Ver Versão Completa : Discovery 3 HSE 2005 vibrando a caixa ao acelerar forte
joaocarneirocunha
18/07/2012, 07:53
Bom dia, meu pai tem um Discovery 3 HSE Diesel 2005 que já esta bem rodadinha, 200mkm, sempre impecável nas revisões feitas na própria concessionária, ele é daquele que não quer saber se vale a pena ou não, manda fazer tudo. Como o preço de mercado esta muito baixo e a confiança nela é 99% pois acabou de colocar um motor novo, pretende usar por bastante tempo ainda.
O problema é que a algum tempo ela vibra ao arrancar com força, ou acelerar em uma ultrapassagem, esse vibrar parece que vem da caixa como se tivesse “embreagem” patinando.
Imagino que as possibilidades são muitas, então minha idéia é ver se no fórum alguem já teve esse problema ou algo semelhante, a princípio parece a caixa mais nunca se sabe.
Abraços.
João.
joaocarneirocunha
18/07/2012, 08:22
esse meu post é apenas para marcar recebimento de aviso se houver alguma resposta.
obrigado.
neilsonhenriques
18/07/2012, 11:13
João,
Esse carro, com apenas 200.000 km precisou de um motor novo ? :shock:
A única vez que vi isso acontecer eram os calços do motor que já estavam desgastados e acontecia exatamente nessas circunstâncias que você colocou, ou seja, quando a máquina era exigida.
:concordo:
Neilson
joaocarneirocunha
18/07/2012, 11:31
Pois é, com 110mkm foi a turbina, com 200mkm foi o motor, mas o problema foi que vasou água e o motora não tirou o pé a tempo, procurou um posto.
Obrigado pela dica.
Coloca um sensor de nível de água pelo menos ... ou um watchdog para monitorar.
*O volante fica chacoalhando como se o carro estivesse desbalanceado também??
Abraço!
joaocarneirocunha
18/07/2012, 12:59
Não amigo, apenas a sensação de vibração na caixa, volante normal.
Rones Jr
18/07/2012, 14:04
Se ajuda....no Niva eram os calços e junta elástica, na Cherokee Sport eram as cruzetas e os calços do motor, na Galloper foram os calços da Caixa Auto....na Disco 2 TD5....ainda não foi nada...mas as suspensão a ar...
Renato Franco
18/07/2012, 20:22
Pois é, com 110mkm foi a turbina, com 200mkm foi o motor, mas o problema foi que vasou água e o motora não tirou o pé a tempo, procurou um posto.
Obrigado pela dica.
Olá amigo,
Desculpe a curiosidade "mórbida", mas quanto ficou a brincadeira do motor?
Abs.
joaocarneirocunha
20/07/2012, 07:43
apenas 30mil, mas foi trocado praticamente tudo, mangueiras, correias, bombas, etc... só ficou a eletronica na frente.
João,
podem ser algumas coisas:
1) coxins do motor e powertrain (minha primeira aposta)
2) alinhamento dos cardans ou estado de suas juntas (cruzetas ou homocinéticas)
3) ajuste da injeção, balanceamento da injeção e cadastro dos bicos injetores junto a ECU (sim isso existe nos motores eletrônicos e está no manual do motor). Podem ter feito alguma besteira ao manter a eletrônica de um motor no motor novo. Não é só trocar, é importante cadastrar os bicos e balancear a injeção, por cada bico é um bico, razão pela qual sem com um código que deve ser cadastrado na ECU.
Abraços
Clemente
Bom dia, meu pai tem um Discovery 3 HSE Diesel 2005 que já esta bem rodadinha, 200mkm, sempre impecável nas revisões feitas na própria concessionária, ele é daquele que não quer saber se vale a pena ou não, manda fazer tudo. Como o preço de mercado esta muito baixo e a confiança nela é 99% pois acabou de colocar um motor novo, pretende usar por bastante tempo ainda.
O problema é que a algum tempo ela vibra ao arrancar com força, ou acelerar em uma ultrapassagem, esse vibrar parece que vem da caixa como se tivesse “embreagem” patinando.
Imagino que as possibilidades são muitas, então minha idéia é ver se no fórum alguem já teve esse problema ou algo semelhante, a princípio parece a caixa mais nunca se sabe.
Abraços.
João.
joaocarneirocunha
20/07/2012, 12:56
Obrigado pelas dicas, vamos investigar tudo o que foi sugerido. O problema já estava antes da troca do motor, pensamos que resolveria na troca mas continuou igual.
abraços.
359905João,
andei lendo um pouco na web sobre este assunto.
Todos os fóruns são categóricos; esta vibração é sinal de envelhecimento do óleo do câmbio. Você deve trocar o óleo o quanto antes, sob pena de a caixa sofrer maiores danos:
O óleo recomendado é o SHELL 1374.5 (apenas na concessionária)
ou o
ZF LIFEGUARD 6
Você deve encontrar este óleo nas autorizadas ZF.
Após a troca do óleo deve-se andar 10km e completar o nível. Esta operação deve ser repetida três vezes e não duas, como recomenda o manual.
Aproveite e troque o filtro da caixa de transmissão.
A Paddock vende todo o kit:
DA6085 | Automatic Transmission Fluid Change Kit (http://www.paddockspares.com/da6085-automatic-transmission-fluid-change-kit.html)
Segue um PDF com as instruções para conferir o nível do óleo da caixa automática.
359905
359905
Manual LR (troca do filtro):
Instructions to change filter for Auto TDV6
Fluid Pan, Gasket and Filter (44.24.04)
Removal
1 . Disconnect the battery ground cable.
For additional information, refer to : Battery, Mounting and Cables, 414-01.
2 . WARNING : Do not work on or under a vehicle supported only by a jack. Always support the vehicle on safety stands.
Raise and support the vehicle.
3 . Remove the transmission heat shield. Remove the four retaining bolts.
4 . Release the selector cable from its abutment bracket.
5 . Remove the transmission heat shield bracket. Remove the four retaining bolts.
6 . Drain the transmission fluid.
For additional information, refer to : Automatic Transmission/Tranaxle-2.7L, 307-01C.
7 . CAUTION : Protect the engine during this operation.
Raise the RH side of the engine by approximately 35 mm (1.38 in). Use a transmission jack.
Remove and discard the two retaining bolts.
8 . Remove the fluid pan, gasket and filter. Position a container to collect the fluid spillage.
Remove the 21 Torx screws.
Remove and if necessary, discard the seal.
Discard the O-ring seal.
Installation
1 . Install the fluid pan, gasket and filter. Clean the components mating faces.
Install a new O-ring seal.
Tighten the Torx screws to 8 Nm (6 lb.ft).
2 . Lower the RH side of the engine. Remove the transmission jack.
Install new engine mounting retaining bolts and tighten to 45 Nm (33 lb.ft).
3 . Install the transmission heat shield bracket. Install the four retaining bolts and tighten to 10 Nm (7 lb.ft).
4 . Install the selector cable to its abutment bracket.
5 . Install the transmission heat shield. Install the four retaining bolts and tighten to 10 Nm (7 lb.ft).
6 . Connect the battery ground cable.
For additional information, refer to : Battery, Mounting and Cables, 414-01.
7 . Refill the transmision with fluid.
Troca do óleo:
DISCO3.CO.UK - View topic - FILO's autobox oil change (http://www.disco3.co.uk/forum/topic55010.html)
ou:
This is the official methodoly from LR for TDV6:
Transmission Fluid Drain and Refill (44.24.02)
WARNING: Observe due care when draining transmission fluid as the fluid can be very hot.
WARNING: Observe due care when working near a hot exhaust system.
1 . WARNING: Do not work on or under a vehicle supported only by a jack. Always support the vehicle on safety stands.
Raise and support the vehicle.
2 . Remove the transmission undershield.
Remove the 6 bolts.
3 . If installed, remove the transmission heat shield.
Remove the 4 bolts.
4 . Remove the transmission support insulator through-bolt.
Raise the transmission to gain access to the fluid drain plug.
5 . Clean the area around the transmission fluid drain and filler plugs.
6 . Place a container under the transmission.
7 . WARNING: Observe due care when draining transmission fluid as the fluid can be very hot.
WARNING: Observe due care when working near a hot exhaust system.
Remove the transmission fluid filler/level plug.
Remove and discard the sealing washer.
8 . Remove the transmission fluid drain plug.
Remove and discard the sealing washer.
Allow the fluid to drain.
9 . Install the transmission fluid drain plug and tighten to 9 Nm (7 lb.ft).
Install a new sealing washer.
10 . Install the transmission support insulator through-bolt and tighten to 175 Nm (129 lb.ft).
Lower the transmission.
11 . Add 3.5 to 4 litres of the correct transmission fluid, or until a small thread of fluid runs from the filler/level hole.
12 . Check and top-up the transmission fluid level.
Abraços
Clemente
Obrigado pelas dicas, vamos investigar tudo o que foi sugerido. O problema já estava antes da troca do motor, pensamos que resolveria na troca mas continuou igual.
abraços.
joao cj3a
20/07/2012, 16:30
por falar e oleo a minha disco 2 esta com uma coisa interessante no canbio qutomatico, suspeito que seja o conversor mas vamos ver se alguem já teve este problema e pode me ajudar, em alguam rara circunstacias, já ocorreu umas 5 ou 6 vezes desde o começo do ano eu engato a marcha para o D ou R e o carro não anad acelero um poiquinho e ele parece que "engata" a embreagem e sai ... mistérios rsrsr alguem tem alguma dicado que pode ser?
joaocarneirocunha
24/07/2012, 07:11
Obrigado a todos que ajudaram de alguma forma, assim que tiver novidades dos testes posto ai.
Renato Franco
16/07/2013, 21:55
Obrigado a todos que ajudaram de alguma forma, assim que tiver novidades dos testes posto ai.Olá amigos, já toquei no assunto no tópico genérico da Discovery 3, mas encontrei esse aqui que trata especificamente do problema que estou enfrentando.Já checamos os coxins (o pessoal da ccs disse que são hidráulicos, e uma verificação visual já apontaria se há vazamentos - procede?), o cardã foi substituído por outro e não resolveu, o diferencial não ronca (hipótese apontada pelo Ronald, via telefone), só que ainda NÃO troquei o óleo do câmbio, pois foi trocado a apenas 14.000 km, e a ccs jura de pés juntos que colocou o óleo certo?Alguém tem mais alguma ideia? Troco o óleo de novo para ver o que acontece?Qual foi a solução do joãocarneirocunha???Abraços.
Renato Franco
03/12/2013, 13:00
A Smigos,
Novamente voltando ao tópico específico, embora já tenha tocado no tema no tópico genérico da Disco 3, continua a novela mexicana das vibrações na transmissão. O último capítulo foi a troca de óleo do câmbio. Por um tempo, sumiram, depois de uns 1.000 km, começaram aparecer gradativamente, e agora estão muito piores do que estavamantes da troca, em praticamente qualquer situação entre 1.500 e 2.000 rpm a vibração ocorre, depois que o carro está quente (com o óleo frio, curiosamente, elas não ocorrem). Exceto as vibrações, o câmbio funciona normalmente, o carro acelera normal, não há mensagem de erro nem no painel nem no aparelho.
Ninguém por aqui soube me dar uma explicação plausível, nem o suposto especialista em transmissões automáticas da cidade.
Falando com o Fraga, em SP, ele disse que isso é sintoma de desgaste dos multidiscos da transmissão (os tais compósitos), e que a troca de óleo normalmente agrava os sintomas, pois ao introduzir o óleo com a viscosidade original, mais baixa, sem as contaminações inerentes ao desgaste dos discos, ele não fica "mascarado" pelo óleo mais grosso. Disse que tem duas soluções: utilizar um produto que é adicionado no ATF e que elimina estas vibrações ajustando a viscosidade do óleo para o câmbio desgastado, ou reformar o câmbio, trocando os discos, reparo que sai, evidentemente bem mais caro.
Consultando os sites dos companheiros ingleses e sul-africanos, muitos usam um tal de Dr. Tranny, da Lubegard, narrando problemas idênticos ao meu, e afirmando excelentes resultados, com mais de 40000 km rodados sem o retorno das vibrações, e sem precisar mexer no câmbio. Alguém já usou esse produto ou algum similar por aqui?
Abraços.
Não vi, mas será que é tão caro assim trocar os Discos?
Já consultou uma assistência da ZF?
Abraços
Clemente
A Smigos,
Novamente voltando ao tópico específico, embora já tenha tocado no tema no tópico genérico da Disco 3, continua a novela mexicana das vibrações na transmissão. O último capítulo foi a troca de óleo do câmbio. Por um tempo, sumiram, depois de uns 1.000 km, começaram aparecer gradativamente, e agora estão muito piores do que estavamantes da troca, em praticamente qualquer situação entre 1.500 e 2.000 rpm a vibração ocorre, depois que o carro está quente (com o óleo frio, curiosamente, elas não ocorrem). Exceto as vibrações, o câmbio funciona normalmente, o carro acelera normal, não há mensagem de erro nem no painel nem no aparelho.
Ninguém por aqui soube me dar uma explicação plausível, nem o suposto especialista em transmissões automáticas da cidade.
Falando com o Fraga, em SP, ele disse que isso é sintoma de desgaste dos multidiscos da transmissão (os tais compósitos), e que a troca de óleo normalmente agrava os sintomas, pois ao introduzir o óleo com a viscosidade original, mais baixa, sem as contaminações inerentes ao desgaste dos discos, ele não fica "mascarado" pelo óleo mais grosso. Disse que tem duas soluções: utilizar um produto que é adicionado no ATF e que elimina estas vibrações ajustando a viscosidade do óleo para o câmbio desgastado, ou reformar o câmbio, trocando os discos, reparo que sai, evidentemente bem mais caro.
Consultando os sites dos companheiros ingleses e sul-africanos, muitos usam um tal de Dr. Tranny, da Lubegard, narrando problemas idênticos ao meu, e afirmando excelentes resultados, com mais de 40000 km rodados sem o retorno das vibrações, e sem precisar mexer no câmbio. Alguém já usou esse produto ou algum similar por aqui?
Abraços.
Renato Franco
03/12/2013, 15:45
Não vi, mas será que é tão caro assim trocar os Discos?Já consultou uma assistência da ZF? AbraçosClementeClemente,O representante ZF local não trabalha com veículos leves. A oficina especializada em câmbios automáticos não me deu um orçamento definitivo, pois disse que somente após abrir o câmbio poderia verificar quais as peças efetivamente seria necessária a troca, mas já adiantou uma prévia, somente com o kit de juntas e discos, da ordem de 6.000. A bisnaga de Dr. Tranny custa 11 dólares na Amazon...Abs.
Renato Franco
24/01/2014, 13:52
Mais um capítulo da novela!!!!
Coloquei o Dr. Tranny no carro, duas bisnagas. Como o Fraga adiantou, não fez efeito imediato, mas, gradativamente, a vibração foi diminuindo, até praticamente desaparecer, depois de uns 300 km rodados.
Só alegria. Fui para Goiás, continuei usando normalmente, rodei uns 3.000 km no período, tudo lindo.
No início do mês, com o fim das férias, fiz minha primeira viagem a trabalho. Peguei um "pare e siga" e depois um transito pesado, com sucessivas ultrapassagens, com arrancadas fortes. Comecei perceber de novo, bem fraquinha, a tal vibração de novo.
Aí perdi a boa. Levei para o cara das transmissões e vaticinei: troque os discos!!!
Câmbio desmontado, discos retirados, o cara me liga: venha aqui, por favor! Chegando na oficina, ele me mostrou um disco todo detonado. Perguntei: é o meu? Disse: não, isso é para o sr. ver um disco ruim... o seu é esse, está até com as estriazinhas e os números de quando saiu da fábrica, pintados sobre sua superfície. É como se nunca tivesse sido usado. Se o senhor tivesse mandado eu abrir o câmbio para achar o defeito, eu fecharia do jeito que estava, porque esse câmbio parece que saiu da fábrica ontem... nem parece de um carro de 150.000 km... agora, o sr. já mandou abrir e eu comprei as peças, eu vou trocar, mas não estou vendo nada que justifique a troca...
E aí Juvenal??? O disco pode ter perdido suas propriedades atritivas sem desgaste aparente??? Agora que não entendi nada mesmo...
Abraços.
Renato,
fale para ele fazer o teste de pressão do circuito hidráulico, geralmente se faz com o câmbio instalado e rodando. Se o disco está ok, pode ser que a bomba não está gerando a pressão necessária para pressionar os discos uns contra os outros.
Em resumo, agora eu investigaria minuciosamente a bomba de óleo do câmbio, o lock do conversor de torque e o próprio conversor.
Abs
Clemente
Mais um capítulo da novela!!!!
Coloquei o Dr. Tranny no carro, duas bisnagas. Como o Fraga adiantou, não fez efeito imediato, mas, gradativamente, a vibração foi diminuindo, até praticamente desaparecer, depois de uns 300 km rodados.
Só alegria. Fui para Goiás, continuei usando normalmente, rodei uns 3.000 km no período, tudo lindo.
No início do mês, com o fim das férias, fiz minha primeira viagem a trabalho. Peguei um "pare e siga" e depois um transito pesado, com sucessivas ultrapassagens, com arrancadas fortes. Comecei perceber de novo, bem fraquinha, a tal vibração de novo.
Aí perdi a boa. Levei para o cara das transmissões e vaticinei: troque os discos!!!
Câmbio desmontado, discos retirados, o cara me liga: venha aqui, por favor! Chegando na oficina, ele me mostrou um disco todo detonado. Perguntei: é o meu? Disse: não, isso é para o sr. ver um disco ruim... o seu é esse, está até com as estriazinhas e os números de quando saiu da fábrica, pintados sobre sua superfície. É como se nunca tivesse sido usado. Se o senhor tivesse mandado eu abrir o câmbio para achar o defeito, eu fecharia do jeito que estava, porque esse câmbio parece que saiu da fábrica ontem... nem parece de um carro de 150.000 km... agora, o sr. já mandou abrir e eu comprei as peças, eu vou trocar, mas não estou vendo nada que justifique a troca...
E aí Juvenal??? O disco pode ter perdido suas propriedades atritivas sem desgaste aparente??? Agora que não entendi nada mesmo...
Abraços.
Renato Franco
24/01/2014, 14:56
Renato,
fale para ele fazer o teste de pressão do circuito hidráulico, geralmente se faz com o câmbio instalado e rodando. Se o disco está ok, pode ser que a bomba não está gerando a pressão necessária para pressionar os discos uns contra os outros.
Em resumo, agora eu investigaria minuciosamente a bomba de óleo do câmbio, o lock do conversor de torque e o próprio conversor.
Abs
Clemente
Oi Clemente,
Foi o que fizemos. Aproveitando que já estava tudo aberto, ele sugeriu mandar revisar o conversor em uma especializada em SP, e já foi para lá. A bomba ele testou e está Ok. Só sobrou mesmo essa hipótese, que é a que eu tinha aventado desde o início, antes mesmo de saber da existência dos tais discos de composite...
Aguardem os próximos capítulos!!!
danielbaldi87
09/05/2014, 00:46
ola galera
a disco 3 tdv6 hse 2006 do meu pai estava com o mesmo problema
ao acelerar forte ou em retomadas de velocidade trepidava tudo e depois estabilizada
tal sintoma é devido a falta de fluxo de óleo ou oleo velho
bem ontem a noite com o filtro novo e o óleo troquei
que trampo, se soubesse que seria assim nao teria feito o servico na garagem de casa
o filtro é um conjunto único com a tampa da transmissão, quer dizer troca-se tudo, a tampa inteira.
devido ao cano do encaixe do filtro a tampa nao sai e nem entra a novo
tem que soltar o coxim do cambio e motor e levantar no macaco o motor para criar espaço.
hoje vi que existe um kit la fora so que o dobro do preco que converte esta tampa de forma a facilitar o servico
acredito que tem muita gente trocando o óleo e nao trocando esta tampa que é o filtro e devido a isso o problema volta
hj andei com o carro o por mais de afundava o pedal nao consegui ver mais sistomas.
se voltar comunico vcs
estou escrevendo pra alertat o pessoal sobre esta troca do filtro, pois pode acontecer de alguns meca mal intencionado dizerem ter trocado e nao trocar
acredito que esta tampa filtro deva custar aqui no mercado nacional por volta de uns 1000 reias
comprei o óleo e filtro no exterior
filtro 100 usd
óleo por volta 20 usd
mais impostos e frete
a dica é ao solicitar a troca do filtro que é a tampa peca pra oficina lhe entregar a peca velha e se possivel faca uma marca pessoal na peca que é de plástico
talvez se for trocar de novo isto irei comprar a peca convertida pra facilitar o trampo alem do que esta peca adaptada nao é de plástico e sim de alumínio
esta peca custa por volta de uns 250 usd
falow abraços
Oi Clemente,
Foi o que fizemos. Aproveitando que já estava tudo aberto, ele sugeriu mandar revisar o conversor em uma especializada em SP, e já foi para lá. A bomba ele testou e está Ok. Só sobrou mesmo essa hipótese, que é a que eu tinha aventado desde o início, antes mesmo de saber da existência dos tais discos de composite...
Aguardem os próximos capítulos!!!
Renato, favor compartilhar como resolveu o problema, isto certamente ajudará a muitos vivenciando a mesma situação.
luizhoreis
30/09/2015, 12:37
Olá pessoal!!
Recentemente adquiri um RRS 2.7 07/08, ela fica oscilando rotação enter 1500 a 2mil RPM fora dessa faixa costuma parar.
Fiz um escaneamento em todos os sensores o carro não acusa nenhum defeito, mas olhando sensor por sensor o da caixa de tração fica fazendo leitura louca de velocidade, ela fica oscilando de 7 a 240 por exemplo, e quando parada ela fica no 50km.
Já testei todos os outros sensores de velocidade, motor, caixa automática e abs os da roda, todos marcando normal. Só o sensor de velocidade da caixa de tração que está doido.
Agora vem o problema, eu e o mecânica já olhamos ela quase toda e não vejo nenhum sensor nela de velocidade. Alguém sabe onde fica?
Alguém já teve um problema desse.
ALEXANDRE_CUMMINS_99
05/10/2015, 16:21
tb me ajudou bastante esse post!! agradecido
Renato, favor compartilhar como resolveu o problema, isto certamente ajudará a muitos vivenciando a mesma situação.
Sim, quero saber se resolveu também.. a minha faz o mesmo barulho
Rodrigo Ramos Ferreira
17/12/2017, 09:47
A minha 2008 está com o mesmo problema! Já troquei óleo e filtro (carter) do cambio. Inicialmente havia melhorado, mas agora piorou de vez. Não sei se o mecânico realmente trocou o filtro, mas vou verificar. Tomara que a gente descubra logo a origem dessa trepidação! A minha também fica com a aceleração do motor oscilando. Mas com o carro parado não existe oscilações.
Julio neves
05/01/2018, 23:48
Boa noite pessoal! Comprei uma disco3 mes passado e meu câmbio também trepida em algumas faixas de rotações além de patinar na primeira e segunda marcha. Já desmontei varios Cambios automáticos e normalmente essa trepidação está relacionada aos discos. Estou programando para desmontar o meu e assim que fizer compartilho com vcs.
Leandro Hendges
06/03/2018, 21:37
Boa noite pessoal! Comprei uma disco3 mes passado e meu câmbio também trepida em algumas faixas de rotações além de patinar na primeira e segunda marcha. Já desmontei varios Cambios automáticos e normalmente essa trepidação está relacionada aos discos. Estou programando para desmontar o meu e assim que fizer compartilho com vcs.
Pessoal, alguém conseguiu resolver o problema!? Estou com o mesmo caso na minha Disco 3 2007, fiz a troca de oleo do cambio hoje, usando Pentosin, mas o problema continua! Encomendei o Dr. tranny dos Eua pra testar!
Marcio Jorge
18/03/2018, 09:36
Opa. Mais um pra lista. Disco 3 2008. Começando o problema da vibração.
Alguma novidade Julio Neves e Leandro Hendges?
Leandro, poderia compartilhar o canal de conpra do Dr. tranny?
Obrigado a todos. Posts de muita utilidade.
Opa. Mais um pra lista. Disco 3 2008. Começando o problema da vibração.
Alguma novidade Julio Neves e Leandro Hendges?
Leandro, poderia compartilhar o canal de conpra do Dr. tranny?
Obrigado a todos. Posts de muita utilidade.
Minha experiência :
Tenho uma D3 diesel 2005 com 230K, minha há 8 anos, sou 2º. Dono.
Há +-4/5 anos tive o problema da trepidação e pesquisei mas sem encontrar muita informação a respeito, o que é normal para esse carro. Fui na CCS e só me deram susto, do tipo, dependendo do que fosse, teria que deixar o carro para sair com a conta. Pesquisei várias empresas de manutenção de câmbio automático em todo o Brasil e todos, sem exceção, disseram que fariam a manutenção do câmbio, mas quando perguntados sobre o óleo que usariam, todos indicaram um produto inadequado. Me vi então obrigado a pesquisar mais a fundo a informação.
Comparado ao custo de “abrir a caixa”, o mais em conta seria a troca do óleo, não que isso fosse exatamente barato, mas era menos caro e resolvi começar por aí.
O óleo original da transmissão é o TYK500050, caríssimo na CCS e a capacidade do câmbio seco é de 10L ! BMW, Audi e Jaguar também usam o mesmo câmbio e vendem óleos igualmente ou mais caros. O câmbio desse carro é o ZF6HP26 e fui pesquisar junto ao fabricante. O pessoal da ZF no Brasil desconhecia o câmbio e o óleo.
Pesquisando mais, consegui sabe que óleo é o Shell ATF M1375-4, embalado e vendido pelas várias marcas, óleo esse não disponível no nosso mercado. A ZF comercializa com o nome de Lifeguard6 ZF 83220142516 , e a Ford americana usou o mesmo câmbio em alguns modelos, especificando o Motorcraft Mercon SP XT-6-QSP, ambos também inexistentes em nosso mercado.Pesquisando a Data Sheet do Shell ATF M1375-4, e os óleos disponíveis por aqui, o único produto que mais se aproxima das especificações ( fluidez, ponto de fulgor, etc) é o PENTOSIN AT-1. A Pentosin comercializa outro óleo por aqui, mas para câmbio CVT, NÃO USE, porque não atende ao especificado.Comprei o filtro ( que é incorporado à tampa do Carter da caixa, part number LR007474) e o óleo e fiz a troca, soltando a mangueira de retorno do óleo junto ao radiador e fazendo o refill pelo bujão lateral da caixa, até sair “óleo limpo” pela mangueira de retorno. Gastei no processo +-8-9 L.O resultado? Ganhei um câmbio novo, funcionamento perfeito, sem qualquer sintoma da vibração anterior. Refiz o processo após +-100K, com mesmo óleo e mesmo resultado.Moral da história: Discovery é um veículo fantástico mas que não aceita desaforo ou negligência de manutenção, e a maioria dos “especialistas” de plantão não passam de curiosos querendo tomar seu dinheiro e podem, por desconhecimento, lhe causarem um grande prejuízo. Se quiser ter um, ou vai pagar caaaaro na CCS ou vai ter que entender um pouco do carro e de sua manutenção, ou então não tenha, vai economizar dor de cabeça.Espero ter ajudado.
Marcio Jorge
12/04/2018, 20:47
MAG4x4, sensacional.
Suas orientações, dicas e lucidez quanto aos especialistas aventureiros de plantão, foram claras.
Me movimentei bastante também para entender e buscar solução mas nada diferente do seu relato.
Pelo que entendi, vc está em BH. Poderia fazer um contato para eu pegar o seu tel? Manda uma mensagem para xan.machado@gmail.com
Aguardo.
Marcio Jorge
16/04/2018, 07:47
MAG4x4,
onde e por quanto vc comprou o PENTOSIN AT-1?
Onde vc levou para fazer o procedimento? quem e tel?
Anderson Rodrigues Nunes
25/04/2018, 14:08
Olá á todos.
Realmente foi um post perfeito, resumindo vários e vários posts encontrados em toda a internet e em várias linguas. Parabéns e obrigado.
Abraços
Anderson Rodrigues Nunes
Discovery 3 TDV6 HSE 2005 126.000😉
MAG4x4,
onde e por quanto vc comprou o PENTOSIN AT-1?
Onde vc levou para fazer o procedimento? quem e tel?
Olá Márcio!
Como você forneceu e-mail, lhe respondi por ele. Mas segue o relato:
O pentosin ATF1 vc acha facilmente na internet (+-R$70-80,00/L). A tampa do cárter com o filtro incorporado (LR007474) importei da www.LRdirect.com (http://www.lrdirect.com/) juntamente com outras peças, tipo filtros etc, para aproveitar o frete.
Moro na grande BH ( Caeté ) onde um amigo fez a troca para mim.
Franz ( Oficina Alpenrose 4x4 ) 31 3651-8015 99893-9097.
O procedimento não é muito complicado, mas é preciso um pouco de cuidado pois a tampa do carter tem um "bico" comprido e para retirá-la é necessário soltar o suporte da caixa e também o suporte do motos LD e levantar a LD do motor ou a tampa não sai nem é possível instalar a nova. Devo ter o procedimento de troca em algum lugar, mas na pagina 1 desse tópico tem uma postagem do Clemente com o procedimento.
Abs e boa sorte!
Franklopes
02/05/2019, 22:48
Boa noite amigo !
vc conseguiu resolver esse problema?
discoverybrazil
12/09/2019, 10:11
Eu tenho uma disco 3 2006 gasolina nunca apresentou esta com 140mil km com 130milkm ha 2 anos atras troquei todos fluidos, inclusive do cambio apesar de a montadora nao recomendar a troca nunca eu resolvi trocar por questão de logica e orientacao de mecanicos fiz a troca por flushing pelo retorno do radiador fiz no rei do oleo na av salim farah maluf unico local de sp que faz, nao troquei o filtro, coloquei aproximadamente 10litroa de motul multi ATF em substituição ao original shell ATF ele substitui com louvor, ate o momento esta rodando tranquilo e minha consciência tb. Pois alem do cambio troquei o oleo da caixa de transf, diferenciais dianteiro e traseiro cada um usa um oleo especifico!
Fabianmeine
18/06/2020, 20:08
Muito bom dia,
comprei uma disco 3 2008 diesel hse com 82000km ano 2008, fui fazendo as manutenções de acordo com o dinheiro.
trocado correias e filtros
trocado óleo caixa de transferência e diferenciais
trocado dois amortecedor com bolsas importados via amazon
faltava o óleo e filtro da caixa automática, após a troca filtro e óleo motul multi atf que atende as especificações, acontece o seguinte:
baixa velocidade tranquilo, quando se está em Cruzeiro 80km/h a rotação fica oscilando entre 1700 e 2000 rpm com se estivesse perdida, se vai para o manual tem uma variação em 4 e 5 marcha.
alguem para dar um help?
titanium
20/06/2020, 19:28
Muito bom dia,
comprei uma disco 3 2008 diesel hse com 82000km ano 2008, fui fazendo as manutenções de acordo com o dinheiro.
trocado correias e filtros
trocado óleo caixa de transferência e diferenciais
trocado dois amortecedor com bolsas importados via amazon
faltava o óleo e filtro da caixa automática, após a troca filtro e óleo motul multi atf que atende as especificações, acontece o seguinte:
baixa velocidade tranquilo, quando se está em Cruzeiro 80km/h a rotação fica oscilando entre 1700 e 2000 rpm com se estivesse perdida, se vai para o manual tem uma variação em 4 e 5 marcha.
alguem para dar um help?
Pode ter sido apenas uma coincidência.
Comece trocando o FILTRO DE DIESEL.
Não sei se as D3 diesel tem o separador de água.. se tiver, tente esgotar ele (água).
Aí conta pra gente se melhorou.
Abraço!
Fabianmeine
21/06/2020, 08:33
Muito bom dia,
o filtro de diesel foi trocado a pouco. Não possui oscilação na lenta, em nenhuma faixa de velocidade exceto 70-80km/h (1700-2000 rpm) antes da troca do óleo funcionava perfeito. Um cara da Inglaterra sugeriu trocar o óleo novamente em vista de ter ficado óleo antigo dentro do sistema(conversor de torque e radiador de óleo) vou aproveitar e converter a tampa da caixa para sistema em que o filtro é separado da tampa, para futuras trocas é mais fácil.
Fabianmeine
27/07/2020, 19:19
Até agora, descobri que o mecânico colocou 1,5 litros de óleo a mais. As marchas ficaram mais suave entre P, R e D. Quando óleo aquece a variação permanece. Coloquei hoje o aditivo Dr Tranny para aumentar a viscosidade do óleo. Vamos ver o que acontece, mas se trocar o óleo com a frequência certa, não dá dor de cabeça.
ramonpoa
06/08/2020, 14:58
Obrigado pro dar retorno aqui. Nos mantenha informado. Abraços
Fabianmeine
08/08/2020, 07:45
Caros amigos, após colocar o aditivo dr. Tranny, a transmissão ficou um luxo, sem variação de rpm, a vibração e ruído que fazia entre 80 e 100km/h sumiu, o mecânico falava era barulho dos pneus.
para quem interessar possuo um kit de conversão da bandeja da caixa. Filtro separado da tampa, não precisa tirar a travessa do chassis para fazer a troca do filtro. Marca britpart
afagundesneto
04/12/2022, 20:13
Amigo como você colocou o aditivo dr trammy. Tenho uma discovery 3 tb
Amigo como você colocou o aditivo dr trammy. Tenho uma discovery 3 tb
A Discovery não possui a vareta de verificação de nível?
Caso tenha, será por ali, igual como se coloca o óleo.
Se não tiver, será pelo bujão (parafuso), que fica no alto da caixa, e é por onde também se verifica o nível.
Estes são os dois tipos de opções para acesso ao óleo.:concordo:
Fabianmeine
15/12/2022, 11:30
Amigo como você colocou o aditivo dr trammy. Tenho uma discovery 3 tb
Muito boa tarde,
CAmbio aquecido, motor ligado no neutro. Na lateral do cambio tem o parafuso para colocar o oleo, talvez seja necessario drenar um pouco. so coloquei uma bisnaga.
marciogalego
26/01/2023, 10:52
Obrigado pro dar retorno aqui. Nos mantenha informado. Abraços
bom dia amigo, tenho uma disc3 2008 com o mesmo problema..ainda tem o conversor disponivel para venda? eh facil trocar?
Selvilson D3
01/11/2023, 09:09
Caros amigos, após colocar o aditivo dr. Tranny, a transmissão ficou um luxo, sem variação de rpm, a vibração e ruído que fazia entre 80 e 100km/h sumiu, o mecânico falava era barulho dos pneus.
para quem interessar possuo um kit de conversão da bandeja da caixa. Filtro separado da tampa, não precisa tirar a travessa do chassis para fazer a troca do filtro. Marca britpart
Estou com o mesmo problema, o carro estava perfeito, mas o mecanico da especializada me convenceu a fazer a troca do óleo da transmissão por prevenção, pq havia comprado a D3 pouco mais de 1 mês. Dái começou a vibração entre 1500 e 1800 RPM, e sempre em Vel cruzeiro a 40, 70 e 90km/h.
foi colocado o óleo DEXRON 6 MARCA: VALVOLINE.
Estou tentando achar o Dr Tranny mas não estou conseguindo, vc tem o link de compra?
Obrigado.
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