danielbertoldo
09/01/2013, 10:36
359705
265/75
ficou bom, não raspa, o consumo antes eu fiz uma média nos originais, somente em estrada, e baixou 0,5 km/l em relação ao anterior, talvez pelo modo de rodar tbm.
Fiz uma m´dia de 11,8 km/l, em estrada sem passar de 110 km/h
espero ter ajudado!!!!
Bom dia, vocês colocaram o pneu 265/75R16 (All Terrain) na Ranger (sem ser a Nova Ranger)? Eu pergunto isto, pois também pensei nisto, porém a maior parte do pessoal fala que não dá (não cabe), ou seja, eu teria que fazer BD. Minha Ranger é 2008 Cab. Dupla.
Não tenho interesse em fazer neste carro BD, mesmo porque é 4X2, porém estou preocupado em colocar estes pneus e pegar em alguma parte do carro.
Não tenho interesse em mexer em nada com relação a aumento da suspensão.
Fico no aguardo do posicionamento dos experts no assunto.
Valeu pessoal!
lfschmitz
18/01/2013, 20:38
Só lembrando um detalhe:
Os pneus 265/75R16 equivalem a um alongamento da relação final de transmissão da ordem de 7,26%.
Não se pode esquecer disso ao calcular o consumo: em uma viagem em que o hodômetro marque 100km com os pneus maiores, marcaria 107km com os pneus originais.
Parece pouco?
Em um tanque que roda 500km, se o hodômetro não for aferido, a autonomia cairia 35km, para 465km. Dá a impressão de que o tanque "rende menos".
E, levando a conta adiante, se a média de consumo cair de 8km/L para 7,5km/l, ainda é a mesma coisa. Não se trata de uma piora real do consumo, apenas um reflexo da alteração da relação final.
Como a Ranger Duratec tem as primeiras duas marchas bem curtas e trata-se de um motor com torque razoável em um carro bastante leve (apenas 1500kg - um peso-pena entre as picapes), o alongamento final da relação de transmissão de menos de 8% não prejudicará a dirigibilidade - exceto, claro, se for tentar arrancar num aclive com o carro bem carregado. Aí, haja embreagem...
Caso o uso do carro seja mais intenso e ele se mostre "frouxo" devido à relação 4,56 original do diferencial (9x41) do diferencial, é só trocar o conjunto C&P por um 9x44 (relação de 4,88), para ficar com a mesma força da original (compensa o aumento do diâmetro dos pneus, deixando a relação final praticamente equivalente à original).
E, como o Dana 44 tem trocentas opções de conjunto de C&P, pode-se até usar um mais curto. Um conjunto 8x43 (5,38), p.ex., associada aos pneus 265x75R16, deixaria a relação 10% mais curta do que a original. Como a 5ª da Ranger é overdrive, não teria o problema de "esgoelar" em viagem: a diferença é que a 5ª marcha deixaria de ser overdrive para ser uma marcha "de força".
Como eu estou desocupado e gosto de fazer contas/tabelas, seguem abaixo as comparações:
Original (pneus 245/70R16)
Relação de diferencial
4,56
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
8,3
12,5
16,7
20,8
25,0
29,2
33,3
37,5
41,7
45,8
2
2,202
14,1
21,1
28,1
35,2
42,2
49,2
56,3
63,3
70,3
77,4
3
1,497
20,7
31,0
41,4
51,7
62,1
72,4
82,8
93,1
103,5
113,8
4
1
31,0
46,5
62,0
77,4
92,9
108,4
123,9
139,4
154,9
170,4
5
0,791
39,2
58,7
78,3
97,9
117,5
137,1
156,6
176,2
195,8
215,4
Com pneus 265/75R16
Relação de diferencial
4,56
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
8,9
13,4
17,9
22,3
26,8
31,3
35,8
40,2
44,7
49,2
2
2,202
15,1
22,6
30,2
37,7
45,3
52,8
60,4
67,9
75,5
83,0
3
1,497
22,2
33,3
44,4
55,5
66,6
77,7
88,8
99,9
111,0
122,1
4
1
33,2
49,8
66,5
83,1
99,7
116,3
132,9
149,5
166,1
182,8
5
0,791
42,0
63,0
84,0
105,0
126,0
147,0
168,0
189,0
210,0
231,1
Com pneus 265/70R16 e relação mais curta:
Relação de diferencial
5,38
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
7,6
11,4
15,2
18,9
22,7
26,5
30,3
34,1
37,9
41,7
2
2,202
12,8
19,2
25,6
32,0
38,4
44,8
51,2
57,6
64,0
70,3
3
1,497
18,8
28,2
37,6
47,0
56,4
65,8
75,3
84,7
94,1
103,5
4
1
28,2
42,2
56,3
70,4
84,5
98,6
112,7
126,7
140,8
154,9
5
0,791
35,6
53,4
71,2
89,0
106,8
124,6
142,4
160,2
178,0
195,8
A 120km/h (reais / aferidos), com essa relação curta e os pneus maiores, a rotação seria de cerca de 3450rpm, ante 3050rpm da original. E a força seria BEM interessante, particularmente se associada a um diferencial blocante. Eu já dirigi uma XLS CS Duratec com pneuzinhos originais (Firestone FSR 235/75R15) na lama e sei que não é um carro "pato", principalmente devido ao baixo peso da dianteira. Com pneus Mud e bloqueio, provavelmente será necessário um baita de um brejo pra fazê-la atolar.
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