalizava)

essa semana fui fazer a primeira revisão nela (10000) e resolvemos aprofundar para resolver o problema

foi conectado com a fábrica e constatado um erro de GERENCIAMENTO do conversor de torque, nada de mecânica.

segundo a própria VW, a orientação é simplesmente religar a camioneta quando o problema ocorrer.

estão desenvolvendo um novo software (com previsao de entrega para semana que vem), para resolver o problema.

voltarei à concessionária dia 4 e postarei o relato aqui.

Eduardo Eustaquio
16/01/2013, 18:04
Atualizando a situação do problema do Câmbio:

Com descrevi no meu último relato, deixamos para realizar a manutenção do câmbio em Brasília, logo quando retornarmos das férias de final de ano. A Caminhonete vou entregue a concessionária dia 6/01/2013 e recebemos o veículo ontem, dia 15/01/2013.

Como foi bem escrito pelo companheiro Bemenno na postagem acima desta minha, a VW desenvolveu um novo software para as Amarok Automática onde espera-se a correção definitiva destes problema dos trancos. Caso algum companheiro que já tenha realizado a atualização do software, tenha em seu veículo a volta do mesmo problema no câmbio, basta comentar desta nova atualização.

O Prazo em que a camionete ficou na concessionária deveu-se também para correções de alguns problemas que começaram a aparecer na Amarok onde cito:

- Entrada de poeira na cabine;
- Barulhos anormais na suspensão traseira e também na carroceria;
- Barulhos dentro da cabine, principalmente no banco traseiro;
- Vidro elétrico do passageiro parou de funcionar;
- Falha no sistema ABS.

Estes problemas que cito acima, foram identificados logo após a revisão dos 60.000. Retornamos o veículo na mesma concessionária onde foi realizada a revisão e os mesmos não tiveram a capacidade de resolver a questão. Entre a revisão de 60 e essa de 70, fomos em outras duas concessionárias no nordeste e os comentários dos consultores e mecânicos são os mais hostis do mundo.

Perguntas como: Vocês carregam carga neste veículo? Há o uso em fora de estrada? Vocês não estão dando uso severo ao veículo?

Em uma das concessionárias tiveram a capacidade de nos falar: Senhor, é possível que a garantia não cubra estas situações, pois numa breve avaliação o veículo aparenta que foi usado de forma severa em desacordo com a garantia da VW.

Todas estas frases e questões demonstram a péssima qualidade de diversos concessionários da Marca VW, principalmente em cidades do interior. Graças a Deus, todos os casos que menciono acima foram prontamente resolvidos pela concessionária Saga de Brasília, sem custos, sem burocracia e perda de tempo que tivemos em outros locais.

O caso acima descrevo apenas o caso da Amarok de meu irmão, sem contar a de meu filho que houve problemas parecidos e também o vazamento de óleo no diferencial traseiro, mas isso relato em outra área que é específica para tal no fórum.

Imperador!
16/01/2013, 19:34
Se a VW não tomar cuidado, vai ficar tão mal falada quanto a Mit no quesito pós-venda...

Pequeno jr
17/01/2013, 12:09
Se a VW não tomar cuidado, vai ficar tão mal falada quanto a Mit no quesito pós-venda...

x2!!! e so por causa de bobeiras

Costalonga
18/01/2013, 07:04

Porém os motores da Mit são "fáceis" de mexer e tem um custo de manutenção até barato, o da Amarok...

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

NOTLE
19/01/2013, 23:32
Nas duas revisões que fiz disseram ter feito atualização de software, e agora essa orientação de desligar e ligar o carro ..... Ta parecendo um notebook velho que tenho aqui e o Windows kkkkkkk

Brincadeiras a parte, na ultima atualização que fizeram a Vtr ficou fraca e gastona!!!

Pequeno jr
21/01/2013, 10:29
Nas duas revisões que fiz disseram ter feito atualização de software, e agora essa orientação de desligar e ligar o carro ..... Ta parecendo um notebook velho que tenho aqui e o Windows kkkkkkk

Brincadeiras a parte, na ultima atualização que fizeram a Vtr ficou fraca e gastona!!!

Duvidas

Essa atualização foi do Câmbio ou motor????

NOTLE
21/01/2013, 14:50
Duvidas

Essa atualização foi do Câmbio ou motor????

Segundo a ccs os dois.

Câmbio tenho certeza que mexeram, não tem mais tranco, mas ficou um buraco que não tinha, tipo um delay. Ás vezes demora um pouco para responder numa pisada mais forte, coisa que não acontecia antes da revisão. Já reclamei na ccs, e eles falaram que é simples só fazer um ajuste no software, vai saber qual. Foi ai que descobri que tinham atualizado tudo (motor e cambio) de novo (atualizaram na rev. de 10 mil (Julho) e na de 20 mil em (Novembro.). Ainda não tive tempo de retornar na ccs, tem que agendar blábláblá ... devo deixar para próxima revisão (30 mil) daqui a 1 mês.

Vou atualizando...

Abs,

Elton

Bemenno
23/01/2013, 01:17
Bueno, esqueci de atualizar aqui... mas vamos la

Depois da revisão dos 10.000KMs ela voltou perfeita. foram feitos mais 4000 e nenhum problema.

apenas feita a própria revisão, nada além disso. não cheguei nem a voltar na concessionária para mudar o software.

por enquanto vamos levando até aparecer algo novamente.

ERICSSON
05/03/2013, 15:59
Pessoal, meu nome é Ericsson.

Tenho uma Amarok AT/2012 com 4.000 Kms, comprada em Dezembro de 2012.

O primeiro problema apareceu com aproximadamente 300 Kms, que foi a entrada de água nos dois faróis, ao levar na ccs me disseram que não haviam encaixado direito uma vedação...

Logo a seguir começaram os problemas no câmbio, ou seja, o primeiro parecia uma falha no motor mas na verdade o câmbio ficou alternando de 1ª para 2ª e depois ficou piscando a bendita luz de serviço e a posição da transmissão no painel.
Levei na ccs e falaram da tal atualização de software, e na realização do mesmo não conseguiram a conclusão pois a central eletrônica dava erro. Resumindo trocaram a tal central de uma outa Amarok.
Dai mais uns dois dias o problema da bendita luz no painel voltou a piscar novamente, lembrando que na maioria das vezes era na parte da manhã com o motor frio. Pediram um central nova, fizeram a troca novamente, com a tal atualização e se não resolvesse o problema iriam trocar o câmbio.
Mais três dias depois o problema voltou novamente, com bendita luz no painel piscando, ou seja, a luz de serviço com a posição da transmissão no painel.
Ressalto ainda que não é sempre, mas o câmbio da pequenos trancos nas mudanças de 1ª p/ 2ª e vice-versa.
Levei novamente hoje (05/03/12) na ccs e coletaram uma amostra de óleo do câmbio para enviar a fábrica para uma análise, parece brincadeira mas é verdade. Vou ficar no aguardo para qual solução terei, já perdi a graça com Amarok apesar de ser um bom veículo para dirigir.

Abs. Ericsson - São José do Rio Preto - SP.

Pequeno jr
05/03/2013, 17:42
Pessoal, meu nome é Ericsson.

Tenho uma Amarok AT/2012 com 4.000 Kms, comprada em Dezembro de 2012.

O primeiro problema apareceu com aproximadamente 300 Kms, que foi a entrada de água nos dois faróis, ao levar na ccs me disseram que não haviam encaixado direito uma vedação...

Logo a seguir começaram os problemas no câmbio, ou seja, o primeiro parecia uma falha no motor mas na verdade o câmbio ficou alternando de 1ª para 2ª e depois ficou piscando a bendita luz de serviço e a posição da transmissão no painel.
Levei na ccs e falaram da tal atualização de software, e na realização do mesmo não conseguiram a conclusão pois a central eletrônica dava erro. Resumindo trocaram a tal central de uma outa Amarok.
Dai mais uns dois dias o problema da bendita luz no painel voltou a piscar novamente, lembrando que na maioria das vezes era na parte da manhã com o motor frio. Pediram um central nova, fizeram a troca novamente, com a tal atualização e se não resolvesse o problema iriam trocar o câmbio.
Mais três dias depois o problema voltou novamente, com bendita luz no painel piscando, ou seja, a luz de serviço com a posição da transmissão no painel.
Ressalto ainda que não é sempre, mas o câmbio da pequenos trancos nas mudanças de 1ª p/ 2ª e vice-versa.
Levei novamente hoje (05/03/12) na ccs e coletaram uma amostra de óleo do câmbio para enviar a fábrica para uma análise, parece brincadeira mas é verdade. Vou ficar no aguardo para qual solução terei, já perdi a graça com Amarok apesar de ser um bom veículo para dirigir.

Abs. Ericsson - São José do Rio Preto - SP.

Será que o câmbio da tua viatura não deu problema igual a do EE????

Se for isso, manda eles trocarem logo o câmbio todo e curte a viatura

NOTLE
05/03/2013, 20:11
Hoje peguei a VTR na revisão dos 30 mil km, fizeram mais uma atualização do software do motor, no câmbio não fizeram nada, continua 100%.

Quanto ao câmbio, conversando com o "Consultor", ele me mostrou um e-mail da fábrica informando sobre o tranco do câmbio 1 a 2 segundos depois da VTR parada, trata-se de uma característica do câmbio, devido ao desacoplamento do mesmo (Fuketero já postou isso la no blog da Amarok). Agora tranco durante as trocas de marcha na minha foi resolvido com a atualização de software na revisão dos 10 mil se não me engano.

FUKETEIRO
07/03/2013, 21:43
Acompanhando...hehe, abraço.

Costalonga
08/03/2013, 18:22
A Discovery 4 usa o mesmo cambio da Amarok, será que está dando estes mesmos problemas?
Afinal de contas a VW compra o cambio da ZF que é o mesmo da D4.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Pequeno jr
11/03/2013, 11:48
A Discovery 4 usa o mesmo cambio da Amarok, será que está dando estes mesmos problemas?
Afinal de contas a VW compra o cambio da ZF que é o mesmo da D4.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Isso está mais para casos isolados

Pena que aqui não tenham muitos proprietários de Discovery para falar da sua viatura.

ortenzi
20/03/2013, 15:01
Observei o tópico e resolvi dar o meu relato.

Peguei a minha AT em Dezembro passado. Aos 8000 km começou o problema de piscar o indicador da marcha e o símbolo de manutenção. Foi feita a atualização do software e nunca mais apareceu. Hoje está com 12000 km e minha única reclamação é o barulho do protetor de caçamba quando passa por terrenos com vibração. No mais, só alegria!

Abraços!

Renato Izzo
07/04/2013, 23:53
Hoje peguei a VTR na revisão dos 30 mil km, fizeram mais uma atualização do software do motor, no câmbio não fizeram nada, continua 100%.

Quanto ao câmbio, conversando com o "Consultor", ele me mostrou um e-mail da fábrica informando sobre o tranco do câmbio 1 a 2 segundos depois da VTR parada, trata-se de uma característica do câmbio, devido ao desacoplamento do mesmo (Fuketero já postou isso la no blog da Amarok). Agora tranco durante as trocas de marcha na minha foi resolvido com a atualização de software na revisão dos 10 mil se não me engano.

" Caro NOTLE, estou adquirindo uma amarok automática 12/12 usada (17.000km) e ao dar uma volta com o carro percebi que ele também apresenta este leve solavanco 2 segundos após para-lo completamente. Vi no post acima que você teve maiores informações sobre este problema/característica citando inclusive um outro post do FUKETERO no Blog da Amarok, porém não consegui encontrar este post.
A carro não apresenta nenhum outro solavanco nas mudanças da marcha, somente ao para-lo completamente (muito leve)

É isso mesmo? trata-se de uma característica do cambio? sem problemas?

FUKETEIRO
08/04/2013, 08:51
" Caro NOTLE, estou adquirindo uma amarok automática 12/12 usada (17.000km) e ao dar uma volta com o carro percebi que ele também apresenta este leve solavanco 2 segundos após para-lo completamente. Vi no post acima que você teve maiores informações sobre este problema/característica citando inclusive um outro post do FUKETERO no Blog da Amarok, porém não consegui encontrar este post.
A carro não apresenta nenhum outro solavanco nas mudanças da marcha, somente ao para-lo completamente (muito leve)

Olá, isso é uma característica do câmbio para fazer o desacoplamento do conversor para economizar combustível, abraço.

Renato Izzo
08/04/2013, 17:40
Olá, isso é uma característica do câmbio para fazer o desacoplamento do conversor para economizar combustível, abraço.

Ok. muito obrigado! vou busca-la essa semana!

NOTLE
23/04/2013, 23:27

Renato, desculpa a demora, provavelmente já esta com a viatura. Isso foi o que me falaram na ccs. A minha já esta com 36 mil km e sem problemas. Boa sorte com a VTR.

peco10
29/10/2013, 18:12
nestes ultimos modelos que estão saindo agora, ainda ocorrem este "problema" ??

e aproveitando a pergunta, vcs sabem se na amarok 2014 irá mudar algo ??

edival
29/10/2013, 21:08
A minha é HL 13/13, com 6000 km rodados, sem reclamação do cambio. A 2014 mudara pouca coisa. Luz branca no painel e novos botões de comando no volante (lado direito).

Edival

nestes ultimos modelos que estão saindo agora, ainda ocorrem este "problema" ??

e aproveitando a pergunta, vcs sabem se na amarok 2014 irá mudar algo ??

edival
29/10/2013, 21:27
No site Volkswagen Amarok 2014 já está sendo faturada nas concessionárias | Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-amarok-2014-ja-esta-sendo-faturada-nas-concessionarias/) tem mais novidades na 2014

A minha é HL 13/13, com 6000 km rodados, sem reclamação do cambio. A 2014 mudara pouca coisa. Luz branca no painel e novos botões de comando no volante (lado direito).

Edival

NOTLE
29/10/2013, 22:10
Minha ex Amarok rodei por 1 ano cerca de 50 mil km e sem problemas, a única coisa que fizeram foi atualização de software, além das revisões periódicas. Estou com uma HL 2013 com 2 meses, 7 mil km rodados e sem ocorrências.

Diego Ganzella
31/12/2013, 09:12
Galera peguei uma Amarok Automatica 2012 com 24.000 km, realmente quando vc para ele totalmente, ela dá um solavanco de 2 marcha para 1, entao isso é normal dela ?

Abraços

Pequeno jr
31/12/2013, 11:13
Galera peguei uma Amarok Automatica 2012 com 24.000 km, realmente quando vc para ele totalmente, ela dá um solavanco de 2 marcha para 1, entao isso é normal dela ?

Abraços

Esse é o problema que o povo fala ai pra cima

NOTLE
07/01/2014, 00:02

Abraços

Diego,

Leve em uma ccs e verifique se foram feitas as atualizações do câmbio e motor. Na minha HL/12 fizeram, e estes trancos diminuíram, porém não sumiu. A ccs apresentou um email da fábrica que falava ser normal, ocasionado pelo desacoplamento do câmbio?!?!?

Se verdade ou não não sei, mas na atual HL/13 c 12 mil km não apresentou os problemas da anterior, que foram resolvidos c atualização dos softwares de motor e câmbio!

luizão pereira
03/11/2014, 23:16

Quanto ao câmbio, conversando com o "Consultor", ele me mostrou um e-mail da fábrica informando sobre o tranco do câmbio 1 a 2 segundos depois da VTR parada, trata-se de uma característica do câmbio, devido ao desacoplamento do mesmo (Fuketero já postou isso la no blog da Amarok). Agora tranco durante as trocas de marcha na minha foi resolvido com a atualização de software na revisão dos 10 mil se não me engano.Prezado na minha acontece isso quando paro a vtr e coloco na posição N, nunca me preocupei, mas agora que vi as informações deste tópico criado pelo EE, vou pedir pra ver se tá tudo ok na próxima revisão em janeiro/15. Ela tem 1 ano e 4 meses de uso e está com 11.200 km.

NOTLE
04/11/2014, 11:59
Luizão,

Isso q relatei acontecia na 12/12, na 13/13 não acontece. Os trancos aconteciam quando parava numa esquina ou semáforo por exemplo, após alguns segundos sentia um tranco, tipo algum carro dando uma leve batida na traseira da VTR. Segundo o Consultor era o desacoplamento do cambio, característica do veiculo. Porém na 13/13 não acontece ou se acontece é imperceptível!!!

Na 12/12 acontecia um tranco nas mudanças de marcha da 1ª p/ 2ª ou nas reduções de 2ª p/ 1ª, isso foi resolvido com a reprogramação do cambio.

Abs

Elton

luizão pereira
04/11/2014, 13:37
Luizão,

Isso q relatei acontecia na 12/12, na 13/13 não acontece. Os trancos aconteciam quando parava numa esquina ou semáforo por exemplo, após alguns segundos sentia um tranco, tipo algum carro dando uma leve batida na traseira da VTR. Segundo o Consultor era o desacoplamento do cambio, característica do veiculo. Porém na 13/13 não acontece ou se acontece é imperceptível!!!

Na 12/12 acontecia um tranco nas mudanças de marcha da 1ª p/ 2ª ou nas reduções de 2ª p/ 1ª, isso foi resolvido com a reprogramação do cambio.

Abs

Elton
Realmente prezado, é um tranco muito leve quando se posiciona de D1 para N, na parada da vtr em semáforos ou qualquer outra parada rápida. De R para N também ocorre um tranquinho, quase imperceptível. De qualquer maneira to ligado no Forum. Muito obrigado pela atenção!

ttimhcsbb
15/11/2014, 16:38
Amigos,

Estou tendo o mesmo problema: Pisca pisca intermitente no painel (Indicador de Marchas e Chave de boca), ausência de freio motor em descidas, fazendo com que tenha que utilizar muito freio, e ainda, trancos (solavancos) entre a 1ª e 2ª marcha, e vice-versa, ou mesmo parado.

Noto essas situações pela manhã, com temperatura ambiente mais fria, ou mesmo com temperatura ambiente mais quente, mas com o motor frio. Quando atinge temperatura de aproximadamente 90º, param os problemas, à exceção da ausência de freio motor.

Quem teve esse problema, teve como solução a troca do câmbio? Algum risco na rodagem com esses problemas aparentes?

Obrigado pela ajuda.

Amarok HL 12/12 AT

Recall realizados: 23K8 - 13F8 - 20T6

FEJUNIOR
29/03/2017, 12:00
Bom dia!

minha AMAROK também apresentou tais trancos nas reduções de marcha da 2ª para a 1ª, geralmente no transito ao ir parando.
ela está com 17.000km, a concecionária até agora não tem um diagnóstico preciso do que acontece. como pode uma fábrica não saber por onde começar para consertar um câmbio!! irritado

JrMachanosque
28/07/2019, 14:58
Tenho esse mesmo problema, e a css fala que é característico da Amarok!

Você conseguiu solucionar esse problema ?

Mario André
04/03/2023, 20:31
Boa noite
Tenho amarok v6 comprei faz pouco tempo e quando vou dado com ele parece que ela da uma deslocada até achei que fosse o banco que ia pra trás mas não é, alguém teve ou sabe que problema é esse?