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Ver Versão Completa : Legalização e instalação da Rural Diesel



Flavio Torres
06/08/2005, 21:46
Olá Pessoal :D

Sou novo no pedaço, e gostaria de umas idéias de vocês, que tenho lido o fórum, e visto que tem neguinho féra aquí.

Estou pensando em comprar uma rural, e adaptar para Diesel.

Pergunto:
:arrow: Qual o melhor motor (custo benefício).
:arrow: A legalização é fácil, ou muito complicado.

Valeu.

[]s. Flavio Torres.

Cícero Franco
08/08/2005, 10:40
Flávio, pesquisa no forum que tem bastante coisa sobre motor diesel. Eu adaptei a minha e fiz todo o processo de legalização no RS, mais especificamente em POA, pq em SC eles não emplacam. No RS não tem problema. O ideal é ter um bom despachante prá fazer isto, pq tem que ir com a Rural à gasolina no Detran e no Inmetro e depois de conseguir a autorização, baseado em que a Rural é um jeep 4x4, fazer a adaptação e levar de novo no Inmetro e no Detran. É demorado e chato, mas dá prá fazer sim.
Qto ao motor, a Potranca e diversas outras usam o Maxion 2.5TD. É o mesmo motor que equipa a S10, o Land Rover, a Nissan, a Sprinter, a Ranger e diversos outros veículos do mesmo porte. Cabe direitinho no cofre da Rural.
Dá uma pesquisada que tem muito papo a respeito.

[]s e boa sorte!

Flavio Torres
08/08/2005, 12:19
Valeu Cícero :D
Já é uma luz.
Estou procurando uma Rural inteira, e logo vou começar minha jornada. Com certeza postarei passo a passo.

Obrigado

[]s.

Flavio Torres.

Flavio Torres
08/08/2005, 16:50
E a caixa, qual a melhor para ésta viatura :?: :?:

Será que dá para botar a Clarck da S10. Com 5 marchas?



[]s

Flavio Torres.

Cícero Franco
08/08/2005, 17:21
Dá. Eu uso a caixa da Sprinter. Aí foi adaptada a reduzida da própria rural. Eu tenho no meu album as fotos da adaptação.

[]s

Flavio Torres
08/08/2005, 17:49
Aonde Cicero :roll:

Não achei, me passa o link?

Valeu.

Flavio Torres.

Cícero Franco
08/08/2005, 17:56
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=342

Flavio Torres
08/08/2005, 18:27
Muito show a Potranca. :shock:

Parabéns.

[]s.

Flavio torres.

Flavio Torres
12/08/2005, 19:34
Erro.

Flavio Torres
12/08/2005, 19:35
Cícero, gostaria de maiores detalhes na adaptação da caixa da sprinter na caixa de redução da rural, poderia me mandar mais fótos por mp. Gostei muito da tua idéia deste motor, e acho que vou seguir. Só falta juntar as latinhas, mas se tudo der certo, até o fim do ano, eu compro minha viatura.

Abraços Ruralistas.

Flavio Torres.

Cícero Franco
13/08/2005, 10:32
Flávio, as fotoss que tenho são as que estão postadas. Foi feito o seguinte: um fechamento com rolamento para a caixa de redução. Aí ela ficou independende da caixa de câmbio. Ela foi colocada mais atrás, de modo que a distância origal entre o diferencial dianteiro e a caixa ficasse igual à distância entre a caixa na nova posição e o diferencial traseiro. Com isto, se pode utilizar o cardã dianteiro no lugar do traseiro. Do mesmo modo o cardã traseiro foi para o lugar do dianteiro. Inverteu-se só os cardãs. Bom, no final foi feito um cardãzinho conectando a nova caixa da câmbio na reduzida. Parece que no Land Rover ou num outro que não me lembro é assim. Ficou bom. Apenas notei que para engatar a tração e a reduzida a alavanca, que se manteve a original da Rural, ficou mais dura, mas isto é devido ao aumento da alavanca para atingir a reduzida que ficou bem mais para trás.

Ah, tu moras em S. Xico, né? Talvez eu passe por aí no final desta semana, mas entro em contato antes.

[]s

Cícero

Flavio Torres
14/08/2005, 17:28
Beleza Cícero. :D

Fico no aguardo, aí eu vejo pessoalmente. Mas agora eu entendí a tua idéia. é muito boa, dá para colocar qualquer caixa.

Quando vieres meavisa que te mando meus fones em mp.

Um abraço.

Flavio Torres.

Cícero Franco
15/08/2005, 08:41
Falou, Flávio. Se eu subir neste semana te aviso!

[]s

fernandão
15/08/2005, 12:02
Cícero Franco, me diga uma coisa estou en negociação com um motor desse pra
colocar na minha rural :!: e eu tenho algumas duvidas e como vc tem esse motor poderia me
ajudar quanto a elas :?: :mrgreen:

:arrow: como anda a rural com esse motor ?
:arrow: na estrada ela perde velocidade ? ou mantem velocidades constantes em subida e descida ?
:arrow: dá pra viajar puxando um cj e manter uma media de velocide legal ? até 100 KM/H ?
:arrow: qual a media de consumo ?

as maiores duvidas são essas pois me falaram que esse motor é muito chocho :shock: o que eu acrdito não ser verdade :pensativo:

[]´s desculpe tantas perguntas :concordo:

Cícero Franco
15/08/2005, 12:24
Vamolá, Fernandão!

Este motor anda muito bem. Nas subidas eu fica dando bafo na nuca de qualquer carrinho 1.0.
Ando a uns 100, 120km/h sem esguelar o motor. Acho que dá prá puxar um CJ sem problemas.
Ela tá fazendo uns 12 km/l na estrada com movimento (Fpolis - P. Alegre), pegando uns 300 km de pista única com muito caminhão e 200 km de estrada boa com menos movimento. Numa vez que andei mais na maciota chegou a fazer 14 km/l.

Quem é que falou que é chocho este motor? Vai ver tá comparando com um 3.0. Bem, aí sim fica chocho. Mas dá perfeitamente para o gasto.... Estou bastante contente com ele. Foi o tipo da adaptação bem feita e que não me arrependo.

[]s

paulo bonilha
16/09/2005, 00:17
CÍCERO, NO DOCUMENTO DA SUA RURAL CONSTA A RURAL SER 4X4 - A MINHA É 73 E 4X2, E ESTÁ ESCRITO - PASAGEIROS AUTOMÓVEL, SERÁ QUE AINDA ASSIM EU CONSIGO LEGALIZAR A MECÂNICA A DIESEL?????

Cícero Franco
16/09/2005, 08:35
Não. Tem que ser 4x4. Se a tua é 4x4, embora o documento esteja 4x2, tens que solicitar autorização para mudar para 4x4 e aí, depois disto feito, mudar para diesel.

[]s

André-4WD
16/09/2005, 09:25
Salve,
Tenho uma Rural 64, 4x4 de fábrica (modelo 8222) e consta nos documentos:

Fabricação/Modelo: 1964/1964 Marca: FORD/RURAL WILLYS
Procedência: NACIONAL Tipo: CAMIONETA
Espécie: MISTO Combustível: GASOLINA
Cor: VERDE Categoria: PARTICULAR
Lotação: 5 pessoas Cap. carga: 0,40 t

Ou seja, nao foi considerada como utilitario. Penso que para colocar um diesel futuramente nela eu deveria primeiramente mudar a categoria e depois entrar com o processo de troca de motor. Correto?
agora lembrei da tampa traseira de fibra com o logo JEEP..


Outro detalhe da ignorância do DETRAN e cia. ltda a respeito de carros antigos: Alguém já viu um Rural 64 fabricada pela FORD??? Acho q a minha é uma raridade!!
:mrgreen:

Cícero Franco
16/09/2005, 09:37
Ah, na documentação aparece qualquer coisa: a minha é uma Rural Willys Ford! É que nem tomar uma Brahma da Skol.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

COLOMBO1
01/10/2005, 01:32
Cicero e no meu caso, que tenho uma rural q consta caminhoneta willys overland , não tendo mais nada de 4x2 ou 4x4. sera q posso passa-la para diesel?

Cícero Franco
01/10/2005, 08:36
Ela é 4x4? Então pode!

[]s

Zepi
10/10/2005, 16:39
QUALQUER VEÍCULO QUE TENHA TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS E CAIXA DE REDUÇÃO ORIGINAIS PODE RECEBER O DIESEL,CONFORME PORTARIA DO DETRAN.